Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

JOSÉ SARAMAGO E UNS DOCUMENTOS DO “DIABO”… | 2 agosto – 6 setembro 2022 | MOSTRA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA

Por joanabraga — 29 de Julho de 2022, 08:43

 

No ano em que se assinala o centenário do nascimento do escritor José Saramago (1922-2010), o Arquivo Nacional da Torre do Tombo promove uma mostra documental e bibliográfica deste autor português que atravessou fronteiras, ganhou dimensão mundial, e viu a sua vasta e diversificada obra reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Nesta mostra documental faz-se uma retrospetiva da vida do autor através da memória que dele ficou nos documentos de arquivo. Dos processos da PIDE/DGS, movidos no âmbito da vigilância habitualmente exercida sobre quem suscitava suspeitas de não alinhamento aos ideais vigentes, salienta-se uma carta que escreveu à filha, Violante Saramago Matos, em 1973, aquando da detenção desta na sequência do seu envolvimento nas comemorações do 1º de maio daquele ano.
Igualmente em destaque, uma carta de Paris, escrita por Luís Cília, a propósito da colaboração entre ambos num trabalho discográfico, em que o cantor e compositor utilizaria letras de Saramago.
Também presente o processo de habilitação do jornal “O Diabo”, em 1973, com propriedade e edição de José Saramago e direção de Mário Ventura Henriques e uma carta aberta de divulgação dos objetivos e intenções deste semanário de informação e crítica, cujos signatários eram, de entre outros, José Cardoso Pires, Alice Vieira, Óscar Lopes, António Borges Coelho, Orlando Costa. Estes dois documentos estão integrados no fundo do Secretariado Nacional de Informação e no arquivo particular de Tito de Morais, respetivamente.
Do arquivo fotográfico do “Diário de Lisboa” mostram-se algumas fotografias de Saramago obtidas ao longo dos anos, individualmente ou em grupo e que constituem um dossier do jornal sobre o escritor.
Já a mostra bibliográfica centra-se numa panóplia de títulos da obra de Saramago traduzidos nas mais variadas línguas, tais como japonês, bengali, estónio, romeno, albanês, castelhano, entre outras.
Estas traduções, como as de outros autores portugueses, resultam do programa de apoio à tradução, ativo durante mais de 30 anos, primeiro pela DGLB (Direção -Geral do Livro e das Bibliotecas), depois pela DGLAB ( Direção -Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) e desde 2020 pelo programa LATE (linha de apoio à tradução e edição).

 

Com entrada livre, esta Mostra pode ser visitada de 2 de agosto a 6 de setembro na Torre do Tombo, em Lisboa, de segunda a sexta-feira das 09:30 às 19:30.

The post JOSÉ SARAMAGO E UNS DOCUMENTOS DO “DIABO”… | 2 agosto – 6 setembro 2022 | MOSTRA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Horário de Verão do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | 16 de julho a 15 de setembro

Por joanabraga — 14 de Julho de 2022, 07:25

Informa-se que, de 16 de julho a 15 de setembro, entrará em vigor o Horário de Verão 2022 do ANTT

Consulta de documentação:  segunda a sexta-feira: 9:30h às 17:30h

Pedidos   para   consulta   dos   documentos: segunda a sexta-feira: 9:30h às 15:00h

Encerramento aos Sábados

The post Horário de Verão do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | 16 de julho a 15 de setembro first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Marca do Património Europeu | novo processo de seleção a decorrer

Por joanabraga — 12 de Julho de 2022, 10:44

Irá decorrer, em 2023, um novo processo de seleção para atribuição da distinção da Marca do Património Europeu. A apresentação das candidaturas para seleção a nível europeu resulta de um processo de pré-seleção a nível nacional, cabendo ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura (GEPAC) a coordenação, em Portugal, deste processo de seleção das candidaturas nacionais, que deverão ser apresentadas à Comissão Europeia até ao final de fevereiro de 2023.

Consulte aqui

Marca do Património Europeu-Divulgação Processo pré-seleção edição 2023

The post Marca do Património Europeu | novo processo de seleção a decorrer first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Instituição da Ordem de Santiago

Por joanabraga — 11 de Julho de 2022, 17:04

Foi há 850 anos que a Ordem de Santiago entrou em Portugal. Quer saber mais?

