Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemCentro de Formação EduFor - Destaques

Projeto Erasmus+ n.º 2019-1-PT01-KA101-060330 " Bridging the GAP - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo"

No âmbito do Projeto Erasmus+ n.º 2019-1-PT01-KA101-060330 " Bridging the GAP - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo", foram realizadas entre fevereiro e setembro de 2022, 90 mobilidades, englobando Cursos Estruturados, Job Shadowing e uma Missão de Ensino.
Os diversos participantes, de acordo com o seu Projeto de Disseminação, de formas diversificados, mas sempre numa lógica de trabalho de rede colaborativa, partilhando as práticas de uma forma articulada e integrada, disseminaram nas Escolas do Consórcio, em Congressos, artigos na imprensa local, redes sociais, o melhor do que fizeram, experienciaram, inovaram, criaram, viveram.
Estamos na fase de com alguma sistematização dar visibilidade, aqui, na nossa página às partilhas.
Hoje com um curso na FCL Bruxelas.

Na semana entre 4 e 8 de julho deste ano, um grupo de seis docentes (três do Agrupamento de escolas de Mangualde e três do Agrupamento de Escolas de Sátão) deslocaram-se a Bruxelas para frequentarem o curso de formação Future Classroom Lab Summer Academy: Enhancing creativity and innovation in my classroom.
O curso teve lugar na European Schoolnet, uma rede de 34 ministérios da Educação de toda a Europa, que lidera a inovação educacional ao nível Europeu. Considerada um dos maiores think tank internacionais, a European Schoolnet coordena serviços chave na educação europeia em nome da Comissão Europeia, dos Ministérios da Educação e de parceiros da indústria.
Esta formação foi organizada pelo centro de formação EDUFOR, no âmbito do projeto ERASMUS+ Bridging the GAP, que pretende proporcionar aos docentes dos diversos Agrupamentos do consórcio a possibilidade de adquirir ou desenvolver metodologias e estratégias modernas e diversificadas, para aplicar em sala de aula, com o intuito de melhorar as práticas letivas e a forma como os nossos alunos aprendem.



Disseminação do projeto Embaixadores Digitais da Herança Cultural

Este é um Projeto Erasmus+, no qual o CFAE EduFor é parceiro, que engloba cinco países: Portugal, Turquia, Roménia, Letónia e Lituânia.
Aqui fica a partilha do projeto e respetivos produtos criados.
Boas partilhas.

Página do projeto:

https://d-ambassadors.com/

 

Produtos:

https://d-ambassadors.com/digital-map/

https://d-ambassadors.com/digital-game/

https://d-ambassadors.com/board-game/

https://d-ambassadors.com/collaborative-clip-for-the-song/

https://d-ambassadors.com/tourist-video-for-vr-glasses/

 

Resultado final da candidatura ao concurso para provimento do lugar de Diretor/a do CFAE EduFor

No cumprimento do Regulamento do Procedimento Concursal para Diretor/a do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) EduFor, publica-se o resultado do concurso.

Resultado do concurso --»

Quinta-feira, 8 de setembro, feriado municipal em Mangualde

Atendendo ao feriado Municipal, o Centro de Formação EduFor informa que estará encerrado no próximo dia 08.09.2022 (quinta-feira).

Lista de candidatos admitidos ao concurso para provimento do lugar de Diretor/a do CFAE EduFor

No cumprimento do Regulamento do Procedimento Concursal para Diretor/a do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) EduFor, publica-se a lista de candidatos admitidos.

Ver lista --»

Abertura de Procedimento Concursal para lugar Diretor/a do Centro de Formação - EDUFOR

Encontra-se aberto o concurso para o cargo de Diretor/a do Centro de Formação EduFor, pelo prazo de 10 dias úteis, contados a partir do dia imediato ao da publicação no Diário da República.

