Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemNewsletterIPCB Archive Feed

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 13 de maio

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 13 de maio


Conselho Geral do IPCB elege membros cooptados


Sérgio Bento, José Augusto Alves, Luís Taborda Barata, José Tribolet, Luís Correia, Maria Eugenia André e Vera Tiago são as sete personalidades externas escolhidas para integrar o Conselho Geral do IPCB, após reunião realizada no dia 11 de maio.
Nos termos dos estatutos do IPCB, integram o Conselho Geral sete personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevante para o Instituto, treze representantes dos professores e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente.
Recorde-se que o Presidente do Conselho Geral do IPCB será escolhido de entre as 7 personalidades agora cooptadas.
Revista do IPCB, "IPCB Campus"

Já se encontra disponível para leitura o n.º 18 da Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco, “IPCB Campus”.
A publicação aborda importantes temas da atualidade, como as oportunidades para o IPCB no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, os contributos do Serviço Social da ESECB no apoio a pessoas idosas face à pandemia COVID 19, ou o trabalho de investigação desenvolvido no IPCB na área do desenvolvimento de serviços, aplicações e conteúdos digitais e na área do design para o território, assim diversos tópicos sobre a vida da academia IPCB nos últimos 6 meses.
 
IPCB apresenta fase regional do Poliempreende

A fase regional do 17.º Concurso Poliempreende - Projetos de Vocação Empresarial foi apresentada a 5 de maio, em formato videoconferência. Para além das intervenções de Nuno Castela, vice-presidente do IPCB, e de Nuno Caseiro, coordenador institucional da iniciativa, a sessão destinada a inspirar e desafiar os estudantes contou com os testemunhos dos empresários Miguel Muñoz Duarte e Bruno Matias.
A submissão das ideias e planos de negócio decorre até 30 de junho, em https://pin.poliempreende.innovtek.net, sendo os resultados regionais anunciados a 7 de julho.
 
II Vídeo Seminário de Investigação em Ciências do Desporto

A Escola Superior de Educação do IPCB realiza nos dias 21 e 22 de maio o II Vídeo Seminário de Investigação em Ciências do Desporto, inserido no âmbito do Mestrado em Atividade Física.
A iniciativa conta com a presença de individualidades com enorme relevância no panorama das ciências do desporto, que irão abordar temas relacionados com o exercício físico e desporto, envolvendo áreas como o treino desportivo, o desporto adaptado e a gerontomotricidade. 
O evento pode ser acompanhado online, através da plataforma ZOOM, devendo os interessados realizar a sua inscrição obrigatória.
  
II edição da Escola de Pastores

Integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, a segunda edição da “Escola de Pastores”, arranca no dia 14 de junho e destina-se a abranger as três regiões DOP do Centro (Beira Baixa, Serra da Estrela e Rabaçal).
Estão disponíveis 36 vagas para esta formação, que terá um total de 560 horas (150 horas de componente teórica e 410 horas de componente prática), devendo a inscrição ser realizada até 24 de maio. A formação decorrerá nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco (ESACB), Viseu (ESAV) e Coimbra (ESAC).
  
Trabalho de André Proença no World Physiotherapy Congress

André Proença, licenciado em Fisioterapia pela ESALD-IPCB, apresentou no maior congresso de fisioterapia do mundo, o World Physiotherapy Congress 2021, o resultado do trabalho de final do curso.
A publicação científica “Effect of thigh Manual Lymphatic Drainage, Lower Limb Elevation and Rest on venous volume - A pilot study“ revela como a Drenagem Linfática Manual na coxa parece apresentar maior aumento no retorno do sangue venoso da perna, quando comparada com a elevação e repouso dos membros inferiores, em pessoas saudáveis. O trabalho foi um dos 7 ePosters portugueses selecionados para o evento.
  
Diplomado da ESACB distinguido com Menção Honrosa

Constantino Alberto Madadisse, licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar pela Escola Superior Agrária do IPCB, está entre os diplomados destacados com uma Menção Honrosa no âmbito do Prémio Joaquim Chissano - Alumni Estudante Moçambicano em Portugal, atribuído anualmente pela Câmara de Comércio Portugal-Moçambique.
Este prémio distingue alumni moçambicanos com um percurso académico em Portugal, que se destacaram na realização de trabalho relevante e se tenham distinguido na área Académica, no Empreendedorismo, na Causa Pública ou de Gestão em Moçambique.
  
Alunas da licenciatura em Música da ESART/IPCB em destaque

Maria Margarida Araújo, aluna da licenciatura em Música - variante de Canto, participou no programa ABC Compositores! - Prémio Incentivo à Criação, do Projeto Educativo do Teatro Nacional de São Carlos, onde foi a protagonista do episódio n.º 3, sobre Wolfgang Amadeus Mozart, acompanhada ao piano pela docente da ESART/IPCB Natalia Riabova.
Clara de Sousa Gonçalves, aluna da variante de Instrumento – Saxofone, obteve o 3.º prémio no 4.º Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea - nível superior, integrado no Síntese – XIV Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. 
  
ESGIN-IPCB realiza webinar e seminário técnico online

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB realizou em maio duas iniciativas online, no âmbito da licenciatura em Solicitadoria e do Master Executive em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural.
No dia 5 de maio decorreu .o Webinar "Desafios e Oportunidades no Exercício da Profissão de Solicitador", que teve como oradores os solicitadores Pedro Galante e Francisco Lameiras.
O Seminário Técnico "O Alojamento e as Associações" decorreu a 3 de maio e teve como oradores Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP, Cândido Mendes, Presidente da Associação Hotéis Rurais de Portugal e Ana Jacinto, membro da AHRESP.  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 13 de Maio de 2021, 15:48

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 29 de abril

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 29 de abril


Tomada de posse dos membros eleitos para o Conselho Geral do IPCB


Realizou-se no dia 27 de abril a cerimónia de tomada de posse dos representantes dos docentes e investigadores e da representante do pessoal não docente, eleitos para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Nos termos dos estatutos do IPCB, segue-se o processo de cooptação das sete personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevante para o Instituto, eleitos pelos treze representantes dos professores e investigadores, quatro representantes dos estudantes e pela representante do pessoal não docente, por maioria absoluta, com base em propostas fundamentadas subscritas por, pelo menos, 30% da totalidade daqueles membros.
IPCB em audiência com o Presidente da República

O Presidente do IPCB, António Fernandes, esteve presente na audiência coletiva com Sua Ex.ª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, integrando a comitiva do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
O Presidente da República reuniu com o CCISP para se inteirar da situação do Ensino Politécnico, ouvir as suas preocupações e refletir sobre o papel que este pode ter na recuperação do país e no seu desenvolvimento.
Com este encontro Marcelo Rebelo de Sousa quis manifestar apreço pelo contributo que o Ensino Politécnico tem dado ao país, nomeadamente no alargamento da rede do Ensino Superior e na coesão territorial.
José Raimundo é o novo Provedor do Estudante do IPCB

José Filomeno Raimundo, docente aposentado da ESART-IPCB, é o novo Provedor do Estudante do IPCB. A tomada de posse teve lugar no dia 27 de abril, na sequência da designação pelo Presidente do IPCB, sob proposta fundamentada das estruturas representativas dos estudantes.
O Presidente do IPCB destacou o “enorme sentido de entrega e responsabilidade de José Raimundo, que conhece muito bem o IPCB e o funcionamento dos seus órgãos estatutários. Por outro lado, assumiu lugares de elevada responsabilidade e ação ao longo da sua carreira”. Referiu ainda que o agora empossado é “um homem bom, por quem tem imensa estima e a quem é uma honra dar posse no cargo.”  
Retoma das atividades presenciais e testagem COVID-19

O IPCB retomou atividades letivas e não letivas presenciais no dia 19 de abril, em consonância com as decisões do Conselho de Ministros. Foi assim levantada a suspensão vigente e ficaram autorizadas todas as deslocações para a realização de atividades no IPCB, bem como a sua frequência para a realização de provas e exames e demais atividades.
A retoma das atividades presenciais será acompanhada da testagem gratuita e voluntária a toda a comunidade académica da instituição, no âmbito da adesão do IPCB ao programa de testagem da Cruz Vermelha Portuguesa - Ensino Superior.
  
Ecossistemas de Inovação e Competitividade Territorial

O Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco realizam no dia 3 de junho o seminário Ecossistemas de Inovação e Competitividade Territorial, evento associado à GREEN WEEK 2021.
A submissão de trabalhos e projetos para apresentação na iniciativa decorre até 16 de maio, estando incluídas no programa científico as seguintes áreas temáticas: Sustentabilidade, Biodiversidade, Água, Energia, Agricultura, Alimentação, Economia Circular, Saúde, Indústria, Construção, Digitalização, Mobilidade e Design. Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail, para o endereço ceder@ipcb.pt.
  
Projeto Rolhas para a 3.ª Idade

A abertura de recipientes com rolhas circulares tradicionais de rosca é, para muitos idosos, uma grande dificuldade. De modo a contornar esta questão, um grupo de investigadores que inclui os docentes do IPCB Pedro Silva, Domingos Santos e João Júlio Serrano, Ricardo Pocinho e Bruno Trindade, da ANGES e ainda Gonçalo Martins, designer e ex-aluno da ESTCB-IPCB criou um produto ergonómico: Rolhas para a 3ª Idade.
Estas rolhas foram concebidas num formato que permite a abertura de garrafas de forma autónoma, exigindo do utilizador menos força na mão. A solução advém do design com formato quadrado, triangular ou oval.
  
Docente do IPCB integra grupo de editores da Revista Agronomy

António Moitinho Rodrigues, docente da ESACB-IPCB, investigador integrado na UID IPCB-CERNAS e no Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS-IPCB), centro de investigação com financiamento plurianual da FCT, integra o grupo de editores da revista internacional Agronomy.
O grupo de editores, do qual fazem parte Raquel Guiné (CERNAS-IPV) e António Dinis Ferreira (CERNAS-IPC) terá a cargo a Special Issue da Agronomy sobre o tema "CERNAS - Current Evolution and Research Novelty in Agricultural Sustainability". 
  
Docentes do IPCB publicam em revista científica internacional

Vasco Soares e João Caldeira, docentes da ESTCB-IPCB, publicaram, em conjunto com Pedro Gaspar e Carlos Fernandez, da Universidade da Beira Interior, e Hélio Silva, da empresa Evox, o artigo “Development of Technological Capabilities through the Internet of Things (IoT): Survey of Opportunities and Barriers for IoT Implementation in Portugal’s Agro-Industry” na revista científica internacional Applied Sciences.
O trabalho teve por objetivo avaliar e caracterizar micro, pequenas e médias empresas do sector agro-alimentar da região centro de Portugal, com respeito à implementação da Internet das Coisas.
 
Dia Nacional do Doente com AVC assinalado na ESALD

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB assinalou o Dia Nacional do Doente com AVC com a realização dos webinares “A vida depois do AVC” e “Diagnóstico e Tratamento do AVC Pediátrico”.
Organizada pela licenciatura em Fisiologia Clínica, pela Missão AVC e pela Fatores de Risco Cerebrocardiovasculares do Centro Académico Clínico das Beiras, a iniciativa contou com 624 inscrições e teve como parceiros a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, a Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, a Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas e a Angels Initiative.
 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 29 de Abril de 2021, 09:38

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 15 de abril

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 15 de abril


Eleições para o Conselho Geral do IPCB


Decorreram no dia 7 de abril as eleições para os representantes dos docentes e investigadores no Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nos termos do Despacho n.º 43/2021 do Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que aprova o calendário para repetição do ato eleitoral após a situação de empate entre as duas listas concorrentes verificado nas eleições de 18 de março.
Os resultados provisórios da votação ditam a vitória da Lista A, encabeçada por Nuno Castela, com um total de 104 votos, tendo a Lista B, encabeçada por Francisco Rodrigues, recebido 103 votos.
A Lista A elege assim 7 representantes para o Conselho Geral do IPCB: Nuno Filipe Alves Gaiola Castela (ESTCB), João Júlio de Matos Serrano (ESECB), João Manuel Nunes Ventura (ESALD), João Renato Caramona Belo Sebastião (ESGIN), João Vasco Matos Neves (ESART), Paulo Alexandre Justo Fernandez (ESACB) e Ângela Cristina Marques de Oliveira (ESTCB). A Lista B elege 6 representantes: Francisco José Barbas Rodrigues (ESALD), Sara Margarida Isidoro Frade de Brito Filipe (ESGIN), Nelson Barata Antunes (ESART), Cristina Maria Martins Alegria (ESACB), Francisco José Freire Lucas (ESTCB) e Virgínia Maria da Silva Brunheta (ESECB).
No que diz respeito aos representantes do pessoal não docente foi eleita a representante Edite Santos, com um total de 119 votos, no seguimento do ato eleitoral realizado no dia 18 de março.
CPAES-M23: A alternativa à prova escrita maiores de 23

A realização da prova escrita é uma das componentes que mais preocupa os interessados em ingressar no ensino superior através do concurso Maiores de 23 anos. No entanto, existe uma alternativa à realização desta prova, o Curso Preparatório de Acesso ao Ensino Superior M23.
O CPAES-M23 é uma formação pós-laboral, de estudo acompanhado, com a duração de 24 horas. A aprovação neste curso dispensa a realização da prova escrita Maiores de 23 anos. Para o presente ano letivo, o IPCB tem previsto o funcionamento dos módulos de Biologia, Matemática, Noções de Economia e Introdução à Programação e Sistemas Computacionais. 
  
Licenciatura em Música: Concurso Local de Acesso

Decorre até 9 de maio a primeira fase de inscrições no Concurso Local de Acesso ao Ensino Superior para ingresso na licenciatura em Música do IPCB. Devido ao atual contexto pandémico, alguns procedimentos relativos a este concurso foram alterados, nomeadamente a modalidade de realização das provas, presencial ou a distância, ou através do envio de gravações audiovisuais.
Lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, a licenciatura em Música tem 4 variantes: Instrumento; Formação Musical, Direção Coral e Instrumental; Música Eletrónica e Produção Musical e Canto.
  
