Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemInformação & Informação

Folksonomias: estrutura e aplicações

Por Camila Monteiro de Barros

Objetivo: Dessa pesquisa é sistematizar, com base na literatura, uma compreensão dos aspectos fundamentais das folksonomias. Caracteriza-se como pesquisa bibliográfica com análise quali-quantitativa de dados. Foram analisados 56 artigos de periódicos revisados por pares, publicados no período de 2009 a 2019, em português e inglês. A maior quantidade de publicações ocorreu em 2018 e tem o primeiro autor vinculado a instituições chinesas.
Metodologia:Quatro principais linhas de abordagem da temática foram mapeadas, foco nos usuários, foco na recuperação da informação, foco na recomendação de informação e foco em testes de modelos de construção e avaliação de folksonomia. A estrutura da folksonomia consiste basicamente de termos e expressões fornecidos pelos usuários, mas diferentes pontos de vista podem ser observados pelo maior ou menor controle terminológico e definição do público que poderá incluir novos termos.
Conclusão: Que as folksonomias podem ser aprimoradas qualitativamente com o uso de uma estrutura semântica mínima, como a categorização de termos, como forma de manter a consistência e contribuir para a interoperabilidade de diferentes aplicações.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Expansão do letramento informacional com a metacognição e o metaletramento: potencializando aprendizagem do século XXI

Por Maria Heldaiva Bezerra Pinheiro

Objetivo: apresentar panorama das contribuições recentes para a expansão do letramento informacional, visando à potencialização da aprendizagem no século XXI, perante os fenômenos das fake news, da desinformação e da pós-verdade. O foco dos estudos centra-se nas contribuições de pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos: Gasque e Mackey e Jacobson relacionados aos conceitos de letramento informacional, metacognição e metaletramento.
Metodologia: seleção e análise das publicações dos últimos vinte anos de autoria desses pesquisadores, e de outras que fundamentam as proposições teóricas.
Resultados: a análise dos dados culminou em um quadro síntese que demonstra as bases epistemológicas, as diferenças, as semelhanças, as novidades, as vantagens e desvantagens das propostas analisadas. O estudo mostra que ambos autores perceberam a necessidade de repensar o processo de LI, especialmente a partir dos processos cognitivos. Conclusões: há pontos de vinculação entre as propostas estudadas. O letramento informacional agregado aos conceitos de metacognição e metaletramento podem potencializar a capacidade de reflexão e, consequentemente, melhorar a produção de novos conhecimentos.  Assim, ambos os autores demonstram a necessidade de investir em pesquisas no processo cognitivo do LI.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Cenário das patentes relacionadas ao babaçu no contexto do conhecimento tradicional associado ao fruto

Por Larissa Silva Cordeiro
Objetivo: Entender o cenário das patentes relacionadas ao babaçu no contexto do conhecimento tradicional associado ao fruto.
Metodologia: O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva, com viés patentométrico e documental, de abordagem quanti-qualitativa.
Resultados: A análise dos resultados demonstrou que os pedidos de patentes relacionados ao babaçu possuem como principais depositantes grandes corporações estrangeiras, entre elas estão a L’Oréal, Procter & Gamble e Unilever. A evolução diacrônica dos pedidos das patentes relativas ao Babaçu apresentou uma constância, do ano 1980, onde ocorreu o primeiro depósito, até 1998, o número de pedidos se manteve estável, tendo uma média de 5 depósitos por ano. A partir de 1999 houve uma ampliação significativa seguindo numa crescente até o ano de 2019, sendo depositado, em média, 60 pedidos por ano. Acerca do conhecimento tradicional associado ao babaçu, os conteúdos contidos nas patentes lidas e analisadas deixaram evidente que há um grau de ligação com saberes tradicionais atrelados ao fruto.
Conclusões: Ciência da Informação possui uma grande contribuição no âmbito da informação tecnológica, por meio de técnicas cientométricas, mas também pode colaborar na esfera do conhecimento tradicional, associando os estudos métricos da informação e indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação com análises qualitativas e contextuais.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la Web of Science y Scopus

