Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemERTE

Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados

Por ocastro
robotica
22.11.22

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo representou, pela primeira vez, Portugal nas World Robotic Olympiads, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

A equipa da Escola de São Gonçalo de Torres Vedras defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” que consiste num protótipo robótico concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

As Olimpíadas da Robótica decorreram na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, tendo contado  com a participação de 265 equipas oriundas  de 73 países. A próxima edição, em 2023, a realizar no Panamá, será subordinada ao tema Connecting the World.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos afirma-se como uma mais-valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolverem competências STEM,  de realizarem um trabalho de projeto, de construírem e programarem robôs.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos e os professores que participaram nestas Olimpíadas e honraram o país além-fronteiras.

 

Slider Text: 
Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados
  • 22 de Novembro de 2022, 17:11

“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23 Registo de ponto focal da Escola

Por ocastro
Escola Sem Bullying
22.11.22

Tendo em conta que a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, é indispensável que os Agrupamentos de Escola /Escolas não agrupadas definam e implementem  um plano de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying.
Assim, para o desenvolvimento deste trabalho, convidam-se, desde já, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a procederem ao registo de um elemento, o designado ponto focal, que será o interlocutor nos contactos com a equipa da Direção-Geral da Educação, entidade responsável pela iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.
Recorde-se que, no passado dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, promoveu o lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23, durante o  do encontro que decorreu na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, que contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, João Costa, e cuja gravação se encontra disponível.
Para saber mais sobre a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Slider Text: 
“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23 Registo de ponto focal da Escola
  • 22 de Novembro de 2022, 16:48

Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha

Por ocastro
seminário bilateral Guimarães
22.11.22

A Direção-Geral da Educação/ERTE, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, promove, entre 24 e 26 de novembro, o Seminário Bilateral eTwinning Portugal – Espanha, em Guimarães, dirigido a professores portugueses e espanhóis de todos os níveis de ensino não superior e de diferentes áreas disciplinares. O evento, que contará com a presença de cerca de 60 participantes, centrar-se-á no tema eTwinning do ano, "O Nosso Futuro Belo, Sustentável e Juntos: as Escolas e o Novo Bauhaus Europeu".  Este Seminário, em linha com os desafios da Escola atual, fomenta a partilha de conhecimento, através de conferências plenárias, mesas redondas e workshops, com enfoque na metodologia de trabalho de projeto inerente ao eTwinning. 
Pode consultar aqui o programa.

Slider Text: 
Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha
  • 22 de Novembro de 2022, 16:17

Sitestar.PT - Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios

Por ocastro
sitestar-pt
22.11.22

A DECO e o Sitestar.PT  promovem mais uma edição do Sitestar.pt. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse para uma cidadania + ativa e + inclusiva. Todas as equipas que apresentem o seu projeto podem ganhar um domínio .pt para construir o seu site com validade para 1 ano.

O desafio Sitestar.pt está aberto, não apenas a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, mas, também, a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, desde que aderentes à rede DECOJovem e a escolas portuguesas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

 Inscrições até 16 de dezembro.

Mais informações em: https://decojovem.pt/pt/recursos/projeto/sitestarpt

Inscrições em: https://sitestar.pt/

Slider Text: 
Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios
  • 22 de Novembro de 2022, 04:11

Partilhas à Quarta 2022/2023

Por luis.ferreira
Partilhas à Quarta 2022/2023
21.11.22

Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.

As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas: 

  • 7 de dezembro de 2022 – Projetos eTwinning
  • 11 de janeiro de 2023 – Recursos Educativos Digitais
  • 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
  • 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
  • 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
  • 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola

Após cada uma das partilhas, os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das áreas de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

À semelhança dos anos anteriores, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira, das 21 às 22 horas, havendo a possibilidade de a participação ser convertida em duas Ações de Curta Duração (ACD) de 3 horas, implicando esta certificação a obrigatoriedade de proceder à inscrição prévia em cada um dos segmentos e ao registo de presença nas 3 sessões, de cada um destes segmentos, a saber: 

  • 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões - primeiro segmento = ACD de 3 horas (Inscreva-se aqui, até 7 de dezembro 2022);  
  • 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões - segundo segmento = ACD de 3 horas (Inscreva-se aqui, até 15 de março de 2023). 

A colaboração entre a DGE e o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita permitirá a certificação das ACD pelo referido centro de formação.

Esperamos por vós!

