Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Ontem — 29 de Novembro de 2022Governamental

Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

Por goliveira
29 Nov.

Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

As conclusões do Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN) evidenciam que as ações dinamizadas por este Centro promovem o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a sua formação para o exercício da Cidadania Digital. 

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN,  envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022. 

Na avaliação das diversas iniciativas participaram diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/EnA), professores de Informática/TIC e ainda coordenadores do 1.º ciclo do ensino básico. Para a formação da amostra, foram convidados todos os AE/EnA de Portugal Continental, bem como a totalidade de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo.  

O balanço afigura-se como bastante encorajador, revelando que importará continuar o trabalho desenvolvido quer no terreno, pela implementação das atuais e futuras iniciativas do CSSN, quer pela investigação e reflexão sobre o trabalho feito, de modo a cimentar um percurso sustentado e informado, com vista ao cumprimento da missão do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

Peso: 
0
  • 29 de Novembro de 2022, 15:55

#EstudoEmCasa Apoia disponibiliza cursos online

Por goliveira
29 Nov.

#EstudoEmCasa Apoia disponibiliza cursos online

A plataforma #EstudoEmCasa Apoia disponibiliza cursos de livre acesso destinados a alunos de todos os níveis de ensino.

Estes cursos permitem ao aluno explorar autonomamente sequências de aprendizagem relacionadas com as diversas disciplinas do currículo.

Cursos disponíveis na página #EstudoEmCasa Apoia.

Peso: 
0
  • 29 de Novembro de 2022, 10:35

Concurso Autores Digitais 2022/2023

Por goliveira
28 Nov.

Concurso Autores Digitais 2022/2023

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais, que tem como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. 

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde um dos temas da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper

São admitidas a concurso todas as histórias que  abordem qualquer uma das áreas temáticas de educação para a cidadania, sendo avaliadas, à posteriori, por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores desta edição. Aos três primeiros lugares de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições até 22/12/2022 em: https://forms.gle/uHCY3iekhCGDUX9SA 

Inscrições na formação (ACD, esta inscrição é opcional) | 7 dez em: https://forms.gle/q9XGrrjQ4sRY17kF8 

Mais informações sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/autores-digitais-regulamento/

Peso: 
0
  • 28 de Novembro de 2022, 14:39

Relatório “Re-imagine school education beyond Covid-19”

Por goliveira
28 Nov.

Relatório “Re-imagine school education beyond Covid-19”

O relatório “Re-imagine school education beyond Covid-19” descreve as experiências de aprendizagem de palestrantes e participantes durante a série de webinars, organizados pela European Schoolnet, entre dezembro de 2021 e junho de 2022, intitulada “Re-imagine school education beyond Covid-19”.

Peso: 
0
  • 28 de Novembro de 2022, 14:31

Concurso Autores Digitais 2022/2023

Por ocastro
Concurso autores digitais
28.11.22

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais que tem  como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. 

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde um dos temas da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 

São admitidas a concurso todas as histórias que  abordem qualquer uma das áreas temáticas de educação para a cidadania, sendo avaliadas, à posteriori, por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores desta edição. Aos três primeiros lugares de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições até  22/12/2022 em: https://forms.gle/uHCY3iekhCGDUX9SA 

Inscrições na formação (ACD, esta inscrição é opcional) | 7 dez em: https://forms.gle/q9XGrrjQ4sRY17kF8 

Mais informações sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/autores-digitais-regulamento/

 

Slider Text: 
CONCURSO AUTORES DIGITAIS 2022/2023
  • 28 de Novembro de 2022, 14:24

Future skills: a new hope

Por goliveira
28 Nov.

Future skills: a new hope

Apresentação dos resultados da iniciativa Academias Gulbenkian do Conhecimento

Em 2018 a Fundação Calouste Gulbenkian lançou as Academias do Conhecimento, uma rede de 100 projetos focados na promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Chegou o momento de apresentar os resultados bem como os contributos destes projetos para os principais desafios sociais atuais.

No próximo dia 7 de dezembro, das 09:00h às 18:00h, na Fundação Calouste Gulbenkian, serão apresentados os resultados da iniciativa que, durante três anos, se centrou na promoção de competências socioemocionais em crianças e jovens de todo o país. O evento servirá também para promover o debate de como as competências sociais e emocionais se relacionam com diversos temas da atualidade.

