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Notícias da Torre do Tombo – nº 4 – Março de 2024

Por Mário Sant'Ana — 28 de Março de 2024, 10:34

Foi publicado o n.º 4 do Notícias da Torre do Tombo que poderá ser visualizado aqui. Neste número é apresentado o trabalho efetuado pela Divisão de Tratamento Técnico Documental e Aquisições ao longo do ano de 2023 e do primeiro trimestre de 2024, bem como os fundos Ernesto Melo Antunes e Mosteiro de Santa Maria da Estrela de […]

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O que é cinema imersivo? Filmes em realidade virtual chegam ao Festival de Cannes

Por Bob Furuya — 12 de Abril de 2024, 04:40

Sim, o futuro chegou aos festivais de cinema – talvez ao mais famoso e emblemático deles. O Festival de Cannes anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento de uma nova categoria dentro do prêmio, focada no chamado cinema imersivo.

Mas o que seria cinema imersivo? Em comunicado, a organização de Cannes explica que serão exibidos “trabalhos imersivos, coletivos e interativos que utilizam realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias de ponta para transcender a narrativa convencional e transportar o público para outros mundos, narrativas e épocas”.

Leia mais

O texto cita ainda o filme Carne y Arena, do diretor Alejandro González Iñárritu, longa que foi apresentado no festival em 2017 dentro desse formato: “virtualmente presente, fisicamente invisível”.

Vale destacar que Iñárritu recebeu um Oscar especial pelo projeto. A direção da Academia decidiu laurear o trabalho do diretor em “reconhecimento a uma experiência narrativa visionária e poderosa”.

A 77ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá de 15 a 24 de maio, contará com oito obras na competição de cinema imersivo.

A premiação vai ocorrer em uma cerimônia especial separada.

O que foi o projeto Carne y Arena

  • Carne e Areia, na tradução em Português, conta a história de um grupo de imigrantes ilegais que tenta entrar nos EUA pela fronteira com o México.
  • Eles são levados por um coiote, uma espécie de traficante de seres humanos, e precisam escapar dos agentes da imigração americanos.
  • A obra foi fruto de 4 anos de trabalho de Iñarritu e de seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki.
  • Iñarritu fez dezenas de entrevistas com imigrantes ilegais para tentar trazer a experiência mais próxima da realidade.
  • Não é um filme convencional.
  • Muito pelo contrário: o espectador precisa entrar em uma sala vazia com óculos de Realidade Virtual.
  • O visitante da instalação, além de usar óculos, capacete e mochila, deve estar descalço, pois o piso é de areia, para trazer uma sensação extra de realismo.
Imagem: Divulgação/Emmanuel Lubezki
  • A experiência durava cerca de 7 minutos apenas.
  • Tempo mais do que suficiente para te levar para dentro do deserto mexicano – e que rendeu mais um Oscar ao diretor.
  • O cineasta mexicano, aliás, já tem em sua coleção as estatuetas de melhor direção, melhor filme e melhor roteiro original por Birdman (2014), além do prêmio de melhor direção por O regresso (2015).

Mais sobre cinema imersivo

Por se tratar de uma modalidade relativamente nova e pouco explorada, o cinema imersivo se enquadra em uma série de experiências diferentes envolvendo telas e a sétima arte.

Fique agora com algumas experiências relatadas aqui no Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, a empresa ZW Design desenvolveu uma sala de cinema diferente para a Arena MRV, do Clube Atlético Mineiro:

Tem ainda esse outro vídeo divulgado há alguns anos no Facebook da Escola de Atores Wolf Maya. O exemplo, porém, mostra um mega estúdio sul-coreano.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CINEMA IMERSIVO? 🤔🎞Hoje (21/04) é o Dia Mundial da Criatividade e Inovação! E quando falamos de criatividade, impossível não lembrarmos do mundo das artes, não é mesmo? Afinal, sempre nos surpreendemos com a capacidade de filmes e séries de nos pegar de surpresa com uma história chocante, uma atuação de tirar o fôlego ou uma produção inovadora.Falando em inovação, hoje vamos dar uma olhada no que está sendo criado para o futuro do Cinema: os cinemas imersivos! Considerado uma tendência para a produção audiovisual dos próximos anos, o cinema 360° já tem ganhado espaço em plataformas como o Youtube e o Facebook e entre diretores famosos, como o Wes Anderson (diretor dos premiados "O Grande Hotel Budapeste" e "Moonrise Kingdom"), que fez o Making Of de seu último filme "Ilha dos Cachorros" totalmente no formato 360°. 🐶🎥No vídeo, vemos o projeto do Museu Nacional de Gwangju, na Coreia do Sul, o primeiro Cinema do mundo de projeção esférica de 360°! Já pensou assistir seus filmes favoritos totalmente imerso? 😍#tv #cinema #audiovisual #cinema360 #diadacriatividadeeinovacao #criatividade #tecnologia #cinemaimersivo #produçãoaudiovisual #inovação #fotografia #3D

Publicado por Escola Wolf Maya em Quarta-feira, 21 de abril de 2021

As informações são da Variety.

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Building Equity Through Next Generation Science Standards

2 de Abril de 2024, 09:00
How one district is addressing DEI while implementing NGSS

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¡¿Felicidad en las bibliotecas?!

Por Felicidad Campal — 20 de Março de 2024, 05:43

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El 20 de marzo se celebra el #DíaInternacionaldelaFelicidad, una efeméride proclamada la Asamblea General de Naciones Unidas en la Resolución 66/281 de 2012, una fecha […] Leer más

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International Children’s Book Day

Por Mylee J — 24 de Março de 2024, 11:09

Since 1967, the International Board of Books for Young People (IBBY) has celebrated Hans Christian Andersen’s birthday, 2 April, as International Children’s Book Day (ICBD). Celebration aims to inspire a love of reading and to call attention to children’s books.

Each year one of the national bodies of IBBY, sponsors ICBD. Japan is the sponsor for 2024. The theme is “Cross the Seas on the Wings of Imagination”.

This year’s ICBD poster, from IBBY Japan (JBBY), is a collaboration between writer Eiko Kadono and artist Nani Furiya

Download the poster and flyer to promote this special day.

To celebrate ICBD, IBBY Australia will be announcing the winners of the Ena Noël Award for 2024 on April 2.

A special video will be released to members and media.

Friends of the Library Launceston members, have joined IBBY to hold displays of treasured children’s books (including one from 1896), a selection of Libraries Tasmania’s collection of books by Tasmanian children’s authors and three Silent Books. Silent books (wordless picture books) that could be understood and enjoyed by children regardless of language. These books were collected from IBBY National Sections. There are, to date, six collections of Silent Books — you can find them at https://www.ibby.org/awards-activities/activities/silent-books A truly special way to celebrate International Children’s Book Day.

What will you be doing to celebrate?

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Qual é a Impressão Digital de Carbono da sua Biblioteca?

11 de Março de 2024, 09:00

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 1. O que é a Impressão Digital de Carbono?

O conceito de Impressão Digital/Manual de Carbono (Carbon Handprint) foi usado pela primeira vez pela UNESCO, em 2007, “como uma medida de ação de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de diminuir a pegada humana” [2].

Refere-se aos impactos ambientais positivos que uma organização pode alcançar e comunicar/ advocacy.

2. Qual é a sua importância?

A Rede de Bibliotecas Escolares contactou a Carbon Footprint Ltda, especialista em emissões de carbono, que informou que o cálculo da Impressão Digital é qualitativo e que o importante é medir com precisão a Pegada de Carbono, para que esta possa ser reduzida e ser feito um plano para atingir zero emissões nos próximos anos.

Ainda assim, é importante a comparação com “alternativas tradicionais típicas” que indicam a Impressão Digital, para que a biblioteca escolar possa demonstrar publicamente os seus benefícios de baixo carbono.

A biblioteca escolar pode usar a calculadora de carbono on-line gratuita da Carbon Footprint (nova versão Beta 2024 - Sustrax Lite) [3], encontrando os critérios do cálculo na fonte [4], para os quais deve compilar dados do último ano.

Para além desta calculadora, há muitas outras que pode usar, como a 2030 Calculator da Fin-TechDoconomia, parceira das Nações Unidas ou a Calculadora da Greebly, ou da CoolClimate ou da Conservation International. Nenhuma apresenta calculadora de Impressão Digital automática.

3. Que fatores podem ser contabilizados na Impressão Digital de Carbono?

A biblioteca contribui para o aumento da Impressão Digital adotando práticas de Economia de Partilha, como a disponibilização de coleções, dispositivos, serviços e espaços acessíveis a todas aas pessoas.

Obtém-se o grau de redução de CO², comparando a Pegada de Carbono de um recurso de referência – e.g. livro em papel – com a utilização do mesmo melhorada – e.g. livro emprestado a diversos leitores, ao longo do seu tempo de vida útil. Outro exemplo, é a comparação entre a deslocação através de carro elétrico e o seu equivalente a gasolina: segundo a ONG Transport & Environment, carros elétricos europeus emitem 3 vezes menos CO² [5].

Práticas de Economia Circular, como reparar equipamentos e reciclar e reutilizar resíduos - evitar a palavra lixo, pois este deve ser perspetivado como matéria-prima - também contribuem para aumentar a Impressão Digital da biblioteca.

Empresas e instituições parceiras com Impressão Digital de Carbono positiva têm sistemas de devolução dos produtos para reutilização/reciclagem - que pode implicar descontos ou benefícios na próxima compra/utilização - e contabilizam quantos produtos evitaram que fossem consumidos.

Economia Circular é um “modelo de produção e consumo, que envolve compartilhar, alugar, reutilizar, reparar, reformar e reciclar materiais e produtos existentes pelo maior tempo possível”, prolongando o ciclo de vida dos produtos, através da redução ao mínimo do desperdício e da reutilização contínua [6].

Adquirir produtos de garantia vitalícia, fazer uma visita de estudo com os alunos deslocando-se de bicicleta ou criar parcerias com fornecedores e parceiros com preocupações sociais e sustentáveis e de Comércio Justo, são outras formas de evitar emissões que podem ser contabilizadas.

A criação de um banco do tempo, ferramenta de Economia Solidária que consiste na troca de serviços, também reduz a Pegada de Carbono do leitor/utilizador e da biblioteca.

A criação de atividades – por exemplo, no Dia Mundial da Alimentação ou sobre a Dieta Mediterrânica, património cultural imaterial da humanidade da UNESCO ou cultivo de uma horta escolar de agricultura biológica - que incentivem a Estratégia do Prado ao Prato (Comissão Europeia, 2020) e que passam pela conceção do menu com alimentos locais, sazonais e orgânicos, sem pesticidas, também são contabilizadas.

Se a Pegada de Carbono da biblioteca deriva sobretudo dos consumos do Edifício e o seu aumento provoca a diminuição da Sustentabilidade Física da biblioteca, a Impressão Digital é um critério positivo, cujo aumento provoca uma maior Sustentabilidade Qualitativa e Social da biblioteca, que beneficia os utilizadores e a comunidade nos diversos setores [7].

A biblioteca é neutra em carbono quando a dimensão da sua Pegada de Carbono coincide com a dimensão da sua Impressão Digital e tem um impacto positivo no clima sempre que esta é superior aquela e, neste caso, significa que ela está a ajudar as pessoas a tornarem-se neutras em emissões.

4. Como compensar as emissões de que a biblioteca é responsável?

No caso de a Pegada de Carbono da biblioteca ser superior à sua Impressão Digital, é necessário realizar ações de compensação.

Tendo por base critérios de justiça, a Compensação de Carbono (Carbon Offsetting) permite equilibrar as emissões no Planeta e pode fazer-se realizando ações ou projetos que contribuam para a mudança climática, como plantar árvores ou fazer voluntariado junto de populações vulneráveis.  

Conscientes de que reduzir as emissões não é suficiente, eventos das Nações Unidas, da Cimeira de Davos ou da Jornada Mundial da Juventude têm calculadoras próprias que medem as emissões e propõem ações de compensação.

5. Instrumento para melhoria das políticas públicas

O método da pegada centrado no utilizador, de modo a que ele tenha controlo de todo o processo, é usado para “medir e comunicar o potencial impacto ambiental do ciclo de vida” de um produto ou organização e é recomendado pela Comissão Europeia porque é de fácil adoção, facilita a comparabilidade de dados e informa os decisores políticos constituindo uma importante ferramenta para a tomada de decisões políticas [8].

