Noticias em eLiteracias

🔒
✇ ERTE

Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media

Por ocastro — 24 de Junho de 2022, 10:08
icem
24.06.22

“Moving on towards ‘new normal’ in education” é o tema central da Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media que terá lugar no Instituto Politécnico de Santarém, de 12 a 14 de outubro de 2022. 

Os interessados em apresentar as suas comunicações poderão submeter as respetivas propostas de resumos alargados até ao próximo dia 30 de junho, através da plataforma easychair https://easychair.org/cfp/ICEM2022  

Para participar na Conferência ICEM 2022, é necessário proceder à inscrição,  preenchendo o seguinte  formulário: https://icem2022.ipsantarem.pt/registration-2/   

Para mais informações, aceda a: https://icem2022.ipsantarem.pt/

Slider Text: 
Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media
✇ ERTE

Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

Por ocastro — 24 de Junho de 2022, 08:43
escola sem bullying
24.06.22

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assumem a promoção e a implementação, por parte das escolas, do plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, ”Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.  

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, nomeadamente através dos elementos que integram as equipas  nas escolas, poderá ser atribuída a  certificação “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

As escolas que desejarem apelar a esta certificação deverão responder ao formulário até ao dia 15 de julho de 2022, onde são considerados, entre outros, os seguintes aspetos: identificação e resposta a casos de bullying, exemplos de boas práticas, articulação com componentes curriculares.  

A lista das escolas certificadas será divulgada oportunamente  website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt e também nas redes sociais associadas, bem como através dos canais da Direção-Geral da Educação.  

Mais informações em: https://www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt/?page_id=25026  

Slider Text: 
Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”
✇ ERTE

Technovation Girls Challenge

Por ocastro — 24 de Junho de 2022, 08:25
technovation
24.06.22

- Resultados

Foram recentemente divulgados os resultados das equipas selecionadas para a Semifinal mundial do Technovation Girls Challenge, refletindo  a excelente adesão ao evento. Num programa altamente competitivo a nível mundial, pela primeira vez, Portugal teve mais do que uma equipa selecionada para a semifinal -  5 semifinalistas

As alunas, através da identificação de soluções para problemas locais, defenderam as suas comunidades e assumiram papéis de liderança na resolução dos problemas. A inteligência, criatividade e resiliência que demonstraram, foram fundamentais para o esforço coletivo de ajudar a construir um mundo melhor. 

A Technovation 2022 contou com a participação de 120 países, num total de 1600 equipas. A Technovation Portugal 2022 envolveu 300 alunas e 46 equipas que tiveram o apoio de 55 mentores. 

Conheça as equipas selecionadas para a semifinal - https://www.technovation.org/blogs/2022-semifinalist-teams/ 

No próximo dia 12 de agosto terá lugar o  Technovation World Summit (poderá inscrever-se em: https://hopin.com/events/technovation-s-world-summit/registration) e no final do mês de setembro será lançada a  Edição Technovation 2023. 

Slider Text: 
Technovation Girls Challenge
✇ ERTE

Recursos Educativos Digitais 1.º ciclo - Recurso Cozinhar a Aprender

Por ocastro — 23 de Junho de 2022, 10:45
Cozinhar a aprender
23.06.22

O recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, concebido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa, destina-se a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências, associadas as diversas áreas (português, matemática, estudo do meio), a partir da exploração do género textual receita culinária

Em concreto, são exploradas situações relacionadas com a origem dos ingredientes, quantidades, combinatórias, características multimodais e linguísticas do género textual receita culinária e quantificadores. De forma a envolver o utilizador numa experiência lúdica e estimulante, recorre-se a estratégias de gamificação associadas a fatores de satisfação dos participantes no ato de jogar (desafio, tomada de decisão, recompensa). 

No recurso educativo digital, é implementado um percurso didático de base construtivista, na medida em que o utilizador é confrontado com problemas/desafios que vai resolvendo, através de tarefas de observação, manipulação, sistematização e treino. 