Slider Text: 
Partilhas à Quarta 2022/2023
  • 21 de Novembro de 2022, 12:27

Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas

Por ocastro
cidadania digital
09.11.22

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 
A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.  
No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”. 
Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.
Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. 
Consulte a infografia “Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas”. 
Sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto das comunidades educativas e que sejam tidas em conta aquando nos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

Slider Text: 
Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas
  • 9 de Novembro de 2022, 13:31

Projetos Nacionais Premiados - eTwinning 2022

Por luis.ferreira
Projetos Nacionais Premiados -  eTwinning 2022
03.11.22

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning,  tem a honra de divulgar a lista dos vencedores dos Projetos Nacionais Premiados - eTwinning 2022.

 

Os melhores projetos eTwinning, desenvolvidos a nível nacional durante o ano letivo 2021/2022, foram premiados em 8 categorias: Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2.º Ciclo do Ensino Básico, 3.ª Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Profissional, Erasmus + e Tema do Ano. 

 

Parabéns a tod@s!

Slider Text: 
Projetos Nacionais Premiados - eTwinning 2022
  • 3 de Novembro de 2022, 21:15

Prémios MILAGE APRENDER+ 5.ª Edição

Por ocastro
prémios milage
03.11.22

- Novas categorias 

Até ao próximo dia 30 de novembro, estão abertas as inscrições para a 5.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, uma iniciativa que pretende reconhecer as práticas inovadoras de professores e de alunos, enquanto utilizadores da App MILAGE APRENDER+. 

Para fomentar a aprendizagem móvel e promover a igualdade de oportunidades, bem como as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de escolaridade, o projeto MILAGE APRENDER+ pretende atribuir prémios nas seguintes categorias: 

i) Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+.  

ii) Pontuação Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Dieta Mediterrânica e Pr´Oceano MILAGE APRENDER+: Alunos.  

iii) Aluno Autor MILAGE APRENDER+ Matemática, Português, Inglês, Espanhol, Dieta Mediterrânica, Pr´Oceano, Património Cultural e Cidadania Digital.  

iv) Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ Matemática, Português, Inglês ou Espanhol (cf. regulamento). 

O MILAGE APRENDER +, um projeto da Universidade do Algarve, promove a 5.ª edição da atribuição dos Prémios MILAGE APRENDER +, a decorrer em Sesimbra, e contando com o apoio da autarquia, no dia 13 de julho de 2023.  

Nesta edição, incentiva-se a expansão da iniciativa às várias categorias, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet da Direção-Geral da Educação, Centro Ciência Viva do Algarve e de Tavira, Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Professores de Inglês e a Associação Portuguesa de Professores de Espanhol. 

Aceda ao regulamento e efetue a sua inscrição

Slider Text: 
Prémios MILAGE APRENDER+ 5.ª Edição
  • 3 de Novembro de 2022, 17:18

MOOC "Building school-company partnerships"

Por ocastro
Mooc building school
03.11.22

O MOOC Building school-company partnerships, uma iniciativa da European School Education Platform, procura contribuir para a discussão sobre como as parcerias entre as escolas e as empresas podem ajudar a compreender as necessidades do contexto profissional, a atenuar a lacuna entre competências profissionais e o conhecimento escolar, bem como a sensibilizar sobre possíveis carreiras profissionais. O curso explora a ideia sobre como o local de trabalho pode acrescentar valor ao ensino e à aprendizagem, no sentido de ajudar os alunos a desenvolver, não apenas as competências necessárias para garantir sua empregabilidade no futuro, mas também as competências profissionais necessárias para prosperar em sociedades moldadas pelas transições verde e digital.

Esta formação online e gratuita, ministrada em inglês, destina-se a professores do ensino secundário e do ensino profissional e tem como objetivos:

  • Explorar as potencialidades das parcerias escola-empresa para melhorar desenvolvimento de competências profissionais e escolares dos alunos;
  • Estabelecer parcerias escola-empresa, na prática, tendo em consideração o seu contexto;
  • Desenvolver um plano de ação para uma estabelecer parcerias escola-empresa eficazes.

Este MOOC, com início previsto a 7 de novembro de 2022, terá uma duração de 5 semanas e meia.

Inscrições em: https://academy.europa.eu/courses/building-school-company-partnerships-1665409178

Consulte informação adicional.