A participação no evento conta como ação de formação de professores, em processo de acreditação pelo CCPFC.

Inscrições

Mais informações e Programa

 

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Peso: 
0
  • 28 de Novembro de 2022, 12:38

Dia do Mediterrâneo | 28 de novembro 2022

Por Mário Sant'Ana

O Dia do Mediterrâneo é comemorado a 28 de novembro com o objetivo de fomentar uma identidade Mediterrânica comum, promovendo ao mesmo tempo os intercâmbios interculturais e abraçando a diversidade da região. O Arquivo Nacional da Torre do Tombo associa-se a esta efeméride com a publicação digital de um conjunto de Tratados do seu acervo […]

The post Dia do Mediterrâneo | 28 de novembro 2022 first appeared on DGLAB.

Projeto | Aprendizagens Essenciais de Matemática | Coletânea de tarefas

Por goliveira
28 Nov.

Projeto | Aprendizagens Essenciais de Matemática | Coletânea de tarefas

Para apoiar os professores de Matemática, a DGE disponibiliza a página eletrónica do Projeto | Aprendizagens Essenciais de Matemática, que, para além de conter recursos de apoio, contém uma síntese do projeto Contexto e Visão para a revisão curricular das Aprendizagens Essenciais em Matemática. 

O Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Curricular e Desenvolvimento Profissional em Matemática (DCPM) continua a desenvolver coletâneas de tarefas que foram usadas, no ano letivo 2021/22, nas turmas que anteciparam a operacionalização das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Básico. Para além das coletâneas já disponibilizadas relativas às duas turmas do 7.º ano, passam a estar disponíveis, no site Aprendizagens Essenciais de Matemática, as coletâneas relativas às tarefas das duas turmas do 3.º ano de escolaridade e das duas turmas do 5.º ano:

3.º ano | 5.º ano 

Peso: 
0
  • 28 de Novembro de 2022, 11:06

Child Safety Matters

Por goliveira
28 Nov.

Child Safety Matters

Child Safety Matters é um silence movie realizado por alunos, pais e professores do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, de Tomar.

Este trabalho, feito no âmbito da sensibilização para a prevenção dos Maus-tratos Infantis, “viajou” até à Turquia com um grupo de representantes do agrupamento, no âmbito do Projeto Erasmus, mostrando o que ali se faz ao nível da Cidadania e Desenvolvimento, para melhorar as práticas educativas educando para a cidadania.

Este pequeno filme tem o objetivo de sensibilizar toda a comunidade para a prevenção dos "Maus-tratos Infantis" e consequentemente para a promoção da segurança e bem-estar de todas as crianças/jovens. Utilizando as sábias palavras do Dr. Nuno Colaço, os realizadores pretendem que todos sintam que "é urgente amar e cuidar das nossas crianças para sempre, porque cada segundo de sofrimento é um segundo de sofrimento a mais"!

Child Safety Matters

Peso: 
0
  • 28 de Novembro de 2022, 10:49

Sessão Formativa do Novo Regime de Segurança Social do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Por Mário Sant'Ana

No próximo dia 28 de novembro o Polo Cultural das Gaivotas | Boavista, serviço de criação artística disponibilizado pela Câmara Municipal de Lisboa, irá realizar uma sessão formativa sobre o Novo Regime de Segurança Social do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, que contará com o apoio de técnicos do Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Apesar […]

The post Sessão Formativa do Novo Regime de Segurança Social do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura first appeared on DGLAB.

Revista Radar Associativo

Por rui.gaspar
25 Nov.

Revista Radar Associativo

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, e designadamente no domínio do Voluntariado, a Direção-Geral da Educação convida os estabelecimentos escolares a consultarem a quinta edição da Revista Radar Associativo em FNAJ.PT.

Centrada na temática do Ano Europeu da Juventude, com a divulgação de Projetos e Oportunidades para os e as jovens, nesta edição da revista é apresentada ainda a nova Direção da FNAJ, através da rubrica “ID Associativo”.