O recurso foi desenvolvido no âmbito do projeto Cozinhar a Aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, um projeto integrado numa linha de investigação mais ampla (Projeto RED.PT - Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico), que visa: (i) criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º CEB; (ii) disponibilizar os recursos criados numa plataforma online de acesso livre, alojada na página institucional da Escola Superior de Educação de Lisboa; (iii) desenvolver investigação sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de recursos educativos digitais no 1.º CEB. 

O recurso Cozinhar a Aprender encontra-se disponível em: https://redpt.pt/ 

Mais informação em: https://www.eselx.ipl.pt/investigacao/recursos/red-pt 

Vídeo de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=6GgankvmMLU&feature=youtu.be 

Slider Text: 
Recursos Educativos Digitais 1.º ciclo - Recurso Cozinhar a Aprender
✇ ERTE

Blended Learning - School Education Gateway

Por ocastro — 18 de Junho de 2022, 13:40
school education
18.06.22

A   School Education Gateway dedicou o mês de maio ao  tema “Blended learning”, uma abordagem que concilia ambientes e ferramentas digitais e não digitais, colocando-as ao serviço da promoção das aprendizagens.

Os conteúdos publicados incluem:

A plataforma disponibiliza também  artigos e recursos que poderão apoiar a integração dos jovens refugiados ucranianos nos sistemas educativos dos estados - membros da EU e Erasmus+.

Conteúdos mais recentes:

Além disso, a  European Toolkit for Schools tem-se focado na identificação de recursos que auxiliem os professores e educadores que trabalham com crianças migrantes e refugiadas - últimos recursos disponibilizados 

Slider Text: 
Blended Learning - School Education Gateway
✇ ERTE

Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020

Por luis.ferreira — 2 de Junho de 2022, 21:58
Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020
02.06.22

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020, realizado por uma equipa de investigação do ISCTE, com o objetivo de melhor compreender o impacto deste projeto a nível nacional.

O projeto eTwinning, financiado pela Comissão Europeia, é constituído por uma comunidade de escolas / professores que, desde 2005, promovem o desenvolvimento de projetos colaborativos entre professores e alunos de diversos locais da europa, os quais apresentam um potencial de inovação para as escolas e, em particular, para a diversificação de metodologias de trabalho a nível da sala de aula.

O Relatório em questão está disponível através deste link.

Slider Text: 
Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020
✇ ERTE

ITE eTwinning - Feira de Parceiros 2022 & Webinar de Partilha de Práticas

Por luis.ferreira — 2 de Junho de 2022, 21:50
ITE eTwinning - Feira de Parceiros 2022 & Webinar de Partilha de Práticas
02.06.22

O Serviço Central de Apoio eTwinning vai promover, no dia 27 de junho de 2022, pelas 16 horas CEST (15 horas, em Portugal), uma Feira de Parceiros destinada a docentes do ensino superior envolvidos na formação de futuros professores, bem como para os seus estudantes.

Este evento, que se constitui como uma grande oportunidade para a criação de sinergias e trabalho colaborativo transnacional entre futuros professores e docentes universitários, visa iniciar projetos projetos colaborativos, tendo por base a plataforma eTwinning. Os interessados em participar devem registar-se aqui. A seu tempo será enviado aos participantes um email com informações mais detalhadas.

No dia 12 de julho de 2022, pelas pelas 16 horas CEST (15 horas, em Portugal), vai realizar-se o webinar "eTwinning for Future Teachers: An Opportunity for Action Research", com a oradora Cristina A. Huertas-Abril, da Universidade de Córdoba, que apresentará exemplos para Investigação-Ação na formação inicial de professores potenciando o uso do eTwinning. Os interessados neste webinar devem registar-se aqui.

Slider Text: 
ITE eTwinning - Feira de Parceiros 2022 & Webinar de Partilha de Práticas
✇ ERTE

“Desinformação em Contexto de Guerra!”

Por ocastro — 2 de Junho de 2022, 13:15
professora
02.06.22

Testemunhos de especialistas e de uma professora da Ucrânia  

No decorrer da campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - divulga o testemunho de alguns especialistas e de Oksana Pasichnyk, uma professora da Ucrânia.  

Professora Oksana Pasichnyk, Lviv, Ucrânia (testemunho em língua inglesa).