Direito do Consumo – Coletânea de Legislação Fundamental

O livro “Direito do Consumo – Coletânea de Legislação Fundamental”, da autoria do docente do IPCB David Falcão, acaba de ver publicada a sua 6.ª edição, que integra uma revisão de determinados diplomas, de forma a adequá-los às mais recentes alterações legislativas.
O autor, e também Professor Auxiliar Convidado da UBI, descreve a obra como um bom instrumento de apoio aos alunos que cursem a unidade curricular de Direito do Consumo nos seus programas curriculares e como uma ferramenta para qualquer jurista que tenha que lidar com este ramo de Direito.
  
Conferência "Políticas de envelhecimento de hoje e de amanhã"

A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB realiza no dia 15 de abril, pelas 18:00 horas, a conferência online “Políticas de envelhecimento de hoje e de amanhã: medidas, respostas e práticas”, com a intervenção da Doutora Maria Inês Amaro.
A iniciativa decorre no âmbito do ciclo de conferências "Conversas Digitais sobre Envelhecimento", realizadas com periocidade bimestral e sobre temas relacionados com as várias dimensões do envelhecimento.
 
Recolha para o Banco de Bens IPCB

O Politécnico de Castelo Branco, no âmbito da sua responsabilidade social, vai promover de 26 a 30 de abril uma recolha de bens junto da comunidade académica, conforme definido no Regulamento do Banco de Bens (BBIPCB) do IPCB.
O objetivo desta iniciativa, que decorre nos Serviços Centrais e da Presidência e nas escolas superiores do IPCB, é a recolha de bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material escolar, que serão posteriormente distribuídos pela comunidade estudantil, contribuindo para o seu sucesso escolar.
 
Concurso “From linear to circular ideas”

A Rede Campus Sustentável, rede de cooperação que integra mais de 35 instituições de ensino superior nacionais e internacionais, entre elas o IPCB, lançou o concurso “From Circular to Linear Ideas”.
A docente do IPCB Constança Rigueiro integra a organização da iniciativa, que pretende mobilizar a comunidade científica, e os seus alunos, para pensarem e refletirem sobre o que é a economia circular, estimular o interesse pela investigação e trazer abordagens inovadoras à temática, criando e desenvolvendo ideias e soluções para os desafios da economia circular em todas as fases do ciclo de vida dos produtos e serviços.
  
Sistemas de Previsão e Alerta de Inundações

Paulo Fernandez, docente e investigador da ESACB-IPCB, integra o projeto de investigação “Sistema de Previsão e Alerta de Inundações para a Zona Urbana de Águeda (FFAS)”, desenvolvido no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT).
O desenvolvimento de um sistema de previsão e alerta de inundações é relevante para a comunidade, porque permite disponibilizar às autoridades responsáveis pela avaliação e gestão do risco de inundações, uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, antecipando a capacidade de resposta e aumentando a resiliência da população.
  
IPCB coordena formação online sobre leitura ficcional 

O Politécnico de Castelo Branco é uma das instituições coordenadoras do curso de formação online “Os Textos Ficcionais e as experiências transmediáticas, interativas e sensoriais”, numa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).
O curso tem como responsável académica a docente da ESECB-IPCB, Maria da Natividade Pires e tem por objetivo estimular a compreensão teórica do ato da leitura ficcional como experiência, reconhecendo exemplos nas práticas leitoras atuais e propondo analisar formatos de consumo cultural na relação sensorial e interativa. 
  
1.º Workshop de Modelação Estatística dos Sistemas Florestais

A Escola Superior Agrária do IPCB realizou, em parceria com a Universidade Aberta, o 1.º Workshop de Modelação Estatística dos Sistemas Florestais, no âmbito da pós-graduação em Ciências Florestais.
A iniciativa foi organizada por Cristina Canavarro, docente da ESACB-IPCB, e Teresa Oliveira, docente da Universidade Aberta, contou com a presença dos alunos do curso e outros interessados nos temas abordados e teve como oradores Ofélia Anjos, Cristina Alegria e José Pedro Fragoso (ESACB), Manuela Oliveira (Universidade de Évora) e Roberval B. Lima (Embrapa Amazônia Ocidental).
 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 15 de Abril de 2021, 11:23

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 1 de abril

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 1 de abril


Politécnico de Castelo Branco distinguido com medalha de ouro da cidade de Castelo Branco


O Politécnico de Castelo Branco foi homenageado com a medalha de ouro comemorativa dos 250 anos de elevação de Castelo Branco a cidade, numa cerimónia realizada no dia 20 de março, no Cine-Teatro Avenida, tendo o Presidente do IPCB, António Fernandes, afirmado que a instituição “se sente muito honrada por ter no seu nome o nome da cidade de Castelo Branco, que nos projeta e enaltece.”
António Fernandes afirmou receber a distinção “em nome de toda uma extensa comunidade que ao longo de mais de 40 anos manifestou profissionalismo, dedicação e um ímpar sentido de entrega”, onde se inclui o corpo docente, corpo não docente, estudantes e diplomados e entidades parceiras. “A atribuição desta medalha de ouro da cidade de Castelo Branco ao IPCB é uma homenagem a todas essas pessoas. A minha presença aqui é em representação de todas elas.”
Docentes do IPCB são editores da revista Electronics

Vasco Soares e João Caldeira, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores de uma edição especial na revista científica internacional Electronics dedicada ao tema “Delay Tolerant Networks and Applications”. A equipa de editores inclui também o Prof. Dr. Joel J. P. C. Rodrigues da Universidade Federal do Piauí, Brasil.
Esta edição especial visa reunir investigadores, académicos, cientistas e estudantes para trocar as suas ideias, experiências e resultados de investigação mais recentes sobre DTNs e suas aplicações.
  
Docentes do IPCB publicam estudo em revista internacional

Os docentes do IPCB Rogério Dionísio, Pedro Torres e Armando Ramalho publicaram, em parceria com o investigador Ricardo Ferreira, um estudo sobre vibrações no Journal of Sensor and Actuator Networks.
Intitulado “Magnetoresistive Sensors and Piezoresistive Accelerometers for Vibration Measurements: A Comparative Study”, o trabalho foi desenvolvido na ESTCB-IPCB e incidiu no estudo das potencialidades de sensores de vibração de máquinas, sem existir contacto físico com a estrutura das mesmas, e comparou o seu desempenho com o dos sensores de contacto atualmente mais utilizados, os acelerómetros. 
 
Investigação e Ensino em Design e Música

Daniel Raposo, João Neves, José Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias, docentes da ESART-IPCB são os editores do livro “Investigação e Ensino em Design e Música II”, que faz parte do projeto Convergências Research Books, das Edições IPCB.
O livro subdivide-se em três secções: Design e Ensino do Design, Música, Musicologia e Ensino de Música e Áreas de Interseção e apresenta ao longo dos diversos capítulos os resultados de experiências, práticas e estudos recentes que constituem contributos significativos para o exercício, ensino e investigação em design, música e áreas de interseção.
  
I Encontro de Intervenção Sociodesportiva da ESECB

A Escola Superior de Educação do IPCB realiza no dia 7 de abril, entre as 14:00 e as 17:30, o I Encontro de Intervenção Sociodesportiva da ESECB, sob o tema “Das perspetivas sociodesportivas ao agir interdisciplinar: desafios da inclusão no e pelo desporto”.
A iniciativa resulta da união de sinergias entre as licenciaturas em Serviço Social e em Desporto e Atividade Física desta escola do IPCB, representadas pelos professores Regina Vieira e Pedro Mendes. A Comissão Organizadora integra ainda quatro alunos representantes da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação.
  
ESGIN-IPCB vence concurso “Casulo”

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB foi a vencedora do Concurso Desenvolvimento de Doce de Castelo Branco com a designação “Casulo”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco e APPACDM, que contou com a parceria da CATAA.
A ESGIN apresentou um “casulo” com ingredientes como amêndoa, amora liofilizada, geleia de amora, mel e água de flor de laranjeira. Uma receita de autor, vegana, com os ingredientes e sabores da região de Castelo Branco, criada e desenvolvida pelos estudantes da licenciatura em Gestão Hoteleira, da responsabilidade do professor Mário Rui Ramos.
  
IPCB participa em projeto 5G de condução autónoma

O Politécnico de Castelo Branco viu recentemente aprovada a candidatura do projeto de investigação e desenvolvimento 5GAUTO, financiada pelo programa P2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A equipa do IPCB é constituída pelos docentes Paulo Marques, Hugo Marques e João Caldeira.
O projeto 5GAUTO vai contribuir para a transformação digital do setor dos transportes rodoviários em Portugal com vista ao aumento da segurança, disponibilização de serviços inovadores e preparando as infraestruturas de comunicação para a futura condução autónoma.
  
IPCB com projeto aprovado no combate às úlceras de pressão

O projeto SensoMatt tem por objetivo criar uma solução médica para combater úlceras de pressão, com potencial uso em hospitais, lares de idosos ou centro de cuidados continuados. Uma fina colcha de tecido com sensores integrados, colocada debaixo do colchão, irá monitorizar e medir em tempo real a distribuição de pressão do paciente acamado.
Financiado pelo programa P2020, reúne a empresa SensoMatt e o Politécnico de Castelo Branco, com uma equipa de investigadores que inclui docentes das escolas superiores de Tecnologia e Saúde Dr. Lopes Dias. O financiamento elegível aprovado é de 736.233,24€.
  
Coro Autêntico da ESART-IPCB com novo CD

Disponível em suporte físico e digital, “Os 24 Carols de Christopher Bochmann” é o segundo álbum oficial do Coro Autêntico da ESART-IPCB.
Na linha da tradição anglicana, tratam-se de melodias populares de Natal com arranjos para três a oito vozes realizados por Bochmann entre 1973 e 2015. Além das músicas interpretadas há décadas por coros amadores e profissionais, destacam-se os seis clássicos em português – “Noite Feliz!”, “Eu Hei-de Me Ir ao Presépio”, “Olhei Para o Céu”, “Menino Jesus à Lapa”, “Loa de Natal” e “Ao Bom Jesus Saudemos” –, bem como “Of the Father’s Love Begotten”, composto para o Autêntico.
  
Webinar sobre preparação do CV

Os alunos finalistas da licenciatura em Enfermagem Veterinária da ESACB-IPCB promoveram um webinar sobre “Preparação do CV, carta de motivação e entrevista”, que teve como convidadas as docentes Luísa Ferreira Nunes e Ana Matos.
A iniciativa contou com a participação de mais de 40 estudantes, que aprenderam diversas técnicas de valorização do seu currículo escolar e profissional, numa clara manifestação de interesse pelo tema que se traduziu no sucesso da iniciativa e num balanço bastante positivo do ponto de vista académico.
  
ESALD-IPCB com novo ortopantomógrafo

A licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB conta com mais um equipamento radiológico nos seus laboratórios, neste caso destinado à realização de exames de ortopantomografia.
Oferecido pelo grupo Affidea Portugal, o equipamento permite realizar radiografias panorâmicas da arcada dentária para estudo dos maxilares, dos dentes e das articulações entre o crânio e a mandíbula, possibilitando ainda a realização de estudos de cefalometria/ telerradiografia para análise do padrão de crescimento do crânio e da dentição do paciente.
  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 1 de Abril de 2021, 09:50

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 18 de março

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 18 de março
Diplomados da ESART-IPCB com disco de estreia a custo zero

Produzir e distribuir um álbum, processo ainda hoje complexo e dispendioso, vai passar a estar ao alcance dos recém-diplomados pela ESART-IPCB que cursaram guitarra portuguesa na licenciatura em Música.
A iniciativa traduz-se na oportunidade de, a custo zero, conceberem e executarem um trabalho musical, garantindo-se a sua inserção no circuito discográfico e a apresentação ao público de obra e compositor.
Para Custódio Castelo, promotor do projeto e docente da ESART na única licenciatura do género em Portugal, trata-se de um complemento formativo inovador no ensino superior especializado da música.
  
Docente do IPCB organiza edição especial de revista científica

Luís Farinha, docente do IPCB, organizou a edição especial da revista científica “Regional Studies”, indexada na Web of Science e classificada no 1º quartil, nas áreas de Economia, Planeamento Regional e Urbano e Geografia, em parceria com investigadores das Universidades de Tilburg (Holanda), Stavanger (Noruega) e da Universidade da Beira Interior.
Intitulada “Especialização Inteligente e Regiões de Aprendizagem como Estratégia Competitiva para Regiões Menos Desenvolvidas”, esta edição está associada à realização da Conferência Internacional “Regional Helix”, uma marca registada do IPCB.
  
Edição especial da revista "Computers & Industrial Engineering"

Paulo Gonçalves, docente do IPCB e investigador integrado no Instituto de Engenharia Mecânica do IST, é editor do número especial da revista "Computers & Industrial Engineering", dedicado às tecnologias emergentes de inteligência artificial para a indústria 5.0 e às cidades inteligentes. A equipa de editores inclui professores de Taiwan e Índia.
A indústria 5.0 dedica-se à personalização de serviços na indústria e neste sentido é o passo seguinte à já bem conhecida indústria 4.0. Utiliza inteligência artificial e serviços baseados em sistemas cognitivos, focados na cooperação entre humanos e máquinas inteligentes. 
  
Aulas Abertas da licenciatura em Música

As Aulas Abertas têm como objetivo proporcionar aos candidatos ao ensino superior a oportunidade de conhecer os docentes, as instalações e o funcionamento da licenciatura em Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, e ainda proporcionar o contacto direto com os estudantes da escola. A licenciatura em música contempla as variantes de Instrumento, Canto, Formação Musical, Direção Coral e Instrumental e Música Eletrónica e Produção Musical.
A marcação de aulas deve ser realizada até 2 dias antes da sua realização, sendo em breve anunciados os instrumentos e as datas em falta.
  