Por Juliana Galdino
Objetivo: Mapear e analisar os documentos sobre o ensino de Inteligência Competitiva presentes nas bases Web of Science e Scopus, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atuais e futuras soluções de ensino nessa área.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica.
Resultados: A literatura internacional sobre o tema baseia-se principalmente na apresentação e discussão de casos de cursos/treinamentos reais, ministrados na maior parte das vezes pelos próprios autores dos artigos e trabalhos de congresso recuperados das bases. O que impera é a customização: cada curso foi construído conforme seu objetivo, perfil dos alunos e dos instrutores, e do contexto de aplicação do curso.
Conclusões: Ajustar os métodos de ensino e suas tecnologias às demandas específicas de cada curso é o desafio determinante para o sucesso da instrução em Inteligência Competitiva.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Práticas informacionais de pessoas transexuais na (re)invenção de si

Por Flávia Virgínia Melo Pinto

Objetivo: identificar as demandas de informação de pessoas transexuais no processo de construção de suas identidades, a partir do conflito com o gênero designado no nascimento, identificando as contradições e as barreiras enfrentadas por elas nesses processos, bem como as estratégias usadas para superar essas dificuldades
Metodologia: pesquisa qualitativa, a partir de um roteiro semiestruturado para guiar entrevistas sobre histórias de vida, de onde foram retiradas categorias de análise de práticas informacionais que foram discutidas a partir de conceitos da sociologia da prática de Pierre Bourdieu.
Resultados: o sistema sexo/gênero, constituído historicamente, resulta em várias barreiras de acesso à informação por pessoas que vivenciam conflitos com gênero designado no nascimento. Essas pessoas acabam ocupando espaço heterodoxo do campo de gênero, produzindo e compartilhando informações sobre transexualidades na prática cotidiana
Conclusões: Pessoas transexuais acessam e compartilham informações na prática cotidiana, diante da precariedade dos serviços de educação e saúde em produzir e compartilhar conhecimentos sobre esse fenômeno. O conhecimento construído por mulheres e homens transexuais é efêmero, produzido por muitas mãos, e impacta a rigidez das classificações produzidas pela medicina, transformando-as.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Infoeducação nas teses e dissertações dos programas de pós-graduação em ciência da informação no Brasil

Por Maria Eliziana Pereira de Sousa
Objetivo: A pesquisa busca fazer uma reflexão acerca do uso/aplicação do conceito de Infoeducação através das publicações dos programas de pós-graduação no âmbito da Ciência da Informação (CI) no Brasil, fazendo uma relação entre os autores e os programas.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e exploratória que utiliza a análise de conteúdo para categorização dos conceitos e termos mapeados na pesquisa. Utiliza as categorias do próprio conceito de infoeducação como: Protagonismo cultural, Mediação cultural, Apropriação cultural, Apropriação social, Dispositivos informacionais e Saberes informacionais para as nossas análises.
Resultados: O exame da literatura especializada permitiu um mapeamento conceitual ampliado sobre as abordagens da infoeducação, suas características, uso, aplicações e papel na Ciência da Informação no Brasil ao longo dos anos. Identificou-se os programas que mais trabalham a temática e como ela tem sido debatida em cada estudo.
Conclusões: Conclui-se que os estudos sobre infoeducação no Brasil são emergentes, atuais e apontam para o desenvolvimento da consciência crítica, autonomia, desenvolvimento intelectual do sujeito, superando a transmissão do saber, sendo uma temática contemporânea, relevante tanto para as pesquisas em CI quanto para a atuação bibliotecária.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Perspectivas entre gestão do conhecimento e gestão da diversidade