Maria José Brites, Universidade Lusófona.

Vítor Tomé, Conselho da Europa.

Esta campanha visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa.  

Sugere-se que os diversos conteúdos sejam disseminados e abordados junto das crianças e jovens, recomendando-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. De notar que, devido à pertinência da temática, os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias,  das associações juvenis, entre outros.  

Consulte as ilustrações, gravações de encontros e webinars em: https://www.seguranet.pt/pt/desinformacao-em-contexto-de-guerra  

Slider Text: 
“Desinformação em Contexto de Guerra!”
✇ ERTE

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

Por ocastro — 1 de Junho de 2022, 16:15
post
01.06.22

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Para além dos testemunhos do Professor Daniel Sampaio e da Professora Ivone Patrão, várias figuras públicas aderiram a esta campanha: Pedro Fernandes (humorista, apresentador), Ana Marques (apresentadora de televisão), Sónia Morais Santos (jornalista e criadora de conteúdos digitais) e Margarida Beja (nutricionista e criadora de conteúdos digitais). Consulte as recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

Slider Text: 
Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
✇ ERTE

XXI ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO CONVITE À SUBMISSÃO DE PRÁTICAS

Por ocastro — 1 de Junho de 2022, 13:50
noticia
01.06.22

Entre os dias 14 e 16* de julho de 2022, terá lugar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o “XXI Encontro das TIC na Educação”, uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS). O encontro, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como curso (15 horas), será realizado em regime presencial, mas mantendo a possibilidade de participação no regime a distância.

Tratando-se do mais antigo encontro sobre a temática das TIC na Educação, destinado a professores e dinamizado maioritariamente por professores, em linha com as edições anteriores, convidamos todos os interessados a partilhar as suas práticas de utilização da tecnologia ou dinamizar workshops. Nos vários dias prevê-se a realização de:

-  Apresentação de práticas (10 a 15 min.) em painéis temáticos (presenciais e transmitidos por videodifusão), na tarde do dia 14 ou manhã do dia 15.

- "Workshops" sobre aspetos práticos e operacionais com duração de 3 horas, na tarde do dia 14 e manhã do dia 15 (presenciais) ou manhã do dia 16 (a distância).

- Apresentação de práticas "menos boas" em que, com humor, se pretende dar novos sentidos ao erro nos processos de aprendizagem (presencial e transmitido por videodifusão). Estas práticas estão previstas para a sessão plenária do dia 15, à tarde. 

As propostas poderão ser submetidas até ao dia 05/06/2022 em https://eventos.ccems.pt/2022 . Os autores das práticas e dos workshops selecionados serão contactados até ao dia 09/06/2022. 

A participação no encontro está sujeita a inscrição prévia e a confirmação da parte do CCEMS.  

Inscrições abertas a partir de 17/06/2022 em https://eventos.ccems.pt/2022.

Esboço do modelo organizacional e o cronograma do encontro disponíveis em https://bit.ly/XXIEncontroTIC.

Esclarecimentos adicionais poderão ser solicitados, através do telefone 244 765 933 ou pelo endereço de correio eletrónico equipa@ccems.pt 

 (*) manhã do dia 16 de julho - apenas para os workshops dos formandos que participam no regime a distância.

Slider Text: 
Os professores e o desenvolvimento digital das escolas
✇ ERTE

Prémios Nacionais eTwinning 2021

Por luis.ferreira — 31 de Maio de 2022, 08:28
Prémios Nacionais eTwinning 2021
31.05.22

A Organização Nacional de Apoio eTwinning, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar o livro “Prémios Nacionais eTwinning 2021”, que contempla os 13 melhores projetos eTwinning desenvolvidos no ano letivo 2020/2021.

Esta publicação anual pretende inspirar docentes e alunos no desenvolvimento de projetos colaborativos de qualidade, sobre as mais diferentes temáticas. A edição digital está disponível para consulta em: Publicações | eTwinning PT

Slider Text: 
Prémios Nacionais eTwinning 2021
✇ ERTE

Fórum RED – Recursos Educativos Digitais - Vídeo de divulgação do evento

Por luis.ferreira — 27 de Maio de 2022, 12:11
27.05.22

Já se encontra disponível o vídeo com a gravação do Fórum RED – Recursos Educativos Digitais.

