Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemNewsletterIPCB Archive Feed

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 24 de novembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 24 de novembro
Licenciatura em Secretariado acreditada pelo período máximo
 
A licenciatura em Secretariado da ESECB-IPCB foi novamente acreditada por 6 anos, período máximo concedido pela A3ES.
O ciclo de estudos, que completou em 2021 o seu 25.º aniversário, passou por diferentes fases de evolução, com o atual plano de estudos a entrar em vigor no ano letivo 2016-2017, após uma profunda reestruturação. Neste momento, destacam-se como áreas formativas principais o Secretariado e Trabalho Administrativo, as Línguas e Culturas Portuguesa e Estrangeiras – Inglês, Espanhol e Francês – e a Gestão e Administração, respondendo às exigências do mercado de trabalho. 
Docente do IPCB obtém prémio de Melhor Artigo em conferência internacional
 
Luís Quinta-Nova, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, foi distinguido com o prémio “Best Paper Award” no seguimento da apresentação da comunicação “Predicting the effectiveness of Tejo International Nature Park in protecting vegetation under climate change” na 4th Euro-Mediterranean Conference for Environmental Integration (EMCEI-2022).
O artigo visou estudar a eficácia do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) na conservação de espécies de plantas representativas de habitats prioritários de acordo com a Diretiva Habitats, em cenários futuros resultantes das alterações climáticas. 
Politécnico de Castelo Branco e Bairro do Valongo reforçam cooperação

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo (ARCBV) assinaram um protocolo tendo em vista a “cooperação nos domínios científico, pedagógico e/ou técnico”.
À semelhança de acordos recentemente ratificados com outras entidades da cidade, a parceria contempla a “partilha de documentação e informação” e a “prática diversa de âmbito curricular”, a que se somam a colaboração na “realização de estágios curriculares, trabalhos académicos e projetos de investigação científica”, bem como a formação, investigação e realização de eventos.
Conferência internacional debateu as Cidades inteligentes na ESTCB
 
A 7ª edição da conferência internacional Smart City Applications decorreu na ESTCB-IPCB e abordou diversos assuntos relacionados com as cidades inteligentes: sistemas de informação e ciências computacionais, edifícios inteligentes e domótica, agricultura de precisão, ambiente urbano e rural, tecnologias para a educação, sistemas de informação geográficos e tecnologias inteligentes para a saúde.
Segundo Rogério Dionísio, que presidiu a esta edição da SCA22, o evento reuniu investigadores provenientes de 25 países, tendo sido apresentados 80 artigos científicos, organizados em 14 sessões técnicas.
Enfermagem Veterinária no Congresso Internacional Veterinário Montenegro
 
Cerca de 40 alunos da licenciatura em Enfermagem Veterinária do IPCB, acompanhados pelos docentes Ana Matos, Luis Figueira, Mariana Ribeiro e Humberto Pires, participaram no XVIII Congresso Internacional Veterinário Montenegro. 
Os alunos finalistas do curso participaram no Concurso de Posters de Enfermagem Veterinária, com a apresentação de três posters científicos na área de cuidados de enfermagem em animais de companhia, animais exóticos e animais selvagens. A docente Ana Matos integrou a Comissão Científica do evento, tendo moderado uma das mesas realizadas no decorrer dos trabalhos da “Sala de Enfermagem”, dedicada a enfermeiros veterinários e a estudantes.
Politécnico e Movimento Associativo da Beira Baixa com parceria
 
O Politécnico de Castelo Branco e a Associação Movimento Associativo da Beira Baixa assinaram um protocolo tendo em vista a cooperação nas áreas da formação, investigação, realização de eventos, iniciação à prática profissional, prática supervisionada e/ ou estágio.
Criada em 2022 com o propósito de apoiar as coletividades locais com maiores dificuldades, a AMABB tem como fundadoras oito entidades: Associação de Colecionismo de Castelo Branco, Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa, Associação de Informática de Castelo Branco, Associação de Rádio Amadores da Beira Baixa, Associação Recreativa e Cultural Viola Beiroa, EcoGerminar, Raia Aventura e ST Arte.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 24 de Novembro de 2022, 14:03

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 10 de novembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 10 de novembro
Paulo Silveira toma posse como Diretor da Escola Superior de Educação do IPCB
 
Decorreu no dia 9 de novembro a cerimónia de tomada de posse do novo Diretor da Escola Superior de Educação do IPCB, Paulo Alexandre Anselmo Lopes da Silveira, e Subdiretor da ESECB, Marco Batista.
Na última intervenção enquanto Diretor da ESECB, João Serrano manifestou a sua “honra por ter estado à frente dos destinos da ESECB durante os últimos 8 anos.” Desejou ao Diretor eleito “as maiores felicidades no exercício destas funções”, manifestando “apoio e colaboração nesta sua tarefa que hoje começa”.
“A decisão de me candidatar ao cargo em que agora fui empossado prende-se com o envolvimento neste espírito de missão da ESE.”, afirmou Paulo Silveira. O novo Diretor apresentou 5 eixos estratégicos do seu programa de ação: Oferta formativa; Recursos Humanos; Investigação, desenvolvimento e inovação; Relação com a comunidade, Internacionalização; Organização e Gestão Escolar.
O Presidente do IPCB começou por agradecer ao Diretor cessante, João Serrano, “uma das pessoas mais leais com quem trabalhei e com quem foi sempre possível chegar a consensos”, manifestando “total disponibilidade da equipa da Presidência do IPCB para trabalhar com o novo Diretor”, elencando alguns desafios para o novo mandato.
Presidente do IPCB homenageado em Almeirim

A Câmara Municipal de Almeirim homenageou o Presidente do IPCB pelo precioso contributo na divulgação da Guitarra Portuguesa, em cerimónia realizada no âmbito do Festival Guitarra D’Alma.
António Fernandes agradeceu a homenagem, que é “um reconhecimento à Escola Superior de Artes Aplicadas e a toda a academia IPCB”. Afirmou sentir-se “privilegiado por poder contar com uma equipa magnífica desde a primeira hora, que inclui Custódio Castelo, José Filomeno Raimundo, Diretor da ESART-IPCB muito antes de eu pensar ser Presidente da Instituição, de todos os professores, estudantes e diplomados da Escola, em particular os de Guitarra Portuguesa”.
23.º aniversário da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB
 
A ESART-IPCB assinalou a 9 de novembro o seu 23.º aniversário, numa cerimónia plena de criatividade e dinâmica, demonstrando a qualidade do trabalho desenvolvido nas diversas áreas de ensino da escola.
O momento incluiu as intervenções do Diretor da ESART, Francisco Pinho, do representante dos estudantes, Francisco Botelho, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues e do Presidente do IPCB, António Fernandes, momentos musicais a cargo do Kodu Percussion Group e uma projeção de imagem digital preparada por alunos do mestrado em Produção para Média Digitais. 
Politécnico e Associação Desportiva Albicastrense assinam protocolo

O Politécnico de Castelo Branco e a Associação Desportiva Albicastrense assinaram um protocolo de cooperação, tendo em vista a colaboração nos domínios científico, pedagógico e técnico.
A parceria contempla a partilha de documentação e informação, a prática de âmbito curricular, a realização de estágios, trabalhos académicos e de investigação, a formação e a realização de eventos. O IPCB vai permitir a utilização dos refeitórios pelos atletas da ADA, tal como de auditórios, salas ou outros espaços, colaborando a ADA na realização de estágios curriculares e na divulgação das atividades desenvolvidas pelo IPCB e da sua oferta formativa.
Novo número da Revista do IPCB,
"IPCB Campus"

 
Já se encontra disponível para leitura o n.º 21 da Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco, “IPCB Campus”.
A edição de outubro de 2022 coincide com a comemoração do 42.º aniversário do IPCB e inclui artigos sobre temas relevantes, nomeadamente as Universidade Europeias, a tomada de posse do Presidente e equipa do IPCB, o trabalho desenvolvido nas Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPCB ou o Planeamento e Controlo da Produção em Ambientes Dinâmicos. Aborda também um conjunto variado de tópicos sobre a vida da academia IPCB nos últimos 6 meses.
Banco de Bens do IPCB
 
O IPCB está a promover uma recolha de bens junto da comunidade académica, com o objetivo de contribuir para o bem-estar, qualidade de vida e sucesso escolar dos estudantes inseridos em agregados familiares desfavorecidos.
A iniciativa decorre até 18 de novembro, pretendendo-se a doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material escolar. 
1.ª Jornada de Biotecnologia da Beira Interior
 
O Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, em colaboração com o Politécnico de Castelo Branco/ Escola Superior Agrária, a UBI, a Agência Gardunha 21 e a Ciência Viva, está a organizar a 1.ª Jornada de Biotecnologia da Beira Interior – Contributos para novos desafios na produção agrícola, que tem lugar no dia 18 de novembro, no Fundão.
A iniciativa vai abordar temáticas inovadoras para um desenvolvimento sustentável, novas ferramentas biotecnológicas na hortofruticultura, utilização de marcadores moleculares e sistemas de caracterização e conservação in vitro de recursos genéticos.
Docentes do IPCB são editores de número especial da revista Electronics
 
Vasco Soares e João Caldeira, docentes da ESTCB-IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores convidados de um número especial da revista científica internacional Electronics. A equipa de editores inclui Jaime Galán-Jiménez, da Universidade de Extremadura, e Jesús Ángel Román Gallego, da Escuela Politécnica Superior de Zamora.
A edição é dedicada ao tema “IoT in Smart Homes” e pretende a partilha de experiências e resultados de investigação sobre as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como desafios e soluções nos domínios das casas inteligentes e da Internet das Coisas.
Livro “Turismo e Desenvolvimento dos Territórios do Interior”
 
O livro “Turismo e Desenvolvimento dos Territórios do Interior” foi apresentado na ESGIN-IPCB, numa sessão que contou com a intervenção da Diretora da escola, Sara Brito, do Diretor da RVJ Editores, João Carrega, e do Presidente da AITI, Miguel Martins.
Coordenado por Paula Reis, investigadora e docente da ESGIN-IPCB, o livro reúne trabalhos científicos que procuram realçar projetos e iniciativas inovadoras do setor do turismo, que têm contribuído para o crescimento económico, para a criação de emprego e para a coesão territorial de um país manifestamente desequilibrado entre o interior e o litoral.
Estudantes do Instituto de Gouveia visitam Escola Superior de Tecnologia
 
A ESTCB-IPCB recebeu a visita de 30 alunos dos cursos de Mecatrónica e Informática do Instituto de Gouveia - Escola Profissional, com o objetivo de conhecer os cursos e laboratórios das áreas da informática, mecânica e eletrónica.
Os estudantes realizaram atividades com Cinema 3D, robótica, impressão 3D e sistemas cyber-físicos e assistiram a uma apresentação sobre a oferta formativa da ESTCB e sobre as diferentes modalidades de acesso ao ensino superior. Os trabalhos foram dinamizados pelos docentes Ângela Oliveira, Paulo Gonçalves, Paulo Torres, Pedro Silva e pelos colaboradores Rodrigo Farinha e Geoffrey Spencer.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 10 de Novembro de 2022, 14:54

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 27 de outubro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 27 de outubro
42.º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco
 
A cerimónia comemorativa do 42.º aniversário do IPCB tem lugar no dia 28 de outubro, a partir das 14:30, no auditório Vergílio Pinto de Andrade, na Escola Superior Agrária.
A sessão inicia com a intervenção do cineasta António-Pedro Vasconcelos, seguindo-se o momento de reconhecimento institucional e a sessão solene, com intervenções do Presidente do IPCB, António Fernandes, do representante dos estudantes do IPCB, Alexandre Pinto Lobo, da Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Maria José Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues e do Presidente do Conselho Geral do IPCB, José Augusto Alves. A intervenção de encerramento estará a cargo da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
IPCB acolhe sessão de divulgação do programa BfK INNOV@Rise
 
O IPCB acolheu uma sessão de divulgação do BfK INNOV@Rise, programa de aceleração de ideias de negócio e projetos de investigação de base tecnológica promovido pela ANI, que visa apoiar a transferência de conhecimento para o mercado, através do acompanhamento e capacitação intensiva de equipas.
A iniciativa decorreu no auditório da ESECB-IPCB, com a presença dos participantes das recentes edições do Concurso Poliempreende, Projetos de Vocação Empresarial, e das Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPCB, a fim de explorarem projetos baseados em atividades de investigação e desenvolvimento.
Politécnico de Castelo Branco integra
Rede CRUSOE

 
O IPCB tornou-se membro associado da CRUSOE - Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste da Europa, que integra instituições de ensino superior da região norte e centro de Portugal, Galiza, Castela e Leão, Cantábria e Astúrias.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, considera que a adesão à CRUSOE é um momento altamente relevante para a instituição, uma vez que permite a partilha de sinergias entre instituições de ensino superior portuguesas e espanholas e a participação em projetos desta rede, o que constituirá mais um passo na afirmação internacional do IPCB.
Candidaturas ao apoio social extraordinário
 
Os SAS-IPCB têm abertas candidaturas para bolsas de colaboração e para o banco de bens, no âmbito do apoio social extraordinário.
As bolsas de colaboração têm como objetivo o apoio em serviços das escolas e residências do IPCB, sendo atribuídas senhas de refeição aos estudantes. O banco de bens apoia estudantes carenciados através da disponibilização de bens alimentares, roupa, produtos de higiene pessoal e material escolar. 
Alunos da ESART-IPCB como reforços da Orquestra Sinfónica do Porto
 
Jaime Pereira e Francisco Guerreiro, alunos da licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, e José Gabriel Teixeira, aluno do mestrado em Ensino de Música na mesma escola, foram selecionados para reforços do naipe de percussão da Orquestra Sinfónica do Porto - Casa da Música, conquista que muito dignifica o trabalho que a classe de percussão da ESART-IPCB tem vindo a promover.
As provas de seleção decorreram na Casa da Música, no Porto, tendo os estudantes do IPCB sido selecionados de entre os muitos percussionistas que compareceram para preenchimento dos lugares disponíveis.
Colóquio Violência Doméstica:
Causas e Consequências

 
O Colóquio “Violência Doméstica – Causas e Consequências” decorre no dia 2 de novembro, pelas 10:30, no Auditório Professor Domingos Rijo da ESGIN-IPCB. A iniciativa tem como oradoras Ana Sofia Silva, docente da ESGIN-IPCB, Maria da Luz Trindade, Presidente da CPCJ de Castelo Branco e Magda Marques Pereira, psicóloga, num painel que será moderado por Miguel Serra, também docente da escola.
Considerando o aumento de violência doméstica, extensível a todas as faixas etárias, e não sendo possível delimitar ou agrupar agressores e vítimas, pretende-se um debate e reflexão sobre as suas causas e consequências.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 27 de Outubro de 2022, 14:03

Inscrições na microcredenciação em Projeto de Base de Dados!