Alunos de Música no IPCB em lugares de destaque

Rita Carreira Santos, aluna da licenciatura em Música, variante Instrumento - Flauta Transversal, foi selecionada como finalista no concurso internacional "Young Artist" da British Flute Society. A aluna da ESART-IPCB foi selecionada entre 23 finalistas, na categoria até aos 24 anos, num concurso com jovens músicos provenientes de todo o mundo.
Já Manuel Valério, aluno de Trompete, foi selecionado para integrar a academia da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Esta Academia tem como principal missão a formação orquestral de alguns dos mais talentosos jovens instrumentistas residentes em Portugal.
  
III Seminário Internacional RIUL – IPCB

A Escola Superior de Educação do IPCB realizou no dia 15 de março o III Seminário Internacional RIUL – IPCB de Promoção da Leitura e da Escrita, cuja temática central foi “Leitura e Escrita em Contextos de Diversidade e Inclusão”.
A iniciativa decorreu pela primeira vez em formato online, o que, embora não proporcionando a partilha de afetos a que estamos habituados, permitiu, por outro lado, a participação ativa de convidados a partir não só de Portugal e Espanha, mas também do Brasil, de Macau e de São Tomé e Príncipe, totalizando cerca de 500 inscritos.
  
Webinar e Aula Aberta na ESGIN/IPCB

Decorreram nos dias 11 e 15 de março, respetivamente, o Webinar: "Os desafios do Marketing pós-digital" e a Aula Aberta “A aposta na inovação para a valorização turística dos territórios de baixa densidade”.
O primeiro teve como orador Carlos Manuel de Oliveira e debateu o Marketing 5.0, que se assume como o novo estádio do marketing humanizado, digitalmente integrado, colaborativo e Human to Human.
A Aula Aberta teve como oradora Dulcineia Moura, coordenadora da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, tendo a pertinência e atualidade do tema suscitado o interesse dos participantes.
  
Tomada de posição sobre a aprovação da lei da eutanásia

O Centro de Estudos de Bioética (CEB), que integra a docente e Presidente da Comissão de Ética do IPCB Isabel Lourenço, realizou no dia 1 de março uma reunião alargada através da plataforma zoom, tendo emito uma tomada de posição sobre a aprovação da lei da eutanásia pelo parlamento português.
Participaram elementos da Direção e os Coordenadores dos diversos polos do CEB, nomeadamente Aveiro, Coimbra, Chaves, Madeira, Rio de Janeiro, Viana do Castelo, Vila Real e Castelo Branco, este último coordenado pela docente do IPCB.
  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 18 de Março de 2021, 14:06

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 4 de março

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 4 de março
Docente do IPCB editor na revista "Discover Internet of Things"

Paulo Gonçalves, docente da ESTCB-IPCB, é membro do corpo editorial da revista "Discover Internet of Things", nova publicação da Springer Nature. O primeiro número já está on-line e conta com a participação de cinco investigadores de renome mundial. Os trabalhos incluem aplicações em robótica, sistemas inteligentes e um artigo de revisão de literatura.
A revista é dedicada a todos os temas relacionados com a Internet das Coisas (IOT) e os seus desafios sociais, ambientais e tecnológicos. Destacam-se os sistemas e equipamentos, segurança e privacidade, inteligência artificial, análise de dados e aplicações práticas de IOT. 
  
IPCB adere ao Movimento Transforma Portugal

O Politécnico de Castelo Branco aderiu ao Movimento Transforma Portugal – Estudantes Solidários em tempos de Covid-19, iniciativa que permite aos alunos do IPCB candidatarem-se ao financiamento de projetos no âmbito da prevenção da disseminação do Covid-19.
A iniciativa pretende mobilizar os estudantes para o desenvolvimento de respostas aos problemas gerados pela pandemia por Covid-19, através da inscrição numa plataforma onde é possível não só propor iniciativas de empreendedorismo cívico, financiadas até 400 €, como também participar em ações de voluntariado de instituições que necessitem de apoio.
  
Estágio antes do Estágio – 3.ª edição

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB organiza durante os meses de março e abril a 3.ª edição do Ciclo de Workshops de Preparação para o Estágio Curricular, que têm como objetivo preparar os estudantes para a realização do estágio curricular, uma unidade curricular que integra o plano curricular de várias licenciaturas.
A participação na iniciativa é livre, mas com inscrição obrigatória até à véspera da realização de cada um dos Workshops, que serão realizados online, através da plataforma Zoom. O link de acesso é disponibilizado aos participantes inscritos.
  
II Congresso de Ciências Biomédicas Laboratoriais

Ciências Forenses: Do local do crime ao laboratório é o tema do II Congresso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB, que decorre nos dias 13 e 14 de março através da plataforma Zoom.
A iniciativa conta com a presença de personalidades de elevada relevância nesta área do saber, desde técnicos do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária, médicos e académicos, e tem como objetivo mostrar como os técnicos de ciências biomédicas laboratoriais podem atuar. Está prevista a realização de palestras que abordam várias temáticas, como a análise do local do crime, biologia forense, a balística e a toxicologia.  
  
III Seminário Internacional RIUL-IPCB

O III Seminário Internacional RIUL-IPCB de Promoção da Leitura e da Escrita “Leitura e Escrita em Contextos de Diversidade e Inclusão” decorre a 15 de março, em formato online.
O evento é aberto a toda a comunidade educativa e visa colocar os estudantes, futuros professores, animadores sociais ou socioculturais, professores e bibliotecários a refletir sobre questões de promoção da leitura e da escrita em contextos diversos. O Politécnico de Castelo Branco é membro da rede RIUL desde 2008 e integra atualmente a sua Comissão Permanente pelo 2.º mandato consecutivo.
  
Formação B-on: pesquisas básicas e avançadas

A formação online “B-on: pesquisas básicas e avançadas” pretende aprofundar o conhecimento sobre a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) e promover, numa perspetiva ética, o desenvolvimento de competências de pesquisa, localização, seleção, gestão e avaliação (crítica) da informação científica e académica, no âmbito dos processos de ensino/ aprendizagem e de investigação, nos quais as bibliotecas do ensino superior assumem um papel preponderante.
A iniciativa decorre no dia 26 de março, pelas 11:00 horas e destina-se a alunos, docentes e investigadores do Politécnico de Castelo Branco.
  
7JORNINC | 2JORPROCIV

As VII Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos (7JORNINC) e as II Jornadas de Proteção Civil (2JORPROCIV) realizam-se nos dias 17 e 18 de junho no Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A iniciativa pretende ser um fórum de divulgação e debate de conhecimentos técnico-científicos nos diversos domínios de segurança contra incêndio e proteção civil, incluindo palestras na área dos incêndios florestais, regulamentação de segurança, projeto arquitetónico e sistemas de proteção ativa contra incêndios em edifícios, proteção civil, emergência médica e avaliação do risco de incêndio.
  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 4 de Março de 2021, 15:07

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 18 de fevereiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 18 de fevereiro


IPCB com novos estatutos aprovados pelo Conselho Geral


O Conselho Geral do Politécnico de Castelo Branco aprovou, em reunião realizada no dia 10 de fevereiro, os novos estatutos da Instituição. O resultado da votação foi de 17 votos favoráveis, 4 abstenções e 2 votos contra. Faltaram à reunião 2 conselheiros.
António Fernandes, Presidente do IPCB, congratula-se com a aprovação dos estatutos que refletem a nova organização da Instituição. Recorde-se que a reestruturação organizacional do IPCB foi aprovada a 08 de julho de 2020 e visa a constituição de 9 departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em 4 novas escolas.
O Presidente do IPCB adianta ainda que se tratou de um processo longo e complexo, mas onde o IPCB assume construir o seu próprio caminho, concebendo e defendendo a sua estratégia.
Docentes do IPCB integram projeto europeu

Jorge Santos, Marco Batista e Samuel Honório, docentes da ESECB e investigadores integrados na UID “Sport, Health and Exercise Research Unit” vão participar no projeto “Determinants of Physical Activity in Settings” (DE-PASS), enquanto membros e investigadores efetivos.
O projeto tem como objetivo a identificação, compreensão e medição das determinantes que promovem, mantêm ou inibem os comportamentos de atividade física (PABs) ao longo da vida e em diferentes ambientes, disponibilizando esse conhecimento para auxiliar os decisores políticos a alcançar um maior e melhor impacto na saúde.
  
IPCB com novo projeto de desenvolvimento tecnológico

O projeto “SMARTCUT - Diagnóstico e Manutenção Remota e Simuladores para Formação de Operação e Manutenção de Máquinas Florestais” foi aprovado pela Agência Nacional de Inovação, refletindo mais um passo em frente na missão do IPCB na cooperação com a indústria regional e com os principais players de desenvolvimento tecnológico.
O projeto foca-se na conceção e desenvolvimento de soluções integradas de eletrónica e automação para construção de Digital Twins e integração com módulos de simulação através de tecnologias de realidade virtual e aumentada e prevê um investimento de 1 608 929,56€.
  
Primeira Edição do “Prémio José Guardado Moreira”

No âmbito da parceria entre o Politécnico de Castelo Branco, a Cáritas Diocesana de Portalegre/ Castelo Branco e a Editorial Cáritas - Cáritas Portuguesa teve lugar em janeiro a avaliação dos trabalhos a concurso na primeira edição do “Prémio José Guardado Moreira”.
O júri decidiu por unanimidade premiar o trabalho “Representações sociais de género e violência em contexto familiar: um estudo com mulheres idosas de meio rural no Concelho de Castelo Branco”, desenvolvido no âmbito do mestrado em Gerontologia Social por Maria João Oliveira Guerreiro de Carvalho.
  
ESALD-IPCB realiza testes serológicos

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB está a disponibilizar a toda a comunidade a realização de testes serológicos rápidos de avaliação da imunidade contra a COVID-19.
Os interessados devem realizar a sua marcação pelo número de telefone 272340560, e contatar com Céu Rodrigues. Os testes serológicos têm um custo de 12 €.
Com a disponibilização destes testes a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB pretende oferecer mais um serviço de apoio à comunidade, no âmbito do combate à pandemia que estamos atualmente a viver.
  
Estudantes do IPCB na Orquestra de Jovens da União Europeia

David Seixas e Inês Pais, estudantes do mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, da classe de violino dos docentes Augusto Trindade e Alexandra Trindade, foram selecionados para a Orquestra de Jovens da União Europeia pelo segundo ano consecutivo.
David Seixas foi selecionado como membro efetivo e Inês Pais como reserva desta Orquestra que reúne os mais talentosos jovens instrumentistas da União Euro­pei­a, selecionados através de provas (este ano, excecionalmente com recurso a gravações).
  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 18 de Fevereiro de 2021, 12:24

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 4 de fevereiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 4 de fevereiro


Câmara Municipal apoia alunos no pagamento de propinas


No âmbito do programa Castelo Branco Apoia, que prevê a implementação de medidas extraordinárias de apoio à comunidade albicastrense, e tendo como objetivo essencial apoiar as famílias residentes em Castelo Branco cujos membros do agregado tenham ingressado no Instituto Politécnico de Castelo Branco através do regime geral de acesso, a Câmara Municipal de Castelo Branco apoia os estudantes do IPCB com o pagamento parcial do valor das propinas.
Com um investimento de 264 mil euros, que vai abranger 845 estudantes do IPCB, a autarquia compromete-se a apoiar em 50% do valor das propinas aos alunos que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e as licenciaturas, e 25% do valor das propinas aos alunos que frequentam mestrados.
O apoio será operacionalizado pelos serviços do IPCB e não carece de candidatura por parte dos alunos.
Projeto BB&CoVID; Beira Baixa CO(m)VID(a)

O Politécnico de Castelo Branco, através da ESALD, acaba de ver aprovado o financiamento do projeto “BB&CoVID; Beira Baixa CO(m)VID(a)”, com um investimento elegível de 289.561,89€ e comparticipação FEDER no valor de 246.127,61€. 
Com duração prevista de 30 meses, o objetivo do trabalho é desenvolver um estudo epidemiológico que caracterize a população das zonas rurais do distrito de Castelo Branco, estando prevista a realização de uma avaliação proporcional ao número de habitantes dos concelhos e freguesias, atingindo-se uma amostragem de 8000 indivíduos.
  
José Paulo Amaro publica em revista científica internacional

José Paulo de Almeida Amaro, diplomado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB, publicou o artigo “Autonomous Robot Path Construction Prototype Using Wireless Sensor Networks” na revista científica internacional Advances in Science, Technology and Engineering Systems Journal (ISSN: 2415-6698).
Orientado pelos docentes João Caldeira e Vasco Soares, o trabalho resulta do projeto de fim de curso e teve por objetivo descrever a implementação de um protótipo para validar e avaliar o conceito de uma rede de sensores sem fios extensível, via cooperação entre nós móveis.
  
Clarinetista da ESART premiada em concurso nacional

Inês Pereira Simões, estudante do 1.º ano da licenciatura em Música - Variante de Instrumento - Clarinete, da classe dos Professores Carlos Alves e Pedro Ladeira, conquistou o 2.° prémio na Categoria Júnior do X Concurso Nacional Jovens Clarinetistas.
Organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete, este prestigiado concurso nacional tem como objetivos contribuir, estimular e desenvolver o ensino do clarinete bem como a evolução dos jovens clarinetistas e destina-se a todos os clarinetistas portugueses ou que residam/ estudem em Portugal no mínimo há 3 anos e não tenham mais de 25 anos.
  
IPCB assina protocolo de cooperação

O Politécnico de Castelo Branco assinou um protocolo de cooperação com o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova, que tem como objetivo implementar uma estratégia adequada à promoção e gestão de atividades de cariz social e de inovação social na região e a promoção de iniciativas que visem o desenvolvimento integrado nas vertentes económica, social e cultural.
Nas atividades a desenvolver irão participar vários docentes do IPCB, alguns dos quais membros da UID Age.Comm, Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB.
  