Por Beatriz de Oliveira Benedito
Objetivo: Analisar os possíveis elementos convergentes entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Diversidade, a partir de uma inter-relação entre esses constructos, considerando as constantes mudanças na sociedade marcada pela diversidade. Com foco nas relações sociais, tem-se uma discussão pautada na Ciência da Informação, especificamente nas discussões sobre informação e conhecimento.
Metodologia: Pesquisa caracterizada como exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa, perpassando pela comparação inter-relacional entre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Diversidade.
Resultados: os resultados obtidos permitiram a visualização da interdisciplinaridade, e, ainda, dos aspectos de complementaridade entre a gestão da diversidade e a gestão do conhecimento.
Conclusões: pontua-se que os benefícios inerentes ao uso e implantação desses modelos de gestão potencializam socializar, acessar e gerar conhecimentos específicos e inerentes a determinados grupos subalternos, constituindo importante atividade para as organizações atuais.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Movimento antivacina e hesitação vacinal na covid-19: reflexões e percepções para a ciência da informação

Por Richele Grenge Vignoli

Objetivo: A pandemia da COVID-19 potencializou os movimentos antivacina e a hesitação vacinal, além de fenômenos informacionais como a infodemia, a desinformação, a misinformação e as fake news. Com base nesse cenário, este estudo buscou problematizar, especialmente os movimentos antivacina e a hesitação vacinal frente à COVID-19, sob a ótica da Ciência da Informação. Como objetivo foi estabelecido identificar pesquisas no campo da Ciência da Informação relacionadas ao movimento antivacina e à hesitação vacinal, de modo a elucidar como a área tem se posicionado em suas publicações que destacam os motivos pelos quais um indivíduo hesita ser vacinado contra a COVID-19.
Metodologia: Para atingir o objetivo proposto, o estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, do tipo exploratório a partir de uma pesquisa bibliográfica.
Resultados: Como principais resultados destaca-se que os movimentos antivacina e a hesitação vacinal se relacionam a diferentes motivos envoltos em fenômenos informacionais, além de a Ciência da Informação poder atenuar a proliferação desses acontecimentos, por meio da divulgação de informações verídicas e confiáveis, que podem salvar vidas.
Conclusões: Para isso, o profissional da informação necessita expandir sua atuação para os contextos sociais, a fim de contribuir com os mais diversificados cenários, no qual a informação assume um papel decisivo em diferentes frentes, como é o caso da vacinação contra a COVID-19.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Acesso à informação para pessoas com deficiência: análise das contribuições das consultas públicas do conselho nacional de arquivos (conarq)

Por Daniela Francescutti Martins Hott
Objetivo: O presente artigo analisa os requisitos de acessibilidade em duas Consultas Públicas abertas pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em 2020 e 2021, sobre a proposta de Decreto de instituição de Política de Gestão de Documentos de Arquivos e sobre a reformulação do e-ARQ Brasil.
Metodologia: Pesquisa de ordem teórica, exploratório-descritiva e de abordagem qualitativa, com revisão de literatura em Arquivologia, Ciência da Informação e Sociologia complementada pelas análises de duas Consultas Públicas abertas pelo Conarq.
Resultados: Observa-se amplo conteúdo sobre as garantias de acesso à informação, mas a abordagem específica para os requisitos de acessibilidade na promoção do acesso a todos ainda é incipiente.
Conclusões: Conclui-se a eficiência das Consultas Públicas, consideradas um dos meios possíveis para a implementação e real efetividade de políticas públicas de gestão arquivísticas brasileiras. Esse diálogo possibilitou vislumbrar que suas publicações técnicas apontam os requisitos de acessibilidade ainda de forma superficial, evidenciando a necessidade de ampliar as discussões das práxis administrativas dos gestores públicos em todas as esferas em consonância com as políticas de inclusão e de transparência pública.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Inteligência artificial e ferramentas da web semântica aplicadas a recuperação da informação: um modelo conceitual com foco na linguagem natural