Recorda-se que, além da participação das equipas que conceberam os recursos educativos digitais, o evento integrou uma conferência sobre esta temática com Wayne Holmes, do University College of London, colaborador regular da UNESCO e que apresentou, entre outros,  uma perspetiva crítica dos estudos relativos às ligações entre a entre a Inteligência Artificial e a Educação, bem como as suas implicações éticas e sociais.

  • Parte da manhã – Sessão de abertura por Maria Adélia Esteves, Diretora do AE Sá da Bandeira, Santarém, e José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação; Conferência principal, por Wayne Holmes; apresentação dos RED por parte de elementos das equipas que os produziram. 
  • Parte da tarde – Apresentação das conclusões das sessões paralelas dinamizadas pelas equipas pedagógicas e com a participação de alunos do 1.º ciclo, com comentário de Ana Amélia Carvalho; sessão de encerramento por Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação.

O Fórum RED foi promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE) e assinalou a divulgação pública dos RED produzidos no âmbito do projeto “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvido por esta Direção-Geral, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH (operação POCH-04-5267-FSE-000124).

Os RED estão disponibilizados, em regime aberto, em https://redge.dge.mec.pt/.

Slider Text: 
Fórum RED – Recursos Educativos Digitais - Vídeo de divulgação do evento
✇ ERTE

Recursos Educativos Online em Ucraniano – Plataforma National Online School

Por luis.ferreira — 27 de Maio de 2022, 12:04
Recursos Educativos Online em Ucraniano
27.05.22

Desde o passado mês de março que os alunos da maior parte das regiões da Ucrânia, quando tal é possível, retomaram as aulas a distância, através da plataforma National Online School. Esta plataforma está também acessível a todos os que se viram forçados a sair do país, disponibilizando conteúdos de diversas disciplinas dos vários níveis de ensino. Além disso, como complemento à plataforma, a tv ucraniana emite também as aulas e, para permitir uma melhor articulação, os utilizadores podem consultar o Google Calendar schedule.

Note-se que a referida plataforma pode, ainda, ser útil no acompanhamento de alunos com necessidades educativas especiais.

 

Para mais informações, aceda a:

https://www.schooleducationgateway.eu/

Slider Text: 
Recursos Educativos Online em Ucraniano – Plataforma National Online School
✇ ERTE

Webinar: Proactive vs. Reactive hotline communication - Rede Insafe

Por luis.ferreira — 27 de Maio de 2022, 10:34
webinar
27.05.22

Realiza-se no próximo dia 1 de junho, às 16h CET (10h ET), o webinar Proactive vs. Reactive hotline communication.

Durante a sessão, serão discutidas alguns exemplos de campanhas e como as linhas de apoio podem comunicar ativamente com os jovens sobre o tema do abuso e exploração sexual infantil.

A abertura do webinar está a cargo da Insafe e conta com a participação de dois jovens Embaixadores da Better Internet for Kids (BIK): João Pedro Martins – jovem português que tem colaborado, ativamente, com entidades nacionais e internacionais, com vista à melhoria da segurança online e ao desenvolvimento da literacia digital, entre outros – e Kathrin Morasch.

Esta será uma oportunidade única para conhecer as perspetivas dos jovens acerca de diversos aspetos como, por exemplo, a importância de determinadas questões relacionadas com conteúdos de abuso sexual infantil ou as técnicas a adotar pelas linhas de ajuda para desenvolverem campanhas e comunicarem com crianças e jovens adultos, de forma eficaz.

Para mais informações e inscrições, aceda a: https://inhope.org/

Slider Text: 
Webinar: Proactive vs. Reactive hotline communication - Rede Insafe
✇ ERTE

VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”

Por luis.ferreira — 23 de Maio de 2022, 12:14
VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”
23.05.22

4.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/2022

Nos próximos dias 14 e 15 de julho, decorre a VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/22, no Convento de São Francisco, em Santarém.