Slider Text: 
MOOC "Building school-company partnerships"
  • 3 de Novembro de 2022, 11:44

MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição”

Por ocastro
MOOC bullying Ciberbulling
03.11.22

O curso de formação “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição” em formato MOOC (Massive Open Online Course) é promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e da área de Cidadania e Desenvolvimento, termina no dia 16 de dezembro, correspondendo a um trabalho global de cerca de 25 horas.

Ao longo do curso, enquadrado nas propostas de formação do plano “Escola sem Bullying. Escola sem Violência”, pretende-se sensibilizar os participantes para esta problemática, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir e intervir face ao Bullying e Ciberbullying.  Os participantes terão, assim,  a oportunidade de:  aprofundar os seus conhecimentos sobre a diversidade de comportamentos agressivos em idade escolar; promover o desenvolvimento de competências de diferenciação entre o bullying e o ciberbullying; reconhecer os sinais de alerta em idade escolar que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e de ciberbullying; capacitar-se para a utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face ao bullying e ao ciberbullying, partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

O MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3ª Edição” destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Aceda ao vídeo de apresentação deste MOOC

Aceda à Infografia

Aceda à inscrição e acesso ao curso

Slider Text: 
MOOC “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir- 3.ª Edição”
  • 3 de Novembro de 2022, 09:11

Seminário CCTIC Bragança

Por ocastro
seminário escola digital
03.11.22

No dia 25 de novembro p.f., entre as 18:00 e as 21:00, irá decorrer, online, o IV Seminário Escola Digital 2022, uma iniciativa do Centro de Competência TIC ESE/IPB Bragança. Este evento, dedicado a "experiências educativas inspiradoras", dará voz aos professores que inovam pedagogicamente através do Digital.
Esta iniciativa releva como AFCD (3h) para os professores e educadores.
Para mais informações e inscrições, aceda a: https://cctic.ipb.pt//sed22-3

Slider Text: 
Seminário CCTIC Bragança
  • 3 de Novembro de 2022, 08:59

MOOC "What Can You Do with Data in Your Classroom?"

Por ocastro
one pager mooc
25.10.22

A European School Education Platform promove o MOOC What Can You Do with Data in Your Classroom?, o qual procura contribuir para a mobilização do uso de dados e da inteligência artificial em contexto educativo, tendo por base os conhecimentos mais recentes sobre esta temática, incluindo a dimensão ética.

Esta formação online e gratuita, ministrada em inglês, destina-se a professores dos ensinos básico e secundários e tem como objetivos:

- Compreender o papel, o potencial e os desafios de utilizando dados nas nossas salas de aula;

- Distinguir os instrumentos e sistemas de inteligência artificial (IA) de ferramentas digitais regulares;

- Planear a utilização de dados e ferramentas de IA voltados para o aluno para apoiar a sua aprendizagem e o seu trabalho no dia-a-dia;

- Refletir sobre alguns critérios éticos e pedagógicos para utilizando dados e ferramentas de IA.

Este MOOC, com início previsto a 7 de novembro de 2022, terá uma duração de 6 semanas.

Inscrições em: https://academy.europa.eu/courses/what-can-you-do-with-data-in-your-classroom

Consulte informação adicional aqui.

Slider Text: 
MOOC "What Can You Do with Data in Your Classroom?"
  • 25 de Outubro de 2022, 17:20

Jornada Pedagógica - 3 de novembro

Por ocastro
jornada pedagógica
25.10.22

No dia 3 de novembro, terá lugar, na Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro, a Jornada Pedagógica “ Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas: Redesenhar os Caminhos do Futuro”, uma iniciativa do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, acreditada como ação de curta duração.

A participação na Jornada está sujeita a inscrição prévia: https://forms.gle/TtHnhzBWsvq7M7wYA

Para mais informações consulte o programa (pdf)

Slider Text: 
Jornada Pedagógica - 3 de novembro
  • 25 de Outubro de 2022, 17:10

“Thinking outside the box” - programa PISA lança publicação sobre a avaliação do pensamento criativo

Por ocastro
brochura
24.10.22

 A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) disponibiliza uma nova brochura produzida no âmbito do programa PISA (Programme for International Student Assessment), e na qual são apresentadas as conclusões da investigação realizada em 2022 sobre a ação de avaliação do pensamento criativo (creative thinking), em alunos com 15 anos de idade.   