Referências

  1. Go Climate Positive. (2024). What Is a Carbon Handprint? https://go-positive.co.uk/what-is-a-carbon-handprint
  2. Grönman et al. (2018). Carbon handprint – An approach to assess the positive climate impacts of products demonstrated via renewable diesel case. Journal of Cleaner Production, vol. 206, pp. 1059-1072. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.09.233
  3. Carbon Footprint Ltd. (2024). Free Carbon Calculators: for Individuals and Small Businesses. https://www.carbonfootprint.com/calculator1.html
  4. Carbon Footprint Ltd. (2024). Leading Online Carbon Calculation Tools. https://www.carbonfootprint.com/small_business_calculator.html
  5. Transport & Environment. (2022). How clean are electric cars? https://www.transportenvironment.org/discover/how-clean-are-electric-cars/
  6. European Commission. (2020a). A new Circular Economy Action Plan For a cleaner and more competitive Europe. https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:9903b325-6388-11ea-b735-01aa75ed71a1.0017.02/DOC_1&format=PDF
  7. International Federation of Library Associations and Institutions. (2024). IFLA Green Library Award 2024 Evaluation Criteria. https://www.ifla.org/g/environment-sustainability-and-libraries/ifla-green-library-award-2024-evaluation-criteria/
  8. Comissão Europeia. (2021). Recomendação da Comissão sobre a utilização dos métodos da pegada ambiental para a medição e comunicação do desempenho ambiental ao longo do ciclo de vida de produtos e organizações. https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:75e0de0f-5e6d-11ec-9c6c-01aa75ed71a1.0023.02/DOC_1&format=PDF
  9. 📷 1.

Veja também

Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca?

Seg | 04.03.24

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Dia Internacional da Mulher: Todos devemos ser feministas

8 de Março de 2024, 09:00

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Em 1909, nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro, ocorreu a primeira celebração nacional do Dia da Mulher, organizada pelo Partido Socialista da América em homenagem à greve dos trabalhadores do vestuário de 1908 em Nova York.

Em 1910, na Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, Clara Zetkin propõe a criação de um Dia Internacional da Mulher para promover a igualdade de direitos e o sufrágio feminino. A proposta foi aprovada por unanimidade por mais de 100 mulheres de 17 países.

A 19 de março de 1911, foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher em vários países europeus. No entanto, esta celebração só foi oficializada em 1975, em assembleia da Organização das Nações Unidas.

Para que o dia 8 de março continue a ser comemorado propomos que as Bibliotecas Escolares festejem este dia com livros, lendo e divulgando. Muitos são os títulos disponíveis, no mercado e nas bibliotecas, que se apresentam como excelentes sugestões, deixamos-vos as seguintes propostas: 

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 Todos Devemos Ser Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie[1].

Em 2012, apresentação We Should All Be Feminists, numa conferência TED, a qual começou a ser conhecida, um pouco por todo o mundo, e originou um livro, publicado em 2014. A primeira parte é uma adaptação do deste seu discurso e a segunda parte tem um pequeno conto intitulado "Casamenteiros".

Neste pequeno livro, mas poderoso, podemos ler:

 

Em 2003, escrevi um romance chamado A cor do Hibisco, sobre um homem que, entre outras coisas, batia na mulher, e a sua história não acaba lá muito bem. Enquanto eu divulgava o livro na Nigéria, um jornalista, um homem bem-intencionado, veio dar-me um conselho (talvez vocês saibam que os Nigerianos estão sempre prontos a dar conselhos, mesmo que ninguém os tenha pedido).

Ele comentou que as pessoas andavam a dizer que o meu livro era feminista. O seu conselho – disse, abanando a cabeça com um ar consternado – era que eu nunca, nunca me definisse como feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido.

Então decidi autointitular-me de «feminista feliz».

Mais tarde, uma professora universitária nigeriana veio dizer-me que o feminismo não fazia parte da nossa cultura, que era antiafricano, e que, se eu me considerava feminista, era porque havia sido corrompida pelos livros ocidentais (o que achei engraçado, porque passei boa parte da juventude a devorar romances que eram tudo menos feministas: devo ter lido toda a coleção da Mills & Boon antes dos dezasseis anos. E sempre que tentava ler os tais textos clássicos sobre o feminismo, ficava entediada e mal conseguia terminar).

De qualquer forma, já que o feminismo era antiafricano, resolvi considerar-me uma «feminista feliz africana». Depois, uma grande amiga disse-me que, se eu era feminista, então devia odiar os homens.  Decidi tornar-me então uma «feminista feliz africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e saltos altos para si mesma, e não para os homens.»

É claro que não estou a falar a sério, queria ilustrar apenas o quão negativa é a carga da palavra feminista: a feminista odeia os homens, odeia sutiãs, odeia a cultura africana, acha que as mulheres devem mandar nos homens; ela não se pinta, não se depila, está sempre zangada, não tem sentido de humor, não usa desodorizante.

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 Já está disponível uma edição ilustrada e adaptada ao público mais jovem do livro Todos Devemos Ser Feministas. 

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Outras sugestões de leituras para comemorar o Dia Internacional da Mulher:

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Nota:

[i] Chimamanda Ngozi Adichie nasceu é uma escritora nigeriana que tem vindo a destacar-se no mundo literatura, sobretudo pelos temas eleitos. 

Nasceu em Enugu, no dia 15 de setembro de 1977.

Aos 16 anos, deixou a Nigéria e viajou até aos Estados Unidos onde foi estudar Comunicação na Drexel University, em Philadelphia, mas foi em Eastern Connecticut State University que se licenciou em Comunicação e Ciência Política. Mais tarde fez um mestrado em escrita criativa na Johns Hopkins University, em Baltimore, e estudou História Africana na Yale University.

Chimamanda Ngozi Adichie é atualmente uma das maiores vozes da literatura africana, tendo as suas obras já sido traduzidas para mais de trinta idiomas.

 

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Conhece a Pegada de Carbono da sua Biblioteca?

4 de Março de 2024, 07:35

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Para tornar as bibliotecas mais sustentáveis, é necessário conhecer e compreender a sua Pegada de Carbono (Carbon Footprint) e criar um plano estratégico eficiente que contribua para a redução de emissões.

 1. Quais são os fatores a ter em conta no cálculo da Pegada de Carbono?

O cálculo da Pegada de Carbono incide sobre a Sustentabilidade Física da biblioteca [2], que inclui:

- As características e os processos que estão na origem da construção e funcionamento do edifício:

  • Eficiência energética e aquecimento/refrigeração;
  • Localização e acessibilidade/mobilidade;
  • Aquisição e logística.

- As atividades de rotina da biblioteca:

  • Separação de resíduos;
  • Reciclagem/reutilização de papel, livros e outros materiais;
  • Redução de energia (desligar equipamentos e luzes).

Incide ainda sobre fatores de Sustentabilidade Económica [2] da biblioteca:

  • Redução do consumo;
  • Economia circular e partilhada (recursos, dispositivos, espaços…).

 2. Quais são as vantagens do cálculo da Pegada de Carbono?

- Tomar consciência da quantidade de CO2 que um produto, atividade ou serviço provoca;

- Identificar as principais fontes de emissões;

- Fundamentar a decisão/ação;

- Obter dados comparáveis que podem gerar uma ação conjunta e a melhoria global do setor.

3. Que calculadora(s) usar?

Há diversas calculadoras de CO² digitais e de acesso livre que podem ser usadas no contexto da biblioteca.

 Calculadora da Global Footprint Network

Dos testes que realizamos, a calculadora da Global Footprint Network (GFN) [3] foi a que se mostrou mais completa. Pode ser consultada em 8 idiomas, incluindo português.

Segundo esta ONG formada por cientistas, o uso da calculadora é a primeira etapa de uma abordagem de redução de CO² abrangente e integrada no contexto local, que inclui as seguintes etapas: 

- Definição de objetivos de sustentabilidade quantificáveis;

- Adoção de estratégias de redução de CO²;

- Adoção de estratégias de compensação de CO²;

- Comunicação/Advocacy;

- Conformidade (Compliance) e requisitos legais, adotando certificações de eficiência energética ou outras.

 Calculadora de Papel e de Azoto

Há outras calculadoras automáticas e de acesso livre que podem complementar este diagnóstico e/ou ser usadas em projetos específicos da biblioteca, como:

  • A Paper Calculator 4.0 [4], calculadora da pegada de papel da ONG americana Environmental Defense Fund, que permite conhecer os impactos ambientais de diferentes tipos de papel, podendo aplicar-se a indivíduos ou organizações;
  • A N-Print (Nitrogen Footprint - N, símbolo químico do Azoto) [5], calculadora da Pegada de Azoto (designação portuguesa) ou de Nitrogénio (designação brasileira) da Universidade de Virgínia, EUA. Está disponível em 6 idiomas, incluindo português e permite calcular as emissões individuais resultantes de hábitos alimentares, utilizando dados per capita/país.

Destaca que a maior parte do azoto reativo (Nr) provém da produção de alimentos, designadamente da pecuária e do uso de fertilizantes na agricultura.

Inspirada nesta calculadora, Portugal disponibiliza uma versão desta calculadora adaptada à dieta mediterrânica, que pode ser usada de acordo com 3 faixas etárias: 5 - 12, 12 - 18, a partir dos 18 anos [6].

 

Estes modelos de cálculo da pegada de CO²/papel/azoto ajudam a biblioteca – e cada pessoa – a compreender o seu papel nas emissões globais, incentivando a consciencialização e a ação, para além de apresentarem medidas acessíveis para diminuir a pegada.

Para além destas calculadoras, destacam-se:

  • A Calculadora de GEE (Gases de Efeito de Estufa) das Nações Unidas que se aplica a indivíduos e organizações e, brevemente, a eventos [7];
  • A Calculadora da Pegada Consumidor da Comissão Europeia que avalia o impacto ambiental do estilo de vida de cada um tendo em vista o consumo responsável (ODS 12) [8].

4. Dia da Sobrecarga da Terra

Para além de disponibilizar a calculadora digital acima referida, a Global Footprint Network disponibiliza, na sua página, o cálculo anual da Pegada Ecológica da espécie humana [9].

A Pegada Ecológica é a única métrica que compara a procura de recursos e a absorção de resíduos com a capacidade de regeneração da Terra.

O Dia da Sobrecarga da Terra/Earth Overshoot Day “marca a data em que a procura da humanidade por recursos e serviços ecológicos num determinado ano excede o que a Terra consegue regenerar nesse ano”.

A Global Footprint Network calcula e organiza esta data e disponibiliza na sua página, em acesso livre:

- Dados globais e por país;

- Recursos pedagógicos para crianças e professores;

- Soluções para decisores organizadas em 5 categorias – Planeta, Cidades, Energia, Alimentação, População - e exemplos por país que contribuem para adiar esta data (#MoveTheDate) - e manter uma relação sustentável com o Planeta. No mapa global dos países [10], Portugal surge representado com a Eco Quinta Villa Maria, turismo de natureza na Pampilhosa e a campanha de Limpeza do Parque Natural da Ria Formosa feita por alunos, em Olhão.

A evolução da Pegada Ecológica mostra que o Dia da Sobrecarga da Terra ocorre cada vez mais cedo (défice ecológico), levando a maioria dos países a roubar recursos às futuras gerações (crédito ecológico).

Não obstante a imensa disparidade de consumos por país – os países mais ricos são os maiores responsáveis pela emissão de CO² e pelo esgotamento de recursos - o gráfico infra mostra que 2023 precisou em média de 1,7 planetas.

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Fonte da imagem [9]

A data de sobrecarga da Terra de cada ano é divulgada a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.

A calculadora da ONG também permite determinar o Dia da Sobrecarga da Terra individual, avaliando o estilo de vida de cada um e propondo ações para adiamento da data.

 

Recolher dados sobre a Pegada de Carbono – e sobre o Dia de Sobrecarga da Terra – da biblioteca escolar ajuda a esclarecer o seu papel no desenvolvimento sustentável, permite-lhe progredir com base em evidências e faz dela um exemplo.

 

Este artigo tem continuação. O próximo é sobre Estratégias de Compensação de Emissões e Impressão Digital de Carbono (carbon handprint) da biblioteca.

