Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Comunicação |“Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal em documentos da Torre do Tombo”

Por joanabraga — 5 de Dezembro de 2022, 11:11

No dia 7 de Dezembro de 2022, na sala de Conferências do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, às 15h, Fátima Ó Ramos apresentará a comunicação Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal em documentos da Torre do Tombo.

Esta comunicação foi feita no Congresso Internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos de Mariologia (IPPM) e realizado no Santuário de Fátima, nos dias 24,25 e 26 de Março de 2022.

The post Comunicação |“Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal em documentos da Torre do Tombo” first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Dia do Mediterrâneo 2022 | 28 novembro

Por joanabraga — 24 de Novembro de 2022, 11:29

   Dia do Mediterrâneo 2022. Veja mais

The post Dia do Mediterrâneo 2022 | 28 novembro first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exposição | Chapas Sínicas – Histórias de Macau na Torre do Tombo | Biblioteca da Universidade de Aveiro

Por joanabraga — 16 de Novembro de 2022, 08:44

A exposição “Chapas Sínicas – Histórias de Macau na Torre do Tombo” mostra documentos da coleção “Chapas Sínicas”, preservada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Portugal, constituída por mais de 3600 documentos escritos em chinês, incluindo algumas traduções para português. A exposição está patente entre 14 de novembro de 2022 e 22 de janeiro de 2023, na sala de exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro.

Mais informação

The post Exposição | Chapas Sínicas – Histórias de Macau na Torre do Tombo | Biblioteca da Universidade de Aveiro first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exposição | Descobertas europeias: do novo mundo às novas tecnologias | Centro Português de Fotografia

Por joanabraga — 16 de Novembro de 2022, 08:24
Depois de ter estado patente ao público em 2021 no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a exposição Descobertas europeias: do novo mundo às novas tecnologias conhece a sua segunda edição na cidade do Porto, no Centro Português de Fotografia, de 19 de novembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023.

 

Esta exposição está integrada no projeto Tesouros Digitais Europeus cujo objetivo é exibir alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos.
Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e tem como parceiros os Arquivos de Estado de Espanha, da Hungria, da Noruega, de Malta, de Portugal e ainda o ICARUS (Áustria) e a Universidade de Tecnologia de Munster (Irlanda). Esta colaboração, que só foi possível graças ao património digitalizado da maioria dos arquivos, resultou numa experiência transmedia sobre a história da Europa.
A ideia de “descoberta” – de explorar o desconhecido, de encontrar e tentar coisas novas, de criar novos objetos e artefactos, dos desafios inovadores aos convencionais – tem sido uma constante na história da humanidade e da Europa. Ao longo dos séculos, a sua busca uniu terras e povos de várias nações europeias em empreendimentos comuns. A história do desenvolvimento da ciência e do progresso tecnológico é verdadeiramente um capítulo da cooperação internacional na história da Europa
Nesta exposição o visitante pode interagir com:
– Documentos originais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo;
– Reproduções digitais de documentos de oito países distribuídos por expositores
interativos;
– Documentos que permitem experienciar a tecnologia da realidade aumentada;
– Vídeo jogos
– Vídeos informativos

The post Exposição | Descobertas europeias: do novo mundo às novas tecnologias | Centro Português de Fotografia first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”

Por joanabraga — 11 de Novembro de 2022, 13:25

Foi inaugurada no dia 4 de novembro de 2022, no Paço dos Condes/Castelo de Ourém, a exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II“, cuja cerimónia de abertura contou com a participação do senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro Dr. Henrique Araújo, da senhora Ministra da Justiça, Professora Doutora Catarina Sarmento e Castro, do senhor Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura, Juiz Conselheiro Dr. José Lameira, do senhor Juiz Presidente da Comarca de Santarém, Dr. Luís Miguel Caldas, e do senhor Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Dr. Luís Miguel Albuquerque.

A exposição, idealizada e concebida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santarém e montada com o apoio do Município de Ourém, tem a colaboração institucional da Polícia Judiciária, da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, da Direcção-Geral da Administração da Justiça, e da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Ao longo da exposição é possível percorrer vários painéis que ilustram a história do processo e a repercussão noticiosa que o caso teve na época, destacando-se, entre os objetos expostos, o original do processo-crime, a arma utilizada na tentativa de atentado contra o Papa João Paulo II e a recriação de um gabinete de Juiz dos anos 80 do século XX.