O quinto número da Revista Radar Associativo conta ainda com as “Palavras para a Juventude” do Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, bem como da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

A Direção-Geral da Educação, parceira da Federação Nacional do Associativismo Juvenil em inúmeras iniciativas, designadamente no âmbito do domínio Voluntariado, um dos 17 domínios da Educação para a Cidadania, reconhece a importância do contributo das Associações de Jovens para a implementação de políticas locais e nacionais de juventude, que promovem a criação de condições para uma cidadania plena, envolvendo e alcançando todas/os as/os jovens. A voz dada às/aos jovens funciona como um catalisador do poder inovador e transformador, contribuindo, desta forma, para comportamentos solidários e responsáveis das/os jovens, enquanto cidadãs/ãos integradas/os no contexto do sistema educativo, socioeconómico e cultural, no qual se articulam os direitos do indivíduo e as suas responsabilidades face ao desenvolvimento sustentável e ao bem comum.

 

Peso: 
0
  • 25 de Novembro de 2022, 11:50

Projeto MAIA - Sessão dos Encontros de Basto e Barroso 22-23

Por rui.gaspar
24 Nov.

Projeto MAIA - Sessão dos Encontros de Basto e Barroso 22-23

No próximo dia 30 de novembro de 2022, pelas 14h00min, no Auditório do Agrupamento de Cabeceiras de Basto, realizar-se-á uma sessão dos Encontros de Basto e Barroso 22-23. Esta sessão contará com o Coordenador Nacional do Projeto MAIA, Eusébio André Machado, bem como o Presidente do IAVE, Luís Santos, entre outros intervenientes. A Avaliação Externa: desafios e potencialidade da desmaterialização, bem como a Desmaterialização dos manuais, serão os temas em foco.

Todos os interessados devem realizar a inscrição, até ao próximo dia 28 de novembro de 2022, preenchendo a seguinte ficha de inscrição. Devido à lotação da sala, as inscrições estão limitadas ao máximo de 100 participantes.

Programa

Peso: 
0
  • 24 de Novembro de 2022, 20:10

Projeto MAIA | Encontro de Partilha de Experiências

Por rui.gaspar
24 Nov.

Projeto MAIA | Encontro de Partilha de Experiências

Projeto MAIA | Encontro de Partilha de Experiências - Olhares e Perspetivas sobre Dinâmicas de Capacitação na região Alentejo

Realizar-se-á no próximo dia 6 de dezembro, em Beja, na Escola Secundária Diogo de Gouveia, um Encontro de Partilha de Experiências de Capacitação de docentes, no âmbito do projeto MAIA. Este evento reunirá todos os representantes para a AFC dos centros de formação de associação de escolas do Alentejo, bem como os formadores que têm vindo a assegurar as diferentes ações de capacitação (ACD; Oficinas e Círculos de Estudos) do projeto.

Este encontro terá como principal objetivo a realização conjunta de um balanço das dinâmicas de capacitação desenvolvidas até ao momento, através da partilha colaborativa entre formadores, bem como debater as próximos fases de concretização do projeto na região.

Programa

Peso: 
0
  • 24 de Novembro de 2022, 20:05
Antes de ontemGovernamental

Procedimento concursal comum para o preenchimento de dois postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico do mapa de pessoal da Direção-Geral da Educação

Por rui.gaspar
23 Nov.

Procedimento concursal comum para o preenchimento de dois postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico do mapa de pessoal da Direção-Geral da Educação

Procedimento concursal comum para o preenchimento de dois postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico do mapa de pessoal da Direção-Geral da Educação, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado - Aviso (extrato) n.º 22268/2022.

Informa-se que a Direção-Geral da Educação vai recrutar dois assistentes técnicos, para celebração de um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 9 de dezembro de 2022.

Formulário de Candidatura

O aviso de abertura do procedimento concursal, na versão integral, poderá ser consultado na Bolsa de Emprego Público (OE202211/0784).

Em cumprimento do n.º 5 do artigo 11.º da Portaria n.º 233/2022, de 9 de setembro, disponibiliza-se a Ata n.º 1 do Júri.”

Peso: 
0
  • 23 de Novembro de 2022, 15:28

Webinar - Encontro (Im)provável

Por rui.gaspar
23 Nov.