Ao longo da sua história, o PISA tem reunido informação importante acerca das competências dos alunos, não só no que concerne a áreas do conhecimento, mas também no que se refere às designadas “competências do século 21” – resolução de problemas (problem solving), resolução colaborativa de problemas  (collaborative problem solving) e a designada competência global (global competence)

Em 2022, o PISA decidiu, pela primeira vez, avaliar o pensamento criativo (creative thinking), considerado por muitos educadores como uma competência-chave para enfrentar os desafios futuros.  Atendendo às dificuldades inerentes à avaliação desta competência, a principal inovação reside, acima de tudo, na natureza aberta das tarefas, com os alunos a serem encorajados a expressarem a sua imaginação e a sugerirem soluções criativas em diversos contextos. Assim, valoriza-se, sobretudo, a capacidade de pensar e de propor respostas originais e não se a resposta está "certa" ou "errada". 

Aceda à brochura ilustrada em: https://www.oecd.org/pisa/innovation/creative-thinking/ 

Para mais informações sobre o programa PISA, aceda a: www.oecd.org/pisa/innovation

Slider Text: 
“Thinking outside the box” - programa PISA lança publicação sobre a avaliação do pensamento criativo
  • 24 de Outubro de 2022, 11:26

Inteligência Artificial e Educação Conselho da Europa- Divulgação de Relatório

Por ocastro
IA na Educação
20.10.22

O Conselho da Europa divulgou o relatório ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, onde é explanado o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA)  na Educação.

Neste documento onde são abordados diversos aspetos relacionados com as ligações entre a IA e a Educação, conta com a colaboração de especialistas de renome como Wayne Holmes, que recentemente proferiu uma conferência em Portugal, a convite da Direção-Geral da Educação.

O relatório centra-se em três tópicos: 

  1. a aplicação e o ensino da IA;
  2. a IA e a Educação, à luz dos valores fundamentais do Conselho da Europa (Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito);
  3. as oportunidades e desafios da IA na Educação.

Com este relatório, pretende-se apresentar uma visão holística acerca da IA na Educação, de modo a que essa ligação constitua uma mais-valia tanto para os professores como para os alunos.

Para conhecer o relatório, aceda a: https://rm.coe.int/artificial-intelligence-and-education-a-critical-view-through-the-lens/1680a886bd

Slider Text: 
Inteligência Artificial e Educação, Conselho da Europa - Divulgação de Relatório
  • 20 de Outubro de 2022, 14:52

Dia Mundial de Combate ao Bullying - 20 de outubro

Por ocastro
escola sem bulling
19.10.22

No dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying -, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a participar, via streaming, em https://www.dge.mec.pt/videodifusao, no encontro de lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23.

Este encontro, que irá decorrer na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, entre as 17h e as 18h30, contará com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.

Ao longo deste evento, um painel de jovens moderado pela investigadora Raquel António do ISCTE, discutirá e refletirá sobre situações com que diariamente muitas crianças e jovens têm de lidar. Haverá ainda oportunidade para a divulgação de pistas para o arranque ou para a continuação da implementação desta iniciativa nas escolas e o lançamento da 3.ª edição da formação na modalidade MOOC (Massive Open Online Courses), ”Bullying Ciberbullying: Prevenir e Agir”.

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assume a implementação, por parte das escolas, de um plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying. O reconhecimento público do trabalho desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, com a divulgação das unidades orgânicas distinguidas com o “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”, será o ponto alto do encontro.

Consulte o programa

Mais informações sobre o plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” no respetivo websitehttps://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/

 

Slider Text: 
Dia Mundial de Combate ao Bullying - 20 de outubro
  • 19 de Outubro de 2022, 10:11

Livro ZigZaga na Net - Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027)

Por ocastro
zigzaga na net
18.10.22

O livro ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, passou a integrar as recomendações de leitura do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027). Este livro, contendo 30 pequenas histórias, pretende contribuir para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos - crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Desenvolvido numa parceria entre o Centro Internet Segura (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (Direção-Geral da Educação) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP), o livro ZigZaga na Net é mais um dos recursos disponíveis e que pode ser utilizado no desenvolvimento de atividades para assinalar o Mês das Competências Digitais, que se assinala durante outubro. Recorde-se que a criação deste mês resulta da iniciativa da área governativa da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030. 

livro de aventuras digitais, ZigZaga na Net,  encontra-se  disponível online e os episódios do Podcast ZigZaga na Net em: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p5444/zigzaga-na-net.