 

Outros artigos sobre o tema:

Referências

  1. Global Footprint Network. (2024). Global Footprint Network researchers recognized with AASHE Sustainability Award. https://www.footprintnetwork.org/
  2. International Federation of Library Associations and Institutions. (2024). IFLA Green Library Award 2024 Evaluation Criteria. https://www.ifla.org/g/environment-sustainability-and-libraries/ifla-green-library-award-2024-evaluation-criteria/
  3. Global Footprint Network. (2024). Carbon Footprint. (https://www.carbonfootprint.com/
  4. Environment Paper Network. (2024). Paper Calculator 4.0. https://calculator.environmentalpaper.org/home
  5. International Nitrogen Initiativ. (2024). N-Print. https://n-print.org/
  6. Instituto Superior de Agronomia et al. (2024). Pegada do Azoto. http://www.pegadadoazoto.pt/
  7. United Nations. (2024). Measure your emissions. https://unfccc.int/climate-action/climate-neutral-now/measure-your-emissions
  8. European Commission. (2024). Consumer Footprint Calculator. https://knowsdgs.jrc.ec.europa.eu/cfc
  9. Global Footprint Network. (2024). Earth Overshoot Day 2023 Fell On August 2. https://overshoot.footprintnetwork.org/
  10. Global Footprint Network. (2024). Power of Possibility. https://overshoot.footprintnetwork.org/power-of-possibility/
  11. Imagem de Rosy / Bad Homburg / Germanypor Pixabay

 

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Literacia dos média + literacia da informação: espaços a convergir/ silos a extravasar

29 de Fevereiro de 2024, 09:00

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Este texto apresenta os diversos artigos da edição de 28 de novembro de 2023 do The Journal of Media Literacy, uma publicação online de International Council for Media Literacy, evidenciando os principais aspetos abordados. A sua leitura aponta alguns aspetos a estudar por aqueles que se preocupam com a literacia dos media e da informação.

Literacia dos média + literacia da informação: convergindo espaços/ extravasando silos

Uma carta dos editores convidados, Neil Andersen, Spencer Brayton e Natasha Casey

À medida que os governos, as instituições educativas e as organizações sem fins lucrativos de todo o mundo continuam a debater-se com a evolução acelerada das tecnologias digitais omnipresentes, a literacia dos media e da informação nunca gozaram de um reconhecimento público tão generalizado como na última década. Mas para os educadores que tentam mergulhar nas águas da literacia dos media e da informação pela primeira vez, compreender os campos e os termos, bem como as formas como se cruzam e sobrepõem com a literacia digital, a literacia das notícias, a literacia visual, a literacia de dados, etc., pode ser esmagador.

Cooke apresenta aos leitores um outro desafio: um modelo de literacia cultural crítica, "um tipo de pedagogia antirracista, anti opressiva, baseada na comunidade e capacitadora. É também baseada na justiça social e na defesa dos direitos dos indígenas". Este modelo inclui uma grande variedade de literacias, incluindo a literacia emocional, a literacia política, a literacia histórica e a literacia racial. Não é de admirar, como observam Al-Musalli e Wight, que "estejamos perdidos nas literacias!" Tem sido comum os escritores e os profissionais de todas estas áreas de literacia situarem a "sua" como a mais significativa." Doug Belshaw sugeriu que os termos gerais são fúteis e observou que "as pessoas tendem a assumir que o seu termo preferido inclui todos os outros termos" (Panke, 2015). Muitos estudiosos da literacia mediática têm perceções bastante ultrapassadas sobre a literacia da informação e continuam a vê-la como um esforço puramente baseado em competências, revelando uma falta de consciência relativamente às transformações que ocorreram no campo da literacia da informação. Como observa Baer, "a versão da literacia da informação que Buckingham critica assenta numa definição restrita de informação". Por outro lado, alguns académicos[1] consideram a literacia mediática e a literacia da informação como duas faces da mesma moeda que podem ser compreendidas e ensinadas em conjunto (podem os media ser realmente separados da informação ou vice-versa?). Até há pouco tempo, e apesar das influências teóricas e dos objetivos comuns, era relativamente raro vê-los combinados. Essa escassez inspirou esta edição especial do The Journal of Media Literacy.

A literacia mediática e a literacia da informação têm sido definidas, compreendidas e ensinadas de inúmeras formas e têm um aspeto muito diferente consoante o contexto, resultando muitas vezes na insularidade de ambos os campos. Mas registaram-se mudanças nos últimos anos. Leaning observou que a partir de " em meados da década de 2000 e na década de 2010, a literacia da informação começou a sobrepor-se a aspetos da literacia dos media em termos de conteúdo, práticas e focos, existindo agora um forte movimento no sentido da integração das duas práticas"[2]. Na Enciclopédia Internacional da Literacia dos Media de 2019, a inclusão de entradas sobre literacia da informação crítica por parte de proeminentes bibliotecários académicos Drabinski e Tewell aponta para uma ligeira diminuição do fosso entre as duas áreas. [3] Nesta edição, O'Byrne, Hilliger e Belshaw assinalam a importância e os desafios de des-silenciar os debates, à medida que tentam " ultrapassar os modelos de literacia em silos para ajudar os diversos alunos a navegar de forma responsável na paisagem digital".

As bibliotecas são locais de luta estimulantes para esta síntese, onde pessoas e ideias colidem. No entanto, há quem pense que as bibliotecas são armazéns de informação e que os bibliotecários nem sempre são os principais educadores. Tal como já foi referido, abundam os estereótipos da velha guarda sobre o que são as bibliotecas e o que é a literacia da informação (catálogos de cartões, enfiar as microfichas, falta de pedagogia crítica, etc.). E por falar em pedagogia crítica, ainda nem sequer abrimos a lata de minhocas que é a abordagem neoliberal (ou "acrítica", como Higdon, Butler e Swerzenski lhe chamam) [4] versus abordagens críticas à literacia dos media e da informação, embora Harnell, Guldin e Morrison, e Gambino tenham muitas ideias sobre este importante tópico.

As bibliotecas são espaços ativos e centros comunitários de apoio, onde a aprendizagem tem lugar de inúmeras formas (formais e informais) e onde o acesso à informação numa variedade de formatos é abundante. O estudo de caso de Glotov sobre uma exposição permanente na Biblioteca Nacional da Letónia demonstra-o. E McDavitt e McDougall - utilizando o conceito teórico do "terceiro espaço" - sintetizam a intersecção das bibliotecas em geral e das bibliotecas escolares em particular com a literacia dos media. Esta mudança de ponto de vista, das bibliotecas como armazéns de informação para o conceito de "terceiro espaço", apoia ainda mais os espaços das bibliotecas e o seu pessoal como agentes de mudança com os olhos postos no futuro e no apoio às comunidades que servem, especialmente no que se refere à literacia dos media e da informação.

Temos de prestar atenção e apoiar as bibliotecas porque elas estão a ajudar a transportar-nos para o futuro de várias formas, nomeadamente através da sua capacidade de estabelecer ligações e parcerias entre disciplinas e ambientes de aprendizagem (ver contributos de Brennan, Cooke, Mallon e Mallon, McDavitt e McDougall, Friesem e Sims). Embora a interdisciplinaridade tenha sido uma palavra de ordem no meio académico durante anos, raramente as instituições académicas disponibilizam os recursos necessários para apoiar este tipo de projetos. E as colaborações entre a literacia dos media e da informação devem ser transdisciplinares. Citando Crenshaw e Hall, Belshaw, Hilliger e O'Byrne observam que "…a transdisciplinaridade dá prioridade à relevância social e ao bem comum, transcendendo as fronteiras disciplinares para procurar uma unidade de conhecimento que possa ser questionada e transformada". O artigo de Swanson aponta para as omissões gritantes que resultam quando os silos disciplinares permanecem firmemente enraizados. Ele observa que "um ponto comum significativo partilhado pela literacia da informação e pela literacia dos media é que estão claramente fora de contacto com as descobertas e as linhas de pensamento atuais da psicologia e da neurociência". O seu artigo deve ser motivo de reflexão para todos os que investigam e ensinam a literacia dos media ou da informação.

Esta edição começa com a republicação do provocador post do blogue de David Buckingham de janeiro de 2023, "The Trouble with Information Literacy", seguido das respostas de Andrea Baer, Andrea Gambino e Renee Hobbs. Podemos concetualizar as literacias dos media e da informação como diferentes sabores de gelado que partilham ingredientes-chave, como propõe Hobbs? Ou, uma vez que estão em jogo consequências políticas e pedagógicas significativas, a forma como definimos e enquadramos as definições implica que se façam perguntas incómodas, como defende Buckingham? Este diálogo ponderado entre quatro educadores, proveniente tanto da literacia dos media como da literacia da informação, prepara o terreno para o que se segue.

(...)

Neil, Spencer e Natasha

Referências

[1] Marcus Leaning, “Rumo à integração da alfabetização midiática e informacional: uma justificativa para uma abordagem do século 21”, em Educação para a alfabetização midiática em ação: perspectivas teóricas e pedagógicas , ed. Belinha S. DeAbreu e Paul Mihailidis (Nova York: Routledge, 2014). Sonia Livingstone, E. Van Couvering e Nancy Thumin, “Converging Traditions of Research on Media and Information Literacies”, em Handbook of Research on New Literacies , eds. Julie Coiro, Michele Knobel, Colin Lankshear e Donald J. Leu (Nova York: Lawrence Erlbaum Associate, 2008).

[2] Uma abordagem à alfabetização digital através da integração da alfabetização midiática e informacional. Marco Inclinado. Mídia e Comunicação, 2019, Volume 7, Edição 2, Páginas 4-13

[3] https://www.wiley.com/en-us/The+International+Encyclopedia+of+Media+Literacy%2C+2+Volume+Set-p-9781118978245

[4] Higdon, Nolan; Mordomo, Allison; e Swerzenski, JD (2021) “Inspiração e motivação: As semelhanças e diferenças entre alfabetização midiática crítica e acrítica”, Comunicado Democrático: Volume 30: Edição 1, Artigo 1. https://scholarworks.umass.edu/democratic-communique/ vol30/iss1/1/

 

Este artigo foi traduzido com autorização do International Council for Media Literacy:

Andersen, N., Brayton, S.& Casey, N. (2023, 28 de novembro). Media Literacy + Information Literacy: Converging Spaces / Transcending Silos. https://ic4ml.org/journal-article/media-literacy-information-literacy-converging-spaces-transcending-silos/

📷 Imagem de marcson por Pixabay

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UNESCO: Literacia dos Media e da Informação e Currículo

5 de Fevereiro de 2024, 09:00

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Este artigo dá continuidade ao de 29 de janeiro [UNESCO: Desafios e recomendações políticas para a MIL] e baseia-se num documento encomendado pelo Relatório GEM 2023 da UNESCO, Literacia dos Media e da Informação/Media and Information Literacy (MIL) [2], da autoria de Divina Frau-Meigs, professora de sociologia de media e tecnologia da informação e comunicação e TIC. da Université Sorbonne Nouvelle, França e representante da UNESCO e da União/Comissão Europeia.

Com base nele, sublinha-se a importância de um currículo MIL cocriado com os professores e deste ter um caráter holístico, que possa responder à complexidade do mundo atual.

1. MIL e Currículo

Em nenhum país do mundo a MIL faz parte do currículo obrigatório como uma disciplina ou matéria independente. É “integrada no currículo formal como tópico transversal a várias matérias [geralmente educação para a cidadania democrática] ou é oferecida como complemento à educação formal, principalmente em ambiente informais”, como a biblioteca escolar.

A maioria dos currículos faz uma abordagem da MIL por módulos, com temas e tópicos que os professores incluem na matéria pela ordem que quiserem. Segundo Frau-Meigs, a desvantagem desta situação é que a MIL não tem um caráter essencial, diluindo-se em outras disciplinas e a vantagem é que é apoiada por professores e colhe menos resistência por encarregados de educação e decisores.

Em França faz parte do currículo obrigatório e os bibliotecários escolares foram oficialmente designados para a sua implementação.

Na Finlândia, desde 2016, que a multiliteracia faz parte do currículo, entendendo-se como "competência para interpretar, produzir e fazer um juízo de valor sobre uma variedade de textos diferentes" (Palsa, 2020).