Por Caio Saraiva Coneglian

Objetivo: o artigo apresenta como objetivo a proposição de um modelo de recuperação da informação que redesenha este campo de estudos, a partir da aproximação da linguagem computacional com a linguagem natural, utilizando os princípios da representação da informação, para que o significado e o contexto dos dados estejam explícitos para o processo da busca; para tanto, aproxima-se e relaciona-se aos processos de Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural e às ferramentas da Web Semântica.
Metodologia:
utilizando o método quadripolar, sendo eles: polo epistemológico, polo teórico, polo técnico e polo morfológico. Ademais, a pesquisa foi exploratória, tendo um caráter aplicado.
Resultados: Como resultados, criou-se este modelo de recuperação da informação, pautado no contexto semântico e na aplicação da Inteligência Artificial, capaz de tornar a linguagem natural a base do processo, e considerando o contexto e o significado dos termos para os usuários.
Conclusões: aponta-se que o presente trabalho realiza uma importante aproximação entre a Ciência da Informação e a Inteligência Artificial, trazendo para seu escopo, em especial no âmbito da recuperação da informação, aplicações reais de como este segundo campo de estudos pode aprimorar a área como um todo.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Mediação cultural e mediação da leitura nas performances musicais de Yerko Tabilo

Por Ana Claudia Medeiros de Sousa
Objetivo: analisar as percepções de Yerko Tabilo sobre suas contribuições como agente da mediação cultural e da mediação da leitura no desenvolvimento de suas performances musicais.
Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso e a coleta dos dados, que ocorreu por meio das análises documental e bibliográfica associadas à entrevista realizada junto ao músico Yerko Tabilo.
Resultados: constatou-se que Yerko Tabilo pode ser considerado um agente mediador, pois contribuiu, de forma significativa, com o processo de construção cultural de outros instrumentistas e para uma (re)leitura de si, do outro e do seu contexto sociocultural que fortalece os traços identitários por meio das performances musicais.
Conclusão: as performances musicais estimulam a atribuição de sentidos e promovem a ressignificação e a autonomia dos leitores e dos mediadores, proporcionando o alcance do protagonismo social.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Interação, Ba e conhecimento: uma análise do youtube® como canal de compartilhamento do conhecimento no contexto da gastronomia

Por Frederico Divino Dias

Objetivo: Evidenciar de que forma a interatividade se faz presente na criação e compartilhamento do conhecimento no YouTube®, por meio de canais de gastronomia e culinária brasileiros.
Metodologia:
Tratou-se de uma pesquisa teórico-empírica com cunho descritivo e exploratório, que em uma abordagem quali-quantitativa, coletou dados de doze canais de gastronomia e culinária no YouTube® Brasil para alcançar o objetivo do estudo. A seleção desta amostra seguiu processo sistemático com critérios de inclusão estabelecidos pelos próprios autores.
Resultados: Os canais utilizados como base de dados evidenciaram, por meio de suas métricas, três principais pontos de análise: importância do contexto capacitante, valorização da interação entre os usuários (comentários, reações e compartilhamentos externos) e ocorrência da espiral do conhecimento.
Conclusões: Observou-se que a interatividade assume papel fundamental na plataforma analisada; esta variável é preponderante no que tange os processos de criação e compartilhamento dos conhecimentos. O YouTube® pode se estabelecer como uma teia de relações e inter-relações que propiciam uma unificação, por interação, em um grande Ba favorável à difusão de variados conhecimentos (sejam eles culinários ou não).