The post Instituição da Ordem de Santiago first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exposição | Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Prolongada até 15 de setembro!

Por joanabraga — 4 de Julho de 2022, 12:51

“Em que medida as pessoas estão dispostas a acolher aqueles que a eles chegaram com esperança ou em necessidade?
Até que ponto estão as sociedades dispostas a mostrar solidariedade com as pessoas oprimidas e deslocadas?”

A exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade” com data alargada até dia 15 de setembro e de entrada gratuita, mostra 47 documentos de vários arquivos europeus que ajudam a compreender melhor estas e outras questões que preocupam a Europa atual.
Proporcionando uma experiência transmedia, esta exposição alia a presença de documentos originais com a reprodução de documentos em impressão de alta qualidade e explorados através de  jogos e realidade aumentada.

Num momento em que a Europa enfrenta graves crises migratórias, esta exposição, fruto da cooperação europeia, analisa questões como exílios e fluxos migratórios numa perspetiva histórica ao longo de vários séculos, estando presentes documentos como o “Passaporte de Nansen”, o processo contra o diplomata português Aristides de Souza Mendes, o fim da perseguição dos judeus em Portugal e as lotarias para apoio aos refugiados.

Horário:
Segunda a sexta: 9h30-19h30
Sábado: 9h30-12h30
A partir de 15 de julho encerra aos sábados

Catálogo da exposição (ebook)
https://www.digitaltreasures.eu/wp-content/uploads/2022/05/Exilios-Fluxos-Migratorios-e-Solidariedade.pdf

Trailer

EDT – Apresentação do ciclo de exposições
https://youtu.be/Z3zTwh1MSgE

Entidades promotoras

A exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade” foi desenvolvida no âmbito do projeto “Tesouros Digitais Europeus” ( https://www.digitaltreasures.eu ) por um consórcio formado pelos Arquivos Nacionais de Portugal, Espanha, Malta, Noruega e Hungria, bem como as organizações internacionais Ícarus e MTU – Munster Technological University, apoiado pelo programa europeu “Europa Criativa”.

The post Exposição | Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Prolongada até 15 de setembro! first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

AVISO: Nova Versão do CRAV

Por joanabraga — 4 de Julho de 2022, 07:38

Durante o mês de julho e agosto de 2022 vai ser disponibilizada uma nova versão do CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual).

A nova versão do CRAV inclui várias alterações e melhorias, tem em conta as opiniões recebidas dos utilizadores e resulta de um investimento significativo da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) na melhoria constante das ferramentas digitais disponibilizadas em linha, no reforço da segurança dos dados e das operações e na adequação das ferramentas para os utilizadores em todos os arquivos da rede DGLAB.

Assim, os arquivos da rede DGLAB entrarão gradualmente no novo ambiente, sendo necessário efetuar um novo registo de utilizador para ter acesso à nova versão do CRAV.

O seu novo nome de utilizador e password será único para qualquer arquivo da rede DGLAB.

A versão antiga do CRAV manter-se-á em funcionamento apenas para a resposta dos pedidos antigos realizados na versão anterior do CRAV.

Verifique, em baixo, as datas de entrada em funcionamento do novo CRAV nos arquivos da rede DGLAB:

Data prevista em que não se pode realizar mais pedidos na versão antiga do CRAV Data prevista para o início de funcionamento do novo CRAV
Arquivo Nacional da Torre do Tombo 01/jul 04/jul
Arquivo Distrital de Aveiro 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital de Viana do Castelo 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital de Vila Real 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital do Porto 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital da Guarda 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Bragança 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Leiria 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Portalegre 22/jul 25/jul
Arquivo Distrital de Santarém 22/jul 25/jul
Arquivo Distrital de Beja 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Faro 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Viseu 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Évora 05/ago 08/ago
Arquivo Distrital de Castelo Branco 02/set 05/set
Arquivo Distrital de Setúbal 02/set 05/set
Centro Português de Fotografia a confirmar
Arquivo Histórico Ultramarino a confirmar

Atenção:

A entrada em funcionamento da nova versão do CRAV implica uma breve indisponibilidade do sistema. A partir dessa data só será possível criar novos pedidos no novo CRAV.