Documentos:

  Aviso de Abertura --» 
  Regulamento --» 
  Anexo --»

Abertura de inscrições para formação: CAPACITAÇÃO DIGITAL

capacitacaodigitaldasescolas300p

 

Estão abertas, até 15/07/2022, inscrições para a seguinte formação:

 

Formação no âmbito da CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS - cofinanciada pelo POCH

No seguimento do plano cofinanciado pelo POCH, o Centro de Formação EduFor dinamiza entre setembro a dezembro de 2022, a 5ª fase da formação para a Capacitação Digital dos Docentes.
Até ao final do dia 29/06/2022, todos os docentes que efetuaram o inquérito Check-In, posicionados nos níveis 1, 2 ou 3, e que não realizaram formação nas fases anteriores, recebem um email a recordar o seu nível e com a indicação sobre as turmas para as quais estão abertas inscrições. As inscrições decorrem exclusivamente online, na nova plataforma de inscrições, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt (ou clique aqui ---»).
Os docentes da educação pré-escolar devem inscrever-se na ação que lhes é destinada (não recebem o email acima referido porque o Check-In não foi aplicado ao grupo 100).
Recordamos que:
- no caso de existirem vagas, os docentes que realizaram o nível 1 ou 2 poderão frequentar posteriormente turmas do nível 2 ou 3, respetivamente.
- de acordo com o Despacho n.º 2053/2021, de 24 de fevereiro, esta formação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
- o website da DGE sobre a Capacitação Digital das Escolas tem o endereço https://digital.dge.mec.pt
Se tiver alguma dúvida sobre este programa de Capacitação Digital dos Docentes OU se não teve acesso ao email enviado acima (deve conferir o spam e todas as suas contas de email - foi usada a sua conta, indicada pela sua escola na altura do Check-In), deverá contactar o Embaixador Digital do EduFor para o email embaixador.digital@edufor.pt .


O CARTAZ deste conjunto de ações pode ser acedido aqui --»

Inscrições ---»

 

Abertura de inscrições para as II Jornadas "Academi@ STEM Mangualde"

IIjornadasSTEMCartaz

A Academi@ STEM de Mangualde, em parceria com o Centro de Formação EduFor, organiza nos dias 8 e 9 de julho, as II Jornadas "Academi@ STEM Mangualde". A frequência das Jornadas, nas condições de acreditação, reveste a forma de um curso de formação de 13 horas.
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Período de inscrições: até 30/06/2022
Cartaz de divulgação / programa --»
Mais informações e inscrições --»

Notas:
Será oferecido o almoço nos dois dias da formação, conforme ementa disponível aqui --»
 (caso tenha restrições alimentares, comunique por email para fatima.costa@cmmangualde.pt)

O Hotel Senhora do Castelo oferece condições especiais para os participantes que precisem de alojamento. Ver mais informações aqui --»

 

Notícias de Disseminação do Projeto ERASMUS+ KA1 “Bridging the GAP – Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo” – cofinanciada pelo Programa ERASMUS+

bridgingTheGAPHoje, dois Projetos:
- “Innovative Teaching Methods” – Piraeus – Grécia;
- “Creative Thinking “- Barcelona

O Centro de Formação EduFor é a entidade coordenadora de um consórcio que envolve as seis escolas associadas ao EduFor e ainda duas escolas do CFAE Guarda1. Das várias atividades previstas, com prazo limite de conclusão o final do presente ano letivo, destaca-se a disponibilização de Cursos Estruturados e Job Shadowing.
Nesta fase, a par de ainda haver mobilidades, há também, um conjunto de iniciativas de Disseminação dos trabalhos, aprendizagens, reflexão e partilha colaborativa e em rede, com os colegas das Escolas associadas ao Consórcio.
As atividades de Disseminação são diversas, aqui fica apenas um cheirinho. As páginas dos Agrupamentos de Escolas (AE) e os jornais locais são, também, espaço para essa Disseminação.

