Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Sony revela controle do PlayStation 5

8 de Abril de 2020, 23:12

A Sony revelou na terça-feira os primeiros detalhes sobre a aparência do PlayStation 5. A empresa detalhou o controle do console, que trocou de nome e vai chamar DualSense.

O acessório aposta em feedback háptico, com diferentes tipos de vibração, a depender da sensação de imersão que o desenvolvedor quer oferecer. Além disso, a Sony eliminou o botão “Share” do controle, mas isso não quer dizer que ele perdeu a função. Em seu lugar, a empresa colocou o botão "Create", que deve trazer mais funcionalidades e capacidades.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Cientistas flagram jato de plasma expelido por buraco negro

8 de Abril de 2020, 23:12

Com a ajuda do projeto Event Horizon Telescope, cientistas da University College London, no Reino Unido, foram capazes de observar o jato de plasma criado por um buraco negro supermassivo. E o melhor: com uma precisão jamais vista.

Esse jato de plasma é considerado um blazar, uma fonte de energia muito compacta associada a um supermassivo do centro de uma galáxia ativa. Ele é considerado um dos fenômenos mais violentos do universo.

Ainda que a reação aconteça muito rapidamente, o conjunto de telescópios foi capaz de fotografar esse momento. Com essa informação, os cientistas podem aprofundar seus estudos sobre esses fenômenos ainda tão misteriosos.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Criminosos invadem dispositivos eletrônicos residenciais

8 de Abril de 2020, 23:12

A Polícia Federal descobriu que criminosos invadiram dispositivos eletrônicos residenciais, como babás eletrônicas, em casas de todo o país. As informações são da Unidade de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia Infantil.

Os dados apontam que os criminosos obtiveram acesso em tempo real às filmagens de dispositivos de vigilância, como câmeras IP e babás eletrônicas. Eles se aproveitaram do período de isolamento social em decorrência do novo coronavírus para quebrar a segurança de 141 equipamentos residenciais em 35 municípios.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apple pode lançar dois fones este ano

8 de Abril de 2020, 23:12

A Apple pretende lançar dois modelos de fones de ouvido neste ano: o Apple Over-Ear Headphones e o AirPods X.

O Over-Ear Headphone deve ser lançado no WWDC 2020, em junho. Já o AirPods X pode ser lançado com os novos iPhones e Apple Watches, entre setembro e outubro. Rumores indicam que o Over-Ear Headphone deve custa 350 dólares e o AirPods X, 200 dólares.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Brasil tem quase 16 mil confirmações de infectados por covid-19

8 de Abril de 2020, 23:12

As secretarias estaduais de Saúde e o ministério da Saúde registraram, até a tarde desta quarta-feira, 15.927 casos confirmados de covid-19 e 800 óbitos. A taxa de letalidade atual é de 5%.

Até o momento, São Paulo registra 428 mortes por coronavírus e 6.708 casos confirmados da doença. A fim de conter o avanço da doença, o governo de São Paulo ampliou por mais 15 dias a quarentena no Estado a partir desta quarta-feira e até 22 de abril.

No Rio de Janeiro, há 1.938 confirmações e 106 mortes. O Ceará é o estado nordestino mais afetado, com 1.291 notificações e 43 óbitos. Já o Distrito Federal tem 509 casos registrados, 12 deles fatais.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Twitter doa US$ 1 bilhão para combate ao coronavírus

8 de Abril de 2020, 23:12

Jack Dorsey, CEO do Twitter, anunciou na terça-feira a doação de 1 bilhão de dólares, cerca de 5,2 bilhões de reais, para financiar o combate à covid-19 no mundo. Dorsey não tem a mesma fortuna que grandes magnatas da tecnologia como Mark Zuckerberg, Bill Gates ou Jeff Bezos. Apesar disso, a doação representa 28% do seu patrimônio atual.

Dorsey destaca que, após os esforços contra o novo coronavírus, o Start Small vai mudar seu foco para “saúde e educação das meninas e renda básica universal”. O empresário acredita que essas são as melhores soluções de longo prazo para os problemas existenciais que o mundo enfrenta.