Inscrições na microcredenciação em Projeto de Base de Dados!

PROJETO DE BASE DE DADOS

MICROCREDENCIAÇÕES IPCB

Uma formação que te vai dar conhecimento sólido e atualizado sobre bases de dados e sistemas de gestão de bases de dados, ideais para o desenvolvimento de projetos no contexto dos sistemas de informação.

  • Bolsa para financiamento da inscrição;
  • 60 horas de formação;
  • Horário pós-laboral (18:00 às 21:00);
  • 26 de outubro a 23 de novembro.
INSCRIÇÕES ATÉ
21 OUT
INSCREVE-TE AQUI!
CONSULTA AQUI O PROGRAMA DO CURSO...
BOLSAS E PRÉMIOS DE MÉRITO

A bolsa mínima é equivalente à inscrição no curso (80€) e é atribuída a todos os estudantes que concluam com sucesso a formação.
Existem prémios de mérito para incentivo ao ingresso de estudantes do género feminino nas áreas STEAM (ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática).
A Rede Politécnica A23 é um consórcio liderado pelo Politécnico de Castelo Branco, que integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar. O projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais e foi aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Instituto Politécnico de Castelo Branco · Av. Pedro Álvares Cabral n.º 12 · Castelo Branco 6000-084 · Portugal

  • 14 de Outubro de 2022, 15:49

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 13 de outubro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 13 de outubro
IPCB foi a instituição que mais aumentou o número de colocados na 2.ª fase do CNA 2022
 
Com um aumento de 31%, correspondente a mais 58 estudantes, o Politécnico de Castelo Branco foi a instituição que registou o maior aumento de colocados na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, face à mesma fase do CNA 2021, considerando todos os politécnicos e universidades portuguesas. A instituição albicastrense coloca nesta fase 243 estudantes, quando em 2021 colocou 185.
António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se muito satisfeito com os resultados obtidos, demonstrativos do crescente prestígio do IPCB no panorama nacional, num ano em que se verifica um aumento de 6% dos colocados em instituições localizadas em regiões com menor densidade demográfica nesta fase do CNA e tendo o IPCB um aumento 5 vezes superior à média. “O CNA representa, neste momento, uma taxa de ocupação de 78% das vagas do IPCB, um dos valores mais altos deste século. Dificilmente a Instituição se recorda de uma taxa tão elevada de preenchimento de vagas através do CNA. Muitas das licenciaturas do IPCB têm as vagas esgotadas e mesmo as licenciaturas sem preenchimento pleno de vagas por via CNA estão totalmente ocupadas através de outros contingentes de ingresso.”
Rede Politécnica A23: Microcredenciações iniciam aulas
 
“Fogo Controlado” é a primeira microcredenciação do projeto Rede Politécnica A23 a iniciar as atividades letivas no IPCB, permitindo a credenciação de 14 agentes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais para o planeamento, execução, coordenação, monitorização e avaliação de intervenções com recurso ao uso de fogo controlado.
Destinadas a trabalhadores que desempenham funções em empresas nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, as microcredenciações são formações breves especializadas que têm como objetivo melhorar as suas competências e produtividade.
IPCB com Certificação de Qualidade renovada
 
O IPCB acaba de ver renovada a certificação da capacidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para alcançar os objetivos da Instituição e cumprir com os requisitos aplicáveis aos serviços e atividades, assim como as obrigações de conformidade.
A instituição evidenciou realizar as atividades relevantes no âmbito do SGQ, implementado segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, e demonstrou ter capacidade para garantir a conformidade das práticas e dos resultados com aqueles requisitos normativos, legais e requisitos determinados pela Instituição e considerados como referência na realização da auditoria.
Investigadores e académicos presentes na Conferência Internacional ICOPEV
 
Mais de uma centena de inscritos marcaram presença na Conferência Internacional sobre Economia da Produção e Avaliação de Projectos – ICOPEV, que reuniu individualidades de diversas áreas para discutir a inovação territorial e a criação de redes colaborativas.
Organizada pelo Politécnico de Castelo Branco, em parceria com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a conferência teve por objetivo impulsionar a inovação regional dos ecossistemas de inovação, através não só de uma forte interação entre o meio académico e a indústria nos domínios da I&D e Inovação, como também pela criação e dinamização de redes.
IPCB integra Rede Portuguesa de Universidades Promotoras de Saúde
 
O Politécnico de Castelo Branco é uma das 29 instituições de ensino superior portuguesas que assinaram a Carta de Compromisso para a criação da Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde. 
Nesse âmbito, estão previstas iniciativas que promovam a literacia na área da saúde junto da comunidade académica e do público em geral, ações de formação e espaços de experimentação e debate sobre estas temáticas, e ainda a produção e partilha de conhecimento na área entre as instituições signatárias e com os outros setores da sociedade, para a disseminação de práticas promotoras de saúde.
Mestrado em Gerontologia Social acreditado pelo período máximo
 
O mestrado em Gerontologia Social, lecionado nas escolas superiores de Educação e de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, foi novamente acreditado por um período de 6 anos, tempo máximo previsto por lei, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O mestrado, que inicia em 2022/ 23 a sua 12.ª edição, tem vindo a consolidar-se como um veículo formativo para todos os profissionais que desejem adquirir conhecimentos na área e desenvolver as competências essenciais ao desempenho das funções de gerontólogos, de modo a intervir no bem-estar físico, psíquico e social dos mais idosos.
Erasmus+ - Estudos ou Estágio: Candidaturas para o 2.º semestre
 
Decorre até dia 23 de outubro o período destinado à apresentação de candidaturas para a realização de uma mobilidade internacional Erasmus+, nas modalidades estudos e estágio, no segundo semestre do ano letivo 2022/ 2023.
Podem candidatar-se todos os alunos matriculados numa licenciatura ou mestrado do IPCB. Os recém-diplomados ou finalistas podem igualmente candidatar-se para a realização de um estágio profissional. 
Os interessados deverão preencher a ficha de candidatura disponível na página do IPCB na Internet, onde podem igualmente consultar informações adicionais sobre o processo.
1º Seminário Internacional de Empreendedorismo e Empregabilidade
 
O IPCB esteve presente no 1.º Seminário Internacional de Empreendedorismo e Empregabilidade do Egresso, organizado pelo Centro Paula Souza (Brasil), enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.
O seminário teve como objetivo promover a troca de práticas, conceções teóricas e metodológicas acerca de indicadores de empreendedorismo e empregabilidade com parceiros internacionais.
Inserida na mesa empreendedorismo e empregabilidade, a comunicação do IPCB esteve a cargo de Luís Farinha e teve como título “Sistemas Regionais de Inovação e Integração Empreendedora”. 
Politécnico de Castelo Branco aprova Código de Conduta Ética
 
O Presidente do Politécnico de Castelo Branco aprovou o Código de Conduta Ética do IPCB, no âmbito do cumprimento da missão e valores da instituição.
Elaborado e apresentado pela Comissão de Ética do IPCB, o Código de Conduta Ética tem por objetivo facultar à instituição e aos seus membros orientações éticas compatíveis com a promoção do profissionalismo e a excelência na sua ação, em conformidade com os princípios orientadores legais e estatutários do respeito pela dignidade humana, da igualdade e da justiça, da participação democrática livre e do pluralismo de opiniões e orientações.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 13 de Outubro de 2022, 11:16

Ganha uma bolsa de 440€ com o teu projeto de cocriação!

Ganha uma bolsa de 440€ com o teu projeto de cocriação!
APRESENTA O TEU PROJETO DE COCRIAÇÃO E GANHA UMA BOLSA DE 440€!
ABORDANDO DESAFIOS REAIS DE EMPRESAS REAIS, VAIS CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA SOCIEDADE E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DE PENSAMENTO CRÍTICO, DE COMUNICAÇÃO, DE TRABALHO EM EQUIPA E DE TRABALHO COLABORATIVO!
CANDIDATURAS ATÉ 9 DE OUTUBRO!
Escolhe um ou vários temas de interesse e consulta os desafios disponíveis:
  • SUSTAINABILITY: Healing the Planet
  • WORK LIFE: Future of Work
  • HUMAN NATURE: Human Beings in the Modern World
  • TECHNOLOGY: Byte-powered Future
CONSULTA AQUI A INFORMAÇÃO SOBRE AS BOLSAS...
SOLICITA AQUI INFORMAÇÕES ADICIONAIS...
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Instituto Politécnico de Castelo Branco · Av. Pedro Álvares Cabral n.º 12 · Castelo Branco 6000-084 · Portugal

  • 6 de Outubro de 2022, 11:54

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 29 de setembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 29 de setembro
Candidaturas a CTeSP e Mestrados
 
O IPCB tem abertas candidaturas para CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais e para Mestrados, devendo os interessados candidatar-se até 4 e 7 de outubro, respetivamente.
Podem apresentar candidatura aos CTeSP estudantes nacionais ou internacionais que já residam legalmente em Portugal, devendo ser titulares do 12.º ano de escolaridade, de um curso profissional de nível 4, de um CET ou outro grau de ensino superior. Nesta fase, estão disponíveis 93 vagas, distribuídas por 10 cursos. No que diz respeito aos mestrados, estão disponíveis vagas para 15 cursos, lecionados nas diversas escolas do IPCB.
IPCB na Mostra Tecnológica - Inovação em Saúde
 
Rute Crisóstomo e Veronika Kozlova, docentes da ESALD-IPCB, participaram na Mostra Tecnológica - Inovação em Saúde, realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra no âmbito do projeto “InovC+”.
O evento permitiu dinamizar a troca de boas práticas entre investigadores e tecido empresarial, bem como estabelecer os novos contatos que possibilitarão parcerias estratégicas na região, tendo sido apresentados os projetos "e-CoVig", "Sistema Integrado de Avaliação Vascular Periférica no Movimento Humano" e "Sistema Integrado Móvel de Avaliação Física e Funcional no Envelhecimento".
Protocolo de cooperação com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas
 
O IPCB assinou um protocolo de cooperação com a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, que tem como objetivo a realização de projetos comuns no domínio da promoção e defesa dos direitos humanos e da igualdade de género.
O acordo foi assinado no seguimento da realização do colóquio “Violência doméstica – A proteção das crianças” e prevê a elaboração conjunta de estudos e projetos de investigação, colaboração nas publicações periódicas de cada uma das instituições, a cedência de espaços para a realização de atividades e ainda a possibilidade de estudantes do IPCB poderem participar nas ações promovidas pela APMJ.
Colheita de sangue na ESALD-IPCB
 
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação promove uma colheita de sangue no dia 11 de outubro, das 9H00 às 13H00 e das 14H30 às 17H30, nas instalações da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB.
A iniciativa é aberta a todos os docentes, funcionários não docentes e alunos do IPCB, assim como à população em geral, para que o sangue não falte a quem dele necessite. 
Clara Aidos selecionada para o Huawei Seeds for the future
 
Clara Aidos, estudante da licenciatura em Engenharia Informática na ESTCB-IPCB, foi uma das 20 selecionadas, entre mais de 200 candidatos, para a sétima edição do Seeds For The Future, programa de desenvolvimento de competências tecnológicas da Huawei.
Dedicado a alunos do ensino superior das áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), o programa vai na sétima edição em Portugal e tem como mote a valorização do talento nacional, numa altura em que o desenvolvimento de competências tecnológicas é prioritário e a exigência no mercado de trabalho acontece à escala global.
Estudantes do IPCB publicam artigo sobre cibersegurança e gamificação
 
Cláudia Silva, André Serra, David Folgado e Henrique Santos, licenciados em Tecnologias de Informação e Multimédia pela ESTCB-IPCB, participaram na conferência CISTI 2022, onde publicaram o artigo "It’s a Fraud: Learning about Cybersecurity", trabalho que teve orientação das docentes Ângela Oliveira e Arminda Guerra. 
“It’s a Fraud” é um videojogo desenvolvido em Unity, ferramenta open source que permitiu o desenvolvimento de um jogo estilo aventura em formato de 2D, com versão inicial de single-player, adequado para todas as idades, com um nível de inglês intermédio, e com o objetivo ajudar na literacia digital.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 29 de Setembro de 2022, 11:47

ICOPEV 2022: Registo e programa geral

ICOPEV 2022: Registo e programa geral
International Conference on Production Economics and Project Evaluation
Escola Superior de Tecnologia do IPCB
29 e 30 de setembro
  • inteligência empresarial
  • inovação e tecnologia
  • gestão de projeto
  • transferência de conhecimento e tecnologia
  • questões energéticas
  • sistemas de suporte de decisão
  • gestão de custo
  • sustentabilidade
  • inovação e empreendedorismo
REGISTO
O registo no ICOPEV confere o acesso à documentação de todas as sessões, aos almoços, coffee breaks e ao jantar da conferência.