Dedicada ao tema “Transformação das Escolas", esta conferência reúne conceituados oradores, num espaço de partilha e de reflexão sobre as Escolas e a sua transformação.

No que se refere à atribuição dos Prémios MILAGE APRENDER+ (4ª edição), estes visam reconhecer os professores e respetivos Agrupamentos de Escolas (AE) e escolas não agrupadas  que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+, e distinguir os alunos que, enquanto grupo, desenvolveram um trabalho de mentoria ou por projeto.

Este ano, o projeto MILAGE alargou a participação às disciplinas de espanhol e de inglês. Os prémios são atribuídos de acordo com as categorias: Prémio Classificação MILAGE APRENDER+ (espanhol, ou inglês, ou matemática ou português); Prémio Aluno Autor MILAGE APRENDER+ (cidadania digital, ou matemática ou português); Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ (inglês, espanhol, português ou matemática) e Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+.

Como atividade de encerramento, terá lugar a caminhada "Descobrir Santarém", numa dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Santarém, do AE Dr. Ginestal Machado, do Instituto Politécnico de Santarém, da Direcção-Geral de Educação, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa, da InCode Portugal 2030, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira e do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027).

Inscrições aqui

Mais informações aqui

Slider Text: 
VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”
✇ ERTE

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022

Por luis.ferreira — 23 de Maio de 2022, 12:11
Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022
23.05.22

Se, durante o ano letivo 2021-2022, desenvolveu um projeto eTwinning e pretende receber reconhecimento, a data limite para a submissão da candidatura a Selo Nacional de Qualidade é o dia 31 de maio.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas no preenchimento do formulário da candidatura, visualize o webinar https://bit.ly/SNQeTw2022, dinamizado pelas embaixadoras Miguela Fernandes e Elisabete Fiel.

Slider Text: 
Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022
✇ ERTE

Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola - Massive Open Line Course (MOOC)

Por silvina.feijao — 20 de Maio de 2022, 18:02
Mooc integração de migrantes e de refugiados
20.05.22

A School Education Gateway’s Teacher Academy vai realizar o MOOC Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola. 

Com início dia 23 de maio de 2022 e término no dia 6 de junho de 2022, o curso (8h) abordará os aspetos relacionados com a integração de crianças migrantes e refugiadas na comunidade escolar e apresentará alguns exemplos práticos acerca do modo  como os professores podem trabalhar com esses alunos na sala de aula.

Os participantes terão oportunidade de  explorar abordagens pedagógicas e atividades que poderão facilitar  a integração de crianças migrantes e refugiadas na sala de aula e na escola, bem como conhecer  estratégias  para apoiar os alunos que não entendem ou não falam o idioma utilizado na escola de acolhimento. Para além disso, este curso constitui também uma oportunidade para os participantes partilharem experiências com colegas que enfrentam desafios semelhantes. 

Inscrições e informações em:https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/teacher_academy/catalogue/detail.cfm?id=273769&cbmid=60052145

Slider Text: 
A School Education Gateway’s Teacher Academy vai realizar o MOOC Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola.
✇ ERTE

Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC)

Por ocastro — 20 de Maio de 2022, 10:33
Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC)
20.05.22

Realiza-se entre  23 de maio e 29 de junho de 2022 o MOOC  “Ensinar Fora da Sala de Aula”.  O curso, dinamizado pela School Education Gateway e constituído por 4 módulos, destina-se a todos os profissionais da área da educação interessados em trabalhar com as crianças e jovens, em espaços exteriores à sala de aula. 

Com a realização deste MOOC, pretende-se, entre outros, disponibilizar informação e partilhar exemplos de práticas de referência sobre o modo como se pode conciliar a educação nos espaços exteriores com a educação formal, em sala de aula. Além de terem a oportunidade de refletirem acerca dos constrangimentos e das vantagens de ensinar fora da sala de aula, os participantes poderão conhecer algumas experiências a realizar, de modo a que as atividades e as aprendizagens dos seus alunos sejam, efetivamente, significativas e contribuam para o seu desenvolvimento intelectual. 