 

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Veja como o coronavírus ataca as células

8 de Abril de 2020, 23:12

O Instituto Oswaldo Cruz divulgou nesta quarta-feira um vídeo que mostra o momento em que o novo coronavírus ataca e infecta uma célula. Uma das imagens mostra o microrganismo atacando a membrana da célula. Em outra, é possível ver uma célula repleta de vírus se multiplicando em seu interior.

Essa terceira imagem mostra, ainda, diversas partículas do novo coronavírus tentando se aproximar do núcleo da célula, onde fica seu material genético. O novo coronavírus já infectou mais de 14 mil pessoas no Brasil e levou quase 700 delas à morte.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Mensagens 5G devem aposentar SMS na China

8 de Abril de 2020, 23:12

As principais operadoras de telefonia móvel da China fizeram um anúncio online para apresentar um novo recurso, as "Mensagens 5G". Elas são uma atualização do SMS e permitem enviar mensagens maiores em vários formatos de mídia, como texto, imagem, áudio, vídeo, emoticons e contatos.

Samsung, Huawei e Xiaomi fizeram parte do evento. Todas demonstraram apoio ao novo recurso, o que deve fazer que realizem ajustes em seus modelos para adicionar a novidade.

  

✇ Artes - Google News

Coronavírus: Embu das Artes tem 34 casos confirmados e 299 suspeitos - Jornal SP Repórter - Jornal SP Repórter News

8 de Abril de 2020, 23:07
Coronavírus: Embu das Artes tem 34 casos confirmados e 299 suspeitos - Jornal SP Repórter  Jornal SP Repórter News
✇ Artes - Google News

Arte conceitual de Liga da Justiça mostra Lobo da Estepe muito mais assustador, confira - Legião dos Heróis

8 de Abril de 2020, 23:02
Arte conceitual de Liga da Justiça mostra Lobo da Estepe muito mais assustador, confira  Legião dos Heróis
✇ Artes - Google News

Cine Belas Artes abre sua lista online no streaming - Cultura Estadão

8 de Abril de 2020, 22:56
Cine Belas Artes abre sua lista online no streaming  Cultura Estadão
✇ Artes - Google News

Projeto cultural “Ocupe.Arte: Conexões” adota programação online - Campinas.com.br

8 de Abril de 2020, 22:48
Projeto cultural “Ocupe.Arte: Conexões” adota programação online  Campinas.com.br
✇ Educação - Google News

Os desafios da Educação em época de Pandemia - Brasil 247

8 de Abril de 2020, 22:39
Os desafios da Educação em época de Pandemia  Brasil 247
✇ CONTI outra

Invencível: Aos 104 anos, ela já derrotou a gripe espanhola em 1918 e a COVID-19 em 2020

Por REDAÇÃO CONTI outra — 8 de Abril de 2020, 22:37

A italiana Ada Zanusso tem uma vitória e tanto pra comemorar. Aos 104 anos de idade, ela se tornou a pessoa mais velha a vencer a batalha contra a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em 17 de março, oito dias após o governo italiano impor o recolhimento, Ada começou a sentir os primeiros sintomas da doença: febre, vômitos e dificuldade para respirar. A mulher, que vive em um lar de idosos em Biella, no norte de Itália, foi imediatamente hospitalizada e testou positivo para Covid-19.

Entrevistado pelo jornal britânico The Sun, o filho de Ada, Giampiero, contou: “Suspeitei que fosse coronavírus, devido ao número de casos no lar. Infelizmente eles tiveram por lá algumas mortes”.

A médica de idosa, Carla Furno Marchese, acrescentou: “Ela está de pé e consegue caminhar até à cadeira. Não perdeu a lucidez e inteligência. A sua recuperação foi uma grande alegria para nós e um sinal de esperança para todos os que sofrem nestes dias tão difíceis”, revelou.

E essa nem foi a primeira vez que Ada Zanusso enfrentou uma pandemia. Nascida em 1916, ela sobreviveu às duas guerras mundiais e também à pandemia de gripe espanhola, que fez entre 40 a 50 milhões de vítimas fatais em todo o mundo a partir de 1918.