Webinar - Encontro (Im)provável

A Direção-Geral da Educação (DGE), Carlos Fiolhais e Paulo Pires do Vale associam-se à comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica, promovendo um Webinar intitulado Encontro (Im)provável.

Este Webinar de dia 24 de novembro de 2022, às 14h30min (hora de Lisboa), será uma conversa sobre o Dia Nacional da Cultura Científica e a sua relação com outras formas de cultura, nomeadamente a artística.

Este evento destina-se a alunos e professores dos ensinos básico e secundário e a todos os que se interessam por Ciência e por Arte.

Assista em direto através do Youtube DGE ME - https://www.youtube.com/@dgeme17

Peso: 
0
  • 23 de Novembro de 2022, 14:49

Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados

Por ocastro
robotica
22.11.22

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo representou, pela primeira vez, Portugal nas World Robotic Olympiads, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

A equipa da Escola de São Gonçalo de Torres Vedras defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” que consiste num protótipo robótico concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

As Olimpíadas da Robótica decorreram na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, tendo contado  com a participação de 265 equipas oriundas  de 73 países. A próxima edição, em 2023, a realizar no Panamá, será subordinada ao tema Connecting the World.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos afirma-se como uma mais-valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolverem competências STEM,  de realizarem um trabalho de projeto, de construírem e programarem robôs.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos e os professores que participaram nestas Olimpíadas e honraram o país além-fronteiras.

 

Slider Text: 
Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados
  • 22 de Novembro de 2022, 17:11

Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha

Por rui.gaspar
22 Nov.

Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha

A Direção-Geral da Educação/ERTE, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, promove, entre 24 e 26 de novembro, o Seminário Bilateral eTwinning Portugal – Espanha, em Guimarães, dirigido a professores portugueses e espanhóis de todos os níveis de ensino não superior e de diferentes áreas disciplinares. O evento, que contará com a presença de cerca de 60 participantes, centrar-se-á no tema eTwinning do ano, "O Nosso Futuro Belo, Sustentável e Juntos: as Escolas e o Novo Bauhaus Europeu".  Este Seminário, em linha com os desafios da Escola atual, fomenta a partilha de conhecimento, através de conferências plenárias, mesas redondas e workshops, com enfoque na metodologia de trabalho de projeto inerente ao eTwinning. 

Programa

Peso: 
0
  • 22 de Novembro de 2022, 16:59

“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23 Registo de ponto focal da Escola

Por ocastro
Escola Sem Bullying
22.11.22

Tendo em conta que a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, é indispensável que os Agrupamentos de Escola /Escolas não agrupadas definam e implementem  um plano de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying.
Assim, para o desenvolvimento deste trabalho, convidam-se, desde já, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a procederem ao registo de um elemento, o designado ponto focal, que será o interlocutor nos contactos com a equipa da Direção-Geral da Educação, entidade responsável pela iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.
Recorde-se que, no passado dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, promoveu o lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23, durante o  do encontro que decorreu na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, que contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, João Costa, e cuja gravação se encontra disponível.
Para saber mais sobre a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Slider Text: 
“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23 Registo de ponto focal da Escola
  • 22 de Novembro de 2022, 16:48

Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha

Por ocastro
seminário bilateral Guimarães
22.11.22

A Direção-Geral da Educação/ERTE, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, promove, entre 24 e 26 de novembro, o Seminário Bilateral eTwinning Portugal – Espanha, em Guimarães, dirigido a professores portugueses e espanhóis de todos os níveis de ensino não superior e de diferentes áreas disciplinares. O evento, que contará com a presença de cerca de 60 participantes, centrar-se-á no tema eTwinning do ano, "O Nosso Futuro Belo, Sustentável e Juntos: as Escolas e o Novo Bauhaus Europeu".  Este Seminário, em linha com os desafios da Escola atual, fomenta a partilha de conhecimento, através de conferências plenárias, mesas redondas e workshops, com enfoque na metodologia de trabalho de projeto inerente ao eTwinning. 
Pode consultar aqui o programa.

Slider Text: 
Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha
  • 22 de Novembro de 2022, 16:17

Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo

Por rui.gaspar
22 Nov.

Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo representou, pela primeira vez Portugal nas World Robotic Olympiads, que decorreram na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022.

A equipa AGSG defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo”, na categoria Future Innovators, escalão Senior, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

O projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” consiste num protótipo robótico que foi concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

Nas World Robotic Olympiads participaram 265 equipas de 73 países.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos é uma mais valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolver competências STEM um trabalho de projeto, de construir e programar robôs.

A próxima edição do World Robotics Olympiads 2023, vai ser realizada no Panamá, sob o tema Connecting the World.

 

Um grande Obrigado ao Ministério da Educação por mais uma vez darem a oportunidade a estes alunos de aprender e fazer mais e melhor Robótica em Portugal  

Com os nossos melhores cumprimentos.

O coordenador do Projeto de Robótica na Escola de São Gonçalo - Torres Vedras

Jaime Rei - TM 932839372

http://robotica.ag-sg.net/

 

Peso: 
0
  • 22 de Novembro de 2022, 11:22

Sitestar.PT - Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios

Por ocastro
sitestar-pt
22.11.22

A DECO e o Sitestar.PT  promovem mais uma edição do Sitestar.pt. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse para uma cidadania + ativa e + inclusiva. Todas as equipas que apresentem o seu projeto podem ganhar um domínio .pt para construir o seu site com validade para 1 ano.

O desafio Sitestar.pt está aberto, não apenas a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, mas, também, a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, desde que aderentes à rede DECOJovem e a escolas portuguesas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

 Inscrições até 16 de dezembro.

Mais informações em: https://decojovem.pt/pt/recursos/projeto/sitestarpt

Inscrições em: https://sitestar.pt/

Slider Text: 
Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios
  • 22 de Novembro de 2022, 04:11

Oficina de formação – Educação para os Media e para a Cidadania

Por rui.gaspar
21 Nov.

Oficina de formação – Educação para os Media e para a Cidadania

A DGE irá realizar uma turma da oficina de formação " Educação para os Media e para a Cidadania: Como potenciar o uso do digital na escola " no Porto. As inscrições estão a decorrer até ao dia 28 de novembro.

A DGE irá realizar a oficina de formação "Educação para os media e para a cidadania: como potenciar o uso do digital na escola", com o registo de formação CCPFC/ACC-113138/21, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento – domínio dos media, com a duração e 50 horas.

Tem como objetivo reforçar o conhecimento que os professores têm sobre a ligação intrínseca entre a educação para os media e a prática de uma cidadania ativa, usando práticas e dinâmicas que implicam os media e o jornalismo com ferramentas educativas. 

A oficina de formação, de 50 horas (25h trabalho autónomo e 25h presencial) irá decorrer em regime presencial na Universidade Lusófona do Porto, na sala 0.8, nos seguintes dias:

13 dezembro, terça-feira (2h30m) – 18h às 20h30

03 janeiro, terça-feira (2h30m) – 18h às 20h30

07 janeiro, sábado (2h30m) – 9h às 11h30

10 janeiro, terça-feira (2h30m) – 18h às 20h30

14 janeiro, sábado (3h) – 9h às 12h

17 janeiro, terça-feira (4h) – 17h30 às 21h30

21 janeiro, sábado (4h) – 9h às 13h

29 março, quarta-feira (4h) – 17h30 às 21h30 

 

Formadores: Maria José Brites e Daniel Catalão

Critérios de seleção:

1º - Professores da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e do Secundário

2º - Ordem de inscrição

 

As inscrições decorrerão entre 21 e 28 de novembro.  

   # Procedimentos de inscrição aqui

Para os efeitos previstos no n. º1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de docentes dos Ensinos Básico e Secundário.

Para efeitos do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

A frequência desta ação não acarreta custos para os formandos.

 

 

Peso: 
0
  • 21 de Novembro de 2022, 17:15

Entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2021-22

Por rui.gaspar
21 Nov.

Entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares 2021-22

É já amanhã, dia 22 de novembro às 10h30, a entrega de prémios aos vencedores do concurso de jornais escolares do PÚBLICO.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares 2021/22, contou com 129 candidaturas elegíveis. São Jornais em papel, jornais digitais, newsletters, publicações já com muitos anos de existência e outras que surgiram mais recentemente.