Caso necessite de esclarecimentos, solicitamos que nos contacte através do email: suporte.CRAV@dglab.gov.pt

Agradecemos a sua compreensão e lamentamos eventuais incómodos causados.

A Equipa CRAV da DGLAB

The post AVISO: Nova Versão do CRAV first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

AVISO: Nova versão do CRAV

Por joanabraga — 28 de Junho de 2022, 07:45
Estamos a melhorar os nossos serviços em linha por isso necessitamos de solicitar a sua colaboração!
A partir do próximo dia 1 de julho de 2022, o serviço CRAV deixará de estar disponível para solicitação de novos pedidos.
O serviço voltará a estar disponível no dia 4 de julho de 2022!
A nova versão do CRAV inclui várias alterações e melhorias, tem em conta as opiniões recebidas dos utilizadores e resulta de um investimento significativo da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLBA) na melhoria constante das ferramentas digitais disponibilizadas em linha, no reforço da segurança dos dados e das operações e na adequação das ferramentas para os utilizadores em todos os arquivos da rede DGLAB.

The post AVISO: Nova versão do CRAV first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

IBERARQUIVOS | XXIV Convocatória a Apoios a Projetos de Arquivos

Por joanabraga — 23 de Junho de 2022, 11:55

Veja aqui como participar

CONVITE
Pensa candidatar-se à XXIV Convocatória Iberarquivos?
Não deixe de assistir à presente palestra!

 

The post IBERARQUIVOS | XXIV Convocatória a Apoios a Projetos de Arquivos first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Divulgação | “Encontros VINCULUM: Bases de dados e Arquivística Histórica”

Por joanabraga — 22 de Junho de 2022, 09:45

O programa dos “Encontros VINCULUM: Bases de dados e Arquivística Histórica” dividem-se em duas actividades:

  • O Colóquio Internacional “Bases de dados arquivísticas entre o projecto e a comunidade”, que se realiza nos dias 7 e 8 de Julho no Arquivo Nacional Torre do Tombo e no Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH. Brevemente será enviado o link do Zoom para a transmissão

 

  • O workshop “Bases de dados arquivísticas em open source para historiadores”, que será ministrado pelo Professor Daniel Flores (Universidade Federal Fluminense) nos dias 11 e 12 de Julho, no Colégio Almada Negreiros – NOVA FCSH. Trata-se de um evento exclusivamente presencial.

Folheto informativo

The post Divulgação | “Encontros VINCULUM: Bases de dados e Arquivística Histórica” first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

5.º Encontro BAD ao Sul

Por joanabraga — 21 de Junho de 2022, 07:22

O 5º Encontro BAD ao Sul realiza-se este ano em Redondo, no Centro Cultural, no dia 30 de setembro, sob o tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus do Sul: o lugar na comunidade – que serviços e projetos?”.

Através do 5.º Encontro BAD ao Sul pretende-se realizar um balanço da evolução dos serviços de informação, dar a conhecer as soluções inovadoras e proactivas, que usaram para afirmar o seu lugar na comunidade, e responder aos desafios que enfrentaram na última década.

Mais informações em: https://eventos.bad.pt/event/5o-encontro-bad-ao-sul/

The post 5.º Encontro BAD ao Sul first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Encerramento do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | Feriados de junho

Por joanabraga — 9 de Junho de 2022, 08:29

Devido aos feriados nacional e municipal, nos dias 10 e 13 de junho, informa-se que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, está encerrado no dia 11 de junho (sábado), reabrindo no dia 14 de junho (terça-feira), no horário normal de funcionamento.

The post Encerramento do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | Feriados de junho first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

No centenário do nascimento de Agostinho Neto (1922-1979) | Mostra documental

Por joanabraga — 7 de Junho de 2022, 12:22

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de António Agostinho Neto (1922-1979), político e poeta angolano, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta uma mostra documental e bibliográfica do seu acervo, memória de alguns dos momentos marcantes do percurso político e da produção literária daquela figura que marcou de forma decisiva a história do seu país.