Ada Zanusso tem a trajetória de uma verdadeira guerreira, mas torcemos muito para que ela não precise mais enfrentar batalhas tão duras em sua vida.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Ta bonito

The post Invencível: Aos 104 anos, ela já derrotou a gripe espanhola em 1918 e a COVID-19 em 2020 appeared first on CONTI outra.

✇ Bibliotecas - Google News

COVID 19 - Biblioteca Municipal de Penacova oferece "take away" de leituras - Penacova Actual

8 de Abril de 2020, 22:18
COVID 19 - Biblioteca Municipal de Penacova oferece "take away" de leituras  Penacova Actual
✇ Leitura - Google News

COVID 19 - Biblioteca Municipal de Penacova oferece "take away" de leituras - Penacova Actual

8 de Abril de 2020, 22:18
COVID 19 - Biblioteca Municipal de Penacova oferece "take away" de leituras  Penacova Actual
✇ CONTI outra

Miss Inglaterra atende ao chamado da profissão e volta a atuar como médica para combater coronavírus

Por REDAÇÃO CONTI outra — 8 de Abril de 2020, 22:10

Em poucos meses, a Covid-19 se tornou uma ameaça global, fazendo milhares de vítimas por onde passa e levando nações a pensar e repensar estratégias para proteger suas populações.

Diante deste cenário, muitos profissionais da saúde não atuantes vêm atendendo ao chamado da profissão e assumindo um papel importante no combate ao novo coronavírus. Um dos mais recentes exemplos disso é Bhasha Mukherjee, a Miss Inglaterra 2019, que anunciou que voltará a medicar.


Bhasha, que tinha pausado a carreira na medicina para participar da competição de Miss Mundo e para atuar em projetos voluntários ligados ao título, tomou a decisão de voltar ao atendimento após conversar com seus amigos do Pilgrim Hospital, localizado no leste da Inglaterra. Na conversa, ela ouviu desabafos sobre como a situação estava ruim, sem qualquer previsão de melhora.

“Não há melhor momento para ser Miss Inglaterra e ajudar a Inglaterra em um momento de necessidade”, declarou ela em entrevista à CNN.

A médica é especializada em doenças respiratórias e vai ajudar na linha de frente do combate a Covid-19. Antes, porém, ela vai precisar ficar duas semanas em auto isolamento no país, pois estava fazendo trabalho voluntário na Índia.

***
Redação CONTI outra. Com informações de Revista Marie Claire
Imagem de capa: Miss Inglaterra deixa o concurso para voltar a medicar (Foto: Reprodução )

The post Miss Inglaterra atende ao chamado da profissão e volta a atuar como médica para combater coronavírus appeared first on CONTI outra.

✇ Portada de Cultura | EL PAÍS

Un recuerdo de Tony Judt

Por Antonio Muñoz Molina — 8 de Abril de 2020, 22:09

Tony Judt estaba muriéndose poco a poco y su afán de escribir, en vez de atenuarse, o de desaparecer, se volvía acuciante. A Tony Judt la enfermedad lo había ido confinando en una parálisis progresiva, en una pérdida gradual del movimiento, pero sus facultades mentales no sufrían ningún deterioro, así que el consuelo de la lucidez, de la memoria, de la plena conciencia, al mismo tiempo acentuaba el horror de lo que estaba sucediéndole, el cumplimiento de una sentencia para la que no habría aplazamiento. Ya del todo impedido, en una silla de ruedas, con un micrófono pegado a la boca que recogía su voz inaudible, Tony Judt apareció en Nueva York en algún acto público, tan brillante y batallador como siempre, con golpes de un humorismo seco inglés y judío: “Me he convertido en un busto parlante”.

Seguir leyendo.