O formulário de registo deve ser enviado para icopev2022@ipcb.pt.
EFETUE AQUI O DOWNLOAD DO PROGRAMA GERAL
ORADORES PRINCIPAIS
Joaquim Oliveira Martins
Vice-diretor do Centro de Empreendedorismo, PME's, Regiões e Cidades da OECD
José Alves
Diretor da Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau
Ana Barros
Consultora de inovação sénior na PNO Portugal
José Tribolet
Professor emérito do IST e Presidente do INESC.
António J. Batista
Gestor de projeto e investigador sénior no INEGI
Morten Lund
Subdiretor da Escola de Gestão - Univ. de Aalborg
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Instituto Politécnico de Castelo Branco · Av. Pedro Álvares Cabral n.º 12 · Castelo Branco 6000-084 · Portugal

  • 20 de Setembro de 2022, 09:48

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 15 de setembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 15 de setembro
IPCB cresce 14% nas colocações do CNA, a quarta maior subida a nível nacional
 
660 novos estudantes foram colocados no Politécnico de Castelo Branco na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de 2022, tendo 74% escolhido o IPCB como 1ª opção na candidatura, dados muito demonstrativos da vontade de os estudantes ingressarem no IPCB. 
O IPCB surge claramente destacado, ocupando a 4.ª posição das instituições (politécnicos e universidades) que mais aumentaram o número de novos estudantes colocados. Regista-se um aumento de 14%, muito superior ao aumento de 0,7% a nível nacional ou de 6% a nível das regiões com menor procura e menor pressão demográfica (onde estão incluídas 17 instituições), num ano onde o número de candidatos diminuiu 3,9% face à mesma fase do ano anterior. 
IPCB integra o United Nations Academic Impact (UNAI)

O IPCB viu aceite a sua candidatura para integrar o United Nations Academic Impact (UNAI), tornando-se membro de uma rede que junta cerca de 1.500 instituições, em 147 países, que trabalham com as Nações Unidas para promover prioridades globais, incluindo a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.
Neste âmbito, vão realizar-se atividades alinhadas com os princípios da UNAI, que passam pelo apoio à frequência do ensino superior em Portugal para estudantes internacionais de países em desenvolvimento, parcerias em de programas de mobilidade internacional ou a implementação de medidas de sustentabilidade.
Politécnico de Castelo Branco com orçamento superior a 25 milhões de euros
 
O IPCB submeteu o seu orçamento para 2023, no valor de € 25.274.292, mais dois milhões de euros em comparação com 2022, o que corresponde a um aumento de 8,6 por cento. Na linha do que tem vindo a acontecer, este mecanismo de gestão prevê um reforço do número de alunos face ao ano anterior.
O reforço da dotação orçamental em 2023 deve-se aos cerca de 500 mil euros adicionais no plafond atribuído pelo governo, a que se somam € 495.600 inscritos no PRR e verbas relativas a projetos cofinanciados a cargo das unidades de investigação e desenvolvimento, os quais em valor inscrito totalizam € 2.315.667.
Cuidados paliativos no regresso das Conferências do Politécnico
 
As Conferências do Politécnico, evento de divulgação científica sobre temas atuais com relevo para toda a comunidade, proferidas por personalidades de renome e abertas à população em geral, estão de regresso ao IPCB.
Tendo em conta que em Portugal 90 por cento das mortes acontecem no seguimento de doenças crónicas, estimando-se que 100 mil pessoas necessitem de tratamentos especializados, o ciclo de conversas arranca com uma sessão dedicada aos cuidadores informais e aos cuidados paliativos, a qual tem lugar a 21 de setembro, a partir das 18 horas, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais do IPCB.
IPCB organiza conferência internacional ICOPEV 2022
 
O ICOPEV 2022 – International Conference on Production Economics and Project Evaluation decorre nos dias 29 e 30 de setembro na Escola Superior de Tecnologia do IPCB, em formato híbrido (presencial e online).
O evento tem como objetivo juntar académicos e profissionais de diversos campos de interesse nas áreas da economia da produção, engenharia e gestão da inovação, empreendedorismo, tomada de decisão ou inteligência empresarial, gestão de projeto, sustentabilidade, inovação e tecnologia, transferência de conhecimento e tecnologia, questões energéticas, gestão de custo e sistemas de suporte de decisão.
EIPEC 2022: Encontro Internacional Património, Educação e Cultura

O EIPEC 2022 decorre a 23 e 24 de novembro na Escola Superior de Educação do IPCB e tem organização do Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC).
A iniciativa pretende constituir-se como um fórum de debate de culturas e identidades, de investigação nas áreas do património e da educação patrimonial e de partilha de experiências de inovação educativa e formativa, destinando-se a investigadores, professores, estudantes do ensino superior, profissionais de instituições culturais e público em geral.
A submissão de propostas de comunicação oral ou em póster decorre até 22 de setembro.
IPCB investe mais de 200 mil euros na aquisição de equipamento
 
O IPCB adquiriu equipamentos destinados a equipar novas salas de formação nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, investimento que ronda os 200 mil euros e inclui equipamento informático, de apoio à aprendizagem interativa, de georreferenciação e de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Esta aquisição marca o arranque do projeto “Rede Politécnica A23”, aprovado no âmbito do PRR e dando resposta aos Programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, e contempla formações financiadas, nomeadamente CTeSP, pós-graduações e formações curtas direcionadas à população ativa.
IPCB no Top 7 do “2022 Portuguese University Ranking”

O Politécnico de Castelo Branco surge no Top 7 dos politécnicos portugueses no “2022 Portuguese University Ranking” da uniRank™.
De entre 87 instituições de ensino superior portuguesas, o IPCB destaca-se também por ocupar o 22.º lugar nesta publicação.
As instituições de ensino superior portuguesas foram avaliadas de acordo com critérios de seleção específicos, nomeadamente “oferta de cursos com pelo menos quatro anos de ciclo de estudos conducentes aos graus de licenciado, mestre ou doutor, e a lecionação dos cursos de forma predominantemente tradicional, assente num formato de ensino presencial”.
Escola Superior de Tecnologia com novo sistema de climatização
 
A Escola Superior de Tecnologia do IPCB tem uma nova bomba de calor elétrica, que vai assegurar a climatização dos blocos A e B da escola. O novo equipamento implicou um investimento de cerca de 150.000€, pago com recurso a verbas próprias da instituição, e substitui o chiller e caldeira existentes até agora, que se encontravam avariados.
O equipamento melhora significativamente o conforto térmico da escola e vai permitir reduzir de forma significativa o consumo de gás natural, originando uma redução de custos na fatura energética anual, apesar de um pequeno aumento do consumo de energia elétrica.
Estudantes do IPCB na Escola de Verão da Comissão Europeia
 
Clara Aidos, estudante da licenciatura em Engenharia Informática, e Marwa Hani Alkhatib, aluna síria a cursar a licenciatura em Informática e Multimédia, ambas na ESTCB-IPCB, participaram na edição de 2022 da Summer CEmp, a Escola de Verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
As jovens foram selecionadas entre cerca de 300 candidatos, integrando o grupo heterogéneo de quarenta estudantes de ensino superior de até 30 anos que rumaram até à Ribeira Grande - Açores, para participar num seminário intensivo e prático que incluiu palestras, debates, exercícios em equipa ou visitas de campo.
Politécnico de Castelo Branco na Feira Internacional de Maputo
 
O IPCB, através da Portugal Polytechnics International Network (PPIN), marcou presença na 57.ª edição da FACIM – Feira Internacional de Maputo, o maior evento comercial moçambicano, este ano dedicado à industrialização, centrando-se na inovação e diversificação da economia daquele país.
A PPIN visa dar a conhecer o melhor que Portugal tem para oferecer ao nível da educação, investigação e inovação, tendo como propósito estabelecer uma rede presencial de ensino superior no estrangeiro, estreitar a relação com as empresas e reforçar a captação consistente de estudantes internacionais.
Aluna de violino da ESART-IPCB na Orquestra de Jovens da União Europeia

Verónica Costa, estudante da licenciatura em Música, variante Instrumento - Violino na ESART-IPCB, foi admitida na Orquestra de Jovens da União Europeia.
Com residência artística em Grafenegg, a orquestra apresentou-se em concertos realizados em diversas cidades europeias, nomeadamente Grafenegg, Berlim (Konzerthaus), Amesterdão (Concertgebouw), Bolzano (Teatro Comunale) e Luslawice, Varsóvia (Warsaw Philharmonic Concert Hall), com direção de Gustavo Gimeno e Ginanandrea Noseda. Apresentaram-se a solo Renaud Capuçon (violino) e Jae Hong Park (piano).
Docente do IPCB pioneira no estudo da literatura para a infância em Portugal
 
Natividade Pires, docente da ESECB-IPCB, foi nomeada por Diana Maria Martins, investigadora da Universidade do Minho, como uma das pioneiras no estudo da literatura para crianças em Portugal, contribuindo para a promoção do reconhecimento e investigação sobre a literatura para crianças, sendo uma das principais responsáveis pela sua visibilidade social e para a atenção que editoras e bibliotecas (municipais e escolares) começaram a dar a esta literatura nas últimas décadas.  
A nomeação ocorreu durante a 16.ª Festa da Palavra Contada - Palavras Andarilhas, que teve lugar na Biblioteca José Saramago, em Beja.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 15 de Setembro de 2022, 10:06

ICOPEV 2022: Last call for papers

ICOPEV 2022: Last call for papers
International Conference on Production Economics and Project Evaluation
Escola Superior de Tecnologia do IPCB
29 e 30 de setembro
  • inteligência empresarial
  • inovação e tecnologia
  • gestão de projeto
  • transferência de conhecimento e tecnologia
  • questões energéticas
  • sistemas de suporte de decisão
  • gestão de custo
  • sustentabilidade
  • inovação e empreendedorismo
ORADORES PRINCIPAIS
Joaquim Oliveira Martins
Vice-diretor do Centro de Empreendedorismo, PME's, Regiões e Cidades da OECD
José Alves
Diretor da Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau
Ana Barros
Consultora de inovação sénior na PNO Portugal
José Tribolet
Professor emérito do IST e Presidente do INESC.
António J. Batista
Gestor de projeto e investigador sénior no INEGI
Morten Lund
Subdiretor da Escola de Gestão - Univ. de Aalborg
SESSÕES PLENÁRIAS
Inteligência Artificial
(Capgemini Engineering)
 
Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Sistemas
(Universidade do Minho/Agência Nacional de Inovação/Bosh Car Multimedia Portugal / FCT)
 
Laboratório de Termodinâmica e Aeronáutica
(ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade)
PAPERS
NOVA DATA: submissão até 15 de setembro!  
  • gestão de projeto
  • sustentabilidade, inovação e tecnologia
  • inovação e empreendedorismo
  • transferência de conhecimento e tecnologia
  • questões energéticas
  • gestão de custo
  • sistemas de suporte de decisão
  • inteligência empresarial
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Instituto Politécnico de Castelo Branco · Av. Pedro Álvares Cabral n.º 12 · Castelo Branco 6000-084 · Portugal

  • 8 de Setembro de 2022, 13:30

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 4 de agosto

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 4 de agosto
IPCB com 1049 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
 
O IPCB tem disponíveis 1049 vagas para acesso às suas 27 licenciaturas, por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Para o próximo ano letivo, o número de vagas volta a ser superior, iniciando-se o funcionamento de duas novas licenciaturas, que resultam da reformulação de cursos já existentes: Engenharia e Gestão Industrial e Informática e Multimédia.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, afirma que a política de aumento e de distribuição de vagas acompanha a tendência crescente do número de estudantes da instituição, presentemente cerca de 4600. Para o ano letivo 2022/23 prevê-se uma ocupação plena do número máximo de admissões permitidas para os cursos da instituição.
António Fernandes mostra-se ainda bastante satisfeito com os níveis de internacionalização e de mobilidade do IPCB, uma vez que estão já matriculados mais de 210 estudantes internacionais.
Tijolo ecológico dregs-cimento vence Poliempreende Regional no IPCB

O Júri Regional do Concurso Poliempreende, constituído por Luís Farinha, Vice-Presidente do IPCB, Duarte Rodrigues, em representação da Fundação Santander Portugal, Pedro Dias, em representação da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, e Pedro Agapito, em representação da Pedro Agapito Seguros, já elegeu os três vencedores da 18.ª edição do concurso.
O 1.º prémio foi atribuído ao projeto “Tijolo ecológico dregs-cimento”, um tijolo ecológico que incorpora um agregado da indústria de celulose. O projeto Projeto "Desinfast" ganhou o 2.º prémio, sendo o 3.º lugar atribuído ao projeto "no mad - Equipamento Transportável".
IPCB integra consórcio para a criação de uma universidade europeia
 
O Politécnico de Castelo Branco recebeu uma comitiva da Bauhaus-Universität Weimar, que desenvolveu trabalhos com uma equipa do IPCB no sentido de preparar uma candidatura para a criação de uma universidade europeia. O projeto é financiado no âmbito dos programas Erasmus+ e Horizonte 2020.
O objetivo da parceria é contribuir para a consciencialização e diminuição da disparidade entre o meio urbano e rural, abordando as diferentes necessidades, atitudes, expectativas e potencial existente em cada região. A esta temática, junta-se a estética e a dimensão tecnológica da sustentabilidade.
IPCB com novo Curso Técnico Superior Profissional em Turismo e Hotelaria

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB apresenta, no próximo ano letivo, um novo Curso Técnico Superior Profissional em Turismo e Hotelaria. Trata-se de uma formação pensada para a formação de profissionais capazes de intervir com qualidade, criatividade e inovação nas empresas turísticas, fundamentais para o desenvolvimento das regiões.
De carácter inovador, pela conjugação de conhecimentos de base de turismo com conceitos e práticas de hotelaria, este CTeSP visa estimular o espírito empreendedor e motivar para a qualificação dos futuros profissionais do setor turístico.
Candidaturas abertas para concursos especiais de acesso ao ensino superior
 
O IPCB tem disponíveis para o próximo ano letivo cerca de 225 vagas para acesso às suas licenciaturas através dos Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior, da Mudança de Par Instituição/ Curso ou por Reingresso.
Os aprovados nas provas Maiores de 23 anos, titulares de um CTeSP, de uma licenciatura ou CET deverão candidatar-se através dos Concursos Especiais. A Mudança de Par Instituição/ Curso destina-se a estudantes que pretendam matricular-se num curso/ instituição diferente e o Reingresso para regressar ao curso em que o estudante esteve matriculado, após interrupção na frequência do mesmo.
EIMAD com livros indexados à Scopus e Web of Science

Organizado desde 2011 pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design assumiu-se como congresso científico no panorama nacional e internacional, pelo seu programa científico e pelos livros editados.
Desde o 5.º EIMAD foram editados oito livros, dos quais quatro têm indexação Scopus e um na Web of Science, aguardando-se o resultado da avaliação dos demais. O EIMAD 2022 decorreu em julho e resultou na publicação de dois novos livros, editados pelos docentes da ESART-IPCB Daniel Raposo, João Neves, Ricardo Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias. 
Construir robôs móveis inteligentes: Ciência Viva no Laboratório de Robótica
 
O Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB realizou a 16.ª edição do estágio “Construir Robôs Inteligentes”, iniciativa com o apoio da Ciência Viva, no âmbito do programa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias – Ciência Viva no Laboratório”. Participaram no estágio alunos do 9.º ao 12.º ano de escolas secundárias de Castelo Branco, Coimbra, Gondomar e Santa Comba Dão. 
O objetivo do estágio é introduzir a robótica aos alunos do ensino secundário, abordando de forma integrada conceitos de mecânica, eletrónica e programação, necessários ao desenvolvimento de robôs. 
Dean de Manchester visita a Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB
 