Acordos Comerciais com vantagens para a comunidade IPCB

O Politécnico de Castelo Branco celebrou um protocolo de cooperação com a Clínica Médica Dentária Dra. Joana Andrade, que prevê a oferta de condições preferenciais na aquisição de serviços para todos os colaboradores do IPCB, e respetivo agregado familiar, assim como para os alunos da instituição.
Também o Clube de Saúde Kalorias Castelo Branco oferece um conjunto de regalias a toda a comunidade académica do IPCB, nos termos do protocolo celebrado entre ambas as instituições. Assim, são disponibilizados preços reduzidos na adesão aos packs de serviços disponíveis e ainda valores reduzidos no processo de inscrição.
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 4 de Fevereiro de 2021, 11:14

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 21 de janeiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 21 de janeiro


Investigação de docentes do IPCB distinguida com prémio “2020 Best Article of the Year”


O artigo científico "Social innovation and social entrepreneurship: discovering origins, exploring current and future trends", da autoria dos docentes da ESGIN-IPCB Luís Farinha, João Renato Sebastião e Carlos Sampaio e de João Lopes, docente do ISAG – Porto, foi distinguido ex aequo com o prémio “2020 Best Article of the Year”.
Trata-se de um prémio atribuído anualmente pela "International Review on Public and Nonprofit Marketing" ao artigo mais votado pelo "Editorial Review Board" de entre todas as publicações editadas pela revista nos 4 números de cada ano.
Ana Vaz Ferreira na equipa de editores da revista “Sustainability”

Ana Teresa Vaz Ferreira, docente da ESTCB-IPCB, vai integrar a equipa de editores convidados da edição especial da revista “Sustainability”, que terá como tema “Sustainable Construction and Interior Comfort”, em conjunto com Pedro Miguel Vaz Ferreira do University College London e Marco D’Oracio, Vice-reitor da Universitá Politécnica Delle Marche.
A docente é também membro do painel de revisores desta publicação, que consta do Scimago Journal and Country Ranking (SJCR) no 2.º quartil das áreas de Engenharia, Ciências Ambientais, Planeamento, Gestão e Políticas e Energias Renováveis, Sustentabilidade e Ambiente.
  
Candidaturas para estudantes internacionais

O Politécnico de Castelo Branco tem disponíveis vagas para 24 licenciaturas no âmbito da primeira fase de candidaturas para estudantes internacionais, que termina a 26 de março.
Podem candidatar-se todos os estudantes que não tenham nacionalidade portuguesa ou de um estado membro da União Europeia, não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos e não se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional.
A candidatura é realizada online, através da página do IPCB na Internet.
  
IPCB presente no I Job IN Summit

O Politécnico de Castelo Branco é uma das instituições representadas na I Jornada Técnica de Emprego e Empreendedorismo, Job IN Summit, organizada pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, no âmbito do projeto CLDS 4G - Contrato Local de Desenvolvimento Social 4.ª Geração.
A iniciativa consiste numa feira de emprego virtual, com o objetivo de aproximar os desempregados e estudantes do mercado de trabalho, potenciando a sua empregabilidade, assim como apresentar empresas, promovendo o seu trabalho e as suas ofertas de emprego.
  
Candidaturas Erasmus+ 2021/ 2022 - Alunos

Decorre até 31 de janeiro o período de candidatura para a realização de uma mobilidade internacional Erasmus+, nas modalidades estudos e estágio, no ano letivo 2021/ 2022. Podem candidatar-se todos os alunos matriculados num curso de licenciatura ou mestrado.
Os estudantes recém-diplomados ou atuais finalistas podem também apresentar candidatura para a realização de um estágio profissional no decorrer do 2.º semestre do atual ano letivo. 
A candidatura é realizada online, através do preenchimento do formulário disponível na página do IPCB na Internet.
  
ESN Castelo Branco recruta colaboradores e buddies

A ESN Castelo Branco está a recrutar membros voluntários para integrar os seus departamentos, assim como buddies para ajudar nas questões quotidianas dos estudantes internacionais.
Com o lema "Students helping students", a ESN é uma associação sem fins lucrativos formada por estudantes voluntários das escolas do IPCB, que defende os interesses de todos os estudantes internacionais e os ajuda nos primeiros passos nas escolas e na nossa cidade, dando-lhes a conhecer os costumes e cultura portugueses através de eventos culturais, festivos, viagens, eventos de cariz social, entre outros.
  
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 21 de Janeiro de 2021, 11:26

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 7 de janeiro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco | 7 de janeiro


Requalificação do Campus da Talagueira


O Campus da Talagueira vai ser alvo de obras profundas de requalificação, surgindo nos terrenos envolventes às escolas superiores de Artes Aplicadas e de Saúde um espaço académico e de lazer aberto a toda a comunidade, tornando-se num dos mais atrativos do país. A zona vai incluir um anfiteatro ao ar livre, pérgolas com mobiliário urbano, um calçadão entre a ESART e a ESALD, uma ciclovia e um novo estacionamento junto à entrada principal da Escola Superior de Artes Aplicadas.
As obras deverão ser executadas em 2021, no âmbito da parceria entre o IPCB e a Câmara Municipal de Castelo Branco. O projeto final reúne o melhor de cada uma das três propostas elaboradas por estudantes de Design na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, sob a coordenação dos seus professores.
Investigação científica no IPCB entra para o ranking do SIR

O IPCB entrou em 2020 para o ranking do SIR - SCImago Institutions Rankings, plataforma internacional de avaliação e análise dos resultados da investigação científica realizada nas instituições de ensino superior ou em centros dedicados à investigação científica e à inovação.
A entrada no SIR pressupõe a publicação de pelos menos 100 trabalhos com registo na base de dados SCOUPUS, no ano anterior ao analisado. Em 2020 estão presentes 26 instituições de ensino superior portuguesas, onde se incluem, para além do IPCB, os politécnicos de Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
  
Ciências Informáticas com dois professores coordenadores

O Politécnico de Castelo Branco tem dois novos professores coordenadores na área disciplinar de Ciências Informáticas, que acedem a esta carreira após a conclusão de concursos documentais internos de promoção, abertos ao abrigo do artigo 76.º do Decreto-Lei nº 84/ 2019, de 28 de junho.
A progressão dos docentes da Escola Superior de Tecnologia Arminda Guerra e Nuno Castela surge no âmbito da estratégia institucional de valorização da carreira dos professores, que visa assegurar a estabilidade do corpo docente do IPCB, destacando simultaneamente o seu mérito.
  
Prémio de Mérito Profissional IPCB/ Banco Santander 

O IPCB criou o Prémio de Mérito Profissional do Instituto Politécnico de Castelo Branco/ Banco Santander, que tem como objetivo reconhecer anualmente a excelência do trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores não docentes e respetivo contributo o sucesso e para a promoção da imagem da instituição no exterior, desde a sua fundação.
Esta distinção é composta por um diploma e por uma dotação pecuniária no valor de 1500 euros, entregue no dia da IPCB, 28 de outubro, pelo seu Presidente e por um representante do Banco Santander, entidade que patrocina o prémio monetário.
  
IPCB também somos nós!

O IPCB lançou em dezembro a iniciativa “IPCB também somos nós!”, que tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho que é realizado pelos funcionários não docentes da instituição, dando a conhecer a toda a comunidade o trabalho por eles realizado diariamente.
Idealizada pela equipa que organizou as I Jornadas Profissionais do IPCB, com as quais partilha o mote “partilhar experiências a valorizar saberes”, a iniciativa consiste na disponibilização nas redes sociais e página na Internet de testemunhos em vídeo na primeira pessoa sobre o percurso no IPCB e atividades desenvolvidas pelos colaboradores.
  
Ensemble de Violoncelos inicia concertos

O Ensemble de Violoncelos da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB vai iniciar os seus concertos no dia 10 de janeiro, em Tondela, seguindo-se nova atuação a 23 de janeiro, em Barcelos.
Dirigida pela docente Ana Raquel Pinheiro e com a participação dos docentes Miguel Rocha e Catherine Strynckx, esta formação musical é o culminar de um percurso pedagógico de que fazem parte todos os alunos das classes de Violoncelo da ESART, estimulando o talento artístico e potenciando a dimensão profissional destes músicos, através da atuação em palco e o contacto com diferentes públicos.
  
Avaliação da condição física do atleta

A Clínica Pedagógica da ESALD-IPCB, em articulação com a área científica de Fisioterapia e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento SHERU/ IPCB, vão promover, durante o mês de janeiro, um programa de avaliação de atletas usando uma bateria de testes físicos e funcionais, fundamentados em investigação científica atual.
Esta avaliação está disponível para atletas profissionais ou amadores de qualquer modalidade desportiva, sendo o resultado disponibilizado sob a forma de um relatório único, com eventuais recomendações no caso da identificação de alguma predisposição clínica ou fator de risco para lesão.
  
Alunos da ESART selecionados para Orquestra Sem Fronteiras

Os alunos Flávio Oliveira, Samuel Ferreira, José Meneses e Derek Aguiar, do Quarteto Intemporal, e David Seixas, Sara Martins, Ana Filipa, Diogo Martins e José Fangueiro, do Quartz Quintet, dois grupos de Música de Câmara da ESART-IPCB, foram selecionados para a 1.ª edição das Residências em Música da Orquestra sem Fronteiras.
Os alunos da ESART-IPCB terão um primeiro momento de formação com músicos profissionais, em contexto de masterclass, seguindo-se um período de atividade regular de concertos, em localidades e contextos a determinar, mediante uma calendarização pré-estabelecida.
 
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
ipcb.pt
Twitter
  • 7 de Janeiro de 2021, 14:27

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de dezembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 17 de dezembro


Prémios de mérito académico


O Politécnico de Castelo Branco realizou no dia 15 de dezembro a cerimónia de entrega dos prémios de mérito escolar, dos prémios Poliempreende Regional e dos prémios RedEPro – Rede de Ensino Profissional.
Estes prémios são atribuídos anualmente aos alunos do IPCB por entidades e empresas parceiras, numa estratégia de reconhecimento e valorização académica aos alunos que se tenham destacado pelo seu desempenho escolar.
As distinções são entregues na cerimónia comemorativa do aniversário do IPCB, sendo que neste ano atípico, e num contexto de pandemia, o reconhecimento do mérito académico foi efetuado numa cerimónia breve e simbólica, em que apenas estiveram presentes os estudantes premiados e as entidades patrocinadoras, mantendo a estratégia do reconhecimento e valorização académica, respeitando ao mesmo tempo as recomendações da DGS.
Ensino Magazine entrega Salva de Mérito ao IPCB

No âmbito das comemorações do 40.º aniversário do IPCB, o diretor do jornal Ensino Magazine, João Carrega, presenteou a instituição com uma Salva de Mérito, recebida pelo Presidente do IPCB no decorrer da cerimónia de entrega dos prémios de mérito académico.
João Carrega salientou o impacto positivo das instituições de ensino superior para as suas regiões e para o país, não só ao nível da qualificação, mas também no desenvolvimento e na fixação de pessoas.
António Fernandes agradeceu o gesto, destacando a importância da parceria com o Ensino Magazine, "uma publicação que informa com seriedade e faz as questões certas".
Docentes do IPCB editam livro sobre pedagogia do desporto

“Pedagogia do Desporto – Novas Abordagens de Investigação” é o novo livro editado por João Petrica, Jorge Santos e Rui Paulo, docentes da área científica de Desporto e Bem-Estar da ESECB-IPCB e investigadores da SHERU – Sport, Health & Exercise, Research Unit. 
A obra tem o intuito de se constituir como uma ferramenta de trabalho para todos os que procurem conhecimento na área da Pedagogia do Desporto e apresenta temas escritos por professores/ investigadores nacionais e internacionais de reconhecido mérito académico e científico nesta área de intervenção.
 
Revistas internacionais publicam trabalho de mestrado no IPCB

“Signal processing for the measurement of the results of the Timed-Up and Go test using sensors” é a designação do trabalho apresentado por Vasco Ponciano para obtenção do grau de mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interactivos na ESTCB-IPCB.
O trabalho deu origem a várias publicações científicas, incluindo 7 artigos em revistas internacionais indexadas na JCR/SJR e 2 comunicações em conferências. O também licenciado em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia do IPCB obteve a classificação de 19 valores por unanimidade dos membros do júri.
  
Docente do IPCB publica em revista científica internacional

Vasco Soares, docente da Escola Superior de Tecnologia, publicou um artigo na revista científica internacional “Future Internet”, MDPI.
Com o título “Probabilistic VDTN Routing Scheme Based on Hybrid Swarm-Based Approach” o artigo, publicado em conjunto com Youcef Azzoug e Abdelmadjid Boukra da University of Science and Technology Houari Boumediene, Algiers (Argélia), teve por objetivo propor um novo protocolo de encaminhamento para redes veiculares com ligações intermitentes, que combina duas técnicas bio-metaheurísticas: Firefly Algorithm (FA) e Glowworm Swarm Optimization (GSO).
  
Violinista da ESART-IPCB grava o primeiro álbum a solo

David Seixas, estudante do mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, assinou contrato com a editora Centaur Records para gravar o seu primeiro álbum a solo. A obra será distribuída a nível mundial em formato físico e será disponibilizada nas principais plataformas digitais.
Este registo discográfico é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo jovem violinista da Classe de Violino dos docentes Augusto Trindade e Alexandra Trindade que, entre outros prémios, obteve em 2020 o seu lugar na Orquestra de Jovens da União Europeia.
  