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

A função educativa das bibliotecas escolares no combate à desinformação e às fake news: estudo de caso das bibliotecas escolares de Goiânia/go

Por Andréa Pereira Santos
Objetivo: O objetivo desta pesquisa é entender como as bibliotecas escolares em Goiânia/GO podem contribuir (ou têm contribuído) para o processo de letramento informacional dos indivíduos e, com isso, criar competências para o combate às fake news.
Metodologia:
O método de pesquisa foi quanti-qualitativo, buscando identificar quais escolas de Goiânia possuem biblioteca, sala ou cantinho de leitura, bem como a formação dos seus respectivos responsáveis. Também buscou-se analisar as informações obtidas nas respostas dos profissionais responsáveis, a fim de compreender a relevância atribuída às práticas informacionais e ao papel de auxílio das bibliotecas escolares na formação crítica dos estudantes e no combate às fake news.
Resultados:
Foi constatado que há poucas bibliotecas escolares em Goiânia/GO, e as que existem não contam com uma estruturação de ações específicas de combate às fake news; as orientações ocorrem somente quando se deparam com algum caso específico.
Conclusões:
Perante o cenário atual, é imprescindível implementar, nas escolas, atividades que promovam o letramento informacional no combate às fake news e bibliotecas que contem com bibliotecários, uma vez que esses profissionais são capacitados para mediar as atividades dentro da biblioteca.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Os cursos de arquivologia brasileiros à luz do regime de informação

Por Maria Meriane Vieira da Rocha
Objetivo: Analisar o Regime de Informação dos atores sociais no contexto da Ciência da Informação e dos cursos de Arquivologia a partir do ano 2000, nesse sentido, explora as mediações dessa forma de vida acadêmica a partir do modelo de Regime de Informação proposto por González de Gómez, partindo do pressuposto de que a cultura informacional, compartilhada pelos atores no âmbito de certo espaço social, contribui para se entender sua aplicação em certo contexto. O referencial teórico aborda o Regime de Informação com perspectivas e abordagens no contexto da Ciência da Informação, as Política de Informação nos espaços do saber e a possibilidade de uma inteligência coletiva para o compartilhamento de informações.
Metodologia:
A pesquisa é de natureza descritiva, a partir de uma abordagem qualitativa.
Resultados:
Os resultados demonstram que a pesquisa contribui para mais abertura de um Regime de Informação no contexto da Ciência da Informação e dos cursos de Arquivologia como espaço de relações e de trocas de informações entre os atores sociais.
Conclusão: No que tange à inteligência coletiva, os atores sociais atuam coletivamente, porque as necessidades de informação mudam o tempo todo e são regidas pela precisão de busca e uso da informação no âmbito da forma de vida acadêmica.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Relações semânticas e interoperabilidade em tesauros representados em skos

Por Everton Rodrigues Barbosa
Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender como o modelo de dados Simple Knowledge Organization System e seus modelos de extensão tem sido utilizado para promover a interoperabilidade com outros vocabulários e refinar as relações semânticas em tesauros na web.
Metodologia: Utiliza a pesquisa documental nos guias de referência dos modelos de dados utilizados para representar os tesauros na web.
Resultados: os modelos de dados têm sido utilizados para representar os termos e suas variações linguísticas, os relacionamentos entre grupos e subgrupos de conceitos, numa perspectiva intra-vocabulários, e os relacionamentos entre conceitos de vocabulários distintos, numa perspectiva inter-vocabulários.
Conclusões: O uso do Simple Knowledge Organization System, e dos seus modelos de extensão contribuem para uma melhor estruturação dos conceitos em tesauros. Os modelos de extensão são apropriados para a representação dos relacionamentos de equivalência compostos, ou para a estruturação de grupos e subgrupos de conceitos em tesauros.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Política de cotas no ensino superior: uma inovação social necessária