A Escola Superior de Artes Aplicadas recebeu a visita do Dean da Catedral de Manchester, Rogers Govender, que ficou a conhecer as instalações e áreas lecionadas nesta unidade orgânica do IPCB, desde a música, nas suas diversas vertentes, ao Design (Moda, Interiores e Equipamentos e Comunicação e Audiovisual).
A visita permitiu sinalizar diversas oportunidades de cooperação, com particular enfoque na área da música. A Catedral de Manchester integra no seu coro diversos elementos da Chetham's School of Music, de cujas instalações é próxima, tendo atuado em 2018 no auditório do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco.
Investigadores do IPCB apresentam comunicações em Congresso Internacional
 
Maria Margarida Ribeiro, docente da ESACB-IPCB e Isabel Passos, doutoranda do IPCB-CERNAS, apresentaram três comunicações orais numa reunião que juntou a Sociedade Ibérica de Ecologia, a 21.ª Conferência da Associação Ibérica de Limnologia e o 21.º Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ecologia.
As comunicações divulgam o trabalho desenvolvido pelas equipas multidisciplinares do IPCB envolvidas em projetos de investigação (CULTIVAR e C4 Cloud Computing) e questionam as causas, os impactos e consequências das alterações climáticas em Portugal, em particular o risco da desertificação.
Expressões artísticas da ESECB-IPCB retomam atividades didáticas com crianças
 
As alunas do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da ESECB-IPCB desenvolveram os projetos “Uma heroína chamada Malala” e “Malala, a menina que queria ir à escola” junto das turmas do 4.º ano do Centro Social Padres Redentoristas, no âmbito da unidade curricular de Didática das Expressões Artísticas e Motricidade. 
Também no âmbito das expressões artísticas, os estudantes da licenciatura em Educação Básica, realizaram uma planificação didática que foi desenvolvida com as crianças do Jardim de Infância da Quinta das Violetas, do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Alunos e docentes da Escola Superior de Educação apresentam peça de teatro
 
Os estudantes e docentes da licenciatura em Educação Básica e do CTeSP de Recreação Educativa para Crianças apresentaram uma peça de teatro e realizaram várias atividades expressivas com alunos do 1.º Ciclo das Escolas Básicas Quinta da Granja e EB1,2,3 João Roiz, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano.
Realizada no âmbito das disciplinas de Expressão Dramática II e de Metodologias e Técnicas de Animação com Crianças, a iniciativa teve organização e orientação das docentes Helena Margarida Tomás e Maria Madalena Leitão, tendo contado com o apoio dos coordenadores do 1.º Ciclo das escolas básicas participantes.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 4 de Agosto de 2022, 11:07

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 21 de julho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 21 de julho
Candidatura a CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais
 
O IPCB tem abertas candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, estando disponíveis 400 vagas, distribuídas por 18 cursos lecionados nas escolas superiores da instituição. Os candidatos devem ter o ensino secundário concluído, não sendo necessária a realização de exames nacionais.
Os CTeSP são cursos de ensino superior com a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Após conclusão do curso, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, na qual beneficiam da creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP. Os estudantes têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.
No próximo ano letivo estão disponíveis 80 bolsas, no valor de 1300€, para atribuir aos estudantes que venham a frequentar os CTeSP lecionados no âmbito da Rede Politécnica A23.
EIMAD: Um sucesso internacional na investigação em Arte, Música e Design

O Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design (EIMAD) é organizado desde 2011 pela ESART-IPCB e continua na senda de reunir investigadores para uma discussão aberta do conhecimento, apoiando-os na difusão das experiências e resultados de investigação em livro.
O 8.º EIMAD decorreu nos dias 7, 8 e 9 de julho, tendo reunido investigadores de 12 países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do encontro a nível internacional. 
Rede Politécnica A23:
IPCB com duas novas pós-graduações
 
O Politécnico de Castelo Branco tem duas novas pós-graduações, em Saúde Pública e Gestão Sanitária e em Sistemas de Informação Geográfica em Análises de Riscos Naturais, que entram em funcionamento no próximo ano letivo na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias e Escola Superior Agrária, respetivamente.
Os cursos são lecionados no âmbito da Rede Politécnica A23, estando prevista a atribuição de uma bolsa de mérito no valor de 1000€ a 20% dos estudantes que concluírem a pós-graduação com média das classificações das unidades curriculares igual ou superior a muito bom (16 valores). As candidaturas iniciam em breve. 
Escola Superior de Educação do IPCB com encontros científicos na área da educação
 
O II Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e o V International Seminar on Science Education decorrem nos dias 16 e 17 de setembro, na ESECB-IPCB, numa organização conjunta com a Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC). A submissão de resumos encontra-se aberta até 31 de julho.
As iniciativas têm na comissão organizadora os docentes Fátima Jorge, Fátima Paixão, Paulo Silveira e Agnelo Quelhas e a técnica Nádia Martins, contando com a participação de vários investigadores do Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC - IPCB) na Comissão Científica.
Ocupação Científica de Jovens nas Férias na Escola Superior de Tecnologia
 
A UTC de Engenharia Electrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia do IPCB dinamizou 2 estágios no âmbito da iniciativa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2022”.
O estágio “Construção e Controlo de Drones” procurou cativar os jovens para as áreas da engenharia, ensinando-os a construir de raiz um drone e colocá-lo a voar. Os alunos do estágio “Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador!” programaram uma placa de desenvolvimento com microcontrolador e desenvolveram um sistema inteligente para controlar uma lâmpada LED RGB através do telemóvel.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 21 de Julho de 2022, 13:31

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 7 de julho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 7 de julho
Tomada de posse do Presidente e equipa do Instituto Politécnico de Castelo Branco
 
Perante a presença da comunidade académica, instituições de ensino superior, autarcas, empresários e demais convidados, tomaram posse o Presidente eleito do Instituto Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, e a sua equipa, numa sessão pública do Conselho Geral que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia.
O Presidente do IPCB agradeceu a confiança depositada para mais um mandato “agradeço a forma clara e inequívoca com que os membros do Conselho Geral me confiaram os destinos da nossa Instituição para mais 4 anos e serei coerente com a expressiva votação de 95% de votos favoráveis.
O Presidente do Conselho Geral do IPCB, José Augusto Alves, congratulou António Fernandes e toda a equipa pela eleição e tomada de posse, enaltecendo as qualidades do Presidente do IPCB e o seu contributo para a comunidade.
Tomaram também posse os três Vice-presidentes do IPCB, Nuno Castela, Luís Farinha e Ana Vaz Ferreira, e o Administrador do IPCB e Serviços de Ação Social, Ricardo Batista. 
Doutoramentos e Universidades Politécnicas aprovados na AR

O CCISP associou-se à iniciativa legislativa promovida por cidadãos “Valorização do ensino politécnico nacional e internacionalmente”, a qual, em suma, requer a alteração da designação dos Institutos Politécnicos para Universidades Politécnicas, bem como a possibilidade legal de outorga do grau de doutor. A iniciativa foi levada à Assembleia da República para discussão na generalidade, tendo sido aprovada por unanimidade.
A utilização da designação de “Universidades Politécnicas” promove a distinção entre o setor universitário e o setor politécnico, deixando claro que esta se baseia na diferença de missões.
Candidaturas a mestrados:
Estudantes nacionais e internacionais
 
As candidaturas a mestrados para estudantes nacionais e internacionais decorrem até 2 de setembro, podendo as vagas para os diferentes contingentes ser consultadas na página do IPCB na Internet.
Os candidatos devem ser titulares do grau de licenciado ou habilitação equivalente, ou ser detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que demonstre capacidade para realização deste ciclo de estudos. Os estudantes do Politécnico de Castelo Branco que não tenham concluído o grau de licenciado podem candidatar-se, desde que reúnam as condições definidas no Despacho n.º 35/10 do IPCB.
Docentes do IPCB apresentam trabalhos no 26th Nordic Congress of Gerontology

Maria João Guardado Moreira, Lucinda Carvalho e Vítor Pinheira, docentes das escolas superiores de Educação e de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB e investigadores integrados da Age.Comm: Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB, participaram no 26th Nordic Congress of Gerontology, realizado em Odense (Dinamarca).
Os docentes apresentaram 7 trabalhos de investigação na área do envelhecimento, resultado da atividade de docentes e alunos do IPCB, tendo sido a única representação portuguesa no evento, onde foram apresentados cerca de 260 trabalhos.
Vasco Soares é editor convidado em número especial da revista Future Internet
 
Vasco Soares, docente da ESTCB-IPCB e investigador do Instituto de Telecomunicações, é editor convidado de um número especial dedicado ao tema “Internet of Things and Internet of Everything: Current Trends, Challenges, and New Perspectives”, na revista científica internacional Future Internet.
A edição visa reunir investigadores, académicos, cientistas e estudantes para partilhar as suas experiências e resultados de investigação sobre as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como os desafios e as soluções adotadas nos domínios da Internet de Tudo e da Internet das Coisas.
Projeto Cidadania com Ciência: Estudantes da ESECB-IPCB dinamizam atividades

Os alunos do CTeSP em Recreação Educativa para Crianças e da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do IPCB dinamizaram atividades no âmbito do Projeto Cidadania com Ciência, que decorreu ao longo de todo o ano letivo no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
O projeto caracteriza-se pelo seu aspeto extremamente inovador, pois permite a interação de alunos do ensino superior e do 3.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 12/ 13 anos, promovendo aprendizagens em ciências experimentais e em matemática a estudantes do 1.º Ciclo.
Docente do IPCB apresenta comunicação no Workshop "Soil erosion for the EU"
 
A comunicação "Dynamics of nitrates, salts and sediments in a Mediterranean agro-forestry basin", da autoria de António Canatário Duarte, docente da ESACB-IPCB, e de Carla Ferreira e Zahara Kalantari (Universidade de Estocolmo) e Giuliano Vitali (Universidade de Bolonha) foi uma das selecionadas para apresentação no Workshop on-line "Soil erosion for the EU", promovido pelo Joint Research Center da União Europeia.
A qualidade da água usada pela atividade agrícola e lançada novamente no meio hídrico tem grande importância para os seus usos a jusante e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos e ribeirinhos confinantes. 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 7 de Julho de 2022, 15:08

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 23 de junho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 23 de junho
Tomada de posse do Presidente e equipa do Instituto Politécnico de Castelo Branco

A cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Professor Doutor António Fernandes, tem lugar dia 06 de julho de 2022, pelas 16:00 horas, no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
Durante a sessão, o Presidente do IPCB dará posse aos Vice-presidentes que irão integrar a sua equipa no quadriénio 2022-2026.
i9TEC SUMMIT - Fórum Regional de Competitividade e Sustentabilidade

O i9TEC SUMMIT - Fórum Regional de Competitividade e Sustentabilidade foi apresentado no dia 21 de junho pelo Presidente do Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, em conferência de imprensa realizada nos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
A iniciativa decorre a 29 de junho e inclui a apresentação de projetos de I&D+I para o setor agroindustrial e tecnológico, mesas redondas sobre a inovação industrial e a valorização e transferência de conhecimento e ainda comunicações sobre os desafios e oportunidades do PRR, competitividade regional e valorização dos recursos hídricos.
Relatório de Atividades e Contas de 2021 aprovado por unanimidade
 
O Relatório de Atividades e Contas do IPCB referente ano de 2021 foi aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Geral da instituição realizada no dia 9 de junho.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, sublinhou que o resultado muito positivo do desempenho institucional, ao nível do aumento do número de estudantes, da abertura de concursos de admissão de pessoal docente e não docente e de concursos de promoção, e do desempenho financeiro, se deve ao trabalho de toda a equipa constituída pelos Vice-presidentes, Administradora, e demais intervenientes, sendo de destacar os coordenadores dos serviços.
Docentes do IPCB são editores de número especial da Revista Frontiers

Jorge Santos, Marco Batista e Samuel Honório, docentes da ESECB-IPCB e investigadores integrados da SHERU-IPCB, foram convidados para editores de um número especial da conceituada revista “Frontiers in Psychology”.
Intitulado “Physical Exercise Related to Student’s Academic Performance”, o trabalho será publicado na secção “Movement Science and Sport Psychology”, contando ainda com Matteo Vandoni e Alexander Hodeck na equipa editorial. Esta seção publica estudos nas áreas de controlo e aprendizagem motora, psicologia do desporto e do exercício, psicologia social do movimento humano e reabilitação física.
Rede Politécnica A23: Candidatura para Microcredenciações
 
O IPCB tem abertas candidaturas para um conjunto de microcredenciações, formações breves especializadas com duração até 60 horas nas áreas de Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais, lecionadas maioritariamente em horário pós-laboral.
As formações são lecionadas no âmbito da Rede Politécnica A23 (A23 Polytechnic Network), estando previsto para o próximo ano letivo o funcionamento de cursos em Design de Interfaces, Fogo Controlado, Fogo de Supressão, Linguagens Web, Programação, Projeto de Base de Dados, Proteção e Segurança em Edifícios e Testes de Software.
Castelo Branco Moda ‘22 mostra trabalhos dos alunos da ESART-IPCB

O desfile Castelo Branco Moda ’22 decorre no dia 24 de junho, pelas 21:00 horas, e tem como principal objetivo divulgar o Bordado de Castelo Branco e os trabalhos dos finalistas da licenciatura em Design de Moda e Têxtil e dos estudantes do mestrado em Design do Vestuário e Têxtil da ESART-IPCB.
Durante o ano letivo, os alunos trabalham para este evento cumprindo todas as etapas necessárias à realização de um projeto em design de moda, que se inicia com a definição de um conceito, seguindo-se o desenvolvimento criativo da coleção e finalizando com a modelagem e confeção das peças de vestuário.
EIMAD 2022 – 8.º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design
 
O EIMAD 2022 – 8.º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design tem lugar de 7 a 9 de julho na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.
Mantendo a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do design, da música, das artes e suas intersecções, adota, este ano, um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente. Nesta edição participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento do EIMAD a nível internacional. 
Docentes do IPCB participam em ação de formação/ capacitação em Diálogo Social
 
Promovida no âmbito do projeto FORESEE, no qual o IPCB é entidade parceira, a ação de formação/ capacitação em Diálogo Social foi realizada em junho na Escola Superior de Educação do IPCB e contou com a participação de Regina Viera, Marco Domingues e Maria João Moreira, docentes da ESECB-IPCB e membros da Unidade de Investigação AGE.COMM.
O FORESEE é cofinanciado pela Comissão Europeia (DG Employment, Social Affairs & Inclusion, Support for social dialogue) e congrega 13 parceiros de 9 países da União Europeia, com o intuito de fomentar uma maior atratividade dos serviços sociais por via do diálogo social.
Protocolo de cooperação com a Associação de Apoio Social Quatro Corações
 