 

 

 

 

 

 

 

Slider Text: 
Livro ZigZaga na Net - Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027)
  • 18 de Outubro de 2022, 11:22

Combater a Desinformação e Promover a Literacia Digital

Por ocastro
combater
14.10.22

Comissão Europeia intensifica medidas junto dos jovens 

A Comissão Europeia acaba de divulgar um conjunto de orientações para apoio ao combate à desinformação e para promover a literacia digital junto dos jovens. 

Destinado aos professores dos diversos níveis de ensino, o documento, Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training*, inclui definições de conceitos técnicos, exercícios a resolver na sala de aula e recomendações para incentivar à adoção de hábitos saudáveis online, abrangendo três temas principais: desenvolvimento de competências de literacia digital, combate à desinformação, análise e avaliação da literacia digital. 

Estudos recentemente realizados na Europa revelam que,  quando questionados diretamente, um em cada três alunos de 13 anos de idade não possui competências digitais básicas e, de acordo com a OCDE, apenas pouco mais de metade dos jovens de 15 anos na UE considera ter aprendido a identificar se a informação é subjetiva ou tendenciosa. Perante estes resultados, é claramente necessário reforçar o papel da educação e da formação no combate à desinformação, bem como apostar na promoção da literacia digital e da literacia mediática, o que contribuirá também para combater, de forma mais eficaz, os efeitos nefastos da desinformação online

Mais informações em: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_22_6048

* Em breve, serão publicadas traduções do documento em todas as línguas oficiais da EU.

Slider Text: 
Combater a Desinformação e Promover a Literacia Digital
  • 14 de Outubro de 2022, 08:15

Webinar-Lançamento da iniciativa Desafios SeguraNet

Por ocastro
programa desafios
12.10.22

O Centro de Competência TIC de Santarém, em colaboração com a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promove o encontro de lançamento da 16.ª edição dos “Desafios SeguraNet”, hoje dia  12 de outubro, entre as 18h:00 e as 19h:30. Este encontro contará com um painel de professores e de alunos que darão os seus testemunhos sobre a experiência e as aprendizagens realizadas no âmbito dos Desafios SeguraNet.  O evento tem também como objetivos divulgar as novidades lançadas, junto das comunidades educativas, e sensibilizar para o envolvimento de professores, pais e alunos nesta iniciativa dirigida à educação pré-escolar e aos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Para participar na sessão, aceda a: https://www.youtube.com/watch?v=WJAzelMOQ6s

Consulte o programa.

Contamos com a vossa participação!

Slider Text: 
Webinar-Lançamento da iniciativa Desafios SeguraNet
  • 12 de Outubro de 2022, 08:10

Seminário eTwinning Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform

Por luis.ferreira
Seminário eTwinning
10.10.22

O Seminário eTwinning “Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform”, teve lugar em Durrês, na Albânia, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2022.

Este evento contou com a presença de cerca de 60 participantes de 7 nacionalidades diferentes, com vista ao desenvolvimento de parcerias e projetos comuns.

A equipa que representou Portugal no seminário sentiu como grande mais-valia o mundo de oportunidades de aprendizagem que estes eventos proporcionam, efetivado pela possibilidade de trabalho colaborativo em presença, que resultou de imediato na planificação de projetos que irão decorrer, ao longo do ano letivo, com vários parceiros eTwinning.  A equipa irá ainda contribuir, em colaboração com a Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE / DGE, para a disseminação do projeto eTwinning nas escolas e realizar uma webinar para partilhar as suas experiências.

O vídeo disponível no LINK apresenta algumas perceções sobre os contributos do eTwinning para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Slider Text: 
Seminário eTwinning Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform
  • 10 de Outubro de 2022, 13:14

Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – Mês Europeu da Cibersegurança

Por ocastro
Cibersegurança
10.10.22

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
A campanha de 2022,  assinalada por toda a Europa com diversos eventos e atividades, concentra-se em dois temas: 

. Phishing; 

. Ransomware.            

A campanha 2022 tem como principal objetivo garantir que os utilizadores e as organizações estejam bem informados sobre os possíveis riscos de segurança cibernética e que permaneçam seguros online. A intenção geral é a de apoiar os cidadãos da UE a desenvolver uma compreensão básica dos diferentes tipos de questões de segurança e privacidade online.
Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.
A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio criada para tal, disponível em https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2022/user/register , no sentido de permitir a sua georreferenciação.