Para inscrições e mais informações, aceda a : https://academy.europa.eu/courses/teaching-outside-the-classroom

Slider Text: 
Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC) - School Education Gateway – EU Academy
✇ ERTE

Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”

Por ocastro — 19 de Maio de 2022, 10:41
desinformação
19.05.22

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - lança a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”. 

Esta campanha, constituída por um conjunto de ilustrações com recomendações sobre veracidade e fiabilidade da informação em tempo de conflito, visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa. 

Sugere-se que os conteúdos desta campanha sejam disseminados e abordados junto das crianças e jovens (a frequentar a educação Pré-escolar ou o ensino básico). Recomenda-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. 

De notar que, devido à pertinência da temática,  os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias,  das associações juvenis, entre outros. 

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/desinformacao-em-contexto-de-guerra 

Slider Text: 
Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”
✇ ERTE

6ª Sessão Partilhas à Quarta - 18 de maio

Por ocastro — 11 de Maio de 2022, 12:54
partilhas à quarta
11.05.22

Realiza-se, online, no dia 18 de maio, das 21h às 22h, mais uma sessão das Partilhas à Quarta, uma iniciativa conjunta das equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

Esta sessão, subordinada à temática Transição Digital em Ação, conta com a participação do Dr. António Silva da Direção-Geral da Educação (DGE), que fará um breve enquadramento do Programa de Digitalização para as Escolas, bem como apresentará o trabalho que está neste momento em curso e o que se perspetiva nesta transformação digital das escolas.
De seguida, terá lugar um momento de partilha de práticas de referência de escolas, dando voz à professora Sandra Galante, do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, à professora Cátia Santos, do Agrupamento de Escolas de Cristelo e ao professor Ivo Rodrigues, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (Lousada). 

Esperamos poder contar com a sua presença!

Aceda aqui ao link para assistir à 6.ª sessão das Partilhas à Quarta.  

Para mais informações, consulte a página da iniciativa acessível em https://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta.

Slider Text: 
6ª Sessão Partilhas à Quarta - 18 de maio
✇ ERTE

"O que a Internet diz de si" Campanha de sensibilização para o uso seguro da Internet

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:46
"O que a Internet diz de si"
04.05.22

O Centro Nacional de Cibersegurança, através do Centro Internet Segura, em parceria com a Ordem dos Psicólogos e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, lançou a campanha de sensibilização para a adoção de comportamentos seguros na Internet, destinada aos adultos mais velhos: “O que a Internet diz de si”. 

Através desta campanha, composta por cartazes e vídeos de sensibilização, pretende-se   que os adultos mais velhos se identifiquem com a mensagem transmitida  por personalidades conhecidas, como Júlia Pinheiro e Júlio Isidro, e possam, de forma lúdica e simples, conhecer e adotar boas práticas no uso da Internet.  

Recursos e mais informações sobre a campanha em: https://www.internetsegura.pt/o-que-internet-diz-de-si

Slider Text: 
"O que a Internet diz de si" Campanha de sensibilização para o uso seguro da Internet
✇ ERTE

Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: Resultados de Estudo

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:12
Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: Resultados de Estudo
04.05.22

O Observatório de Cibersegurança, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança, acaba de lançar o Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal.

Este Estudo caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas, analisando os objetivos, os conteúdos e os resultados de aprendizagem, o número de estudantes, diplomados/as e a sua evolução, bem como o registo das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos, nesta área. O Estudo analisa ainda as perspetivas dos diretores dos cursos e dos ciclos de estudo de nível superior sobre as componentes da formação técnica, ética e legal, as necessidades do mercado de trabalho e os desafios que se colocam à formação na área de cibersegurança ao nível da investigação e inovação.

Mais informações em: https://www.cncs.gov.pt/pt/observatorio/#observatorio

Slider Text: 
Webinar MATATALAB
✇ ERTE

Webinar MATATALAB

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:11
Webinar MATATALAB
04.05.22

Realiza-se, online, no próximo dia 17 de maio, das 17h às 18h30, uma sessão de apresentação do projeto-piloto Matatalab e de divulgação das respetivas ferramentas de programação.