O IPCB assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Apoio Social Quatro Corações (4C), que tem por objetivo estabelecer modalidades de colaboração em diferentes domínios do interesse de ambas as entidades.
As atividades de colaboração compreendem a divulgação do evento junto da comunidade académica do IPCB, a disponibilização de espaços do IPCB e de alojamento a entidades externas, a possibilidade de estudantes do IPCB integrarem equipas de som, imagem e artes performativas e também equipas de apoio a cuidados de saúde e secretariado. Está também prevista a realização de estudos de investigação.
IPCB participa no Concurso VALORMED: Instituição MAIS Sustentável
 
O Politécnico de Castelo Branco associou-se à farmácia Grave numa iniciativa de cariz sustentável de promoção do sistema VALORMED, intitulada Concurso VALORMED: Instituição MAIS Sustentável.
A iniciativa teve por objetivo a recolha de embalagens vazias e de medicamentos fora de prazo, alertando os cidadãos em geral para a necessidade de serem devolvidos os resíduos decorrentes da utilização de medicamentos de uso humano ou medicamentos e produtos de uso veterinário e permitiu recolher 24 kg de medicamentos fora de prazo, dos 326 kg angariados no total do concurso.
Mobilidade Erasmus+ 2022/ 23
Docentes e não docentes
 
Decorre até dia 8 de julho a primeira fase de candidaturas para a realização de uma mobilidade Erasmus+ no ano letivo 2022/ 23, para pessoal docente e não-docente do Politécnico de Castelo Branco, de acordo com as regras estipuladas pelo despacho n.º 30/22 do Presidente do IPCB.
A ficha de candidatura deverá ser enviada por e-mail ao Gabinete de Relações Internacionais do IPCB, encontrando-se disponível para download em www.ipcb.pt/gri/erasmus-staff, onde podem ser consultadas informações adicionais sobre o processo de candidatura, instituições parceiras e critérios de elegibilidade. 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 23 de Junho de 2022, 11:22

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 9 de junho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 9 de junho
IPCB é vice-campeão nacional de basquetebol universitário
 
O Politécnico de Castelo Branco conquistou o 2.º lugar nos campeonatos nacionais universitários de basquetebol da FADU - Federação Académica do Desporto Universitário. A fase final da competição decorreu em Leria.
Treinada por João Rocha, docente da Escola Superior de Educação e antigo atleta profissional da modalidade com diversas presenças na seleção nacional, a equipa do IPCB integra alunos de várias escolas da instituição e beneficia de uma parceria com a Associação Basquetebol Albicastrense - ABA, que permite aos estudantes o desenvolvimento de uma carreira desportiva em simultâneo com a vertente académica.
Alunos de guitarra portuguesa gravam álbuns de estreia

Os alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB que cursem guitarra portuguesa na licenciatura em Música, bem como os recém-diplomados daquela variante de instrumento, já podem conceber e executar um trabalho musical sem quaisquer custos financeiros.
A frequentar o segundo ano, Tiago Oliveira é um dos beneficiários da iniciativa que arrancou com José Alegre, o primeiro diplomado na única licenciatura do género em Portugal.
A supervisão do projeto está a cargo de Custódio Castelo, seu promotor e docente da ESART-IPCB, que conduz a produção e as gravações na Fábrica da Criatividade.
Rede Politécnica A23: IPCB com bolsas para 80 estudantes
 
O IPCB tem disponíveis 80 bolsas no valor de 1300€ para atribuir aos estudantes que venham a frequentar CTeSP no próximo ano letivo.
As bolsas são atribuídas no âmbito da Rede Politécnica A23 e aplicam-se aos estudantes colocados nos CTeSP em Proteção Civil, Recursos Florestais, Sistemas Eletrónicos e Computadores e em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação (a funcionar no Fundão, em parceria com a empresa Softinsa).
As estudantes do sexo feminino poderão ainda receber um prémio de mérito no montante de 650 €, atribuído às diplomadas com melhor classificação na conclusão do curso.
Conversas Digitais sobre Envelhecimento: Conferência "Estudo DO-HEALTH"

A nona conferência das "Conversas Digitais sobre Envelhecimento" tem lugar no dia 15 de junho, pelas 18:00 horas, e vai abordar o tema “Estudo DO-HEALTH – Notas sobre envelhecimento em Portugal e oportunidades de intervenção”.
O evento conta com a intervenção de José António Pereira da Silva, Professor Catedrático de Reumatologia na Universidade de Coimbra e doutorado pela Universidade de Londres.
Dinamizado pela Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB, este ciclo de conferências aborda temas relacionados com as várias dimensões do envelhecimento.
PercuArt 2022: III Festival de Percussão da ESART-IPCB
 
A terceira edição do PercuArt, Festival de Percussão promovido pela ESART-IPCB, decorre de 28 de junho a 1 de julho, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.
A iniciativa inclui workshops com Vanessa Porter, Adélaïde Ferrière e Marianna Bednarska, que apresentam também o recital “Emancipação das mulheres na percussão”, o concerto “Música Portuguesa para Percussão”, pelo Grupo de Percussão da ESART, com a colaboração (em tertúlia) dos compositores Luís Tinoco, Igor Silva & Carlos Azevedo e ainda recitais dos estudantes Francisco Cunha, Rui Pereira e J. Gabriel Teixeira.
Docentes do IPCB no CTC do Observatório do Turismo Sustentável do Centro

Na sequência da criação do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, a Turismo Centro de Portugal convidou os docentes do IPCB George Ramos e Luís Quinta-Nova para integrarem o respetivo Conselho Técnico-Científico, constituído por investigadores em áreas relevantes para o desenvolvimento sustentável do turismo, pertencentes a instituições de ensino superior da região centro.
O OTSCP pretende agregar dados necessários à monitorização da atividade turística do centro de Portugal, contribuindo para tomadas de decisão baseadas no conhecimento adequado e atempado das realidades do turismo.
ESTCB-IPCB demonstra detetor de quedas para a comunidade sénior da SCMCB
 
A UCCI da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco recebeu o Projeto “Zelar@CB/ Nyon”, desenvolvido por Cassandra Jesus, aluna da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da ESTCB-IPCB, com orientação do docente Doutor Rogério Dionísio, e co-orientadação de Ana Rafaela Rosa, aluna do mestrado em Gerontologia Social.
O projeto pretende monitorar as quedas dos idosos (dentro e fora da habitação) e alertar familiares, cuidadores formais e informais logo que a queda ocorra. Os alertas são enviados através de mensagens SMS ou por email, para uma lista de contactos pré-definida.
Projeto “Beira Baixa & CO(m) VID(a)” atinge 1000 amostras recolhidas

A ESALD-IPCB atingiu as 1000 amostras recolhidas no âmbito do Projeto “Beira Baixa & CO(m) VID(a)”, estudo que tem como objetivo a avaliação da imunidade da população da Beira Baixa ao SARS-CoV-2.
Os resultados preliminares demonstraram uma seroprevalência de 86,9%, com 47,5% dos indivíduos a apresentarem um grau de imunidade consideravelmente elevado.
A recolha de amostras continua a decorrer na ESALD-IPCB e junto da comunidade da Beira Baixa. Os interessados em participar devem agendar a sua inscrição através do número 272340560 ou do e-mail bbcomvida@ipcb.pt.
Vasco Soares é editor convidado da revista Applied Sciences
 
Vasco Soares, docente da ESTCB-IPCB e investigador do Instituto de Telecomunicações, é editor convidado de um número especial na revista científica internacional Applied Sciences dedicado ao tema “Wireless Sensor Networks in Smart Environments — 2nd Volume”. A equipa de editores inclui o Prof. Dr. Juan Francisco de Paz Santana e o Dr. Gabriel Villarrubia González da Universidad de Salamanca, Espanha.
Esta edição especial procura novas investigações e estudos de casos baseados em redes de sensores sem fios e técnicas de fusão de informação que utilizem informação de múltiplos sensores para a tomada de decisões.
Mariana Vieira é finalista em concurso de música na Áustria

Mariana Vieira, compositora e docente da ESART-IPCB é uma das 16 finalistas do concurso Young Lion*ess of Acousmatic Music, que elege os quatro melhores compositores de música acusmática abaixo dos 30 anos.
A docente do IPCB foi selecionada de entre 100 participantes por um júri oriundo de quatro países: Alla Zahaikevych (Ucrânia), Annette Vande Gorne (Bélgica), Jaime Reis (Portugal), Volkmar Klien (Áustria). Apesar de as obras serem apresentadas de forma anónima, os jurados estão impedidos de votar em peças que sejam de compositores dos seus países ou cuja obra reconheçam no momento da avaliação.
Maria Margarida Ribeiro é key-note speaker em congresso sobre stevia
 
Maria Margarida Ribeiro, docente da ESACB-IPCB e investigadora no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia e no Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade do IPCB, foi convidada para fazer uma palestra como key-note speaker no congresso internacional “10th World Convention on Stevia – Stevia Tasteful 2022”.
A comunicação da docente teve como tema a stevia, uma planta que pode substituir o açúcar de forma mais saudável. Foram estudados genótipos, alguns dos quais com altos teores de substâncias que podem permitir a produção eficaz de edulcorantes.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 9 de Junho de 2022, 11:47

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 26 de maio

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 26 de maio
Cursos profissionais ou artísticos: IPCB com vagas para ingresso direto em 24 licenciaturas
 
Os estudantes dos cursos profissionais e artísticos têm uma vez mais a possibilidade de se candidatar diretamente às licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco, estando disponíveis 114 vagas, distribuídas por 24 licenciaturas, no âmbito do concurso especial de acesso ao ensino superior existente para o efeito.
O processo de candidatura decorre em duas fases: a inscrição em provas, a realizar entre 30 de maio e 1 de julho em www.provascentro.pt, e a candidatura online ao ensino superior, a realizar no site da Direcção Geral do Ensino Superior (em datas a anunciar).
As provas a realizar e as licenciaturas em que os candidatos podem ingressar dependem da área CNAEF do curso profissional/ artístico de origem e da licenciatura pretendida, podendo esta correspondência ser consultada de forma automática no portal de inscrição nas provas. 
Spinoff do IPCB ganha contrato da Agência Espacial Europeia

A Allbesmart vai integrar o consórcio europeu que ganhou recentemente um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA) para o desenvolvimento de tecnologia de comunicações 5G para satélites de baixa altitude.
A empresa vai trabalhar com o centro de investigação alemão Fraunhofer no desenvolvimento do software que gere a transferência da ligação de dados entre satélites (“handover”).
A Allbesmart é uma empresa spinoff do IPCB, fundada em 2015, e conta com 10 colaboradores, a maioria formados na Escola Superior de Tecnologia do IPCB.
Estudantes e docentes visitam laboratórios e UIDs do Politécnico de Coimbra
 
Um grupo de estudantes e docentes do IPCB visitou os laboratórios e unidades de investigação e desenvolvimento do Politécnico de Coimbra, num dia que incluiu passagem pelo Instituto de Investigação Aplicada e pela INOPOL - Academia de Empreendedorismo.
A iniciativa teve como objetivo a análise de futuras possibilidades de cooperação, a promoção de uma cultura de inovação e a partilha de boas práticas de co-criação, de desenvolvimento de projetos e empreendedorismo.
A visita foi organizada no âmbito do “Link Me Up - 1000 ideias: Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo".
Apresentação da Residência Artística do Coro Geral da ESART-IPCB

O Coro Geral da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB realiza a apresentação da sua Residência Artística no dia 27 de maio, a partir das 16:00 horas, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco. O espetáculo tem Direcção do Maestro Miguel Fernandes.
Barbershop é um género musical a capella, caracterizado por um acorde consonante a 4 vozes numa estrutura predominantemente homofónica. Cada uma das 4 vozes tem o seu papel bem definido: o lead canta a melodia, o tenor harmoniza acima da melodia principal, o bass canta as notas mais graves da harmonia, e o baritone completa o acorde.
Concerto da Orquestra Sinfónica da ESART-IPCB
 
A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB regressa ao palco no dia 27 de maio, pelas 21:30 horas, com um concerto no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.
O espetáculo tem direção musical do Maestro Maximino Zumalave, sendo o culminar do 3.º estágio realizado pela Orquestra no presente ano letivo. Os estudantes do Politécnico de Castelo Branco irão interpretar um reportório que inclui as obras "Ouverture Le Carnaval romain”, de Berlioz, “Suite do ballet Estancia “, de Ginastera e a "Sinfonia n.º 6", de Tchaikovsky.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Diplomado em Engenharia Informática publica em revista científica

Rafael Souza Cotrim, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “Desenvolvimento, Simulação e Validação de Protocolos MAC para Redes de Sensores Sem Fios” na Revista Brasileira de Computação Aplicada.
O trabalho resulta do projeto de fim de curso, orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, e teve por objetivo descrever o processo de implementação, teste e avaliação de protocolos MAC para redes de sensores sem fios no simulador OMNeT++. 
O artigo está disponível na Internet, podendo ser consultado de forma gratuita.
Promoção da Parentalidade Positiva e Impactos nos Comportamentos dos Jovens
 
O Seminário “Promoção da Parentalidade Positiva e Impactos nos Comportamentos dos Jovens” teve como objetivo promover um maior envolvimento parental no percurso escolar dos alunos, tendo sido organizado no âmbito do Projeto de Estágio Pré-Profissional que está a ser realizado no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano por Mónica Góis, estudante da licenciatura em Serviço Social do IPCB.
A iniciativa teve como público-alvo os encarregados de educação dos alunos do 9.º e 10.º ano e toda a comunidade escolar da Escola Secundária Amato Lusitano e da Escola Superior de Educação do IPCB.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 26 de Maio de 2022, 09:58

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 12 de maio

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 12 de maio
IPCB presente no Fórum Internacional da Guiné-Bissau – A Força do Poder Local
 
O Politécnico de Castelo Branco marcou presença no Fórum Internacional da Guiné-Bissau – A Força do Poder Local, organizado pela Câmara Municipal de Bissau com o objetivo de promover iniciativas económicas, de inovação, de cultura, de turismo, educação, saúde, novas tecnologias e do reforço do processo democrático como instrumento de desenvolvimento e de luta contra a pobreza.
A iniciativa contou com a presença de membros de governo, autarcas e diplomatas. A comitiva portuguesa foi recebida pelo Presidente da República e pelo Primeiro Ministro da Guiné-Bissau e incluiu, para além do Presidente do IPCB, representantes do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, da Escola Profissional do Fundão, das autarquias de Castelo Branco, Braga, Fundão, Lisboa e Oeiras e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Clara Aidos é uma das vencedoras do programa de bolsas da Huawei