✇ Portada de Cultura | EL PAÍS

Kit de supervivencia cultural para el encierro (día 26)

Por Babelia — 8 de Abril de 2020, 22:09

UN LIBRO: Los ríos profundos, de José María Arguedas

El boom latinoamericano terminó teniendo cierto efecto de tierra quemada en los lectores europeos, pero durante años, además de para promocionar a sus jóvenes estrellas, sirvió también para llamar la atención sobre sus maestros. Fue el caso de Juan Rulfo, Jorge Luis Borges, Juan Carlos Onetti o Alejo Carpentier. Fue también el de José María Arguedas. Solo su suicidio en 1969, tantas veces anunciado en sus diarios, impidió la posterior explotación promocional de su figura y su hipotético ingreso en el palmarés del Premio Cervantes.

Seguir leyendo.

✇ Portada de Cultura | EL PAÍS

Cuarentena con el mejor jazz en vivo, por Fernando Trueba

Por Fernando Trueba — 8 de Abril de 2020, 22:09

El 18 de Junio de 1971, Oliver Nelson se presenta en el Festival de Jazz de Montreux con una big band de lujo. Empiezan con una Suite a la que bautiza como Suiza, en honor del país antitrión. El tema contiene solos espectaculares. Uno no sabe si quedarse con el del saxo alto Eddie Cleanhead Vinson, un rey del blues, o con los de un joven tenor argentino llamado Gato Barbieri, que esa noche va a saltar al estrellato, pues parece que entre el público está Bernardo Bertolucci, que prepara el rodaje de su próxima película: Último Tango en París, y acaba de encontrar compositor (y arreglista, Nelson) para la banda sonora.

Seguir leyendo.

✇ Portada de Cultura | EL PAÍS

Roy Lichtenstein y la broma ‘pop’

Por Peio H. Riaño — 8 de Abril de 2020, 22:09

Los artistas pop nacieron para estar en nuestros pechos, estampados en camisetas. Derribaron el muro que separaba la publicidad del arte y el producto de la obra maestra. En definitiva, la alta de la baja cultura. Arte para todos los públicos, pero no para todos los bolsillos: fueron más populares en sus referencias que en sus precios. Roy Lichtenstein creó imágenes directas e inmediatas, a partir de los asuntos más insignificantes. Retóricas de lo cotidiano capaces de producir belleza en un mundo (el del producto) incapaz de producirla. De ahí su admiración por la extrema sencillez de la propuesta de Piet Mondrian. En 1964 el artista norteamericano hizo una copia de las composiciones del neerlandés –en la obra Non-Objective I–, pero incluyó su firma personal: rellenó con puntos de plantilla Ben-Day algunos de los rectángulos. Parodiaba a quien admiraba. Desde ese momento la paleta del artista se limitó a los colores primarios que usó Mondrian, también en sus famosas versiones de las viñetas subidas a lienzo. Frente a los dilemas y al melodrama existencial del expresionismo abstracto, Lichtenstein contestó a la pompa trascendental de artistas como Rothko, quien curiosamente también adoraba a Mondrian, de quien dijo que era “el artista más sensual”.

Seguir leyendo.

✇ Educação - Google News

Projetos do Senado minimizam prejuízos na educação por causa da pandemia - Portal de Notícias do Senado Federal

8 de Abril de 2020, 22:01
Projetos do Senado minimizam prejuízos na educação por causa da pandemia  Portal de Notícias do Senado Federal
✇ CONTI outra

A VELA DA FAMÍLIA- Fabrício Carpinejar

Por CONTI outra — 8 de Abril de 2020, 21:52

Sempre alguém de casa é a vela. A chama da fé. O fogo da crença.

Não importa que os outros não pratiquem a religião, não acreditem em Deus, duvidem de milagres, desdenhem da ressurreição, há alguém na família que rezará por todos.

Sempre haverá alguém fazendo vigília enquanto os demais vivem a inconsciência de seus atos, alguém cumprindo promessas das graças alcançadas e nunca noticiadas, alguém no escuro dos olhos fechados pela claridade dos seus afetos, alguém protegendo a brasa da confiança com a concha das mãos.

