Falta pouco para a sonda OSIRIS-REx, da NASA, chegar à Terra trazendo uma amostra do asteroide Bennu. O pouso da espaçonave é aguardado para este domingo (24), por volta de 12h30 (pelo horário de Brasília), após uma longa missão de mais de sete anos que mudou a forma como os cientistas veem as rochas espaciais.
A NASA está preparando uma cobertura especial para a chegada da primeira amostra de asteroide coletada no espaço por um equipamento norte-americano. A transmissão ao vivo do pouso da cápsula OSIRIS-REx (sigla em inglês para algo como Explorador de Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos e Segurança de Regolitos) começa às 11h (pelo horário de Brasília), pela NASA TV, pelo aplicativo da NASA e pelo canal oficial da agência no YouTube.
Além da transmissão em inglês, haverá outra simultânea em espanhol, também oficial, no X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.
Pelos mesmos canais, uma coletiva de imprensa pós-pouso acontece por volta das 19h, para apresentação da cápsula de amostra, que estará em uma sala limpa reservada, de acordo com um comunicado da NASA.
Depois que o invólucro finalmente for aberto, vamos descobrir a quantidade exata de material coletado em outubro de 2020 do asteroide de 500 metros de largura. Os cientistas acreditam que o estudo da amostra pode revelar muito sobre os primeiros dias do Sistema Solar, inclusive lançando alguma luz sobre como a vida começou na Terra.
Leia mais:
O material entregue pela OSIRIS-REx será armazenado e curado no Centro Espacial Johnson (JSC) da NASA, em Houston. A equipe do JSC supervisionará a distribuição da amostra para pesquisadores de todo o mundo, que vão investigá-la para uma variedade de propósitos.
Uma linha de estudo, por exemplo, vai se concentrar em compostos orgânicos, como o carbono. Os cientistas acreditam que asteroides ricos desse elemento, como Bennu, podem ter ajudado a vida a se estabelecer na Terra, entregando orgânicos por meio de impactos.
Depois de entregar as amostras à Terra no domingo, a sonda OSIRIS-REx continuará trabalhando. A equipe vai definir um curso para o asteroide potencialmente perigoso Apophis, que a espaçonave deve alcançar em 2029, transformando-se na missão OSIRIS-APEX.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post OSIRIS-REx: como assistir à chegada da missão que traz amostra do asteroide Bennu apareceu primeiro em Olhar Digital.
O Telescópio Espacial Hubble fotografou a colisão de duas galáxias. Na imagem, divulgada no dia 18 de setembro, é possível ver uma ponte de gás e poeira que conectam as formações galácticas conhecidas como sistema Arp 107.
As galáxias estão localizadas a cerca de 465 milhões de anos-luz de distância da Terra e foram observadas a partir da Advanced Camera for Surveys, do Hubble, administrado pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA).
A observação das galáxias Arp 107 faz parte de uma iniciativa que pretende fazer analisar um grupo de formações galácticas conhecidas como Atlas de Galáxias Peculiares, compilado por Halton Arp em um livro de 1966.
Parte da intenção do programa de observação era fornecer ao público imagens destas galáxias espetaculares e de difícil definição.
ESA, em comunicado
Leia mais:
Na imagem é possível ver duas galáxias onde a menor está sendo absorvida pela maior. Essa fusão acaba criando a ponte conectando as duas, composto por um contínuo fluxo de gás e poeira.
A maior galáxia, a esquerda, é classificada como o tipo Seyfert. Elas são conhecidas por terem um núcleo ativo e brilhante, mas que ainda, sim, possibilita que a radiação emitida pelo restante da formação seja observada. Os núcleos galácticos ativos possuem um buraco negro central, e geralmente, emitem tanta luz que acaba ofuscando o brilho combinado de todas as estrelas de uma galaxia.
O braço espiral que se curva em torno do núcleo ativo da maior galáxia, está repleto de estrelas e é uma região conhecida por ser um berçário delas. Isso porque o gás e poeira que está sendo absorvido da formação galáctica menor fornece material para o seu crescimento.