Notícia sobre a participação de docentes dos AE de Nelas e de Sátão no Curso Eramus+ KA1 --» 
Formação “Innovative Teaching Methods” – Piraeus - Grécia --»

3º MOMENTO de INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA1 “Bridging the GAP – Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo” – cofinanciada pelo Programa ERASMUS+

Imagem1ErasmusO Centro de Formação EduFor é a entidade coordenadora de um consórcio que envolve as seis escolas associadas ao EduFor e ainda duas escolas do CFAE Guarda1. Das várias atividades previstas, com prazo limite de conclusão o final do presente ano letivo, destaca-se a disponibilização de mais 1 CURSO Erasmus+ a ser frequentado por docentes das oito escolas do Consórcio. Estamos a abrir um 3º momento, com um curso com seis vagas reservadas. As candidaturas estão abertas até dia 12/06/2022.

Este Curso decorre em Bruxelas, no Future Classroom Lab da European Schoolnet.

Pelas suas características específicas, os critérios de seleção são:

  1. Equipa interna dos Centros de Formação do Consórcio;
  2. Professores com responsabilidade nas Equipas Digitais das Escolas;
  3. Escolas com Ambientes Inovadores de Aprendizagem.

Os interessados, antes de apresentarem a sua candidatura, devem ler atenciosamente os documentos disponibilizados, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Europeu e o Guia do Candidato (com especial atenção para o anexo E, com as regras de financiamento). Depois de frequentarem a formação, os docentes podem solicitar ao CCPFC (com o apoio do EduFor) a certificação dos cursos para efeitos de progressão na carreira.
Este projeto corresponde a uma candidatura Erasmus+ Chave 1 do EduFor, aprovada pela Agência Nacional Erasmus+ em 2019. Analise os documentos e não perca esta oportunidade criada pelo EduFor para frequentar formação no estrangeiro e com docentes de outras escolas europeias. Como refere um dos lemas do programa: Erasmus+, Enriching Lives, Opening Minds.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, numa página específica para este projeto, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt (ou clique aqui ---»).
Se tiver alguma dúvida sobre este projeto pode consultar o elemento do "Gabinete de Apoio à Mobilidade Bridging the Gap" da sua escola (lista no site acima referido) ou utilizar o email erasmus@edufor.pt .
O CARTAZ deste curso pode ser acedido aqui --»

4º Webinar do Projeto MAIA - "Autoavaliação: o que é? porquê? como?"

Cartaz webinar autoavaliação 1junho2022

Integrado nas atividades de formação previstas para o corrente ano escolar, no próximo dia 1 de junho, entre as 18h e as 19h30min, realizar-se-á o quarto webinar do Projeto MAIA sob o tema Autoavaliação: o que é? porquê? como?
O link de acesso ao webinar, que será transmitido via YouTube, é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=CWqJLWqN84w

 

2.º dia de replicação do projeto STREAM thiS TEAM

erasmus LOGO png 2Na continuidade do trabalho do Projeto Erasmus+ STREAM thiS TEAM, um projeto coordenado pelo EduFor e financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, o Agrupamento de Escolas de Nelas vai desenvolver um conjunto de ações.

Teremos, nas datas a seguir indicadas, as seguintes atividades, para a frequência das quais poderá inscrever-se o público-alvo a seguir referido, até dia 29 de maio:

- 1 de junho – atividade “No Dia da Criança, uma Conversa de Gente Grande”, no âmbito do projeto individual do aluno Francisco Correia (6.º ano), mentorado pela aluna Ana Correia (12.º A) e orientado pela Professora Natália Batista, estará, na Escola Secundária, o investigador/cientista Renan Pereira. O tema desta sessão, tema de investigação do aluno Francisco Correia, é a TEORIA DA RELATIVIDADE. Os professores (das escolas associadas ao Centro de Formação EduFor) que puderem e desejarem participar poderão inscrever-se até dia 29 de maio, aqui: https://forms.gle/vNeaJ38RDUepxZwn9 (inscrição gratuita mas obrigatória)