Por Marcela Arantes Ribeiro
Objetivo: Inter-relacionar a política de cotas à concepção e desenvolvimento da inteligência social como ferramenta nesse contexto.
Metodologia: Pesquisa teórica de natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, apresentando uma análise interrelacional entre a inteligência social e o ensino superior público, considerando a complexidade sociocultural da sociedade, analisando a Lei nº 12.711/2012 que possibilita a equidade do acesso ao ensino superior e disponível no site do Governo Federal brasileiro.
Resultados: Identificou-se a política de cotas como uma inovação social, por caracterizar as demandas sociais e refletir sobre a inteligência social construída pelos indivíduos no contexto das relações respaldadas na diversidade sociocultural, e cujo processo de interação potencializa ações e reações correspondentes às demandas que possam surgir em âmbito organizacional.
Conclusões: Ao proporcionar o acesso ao ensino superior de modo equitativo, a política de cotas gerenciada por meio da inteligência social, propicia a formação de um quadro de profissionais com perfil sociocultural diversificado. Evidencia-se que há a necessidade constante de fortalecer a diversidade em todos os espaços da sociedade.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Avaliação de recursos de informação digitais: proposta de atualização da cyberguide

Por Lisandra Guerrero Pérez
Objetivo:Propor uma atualização da CyberGuide de conteúdo criada por Mclachlan sob a perspectiva do enfoque documental de avaliação de recursos eletrônicos.
Metodologia: Esta pesquisa, qualitativa e descritiva, utilizou o estudo de caso como método principal. Segundo o procedimento metodológico utilizado, este estudo possui embasamento teórico-empírico. A proposta de atualização da CyberGuide foi aplicada de forma anônima a uma amostra não probabilística de 46 usuários de cinco observatórios sociais brasileiros e foi implementada no formato de formulários de Google. Usou-se a estatística descritiva, especificamente as medidas de tendência central para o processamento dos dados.
Resultados: Foram propostas um conjunto de adaptações ao conteúdo e à estrutura da CyberGuide, com ênfases nos parâmetros e indicadores que a configuram e na escala gráfica de avaliação. Consideraram-se, na atualização, os critérios de avaliação propostos por Kapoun, por Codina e pelo Departamento de Governo Eletrônico do Brasil. Também foi proposta uma ferramenta de software livre e código aberto, a CyberGuide Tool: CGT, capaz de realizar o processamento estatístico cruzado dos formulários de Google resultantes da aplicação da CyberGuide proposta. A atualização da CyberGuide e a ferramenta CGT propostas foram aplicadas em um caso específico de recursos de informação contemporâneo (os observatórios sociais).
Conclusões: Com a aplicação da CyberGuide proposta foi possível identificar os parâmetros de maior influência no processo avaliativo dos observatórios sociais. Os resultados alcançados mostram que a CyberGuide proposta pode se constituir uma ferramenta viável e fácil de usar no contexto de avaliação de recursos de informação digitais.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Produção científica brasileira em ciência da informação acerca do tema censura: uma aproximação temática

Por Marcycleis Maria Cavalcanti
Objetivo: Identificar aproximações temáticas e elucidar a forma como os pesquisadores em Ciência da Informação abordam o tema censura.
Metodologia: Estudo exploratório diacrônico acerca da produção cientifica brasileira em Ciência da Informação relativa ao tema Censura indexada na BRAPCI entre os anos de 1972 e 2019. Estruturado em seis seções: configurações da censura; percurso metodológico constituído por levantamento bibliográfico para a composição do corpus submetido à análise de conteúdo, tratamento estatístico; análise; resultados e considerações finais.
Resultados: Percebemos a relação de distanciamento entre o período da Ditadura civil-militar brasileira e o aumento na produção científica acerca da censura com maior atração entre o tema censura e os termos: imprensa, repressão, ditadura, música, livros e teatro, todos localizados no espaço cronológico referente à Ditadura civil-militar brasileira. Identificamos também a tendência de ampliação temática para contextos atuais relacionados a questões sociais e tecnológicas que convergem para questões técnicas e laborais dos profissionais da informação; de fluxo da informação; da ética profissional; do papel social da Biblioteconomia; dos aspectos cognitivos e sociológicos relacionados à censura.
Conclusões: A fim de prover maior discernimento nos estudos acerca da censura, torna-se fundamental considerar aspectos essenciais que configuram a ação censória como a restrição e impedimento da concepção, acesso e compartilhamento da informação para que se possa estabelecer distinções entre censura efetiva e a simples restrição.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