Já a galáxia menor, no lado direito da captura, parece ter um núcleo menos brilhante e seu braços espirais não são bem definidos, provavelmente porque eles perderam suas forças enquanto eram absorvidos.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Colisão entre galáxias é registrada pelo Hubble apareceu primeiro em Olhar Digital.
Há cerca de 500 anos Leonardo Da Vinci desenvolveu a famosa “regra das árvores” que descrevia como desenhá-las, mas essa regra acabou também sendo utilizada pela ciência para modelá-las e dizer como funcionam. Mas agora, um grupo de pesquisadores descobriram que ela não se aplica às estruturas internas de uma árvore.
A regra de Da Vinci descreve as proporções de como uma árvore deve ser desenhada para que ele seja uma representação precisa. Para desenvolvê-la ele percebeu que “todos os galhos de uma árvore em cada estágio de sua altura são iguais em espessura ao tronco quando colocados juntos”.
Durante muito tempo, a ciência também aplicou a regra a teoria do escalonamento metabólico, que diz respeito aos canais que transportam água pela árvore, da raiz até suas folhas. Assim, os canais vasculares diminuíram de tamanho na mesma proporção que os galhos se tornam mais estreitos.
Leia mais:
Agora, pesquisadores da Universidade de Bangor, no Reino Unido, e da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (SLU), em um estudo recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, apontam que a regra das árvores não se aplica às estruturas vasculares.
Para que água e outros nutrientes sejam transportados pelos canais internos da árvore eficientemente é preciso que o sistema mantenha a resistência hidráulica, para isso, é necessário que os canais possuam determinada dimensão.
No estudo, os pesquisadores calcularam que o volume dos canais deveria diminuir à medida que chegavam nas extremidades da árvore, causando maior capilaridade em relação à massa vegetal circundante. As novas proporções refinam a teoria da escala metabólica e melhoram a compreensão do sistema vegetal, além de permitir compreender porque árvores maiores são mais suscetíveis à seca e a sofrerem com as mudanças climáticas.
Embora seja uma ótima ‘dica’ para artistas, que era o que da Vinci pretendia, a regra das árvores de Leonardo não se sustenta no nível micro.
Ruben Valbuena, coautor do estudo, em resposta à Phys
Além de entender melhor o funcionamento dessas plantas, a pesquisa também tinha como intenção produzir uma proporção mais precisa dos canais vasculares do que a proposta pela regra das árvores. Assim, os pesquisadores podem estimar a biomassa e o carbono retido nas florestas, ajudando no cálculo global da captura de carbono pelas plantas.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Famosa “Regra das árvores” de Leonardo da Vinci pode estar errada apareceu primeiro em Olhar Digital.
A Toyota está planejando acelerar a produção de seus veículos elétricos nos próximos anos para atingir uma marca anual de mais de 600 mil EVs em 2025, segundo informou o jornal Nikkei. A fabricante deve focar tanto em seus modelos Toyota para isso, como na divisão Lexus, voltada para carros de luxo.
O que você deve saber:
Leia mais!
Em um cenário extremamente competitivo, a Toyota tem investido ‘pesado’ para não perder seu lugar de líder no mercado automotivo mundial, principalmente ante a briga acirrada entre a China e os EUA nas vendas de EVs.
Recentemente, por exemplo, a montadora japonesa anunciou um avanço histórico para baterias de elétricos. Ela desenvolveu um produto de estado sólido com autonomia de 1.200 km e carga completa em 10 minutos. A novidade foi revelada por Keiji Kaita, presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento de neutralidade carbônica da empresa, e pode revolucionar o mercado de carros elétricos.
A fabricante disse que planeja ainda simplificar a produção de baterias, reduzindo o peso, custo e tamanho “pela metade”.
A Toyota, claro, não é a única mirando na evolução das baterias. A Stellantis, a terceira maior fabricante de automóveis do mundo em vendas, também comunicou há alguns dias planos para baterias 50% mais leves. Objetivo é melhorar a sustentabilidade. Saiba mais aqui!
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Toyota planeja alcançar produção anual de mais de 600 mil EVs apareceu primeiro em Olhar Digital.
Sucesso na Netflix, a série Virgin River já tem fãs ansiosos para saber quando estreia a segunda parte da 5º temporada, que foi disponibilizada agora no início de setembro.