Clara Aidos, estudante da licenciatura em Engenharia Informática da ESTCB-IPCB foi uma das primeiras 50 vencedoras do programa de bolsas da Huawei, atribuídas a estudantes do ensino superior das áreas da engenharia e tecnologia, escolhidos pelo seu desempenho entre as mais de 3000 candidaturas recebidas de todo o território nacional.
A cerimónia contou com a presença CEO da Huawei Portugal, Tony Li, que congratulou os bolseiros: "Este programa de bolsas universitárias é uma oportunidade única para quem quer investir no seu futuro, e os estudantes aqui reconhecidos serão os líderes de amanhã".
Rede Politécnica A23 já está online e inicia formações em 2022/ 23
 
A Rede Politécnica A23 visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais. Liderado pelo Politécnico de Castelo Branco, este consórcio integra os Politécnicos da Guarda e de Tomar.
Os estudantes beneficiam de bolsas de apoio e incentivo e bolsas de mérito, cujo montante varia de acordo com a tipologia da formação, número de cursos frequentados (no caso das Micro-Credenciações) e ainda prémios de mérito para incentivo ao ingresso de estudantes do sexo feminino nas áreas STEAM.
IX Seminário do Mestrado em Gerontologia Social: “Realidade (s) do pensar e do agir”

O IX Seminário do Mestrado em Gerontologia Social - “Realidade (s) do pensar e do agir”, tem como objetivos partilhar e atualizar conhecimentos no âmbito do envelhecimento, a partir de novos contributos da teoria, investigação e prática, assim como divulgar a investigação que se tem vindo a realizar no âmbito do mestrado e o seu contributo para a intervenção no domínio da Gerontologia Social.  
A iniciativa tem organização da Comissão Científica do Mestrado em Gerontologia Social do IPCB/ ESE-ESALD e decorre no dia 24 de maio, com início pelas 14:00 horas, podendo ser acompanhada presencialmente ou online. 
Encontro “DigiPROF – Formação de Professores para a área do digital”
 
O DigiPROF realiza-se a 25 de maio, na ESECB-IPCB, numa organização do Centro de Competência TIC do IPCB, com a colaboração da Direção-Geral da Educação. A sessão de abertura contará com a presença do Diretor Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso.
Este encontro pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão em torno de questões relativas à formação de professores para a área do digital, com foco nas estratégias para o desenvolvimento de competências digitais de futuros professores e no intercâmbio de ideias e experiências inovadoras na formação contínua e inicial de professores, na área do digital. 
Estudantes de Música selecionados para orquestras nacionais e internacionais

Os estudantes da licenciatura em Música da ESART-IPCB foram selecionados para integrar diversas orquestras nacionais e internacionais, num claro sinal de reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito do curso.
A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa vai contar com os estudantes de Violoncelo Carolina Pereira, Carolina Correia, Catarina Putzger e Simão Lamego e ainda com João Gouveia (Trompete). Catarina Putzger integra também a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, com Diogo Silva (Fagote) e Sara Castro (Violino). Óscar Lucas (Trompete) foi selecionado para a Jovem Orquestra Portuguesa.
Seminário "A autópsia em tempos de COVID-19" na ESALD-IPCB
 
Atualmente, os vírus, bactérias, epidemias e pandemias estão cada vez mais presentes na atividade laboratorial. A técnica de autópsia não está isenta destes problemas.
Realizado na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, o seminário "A autópsia em tempos COVID-19" teve como objetivo demonstrar as adaptações da técnica de autópsia em contexto médico-legal, dando a conhecer a realidade da sua realização em tempos de COVID-19.
A tanatologia e as ciências forenses são áreas de grande interesse entre a comunidade estudantil da ESALD-IPCB, tal como demonstrado pela grande afluência a este evento. 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 12 de Maio de 2022, 15:48

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 28 de abril

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 28 de abril
Inscrição nas provas Maiores de 23 anos
 
Decorre até dia 24 de junho a inscrição nas provas para acesso a licenciaturas e CTeSP do IPCB no âmbito do concurso especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos.
O processo de candidatura decorre em duas fases distintas: A inscrição nas provas M23, até 24 de junho, e a candidatura aos concursos especiais para frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, que tem início previsto para o mês de julho. Podem candidatar-se todos os maiores de 23 anos, obrigatoriamente realizados até 31 de dezembro de 2021, independentemente das habilitações académicas de que são titulares.
Ação de Formação “Ser Profissional no Futebol Amador”

A Escola Superior de Educação do IPCB foi o palco escolhido para mais uma edição da ação de formação “Ser Profissional no Futebol Amador”, organizada pela Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo, em pareceria com a Associação de Futebol Castelo Branco e a colaboração do IPCB.
A iniciativa contou com a presença de 62 treinadores do distrito de Castelo Branco e ainda alguns técnicos do Alentejo, proporcionando um excelente momento de aprendizagem com grandes referências da área do treino, do distrito e do país, e foi também um momento de confraternização entre todos os presentes.
Politécnico de Castelo Branco presente na Qualifica 2022
 
O Politécnico de Castelo Branco marcou presença na Qualifica 2022 – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu na Exponor – Porto entre os dias 20 e 23 de abril. O espaço de divulgação do IPCB disponibilizou aos visitantes informação sobre a oferta formativa da instituição, as condições de ensino-aprendizagem nas escolas e a qualidade de vida proporcionada aos estudantes.
Trata-se de um dos maiores e mais importantes eventos nacionais na área da educação e formação, que voltou a abrir portas em 2022 após dois anos de interrupção devido à pandemia por COVID-19.
ESALD-IPCB assinala o Dia Internacional de Ciências Biomédicas

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB realiza no dia 29 de abril, pelas 14:00 horas, no anfiteatro B da Escola Superior de Tecnologia, o seminário "A autópsia em tempos COVID-19”, iniciativa que decorre no âmbito das comemorações do Dia Internacional de Ciências Biomédicas Laboratoriais, definido pela International Federation of Biomedical Laboratory Science (IFBLS).
Este dia tem como objetivo promover o papel dos profissionais das diferentes áreas das Ciências Biomédicas Laboratoriais, dando a conhecer as adaptações da técnica de autópsia médico-legal durante a pandemia de Covid-19.
Licenciatura em Fisiologia Clínica assinala o Dia Mundial da Asma
 
Para assinalar o Dia Mundial da Asma, que se comemora a 3 de maio de 2022, os alunos do 2.º e 4.º anos da licenciatura em Fisiologia Clínica vão fazer um rastreio gratuito à asma brônquica à população das escolas do IPCB.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a doença e as suas complicações e decorre no dia 4 de maio, entre as 10:00 e as 16:00 horas, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, com recurso ao equipamento de função respiratória existente na escola. As marcações deverão ser efetuadas telefonicamente, através do número 272340560.
Alunos de Engenharia Informática publicam em revista científica internacional

Luís Santos e Tiago Costa, alunos da licenciatura em Engenharia Informática da ESTCB-IPCB, publicaram o artigo “Performance Assessment of ESP8266 Wireless Mesh Networks” na revista científica internacional Information.
O trabalho resulta do projeto de fim de curso dos estudantes, orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, e apresenta uma testbed de uma rede sem fios em malha baseada em dispositivos ESP8266 e na biblioteca painlessMesh. Analisa a viabilidade e eficácia da solução e avalia o desempenho da rede com diferentes números de nós e volumes de tráfego usando transmissão unicast. 
David Falcão publica 3.ª edição do livro Lições de Direito do Consumo
 
A 3.ª edição do livro “Lições de Direito do Consumo”, da autoria do docente da ESGIN-IPCB David Falcão, será publicada em maio e procede a um reajuste do texto, da bibliografia e da jurisprudência, em virtude da entrada em vigor de um conjunto de alterações à legislação de Direito do Consumo, tais como a Lei 84/2021, de 18 de outubro (Nova Lei das Garantias) e o Decreto-lei 109-G/2021, de 10 de dezembro (que entra em vigor em final de maio).
David Falcão é Professor Coordenador da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB e Professor Convidado da Universidade da Beira Interior.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 28 de Abril de 2022, 14:11

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 14 de abril

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 14 de abril
António Fernandes eleito Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco
 
O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco elegeu António Fernandes como o próximo Presidente da Instituição, com 19 votos a favor e 1 voto em branco. O novo mandato tem duração de 4 anos, estendendo-se até 2026.
A votação foi antecedida de uma audição pública do candidato à eleição para Presidente do IPCB, onde António Fernandes apresentou o seu Programa de Ação e respondeu a questões colocadas pelos Conselheiros neste âmbito. 
O candidato a Presidente do IPCB apresentou um Programa organizado em cinco eixos estratégicos – Ensino e Formação; Investigação, Desenvolvimento e Inovação; Comunidade; Governança Responsável; e Instalações –, aos quais fez corresponder um conjunto de linhas de ação e medidas a implementar para a sua concretização.
Licenciatura em Música: Concurso Local de Acesso ao Ensino Superior

A primeira fase de inscrições no Concurso Local de Acesso ao Ensino Superior para ingresso na licenciatura em Música do IPCB decorre até dia 9 de maio, estando prevista a realização das provas entre os dias 14 e 22 maio.
Os domínios sobre os quais incidem as provas e os critérios de avaliação a adotar para o ano letivo 2022/ 2023 estão disponíveis para consulta na página do IPCB na Internet.
Lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, a licenciatura em Música tem 4 variantes: Canto; Formação Musical, Direção Coral e Instrumental; Instrumento e Música Eletrónica e Produção Musical.
Politécnico de Castelo Branco reforça acordos de cooperação internacional
 
O IPCB assinou um acordo de cooperação com o Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro e reforçou os acordos de cooperação bilateral que possui com 15 Institutos Federais de Educação do Brasil, no seguimento da participação no I Seminário Luso Brasileiro do Ensino Superior.
O evento contou com a presença de dirigentes, professores e coordenadores das Relações Internacionais de instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras, tendo resultado no fortalecimento das redes de cooperação entre instituições portuguesas e brasileiras, centrando-se numa estratégia de reforço da cooperação internacional entre os dois países.
Click Me Up: Dinamização de Ecossistemas de Empreendedorismo

O ciclo de workshops “Click Me Up” inclui 3 ações de capacitação para o empreendedorismo e co-criação de inovação dirigidas a estudantes e docentes do IPCB e comunidade em geral: Geração de ideias, Aceleração de Ideias e Fazer Acontecer. 
Esta iniciativa insere-se no âmbito do Link Me Up – 1000 ideias, projeto nacional que agrega 13 instituições de ensino superior politécnico, entre elas o IPCB, com o objetivo de promover o espírito empresarial através da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras.  
SCA2022: IPCB organiza conferência Internacional sobre Smart Cities

O IPCB é o anfitrião da sétima edição da Conferência Internacional sobre Smart City Applications – SCA2022, que se realiza de 19 a 21 de outubro na ESTCB-IPCB, organizada em parceria com a Associação Mediterrânica de Ciências e Desenvolvimento Sustentável.
Para Rogério Dionísio, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e presidente da SCA2022, o evento visa reunir investigadores, cientistas e engenheiros que apresentem resultados experimentais ou teóricos sobre projetos inovadores e casos de uso, evidenciando as tendências atuais na área das cidades inteligentes. 
Licenciatura em Música - variante de Instrumento: Aulas Abertas em abril
 
A Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB promove durante o mês de abril a edição de 2022 das “Aulas Abertas”, destinadas aos candidatos à variante de Instrumento da licenciatura em Música.
A iniciativa tem como objetivo possibilitar o contacto entre os futuros estudantes e os docentes das Classes de Instrumento, assim como dar a conhecer a escola e a forma como diariamente trabalham as suas turmas e alunos.
A participação nas Aulas Abertas é gratuita, mas com vagas limitadas e inscrição obrigatória, a realizar através do link disponível na página do IPCB na Internet. 
Aluno de Engenharia Informática do IPCB publica em revista científica internacional

Vítor Aleluia, aluno da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “Livestock Monitoring: Approaches, Challenges and Opportunities” no Journal of Engineering and Advanced Technology.
O trabalho resulta do projeto de fim de curso do estudante, orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira e apresenta abordagens e tecnologias para a identificação de gado, monitorização de sinais vitais e rastreio de localização: Introduz os conceitos relacionados, fornece uma análise das soluções existentes, apresenta os principais desafios no campo e discute tendências recentes.
Politécnico de Castelo Branco presente na “Semana da inFORMAÇÃO"
 
O IPCB esteve presente na “Semana da inFORMAÇÃO”, organizada em parceria o Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco e o Politécnico de Portalegre.
Dedicada aos formandos e formadores do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, a iniciativa teve como objetivo dar a conhecer as instituições de ensino superior, a sua oferta formativa, as condições de ensino e opções para prosseguimento de estudos, através de sessões de apresentação, uma ação de capacitação para formadores e técnicos e a exposição de trabalhos dos formandos do IEFP e dos politécnicos parceiros.
Parceiros do projeto Erasmus+ CT4SilverCaregivers reúnem no IPCB

A ESECB-IPCB foi o palco da terceira reunião do projeto Erasmus+ CT4SilverCaregivers, que tem como objetivo promover a empregabilidade e a mobilidade de trabalhadores que irão desenvolver competências pessoais, profissionais e sociais através da criação conjunta de um currículo e módulos em envelhecimento ativo e com saúde, no âmbito do Quadro Europeu de Qualificações. 
A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais representa o IPCB neste projeto, que é coordenado pela Diputación de Zamora e é formado por um consórcio de sete parceiros de 6 países europeus.
III Jornadas Técnicas das Prunóideas – A consolidação da rede goPrunus
 
As III Jornadas Técnicas das Prunóideas juntaram investigadores, governação pública local e regional, associações de produtores e produtores para discutir as mais recentes inovações em técnicas de condução, cobertura, proteção e tecnologia associadas à produção de cerejas e pêssegos.
A iniciativa contou com a apresentação de publicações sobre resultados da investigação realizada no âmbito das Prunóideas, onde esteve envolvida uma vasta equipa da Escola Superior Agrária do IPCB. As publicações têm a coordenação da docente da ESACB-IPCB Maria Paula Simões.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 14 de Abril de 2022, 12:05

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 31 de março

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 31 de março
Politécnico de Castelo Branco presente na Futurália 2022
 