Saber mais

Torre do Tombo

Entrada livre

8 junho | 28 julho 2022

2.ª a 6.ª – 9h.30 – 19h30

Sábado – 9h.30 – 12h30

The post No centenário do nascimento de Agostinho Neto (1922-1979) | Mostra documental first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

#IAW2022 | #SomosArquivo | 9 jun 2022 | Torre do Tombo

Por joanabraga — 3 de Junho de 2022, 12:21

 

Comemorações do Dia Internacional dos Arquivos

9 de junho de 2022 – Torre do Tombo

#SomosArquivo

Registos de Memória e Experiências de Trabalho no Arquivo Nacional da Torre do Tombo 

Programa:

10h00 – Abertura Dr. Silvestre Lacerda

10h15-11h00 – Dr.ª Maria José Mexia – A experiência de trabalho na Torre do Tombo: os fundos monásticos

11h00-11h45 – Dr.ª Lurdes Henriques – A experiência de trabalho na Torre do Tombo: da documentação ao serviço educativo

11h45-12h30 –  Dr.ª Maria Trindade Serralheiro –  Visita guiada à Exposição “ Exílios, fluxos migratórios e solidariedade”

12h:30- 14h:30 – Intervalo almoço

14h30 -15h00– Dr.ª Teresa Saraiva – A minha experiência de trabalho na Torre do Tombo

15h00-15h30- Doutora Maria João Oliveira (Universidade do Porto) – “Perdido e achado”: reconstituir os caminhos de um documento original de 1016

15h30h-16h00- Mestre Bruno Cordovil e Dr.ª Teresa Tremoceiro – “Interno por uns tempos: contextos reais de trabalho na grande Torre do Tombo”

16h00-16h30- Dr.ª Carla Lobo e Dr.ª Patrícia dos Santos Ferreira – Arquivos fotográficos: Empresa Pública Jornal ‘O Século’ (EPJS): Caso de estudo das telefotos

Já pode ver aqui:

Vídeo no youtube

 

Entrar na reunião Zoom

https://us06web.zoom.us/j/81715579814

ID da reunião: 817 1557 9814

Dispositivo móvel de um toque

+16699006833,,81715579814# Estados Unidos (San Jose)

+12532158782,,81715579814# Estados Unidos (Tacoma)

 

Discar pelo seu local

+1 669 900 6833 Estados Unidos (San Jose)

+1 253 215 8782 Estados Unidos (Tacoma)

+1 301 715 8592 Estados Unidos (Washington DC)

+1 312 626 6799 Estados Unidos (Chicago)

+1 346 248 7799 Estados Unidos (Houston)

+1 408 638 0968 Estados Unidos (San Jose)

+1 646 876 9923 Estados Unidos (New York)

+351 308 804 188 Portugal

+351 308 810 988 Portugal

+351 211 202 618 Portugal

ID da reunião: 817 1557 9814

Localizar seu número local: https://us06web.zoom.us/u/kbLqsAaEJU

 

#IAW2022 | #SomosArquivo

Site do evento: https://www.ica.org/en/international-archive-week-iaw2022

De segunda-feira, 6 de junho a sexta-feira, 10 de junho de 2022, celebraremos a quarta Semana Internacional de Arquivos #IAW2022 e o tema deste ano será #SomosArquivo.

Convidamos profissionais e organizações de arquivo e gestão documental para se juntar a nós numa conversa virtual usando essas hashtags (#SomosArquivo #ArchivesAreYou #NousSommesLesArchives #SomosArchivo e #IAW2022) para discutir o que significa ser um arquivista e o que os arquivos realmente refletem: as histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam dentro da profissão e com as comunidades representadas (ou não) nessas narrativas.

Quando falamos em #SomosArquivo, queremos dirigir-nos aos Arquivistas, pois os arquivos representam a prática profissional e os padrões dos arquivistas. Vamos refletir sobre como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “arquivo”, como nossas práticas refletem o viés profissional e como os arquivos nos impactam com as histórias que contam.