- 6 de junho (formato híbrido: online e presencial):
- 17h30 – 18h30 – “Dislexias: sinais de alerta e intervenção multidisciplinar” - Centro de Dislexia da UCP-Viseu
- 18h30 – 20h30 – “Dislexia, disortografia e outras dificuldades de leitura e escrita – o que podem os pais fazer?” - Grupo de Educação Especial e Psicólogo Escolar do Agrupamento de Escolas de Nelas
Inscrições gratuitas mas obrigatórias, até ao dia 29 de maio, aqui: https://forms.gle/X4AUMxhSzC2p9kHSA

 

Experiência Erasmus, na República Checa

cursoErasmusNewsLetter2

Seis docentes de áreas disciplinares distintas (Português, Matemática, Inglês e EV), dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde, Sátão e Vila Nova de Paiva, instituições parceiras no consórcio do Projeto ERASMUS+KA1 "Bridging the Gap - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo" - n.º 2019-1-PT01-KA101-060330, desenhado e coordenado pelo Centro de Formação EduFor, tiveram a oportunidade de participar no curso “CLIL” – Content and Language Integrated Learning, dinamizado pelo International Training Centre. O curso teve lugar de 7 a 11 de março de 2022, na encantadora cidade imperial de Praga, na Chéquia.

Newsletter --»

Filme sobre o STREAM | Edição Final

Este vídeo foi construído para ser apresentado na Formação do Projeto STREAM thiS TEAM, segunda formação internacional, organizada por Portugal, e que teve lugar em Portugal nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2022.
O vídeo teve o propósito de apresentar uma forma de ser aplicado o principal pressuposto do projeto (presente ao longo dos seus 3 outputs): como trabalhar a leitura e a escrita (R) a partir das STEAM? Ao longo do vídeo, vão sendo apresentados outros pressupostos deste projeto.

O vídeo, filmado pelo Professor Bibliotecário Bruno Cardina, é o resultado do trabalho feito pela Diretora de Turma e Professora de Português da turma A do 12.º ano, Professora Irene Santos, pela Professora Ana Loureiro, professora de Inglês, pelo Professora Luís Carreiró, professor de Ciências Físico-Químicas, e é narrado pela Professora Fátima Almeida, professora de Educação Especial.

2º MOMENTO de INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA1 “Bridging the GAP – Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo” – cofinanciada pelo Programa ERASMUS+

erasmus 2momentoInscricoes

O Centro de Formação EduFor é a entidade coordenadora de um consórcio que envolve as seis escolas associadas ao EduFor e ainda duas escolas do CFAE Guarda1. Das várias atividades previstas, com prazo limite de conclusão o final do presente ano letivo, destaca-se a disponibilização de CURSOS Erasmus+ a serem frequentados por docentes das oito escolas do Consórcio. Estamos a abrir um 2º momento, com um conjunto de 5 cursos com vagas reservadas. As candidaturas estão abertas até dia 29/03/2022. Os interessados, antes de apresentarem a sua candidatura, devem ler atenciosamente os documentos disponibilizados, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Europeu e o Guia do Candidato (com especial atenção para o anexo E, com as regras de financiamento). Depois de frequentarem a formação, os docentes podem solicitar ao CCPFC (com o apoio do EduFor) a certificação dos cursos para efeitos de progressão na carreira.
Este projeto corresponde a uma candidatura Erasmus+ Chave 1 do EduFor, aprovada pela Agência Nacional Erasmus+ em 2019. Analise os documentos e não perca esta oportunidade criada pelo EduFor para frequentar formação no estrangeiro e com docentes de outras escolas europeias. Como refere um dos lemas do programa: Erasmus+, Enriching Lives, Opening Minds.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, numa página específica para este projeto, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt  (ou clique aqui ---»).
Se tiver alguma dúvida sobre este projeto pode consultar o elemento do "Gabinete de Apoio à Mobilidade Bridging the Gap" da sua escola (lista no site acima referido) ou utilizar o email erasmus@edufor.pt .
O CARTAZ deste conjunto de ações pode ser acedido aqui --»