O Politécnico de Castelo Branco está presente na Futurália 2022, que decorre na FIL – Lisboa de 30 de março a 2 de abril. A representação do IPCB inclui a presença de estudantes de todas as suas escolas superiores, para além da equipa de comunicação da instituição.
A presença nos maiores eventos nacionais na área da educação e formação dá continuidade à estratégia institucional de divulgação e comunicação e constitui-se como uma oportunidade para dar a conhecer a oferta formativa do IPCB, as condições de ensino-aprendizagem oferecidas pela instituição, assim como a elevada qualidade de vida proporcionada pela cidade de Castelo Branco e vila da Idanha-a-Nova.
ESECB-IPCB com nova formação de professores em matemática e ciências

O novo mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco pretende responder a necessidades do sistema público de ensino, dando resposta às expectativas dos estudantes, em particular do interior do país onde até agora não existia esta oferta formativa.
O novo curso decorre da iniciativa da ESECB-IPCB e é sustentado pelos resultados do “Estudo de Diagnóstico de Necessidades Docentes de 2021 a 2030” editado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
José Metrôlho é o novo Professor Coordenador do IPCB
 
José Carlos Metrôlho, docente da Escola Superior de Tecnologia, é o novo Professor Coordenador do IPCB na área das Ciências Informáticas, carreira a que acede após a conclusão de concurso documental interno de promoção.
O Presidente do IPCB felicita o novo Professor Coordenador, que tem desenvolvido uma carreira académica e profissional de elevada relevância, contribuindo de forma ativa para a concretização da missão e objetivos do IPCB. António Fernandes acrescenta que em todo o processo foram observados critérios de razoabilidade e de distribuição equitativa de vagas nas diferentes áreas disciplinares da instituição.
Newsletter da UNESCO destaca trabalho desenvolvido no CTeC - IPCB

O trabalho desenvolvido no Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura do IPCB foi notícia na Newsletter da Comissão Nacional da UNESCO dedicada às Redes da UNESCO em Portugal.
O CTeC-IPCB desenvolve três grandes valências: a investigação de tradições, particularmente portuguesas, a interpretação dessas tradições do ponto de vista científico e, não menos importante, a construção de materiais educativos e a sua divulgação, nos mais diversos contextos, de forma a promover a cultura enquanto riqueza a preservar. O CTeC contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente para o 4.º - Educação de qualidade.  
CPAES-M23: A alternativa à prova escrita do concurso Maiores de 23 anos
 
A realização da prova escrita é uma das componentes que mais preocupa os interessados em ingressar no ensino superior através do concurso Maiores de 23 anos. No entanto, existe uma alternativa à realização desta prova, o Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior M23.
O CPAES-M23 é uma formação pós-laboral, de estudo acompanhado, com a duração de 24 horas. A sua aprovação dispensa a realização da prova escrita Maiores de 23 anos. Para o presente ano letivo, o IPCB tem previsto o funcionamento dos módulos de Biologia, Matemática, Noções de Economia e Introdução à Programação e Sistemas Computacionais. 
Equipa de Futebol do IPCB participa na 2.ª Fase do Campeonato Nacional Universitário
 
A equipa de futebol de 11 do IPCB participou na 2.ª fase dos Campeonatos Nacionais Universitários da FADU Portugal, onde conseguiu 2 vitórias e 1 derrota, nos 3 jogos realizados.
Os atletas do IPCB venceram os jogos frente à Universidade de Aveiro (1-0) e frente à Universidade do Minho (2-1), consentindo uma derrota frente ao Politécnico de Viseu (0-2).  
Para Rui Paulo, coordenador do desporto do IPCB, a equipa demonstrou um bom nível competitivo e evidenciou bastante qualidade, culminando em exibições e resultados que dignificam a instituição e o emblema que os estudantes representam. 
Estruturas estudantis do IPCB realizaram o evento “Conhecer Idanha”
 
As estruturas estudantis do IPCB realizaram o evento “Conhecer Idanha”, iniciativa académica de convívio que incluiu a atuação musical de Rodrigo Lourenço, um encontro de tunas, visitas turísticas pela vila, atividades desportivas radicais, uma noite de serenatas e um sunset!
Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer Idanha-a-Nova, anfitriã deste evento e vila onde se localiza a ESGIN-IPCB, enriquecendo a sua experiência académica através do convívio entre alunos das seis escolas, aproximando assim as diferentes realidades vividas no IPCB. O evento teve apoio do Politécnico de Castelo Branco e da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. 
Daniel Raposo edita livro sobre "Design, Comunicação Visual e Branding"
 
Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, editou o livro “Design, Visual Communication and Branding”, publicado pela Cambridge Scholars Publishing.
O livro debruça-se sobre as dimensões do branding, da comunicação visual e do design face aos desafios de comunicação impostos pela globalização e pelos mercados digitais, mas também de outras formas e possibilidades tecnológicas. Discutem-se casos concretos e mudanças potenciadas pela comunicação digital ao nível do branding, nomeadamente no design, nos media, nas linguagens de comunicação, na relação com os públicos, entre outros.
Margarida Ribeiro orienta tese de doutoramento sobre alterações climáticas
 
O impacto das alterações climáticas em espécies Mediterrânicas é o titulo do trabalho de doutoramento de Isabel Passos, doutoranda do CERNAS-IPCB que irá ser orientada por Maria Margarida Ribeiro, docente da ESACB-IPCB.
O trabalho irá prever, a partir de modelos espaciais de base ecológica e diferentes cenários futuros, as alterações expetáveis na distribuição das espécies nos próximos 4 anos, sendo o Carvalho-negral a primeira espécie a ser estudada. A recuperação do ecossistema desta espécie irá potenciar a sua resiliência, mitigar o impacto do aquecimento global e aumentar a capacidade de absorção do CO2 atmosférico.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 31 de Março de 2022, 12:06

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de março

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de março
IPCB estreia INOVC+ com sessão de networking
 
Sondar as necessidades tecnológicas com vista a reforçar a competitividade do tecido empresarial, facilitando a criação de produtos com maior valor acrescentado e capacidade de exportação, foi o objetivo do evento “Valorização da Transferência da I&D+I: o Papel do IPCB na Região”, realizada no auditório dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB.
A sessão de sensibilização e networking, enquadrada no INOVC+ –  Ecossistema  de Inovação Inteligente da Região Centro e que serviu também de apresentação do projeto, contou com a colaboração de empresas nacionais e internacionais, bem como de centros de interface tecnológica e de outras instituições de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I).
Politécnico de Castelo Branco integra missão de divulgação no Brasil

O Politécnico de Castelo Branco integra uma missão do CCISP  - Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos para divulgação dos politécnicos portugueses no Brasil.
A iniciativa é financiada no âmbito do projeto PPIN e inclui ações de divulgação em escolas secundárias e a participação no Salão do Estudante, feira de formação vocacional realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
A presença no Brasil incluiu uma receção no Consulado Geral do Rio de Janeiro e uma reunião entre os politécnicos presentes e a REARI-RJ, - Rede das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro.
Sessão “Comissão de Ética do IPCB e submissão de projetos” 
 
A Comissão de Ética do IPCB (CE-IPCB) realizou a sessão “Comissão de Ética do IPCB e submissão de projetos”, iniciativa que teve como objetivo ajudar a comunidade académica/ investigadores na clarificação de dúvidas sobre a avaliação ética dos projetos de investigação e o papel da Comissão de Ética.
Na sessão foram proferidas 3 palestras pelos membros da Comissão: "Ética na Investigação e o Papel da Comissão de Ética", "Atividade da CE-IPCB 2019/2021" e "Submissão de projetos à CE-IPCB", às quais se seguiu um debate. O conteúdo das comunicações será disponibilizado em breve no sítio da internet da CE-IPCB.
9.ª edição da Feira do Emprego e do Empreendedorismo na ESGIN-IPCB
 
A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB realiza a 24 de março a IX Feira do Emprego e do Empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa dirigida aos estudantes, em particular aos jovens empreendedores que em breve pretendam estar no mercado de trabalho, mas também à população que se encontra em situação de desemprego.
Subordinado ao tema “Tendências e Desafios do Mercado de Trabalho”, o evento volta a apostar na aproximação da academia às empresas e instituições da região e inclui dois painéis de discussão/ reflexão sobre temas emergentes do mercado de trabalho.
III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais
 
O III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais realiza-se a 24 a 25 de março na Escola Superior Agrária do IPCB, seguido de um Encontro de Produtores, no dia 26, com visitas a empresas do setor. A iniciativa tem organização da Associação Portuguesa de Horticultura, em colaboração com a ESACB e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.
Várias dezenas de investigadores vão apresentar trabalhos científicos sobre inovação, uso terapêutico e medicinal das plantas aromáticas e medicinais (PAM) e outras aplicações desta flora tão diversificada e extremamente rica que existe em todo o país.
Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias assinala o Dia Nacional do Dador de Sangue
 
A ESALD-IPCB assinala no dia 29 de março o “Dia Nacional do Dador de Sangue”, iniciativa promovida pela licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), com colaboração da Secção de CBL da AEESALD.
O evento tem como objetivo agradecer a todos os dadores de sangue e reconhecer a sua importância e contributo em salvar vidas. Inclui no programa uma recolha de Sangue pelo IPST, uma ação de determinação laboratorial do grupo sanguíneo e a palestra "Curiosidades dos Grupos Sanguíneos", com o orador António Aleixo Martins, Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica nos CHUC e docente na ESALD.
Exposição “Território, Identidade e Valor Local na Coleção DESIGNESART”
 
“Território, Identidade e Valor Local na Coleção DESIGNESART” é o nome da exposição patente ao público na Fábrica da Criatividade, composta por trabalhos realizados entre 2019 e 2020 por docentes e estudantes do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da ESART-IPCB.
A coleção espelha uma atmosfera de aprendizagem em ambiente de partilha, representada por dezanove objetos que cruzam as técnicas tradicionais com as tecnologias emergentes. Estes aportam novas soluções, as quais suportam e refletem uma nova reconfiguração das ações e dos usos desenvolvidos pelas práticas locais
Futsal Masculino do IPCB participa na segunda jornada concentrada da FADU

A equipa de futsal masculina do IPCB participou na 2.ª jornada concentrada dos Campeonatos Nacionais Universitários da FADU Portugal, tendo vencido os jogos frente ao Instituto Politécnico de Santarém (12 - 0) e Instituto Politécnico de Beja (3 - 2), terminando a participação no Grupo Sul de apuramento da competição com uma derrota frente à Universidade de Évora (4 - 5).  
Para Rui Paulo, coordenador do desporto do Politécnico de Castelo Branco, a equipa demonstrou um excelente empenho e evidenciou bastante qualidade, conseguindo exibições e resultados que dignificam a instituição e o emblema que representam. 
Alunos de Engenharia Informática do IPCB publicam em revista científica internacional
 
Alícia Luís e Gonçalo Martins, alunos do 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicaram o artigo “Smart Lockers: Approaches, Challenges and Opportunities” na revista científica internacional International Journal of Engineering and Advanced Technology.
Orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, o trabalho resulta do projeto de fim de curso e centra-se nos benefícios dos cacifos inteligentes e no seu potencial contributo no problema da última milha. Introduz os conceitos relacionados, categoriza as soluções existentes e identifica as semelhanças e diferenças.
Vasco Soares e João Caldeira publicam em revista científica internacional

O artigo científico “Computational Simulation of an Agricultural Robotic Rover for Weed Control and Fallen Fruit Collection - Algorithms for Image Detection and Recognition and Systems Control, Regulation, and Command”, da autoria de João Ribeiro e Pedro D. Gaspar (UBI) e de Vasco Soares e João Caldeira (ESTCB-IPCB), foi publicado em março na revista científica internacional Electronics.
O trabalho apresenta a simulação de um rover robótico num ambiente semelhante ao de um pomar. Propõe algoritmos que controlam o rover nas tarefas de pulverização localizada e recolha de frutos caídos. 
Docente e alunos da ESART-IPCB participam em livro
 
Custódio Castelo, docente da ESART-IPCB, e os alunos Rui Poço, Bruno Chaveiro, Mariana Martins, Ricardo Silva e Luis Coelho participaram musicalmente no livro “Guitarra Portuguesa”.
A publicação da autoria de Samuel Lopes reúne pela primeira vez o resumo dos mais de 200 anos de história deste cordofone nacional, sendo acompanhada de 2 CDs com gravações de guitarradas de alguns nomes de referência nacional. Com um total de 40 temas, um dos CD conta com 20 instrumentais referentes ao século XX, e o outro, no qual o docente e os alunos da ESART-IPCB participam, inclui 20 temas de intérpretes do atual século.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 17 de Março de 2022, 11:25

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de março

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de março
IPCB e Universidade de Cabo Verde estreitam relações de cooperação
 
O Politécnico de Castelo Branco e a Universidade de Cabo Verde estreitaram a cooperação com a visita ao IPCB do Pró-reitor para a Investigação e Inovação Tecnológica, Prof. Doutor Aristides Silva, e do Diretor dos Serviços Técnicos e de Informática, Prof. Doutor Celestino Barros.
Para além das visitas à Escola Superior Agrária (ESA), à Escola Superior de Tecnologia (EST) e ao Centro de Empresas Inovadoras, foram realizadas reuniões com o Presidente e Vice-presidentes do IPCB, com o Diretor e Subdiretor da EST, com o Coordenador do Gabinete de Relações Internacionais do IPCB e com a Coordenadora dos Programas de Mobilidade.
Maria Constança Rigueiro é a nova Professora Coordenadora do IPCB
 
Maria Constança Rigueiro, docente da ESTCB, é a nova Professora Coordenadora do IPCB nas áreas de Arquitetura e Construção e Proteção do Ambiente, carreira a que acede após a conclusão de concurso documental interno de promoção.
A abertura destes concursos de promoção ao abrigo do artigo 76.º do Decreto-Lei nº 84/2019, de 28 de junho, decorre da estratégia de valorização da carreira dos professores da instituição e foi feita com base no princípio do mérito resultante da escolha entre vários candidatos e no princípio de igualdade de oportunidades de acesso aos procedimentos concursais por parte dos docentes do IPCB.
Projeto “New Sky, a new way of dressing” selecionado para a iTechStyle Showcase®

O Projeto “New Sky, a new way of dressing”, desenvolvido pelas estudantes Jéssica Marques e Maria Guerreiro no âmbito do projeto final da licenciatura em Design de Moda e Têxtil da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi selecionado para showcase de produtos do iTechStyle Showcase® - 2022, patente na Modtissimo, na Exponor - Porto.
Orientado pelas docentes Cristina Queijeiro Almeida e Cristina Patrício, o trabalho consiste na utilização de paraquedas e parapentes descartados na criação de casacos de abrigo, reutilizando não só o tecido, mas também os acessórios dos mesmos.
Basquetebol do IPCB na 2.ª fase dos Campeonatos Nacionais Universitários
 