No entanto, #SomosArquivo também representa a sociedade civil, o povo dos nossos países. Os arquivos protegem as histórias e o passado das pessoas, seu presente e, eventualmente, seu futuro. Eles ajudam-nos a entender quem somos e quem queremos ser. Entendendo que histórias os arquivo mostram, quem está dentro? Quem ficou de fora? Algumas comunidades marginalizadas querem ser documentadas em um “arquivo institucional”?

 

 

The post #IAW2022 | #SomosArquivo | 9 jun 2022 | Torre do Tombo first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Oficina | Escritas e Escrivães da Torre do Tombo – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

Por joanabraga — 30 de Maio de 2022, 08:07

No Castelo de São Jorge, Lisboa acontece:

http://castelodesaojorge.pt/site/pt/programacao/escritas-e-escrivaes-da-torre-do-tombo-dia-de-camoes-de-portugal-e-das-comunidades-portuguesas/

Escritas e Escrivães da Torre do Tombo – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas

No dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas falamos da arte de escrever, de como a língua molda a identidade de um povo e como evoluiu a língua de Camões.
A oficina desenvolve-se em torno da descoberta de manuscritos medievais e das suas iluminuras para criar um momento de aprendizagem lúdico e educativo, ideal para os mais novos e para as suas famílias.
O que são iluminuras, qual era a função da Torre do Tombo e de quem lá trabalhava, são algumas das respostas que iremos abordar.
Através de uma atividade artística de recriação de iluminuras e de um percurso por várias áreas do monumento, identificam-se os espaços e a história do Castelo que se liga à história da língua portuguesa.

Oficina para toda a família
10 de Junho – Sexta-feira
Oficina para toda a família
15h | M/6 | duração aproximada de 1h
3,5 € (mediante marcação) | máximo de 15 participantes
com Serviço Educativo

Marcações:
servicoeducativo@castelodesaojorge.pt (de segunda a sexta entre as 09:30 e 17:30)
+351 218 800 620 (todos os dias)

The post Oficina | Escritas e Escrivães da Torre do Tombo – Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

1.ª Travessia aérea do Atlântico Sul

Por joanabraga — 19 de Maio de 2022, 11:47

A 30 de março de 1922 deu-se início à primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada pelo Almirante Gago Coutinho e pelo Comandante Sacadura Cabral, ligando Lisboa e Rio de Janeiro, onde chegaram a 17 de junho, uma viagem heroica que aconteceu há 100 anos. Saber mais…

 

The post 1.ª Travessia aérea do Atlântico Sul first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Torre do Tombo | Mostra Documental: Conquista das 8 horas de trabalho nos campos do sul

Por teresajorge — 11 de Maio de 2022, 13:38
No mês em que se assinala o Dia do Trabalhador, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta a mostra documental “Conquista das 8 horas de trabalho nos campos do sul”, de 12 de maio a 8 de junho. No dia 12, pelas 18h00, será realizada uma visita guiada pela professora Paula Godinho.

The post Torre do Tombo | Mostra Documental: Conquista das 8 horas de trabalho nos campos do sul first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Encontro de Redes de Arquivo | Estremoz | 2 junho 2022

Por joanabraga — 2 de Maio de 2022, 12:18

O Encontro de Redes de Arquivo, a realizar em Estremoz, decorrerá dia 2 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz, sob o lema “Arquivos em Rede” e é organizado pelo Município de Estremoz com o apoio do Arquivo Distrital de Évora e da Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora (RAA-DE).

Este encontro é dirigido a arquivistas, documentalistas e outros profissionais da informação, bem como a investigadores e a todos os interessados por estas temáticas.

Reunirá representantes de várias Redes de Arquivos do País com o objetivo de criar um espaço aberto de divulgação de boas práticas e projetos desenvolvidos por cada Rede, geradores de inovação. Tem, ainda, o intuito de servir de fórum de partilha de estratégias que permitam a valorização dos arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, abordando a promoção, a preservação, a gestão e a difusão do património arquivístico.