Os países asiáticos estão a aproximar-se da integração da MIL no currículo, cuja lecionação inclui professores bibliotecários – as Filipinas já a inclui no ensino secundário como disciplina essencial.

Para Frau-Meigs a MIL “pode ser incorporada aos currículos escolares como uma opção minimalista (enriquecimento de matérias existentes) ou maximalista”, disciplina autónoma - obrigatória ou opcional - que poderia funcionar da escolaridade básica à secundária, dos 6 aos 18 anos.

2. O currículo MIL da UNESCO

A UNESCO publicou em 2012 um currículo MIL que, de acordo com a sua revisão em 2021, se organiza em 3 áreas:

- Conhecimento da informação para o desenvolvimento sustentável e os discursos democráticos;

- Avaliação de conteúdo;

- Produção e uso de conteúdo [1].

Nesta publicação de 2021 a UNESCO propõe 10 abordagens inovadoras e criativas da MIL como: aprendizagem por investigação (inquiry), baseada em problemas, cooperativa, por investigação científica ou empírica, por estudo de caso e simulação. 

Atualmente também há a tendência de uma abordagem por jogos (GBL - Game-Based Learning). No projeto da Comissão Europeia YouVerify! são disponibilizados jogos digitais, como o YouCheck! e BotBusters, que contribuem para a MIL junto dos jovens [3].

3. MIL: finalidades e âmbito

Segundo Frau-Meigs, “As literacias refletem o papel dos usos e práticas informais e emergentes que não estão formalmente incluídos nos currículos oficiais”.

A MIL tem tido uma rápida expansão com a abertura da imprensa escrita aos media digitais e é uma competência fundamental para a Agenda 2030 (Education 2030 Framework for Action, 2015) porque:

- Promove o uso critico dos media, contribuindo para analisar e decidir sobre realidades complexas e para distinguir facto de opinião e incentiva o uso criativo dos media, a cidadania, o bem-estar e a inclusão na vida digital e na sociedade;

- Responde às ameaças da desinformação, do discurso de ódio e das violações de privacidade, assegura a qualidade da informação e a liberdade de expressão, fundamentais para as sociedades democráticas e é uma “ferramenta para o desenvolvimento de sociedades abertas e participativas”.

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Fonte da imagem [1]

Segundo a UNESCO, o ecossistema MIL (figura supra) inclui literacia digital (DIGCOMP, 2022), da informação e media, na sua pluralidade (literacia de televisão, jornais, redes sociais…) e literacia no uso da biblioteca, diálogo intercultural - incluindo questões como discurso de ódio e assédio, colonialismo, género e etnia, bem como literacia informática (focada na codificação e matemática), de IA e algorítmica e audiovisual (incluindo cinematográfica). Este modelo holístico da MIL desenvolve competências de pensamento crítico, criatividade e participação/cidadania digital.

Referindo as conclusões de Scheibenzuber et al., 2021 e Tully et al., 2020, Frau-Meigs destaca que, com a subida do nível de risco da desinformação, a MIL centra-se no desenvolvimento de pensamento crítico e avaliação da qualidade da informação em detrimento do “anterior ênfase na criatividade, comunicação e participação do utilizador que prevaleceu com o advento das histórias, séries, selfies e streams”. A crise da desinformação gerou a tendência de inserir a MIL nas áreas do jornalismo (notícias falsas), ciência (mudanças climáticas) e literacia da saúde (vacinação).

Afirma-se também a tendência de abordagem ecológica da MIL em que se equacionam questões como “a pegada ecológica das TIC (emissões de CO2 dos parques de servidores, baterias não recicladas, resíduos de computadores, etc.).

A par destas recentes tendências, Frau-Meigs salienta que a abordagem da MIL depende do nível económico dos países: nos de baixo e médio rendimento (Tailândia, Indonésia…) consiste em desenvolver conhecimentos e competências para aceder à informação e meios de comunicação, enquanto nos países de rendimentos elevados (Japão, Dinamarca…) em desenvolver “as atitudes necessárias para serem trabalhadores criativos e participativos”.

Concluindo, refere marcos históricos da MIL, como a EU Audiovisual Media Services Directive (Parlamento Europeu e do Conselho, 2018), que estabelece que “A educação para os media deverá, por conseguinte, ser fomentada em todos os sectores da sociedade e os seus progressos deverão ser acompanhados de perto” pelos governos (ponto 47) [4]. Deverá ser fomentada inclusive pelos fornecedores de serviços de comunicação social e pelas plataformas digitais.

Na União Europeia a MIL está ligada a 2 departamentos:

- DG Connect (Directorate-General for Communications Networks, Content and Technology/Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias), responsável pela agenda digital;

-  GD EAC (Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture/Direção-Geral de Educação, Juventude, Desporto e Cultura).

Na UNESCO é da competência da CI (Communication & Information/Comunicação e Informação), apesar de também ser transversal a todos os departamentos.

A designação MIL foi introduzida pela Declaração de Fez (UNESCO, 2011) - até então dominava a expressão Literacia Mediática (LM) criada pela Declaração de Grünwald (UNESCO, 1982).

 

Referências

  1. Fonte da imagem: UNESCO. (2021). Media and information Literate Citizens: Think Critically, Click Wisely! [Fig. 2, p. 12]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377068

A primeira versão deste documento:

UNESCO. 2012. MIL Curriculum and Competency Framework for Teachers. http://en.unesco/media-and-informationliteracy-curriculum-for-teachers

  1. Divina, Frau-Meigs. (2023). Media and information literacy. Global Education Monitoring Report Team. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386080.locale=en
  2. AFP, UNED, SNSPA & Savoir*Devenir. (2021). YouVerify. https://youverify.eu/resources
  3. European Parliamet. (2018). Audiovisual Media Services Directive. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/ALL/?uri=CELEX%3A32010L0013
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Estes são 7 censos de Primavera que estão à nossa espera

Por Inês Sequeira — 8 de Março de 2024, 18:32

Desde as andorinhas e borboletas aos gelatinosos e às mantas e milhafres, aqui estão algumas interessantes ações de ciência cidadã a que nos podemos juntar, ajudando os cientistas ao mesmo tempo que aprendemos mais sobre o mundo fascinante que nos rodeia.

1. Andorin

Ninho de andorinha-dos-beirais. Foto: HTO/Wiki Commons

O projeto da associação Vita Nativa dedica-se à monitorização e conservação de andorinhas e andorinhões, muitos dos quais são espécies migradoras, que por estes meses chegam a Portugal para uma nova época de reprodução. Conhece alguma colónia de andorinhas? Costuma ver andorinhões a sobrevoar os telhados ao pé de casa? Então, esteja atento ao regresso destas aves e quando se aperceber de que iniciaram a nidificação, registe esse dado no portal do Andorin.

2. Censo de Aves Comuns

Cuco-canoro. Foto: Ron Knight/WikiCommons

O Censo de Aves Comuns (CAC), organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) tanto no continente como nos Açores e Madeira, tem início em Abril e prolonga-se até Junho. Destina-se a quem já tenha conhecimento sobre diferentes espécies e consiga distingui-las pelo canto, o que pode ser difícil, e também por observação visual. Os dados do CAC são sempre partilhados no Esquema Pan-Europeu de Monitorização de Aves Comuns (PECBMS, na sigla inglesa) e servem para se calcularem todos os anos as tendências populacionais de diversas espécies a nível europeu. Sente-se preparado para participar? Saiba mais aqui.

3. Censos de Borboletas de Portugal

Borboleta-loba. Foto: Rui Félix

Iniciados em Portugal em 2019, os Censos de Borboletas são coordenados pela associação Tagis e podem receber contribuições de duas maneiras diferentes, sempre com o apoio da app Butterfly Count. A primeira é através da realização de transetos, que são pequenos percursos fixos que devem ser feitos periodicamente, com o objetivo de identificar as borboletas que se veem ao longo do caminho. Outra é mais “livre” e necessita apenas de 15 minutos, durante os quais o voluntário pode dar um passeio registando as diferentes borboletas que encontrar. Estas contagens realizam-se em vários países europeus e os dados obtidos são utilizados no eBMS – European Butterfly Monitoring Scheme. Saiba mais no site da Tagis e também no canal de Youtube, onde está disponível um curso para aprender a identificar as borboletas mais comuns. E recorde também estas dez dicas.

4. Rede de Estações de Borboletas Noturnas

Borboleta noturna da espécie Spilosoma lubricipeda. Foto: João Nunes

Hoje com mais de 70 estações a funcionar em Portugal, esta rede de pontos de amostragem tem como objetivo contribuir para que se saiba mais sobre as cerca de 2.600 espécies de borboletas noturnas que se conhecem hoje no país, que começam a ficar mais ativas à medida que as noites se tornam mais quentes. A REBN teve início em Janeiro de 2021, por iniciativa de Helder Cardoso, ornitólogo que há vários anos se dedicava também às borboletas noturnas, e está aberta a todos os interessados – mesmo aqueles que não tem experiência na identificação dessas espécies, bem mais diversas e coloridas do que se costuma pensar. Pode saber mais nesta entrevista, publicada no final de 2022, e também nos dados mais recentes divulgados pelo projeto.

5. FITCount – Interações entre plantas e polinizadores

Mosca-das-flores (Eupeodes sp.) numa pereira. Foto: CFE

Lançada em português em 2024, a app FITCount vai permitir que qualquer um de nós ajude os investigadores a terem mais conhecimento sobre a situação dos insetos polinizadores em Portugal e sobre as plantas preferidas por diferentes espécies. “Os participantes podem selecionar uma planta em flor, delimitar uma área de 50×50 cm que inclua a respetiva flor-alvo e contar todos os polinizadores que interagem com flores dessa planta durante 10 minutos”, explicou recentemente Sílvia Castro, coordenadora do projeto PolinizAÇÃO – Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores, juntamente com João Loureiro, ligados à Universidade de Coimbra. As contagens podem ser feitas ao longo de todo o ano, em qualquer momento do dia, desde que as condições meteorológicas estejam quentes e secas. E os meses de Primavera são um período ideal para começar.

6. GelAvista

Medusa-do-Tejo. Foto: Duarte Frade/WikiCommons

Lançado pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera em 2016, o GelAvista tem ajudado ao aumento da informação sobre as espécies de gelatinosos na costa portuguesa, tanto as diferentes espécies como as datas em que são mais observadas. Se morar perto de uma praia, ou mesmo que esteja um pouco mais distante, aproveite para ir passear à beira-mar e colabore com este projeto de ciência cidadã, que já tem também associada a app GelAvista, que facilita os registos. Saiba como colaborar aqui.

7. Mantas na Madeira e milhafres nos Açores

Milhafre. Foto: Olivier Coucelos

Este censo coordenado pela SPEA realiza-se tanto nos Açores como na Madeira, no fim-de-semana de 6 e 7 de Abril. As contagens debruçam-se sobre subespécies locais da águia d’asa redonda (Buteo buteo), ave de rapina que é comum em Portugal Continental. No arquipélago açoriano, a ave em causa (Buteo buteo rothschildi) é chamada de milhafre ou queimado e é endémica da região, único sítio do mundo onde habita. O mesmo se passa no arquipélago madeirense com a manta (Buteo buteo harterti), espécie semelhante, que é ali o alvo deste censo. Os milhafres açorianos e as mantas são semelhantes: a plumagem nas partes superiores é acastanhada; na parte inferior, castanho-claro com manchas e listas; a parte interior das asas é esbranquiçada e o bico é forte, preto e amarelo. Para saber mais, pode assistir a um webinar gratuito marcado para 27 de Março ao final da tarde, aqui.

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Peixe da semana: pim-pim

Por Helena Geraldes — 8 de Março de 2024, 13:41

Todas as sextas-feiras chega à Wilder um novo peixe marinho, criado pelo biólogo e ilustrador naturalista Pedro Salgado, dando forma a um catálogo ilustrado de espécies fascinantes.

Nome comum: pim-pim

Nome científico: Capros aper 

Técnica usada: aguarela 

Mais sobre esta espécie: O pim-pim, também conhecido como peixe-pau, pertence à família Caproidae. Normalmente mede até 13 centímetros (os machos são mais pequenos do que as fêmeas) e tem olhos grandes numa face aguçada e boca extensível e protráctil.

As fêmeas tem o corpo de cor avermelhada ou rosada e os machos têm uma coloração mais escura e bandas transversais amareladas nos flancos.