Criada por Sue Tenney, e protagonizada pelos atores Alexandra Breckenridge e Martin Henderson, a produção faz uma fusão entre o drama e o romance e tem conquistado os brasileiros desde que foi lançada, em 2019.
A primeira temporada começa narrando a história da enfermeira Melinda, também conhecida como Mel. Para se restabelecer após um divórcio turbulento, ela aceita uma proposta de emprego em um hospital no norte da Califórnia, na cidade de Virgin River.
Leia também:
Doze episódios compõem a 5º temporada, dez já estão na plataforma de streaming, e os dois últimos capítulos serão lançados ainda este ano.
Os capítulos 11 e 12 se chamam respectivamente “The more the marrier”, Quanto mais melhor, e “Father Christmas”, Natal Paterno, e vão encerrar essa temporada resolvendo as pendências dos personagens em clima natalino com as festas de fim de ano.
Esses últimos episódios estão sendo muito aguardados porque, na primeira parte desta 5º temporada, há um salto temporal na história, quatro meses se passam no décimo episódio, e surgem questões que ainda precisam ser desvendadas.
O alento é que os espectadores não vão precisar esperar muito, a Netflix informou que a segunda parte da 5º temporada de Virgin River vai ser lançada em 30 de novembro.
Para alegria de muitos, vale frisar que este não é o fim da série de Mel e Jack, a 6º temporada está prevista para estrear em meados de 2024.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Virgin River: veja data de estreia da parte 2 da 5ª temporada apareceu primeiro em Olhar Digital.
Confira aqui no Olhar Digital onde assistir ao vivo às partidas de hoje, 22 de setembro de 2023. Veja os horários dos jogos de hoje, com atenção especial para as partidas dos campeonatos europeus e do Brasileirão.
Leia mais:
Stuttgart x Darmstadt — 15h30 — SporTV e OneFootball
Futebol é uma paixão nacional. Por isso, nada mais natural do que ver a internet popularizando o acesso a campeonatos nacionais e internacionais no Brasil. Com as mudanças da tecnologia, ficou bastante fácil assistir a jogos de futebol ao vivo e online no seu celular.
Filmes e séries, por exemplo, já podem ser assistidos a qualquer hora e em qualquer lugar, graças aos serviços de streaming. Mas não são apenas essas produções que podem se beneficiar das ferramentas modernas: os esportes também. Assim, já é bastante fácil assistir a jogos de futebol ao vivo e online, seja do seu celular ou do computador.
O Olhar Digital preparou um artigo especial ensinando como fazer para acompanhar os principais campeonatos de futebol — nacionais e internacionais, de clubes ou seleções — diretamente do celular ou computador via streaming ao vivo. Confira aqui como assistir aos jogos ao vivo!
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Jogos de hoje (22/09/23): onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas apareceu primeiro em Olhar Digital.
A conta oficial de suporte do X, antigo Twitter, anunciou na noite de quinta-feira (21) que o Circles (ou Roda), recurso semelhante aos Melhores Amigos do Instagram, será descontinuado em 31 de outubro.
O que você precisa saber:
Leia mais!
O X vai descontinuar o recurso Roda a partir de 31 de outubro de 2023. Após essa data, você não poderá mais criar novos posts limitados à sua Roda, nem poderá adicionar pessoas à sua Roda.
X em comunicado oficial.
PSA: we’re disabling Circles by October 31.
— Support (@Support) September 21, 2023
more info → https://t.co/sHY9l6SUFw
A rede social pontuou, no entanto, que manterá a capacidade de remover pessoas do grupo se não quiserem mais que determinadas contas possam ver antigas postagens limitadas. A empresa não deu mais detalhes sobre o fim do recurso — embora seja provável que ele não tenha atingido o interesse do público necessário para se tornar indispensável.
Ela não poderá mais ver os posts anteriores da Roda. Siga-a novamente, se desejar. [mas] Ela não será adicionada à sua Roda.
Vale lembrar que em abril deste ano uma falha de segurança expôs os tweets privados da Roda para pessoas de fora do grupo. A plataforma assumiu o bug e garantiu em e-mail enviado apenas para as contas afetadas que o problema foi corrigido. Essa foi apenas uma das muitas falhas que o Twitter enfrentou desde que Musk assumiu a empresa.