O ato de ler e a mediação da leitura conscientes: perspectivas fundamentadas nas dimensões da mediação da informação

Por Pamela Oliveira Assis
Objetivo: Evidenciar a inter-relação entre o ato de ler e a mediação consciente da leitura, fundamentadas nas dimensões da mediação da informação.
Metodologia: Caracteriza-se como uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, articulando-se os aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo.
Resultados: Percebe-se que analisar o ato de ler e a mediação da leitura com base nas dimensões da mediação da informação, auxilia no processo de alcance de uma perspectiva consciente e humanizadora por parte dos sujeitos, além de ampliar as percepções de estudo dessas ações no campo da Ciência da Informação, favorecendo reflexões que apoiam a formação e o desenvolvimento de uma postura protagonista dos leitores e mediadores da leitura.
Conclusões: Compreende-se que as dimensões da mediação da informação podem favorecer ações reflexivas e conscientes da leitura e da mediação da leitura, contribuindo, inclusive, para que mediadores tenham uma atuação ética e formativa em relação às interferências realizadas na vida dos sujeitos.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Potencialidades de informações em objetos tridimensionais

Por Ediane Toscano Carvalho
Objetivo: Identificar documentos que possibilitem potencializar informações sobre a coleção Maria dos Bichos no âmbito do acervo do NUPPO. Muitas instituições que custodiam bens materiais reduzem o conhecimento disseminado a partir da exposição visual, desconhecendo valores no processo de transformação em documentos. Dessa forma, questionamos se é possível reunir e articular diferentes suportes e dar qualidade aos objetos tridimensionais da cultura popular em especial os que fazem parte da coleção Maria dos Bichos, que integra o acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) com base em outros tipos de materialidades existentes no próprio acervo.
Metodologia: Utilizamos como procedimento metodológico o levantamento de fontes acerca da temática abordada, assim como a coleta de dados apoiada em pesquisas na instituição e em ambientes virtuais.
Resultados: localizamos fotografias e uma entrevista que servirão de instrumentos para realizar diversas atividades como exposições, e pesquisas em geral.
Conclusão: Acreditamos que uma das ações que potencializam acervos de objetos tridimensionais, é a reunião de informações isoladas e desconhecidas que podem ser associadas com outras evidências e se relacionarem entre si. Assim, é possível ampliar valores, visibilizar, dar vida à coleção e à própria instituição.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Características da comunicação científica em projetos de pesquisa nas áreas de informação no Brasil

Por Henrique Denes Hilgenberg Fernandes

Objetivo: Descrever os padrões de comunicação científica das áreas de informação no Brasil, a partir de informações dos projetos de pesquisa desenvolvidos entre 2005 e 2019, constantes da Plataforma Lattes.
Metodologia:
Abordagem metodológica quantitativa e estudo bibliométrico com análise estatística descritiva. Foram usados, como fonte de informação, os projetos de pesquisa da Plataforma Lattes, extraídos pelo script Lattes. Uma amostra de 266 projetos foi estudada e as publicações relacionadas foram obtidas pela análise dos currículos em formato XML.
Resultados:
O estudo mostrou os canais mais utilizados para publicação e foram identificadas a duração dos projetos e os prazos para a publicação de trabalhos completos e resumidos, artigos de periódicos, capítulos de livros, livros, dissertações e teses.
Conclusões:
O estudo demonstrou que o canal mais utilizado pelos pesquisadores são os trabalhos completos, seguido pelos artigos de periódicos e que a produção bibliográfica se concentra nos quatro anos iniciais do projeto, com o pico de produção no segundo ano. Observou-se, também, que os projetos que envolvem a pós-graduação respondem por mais de dois terços de todas as publicações avaliadas. Nota-se, ainda, que nos projetos mais recentes, o volume de artigos de periódicos publicados supera o de trabalhos completos e o número de dissertações aumenta expressivamente.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Estudos de gêneros para a organização do conhecimento no campo da arquivologia