Minha mãe é a cera e o pavio queimando pelos filhos e os netos. Ela é a sarça ardente, a oração interminável, a guardiã do nosso futuro, a nossa advogada da transcendência, efetuando acordos, garantindo atenuantes e entrando com liminares para diminuir os nossos pecados.

De noite, ela encomenda saúde para nós, pede proteção, estabelece os turnos dos anjos conforme os problemas de cada um.

Ela é a provedora religiosa, aquela que põe comida na mesa da alma, que inspira a seguir quando estamos próximos da desistência, que diz que uma janela foi fechada para que se abra uma porta, que anuncia o sol no meio da tempestade, que sossega o medo com a esperança.

Dobra os joelhos para que fiquemos de pé, beija o chão para que possamos passar.

Entram em sua súplica inclusive quem se mostra raivoso e brigado, quem não quer conversa, quem se mantém afastado e emburrado. Não há privilégios e vaidades pessoais na sua devoção.

Realiza sacrifícios e renúncias silenciosamente, privando-se do que mais gosta ou atravessando longas escadarias apesar dos oitenta anos. Nunca saberemos o que se comprometeu em troca. Tem invioláveis segredos com o céu.

Ela nos abençoa coletivamente, independente de nossa cabeça baixa e de nossas ideologias.

Não solicita nenhuma retribuição, não procura obter vantagens e recompensas. Põe o nome por extenso dos beneficiados dentro da força do seu pensamento.

Tampouco pergunta se desejamos algo, se precisamos de uma façanha do espírito, ela está bem informada por onde anda o coração de sua prole. Dita e envia as cartas para o invisível, com a sua voz sussurrada.

Permanecemos tranquilos porque ela nos guarda.

Hoje me acordei tenso, preocupado, aflito: e quem reza pela mãe?

***

Publicado no jornal Zero Hora, GaúchaZH, p. 4, 7/4/2020.

Texto disponível na página do autor:


Imagem de capa: Imagem de Myriam Zilles por Pixabay / Fabrício Carpinejar- arquivo pessoal.

The post A VELA DA FAMÍLIA- Fabrício Carpinejar appeared first on CONTI outra.

✇ Educação - Google News

Brad Pitt e Angelina Jolie chegam a acordo sobre educação dos filhos - QUEM Acontece

8 de Abril de 2020, 21:40
Brad Pitt e Angelina Jolie chegam a acordo sobre educação dos filhos  QUEM Acontece
✇ CONTI outra

Coronavírus: Presidente do Twitter doará US$ 1 bilhão, o equivalente a 28% de sua fortuna

Por REDAÇÃO CONTI outra — 8 de Abril de 2020, 21:32

Jack Dorsey, o presidente-executivo do Twitter, anunciou a doação da impressionante quantia de US$ 1 bilhão de dólares de sua participação na empresa de pagamentos Square para ajudar no combate aos efeitos da pandemia de coronavírus.

Através da própria rede social, o executivo contou que a quantia a ser doada é o equivalente a cerca de 28% de sua fortuna e será destinada para o fundo de caridade criado por ele, o Start Small, que irá concentrar suas atenções sobre renda básica universal e saúde e educação de meninas.

O executivo, que tem uma fortuna avaliada em US$ 3,3 bilhões, segundo a Forbes, explicou que está doando sua participação na Square em vez de no Twitter porque ele possui uma parcela maior da empresa de meios de pagamento.

Dorsey disse ainda que todas as suas doações para o Start Small serão tornadas públicas. A nova atitude contraria um posicionamento anterior do executivo, que passou anos mantendo privadas as suas ações de caridade.

Além de Jack Dorsey, outro grande empresário norte-americano anunciou uma generosa doação nos últimos dias. Na semana passada, o presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezzos, anunciou que doaria US$ 100 milhões para ajudar a combater a fome nos Estados Unidos durante a pandemia do novo coronavírus.

***
Redação Conti outra. Com informações de G1
Foto: Toby Melville/Reuters

The post Coronavírus: Presidente do Twitter doará US$ 1 bilhão, o equivalente a 28% de sua fortuna appeared first on CONTI outra.

❌