Recentemente, por exemplo, a rede passou por uma nova instabilidade.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post X/Twitter irá descontinuar a ‘Roda’, sua versão dos ‘Melhores Amigos’ apareceu primeiro em Olhar Digital.
O jogo Armored Core VI transporta os jogadores para o emocionante mundo dos mechas, onde assumimos o controle de robôs gigantes e embarcamos em missões épicas. Desenvolvido pela aclamada FromSoftware, a mesma produtora responsável por obras renomadas como Elden Ring e Bloodborne, Armored Core VI está disponível para diversas plataformas, incluindo PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One e PC (via Steam). Confira a seguir uma lista de 5 jogos semelhantes para você explorar se gostou de Armored Core.
Leia também:
Titanfall 2 é um dos jogos que mais se destacam quando se trata de ação e combates de mechas. Desenvolvido pela Respawn Entertainment e lançado em 2016, o jogo rapidamente conquistou uma base de fãs dedicada devido à sua jogabilidade frenética e à integração perfeita entre pilotos e titãs, os mechas do jogo.
Os titãs em Titanfall 2 são incrivelmente versáteis, cada um com suas próprias habilidades especiais e estilos de combate. Essa diversidade é semelhante ao que os fãs de Armored Core apreciam na série, onde a customização desempenha um papel fundamental. Em Titanfall 2, os jogadores podem personalizar seus titãs com diferentes armas e kits, permitindo que eles se adaptem a diferentes situações de combate.
Além disso, a campanha de Titanfall 2 é elogiada por sua narrativa envolvente e missões criativas. Embora seja um jogo de tiro em primeira pessoa, a presença constante dos titãs adiciona um elemento tático e estratégico ao jogo que lembra as batalhas táticas de Armored Core.
Onde jogar: PlayStation 4, Xbox One, PC
Vox Machinae é um jogo de simulação de mechas multiplayer desenvolvido pela Space Bullet Dynamics Corporation. Lançado em 2019, o jogo oferece uma experiência única de pilotagem de mechas em realidade virtual, mas também pode ser jogado em uma configuração tradicional sem VR.
O que torna Vox Machinae semelhante a Armored Core é a ênfase na customização dos mechas. Os jogadores podem construir seus próprios mechas, escolhendo entre uma variedade de armas, armaduras e acessórios. Isso permite uma grande flexibilidade na adaptação do mecha para diferentes estilos de jogo e estratégias.
A jogabilidade de Vox Machinae é intensa, com batalhas em equipe que lembram os confrontos táticos de Armored Core. A física realista do jogo também adiciona um elemento extra de imersão, tornando a pilotagem dos mechas uma experiência autêntica.
Onde jogar: PC
A série MechWarrior é um dos pilares dos jogos de mechas e, com o lançamento de MechWarrior 5: Mercenaries em 2019, os fãs ganharam uma experiência moderna e emocionante de combate com robôs gigantes. Desenvolvido pela Piranha Games, este título mergulha profundamente no universo BattleTech.
Uma das características mais marcantes de MechWarrior 5: Mercenaries é a quantidade de detalhes que os jogadores podem dedicar à personalização de seus mechas, desde a escolha das armas até a configuração de componentes internos. Essa customização é fundamental para a estratégia de combate, semelhante à série Armored Core.
O jogo também oferece uma campanha extensa em um ambiente de mundo aberto, onde os jogadores podem explorar sistemas estelares, cumprir missões e lutar em batalhas épicas. A narrativa envolvente e as batalhas táticas proporcionam uma experiência que vai agradar tanto aos fãs de MechWarrior quanto de Armored Core.
Onde jogar: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, PC
SD Gundam Battle Alliance é um jogo que leva a ação de mechas para um universo icônico e colorido da franquia Gundam. Lançado em 2021, o jogo permite que os jogadores pilotem os famosos Mobile Suits de Gundam em emocionantes batalhas.