A lista final de premiados é um reflexo dessa diversidade de meios, abordagens e contextos.

 

CATEGORIA A

Melhor jornal de Agrupamento

1.º prémio: Mar da Palha

Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada

 

2.º prémio (ex aequo)

EçaNews

Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa

Teixeira+

Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão

 

CATEGORIA B

Melhor Jornal de Escola

1.º prémio: Lyceu Newsletter

Escola Secundária Jaime Moniz, Funchal

2.º prémio: Se bem nos lembramos

Escola Secundária Vitorino Nemésio, Praia da Vitória, Açores

 

PRÉMIOS ESPECIAIS

Prémio Incentivo (ex aequo)

Palavras & Companhia

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão

Jornaleco da n.º 5

Escola EB1 n.º 5, Olhão

Prémio Melhor Trabalho de Ciência

BioHeitor, revista escolar de divulgação científica

Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã

 

Prémio Melhor Reportagem

“A Barqueira do povo”

Trabalho publicado na edição de junho 2022 do jornal Face ao Douro, do Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia

 

Prémio Melhor Design Gráfico

ARTE|ON

Agrupamento de Escolas Vasco Santana, Odivelas

 

Prémio Melhor Trabalho de Cultura

Escola Secundária José Saramago, Mafra

 

Os prémios são entregues no dia 22 de novembro, terça-feira, a partir das 10h30, com transmissão em direto.

https://www.publico.pt/aovivo/detalhe/entrega-premios-concurso-nacional-jornais-escolares-202122-465

 

Peso: 
0
  • 21 de Novembro de 2022, 16:23

Webinar e sorteio para professores de Francês – 24 de novembro

Por rui.gaspar
21 Nov.

Webinar e sorteio para professores de Francês – 24 de novembro

A Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF), em parceria com o Institut Français du Portugal (IFP), vai realizar e dinamizar o webinar RDV FLE 24 NOVEMBRO JIPF 2022, destinado a todos os professores de Francês Língua Estrangeira (FLE) em Portugal, no âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Professores de Francês -- Journée Internationale des Professeurs de Français.

O webinar vai realizar-se no próximo dia 24 de novembro, entre as 17h e as 18h, através da plataforma Zoom. A participação dos professores interessados é gratuita, mediante inscrição obrigatória através de formulário, e limitada às vagas existentes.

O objetivo principal deste webinar será apresentar os diversos projetos promovidos pelo Serviço de Cooperação Linguística e Educativa da Embaixada de França e pela APPF para o ano letivo 2022/2023, ou seja, projetos para os alunos e os professores de FLE de todos os níveis de ensino em Portugal. No final das apresentações, haverá um momento de debate aberto a todos os participantes.

No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Professores de Francês, realizar-se-á igualmente um sorteio para os professores. A inscrição neste sorteio pode ser feita desde já através de outro formulário.

A Direção-Geral da Educação associa-se mais uma vez à APPF e ao IFP na divulgação desta iniciativa de grande importância para os professores de Francês. Participem!

Peso: 
0
  • 21 de Novembro de 2022, 15:10

MOOC “Introdução às redes sociais”

Por rui.gaspar
21 Nov.

MOOC “Introdução às redes sociais”

O Centro Protocolar de Formação Profissional para jornalistas (CENJOR) promove o curso de formação online “Introdução às redes sociais”, em formato MOOC (Massive Open Online Course).

Há pessoas que resistem às redes sociais. Outras que se limitam a reagir às publicações que veem. Algumas que têm dúvidas sobre o que hão de publicar.

A comunicação mudou nestes últimos anos. Mas há que conhecer bem os canais para se poder comunicar.

O curso “Introdução às redes sociais” tem como  objetivos centrais definir o que são Redes Sociais, como publicar e como geri-las!

Destina-se a todas as pessoas que queiram saber mais sobre o ecossistema destes novos espaços digitais e como comunicar em cada um deles.

Para mais informações consulte https://www.nau.edu.pt/pt/curso/introducao-as-redes-sociais/

Projeto: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/introducao-as-redes-sociais/

 

Peso: 
0
  • 21 de Novembro de 2022, 14:58
❌