A inscrição, gratuita mas obrigatória, alargada para além de dia 26 de abril, pode ser efetuada até à lotação total do espaço através do seguinte email:

arquivo.municipal@cm-estremoz.pt

Dados a remeter: Nome; Instituição (opcional)

Programa:

9h30 – Receção aos participantes

9h45 – Abertura (Presidente da Câmara Municipal de Estremoz; representante da DGLAB)

10h00 – Apresentação de estratégias e projetos colaborativos nacionais

“Comunidade CLAV: um desafio à participação” (Pedro Penteado – DGLAB)

Projeto “Guia de Arquivos da NUT Alentejo” (Anita Tinoco – Arquivo Distrital de Beja; Glória Santos – Arquivo Distrital de Setúbal; Jorge Janeiro – Arquivo Distrital de Évora; Leonor Lopes – Arquivo Distrital de Santarém; Sandra Chaves – Arquivo Distrital de Portalegre)

10h40 – Debate

11h00 – Pausa para café

11h15 – Apresentação de estratégias e projetos colaborativos setoriais

“A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas: um projeto colaborativo em construção” (Nuno Estevão Ferreira – Rede de Arquivos e Instituições Religiosas)

“Conhecer, proteger e estudar os arquivos de família – ARQFAM: um percurso de colaboração entre a universidade, os serviços de arquivo e os proprietários privados de arquivos de família” (Maria de Lurdes Rosa – Arquivos de Família)

“Arquivo CUF-Alfredo da Silva” (Jorge Quintas – Fundação Amélia de Mello)

12h00 – Debate

12h30 – Almoço

14h30 – Apresentação de estratégias e projetos colaborativos regionais

“A Rede de Arquivos do Distrito de Bragança: primeiros passos de uma caminhada com futuro” (Domingos Barreira – Rede Arquivos de Bragança)

“Região de Aveiro Digital – a dimensão e intervenção arquivística” (Hélder Silva – Rede de Arquivos de Aveiro)

(Sónia Negrão, Rede de Arquivos do Algarve)

15h30 – Pausa para café

15h45 – Apresentação de estratégias e projetos colaborativos regionais

“Estratégia de Gestão Integrada da Informação e Implementação do Arquivo Digital no Médio Tejo” (Sónia Santos – Rede de Arquivos do Médio Tejo)

“Estratégia de Salvaguarda do património Arquivístico (2019-2022): resultados” (Jorge Janeiro, Paula Gonçalves, Sílvia Arvana, Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora)

(Carlos Filipe, CECHAP)

16h45 – Debate

17h – Sessão de Encerramento

17h15 – Programa Cultural

Visita cultural: Opção A – Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz; Opção B – Museu Berardo Estremoz; Opção C – Castelo de Estremoz.

Link para a página do Encontro:

https://www.cm-estremoz.pt/noticias/estremoz-recebe-encontro-de-redes-de-arquivo

The post Encontro de Redes de Arquivo | Estremoz | 2 junho 2022 first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Torre do Tombo | Homenagem em memória da vida e obra de José Tengarrinha | 4 maio 2022 | 18h

Por joanabraga — 2 de Maio de 2022, 09:44

Irá ter lugar no auditório da Torre do Tombo  uma sessão de homenagem em memória da vida e obra de José Tengarrinha, no dia 4 de maio de 2022, entre as 18h00 e as 20h30.

The post Torre do Tombo | Homenagem em memória da vida e obra de José Tengarrinha | 4 maio 2022 | 18h first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Torre do Tombo | Exposição | 28 abril a 30 junho 2022

Por joanabraga — 27 de Abril de 2022, 07:32

No próximo dia 28 de abril de 2022, pelas 17h, inaugura-se no Arquivo Nacional da Torre do Tombo a exposição Exílios, fluxos migratórios e solidariedade.

Esta é a última, das três exposições transmedia, previstas no âmbito do projeto Tesouros Digitais Europeus, que pretende exibir alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos.

Numa altura em que a Europa enfrenta graves crises migratórias, esta exposição, fruto da cooperação europeia, analisa questões como exílios e fluxos migratórios numa perspetiva histórica, através de 47 documentos chave ao longo de vários séculos.

Tesouros Digitais Europeus é um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e tem como parceiros os Arquivos de Estado de Espanha, da Hungria, da Noruega, de Malta, de Portugal e ainda o ICARUS (Áustria) e a Universidade de Tecnologia de Munster (Irlanda). Esta colaboração, que só foi possível graças ao património digitalizado da maioria dos arquivos, resultou numa experiência transmedia sobre a história da Europa.