Bolseiro do projeto PrunusPÓS ganha bolsa de doutoramento

O projeto de doutoramento “Avaliação do efeito da gestão de pomares de pessegueiro e amendoeira na fertilidade do solo e na concentração de resíduos de pesticidas e de microplásticos na região da Beira Interior”, apresentado por Abel Veloso, bolseiro do projeto PrunusPÓS, obteve uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O trabalho irá permitir efetuar a caracterização do solo em 30 pomares de pessegueiro e 10 de amendoeira na região da Beira Interior, avaliando as propriedades físicas, químicas e microbiológicas e identificação das possíveis fontes de contaminação do solo e da água.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 17 de Dezembro de 2020, 14:53

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de dezembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 3 de dezembro


Seminário “Valorização e Mobilização para a Floresta”


O Politécnico de Castelo Branco (IPCB), a Universidade de Coimbra (UC) e a Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) realizam a 11 de novembro, no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, o Seminário Valorização e Mobilização para a Floresta.
Esta iniciativa de organização conjunta pretende ser um fórum de discussão entre investigadores, entidades, e parceiros ligados à área da floresta, promovendo a discussão e reflexão sobre a mobilização e valorização da floresta portuguesa.
A sessão de abertura será efetuada pelo Presidente do IPCB, António Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, José Augusto Alves e o Diretor da Sociedade Portuguesa de Materiais, Jorge Lino. A sessão de encerramento contará com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.
IPCB cresce em número de alunos e equilibra contas

O Presidente do IPCB apresentou em conferência de imprensa os números relativos à entrada de novos alunos na instituição no presente ano letivo e os resultados da execução financeira, com equilibro de contas e sem necessidade de reforço orçamental pela primeira vez.
Até à data, matricularam-se no IPCB 1714 novos estudantes, distribuídos por licenciaturas (1238), CTeSP (173) e mestrados (303). A estes, acrescem 273 estudantes que ingressaram no IPCB através de diferentes programas ou parcerias. No total, 1987 estudantes frequentam este ano letivo o IPCB pela primeira vez.
  
Conversas Digitais sobre Envelhecimento

A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais realiza no dia 9 de dezembro, pelas 18:00 horas, a conferência online “Que Saúde no Envelhecimento Pós-Pandemia, Repercussões e Desafios”.
A iniciativa enquadra-se no ciclo de conferências "Conversas Digitais sobre Envelhecimento" e conta com a intervenção de Manuel de Barros Caldas de Almeida, Vice-presidente da União das Misericórdias, Diretor Clínico do Hospital do Mar - Lisboa e membro do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Geriatria e do Conselho Estratégico da Age.Comm.
  
Diplomado do IPCB apresenta projeto em conferência

Hélder M. Rodrigues, diplomado em Engenharia Informática pela ESTCB-IPCB, apresentou na 7.ª Conferência Ibero-Americana Computação Aplicada 2020 o resultado do seu projeto de fim de curso “Protótipo para Recolha de Informação de Apoio à Gestão de Resíduos”.
Orientado pelos docentes Vasco Soares e João Caldeira, o trabalho foi desenvolvido para a empresa EVOX Technologies e teve por objetivo o desenho e implementação de um protótipo para obtenção de informação sobre níveis de enchimento, anomalias e outros alertas relacionados com contentores de resíduos urbanos, durante a recolha destes.
  
Estratégia Nacional de Combate à Pobreza

Marco Domingues, docente da ESECB-IPCB, integra a comissão de trabalho que está a elaborar a proposta de Estratégia Nacional de Combate à Pobreza no âmbito do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a convite da Ministra de Estado e da Presidência e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A comissão é coordenada por Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com quem o docente do IPCB reuniu pela primeira vez no dia 18 de novembro, com o objetivo de apresentar contributos para a referida estratégia.
 
Diagnóstico Estratégico na área do Turismo

Paula Reis, docente do IPCB, coordena a equipa de investigação responsável pela elaboração do Diagnóstico Estratégico para o Desenvolvimento Turístico do Concelho de Vila de Rei (2020-2030), que inclui George Ramos e José Rodrigues (IPCB) e Ana Balão, António Pedro, Marcos Olímpio e Saudade Baltazar (Universidade de Évora).
A identificação da melhor estratégia para o desenvolvimento turístico do concelho de Vila de Rei será o culminar deste projeto que, apesar de estar ainda numa fase inicial, conta com uma equipa altamente motivada de especialistas nas áreas do turismo, do território e da prospetiva.
 
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 3 de Dezembro de 2020, 15:26

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 19 de novembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 19 de novembro


IPCB forma especialistas no âmbito do Programa UPskill


No périplo que estão a fazer pelo país, os responsáveis do Programa Upskill – Digital Skills & Jobs conferenciaram com os formandos e equipas de acompanhamento das ações de formação a decorrer na Escola Superior de Tecnologia do IPCB, onde efetuaram um balanço da primeira edição da iniciativa.
Divididos em duas turmas, desde setembro que o IPCB acolhe três dezenas de formandos, grande parte provenientes da região, aos quais estão a ser ministrados conhecimentos em serviços aplicacionais e infraestruturas de computação baseadas em programação JAVA e plataformas Cloud, em estreita colaboração com as empresas ALTRAN e SOFTINSA.
IPCB entrega bicicletas elétricas no âmbito do projeto Moveletur

O Politécnico de Castelo Branco entregou 4 bicicletas elétricas à Câmara Municipal do Sabugal, no âmbito do Projeto MOVELETUR "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais”.
O projeto com a Câmara Municipal do Sabugal começou a ser delineado em julho, com reuniões preparatórias entre os parceiros, resultando na assinatura de um contrato de comodato com a autarquia que pressupõe não só a entrega das bicicletas elétricas como também a realização de formação e a disponibilização de capacetes de proteção individual e dos carregadores elétricos adequados ao equipamento.
  
Prémio José Guardado Moreira

Atribuído ao melhor trabalho final de mestrado na área social desenvolvido por mestrandos da Escola Superior de Educação do IPCB (trabalho de projeto ou estágio de natureza profissional com relatório final/ dissertação), o Prémio José Guardado Moreira decorre de um protocolo assinado entre o Politécnico de Castelo Branco, a Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco e a Cáritas Portuguesa.
A apresentação de candidaturas decorre até 9 de dezembro e a primeira edição aceita, excecionalmente, candidaturas referentes a trabalhos defendidos nos anos de 2019 e 2020 (até 30 de outubro).
  
DCA Talks: "Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da ESART–IPCB, as DCA Talks têm como objetivo promover a discussão e partilha de conhecimentos e experiências, aproximando reputados profissionais à comunidade académica e à sociedade em geral.
A primeira palestra, “Infográficos e animações na National Geographic”, tem lugar no dia 25 de novembro e é apresentada por Fernando Baptista, docente na área da ilustração científica na Universidade do País Basco e galardoado com mais de 225 prémios, incluindo o Peter Sullivan Award, e ainda duas nomeações Emmy com animações de stop motion.
 
Code Race 2020

Numa iniciativa que conta com o apoio institucional o IPCB, a Altran Portugal está a organizar o CODE RACE 2020, este ano em formato 100% online e com participação gratuita.
Este hackathon pretende desafiar os estudantes, recém-licenciados e profissionais de engenharia e design para o desenvolvimento de uma Web and Mobile App para Automotive, com o objetivo de potenciar a evolução das Smart Cities. As inscrições são limitadas e decorrem até dia 2 de dezembro, devendo ser submetido um vídeo-pitch de apresentação do conceito e objetivos da solução a desenvolver. 
 
ESGIN promove aula sobre Inovação em tempo de COVID-19

"Inovação em tempo de COVID-19" foi o tema escolhido para a Aula Inaugural das licenciaturas da área do turismo da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB, proferida através de videoconferência por Frederico Lucas, responsável pelo Projeto Novos Povoadores.
O mote da inovação em tempo de pandemia permitiu lançar a discussão em torno da pergunta “Querem ou têm coragem para desenhar o futuro?”, que se revelou particularmente importante para a consciencialização dos estudantes para o tema e para o desafio de fazer acontecer, mesmo enfrentando as adversidades próprias do setor.
 
IPCB no grupo de trabalho “Inovação e Qualidade” da EADPLP

O Politécnico de Castelo Branco, representado pelo docente Henrique Gil, esteve presente na reunião do Conselho Geral da Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa (EADPLP).
A reunião teve como objetivo a constituição dos grupos de trabalho da associação, passando o IPCB a integrar o grupo “Inovação e Qualidade”. Foi também proposta a criação de unidades curriculares a distância no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o intuito serem lançadas as bases para a criação de uma pós-graduação ou mestrado neste espaço da lusofonia.
 
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 19 de Novembro de 2020, 15:38

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 5 de novembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 5 de novembro
Docente da ESART–IPCB vence prémio dos Historiadores da Arte

Ricardo Silva, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, é um dos vencedores dos Prémios APHA/ Millennium José-Augusto França 2019, tendo sido galardoado na categoria de Melhor Tese de Doutoramento.
Na edição de estreia da iniciativa, que se pautou pela diversidade temática e cronológica das propostas a concurso, a Associação Portuguesa de Historiadores da Arte procurou promover e distinguir trabalhos científicos de excelência no domínio da História da Arte realizados em Portugal nos segundo e terceiro ciclos de estudo do ensino superior.
  
Revista Electronics destaca artigo científico de docentes do IPCB

O artigo científico “Network Management and Monitoring Solutions for Vehicular Networks: A Survey”, que contou com a participação em co-autoria dos docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB Vasco Soares e João Caldeira, foi distinguido como “Editor’s Choice” na revista Electronics, MDPI. 
O trabalho apresenta o estado da arte em soluções para monitorização e gestão de redes veiculares, discute as suas vantagens e desvantagens, identifica questões em aberto e fornece orientações para futuras contribuições nesta área.
 
Livro “IPCB 40 anos"

O livro “IPCB 40 anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação” pretende evidenciar a dinâmica evolutiva do IPCB ao longo dos últimos 40 anos, e o impacto da sua atividade na região, no país e no mundo.
A par da perspetiva histórica, o livro reúne, sob a forma de testemunhos, os contributos de um conjunto de pessoas que, pela natureza da sua participação e colaboração com a instituição representam o espírito e a visão que tem caracterizado o IPCB ao longo destes 40 anos de existência marcando, com a sua ação, os caminhos já percorridos e influenciando os caminhos a percorrer.
 
Revista do IPCB, "IPCB Campus"

Já se encontra disponível para leitura o n.º 17 da Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco, “IPCB Campus”.
A edição n.º 17 coincide com a comemoração do 40.º aniversário do IPCB e aborda um vasto conjunto de tópicos sobre a vida da academia IPCB nos últimos 6 meses, nomeadamente o projeto das Bolsas de Colaboração no IPCB, a história da Unidade de Investigação Qualidade de Vida no Mundo Rural (UID Q-Rural), o CD VIVA - Orquestra Viola Beiroa (CIPEC - Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura) ou a vitória conseguida pela equipa do IPCB no Prémio Santander UNI.COVID-19.
 
Docentes do IPCB publicam em revista científica

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, Luis Vicente Gómez García e Margarida Morgado, em cooperação com Elva Morales-Robles, docente na Universidade de Atacama-Chile, publicaram o artigo “Telecolaboración y desarrollo efectivo de competencias de comunicación intercultural en el aula de español para fines económicos y comerciales” na revista científica Tejuelo (Universidade de Extremadura, Espanha), indexada nas bases de dados Scopus e SJR.
O trabalho foi elaborado no âmbito do projeto Erasmus +ICCAGE: Intercultural Communicative Competences: An Advantage for Global Employability.
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 5 de Novembro de 2020, 12:42

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 22 de outubro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 22 de outubro

40.º Aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco

O Politécnico de Castelo Branco comemora no dia 28 de outubro, dia do IPCB, o seu 40.º aniversário.
No seguimento da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, que declara a situação de calamidade no âmbito da pandemia da doença COVID-19, determinando a proibição, no âmbito académico do ensino superior, da realização de festejos, bem como de atividades lúdicas ou recreativas, foram canceladas algumas atividades previstas no programa de comemorações.
Assim, não se realizou a sessão solene de entrega de prémios, agendada para dia 21 de outubro, onde seriam entregues os Prémios de Mérito Escolar atribuídos anualmente aos estudantes do IPCB por entidades e empresas parceiras, os prémios do Concurso Poliempreende Regional e ainda os prémios do Concurso “Um por todos, todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”.
Foi também cancelada a realização da sessão solene comemorativa do 40.º aniversário do IPCB, agendada para 28 de outubro. Nesse dia, será disponibilizado conteúdo digital e multimédia alusivo ao 40.º aniversário na página do IPCB na Internet e nas contas da instituição nas redes sociais, nomeadamente a mensagem do Presidente do IPCB, António Fernandes, e o livro “IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a informação”.
IPCB e Universidade da Extremadura estudam paraquedistas

Uma equipa de investigadores constituída pelos docentes do IPCB Tiago Machado e João Serrano (Unidade de Investigação SHERU-IPCB) e por Sérgio Ibáñez, Martin Gamonales, David Triguero e Carlos David (GOERD - Universidade da Extremadura), recolheram dados fisiológicos de atletas paraquedistas para um estudo investigativo de grande dimensão.
Para além das componentes fisiológicas, o trabalho procurará conhecer os traços de personalidade e estudar os estados de ansiedade dos atletas praticantes de paraquedismo em Portugal. Os resultados do estudo serão publicados em revistas internacionais com revisão por pares.
 
Prémio Escolar Eng.º Amado Estriga

O Politécnico de Castelo Branco e o Rotary Club de Castelo Branco assinaram um protocolo de cooperação que prevê a atribuição aos estudantes do IPCB do “Prémio Escolar Eng.º Amado Estriga”, em homenagem ao membro fundador do Rotary Club de Castelo Branco.
Serão distinguidos os estudantes que demonstrem bom aproveitamento escolar no decurso de um curso de mestrado, devendo o trabalho ou tese a candidatar evidenciar especial interesse pela divulgação, promoção e desenvolvimento local do Concelho de Castelo Branco ou região e/ou numa das áreas de enfoque do Rotary.
 