Esta espécie, classificada como Pouco Preocupante pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), vive um pouco por toda a costa oriental do oceano Atlântico, entre os 40 e os 700 metros de profundidade.

O pim-pim ocorre em águas profundas e com fundos rochosos, formando densos cardumes.

Os juvenis, por vezes, aventuram-se mais perto da costa para se alimentarem. Durante tempestades no mar podem ser frequentes os casos de arrojamento de juvenis em praias.


Saiba mais aqui sobre a série “Peixe da Semana”.

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Em Perigo: População de visão-europeu de Espanha estimada em 142 animais

Por Helena Geraldes — 6 de Março de 2024, 17:17

A população de visão-europeu (Mustela lutreola) em Espanha está estimada em 142 indivíduos, revela estudo nacional espanhol dirigido a esta espécie Criticamente Em Perigo.

O estudo, feito com base em métodos genéticos não invasivos a partir de mais de 4000 armadilhas de pêlo – tubos de PVC com tiras adesivas no seu interior e um isco – e modelos de captura-recaptura, teve a coordenação do Ministério espanhol do Ambiente e a colaboração de investigadores portugueses do CIBIO.

O laboratório que colaborou com este estudo extraiu ADN dos pêlos e procedeu à identificação genética das espécies às quais pertenciam e a sua identificação visual para saber de quantos indivíduos diferentes se tratavam.

Os resultados mostraram que cerca de metade das amostras de pêlo correspondiam a visão-europeu, procedentes de tubos instalados em Álava, Aragão, Burgos, La Rioja e Navarra. As outras amostras eram de outras espécies, como Martas, visões-americanos, gatos, ginetas ou raposas.

A análise genética de identificação individual permitiu reconhecer a existência de um mínimo de 87 exemplares de visão-europeu nas amostras (50 fêmeas e 37 machos). A partir desta informação fez-se uma cartografia de onde estão os visões e a estimativa total da sua população, com uma média de 142 exemplares.

Segundo o Ministério do Ambiente espanhol, “Espanha tem uma grande responsabilidade” na conservação desta espécie a nível global, uma vez que sobrevivem três subpopulações no mundo, uma delas na Europa Ocidental, concretamente em Espanha e no Sul de França.

As outras duas subpopulações estão no Noroeste da Europa, em concreto na Rússia e numa ilha da Estónia, e no Sudeste do continente europeu, nos deltas do Danúbio e do Dniéster, na Roménia e Ucrânia. Para todas elas estimou-se uma redução da área de distribuição superior a 95% desde meados do século XIX.

Em Espanha, o visão-europeu conta desde 2005 com uma Estratégia nacional de conservação e em 2008 foi aprovado um Programa de conservação para a espécie. 

Hoje, esse programa está a proporcionar entre 20 a 30 crias por ano que são reintroduzidas na natureza para reforçar as populações selvagens distribuídas pela parte alta da bacia hidrográfica do rio Ebro. Incluí territórios de Álava, Guipúzcoa, Vizcaya, Navarra, La Rioja, Norte de Castela e Leão (províncias de Burgos e Soria) e, em Aragão, pequenos núcleos em Zamora.

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Universidade de Coimbra lança versão em português de app que monitoriza interações planta-polinizador

Por Helena Geraldes — 4 de Março de 2024, 17:05

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou a versão em português da aplicação FITCount (do acrónimo inglês Flower-Insect Timed Count), uma ferramenta que possibilita aos cidadãos monitorizar de forma simples as interações planta-polinizador.

Desenvolvida no âmbito do Plano de Monitorização de Polinizadores do Reino Unido (UK PoMS), a aplicação FITCount é agora disponibilizada em língua portuguesa como parte do projeto PolinizAÇÃO – Plano de Ação para a Conservação e Sustentabilidade dos Polinizadores, coordenado por Sílvia Castro e João Loureiro, ambos docentes e investigadores no Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.

“Os dados relativos aos polinizadores selvagens em Portugal são escassos e é crucial obter um maior volume de dados para monitorizar a abundância e diversidade destes insetos por todo o país, assim como os serviços de polinização que estes organismos prestam às plantas”, justifica hoje a Universidade de Coimbra em comunicado. “A aplicação FITCount surge como uma ferramenta para ajudar a preencher esta lacuna de conhecimento, envolvendo os cidadãos no processo.” 

Esta aplicação permite que qualquer cidadão interessado contribua para a recolha de dados sobre o número e diversidade de insetos polinizadores que visitam as flores. 

“Os participantes podem selecionar uma planta em flor, delimitar uma área de 50×50 cm que inclua a respetiva flor-alvo e contar todos os polinizadores que interagem com flores dessa planta durante 10 minutos”, disse Sílvia Castro, acrescentando que as contagens podem ser feitas ao longo de todo o ano, em qualquer momento do dia, desde que as condições meteorológicas estejam quentes e secas.

“Não é necessário que os participantes identifiquem os insetos até ao nível da espécie, basta apenas categorizá-los em grupos amplos, como abelhas, moscas-das-flores, borboletas, vespas, escaravelhos, entre outros grupos de insetos, utilizando o guia de identificação totalmente adaptado para Portugal pela nossa equipa, disponível na aplicação”, explicou João Loureiro. 

Além disso, acrescentou, “são solicitadas informações adicionais, como o tipo de habitat, o número e tipo de flor-alvo, as condições meteorológicas e a quantidade de flores no quadrado escolhido. Estas informações são cruciais para auxiliar os cientistas a interpretar os dados recolhidos pelos participantes”.

A ciência cidadã é um conceito que, pouco a pouco, está a ser adoptado em Portugal. “Ter dados recolhidos por Portugal inteiro, durante todo o ano, é algo extremamente valioso e que nós, cientistas, sozinhos, não teríamos a capacidade de recolher em tempo útil. A ajuda dos cidadãos é crucial”, concluem os investigadores.

A aplicação FITCount está disponível para descarregamento gratuito na Google Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos iOS (iPhone/iPad). Aqui pode ter mais informações sobre como participar e utilizar a aplicação.

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10 Ciri Budaya Palembang Yang Unik Dan Menarik

Por Byron Powell — 21 de Fevereiro de 2024, 07:21

10 Ciri Budaya Palembang Yang Unik Dan Menarik

diasdodesassossego.org – Palembang, ibu kota Provinsi Sumatera Selatan, adalah kota yang kaya akan budaya dan sejarah. Dikenal sebagai salah satu kota tertua di Indonesia, Palembang memiliki banyak ciri khas budaya yang unik dan menarik. Dalam artikel ini, kita akan menjelajahi 10 ciri budaya Palembang yang membuatnya istimewa dan pastinya perlu dilestarikan akan senantiasa hadir ditengah masyarakat.

  1. Pakaian Adat Palembang

Pakaian adat Palembang, yang dikenal sebagai Baju Kurung, adalah salah satu ciri khas Budaya Palembang yang paling mencolok dan terkenal di kota ini. Baju Kurung terdiri dari baju panjang dan celana panjang yang dipadukan dengan kain songket yang indah dan berwarna-warni. Pakaian ini sering dipakai dalam acara-acara resmi dan perayaan budaya.

  1. Tari Tradisional Palembang

Palembang memiliki berbagai jenis tari tradisional Budaya Palembang yang unik dan menarik. Salah satu yang paling terkenal adalah tari Pagar Pengantin, yang menggambarkan perjalanan seorang pengantin perempuan menuju rumah suaminya. Tari ini biasanya dipentaskan dalam acara pernikahan dan perayaan budaya lainnya.

  1. Masakan Khas Palembang

Masakan Palembang terkenal dengan rasa yang kaya dan bumbu yang kuat. Beberapa hidangan khas Palembang yang terkenal antara lain pempek, tekwan, dan model. Hidangan-hidangan ini sering dihidangkan dalam acara-acara khusus dan perayaan budaya.

  1. Kerajinan Tangan Palembang

Palembang juga terkenal dengan kerajinan tangan Budaya Palembang yang indah dan berkualitas tinggi. Salah satu kerajinan tangan yang paling terkenal adalah songket Palembang, yang merupakan kain tenun dengan pola yang rumit dan warna yang cerah. Songket Palembang sering digunakan dalam pakaian adat dan aksesoris.

  1. Musik Tradisional Palembang

Musik tradisional Palembang, yang dikenal sebagai Gending Sriwijaya, adalah salah satu ciri khas budaya yang paling terkenal dari kota ini. Gending Sriwijaya adalah jenis musik yang dimainkan dengan alat musik tradisional seperti gendang, rebana, dan serunai. Musik ini sering dipentaskan dalam acara-acara resmi dan perayaan budaya.

  1. Bahasa Palembang

Bahasa Palembang, yang dikenal sebagai Bahasa Melayu Palembang, adalah salah satu ciri khas Budaya Palembang yang pastinya harus dijaga keasliannya. Bahasa ini memiliki dialek yang khas dan unik, dengan kosakata dan tata bahasa yang berbeda dari bahasa Melayu standar.

Bahasa Palembang memiliki dialek Melayu yang khas dengan kosakata dan pengucapan yang berbeda dari bahasa Indonesia. Bahasa ini masih digunakan oleh banyak orang Palembang, terutama di kalangan orang tua dan di pedesaan.

  1. Seni Lukis Palembang

Palembang memiliki tradisi seni lukis yang kaya dan beragam. Salah satu seniman lukis terkenal dari Palembang adalah Basuki Abdullah, yang terkenal dengan lukisan-lukisan alam dan pemandangan kota. Seni lukis Palembang sering dipamerkan dalam galeri seni dan museum di seluruh dunia.

  1. Arsitektur Tradisional Palembang

Palembang memiliki arsitektur tradisional Budaya Palembang yang unik dan menarik. Salah satu contoh yang paling terkenal adalah rumah panggung Palembang, yang dibangun di atas tiang-tiang kayu dan memiliki atap yang melengkung. Rumah panggung Palembang sering dijadikan sebagai tempat tinggal dan tempat ibadah.

Rumah Limas adalah rumah adat Palembang yang berbentuk seperti limas. Rumah ini terbuat dari kayu dan memiliki atap yang tinggi dan curam. Rumah Limas biasanya dihuni oleh keluarga besar dan merupakan simbol status sosial di Palembang.

Arsitektur Tradisional Palembang Rumah Limas

  1. Upacara Adat Palembang

Palembang memiliki berbagai jenis upacara adat yang unik dan menarik. Salah satu yang paling terkenal adalah upacara adat pernikahan, yang melibatkan serangkaian ritual dan tradisi yang kaya akan makna. Upacara adat Palembang sering diadakan dalam acara-acara resmi dan perayaan budaya.

  1. Festival Budaya Palembang

Palembang memiliki berbagai jenis festival budaya yang unik dan menarik. Salah satu yang paling terkenal adalah Festival Sriwijaya, yang merupakan perayaan budaya terbesar di kota ini. Festival ini melibatkan berbagai jenis acara seperti pameran seni, pertunjukan musik, dan lomba tradisional.

Festival Sekanak Lambidaro adalah festival budaya tahunan yang diadakan di Palembang. Festival ini menampilkan berbagai macam pertunjukan seni dan budaya Palembang, seperti tari, musik, dan teater.

Kesimpulan

Palembang adalah kota yang kaya akan budaya dan sejarah. Dengan berbagai jenis ciri khas budaya yang unik dan menarik, Palembang adalah tempat yang sempurna untuk mengenal dan menghargai kekayaan budaya Indonesia. Jika Anda ingin mengalami keindahan dan keunikan budaya Palembang, jangan ragu untuk mengunjungi kota ini.

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7 Makanan Asal Sulawesi Selatan yang Menggugah Selera

Por Byron Powell — 10 de Fevereiro de 2024, 06:06

7 Makanan Asal Sulawesi Selatan yang Menggugah Selera

diasdodesassossego.org – Sulawesi Selatan, salah satu provinsi yang kaya akan budaya dan kuliner yang beragam. Tak hanya terkenal dengan keindahan alamnya, Sulawesi Selatan juga menawarkan ragam hidangan lezat yang menggugah selera.

Sulawesi Selatan terkenal dengan keindahan alamnya yang memukau, budayanya yang kaya, dan tentu saja, makanannya yang lezat. Berikut 7 makanan asal Sulawesi Selatan yang wajib kamu coba:

  1. Coto Makassar

Siapa yang tidak kenal dengan Coto Makassar? Makanan Asal Sulawesi Selatan yang berkuah kaldu sapi ini kaya akan rempah-rempah dan memiliki rasa yang gurih dan segar. Coto Makassar biasanya disajikan dengan nasi putih, ketupat, dan sambal.