ACD “Educar para Empreendedorismo: estratégias de hoje para o sucesso de amanhã"

Numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e dos quatro CFAE do distrito de Viseu (CFAE Planalto Beirão, CFAE Edufor, CFAE VisProf e CFAE Castro Daire Lafões), vai-se realizar no dia 15 de março, entre as 17:30 e as 20:30, via Zoom, a ACD "Educar para Empreendedorismo: estratégias de hoje para o sucesso de amanhã".
São destinatários desta ACD professores do Ensino Secundário.
A mesma será dinamizada pelo Mestre Tiago Rodrigues, contando com a participação da convidada Reneide Campelo Melo que abordará a temática "Design Thinking".
As inscrições são efetuadas na plataforma do CFAE Planalto Beirão, na área da oferta formativa, até dia 13 de março: https://cfaeplanaltobeirao.com/cfae/
Para mais informações clique aqui --»

Nova fase para Inscrição em Formação no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA1 "Bridging the Gap - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo" - cofinanciada pelo Programa ERASMUS+

bridgingTheGAPO Centro de Formação EduFor é a entidade coordenadora de um consórcio que envolve as seis escolas associadas ao EduFor e ainda duas escolas do CFAE Guarda1, no Projeto ERASMUS+ KA1 "Bridging the Gap - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo" - cofinanciada pelo Programa ERASMUS+.
Acabámos de selecionar vinte e três (23) professores para o 1º Momento de Formação, para cinco (5) Cursos Erasmus+.
Neste momento e até dia 23 de janeiro de 2022 decorre o período de inscrição para três (3) vagas, para um (1) Curso.
Aproveitem esta oportunidade criada pelo EduFor para frequentar formação no estrangeiro e com docentes de outras escolas europeias. Como refere um dos lemas do programa: Erasmus+, “Enriching Lives, Opening Minds”.
Os interessados, antes de apresentarem a sua candidatura, devem ler atenciosamente os documentos disponibilizados, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Europeu e o Guia do Candidato (com especial atenção para o anexo E, com as regras de financiamento). Depois de frequentarem a formação, os docentes podem solicitar ao CCPFC (com o apoio do EduFor) a certificação dos cursos para efeitos de progressão na carreira.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, numa página específica para este projeto, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt (ou clique aqui ---»).
Se tiver alguma dúvida sobre este projeto pode consultar o elemento do "Gabinete de Apoio à Mobilidade Bridging the Gap" da sua escola (lista no site acima referido) ou utilizar o email erasmus@edufor.pt .
O CARTAZ desta ação pode ser acedido aqui --»

2ª Ação de Formação do CRFT da AA Viseu

Vai realizar-se online, no dia 15 de janeiro de 2022, das 09h00 às 11h00 a 2ª Ação de Formação do CRFT da AA Viseu, em parceria com a FAP. Tem como formador o Prof. Carlos Pires, grande mentor e coordenador do excelente projeto da AD Academia Andebol SPD.
Embora esta Ação não seja creditada para professores, está aberta à sua participação.
Programa e Inscrições clique aqui --»

Abertura de inscrições para formação: CAPACITAÇÃO DIGITAL & CURSOS NO ESTRANGEIRO (Erasmus+)

Estão abertas, até 31/12/2021, inscrições para a seguinte formação:

A) Formação no âmbito da CAPACITAÇÃO DIGITAL DAS ESCOLAS - cofinanciada pelo POCH
transicaodigital 1No seguimento do plano cofinanciado pelo POCH, o Centro de Formação EduFor dinamiza entre janeiro e julho de 2022, duas novas fases (3ª e 4ª) da formação para a Capacitação Digital dos Docentes.
Até ao final do dia 15/12/21, todos os docentes que efetuaram o inquérito Check-In, posicionados nos níveis 1, 2 ou 3, e que não realizaram formação nas fases anteriores, recebem um email a recordar o seu nível e com a indicação sobre as turmas para as quais estão abertas inscrições. As inscrições decorrem exclusivamente online, na nova plataforma de inscrições, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt (ou clique aqui ---»).
Os docentes da educação pré-escolar devem inscrever-se na ação que lhes é destinada (não recebem o email acima referido porque o Check-In não foi aplicado ao grupo 100).
Recordamos que:
- no caso de existirem vagas, os docentes que realizaram o nível 1 ou 2 poderão frequentar posteriormente turmas do nível 2 ou 3, respetivamente.
- para as turmas de nível 2 e 3, existirão mais 3 fases, correspondentes aos períodos letivos de 2022/2023. As inscrições para estas fases serão abertas posteriormente.
- de acordo com o Despacho n.º 2053/2021, de 24 de fevereiro, esta formação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
- o website da DGE sobre a Capacitação Digital das Escolas tem o endereço https://digital.dge.mec.pt
Se tiver alguma dúvida sobre este programa de Capacitação Digital dos Docentes OU se não teve acesso ao email enviado acima (deve conferir o spam e todas as suas contas de email - foi usada a sua conta, indicada pela sua escola na altura do Check-In), deverá contactar o Embaixador Digital do EduFor para o email embaixador.digital@edufor.pt .
O CARTAZ deste conjunto de ações pode ser acedido aqui --» 

B) Formação no âmbito do Projeto ERASMUS+ KA1 "Bridging the Gap - Boas Práticas para uma Gestão Integrada do Currículo" - cofinanciada pelo Programa ERASMUS+
BridgingtheGAPO Centro de Formação EduFor é a entidade coordenadora de um consórcio que envolve as seis escolas associadas ao EduFor e ainda duas escolas do CFAE Guarda1. Das várias atividades previstas, com prazo limite de conclusão o final do presente ano letivo, destaca-se a disponibilização de CURSOS Erasmus+ a serem frequentados por docentes das oito escolas do Consórcio. Prevemos que existam vários momentos de inscrições, mas a dificuldade de encontrar cursos confirmados fazem com que seja necessário criar agora um 1º momento, com um conjunto de 5 cursos com vagas reservadas. Os interessados, antes de apresentarem a sua candidatura, devem ler atenciosamente os documentos disponibilizados, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Europeu e o Guia do Candidato (com especial atenção para o anexo E, com as regras de financiamento. Depois de frequentarem a formação, os docentes podem solicitar ao CCPFC (com o apoio do EduFor) a certificação dos cursos para efeitos de progressão na carreira.
Este projeto corresponde a uma candidatura Erasmus+ Chave 1 do EduFor, aprovada pela Agência Nacional Erasmus+ em 2019, mas que esteve parada devido à pandemia. Analise os documentos e não perca esta oportunidade criada pelo EduFor para frequentar formação no estrangeiro e com docentes de outras escolas europeias. Como refere um dos lemas do programa: Erasmus+, Enriching Lives, Opening Minds.
As candidaturas decorrem exclusivamente online, numa página específica para este projeto, acessível através do portal do EduFor em www.edufor.pt (ou clique aqui ---»).
Se tiver alguma dúvida sobre este projeto pode consultar o elemento do "Gabinete de Apoio à Mobilidade Bridging the Gap" da sua escola (lista no site acima referido) ou utilizar o email erasmus@edufor.pt .
O CARTAZ deste conjunto de ações pode ser acedido aqui --»

AEDD EduFor: Apresentação de Requerimento para Observação de Aulas em 2022/2023

Dando cumprimento ao disposto no Despacho Normativo n.º 24/2012, de 26 de outubro, informam-se os docentes que os procedimentos necessários para apresentação do requerimento para Observação de Aulas em 2022/2023, de acordo com o previsto no n.º 2 do artigo 10.º do referido despacho normativo, são os que se encontram no documento abaixo, também disponíveis em www.edufor.pt/add.

Chama-se especial atenção para o facto de o requerimento ter de ser apresentado até 17/12/2021.

Instruções ---»

❌