Ciclo de conferências "Conversas Digitais sobre Envelhecimento"

A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do IPCB inicia no dia 22 de outubro, pelas 18:00 horas, o ciclo de conferências "Conversas Digitais sobre Envelhecimento", com uma periocidade bimestral, sobre temas relacionados com as várias dimensões do envelhecimento.
A primeira conferência conta com a intervenção da Professora Maria João Valente Rosa, com o tema "Envelhecimento demográfico e societal: dos factos aos sentidos para a mudança" e pode ser acompanhada através do link disponível na página do IPCB na Internet, em www.ipcb.pt. 
 
Recolha de bens: Banco de Bens do IPCB

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito da responsabilidade social da Instituição, vai realizar entre os dias 26 e 30 de outubro uma recolha de bens junto da comunidade IPCB, os quais serão posteriormente distribuídos pela comunidade estudantil.
A recolha enquadra-se no Regulamento Banco de Bens (Reg.SAS.AS.08) e pretende-se recolher e distribuir bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene pessoal e material escolar. O Banco de Bens é uma resposta social e de solidariedade que tem como objetivo intervir numa área específica do bem-estar e qualidade de vida dos estudantes.
 
IPCB na linha da frente do desenvolvimento industrial

A IDEPA – Indústria de Passamanarias concluiu em outubro mais uma fase de instalação de equipamentos ciberfísicos, no âmbito do projeto mobilizador PRODUTECH SIF – Soluções para a Indústria de Futuro.
O Politécnico de Castelo Branco desempenhou um papel importante neste projeto, uma vez que sob coordenação do Professor Doutor Pedro Torres contribuiu para o desenvolvimento de uma SmartBox, hardware inteligente que permite que equipamentos de tecnologia mais antiga e equipamentos recentes falarem a mesma linguagem, colocando a IDEPA em linha com o paradigma da Indústria 4.0.
  
IPCB e OutSystems formam low-code developers

Terminou no dia 7 de outubro mais uma edição do Curso Técnico Low-Code Developer, uma parceria entre Politécnico de Castelo Branco, IEFP e a OutSystems, no âmbito do Programa ReSkill.
Esta formação teve como objetivo potenciar a obtenção de novas competências aos licenciados das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia ou Matemáticas, aumentando assim não só as suas condições de empregabilidade, mas também a respetiva melhoria da qualidade de vida face ao mercado atual e futuro nas áreas das Tecnologias de Informação.
  
Estudantes do Politécnico de Macau já estão no IPCB

Pelo quarto ano consecutivo, o Politécnico de Castelo Branco recebe uma turma de alunos chineses do Instituto Politécnico de Macau (IPM), que durante um ano letivo vêm estudar na ESECB. Os estudantes são oriundos de várias cidades da China e frequentam uma licenciatura em Português, cujo 2.º ano curricular é realizado em Castelo Branco.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar a estes alunos a aprendizagem da língua portuguesa e o conhecimento da cultura do nosso país, estando prevista a realização de algumas visitas de estudo, desde que seja possível garantir as necessárias condições de segurança.
  
ESGIN-IPCB inicia Master Executive

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB realizou no dia 12 de outubro a sessão de abertura da 2.ª edição do Master Executive em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural (MEGUTER), tendo estado presentes representantes das três instituições de ensino superior que integram o consórcio da formação.
O curso tem como objetivo proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências essenciais na gestão de unidades de turismo em espaço rural e conta com a estreita colaboração da Turihab, Federação Portuguesa de Turismo Rural e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 22 de Outubro de 2020, 13:24

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 8 de outubro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 8 de outubro


Politécnico de Castelo Branco cresce no Concurso Nacional de Acesso

Concluída a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) do ano 2020, foram colocados nas licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco 604 estudantes, mais 76 que na 1.ª fase do CNA do ano 2019. António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se satisfeito com os resultados obtidos e sublinha a tendência crescente do número de estudantes colocados no IPCB ano após ano. O aumento de 2020 face a 2019 foi praticamente o dobro do aumento de 2019 face a 2018.
Aos estudantes colocados nas licenciaturas pela via do CNA juntam-se mais de 300 estudantes colocados através de outros regimes de ingresso (M23, titulares de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados, entre outros) e cerca de 60 estudantes colocados na ESART-IPCB através do Concurso Local.
Relativamente a estudantes internacionais formalizaram a matricula 291 estudantes. Assim, nesta fase, o IPCB contabiliza mais de 1200 novos estudantes colocados nas licenciaturas.
IPCB com três novos professores coordenadores

Daniel Raposo, João Serrano e Luísa Correia Castilho são os três novos Professores Coordenadores do IPCB, carreira a que acedem após a conclusão de três concursos internos de promoção. A progressão dos docentes surge no âmbito da estratégia institucional de valorização da carreira dos professores da instituição, que visa assegurar a estabilidade do corpo docente do IPCB, destacando simultaneamente o seu mérito.
O Presidente do IPCB, António Fernandes, felicita os docentes promovidos e destaca a importância do preenchimento de vagas em áreas onde não existiam professores coordenadores ou existiam em número residual face ao número total de docentes de carreira afetos àquelas áreas. 
Presidente do IPCB reúne com estudantes

No primeiro dia de aulas na instituição, o Presidente e a Administradora dos Serviços de Ação Social do IPCB, junto com o Comandante Distrital da PSP de Castelo Branco, reuniram com os representantes dos grupos e associações de estudantes das escolas para esclarecimento de dúvidas acerca das medidas postas em prática internamente e das regras a contemplar na receção e integração dos novos alunos na academia.
O representante da PSP demonstrou a sua satisfação pelos procedimentos implementados, salientando, tal como o presidente do IPCB, a enorme responsabilidade demonstrada pelos estudantes do politécnico.
  
Novo livro sobre investigação em Design, Música e Artes

Os docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, Daniel Raposo, João Neves, José Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias são os editores do livro “Advances in Design, Music and Arts”, publicado pela reputada editora Springer.
O livro é uma das publicações resultantes do 7.º EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, que decorreu em maio de 2020 em formato online. Em concreto, inclui os artigos com maior extensão que foram aprovados pela Comissão Científica do evento, num processo de Dupla Revisão Paritária Cega (Double-blind peer review).
  
Docentes do IPCB editam livro na área do Desporto e Saúde

“Sports, Health and Exercise Medicine” é o novo livro editado por Samuel Honório, Marco Batista e João Serrano, docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, com a colaboração da Prof. Maria-Raquel Silva, da Universidade Fernando Pessoa do Porto.
A obra apresenta temas escritos por investigadores das áreas da medicina desportiva e da saúde, que abordam os contextos clínicos associados nestas duas áreas às lesões desportivas, a aspetos neuropsicológicos específicos da regulação do comportamento dos atletas e à motivação para a prática desportiva com atletas portadores de deficiência.
  
Pavilhão gimnodesportivo da ESE-IPCB com cobertura reparada

Os presidentes do IPCB, António Fernandes, e do município albicastrense, José Augusto Alves, estiveram de visita às instalações da Escola Superior de Educação para verificar como foi concluída a reparação da cobertura do pavilhão gimnodesportivo daquela unidade orgânica do IPCB.
Devido ao uso intensivo e aos múltiplos anos de funcionamento, estas instalações evidenciavam alguns danos ao nível da cobertura, tendo sido solicitado à autarquia apoio financeiro com vista a suprimir os pontos de infiltração de água identificados pelos serviços técnicos do IPCB e a manter este equipamento em perfeitas condições.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 8 de Outubro de 2020, 14:47

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 24 de setembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 24 de setembro


Encontro técnico-científico nas escolas do IPCB

Inserido nas comemorações do seu 40.º aniversário, o Politécnico de Castelo Branco promove, a 30 de setembro, um encontro técnico-científico nas suas escolas superiores.
Trata-se de uma iniciativa conjunta, constituída por sessões e painéis temáticos, presenciais e online com programas diferenciados de acordo com as áreas de atuação de cada unidade orgânica do IPCB. O objetivo é promover e divulgar o conhecimento científico produzido nas diferentes escolas superiores do Politécnico, estimulando ao mesmo tempo a partilha desse conhecimento.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, interna e externa à instituição, na modalidade presencial ou através de metodologias de participação a distância, com transmissão online através da plataforma Colibri Zoom.
IPCB preparado para o arranque do ano letivo

Os planos para o funcionamento do ano letivo 2020/21 das Escolas Superiores do IPCB foram elaborados e divulgados à comunidade, estando a Instituição preparada para o arranque do ano letivo 2020/21.
Os Planos seguem as recomendações do despacho N.º 64/20 do Presidente do IPCB, datado de 11 de agosto, bem como as recomendações às Instituições de Ensino Superior comunicadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Por outro lado, o IPCB seguiu, rigorosamente, as orientações para atividades letivas e não letivas elaboradas pela DGS, no contexto da pandemia COVID-19
  
SGQ do IPCB com capacidade para alcançar os objetivos

A auditoria ao Politécnico de Castelo Branco realizada pela APCER nos dias 17 e 18 de setembro concluiu que o sistema da qualidade do IPCB tem capacidade para alcançar os objetivos do Instituto e cumprir com os requisitos aplicáveis aos serviços e atividades, estando documentado com base no conhecimento e na experiência acumulada.
O IPCB evidenciou estar a satisfazer, de forma consistente, os requisitos dos serviços a prestar, tendo em conta as necessidades e expectativas dos seus alunos e demais partes interessadas, incluindo as obrigações de conformidade e outros requisitos aplicáveis.
  
Conferência de abertura do Mestrado em Cuidados Paliativos

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB realiza no dia 1 de outubro, a partir das 11:30, a conferência de abertura da 10.ª edição do Mestrado em Cuidados Paliativos, com o tema “Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos: Desafios presentes e futuros?”.
A iniciativa, que conta com a participação do Dr. Rafael Mota Vargas, Presidente da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos e do Dr. Duarte Soares, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, será realizada na modalidade de videoconferência, com transmissão através da plataforma Zoom, e tem uma duração prevista de 30 a 45 minutos. 
  
Incrementar e sustentar atividades de docência online

O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do Politécnico de Castelo Branco organizou um conjunto de 3 webinares sob a temática «Incrementar e sustentar atividades de docência online”, que tiveram como objetivo proporcionar espaços de formação e de reflexão sobre metodologias, abordagens e utilização de recursos digitais passíveis de criar contextos educativos mais ajustados a uma docência online.
A iniciativa foi estrategicamente agendada antes do arranque do ano letivo e contou com mais de uma centena de participantes, na sua maioria membros da comunidade académica do IPCB.
  
Classe de violino representada em festivais internacionais

David Bento, finalista da licenciatura em Música - Variante de Instrumento: Violino da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, foi admitido no Old Ox Music Festival, Suécia, onde irá participar nos dois programas da edição de 2020: o curso de Estocolmo e o curso de Trölhattan. O estudante poderá ser acompanhado por Beatriz Corodi, que foi selecionada para integrar a lista de reserva.
David Bento foi ainda admitido como reserva no Mendelssohn Festival de Hamburgo, juntamente com Beatriz Costa, finalista licenciatura em Música, e Marta Conceição, estudante do Mestrado em Ensino de Música.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 24 de Setembro de 2020, 11:57

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 10 de setembro

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 10 de setembro


IPCB prepara ano letivo 2020/2021

O Presidente do Politécnico de Castelo Branco, António Fernandes, aprovou o despacho orientador para o planeamento do ano letivo 2020/2021 considerando o objetivo de garantir atividades presenciais, de ensino e de avaliação, como dimensão essencial da educação superior e, simultaneamente, adotando procedimentos realistas que promovam a vigilância contínua da evolução da pandemia COVID-19, com atualização regular dos planos de contingência e respetiva monitorização do seu impacto na comunidade académica.
As orientações às escolas superiores do IPCB seguem as diretrizes recebidas do Gabinete do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Direção-Geral da Saúde (DGS), centrando-se especificamente no seguinte: planeamento das atividades em regime presencial; garantia da presença dos docentes nas Escolas e de aulas ministradas nas respetivas instalações; desdobramento em regime a distância de algumas das atividades letivas, por impossibilidade de acomodação de todos os estudantes nas condições de segurança definidas pela DGS, mas na presença de estudantes em número máximo adequado às condições referidas; promoção da experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem; maximização da utilização das instalações, no tempo e no espaço; promoção da equidade entre estudantes.
Docente do IPCB integra projeto de vigilância da COVID-19

João Pedro Valente, docente da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, é um dos criadores do e-CoVig, proposta surgida a partir da necessidade de encontrar formas acessíveis de monitorizar sinais fisiológicos de pacientes com COVID-19, e por isso sujeitos a isolamento.
Desenvolvida à distância por uma equipa multidisciplinar, esta solução tecnológica de baixo custo permite fazer o acompanhamento remoto e em tempo real da sintomatologia dos indivíduos em vigilância clínica, destinando-se a apoiar as autoridades na gestão dos infetados, antevendo-se um impacto direto nas linhas de contacto como a SNS24.
  
Candidatura a licenciaturas para titulares de cursos profissionais

Decorre de 14 a 19 de setembro a 1.ª fase de candidatura às licenciaturas para os estudantes titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados, no âmbito do novo concurso especial de acesso ao ensino superior. O IPCB vai disponibilizar um total de 199 vagas para este contingente.
A processo é efetuado exclusivamente online, no site da Direcção Geral do Ensino Superior (www.dges.gov.pt), devendo os candidatos ter obtido aprovação nas provas específicas realizadas para candidatura a este concurso especial.
  
Curso Breve de Preparação para o Exame de Admissão à OSAE

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB vai realizar um curso breve de preparação para o exame de admissão à Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE).
O curso destina-se a licenciados e mestres em solicitadoria e direito e a estudantes que pretendam o acesso a esta ordem profissional. Será lecionado em regime de E-learning, em horário pós-laboral, às sextas-feiras e sábados. Está organizado em 6 módulos: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Fiscal, Direito do Notariado, Direito Registal, e Estatuto e Deontologia.
  