Coto Makassar adalah hidangan khas yang terbuat dari jeroan sapi yang direbus dalam kuah kental berbumbu kacang. Hidangan ini memiliki cita rasa yang kaya dan gurih, serta sering disajikan dengan pelengkap seperti emping, bawang goreng, dan jeruk nipis.

  1. Konro

Konro adalah Makanan Asal Sulawesi Selatan berupa iga sapi bakar yang dibumbui dengan berbagai rempah-rempah khas Sulawesi Selatan. Rasanya yang pedas dan gurih, serta teksturnya yang empuk, membuat Konro menjadi salah satu favorit para pecinta kuliner.

Konro adalah hidangan iga sapi yang dimasak dalam kuah kental berbumbu rempah-rempah. Kuahnya yang gurih dan rempahnya yang kaya membuat hidangan ini sangat diminati di Sulawesi Selatan. Konro biasanya disajikan dengan nasi hangat dan sambal yang pedas.

  1. Kapurung

Kapurung adalah Makanan Asal Sulawesi Selatan yaitu salad yang terbuat dari sagu, sayuran segar, dan ikan cakalang fufu. Hidangan ini memiliki rasa yang segar dan unik, dan sangat cocok untuk dinikmati saat cuaca panas.

Kapurung adalah salah satu masakan khas dari Sulawesi Selatan, tepatnya berasal dari suku Bugis-Makassar. Masakan ini memiliki cita rasa segar dan gurih, sering disajikan sebagai hidangan utama atau lauk pauk di berbagai acara penting, seperti perayaan, pesta, atau acara adat.

  1. Pallubasa

Pallubasa adalah hidangan berkuah kental yang terbuat dari daging sapi, jeroan, dan berbagai rempah-rempah. Rasanya yang pedas dan gurih, serta teksturnya yang kaya, membuat Pallubasa menjadi salah satu hidangan favorit di Sulawesi Selatan.

Pallu Basa merupakan Makanan Asal Sulawesi Selatan yang terbuat dari ikan tongkol yang direbus dengan bumbu rempah yang kaya rasa. Hidangan ini memiliki citarasa gurih dan pedas yang sangat menggugah selera. Biasanya disajikan dengan kuah yang kental dan disantap dengan nasi panas.

  1. Nasu Palekko

Makanan Asal Sulawesi Selatan Nasu Palekko

Nasu Palekko adalah Makanan Asal Sulawesi Selatan yang dimasak dengan bebek suwir dan berbagai rempah-rempah. Rasanya yang pedas dan gurih, serta teksturnya yang kering, membuat Nasu Palekko menjadi salah satu hidangan favorit di Sulawesi Selatan.

Nasu Palekko adalah salah satu masakan khas dari Sulawesi Selatan, tepatnya dari daerah Makassar. Masakan ini terbuat dari ikan tuna yang dimasak dengan bumbu khas Makassar yang kaya rempah. Biasanya digunakan bagian daging ikan tuna segar yang dibersihkan dan dipotong sesuai selera.

  1. Pisang Epe

Pisang Epe adalah pisang bakar yang dipipihkan dan diolesi dengan berbagai topping, seperti gula merah, keju, dan coklat. Hidangan ini memiliki rasa yang manis dan legit, serta teksturnya yang lembut, membuat Pisang Epe menjadi salah satu hidangan penutup favorit di Sulawesi Selatan.

Pisang Epe adalah Makanan Asal Sulawesi Selatan yang terbuat dari pisang yang dipipis dan kemudian dipanggang atau dipanggang dengan arang. Setelah itu, pisang yang telah dipanggang akan ditumbuk hingga pipih dan disajikan dengan siraman saus gula merah yang kental.

  1. Pallubutung

Pallubutung

Pallubutung adalah Makanan Asal Sulawesi Selatan yang terbuat dari ikan tenggiri yang diasinkan dan dicampur dengan bumbu yang kaya rempah. Hidangan ini memiliki cita rasa asam segar yang unik dan sangat cocok disantap sebagai lauk pendamping nasi.

Inilah tujuh makanan khas dari Sulawesi Selatan yang menggugah selera dan patut Anda coba. Dengan cita rasa yang kaya dan rempah yang khas, kuliner Sulawesi Selatan akan memanjakan lidah Anda dan memberikan pengalaman kuliner yang tak terlupakan.

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Kafka: Cuentos en directo

Por Marta Aguado — 5 de Fevereiro de 2024, 10:22

Kafka: Cuentos en directo

De viva voz



La compañía de teatro De Viva Voz, especializada en ficción sonora en directo, presenta en Casa del Lector su última producción con motivo del centenario del genio de Praga, Franz Kafka.

Tras su éxito con Maestras del Terror, que llenó Casa del Lector el pasado septiembre, y su participación en Murakami en la Orilla, como parte de las actividades en torno a los Premios Princesa de Asturias, la compañía de teatro De Viva Voz estrena en Casa del Lector su nueva producción.

Con motivo del centenario del genio de Praga, Franz Kafka, De Viva Voz nos invita a descubrir, a través de sus mejores cuentos en directo, su visión del mundo. Kafka supo retratar como nadie la realidad que le rodeaba, buceando en lo profundo del ser humano y dejándonos espejos en los que, incluso un siglo después, nos podemos ver reflejados con claridad.

De Viva Voz reivindica el poder de la voz y lo sonoro, ofreciendo una experiencia de
ficción sonora en directo inmersiva, personal y única. Con una cuidada puesta en escena, en la que unen sus raíces teatrales con su dominio de la voz, trasladan al público al interior de las historias, adentrándose en lo emocional. Además por primera vez contarán con música en directo, llevando más lejos que nunca la experiencia, para despertar las emociones y estimular la imaginación de la audiencia.


Imparte: De Viva Voz

Hora: 18.00 h (90 min.)

Fecha: sábado 9 de marzo

Público: Juvenil y adulto. No recomendado para público infantil.

Entrada: 8€ venta anticipada. 10€ en la taquilla.

ENTRADAS



Fechas y horario:

Fecha: sábado 9 de marzo

Hora: 18:00h (90 min.)



Lugar:

Casa del Lector
Matadero Madrid
Paseo de la Chopera, 14
28045 Madrid




Más información:

actividades@casalector.es

Tel.: 683 170 332 de lunes a viernes.

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Revisão das apostas do Pin-Up Brazil: Faça suas previsões e ganhe

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 19:13

As apostas do Pin-Up esports permitem que os jogadores façam suas previsões sobre uma variedade de eventos esportivos e ganhem dinheiro real com suas previsões corretas. Se os jogadores quiserem mais informações sobre os jogos e eventos e prêmios adicionais, eles podem acessar as páginas do Facebook, Instagam, etc., onde todos os jogos e eventos são detalhados. Com uma ampla seleção de eventos esportivos e altas probabilidades, o Pin Up Brazil está se tornando popular entre os entusiastas das apostas esportivas.

Ampla seleção de eventos esportivos

O PinUp Br agrada aos seus jogadores com muitos eventos esportivos para apostas, incluindo futebol, basquete, tênis, boxe e outros esportes emocionantes. Os jogadores têm a oportunidade de fazer suas previsões sobre os eventos esportivos mais interessantes e notáveis que ocorrem em todo o mundo.

Seja uma partida chave de um campeonato de futebol, um importante torneio de boxe ou um jogo emocionante de um torneio de basquete, os jogadores podem fazer apostas em seus times ou atletas favoritos e sentir a incrível tensão enquanto assistem aos eventos. Cada evento competitivo se torna uma oportunidade para os jogadores tentarem a sorte e ganharem prêmios emocionantes. Os jogos do Pin Up Br proporcionam emoções fantásticas com a oportunidade de ganhar prêmios emocionantes, tornando cada jogo uma experiência inesquecível para os jogadores.

Probabilidades altas e chances de ganhar

Com altas probabilidades de apostas e uma variedade de mercados de apostas, os jogadores do PinUp Brazil têm uma boa chance de ganhar. O cassino oferece probabilidades competitivas em vários eventos esportivos, o que torna as apostas no Pin-Up Br ainda mais interessantes.

Na plataforma do PinUp Br, os jogadores podem receber previsões de especialistas e conselhos valiosos de analistas profissionais e especialistas em apostas esportivas. Isso ajuda os jogadores a tomar decisões informadas e a fazer previsões bem-sucedidas em eventos esportivos.

 

As apostas no PinUp são a plataforma perfeita para aqueles que gostam de fazer previsões esportivas e ganhar dinheiro real. Com uma ampla seleção de eventos esportivos, altas probabilidades e conselhos de especialistas, o Pin-Up Cassino está se tornando o local favorito dos jogadores que apreciam as emoções da vitória e a emoção do jogo.

 

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Descubra estratégias vencedoras para apostas esportivas online

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 09:42

Se você é apaixonado por esportes e gosta de colocar seu conhecimento à prova, as apostas esportivas online podem ser uma ótima opção. Para aumentar suas chances de sucesso, o ideal é conhecer algumas estratégias que podem fazer a diferença na hora de realizar suas apostas.

Analisando os times

A primeira etapa para ter boas escolhas em suas apostas esportivas é analisar como estão os times envolvidos no jogo que deseja apostar. Essa análise deve levar em consideração, por exemplo, a posição na tabela de classificação, a evolução recente da equipe, partidas anteriores entre os dois times, jogadores lesionados e o desempenho dentro ou fora de casa.

Outro aspecto importante é verificar a motivação dos times, já que equipes que vêm de derrotas recentes ou precisam vencer para evitar rebaixamentos têm um incentivo maior para buscar a vitória. Ademais, fique atento às competições paralelas que os times estiverem disputando, pois isso pode afetar a dedicação deles para o confronto que você deseja apostar.

Futebol: mercado de gols

No futebol, um dos mercados mais interessantes para se apostar é o de gols, pois permite diversas abordagens e estratégias diferentes. Aqui, é essencial basear-se nas informações sobre os times mencionadas anteriormente, mas também adotar táticas específicas.

Over (mais de) 1,5 gols

Uma estratégia muito popular é apostar em jogos com over 1,5 gols, ou seja, que terão pelo menos dois gols. Para isso, busque partidas entre equipes ofensivas e que tenham uma média de gols marcados alta.

Além disso, confrontos decisivos em mata-mata ou em fases finais de campeonatos tendem a gerar mais gols.

Both Teams to Score (ambos marcam)

Aposta em jogos onde ambos os times possuem chances reais de marcar gol durante a partida. Nesse caso, é importante analisar o histórico de confrontos diretos entre as equipes e verificar se há um padrão de ambos os times balançando a rede. Times mais equilibrados também costumam ser boas opções para esse tipo de aposta.

Apostas ao vivo (in-play)

As apostas esportivas ao vivo permitem que você faça previsões enquanto a partida está ocorrendo. Isso pode ser vantajoso, pois você consegue avaliar o desempenho das equipes no momento e fazer escolhas com maior segurança.

Algumas estratégias interessantes para apostas in-play incluem:

  • Escolher partidas com placares indefinidos até o segundo tempo e apostar em gols nesse período;
  • Apostar em escanteios após análise do monitoramento dos times;
  • Optar por jogos onde um time pressiona muito, mas não consegue marcar.

Gerenciando sua banca de apostas

Tão importante quanto encontrar boas estratégias para suas apostas é saber gerenciar corretamente a sua banca. Entender que arriscar todo o seu dinheiro em uma única aposta pode ser desastroso e levar você a perder todo o montante.

Opte por um método de gestão de banca que atenda às suas expectativas, como a estratégia de fração fixa, onde você define uma porcentagem fixa do seu saldo total para cada aposta. Outra opção é a estratégia de Fibonacci, que se baseia na sequência matemática do mesmo nome para definir as quantidades de cada aposta.

Estratégias de value betting

A busca por palpites de maior valor é uma das maneiras mais eficientes de obter sucesso nas apostas esportivas online. Conseguir identificar odds subestimadas nos eventos é fundamental nesse processo, assim como utilizar sites de prognóstico confiáveis que te forneçam informações relevantes para fazer apostas bem embasadas.