Tutorial de apoio: https://www.seguranet.pt/sites/default/files/mes_outubro/Atividadesciberseguranca_outubro2020.pdf 

Página da campanha: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2022/ 

Slider Text: 
Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – Mês Europeu da Cibersegurança
  • 10 de Outubro de 2022, 07:53

Concurso Desafios SeguraNet - 16.ª edição

Por ocastro
desafios
10.10.22

Alargado à Educação Pré-Escolar
  
A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 16.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

No presente ano letivo, este concurso alarga o seu espectro de ação à Educação Pré-Escolar. 

Assim, são contempladas cinco categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente: à Educação Pré-Escolar, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e ainda a pais/encarregados de educação. 

As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, pois o primeiro desafio encontra-se já disponível. 

No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.  

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais. 

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da componente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, a todos os contextos educativos. 

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios 

Slider Text: 
Concurso Desafios SeguraNet - 16.ª edição
  • 10 de Outubro de 2022, 07:31

Webinar “Jogar para aprender”

Por ocastro
webinar
06.10.22

Realiza-se hoje, dia 6 de outubro, o Webinar “Jogar para aprender”. A sessão, a decorrer entre as 18h30 e as 20h, conta com a participação das equipas de autores dos Recursos Educativos Digitais (RED) – 1.º Ciclo e terá como moderador o Professor José Lagarto, da Universidade Católica Portuguesa. Esta iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Educação, é dirigida aos docentes do 1.º ciclo e aberta a todos os interessados.

Assista em direto no canal Youtube da DGE

De acesso livre, os RED - 1.º ciclo, elaborados com cofinanciamento do POCH, constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Matemática, Ciências Experimentais e Português, tendo sido desenvolvidos e validados por especialistas das áreas das didáticas específicas e por especialistas multimédia. A DGE disponibiliza, ainda, um conjunto de guiões de apoio à exploração didática dos jogos.

Os RED - 1.º ciclo assentam numa forte componente lúdica e estão concebidos de forma a promover a autonomia das crianças, sendo facilmente acessíveis, através de computadores, smartphones e/ou tablets, em https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home

Para mais informações, aceda a: https://redge.dge.mec.pt/site

Vídeo de divulgação

https://youtu.be/latmaiDHt1U 

Slider Text: 
Webinar “Jogar para aprender”
  • 6 de Outubro de 2022, 14:15

Curso de formação "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens"

Por ocastro
infografia
04.10.22

Inicia-se no próximo dia 18 de outubro o curso de formação "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens", em formato MOOC (Massive Open Online Course). Promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, este curso termina no dia 30 de dezembro de 2022, correspondendo a um trabalho global de cerca de 15 horas

Com este curso, que conta com a colaboração da Professora Doutora Ivone Patrão, pretende-se sensibilizar para a temática do uso das tecnologias e dos ambientes digitais pelas crianças e pelos jovens. No decorrer dos módulos, abordar-se-ão aspetos teóricos e práticos ligados à conceptualização dos comportamentos online, deteção precoce das dependências e intervenção na área da promoção do uso saudável da tecnologia.

O MOOC "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens", que se enquadra na Estratégia Europeia “Uma Internet Melhor para as Crianças”, destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Inscrições em: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/prevencao-das-dependencias-online-em-cri...

Aceda à inscrição no curso.
Consulte a Infografia.
Aceda ao vídeo de apresentação do curso

 

Slider Text: 
Curso de formação "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens
  • 4 de Outubro de 2022, 12:59

Inteligência Artificial (IA): mapeamento de currículos para a educação básica

Por ocastro
unesco
29.09.22

Encontra-se publicado o relatório Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA produzido pela Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial em Educação, da UNESCO.

A tecnologia IA representa uma nova área de estudo para escolas de educação básica, em todo o mundo, daí que este documento tenha como principal objetivo facultar algumas orientações a governos, escolas e professores, no que concerne à definição de currículos de IA.  O mapeamento, resultado da análise aos currículos de IA existentes com foco específico no conteúdo curricular e nos resultados de aprendizagem, delineia alguns mecanismos de desenvolvimento e alinhamento curricular, preparação de ferramentas de aprendizagem, propostas pedagógicas e formação de professores.

O relatório, em língua portuguesa,  encontra-se disponível em:
https://unesdoc.unesco.org/

Slider Text: 
Inteligência Artificial (IA): mapeamento de currículos para a educação básica
  • 29 de Setembro de 2022, 10:58
❌