Embora SD Gundam Battle Alliance tenha uma abordagem mais acessível e estilizada em comparação com Armored Core, ele oferece uma jogabilidade divertida e cativante. Os jogadores podem personalizar seus Mobile Suits com várias armas e equipamentos, criando estratégias de combate únicas.
A grande vantagem deste jogo é a oportunidade de se envolver em batalhas multiplayer intensas, onde equipes de jogadores enfrentam-se em mapas inspirados na série Gundam. A variedade de Mobile Suits disponíveis, cada um com suas habilidades especiais, permite uma experiência dinâmica de combate que pode ser apreciada por todos os fãs de mechas.
Onde jogar: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e PC
Daemon X Machina é um jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Marvelous e lançado em 2019. Este título oferece uma experiência única de combate de mechas, com um estilo de arte distinto e uma narrativa envolvente.
O jogo se destaca por sua mecânica de combate intensa, onde os jogadores podem personalizar seus mechas, conhecidos como “Arsenals”, com uma variedade de armas e peças. A personalização é profunda, permitindo que os jogadores ajustem seus mechas para se adaptarem a diferentes estilos de jogo e estratégias.
Daemon X Machina também oferece missões variadas e desafios emocionantes, além de uma história intrigante que envolve a luta pela sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico. Se você procura um jogo de mechas com uma história envolvente e jogabilidade emocionante, Daemon X Machina é uma excelente escolha.
Onde jogar: Nintendo Switch, PC
Cada um desses títulos traz sua própria abordagem única à pilotagem de robôs gigantes, seja por meio de customização profunda ou pelos combates frenéticos repletos de ação. Seja para você que já jogou Armored Core VI ou está pensando em jogar, essa lista com certeza irá te auxiliar a encontrar os melhores jogos no estilo.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post 5 jogos parecidos com Armored Core VI apareceu primeiro em Olhar Digital.
Quando a primeira exibição de cinema aconteceu em março de 1895, apenas 30 pessoas compareceram e era quase impossível saber que se tornaria o sucesso que conhecemos hoje. Depois que deu certo, a encomenda de cartazes para divulgação desses filmes ficou comum. E, hoje, os primeiros pôsteres de cinema da história valem muito dinheiro – e estão em leilão!
Leia mais:
A primeira exibição dos irmãos Lumiére, considerados os precursores na exibição de cinema, contou com apenas 30 pessoas. Cerca de um ano depois, mais de 2 mil espectadores compareceriam a seus espetáculos.
Na época, os filmes eram curtos, alguns com menos de um minuto de duração, mas chamavam a atenção do público. Foi nessa segunda ocasião que o sucesso do evento resultou na encomenda de dois cartazes para promover as exibições em Paris, divulgando uma obra de apenas 49 segundos, chamada “Arroseur Arrose” (O Sprinkler Polvilhado).
Futuramente, esses cartazes se tornariam os “pôsteres” de Cinema.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Primeiro pôster de cinema da história está em leilão; veja por quanto apareceu primeiro em Olhar Digital.
Enquanto um grupo de líderes de big techs pedem pausa nos estudos sobre a inteligência artificial (IA) generativa, cresce o número de empresas que estão entrando na corrida com seus próprios grandes modelos de linguagem (LLMs) – como a Meta lançando o Llama 2 e a Anthropic apresentando o rival do ChatGPT, o Claude 2.
Leia mais sobre IA:
A apelação de mais de trinta mil profissionais não foi suficiente. Desde então, mais empresas se uniram à corrida da IA generativa com seus próprios grandes modelos de linguagem, ampliando a IA com suas respectivas adaptações, como no caso da Meta.
Mark Brakel, diretor de política do FLI, alerta sobre os perigos desse avanço e acredita que a IA generativa poderá, em breve, tornar-se “IA agente” – na qual a IA pode realmente tomar decisões e agir de forma autônoma.
“Acho que essa talvez seja a linha de tendência que vemos – e também vemos como a OpenAI quase destruiu toda a internet de texto. Estamos começando a ver a seca de vídeos e podcasts e o Spotify como fontes alternativas de dados, vídeo e voz”, afirma Brakel.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Empresas ignoram alertas e continuam investindo em IA; esse avanço é seguro? apareceu primeiro em Olhar Digital.