No âmbito deste projeto, coordenado pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE) e que contou com a colaboração do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, uma equipa de professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, criou planos de aula e testou-os em seis turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de levar os alunos a explorarem os inovadores kits de robótica Matatalab - Tale Bot e Coding Set – e de promover a utilização pedagógica destas ferramentas de aprendizagem da programação.

O programa do webinar prevê: a apresentação do projeto e das atividades desenvolvidas no seu âmbito – ERTE/DGE; a demonstração do funcionamento dos kits Tale Bot e Coding Set – CCTIC da ESE/IPS; a apresentação dos planos de aula e das experiências de implementação em sala de aula – professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, bem como  um espaço para comentários e questões por parte dos participantes.

Este webinar, para apresentação do projeto que resulta  de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e a European School Net (EUN),   tem como público-alvo, preferencialmente, educadores de infância e docentes do 1.º ciclo, bem como docentes de outros níveis de ensino, que já abordaram  ou interessados na abordagem da Programação e Robótica com os seus alunos.

A sessão decorrerá no link: https://dge-me-pt.zoom.us/j/85971822948?pwd=UWYwKy9QdjM4bmNlM1Q5M0E4VVZCQT09

Caso não consiga aceder à sala ZOOM , poderá acompanhar este evento em direto neste link: https://youtu.be/C781AU6ex48

Slider Text: 
Webinar MATATALAB
✇ ERTE

V Encontro PIC.TIC

Por ocastro — 3 de Maio de 2022, 10:42
pic_tic
03.05.22

Terá lugar, já no dia 28 de maio, entre as 9:00 e as 17:30, no Centro Escolar de Fonte de Angeão (Vagos), o V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, destinado, prioritariamente, a professores do 1.º CEB, Educadores de Infância e profissionais que trabalhem com crianças.

Intitulado 3C's - Comunidades, Colaboração e Capacitação, o encontro prevê a realização de uma mesa-redonda e de 3 rondas de workshops, dinamizadas por elementos dos restantes Centros de Competência TIC do país e por outros professores, convidados a partilhar as suas práticas.

Com este encontro, pretende-se juntar professores, principalmente, do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Pretende-se, ainda, criar um espaço de partilha e debate que permita o intercâmbio de ideias e de experiências potenciadoras de novas práticas educativas.

O encontro, organizado pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro com o apoio da Câmara Municipal de Vagos, anfitriã do evento, conta com a presença do Sr. Diretor Geral da Educação, Dr. José Vitor Pedroso e do Sr. Presidente da Câmara de Vagos, Dr. Silvério Regalado.

Salienta-se que o V Encontro Pic.Tic é certificado enquanto Ação de Curta Duração (6 horas de formação).

Inscrições em : https://forms.gle/GagjXP6C7wLTUrGB8

Para mais informações, aceda a: https://www.ua.pt/pt/cctic/page/27079

Slider Text: 
Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
✇ ERTE

VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje

Por ocastro — 3 de Maio de 2022, 08:41
cartaz
03.05.22

Realiza-se, hoje, dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa -, o 6.º Encontro Nacional de Educação para os Media, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e com o Centro de Formação António Sérgio.

Dando continuidade aos encontros realizados em anos anteriores, o evento deste ano, subordinado ao tema “Liberdade de Imprensa nos dias de hoje”, convoca os jovens e a comunidade escolar a refletirem sobre a liberdade de imprensa e de expressão como um bem público, essencial no presente, e sobre o papel dos media na aprendizagem e formação dos jovens, em especial no atual contexto.

Destacamos a participação da professora Oksana Pasichnyk, em direto de Lviv, que nos dará conta do desafio que representa o ensino mediado e a gestão de informação em cenário de guerra.

O encontro, em 

formato híbrido - online(plataforma zoom da DGE) e presencial (Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa), destina-se a professores, alunos e todos os demais interessados nesta temática,sendo certificado como Ação de Formação de Curta Duração (ACD) de 6h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão na carreira docente.

Aceda ao Programa aqui

Inscreva-se aqui

Slider Text: 
VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje
❌