Inteligência Artificial para redes 5G

Paulo Marques e Hugo Marques, docentes da Escola Superior de Tecnologia, são os representantes do IPCB no AI4GREEN, um projeto de investigação na área da inteligência artificial para redes 5G.
O "Artificial Intelligence for 5G Green Networks" foi aprovado pelo programa P2020, no âmbito da chamada para projetos de I&D industrial à escala europeia, aprovado pela iniciativa CELTIC do programa EUREKA, coordenado pelo KTH Royal Institute of Technology. O objetivo é melhorar a eficiência energética da rede móvel 5G, sem comprometer a qualidade de serviço, e com recurso a algoritmos de inteligência artificial.
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 10 de Setembro de 2020, 13:15

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 6 de agosto

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 6 de agosto


Licenciaturas do IPCB com 95% de taxa de empregabilidade

As licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco apresentam uma taxa de empregabilidade de 95%, de acordo com a informação disponível no Portal Infocursos, que foi recentemente divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, após atualização com os dados relativos ao ano de 2019. A licenciatura em Agronomia da Escola Superior Agrária do IPCB integra a lista das 68 licenciaturas e mestrados integrados em instituições de ensino superior portuguesas cuja taxa de desemprego é de 0%.
A informação é obtida através da análise dos desempregados registados no Instituto do Emprego e Formação Profissional, correspondendo a taxa de desemprego ao rácio entre o número de recém-diplomados do curso que se encontram registados como desempregados e o número total de recém-diplomados.
Politécnico de Castelo Branco aumenta vagas para 2020/21

O IPCB disponibiliza 1033 vagas para as licenciaturas por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, concentrando a oferta formativa em 27 licenciaturas e aumentando o número total de vagas, com particular destaque para as formações na área das competências digitais.
Às vagas para as licenciaturas acrescem 491 vagas para os mestrados e 425 vagas para os CTeSP. Relativamente às licenciaturas, o IPCB dispõe ainda de cerca de 400 vagas para outros regimes de ingresso, nomeadamente Maiores de 23, Titulares de CTeSP e de cursos superiores, e estudantes internacionais.
  
Concursos especiais de acesso ao ensino superior

As candidaturas aos concursos especiais para acesso às licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco decorrem até dia 11 de setembro, destinando-se a candidatos maiores de 23 anos, titulares de CET, CTeSP ou de cursos superiores ou estudantes que pretendam a mudança de par instituição/ curso ou o reingresso no ensino superior.
O processo decorre exclusivamente online, não sendo necessária a deslocação do candidato ao IPCB. A informação sobre as condições de candidatura, destinatários, vagas, critério de seriação, entre outras, está disponível na página do IPCB na Internet.
  
ESGIN-IPCB com 2.ª edição do Master Executive

A ESGIN-IPCB vai realizar a 2.ª edição do Master Executive em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural, uma parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto e com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.
O Master Executive visa a aquisição de conhecimentos e competências essenciais para a gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural (TER), privilegiando uma perspetiva integrada ao nível do desenvolvimento e implementação de políticas e planos de ação para empreendimentos de TER. As candidaturas estão abertas até ao dia 20 de setembro.
Terceiro concurso do Programa Promove

A Fundação ”la Caixa” lançou o terceiro concurso do Programa Promove, destinado à dinamização das regiões de fronteira do interior de Portugal.
Para além do concurso destinado a projetos inovadores e estratégicos e do concurso de ideias para estudantes do ensino superior, esta edição tem uma linha de apoio a projetos de I&D mobilizadores para promoção de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação até à prova de conceito, em domínios estratégicos para o desenvolvimento sustentável das regiões. Os objetivos, bases do concurso, datas de candidatura, entre outras, estão disponíveis na página da Fundação na Internet.
Vencedores do Concurso "Um por todos. Todos pelo Ambiente!"

Já estão encontradas as equipas vencedoras do concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”, após análise dos trabalhos realizados por estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário, com o objetivo de refletir sobre problemas ambientais na sua escola, cidade ou região, propondo formas de os resolver.
Os projetos vencedores foram “Azolla no Rio Ponsul”, “Oleiros tem no pinhal um problema ambiental”, “A Bela Ribeira de Oleiros”, “Vamos Acabar com as Plantas Invasoras”, “Queremos diminuir os Incêndios/Desflorestação” e “Para um melhor Ambiente”.
  
Estudante do IPCB selecionado por consultora internacional

Lino Borges, estudante do mestrado em Engenharia Agronómica da Escola Superior Agrária do IPCB, foi selecionado pela empresa Adam Smith International para desenvolver atividade em Timor-Leste, no apoio ao serviço da consultoria junto do Ministério da Agricultura e Pescas.
O mestrado em Engenharia Agronómica tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais com competência técnico-científica e prática para analisar, conceber, planear e gerir atividades no sector agrícola e melhorar os conhecimentos dos técnicos já em atividade, com vista à sua valorização. 
  
Incrementar e sustentar atividades de docência online

O Gabinete de Digitalização e Inclusão 4.0 do IPCB preparou três Webinares com o objetivo de proporcionar espaços de formação acerca de metodologias, abordagens e utilização de recursos digitais que possam criar contextos educativos mais ajustados a uma docência online.
No dia 15 de setembro tem lugar o Webinar “Por um Novo Paradigma de Educação Digital OnLIFE”, seguindo-se a 17 de setembro o Webinar “Flipped Learning: teoria em casa e aplicação e reflexão na aula” No dia 21 tem lugar o Webinar “A plataforma digital Padlet - potencialidades no ensino e aprendizagem ativa para a construção e comunicação do saber”.
  
Docentes do IPCB publicam EBOOK internacional

Os docentes da ESECB-IPCB Samuel Honório, Marco Batista e Helena Mesquita, em conjunto com Jaime Ribeiro, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, publicaram o EBOOK “Multidisciplinary Interventions for People with Diverse Needs - A Training Guide for Teachers, Students, and Professionals”, editado pela Bentham Books.
Trata-se de uma publicação escrita numa perspetiva interdisciplinar, com capítulos inovadores que refletem sobre as intervenções multidisciplinares para pessoas com necessidades especiais e ajudam os leitores a entender os problemas elas enfrentados.
  
Equipa da ESART-IPCB publica artigos e modera conferência

Os docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB Daniel Raposo, João Neves e José Silva e a estudante Daniela Oliveira tiveram quatro artigos aprovados em sistema de dupla revisão paritária cega na 11.ª Conferência Internacional sobre Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia.
Os artigos dos professores e da estudante do IPCB foram publicados no livro Advances in Ergonomics in Design Proceedings of the AHFE 2020 Virtual Conference on Ergonomics in Design, July 16–20, 2020, USA, editado por Francisco Rebelo e Marcelo Soares e publicado pela prestigiada editora Springer, com sede na Suíça.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 6 de Agosto de 2020, 10:51

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 23 de julho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 23 de julho


Politécnico de Castelo Branco parceiro no Projeto UPskill - Desafio para quem ambiciona lutar por um futuro melhor

O Presidente do IPCB, António Fernandes, foi um dos signatários do acordo de cooperação assinado no âmbito do Projeto UPskill - Digital Skills & Jobs, relativo a uma parceria entre a APDC, IEFP e CCISP. Efetuada numa plataforma online acessível através do telemóvel, a assinatura do acordo entre as entidades ocorreu no dia 17 de julho, no Teatro Thália, em Lisboa, com presença de vários elementos do governo, incluindo o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O acordo estabelece os termos-base do apoio técnico-financeiro a conceder com vista ao desenvolvimento de ações de formação profissional na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação e Eletrónica (TICE), juntamente com os politécnicos da Guarda, Porto e Setúbal, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e as entidades parceiras do projeto, APDC, IEFP, CCISP e Altran.
O UPskill (https://upskill.pt/) é um projeto de âmbito nacional que tem como objetivo requalificar profissionais que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais, de modo a que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas da programação.
      
17.º Poliempreende regional já tem vencedores

O júri regional do Concurso Poliempreende, constituído por representantes do Politécnico de Castelo Branco (Nuno Caseiro), do Banco Santander Totta (Sérgio Martins), da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB (Helder Henriques) e da Pedro Agapito Seguros (Pedro Agapito) elegeu os três projetos vencedores desta fase do concurso.
O Projeto “Micro Who”, desenvolvido pelas estudantes da ESALD-IPCB Cláudia Marina Azevedo da Silva e Inês dos Santos João, foi distinguido como o vendedor. O segundo lugar foi atribuído ao Projeto “ViRturism” e o terceiro classificado foi o Projeto “Walkie Travel”.
  
António Fernandes na Comissão Permanente do CCISP

O Presidente do Politécnico de Castelo Branco acaba de ser reeleito para a Comissão Permanente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), após reunião plenária realizada no dia 9 de julho. António Fernandes integra este órgão pela segunda vez, para um novo mandato de dois anos.
A Comissão Permanente do CCISP é constituída pelo Presidente e Vice-presidente do Conselho Coordenador e por três membros efetivos eleitos pelo plenário, tendo como principal função coadjuvar o Presidente do CCISP na condução dos assuntos do Conselho Coordenador.
  
IPCB com nova licenciatura em Turismo

A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB vai ter no próximo ano letivo uma nova licenciatura em Turismo, uma formação pensada para estimular o espírito empreendedor, motivar para a qualidade e para a criatividade dos futuros profissionais do setor turístico.
Numa altura em que o turismo no interior apresenta um grande potencial de crescimento, o IPCB alinha a sua formação com as necessidades do território, e aposta na formação de recursos humanos qualificados nesta área, permitindo aos futuros profissionais permanecer e investir na região após concluírem os seus ciclos de estudos.
  
Daniel Raposo coedita livro sobre Design e Comunicação Digital

Daniel Raposo, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas IPCB, coeditou um livro científico sobre Design e Comunicação Digital, juntamente com Nuno Martins, docente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave e Daniel Brandão, docente da Universidade do Minho.
Intitulado “Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices”, a obra reúne as melhores comunicações apresentadas na 3.ª Conferência Internacional sobre Design e Comunicação Digital, num conjunto de quinze capítulos centrados na partilha de novos resultados de investigação e lições práticas.
  
Revista internacional destaca publicação de docente do IPCB

O artigo “Genetic Structure and Pod Morphology of Inga edulis Cultivated vs. Wild Populations from the Peruvian Amazon”, publicado pela docente da ESACB Maria Margarida Ribeiro, mereceu destaque na revista internacional FORESTS, com cerca de 600 visualizações acumuladas e uma média de 15 visualizações diárias, no mês seguinte à sua publicação.
Desenvolvido em colaboração com a Universidade Checa de Ciências da Vida, o trabalho permitiu comparar a diversidade e estrutura genética das populações selvagens e cultivadas da espécie Inga Edulis e verificar a diminuição da riqueza alélica nas populações cultivadas.
  
Maria João Guardado Moreira no programa “Aqui entre Nós”

Maria João Guardado Moreira, docente da Escola Superior de Educação do IPCB esteve presente no programa “Aqui entre Nós”, para falar sobre o seu ensaio “Como envelhecem os portugueses: Envelhecimento, Saúde, Idadismo”, que será disponibilizado a 30 de outubro com o jornal Público.
O ensaio foi escrito a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos, a propósito dos 10 anos da Pordata, base de dados de Portugal Contemporâneo, sendo esta publicação o 9.º volume da coleção “Os Portugueses”, uma parceria da Fundação Francisco Manuel dos Santos com o jornal Público e a RTP.
    
Docentes do IPCB publicam em revistas italianas

Helena Mesquita e Rosário Quelhas, docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, em conjunto com Gianluca Amatori, docente da Università Europea di Roma, publicaram um artigo na Education Sciences & Society - Open Access, revista internacional com revisão por pares.
O artigo “Special Education for Inclusion in Europe: critical issues and comparative perspectives for teachers’ education between Italy and Portugal” compara a formação de professores em Itália e Portugal, a fim de detetar características comuns e futuras linhas de pesquisa, numa perspetiva comparada e com uma visão aberta à complexidade. 
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 23 de Julho de 2020, 13:50

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 9 de julho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 9 de julho
IPCB com reestruturação organizacional formalizada

O Conselho Geral do Politécnico de Castelo Branco, em reunião realizada no dia 8 de julho, deliberou que “o IPCB deverá proceder a uma reestruturação organizacional preconizada na proposta de reestruturação apresentada pelo Presidente do IPCB, e discutida no Conselho Geral, correspondente ao Cenário A, que visa a constituição de 9 departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em 4 novas Unidades Orgânicas”. A proposta colocada a votação mereceu o voto favorável de 18 dos 25 conselheiros que compõem o órgão, garantindo a obrigatoriedade de obtenção da concordância de 2/3 dos conselheiros.
IPCB aposta na valorização da carreira docente

O IPCB tem vindo a apostar na valorização da carreira dos docentes, tendo recentemente chegado ao fim dois concursos documentais internos de promoção para o provimento de dois lugares na categoria de professor coordenador e um lugar na categoria de professor coordenador principal, a mais alta na carreira de docente de ensino superior politécnico.
Na ESECB, a docente Fátima Paixão é a primeira professora coordenadora principal do IPCB, na área disciplinar de Educação - Formação de Professores e Educadores. Já na ESALD, os docentes Francisco Rodrigues e Nuno Cordeiro foram promovidos a professores coordenadores, nas áreas de Ciências Biomédicas Laboratoriais e de Fisioterapia.              
Estudantes do profissional com ampla oferta nas licenciaturas

A Rede de Politécnicos do Centro, que integra os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu disponibilizou a plataforma para inscrição nas provas necessárias para acesso às 133 licenciaturas destas 6 instituições, no âmbito do novo concurso especial de acesso ao ensino superior. A inscrição decorre até 16 de julho.
Acessível em www.provascentro.pt, a plataforma permite verificar a que licenciaturas os alunos se podem candidatar, partindo da designação do seu curso profissional ou artístico, e disponibiliza informação sobre vagas, condições de acesso, calendário e conteúdos das provas.
   