Datas: 28 abril a 30 junho 2022

Horário:
Segunda a sexta: 9h30-19h30
Sábado: 9h30-12h30
Entrada livre

https://www.digitaltreasures.eu/
Saber mais 

The post Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Torre do Tombo | Exposição | 28 abril a 30 junho 2022 first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Concurso Infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias” | Iberarquivos

Por joanabraga — 18 de Abril de 2022, 07:45

O programa de cooperação Iberarquivos tem o prazer de o convidar para participar no concurso infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias”, no qual podem participar todas as crianças entre os 9 e os 12 anos.
O concurso faz parte da iniciativa do novo microsite “Na pele dos nossos antepassados: Recursos pedagógicos para o conhecimento da luta contra as pandemias históricas através de arquivos e aulas para meninos e meninas na Ibero-América perante a COVID-19” e responde à pergunta: Que recomendações daria a outras crianças / como lidar com uma pandemia?
O objetivo do concurso é que as crianças apresentem um trabalho numa das seguintes modalidades: desenho, texto-escrita ou vídeo, no qual nos mostrem o que aprenderam no microsite e como podemos lidar com a COVID-19 com base nas lições do passado, testemunhadas nos documentos de arquivo.
O concurso estará aberto até 8 de julho do corrente ano e os trabalhos podem ser enviados para o e-mail: summoniberarchivos@gmail.com ou por correio, para a Secretaria Técnica em Madrid.
Convidamos todos os professores a conhecer o guia pedagógico e o microsite e usá-los como uma ferramenta de aprendizagem inclusiva para os meninos e meninas da Ibero-América neste período de mudanças educacionais repentinas e sem precedentes.
Os Iberarquivos querem contribuir de forma inovadora para a educação virtual, com base nas fontes primárias dos arquivos Ibero-Americanos, pois os arquivos encerram o legado dos nossos antepassados, um testemunho do que fomos e a chave para a compreensão do que somos e seremos como humanidade.
É importante notar que este concurso é uma oportunidade para as crianças dos 18 países membros interagirem e competirem mas, acima de tudo, para contribuir para uma reflexão em tempos de pandemia. Este evento é o reflexo de grandes sinergias a nível ibero-americano e queremos convidá-lo a ser parte fundamental.

Para mais informações aceda ao site: http://enlapieldenuestrosantepasados.com/pt/1815-2

Assista à apresentação do microsite em: https://www.youtube.com/watch?v=3PTpSFxypNY

The post Concurso Infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias” | Iberarquivos first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Encerramento do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Quadra Pascal

Por joanabraga — 13 de Abril de 2022, 07:14

À semelhança dos anos anteriores, devido às festividades Pascais, informa-se que o Arquivo Nacional da Torre do Tombo encerra no dia 14 de abril de 2022 às 19.30h (quinta-feira) reabrindo na segunda-feira dia 18, no horário normal de funcionamento.

The post Encerramento do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Quadra Pascal first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Interrupções dos serviços em linha – 13 abril 2022

Por joanabraga — 13 de Abril de 2022, 07:09

Alertamos os nossos utilizadores e visitantes para possíveis interrupções dos serviços em linha, devido a manutenção técnica a realizar durante o dia 13/04/2022 a partir das 18h.

Pedimos desculpa pelos transtornos causados.

The post Interrupções dos serviços em linha – 13 abril 2022 first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal

Por joanabraga — 23 de Março de 2022, 09:58

Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal nos 375 anos passados sobre o voto do rei D. João IV.

Veja a exposição virtual

The post Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Biblioteca da Torre do Tombo | Novos recursos

Por joanabraga — 18 de Março de 2022, 08:22

A Biblioteca da Torre do Tombo disponibiliza novos recursos:

The post Biblioteca da Torre do Tombo | Novos recursos first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Biblioteca da Torre do Tombo | Novas catalogações

Por joanabraga — 17 de Março de 2022, 14:00

A Biblioteca da Torre do Tombo disponibiliza novas catalogações:

The post Biblioteca da Torre do Tombo | Novas catalogações first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

❌