A equipa de basquetebol do IPCB está na 2ª fase dos Campeonatos Nacionais Universitários, após 3 vitórias e 1 derrota nos 4 jogos disputados no âmbito do Grupo Sul de apuramento.
Treinados por João Rocha, docente da ESECB e antigo atleta profissional da modalidade, os Dragões da Beira venceram os jogos disputados com a Associação Académica da Universidade do Algarve (37-19), Associação Académica da Universidade da Beira Interior (45-31) e Associação Académica da Universidade de Évora (35-8), sendo derrotados no último jogo, frente à Associação Académica de Coimbra (41-38), campeã nacional em título.
Ciclo de Workshops de preparação para o Estágio Curricular
 
O ciclo de workshops “O Estágio, Antes do Estágio” tem como objetivo preparar os estudantes da ESGIN-IPCB para a realização do estágio curricular, disciplina que integra o plano de estudos de várias licenciaturas da Escola.
Organizada pelos Coordenadores de Curso da ESGIN, a iniciativa vai na sua quarta edição e integra diversos workshops de cariz prático desenhados para colocar em prática os conteúdos apreendidos ao longo das diferentes licenciaturas: Formatação do Relatório de Estágio (9 de março) Gerenciadores de Bibliografia (16 de março) e Normas da 6ª Edição da APA – Escrita Científica (23 de março).
Escola Superior Agrária com novo Especialista na área de Zootecnia

Joaquim José Neto de Carvalho, Técnico Superior da ESACB-IPCB, realizou provas públicas para atribuição do título de especialista na Área Produção Agrícola e Animal (Zootecnia).
As provas consistiram na apresentação do curriculum vitae e na apresentação subordinada ao tema "Prestação de serviço no âmbito da reprodução em bovinos de carne". Este trabalho demonstrou os resultados obtidos em 9 anos de prestação de serviço aos efetivos bovinos da Beira Interior e o seu impacto económico na região, bem como a contribuição para a melhoria da produtividade da bovinicultura de aptidão carne.
Exposição com trabalhos dos alunos de Design de Interiores
 
Os trabalhos dos alunos da licenciatura em Design de Interiores e Equipamento e do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário da ESART-IPCB estão expostos na entrada do piso principal da escola até 18 de março.
O 2.º ano da licenciatura faz-se representar com o projeto de um suporte de até quatro peças e com a conceção e produção de uma colher de pau e respetiva base. O 3.º ano concebeu um projeto de iluminação que corresponde a um candeeiro de mesa de cabeceira. Os mestrandos participam com um projeto em que realizaram composições de baixo-relevo em gesso, utilizadas para gerar padrões para revestimentos.
Alunos da ESART-IPCB com mostra fotográfica sobre artesãos albicastrenses

Os trabalhos fotográficos dos alunos da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual e do CTeSP em Comunicação Audiovisual estão na base da mostra patente ao público nos corredores dos dois pisos do bloco principal da ESART-IPCB.
O projeto individual, levado a cabo na unidade curricular de fotografia no primeiro semestre do atual ano letivo, contemplou a criação de 15 a 20 imagens sobre a atividade dos artesãos locais identificados, editadas em grupo segundo uma lógica visual de índole narrativa ou não, onde o desafio consistia em mostrar os trabalhos mais relevantes desta comunidade.
Futsal Feminino do IPCB apurado para a Segunda Jornada Concentrada da FADU
 
A equipa de futsal feminino do IPCB participou na 1.ª jornada concentrada dos Campeonatos Nacionais Universitários da FADU Portugal, onde conseguiu 1 empate, 2 vitórias e 1 derrota nos 4 jogos realizados, no âmbito do Grupo Sul de apuramento da competição. 
As atletas do IPCB empataram o primeiro jogo frente do Instituto Politécnico de Coimbra (2 - 2), venceram os jogos frente à Associação Académica de Coimbra (1 – 3) e Associação Académica da Universidade do Algarve (2 - 4), terminando a participação na primeira jornada concentrada com uma derrota frente ao Politécnico de Santarém (1 - 2).  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 3 de Março de 2022, 11:48

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de fevereiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de fevereiro
Presidente do IPCB em audiência com o Primeiro Ministro
 
O Presidente do Politécnico de Castelo Branco integrou a delegação do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) recebida no dia 10 de fevereiro em audiência com o Primeiro Ministro António Costa, no âmbito da preparação do próximo ciclo de governação.
António Fernandes teve oportunidade de apresentar a António Costa os principais resultados do IPCB nos últimos anos, tendo destacado o aumento de mais de 650 estudantes em 4 anos, o equilíbrio orçamental conseguido desde 2020 e sem qualquer reforço orçamental especifico, o Consórcio Rede Politécnica A23, as obras de requalificação de infraestruturas em curso e a notoriedade da Instituição no contexto regional, nacional e internacional, tanto ao nível da captação de estudantes, com cursos a funcionarem fora de portas, casos do Fundão e Proença-a-Nova, como no desenvolvimento de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação baseados na experiência e focados em diferentes setores de atividade.
Rede de Competências Cultivar reúne no Politécnico de Castelo Branco

A segunda reunião anual do Programa Integrado em IC&DT Cultivar decorreu na Escola Superior Agrária do IPCB. Discutir os resultados obtidos nos dois primeiros anos de funcionamento da Rede de competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar foi o propósito deste encontro, realizado em modo presencial e on-line.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do IPCB, António Fernandes, e do responsável institucional local, Paulo Fernandez, aos quais se juntaram, de forma remota, a coordenadora do mesmo, Helena Freitas, e a CEO do Cultivar, Joana Costa.
Docente do IPCB distinguido nas Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica
 
Carlos Sampaio, docente da ESGIN-IPCB, viu o seu trabalho distinguido nas XXXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica com a atribuição do Prémio de Cooperação Hispano-Portuguesa.
O galardão foi atribuído à comunicação “An assessment to the foundations of the market orientation literature within the scope of the hotel industry”, trabalho que se constitui como um estudo de revisão da literatura sobre a orientação para o mercado em empresas do sector hoteleiro, cuja autoria se reparte entre o docente do IPCB, José Manuel Hernández Mogollón, da Universidade de Extremadura, e Ricardo Gouveia Rodrigues, da Universidade da Beira Interior.
Custódio Castelo participa no “Sextas às Sete – Ciclo de Concertos Didáticos”
 
Custódio Castelo, docente da variante de Guitarra Portuguesa na licenciatura em Música da ESART-IPCB, realizou um “Workshop de Unhas” e um Concerto de Guitarra Portuguesa no âmbito da sua participação na iniciativa “Sextas às Sete – Ciclo de Concertos Didáticos”.
Dinamizada pelo Conservatório de Música de Vila do Conde, a iniciativa teve como objetivo promover o contato dos alunos com a Guitarra Portuguesa e dar a conhecer melhor este instrumento emblemático. O “Sextas às Sete” teve início no ano letivo 2015/2016, resultado de uma experiência pedagógica levada a cabo pelo Conservatório de Música de Vila do Conde.
Capgemini realiza kick off session da Tech Academy na Escola Superior de Tecnologia
 
A sessão de abertura da Tech Academy, iniciativa da Capgemini Engineering em parceria com o Politécnico de Castelo Branco, decorre nos dias 7-11 de março, na Escola Superior de Tecnologia.
A empresa aposta na criação de uma experiência profissional imersiva e realista, disponibilizando aos estudantes a oportunidade de experimentar diferentes tecnologias, trabalhar numa equipa de software e ter uma noção de como é um dia de trabalho como Software Engineer. Durante 2 semanas, os participantes vão fazer parte das equipas de projetos internacionais em setores como Health Care, Automotive e Consumer and Industrial Electronics.
Mobilidade Erasmus+ 2021/22:
Docentes e não docentes
 
Decorre até dia 20 de fevereiro a 2.ª fase de candidaturas para a realização de uma mobilidade Erasmus+ (Pessoal docente e não-docente) no ano letivo 2021/22, de acordo com as regras estipuladas no despacho n.º 78/21 do Presidente do IPCB.
Os interessados deverão enviar a candidatura para o email gri@ipcb.pt, devendo ser enviada uma ficha por cada mobilidade pretendida. O processo de seleção e seriação dos candidatos é efetuado pelo GRI, com base em critérios de elegibilidade, exclusão e seleção definidos no Regulamento de Mobilidade Erasmus Docentes e Não Docentes do IPCB.
Como prevenir a erosão hídrica nos solos em condições de clima mediterrânico

António Canatário Duarte, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, acaba de ver publicado no International Journal of Enrironmental Sciences and Natural Resources o artigo de opinião “Soil Erosion by Water and Climate Change, How Can Reaching the Sustainability in European Mediterranean Basin”, disponível na íntegra para consulta na página da revista.
Segundo o autor, a atual aleatoriedade do clima mediterrânico pode determinar anos com maiores volumes de precipitação que correspondem a um maior número de eventos erosivos, e anos mais secos com ocorrência de menos eventos erosivos, embora de potencial ampliado. 
Docentes do IPCB são editores em número especial da revista Information
 
Vasco Soares e João Caldeira, docentes da ESTCB-IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores de um número especial dedicado ao tema “Internet of Everything and Vehicular Networks”, na revista científica internacional “Information”. A equipa de editores inclui o Prof. Dr. Jaime Galán-Jiménez da Universidad de Extremadura, Cáceres, Espanha.
A Internet de Tudo (IoE, Internet of Everything) baseia-se na ideia de conectividade abrangente, inteligência, e cognição entre pessoas, processos, dados e coisas, com o objetivo de converter informação em ações para novas capacidades inteligentes e experiências melhoradas. 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 17 de Fevereiro de 2022, 14:15

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de fevereiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de fevereiro
IPCB fomenta o espírito empreendedor junto da comunidade
 
O Politécnico de Castelo Branco quer fomentar o espírito empreendedor junto da sua comunidade académica, assim como reforçar a interação com a sociedade. Neste domínio, será lançada em breve a Agenda para a Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, iniciativa materializada através de um conjunto de workshops e conferências temáticas, concursos de empreendedorismo, projetos de inovação e de co-criação com empresas, iniciativas de benchmarking, entre outras.
Para o Presidente do IPCB, a Agenda para a Inovação, Empreendedorismo e Competitividade poderá constituir um importante fator de diferenciação para os diplomados da instituição, fornecendo competências essenciais para o desenvolvimento de projetos inovadores, para a criação do próprio emprego ou para a integração num mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente. António Fernandes acrescenta que a implementação deste tipo de iniciativas está em linha com a concretização da missão da instituição, uma vez que estas podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento social, cultural e económico da região e do país. 
IPCB promove PTCentroDiH - Digital Innovation Hub da Região Centro

O IPCB integra o consórcio PTCentroDiH - Digital Innovation Hub da Região Centro, que visa a dinamização e gestão de um Pólo de Inovação Digital regional e transversal e foi reconhecido pelo Governo Português, com possibilidade da sua candidatura a reconhecimento como EDiH (European Digital Innovation Hub). 
A missão deste consórcio foi apresentada por Luís Farinha, Vice-Presidente do IPCB, na comunicação “PTCentro DiH – Empresas mais competitivas no âmbito digital”, realizada no âmbito do evento “Transição Digital e Sustentabilidade – uma oportunidade para o interior”, realizado no Politécnico da Guarda.
Maria Eduarda Santos publica na Imprensa Nacional - Casa da Moeda
 
Veio a lume, sob chancela da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, A Relíquia, o vigésimo volume da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós.
O romance queirosiano de 1887, agora em Edição de Carlos Reis e Maria Eduarda Borges dos Santos, docente da Escola Superior de Educação do IPCB, faz parte de um projeto de investigação mais abrangente do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, o da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por Carlos Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
IPCB integra missão de divulgação dos Politécnicos de Portugal em Cabo Verde
 
O IPCB integrou uma comitiva de Politécnicos de Portugal numa visita a Cabo Verde, que teve como objetivo o reforço da cooperação entre os Institutos Politécnicos portugueses e as escolas secundárias daquele país.
Realizada no âmbito do projeto Portugal Polytechnics International Network - PPIN, desenvolvido em parceria por 15 Institutos Politécnicos de Portugal, a missão incluiu a apresentação das instituições aos alunos finalistas de oito escolas secundárias, uma reunião com a Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Prof.ª Dr.ª Eurídice Monteiro e reuniões com câmaras municipais.
Conferência “Respostas Sociais no Percurso de Cuidados à Pessoa com Dependência”
 
A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB realiza no dia 3 de fevereiro a conferência “Respostas Sociais no Percurso de Cuidados à Pessoa com Dependência.”, que conta com a intervenção do Prof. Doutor Manuel J. Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora.
Trata-se da sétima conferencia das "Conversas Digitais sobre Envelhecimento", ciclo de conferências com periocidade bimestral sobre temas relacionados com as várias dimensões do envelhecimento, realizado no âmbito das atividades da Age.Comm.
Experiências de caracterização do som na Escola Secundária Rainha Santa Isabel

Paula Pereira e Paulo Torres, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, deslocaram-se à Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, onde realizaram experiências de caracterização do som com turmas do 11.º ano, a frequentar a disciplina de Físico-química.
A iniciativa permitiu abordar diversas questões sobre os aspetos práticos das experiências e incluiu o registo de ondas correspondentes a vários sons: a gargalhada, os estalos, o som das gaivotas. Incluiu ainda esclarecimentos acerca do acesso ao ensino superior e da oferta formativa da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial da ESTCB.
Paulo Gonçalves na comissão diretiva da Sociedade Portuguesa de Robótica
 
Paulo Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, foi eleito secretário da Comissão Diretiva da Sociedade Portuguesa de Robótica para o biénio 2021/ 2022, da qual é sócio fundador e onde já exerceu cargo como membro da Assembleia Geral.
Em 2009, Castelo Branco acolheu a 9.ª edição do Festival Nacional de Robótica, 1ª edição realizada no interior do país e numa instituição de ensino superior politécnico e que contou com o apoio do Politécnico de Castelo Branco. O docente do IPCB presidiu à organização do evento, cujo sucesso foi o resultado da colaboração de diversos docentes e funcionários. 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Twitter
Website
Cancelar subscrição  |  Atualizar preferências de subscrição  |  Ver Online  |  Edições anteriores
  • 3 de Fevereiro de 2022, 11:47