Dicas para estudar e analisar odds

  1. Siga diariamente os mercados e verifique tendências;
  2. Crie planilhas com médias setoriais e estatísticas relevantes;
  3. Acompanhe as notícias relacionadas aos times da partida;
  4. Faça comparações entre plataformas de apostas para identificar as melhores oportunidades;
  5. Anote resultados passados para futuras análises.

Ao seguir esses passos, você terá acesso a um conjunto de informações sólidas para embasar suas apostas e fazer boas escolhas.

Estudar os mercados e identificar padrões te ajudará a encontrar apostas com maior potencial de retorno, aumentando suas chances de sucesso no mundo das apostas esportivas online.

 

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Segurança em primeiro lugar: como avaliar a credibilidade das plataformas de apostas

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 09:40

Neste artigo, mostraremos os principais aspectos a serem considerados ao avaliar a credibilidade das plataformas de apostas. Vamos abordar temas como licenças, origens e número de usuários para ajudar você a tomar as melhores decisões na hora de escolher onde apostar.

Licença: a chave para a legalidade e operação segura

O primeiro passo para avaliar a credibilidade de uma plataforma de apostas é verificar se ela possui uma licença válida para operar.

As licenças são emitidas por órgãos reguladores do setor e garantem que a empresa está autorizada e apta a oferecer serviços de apostas dentro das normas estabelecidas.

Além disso, uma licença atesta que a plataforma é fiscalizada regularmente quanto à segurança e conformidade, o que garante maior proteção aos jogadores.

Tipos de Licença

Diversos países possuem entidades responsáveis pela regulação e controle dos licenciamentos no setor de jogos e apostas. Algumas das mais reconhecidas incluem:

  • Malta Gaming Authority (MGA)
  • United Kingdom Gambling Commission (UKGC)
  • Gibraltar Betting & Gaming Association (GBGA)
  • Curaçao eGaming

Essas instituições estabelecem os requisitos necessários para que uma plataforma possa ser licenciada, como oferecer jogos justos e transparentes, proteger informações e dados dos usuários, promover práticas de jogo responsável e combater fraudes.

Como verificar a licença de uma plataforma

Para confirmar a validade da licença de uma plataforma de apostas, basta procurar pelo selo ou logo do órgão regulador, geralmente localizado no rodapé do site. Nele, você pode encontrar o número de registro e data de validade da licença.

Com essas informações em mãos, é possível consultar diretamente o site da instituição responsável pela emissão da licença e checar sua autenticidade.

Origem e experiência: fatores determinantes na escolha de uma plataforma

Saber a origem e experiência de uma plataforma de apostas também é fundamental na hora de avaliar sua credibilidade. Além disso, conhecer a empresa por trás da plataforma, seu histórico no mercado e opiniões de outros usuários podem ajudar a tomar uma decisão mais informada.

Conhecendo a origem da plataforma

Uma maneira simples de começar é pesquisar sobre a empresa que opera a plataforma de apostas. A maioria das grandes plataformas pertence a grupos empresariais com vasta experiência no setor.

Verificar o endereço físico da companhia e o alcance geográfico de suas operações pode dar indícios importantes sobre sua solidez e presença no mercado.

Avaliando a experiência da plataforma

O lançamento de novas plataformas de apostas é constante, e isso não significa que elas sejam menos confiáveis. No entanto, verificar quanto tempo uma empresa está no mercado pode ajudar a avaliar sua reputação e estabilidade financeira.

Para isso, vale acessar informações como datas de fundação e período de atuação no segmento.

Opiniões de usuários e avaliações online

Uma excelente maneira de entender a credibilidade das plataformas de apostas é ouvir diretamente de quem já utiliza seus serviços. Consultar opiniões e avaliações deixadas por usuários em fóruns, blogs e sites especializados permite ter um panorama geral sobre a qualidade da plataforma e quão segura ela é percebida pelos seus clientes.

Aspectos técnicos: como a tecnologia influencia na credibilidade das plataformas

Além dos fatores mencionados, é importante analisar aspectos técnicos das plataformas de apostas quando se trata de avaliar sua confiabilidade e segurança. Isso inclui critérios como sistemas de criptografia, mecanismos de proteção de dados e software utilizado nos jogos.

Criptografia e proteção de dados

As plataformas de apostas devem adotar medidas de segurança para garantir a proteção das transações financeiras e dos dados pessoais dos usuários. Uma prática comum é utilizar sistemas de criptografia SSL (Secure Socket Layer), padrão atualmente empregado em diversos setores para proporcionar a máxima segurança em trocas de informações online.

Adoção de tecnologias avançadas

A qualidade dos softwares utilizados nas plataformas também pode ser um indicador de sua confiabilidade. Empresas que investem em tecnologia e parcerias com provedores de jogos renomados tendem a oferecer uma experiência mais segura, justa e transparente aos usuários.

Optar por plataformas que contam com tecnologias avançadas e atualizadas é uma boa escolha ao avaliar a credibilidade das apostas online.

Ao considerar todos os aspectos abordados neste artigo, você estará mais apto a tomar decisões informadas na hora de escolher a melhor plataforma de aposta para realizar suas apostas.

Lembre-se de sempre dar preferência a empresas licenciadas e regulamentadas, além de verificar suas origens, experiências e tecnologias disponíveis para garantir uma experiência completa e segura no mundo das apostas online.

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O guia supremo para encontrar as melhores cotações nas Casas de Apostas Online

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 09:36

No mundo acelerado das apostas online, é essencial estar sempre atualizado com as melhores ofertas e cotações disponíveis. É aqui que entra nosso guia definitivo. Continue lendo para descobrir como fazer as comparações entre as várias Casas de Apostas opovo e garantir o maior retorno possível.

Entenda como funcionam as cotações

As cotações são simplesmente uma representação numérica das probabilidades oferecidas pelas Casas de Apostas nos diversos eventos esportivos. Quanto mais alta a cotação, menor a probabilidade de um evento ocorrer e, portanto, maior o potencial ganho se ele realmente acontecer.

Compreender como as cotações funcionam é o primeiro passo para encontrar o melhor valor em suas apostas.

Compare diferentes tipos de cotações

Existem três principais tipos de cotações utilizadas nas Casas de Apostas Online: decimais, fracionários e americanos. Cada tipo de cotação tem suas peculiaridades, e compreender como cada estilo funciona pode ajudá-lo a comparar as ofertas e encontrar a melhor opção para suas apostas. Veja como funcionam:

  • Cotações Decimais: Populares na Europa, essas cotações mostram o total e o ganho pago pela aposta. Por exemplo, uma cotação de 2,00 significa que você receberá R$2,00 por cada real apostado, incluindo seu investimento inicial.
  • Cotações Fracionárias: Utilizadas principalmente no Reino Unido e Irlanda, as cotações fracionárias mostram o lucro em relação à aposta. Por exemplo, uma cotação de 1/1 significa que você ganhará R$1,00 por cada real apostado, excluindo seu investimento inicial.
  • Cotações Americanas: Comuns na América do Norte, essas cotações são expressas em números inteiros positivos ou negativos. O número representa a quantidade que você precisa apostar (se negativo) para ganhar R$100,00 ou quanto você ganha (se positivo) com um investimento de R$100,00.

Use ferramentas online para comparar cotações

Com uma infinidade de Casas de Apostas Online disponíveis, pode ser difícil investigar manualmente todas as ofertas e cotações atuais. Felizmente, existem várias ferramentas online disponíveis para ajudá-lo nessa tarefa, algumas até mesmo fornecendo comparações em tempo real das cotações disponíveis.

Algumas ferramentas incluem:

  • Motores de busca personalizados específicos para apostas esportivas;
  • Calculadoras de probabilidades;
  • Sites especializados em reviews de Casas de Apostas.

Ao utilizar esses recursos, você poderá comparar rapidamente as cotações oferecidas pelas diferentes Casas de Apostas Online e identificar suas melhores opções de apostas.

Observe as margens das Casas de Apostas

Enquanto você compara as cotações disponíveis, é importante levar em consideração a margem imposta pelas próprias Casas de Apostas. Essa margem permite que elas cubram suas despesas operacionais e obtenham lucro. Normalmente, uma margem menor resulta em melhores cotações para o apostador.

Por esse motivo, vale a pena verificar as margens oferecidas por cada casa antes de fazer sua escolha.

O papel das flutuações nas cotações na escolha da Casa de Apostas

Outra variável a ser considerada ao comparar as cotações entre as Casas de Apostas Online são as flutuações que ocorrem regularmente. Estas são causadas principalmente pela influência do mercado, alterações nas condições dos eventos esportivos ou mudanças de última hora nos times envolvidos. Esteja atento às flutuações para encontrar oportunidades de apostas ainda mais lucrativas.

Analise as promoções oferecidas pelas Casas de Apostas

Muitas vezes, as Casas de Apostas fornecem ofertas promocionais especiais, como bônus de boas-vindas, reembolsos em dinheiro ou taxas melhoradas para determinados eventos. Essas promoções podem afetar significativamente seus retornos potenciais e, portanto, devem ser levadas em consideração ao comparar cotações.

Conheça o mercado específico em que deseja apostar

Para garantir o maior retorno possível em suas apostas, é útil conhecer bem o mercado específico em que deseja apostar. Por exemplo, as cotações podem variar muito entre diferentes tipos de mercados, como apostas no resultado final de uma partida, número de gols marcados ou escanteios.

Compreender esses aspectos e focar no mercado com o qual você está mais familiarizado pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo as cotações disponíveis.

Diversifique suas apostas para maximizar seu potencial de ganho

Por fim, lembre-se de que diversificar suas apostas entre várias Casas de Apostas Online pode aumentar ainda mais seu potencial de retorno, pois cada casa pode oferecer cotações diferentes para eventos similares. Estar disposto a se adaptar às diferentes ofertas disponíveis e considerar opções alternativas permite que você realmente tire proveito das melhores cotações possíveis.

Em resumo, o mundo das apostas online é repleto de oportunidades lucrativas, se souber onde encontrar as melhores cotações e como aproveitá-las. Utilize este guia como ponto de partida para desenvolver uma compreensão sólida dos princípios das cotações e compará-las constantemente para obter as melhores chances de sucesso em suas apostas esportivas online.

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Descubra as vantagens dos Programas de Fidelidade em cassinos online confiáveis

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 09:28

O mundo dos cassinos online tem crescido exponencialmente nos últimos anos, oferecendo uma ampla gama de jogos e promoções para entusiasmar e seduzir os jogadores. Um dos produtos inovadores mais recentes nesse mercado são os Programas de Fidelidade, que visam reco–mpensar os clientes leais por sua dedicação contínua aos cassinos.

Neste artigo, vamos explorar as diversas vantagens proporcionadas pelos Programas de Fidelidade em cassinos online confiáveis.

Como funcionam os Programas de Fidelidade?

Antes de mergulhar nos benefícios, é crucial entender como funcionam esses programas. Os Programas de Fidelidade geralmente seguem um sistema baseado em pontos (loyalty points), no qual o jogador acumula créditos ao apostar dinheiro em diferentes jogos do cassino online.

Ao alcançar certos patamares de pontos, o jogador recebe diversos tipos de recompensas e benefícios exclusivos que podem incluir:

  • Bônus de recarga: crédito adicional que pode ser utilizado na plataforma do cassino;
  • Cashback: devolução de parte das perdas sofridas pelo jogador;
  • Torneios exclusivos: convites para competições reservadas apenas aos membros do Programa de Fidelidade;
  • Atendimento personalizado e eficiente: suporte ao cliente mais ágil e especializado;
  • Brindes e prêmios físicos: eletrônicos, roupas, acessórios, entre outros.

Valoriza o investimento do jogador

O primeiro benefício dos Programas de Fidelidade é que eles valorizam o investimento realizado pelos jogadores. Ao participar de um programa desse tipo, os usuários podem aumentar seu potencial de ganhos e receber recompensas adicionais pelo tempo e dinheiro gasto no cassino online.

As ofertas de bônus, como o bônus de recarga ou cashback, contribuem para dar aos jogadores uma vantagem valiosa.

Isso torna essas promoções muito atrativas para aqueles que estão procurando maximizar suas chances de saída vitoriosa nos jogos de cassino.