Novos livros sobre atividade física, saúde e lazer

Os docentes da Escola Superior de Educação do IPCB João Serrano e João Petrica, em conjunto com Beatriz Pereira (Universidade do Minho) e Márcio Kerkoski (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), editaram os livros “Atividade Física Lazer e Saúde - Perspetivas e Desafios de Investigação” e “Educação Física, Saúde e Bem-estar – Novos Caminhos”.
As publicações são compostas por artigos científicos que refletem a investigação recente nas áreas da Atividade Física e Desporto e nas áreas da Saúde e Bem-estar das Populações. Incluem ainda capítulos escritos por outros docentes do IPCB, pertencentes à ESECB e ESALD.
  
Escola Agrária reforça equipamento de apoio ao ensino técnico

A Escola Superior Agrária do IPCB acaba de receber um novo trator agrícola, máquina de tração às 4 rodas que vem contribuir para a renovação do parque de máquinas da escola, permitindo também aos alunos o contacto com realidades tecnológicas atuais e apoiar o ensino técnico e essencialmente prático dos seus cursos.
A nova aquisição terá um papel essencial na manutenção dos cerca de 166 hectares da Quinta da Senhora de Mércoles, local onde está instalada a escola, e das suas estufas de horticultura e floricultura, pomares, olival, vinha, áreas de sequeiro e de regadio, do parque botânico, entre outras.
  
Candidaturas a Cursos Técnicos Superiores Profissionais

O Politécnico de Castelo Branco tem abertas até dia 4 de setembro as candidaturas para a frequência dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais lecionados nas suas escolas superiores.
Os CTeSP são cursos com a duração de 2 anos letivos, sendo um dos semestres realizado em ambiente profissional (estágio). Após a sua conclusão, os estudantes podem candidatar-se a uma licenciatura, através dos concursos especiais de acesso ao ensino superior. Podem candidatar-se os titulares de um curso de ensino secundário, maiores de 23 anos ou titulares de um CET ou outro grau de ensino superior.
  
Novo CTeSP em Construção Civil

O IPCB tem um novo Curso Técnico Superior Profissional em Construção Civil, que resulta da reformulação do CTeSP em Reabilitação do Edificado. 
Este CTeSP pretende dotar os estudantes de competências para colaborar no planeamento e execução de obras de construção civil, realizar medições e orçamentos e participar no controlo da qualidade dos materiais, das atividades e da segurança em obra. A certificação profissional é outras das apostas desta nova formação, estando a ser levadas a cabo diligências com vista ao reconhecimento do curso pela Associação dos Agentes Técnicos de Arquitetura e Engenharia (AATAE).
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 9 de Julho de 2020, 13:23

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 25 de junho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 25 de junho


IPCB com 120 vagas nas licenciaturas para estudantes do profissional

Os estudantes dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados já podem entrar diretamente nas licenciaturas do Politécnico de Castelo Branco, nos termos do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril. O IPCB vai disponibilizar cerca de 120 vagas para acesso às suas licenciaturas, de acordo com o previsto no Despacho n.º 6343-B/2020, de 15 de junho.
Para o Presidente do IPCB, António Fernandes, a possibilidade criada através deste novo concurso responde ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso. Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário.
 
IPCB no top 5 do 2020 Portuguese University Ranking

O Politécnico de Castelo Branco está no top 5 dos politécnicos portugueses e em 19.º lugar entre as 93 instituições de ensino superior portuguesas avaliadas no "2020 Portuguese University Ranking".
Denominado “Top Universities in Portugal”, a uniRank™ publicou este ranking avaliando as instituições de ensino superior portuguesas que cumpriam critérios específicos, nomeadamente as que “ministrem cursos de pelo menos 4 anos de ciclo de estudos conducentes aos graus de licenciado, mestre ou doutorado e lecionem cursos predominantemente tradicionais, assentes num formato de ensino presencial”.
  
Candidaturas a mestrados

O IPCB tem abertas até 4 de setembro as candidaturas para a frequência de cursos de mestrado nas suas escolas superiores.
Podem candidatar-se estudantes nacionais e internacionais que tenham concluído o grau de licenciado, ou habilitação equivalente, ou detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que demonstre capacidade para realização deste ciclo de estudos. Os estudantes que não tenham concluído o grau de licenciado podem candidatar-se condicionalmente, desde que reúnam as condições para obtenção do grau na época especial de exames, conforme Despacho n.º 35/10 do IPCB.
  
Regional Helix 2020 

A conferência internacional REGIONAL HELIX, que integra a série de conferências REGIONAL HELIX do IPCB, acontece em 2020 no Funchal, promovida pelo ISAL - Instituto Superior de Administração e Línguas.
A 5.ª edição decorre online, de 29 de junho a 1 de julho, tem como tema “Regional Competitiveness, Tourism Innovation and Knowledge Transfer” e terá como oradores principais Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Dimitrios Buhalis (Bournemouth University), Marina Ranga (Centro investigação da Comissão Europeia em Sevilha e Universidade de Varsóvia) e Carlos Costa (Universidade de Aveiro).
  
Concerto de Lançamento do CD VIVA da Orquestra Viola Beiroa

O concerto de lançamento do CD “Viva”, com interpretação de Miguel Carvalhinho, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas, coordenador do Projeto Viola Beiroa e também investigador do Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do IPCB tem lugar no dia 1 de julho, pelas 21:30 horas, com transmissão online em www.ipcb.pt. 
Este CD é a primeira obra da Orquestra Viola Beiroa e inclui 13 faixas de música de tradição oral desta região do país, incluindo também outros dois temas, um de Arlindo de Carvalho - o conhecido “Saudades da Beira” e um inédito de Fernando Garcia que é um hino à própria viola beiroa.
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 25 de Junho de 2020, 14:12

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco – 11 de junho

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco – 11 de junho
Estudantes internacionais continuam a escolher o IPCB

O Politécnico de Castelo Branco mantém uma elevada taxa de procura por parte de estudantes internacionais, tendo já preenchido cerca de 80% das vagas disponíveis para este contingente de acesso aos seus cursos. Até ao momento, 194 estudantes internacionais, oriundos de países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe formalizaram já a sua matrícula nas licenciaturas do IPCB. 
A segunda fase de candidaturas para estudantes internacionais teve início no dia 1 de junho e decorre até 6 de julho, prevendo-se o preenchimento da totalidade das vagas disponibilizadas.
IPCB foi um dos vencedores do Prémio Santander UNI.COVID-19

O Politécnico de Castelo Branco foi um dos 4 vencedores da 2.ª fase do Prémio Santander UNI.COVID-19, com o projeto “ZELAR@CB - Zelar pelos idosos isolados em espaços rurais”.
Proposto pelo docente Rogério Dionísio, com o apoio dos alunos da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações Cassandra Jesus e Fábio Formiga, esta aplicação tem como objetivo monitorizar indicadores relacionados com as atividades diárias dos idosos isolados, alertando para qualquer modificação dos seus hábitos, usando as mais recentes tecnologias da Internet das Coisas (IoT).
  
Equipas do IPCB em destaque no Cityhack 2020

O concurso Cityhack 2020 contou com duas equipas do Politécnico de Castelo Branco entre os 8 finalistas da competição, tendo uma delas apresentado o projeto vencedor, “Welcome to Portugal - Chatbot”.
Desenvolvido pela equipa “FWD:”, o projeto “Welcome to Portugal – ChatBot” visa implementar um robot de chat para ajudar migrantes na chegada a Portugal, explicando o processo burocrático e promovendo a integração social. O Projecto “JID TOURISTS", da equipa “ESTCBRAIN TEC”, é uma aplicação do tipo “guia turístico” ludificado, onde são dadas ao utilizador rotas dentro da localidade por ele selecionada.   
 
Competitividade empresarial e design corporativo

Os docentes Luís Farinha e Daniel Raposo, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e Escola Superior de Artes Aplicadas, respetivamente, acabam de lançar o livro “Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles”.
A obra reúne um conjunto de dezanove capítulos, cobrindo áreas desde o empreendedorismo académico, o empreendedorismo tecnológico, a gestão da inovação, a inovação aberta, a competitividade empresarial, a competitividade regional, o e-business, o trabalho em rede e as redes de competitividade, numa perspetiva de inovação alicerçada no design.
  
Mobilidade Erasmus+ 2020/ 21: Docentes e não docentes

Decorre até 30 de junho a 1.ª fase de candidaturas para a realização de uma mobilidade Erasmus+, no ano letivo 2020/21, para pessoal docente e não-docente do Politécnico de Castelo Branco, de acordo com as regras estipuladas pelo despacho n.º 41/20 do Presidente do IPCB.
A ficha de candidatura deverá ser enviada por e-mail ao Gabinete de Relações Internacionais do IPCB (gri@ipcb.pt), encontrando-se disponível para download em www.ipcb.pt/gri/erasmus-staff, onde podem ser consultadas informações adicionais sobre o processo de candidatura, instituições parceiras e critérios de elegibilidade.
Formação sobre as melhores práticas em ensino online

Os docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB Ana Vaz Ferreira, Ângela Oliveira, Bruno Matias, Constança Rigueiro, Francisco Lucas, Paulo Gonçalves e Rogério Pais Dionísio concluíram com sucesso a formação online "The New Role of the Educator: Best Practices in Online Education" ministrada pela IE University/ Madrid.
A formação foi financiada por uma das 5000 bolsas atribuídas pelo Banco Santander e pela IE Fundation a docentes de países como a Alemanha, Brasil, China, EUA, Espanha, Portugal e Reino Unido, por forma a apoiá-los na transição para um ambiente de ensino-aprendizagem à distância.
Ecossistemas regionais de inovação e empreendedorismo

"Regional Helix Ecosystems and Sustainable Growth: The Interaction of Innovation, Entrepreneurship and Technology Transfer" é o novo livro editado pelos docentes do IPCB Luís Farinha (ESGIN-IPCB) e Domingos Santos (ESE-IPCB), em colaboração com professores e investigadores João Ferreira e Marina Ranga.
A obra discute a importância da inovação e dos ecossistemas empresariais no apoio à competitividade regional e incentiva académicos, gestores e formuladores de políticas a repensar os ecossistemas de inovação como propulsores da competitividade regional.
  
Facebook Facebook
Instagram Instagram
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
ipcb.pt ipcb.pt
  • 11 de Junho de 2020, 14:45

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 28 de maio

Newsletter do Politécnico de Castelo Branco - 28 de maio
Estudantes do IPCB prestam apoio informático

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB André Salvado, David Pereira, João Ramalho, Pedro Mendes e Vasco Ferreira estão a prestar apoio informático aos cerca de 6.000 alunos das escolas do concelho que se encontram a estudar a partir de casa.
A iniciativa surge no seguimento do desafio lançado pela Câmara Municipal de Castelo Branco ao IPCB e à VINCI Energies, cuja subsidiária Axians abriu em março um Centro de Engenharia no CEI - Castelo Branco. A parceria resultou na criação de uma linha telefónica de apoio técnico, apoiada por estudantes do IPCB e colaboradores da Axians.
Docentes da ESGIN-IPCB editam livro científico 

“Handbook of Research on Accounting and Financial Studies” é o novo livro publicado pelos docentes da ESGIN-IPCB Luís Farinha, Ana Cruz e João Renato Sebastião, através da editora IGI-Global, Advances in Finance, Accounting, and Economics (AFAE) Book Series.
Este livro científico nas áreas de contabilidade e finanças empresariais aborda a natureza competitiva das organizações num mundo crescentemente globalizado, acelerado pelo desenvolvimento tecnológico e a exigir uma abordagem contabilística, fiscal e financeira modernas, capazes de alavancar a rentabilidade e o lucro das empresas.
Volta a Portugal em Violino passa pelo IPCB

A iniciativa Volta a Portugal em Violino, passou por Castelo Branco e pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, onde o músico Nuno Santos apresentou o seu projeto e entregou ao docente Custódio Castelo uma cópia do álbum "Fado Improvável", que conta com a sua participação.
Integrada no projeto “Um violino nos locais mais improváveis”, o objetivo desta iniciativa é tocar violino nos locais mais remotos e extremos do planeta, interpretando em cada sítio de pernoita um tema do disco "Fado Improvável", último trabalho do músico conhecido por surfar as ondas da Nazaré e escalar as mais altas montanhas do mundo.
   
CityHack 2020

Os politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Tomar realizam nos dias 30 e 31 de maio a 4.ª edição do Projeto CityHack – Isto é Transição Digital para o Bem, este ano totalmente à distância. A adesão de participantes contou com um enorme sucesso, estando inscritas 27 equipas, 10 das quais pertencentes do IPCB.
O CityHack 2020 é uma maratona tecnológica, com a duração de 24 horas, que visa o desenvolvimento de soluções para as cidades e a melhoria da qualidade de vida, sendo a edição de 2020 dedicada ao tema da Transição Digital para o Bem.
Antigos alunos do IPCB juntam-se nas redes sociais

Criado há pouco mais de uma semana na rede social Facebook, o grupo “Antigos Alunos do IPCB” conta já com mais de 7000 membros, na sua maioria ex-alunos das escolas superiores do IPCB, mas incluindo também professores e trabalhadores da instituição.
O reencontro de amigos e a partilha de histórias sobre a passagem pelo Politécnico de Castelo Branco são a nota dominante desta “comunidade”, onde abundam fotografias, vídeos, hinos das escolas, músicas emblemáticas da época ou simplesmente pequenas recordações de momentos marcantes da vida de estudante.
  
Bênção das Pastas do IPCB adiada para setembro

A tradicional cerimónia de Bênção das Pastas dos estudantes do Politécnico de Castelo Branco foi adiada para setembro, em data ainda a anunciar. A decisão foi tomada após reunião do Departamento de Tradições Académicas do IPCB, onde estiveram presentes os representantes dos estudantes nesta área.
A data definitiva do evento será anunciada previsivelmente no final do mês de agosto, após confirmação da existência das condições de segurança necessárias e obtida a concordância das autoridades de saúde, do Presidente do IPCB e do Departamento de Tradições Académicas.