Por Bianca Ferreira Hernandez
Objetivo: Verificar o estado da arte da pesquisa sobre estudos de gênero no contexto dos arquivos e da informação arquivística, bem como identificar contribuições desses estudos para a Arquivologia no âmbito da organização e representação da informação e do conhecimento arquivístico.
Metodologia: Realiza Revisão Sistemática de Literatura nas bases de dados Web of Science (coleção principal), Library and Information Science Abstracts, Library, Information Science & Technology Abstracts e Information Science & Technology Abstracts.
Resultados: Os estudos de gêneros com enfoque na documentação arquivística ainda se encontram em fase embrionária, sendo tratado pelos autores como uma nova ótica a ser imposta à organização e representação da informação contida em arquivos, contudo, sem aprofundamento teórico ou estabelecimento de metodologias.
Conclusões: Considera que os Estudos Retóricos de Gênero, embora pouco explorados, têm potencial de beneficiar principalmente as atividades de organização e representação, avaliação, produção e uso da informação arquivística. Considera que os estudos de gêneros permitem uma visão parcial dos domínios e das comunidades discursivas de que fazem parte.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Comportamento informacional de mulheres no brasil sobre cesarianas: um levantamento bibliográfico

Por Julia Beatriz Botiglieri

Objetivo: Identificar a cobertura, na literatura da Ciência da Informação, dos temas relacionados ao comportamento informacional de mulheres, no Brasil, na busca por informações sobre opções de parto, focando neste momento na cesariana devido à prevalência deste tipo de parto no Brasil.
Metodologia: Elaboramos sete expressões de busca para realizar um levantamento bibliográfico nas bases interdisciplinares (WoS, Scopus, SciELO), nas da Ciência da Informação (LISTA, E-LIS) e de Saúde (LILACS, PubMed) e no GoogleAcadêmico. A abordagem metodológica foi exploratório-descritivo, com a análise quali-quantitativa dos dados bibliográficos levantados.
Resultados: Usando as expressões escalonadas, acrescentando um termo de cada vez (incluindo termos compostos), quanto mais detalhada a expressão de busca, aproximando assim o objeto da pesquisa, menos registros foram recuperados. Em todas as bases, o resultado para a expressão final foi nulo, com a exceção de Scopus, com apenas um registro e GoogleAcadêmico, com 44, e entre estes, após ter lido os resumos, identificamos apenas sete relevantes.
Conclusões: A quantidade diminutiva de registros bibliográficos de artigos recuperados aponta que este tema ainda necessita ser problematizado e pesquisado no contexto de pesquisa em informação para a saúde das mulheres.

  • 22 de Maio de 2022, 00:00

Arquitetura da informação e museus digitais: análise da usabilidade no museu da fotografia do Ceará

Por Italo Teixeira Chaves
Objetivo: Deste modo, tem-se como objetivo central do estudo, analisar a usabilidade do ambiente informacional digital do Museu da Fotografia do Ceará, com base na abordagem arquitetural da Arquitetura da Informação (AI).
Metodologia: Para tanto, ancora-se em estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como lócus da pesquisa o Museu da Fotografia do Ceará. Utiliza-se do questionário eletrônico para a coleta de dados e da análise de conteúdo nos procedimentos de análise.
Resultados: Como resultado, apresenta alguns pontos de melhoria de usabilidade de acordo com as heurísticas investigadas bem como destaca pontos fortes do site do referido museu.
Conclusão: Por fim, conclui que a arquitetura da informação é uma área emergente para analisar ambientes de informação digital e que o ambiente estudado possui bons elementos no tocante à usabilidade, mas que ainda precisa passar por ajustes, sobretudo no que diz respeito à visitação 3D.
  • 22 de Maio de 2022, 00:00
❌