Acesso a conteúdo exclusivo

Os Programas de Fidelidade também fornecem acesso a conteúdo exclusivo, como torneios e eventos especiais liberados apenas para membros leais. Isso permite aos jogadores uma experiência de jogo única, aumentando a emoção e o entusiasmo ao longo do tempo, além de aumentar as oportunidades de lucro com prêmios valiosos oferecidos nessas competições.

Serviço personalizado e atendimento de qualidade

Membros de um Programa de Fidelidade geralmente têm acesso a uma equipe de suporte ao cliente dedicada, altamente treinada e eficiente. Isso garante que, em caso de dúvidas ou problemas, o usuário possa contar com um atendimento ágil e diferenciado, oferecendo uma experiência ainda mais positiva na plataforma do cassino.

Além disso, um suporte ao cliente de alta qualidade também pode ajudá-lo a entender melhor os termos e condições dos Programas de Fidelidade, assim como coordenar o recebimento das recompensas e garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas prontamente.

Recepção de brindes e produtos exclusivos

Jogadores VIP costumam receber brindes especiais, como produtos eletrônicos, roupas ou outros itens personalizados. Esses presentes adicionam um toque pessoal à experiência do jogador e demonstram a valorização do cassino pela fidelidade de seus clientes.

É importante escolher um cassino confiável

Para se beneficiar dos melhores Programas de Fidelidade, é fundamental escolher um cassino online confiável opovo. O jogador deve sempre procurar por plataformas reconhecidas no mercado e regulamentadas pelas autoridades competentes, já que essas empresas podem oferecer maior segurança e proteção aos seus usuários.

Conclusão

Os Programas de Fidelidade em cassinos online são uma excelente oportunidade para tornar sua experiência de jogo online ainda mais gratificante e emocionante. Ao considerar todos os benefícios mencionados acima – como bônus de recarga, cashback, torneios exclusivos, serviço personalizado e presentes exclusivos -, é possível perceber a importância de participar desses programas e de escolher a plataforma adequada para garantir uma experiência de jogo vantajosa e segura.

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Guest Posts na CONTI outra: porque eles são ótimas escolhas

Por Josie Conti — 13 de Fevereiro de 2024, 17:33

Investir em guest posts no contioutra.com, um site com uma respeitável Autoridade de Domínio (RA) de 45, é uma estratégia inteligente para empresas e profissionais que buscam ampliar sua visibilidade e fortalecer sua presença online. Com um público diversificado e engajado, o contioutra.com, admistrado pela psicóloga Josie Conti, oferece uma plataforma privilegiada para alcançar novas audiências e estabelecer sua marca ou expertise no mercado. Aqui estão razões convincentes para incluir guest posts no ContiOutra.com na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Acesso a um público engajado e diversificado

O contioutra.com está no ar há mais de 10 anos e destaca-se por seu público leal e diversificado, interessado em uma ampla gama de tópicos, desde cultura e arte até saúde e bem-estar. Ao publicar guest posts neste site, sua marca tem a oportunidade de se conectar com leitores que já demonstram interesse nos assuntos que você aborda, garantindo uma recepção mais receptiva às suas mensagens.

Benefícios de SEO significativos

Com uma Autoridade de Domínio de 45, o contioutra.com é reconhecido pelos motores de busca como um site de qualidade e confiável. Links de retorno (backlinks) deste site para o seu podem melhorar significativamente seu ranking nos resultados de busca, aumentando a visibilidade online da sua marca e dirigindo tráfego qualificado para o seu site.

Construção de credibilidade e autoridade no Setor

Publicar em um site respeitado como o contioutra.com ajuda a estabelecer sua voz como autoritativa e confiável no seu campo de atuação. Esta é uma excelente maneira de construir credibilidade, demonstrando seu conhecimento e expertise a um público novo e mais amplo.

Potencial para parcerias de longo prazo

Estabelecer uma relação de guest posting com o contioutra.com pode abrir portas para colaborações futuras e oportunidades de parcerias de longo prazo, pois isso não apenas amplia sua rede de contatos profissionais mas também pode resultar em mais oportunidades de exposição para sua marca ou serviços.

Feedback valioso da comunidade

Interagir com o público do ContiOutra.com por meio de guest posts permite que você receba feedback direto dos leitores. Essa interação pode fornecer insights valiosos sobre as preferências e necessidades do seu público-alvo, orientando suas estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos ou serviços.

Como proceder

Para aproveitar ao máximo os guest posts no contioutra.com, é crucial focar na qualidade e relevância do conteúdo oferecido. Artigos bem pesquisados, informativos e que engajem o leitor são mais propensos a serem bem recebidos pela comunidade do site e, consequentemente, trazer melhores resultados para sua marca. Além disso, é importante alinhar suas propostas de conteúdo com os temas e o estilo do site, garantindo uma integração natural e eficaz.

Investir em guest posts no contioutra.com, portanto, não é apenas uma estratégia de marketing de conteúdo. É uma oportunidade de expandir seu alcance, melhorar seu posicionamento no mercado e estabelecer relações valiosas com um público novo e engajado. Com planejamento estratégico e conteúdo de qualidade, essa colaboração pode render frutos significativos para o crescimento e fortalecimento da sua marca online.

Fale hoje mesmo conosco, conheça nossos serviços e outros sites parceiros.

Josie Conti-Responsável Editorial
contato.contioutra@gmail.com
(55) 99950-6332

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Rafa Justus se submete a cirurgia plástica aos 14 anos: “Me recuperando”

Por CONTI outra — 12 de Fevereiro de 2024, 21:56

A influencer Rafa Pinheiro Justus, de 14 anos, usou as redes sociais para anunciar a seus seguidores um importante passo de sua vida pessoal. Ele diz ter se submetido a uma cirurgia plástica.

Nos stories de seu perfil no Instagram, a filha do Ticiane Pinheiro e Roberto Justus explicou a ausência nas redes sociais. “Passando para avisar que fiz uma cirurgia de correção de septo e aproveitei para fazer uma rinoplastia, por isso ficarei meio off esses dias”, contou.

Ela ainda prometeu interagir com os fãs nos próximos dias. “Farei caixinhas de perguntas para me distrair nesse momento do pós-cirúrgico. Graças a Deus deu tudo certo e estou me recuperando e de ‘molho’ nesses dias”, afirmou.

Questionada por seguidores sobre quantas cirurgias plásticas ela já havia se submetido Rafa respondeu que a rinoplastia foi a primeira. Ela contou que passou pela cirurgia no sábado, e que pretende mostrar o resultado após tirar o micropore e o esparadrapo no sábado. Em seu período de recuperação, ele tem recebido os cuidados da mãe.

Ticiane Pinheiro e Roberto Justus não se pronunciaram sobre a cirurgia da filha.

***
Redação Conti Outra, com informações do Splash/UOL.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.

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Explorando o mundo glamoroso dos icônicos filmes de cassino

Por CONTI outra — 12 de Fevereiro de 2024, 17:13

O fascínio dos cassinos há muito tempo cativa o público, tanto nas telas de cinema quanto fora delas. Desde a atmosfera de suspense da sala de jogos até o drama das apostas altas nas mesas, os filmes de cassino se tornaram um gênero cinematográfico que mistura elementos de glamour, risco e a emoção da sorte. Neste artigo, você embarca em uma jornada cinematográfica para explorar alguns dos filmes de cassino mais emblemáticos que deixaram uma marca indelével no mundo do cinema.

Rounders (1998): O mundo do pôquer de apostas altas

O filme “Rounders”, de John Dahl, explora o mundo clandestino do pôquer de apostas altas, oferecendo aos espectadores uma narrativa envolvente sobre as complexidades psicológicas do jogo. O personagem de Matt Damon, um jogador reformado, retorna à mesa de pôquer para ajudar um amigo necessitado, navegando pelo ambiente sombrio das salas de jogos subterrâneas. É um mundo que ecoa a jogabilidade estratégica encontrada no pôquer online em plataformas como 7Bit Casino, Bitstarz e VegasCasino, onde os jogadores participam de batalhas de alto risco no conforto de sua própria casa. “Rounders” não apenas captura a intensidade do pôquer, mas também investiga as complexidades da amizade e da lealdade em meio à emoção do jogo.

Cassino (1995): A obra-prima de Scorsese

Dirigido pelo lendário Martin Scorsese, “Casino” é um tour de force cinematográfico que oferece uma visão imersiva do tumultuado mundo dos cassinos controlados pela máfia em Las Vegas durante as décadas de 1970 e 1980. Estrelado por Robert De Niro, Joe Pesci e Sharon Stone, o filme tece uma narrativa de poder, traição e os jogos de apostas altas que definiram uma era. Desde os cenários opulentos dos cassinos até a intensidade crua das atuações, “Cassino” é um clássico do gênero de filmes de cassino, oferecendo um retrato emocionante do lado sombrio do mundo dos jogos de azar.

Ocean’s Eleven (2001): O melhor conjunto de assalto

Dirigido por Steven Soderbergh, “Ocean’s Eleven” é um filme de assalto cheio de estilo que combina o fascínio dos cassinos com a emoção de um roubo meticulosamente planejado. Estrelado por um elenco liderado por George Clooney, Brad Pitt e Julia Roberts, o filme gira em torno de um grupo de criminosos carismáticos que tentam roubar simultaneamente três cassinos de Las Vegas. Com suas inteligentes reviravoltas na trama, diálogos afiados e atuações carismáticas, “Ocean’s Eleven” redefine o gênero de assalto a cassino e se tornou um favorito eterno entre os cinéfilos.

21 (2008): A verdadeira história da contagem de cartas

Inspirado em fatos reais, “21”, dirigido por Robert Luketic, conta a história de estudantes do MIT que usam suas habilidades matemáticas para vencer o sistema no blackjack. Kevin Spacey interpreta o professor que orienta os alunos, guiando-os pelas complexidades da contagem de cartas. O filme não apenas oferece uma narrativa emocionante, mas também explora os dilemas éticos e as consequências de ser mais esperto que o cassino. “21” é um retrato emocionante do lado intelectual do jogo.

The Hangover (2009): Uma Comédia em Vegas

Embora não seja um filme de cassino tradicional, “The Hangover”, dirigido por Todd Phillips, é uma comédia que se passa em Las Vegas e envolve uma festa de despedida de solteiro que dá errado. As aventuras caóticas e bem-humoradas do filme incluem uma cena memorável em uma mesa de blackjack. “The Hangover” tornou-se um fenômeno cultural, mostrando o lado mais leve de Las Vegas e as aventuras inesperadas que podem acontecer na cidade dos excessos.

 

Cassino Royale (2006): O pôquer de alto risco de Bond

Dirigido por Martin Campbell, “Cassino Royale” marca a estreia de Daniel Craig como James Bond. O filme foge da fórmula típica dos filmes de cassino ao enfatizar o pôquer de altas apostas em vez dos jogos tradicionais de cassino. As intensas cenas de pôquer no Cassino Royale em Montenegro acrescentam uma camada de sofisticação ao filme, mostrando as habilidades estratégicas de Bond em uma arena diferente. “Cassino Royale” deu novo fôlego à franquia Bond e continua sendo um dos destaques da série.

Rain Man (1988): Blackjack e autismo

Dirigido por Barry Levinson, “Rain Man” é estrelado por Dustin Hoffman e Tom Cruise. O filme acompanha a jornada de dois irmãos, um dos quais tem autismo e habilidades matemáticas excepcionais, enquanto embarcam em uma viagem de carro que envolve uma visita a um cassino. As cenas de blackjack, em que o personagem de Hoffman demonstra suas habilidades de contagem de cartas, tornaram-se icônicas e contribuíram para o sucesso comercial e de crítica do filme. “Rain Man” é um testemunho da natureza multifacetada dos filmes de cassino, explorando temas que vão além do fascínio da sorte.

Conclusão

Desde o brilho e o glamour de Las Vegas até o mundo clandestino do pôquer clandestino, os filmes icônicos de cassino proporcionaram ao público um passaporte cinematográfico para os diversos reinos do jogo. Esses filmes não apenas mostram a emoção da sorte e o fascínio dos jogos de apostas altas, mas também se aprofundam nos personagens complexos e nas narrativas intrincadas que definem esse gênero. Enquanto a roleta gira e as cartas são distribuídas, os filmes de cassino continuam a capturar a imaginação do público, oferecendo uma fuga cinematográfica para o mundo do risco, da recompensa e do fascínio atemporal do cassino.

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