A exposição irá ficar patente ao público até ao dia 31 de dezembro de 2022, podendo ser visitada de terça-feira a Domingo, das 10h e às 13h e das 14h às 17h.

The post Exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II” first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Plataforma CRAV da DGLAB recebe distinção

Por joanabraga — 2 de Novembro de 2022, 08:04

A nova versão do projeto ‘Consulta Real em Ambiente Virtual’ (CRAV) da DGLAB foi distinguido, com uma menção honrosa, no Prémio Abertura 2022 que decorreu no evento ‘Open Source: Tecnologia que FAZ e DESCOMPLICA’, dia 20 de outubro em Braga. Este galardão, da responsabilidade da ESOP, visa distinguir as entidades que se evidenciaram pela utilização e adoção de tecnologias Open Source ou que contribuíram para a sua divulgação e dinamização.

Saber mais

 

The post Plataforma CRAV da DGLAB recebe distinção first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

“Chapas Sínicas”, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Por joanabraga — 31 de Outubro de 2022, 11:19

A exposição “Chapas Sínicas”, inaugurada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), estará patente até 9 de novembro de 2022. A mostra reúne, na Sala de São Pedro, testemunhos dos séculos XVIII e XIX, de um espólio de arquivo vindo de Macau e propriedade do Arquivo Nacional da Torre do Tombo que documenta dois séculos de contactos oficiais entre Portugal e Macau durante a dinastia Qing: 1693-1886.
Vídeo
Mais informação

Veja também:

“Chapas Sínicas”: Registo da Memória do Mundo

Ano cultural  China-Portugal

Documentos em Chinês: Chapas sínicas e versões em português – L 783

 

 

The post “Chapas Sínicas”, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Convite | Prémio de Ensaio Jacinto Prado Coelho

Por joanabraga — 31 de Outubro de 2022, 08:15

The post Convite | Prémio de Ensaio Jacinto Prado Coelho first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Fórum Competências Digitais

Por Mário Sant'Ana — 18 de Outubro de 2022, 08:29

No âmbito do Mês das Competências Digitais – #tratarodigitalportu vai ter lugar, no próximo dia 24 de outubro, o Fórum das Competências Digitais. Esta será uma sessão de discussão, em que todas as pessoas podem participar, de balanço e de apresentação de novas medidas de política pública que promovem a literacia digital a todos os níveis.

Inscrições: https://pt.surveymonkey.com/r/forumdascompetenciasdigitais

Mais informação em: http://incode2030.gov.pt

The post Fórum Competências Digitais first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

500 Anos do Correio em Portugal | Exposição

Por teresajorge — 11 de Outubro de 2022, 10:05

Saber mais

Veja também a exposição virtual Correio-Mor, 500 anos

 

 

 

 

 

The post 500 Anos do Correio em Portugal | Exposição first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

50 Anos do assassinato de José António Ribeiro dos Santos

Por teresajorge — 6 de Outubro de 2022, 13:51

 

Ler mais Biografia de Ribeiro Santos

The post 50 Anos do assassinato de José António Ribeiro dos Santos first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Conferência internacional – Resistência juvenil, ditaduras e políticas de memória

Por Mário Sant'Ana — 3 de Outubro de 2022, 15:39

The post Conferência internacional – Resistência juvenil, ditaduras e políticas de memória first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Constituição Política de 1822

Por joanabraga — 23 de Setembro de 2022, 07:39

A Constituição Política da Monarquia Portuguesa, a primeira constituição portuguesa, foi aprovada a 23 de setembro de 1822. Saber mais…

The post Constituição Política de 1822 first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Abertura da Loja DGLAB

Por joanabraga — 21 de Setembro de 2022, 14:17

Damos nota aos nossos estimados clientes e utentes que, no próximo dia 22 de setembro, relançaremos a Loja Virtual da DGLAB, através de uma nova plataforma mais moderna e funcional.

Pode agora proceder às compras dos nossos produtos a partir do conforto do seu lar de forma mais fácil e conveniente.

Todas as alterações que promovemos tiveram um único propósito: A sua maior satisfação com os nossos serviços!

Visite-nos em https://loja.dglab.gov.pt/! Promovemos cultura, preservamos memória!

The post Abertura da Loja DGLAB first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

200 anos da Independência do Brasil | Constituição Política de 1822

Por joanabraga — 20 de Setembro de 2022, 09:50

Duas novas exposições. Muitos documentos a descobrir.

Nos 200 anos da Independência do Brasil. Veja aqui a exposição virtual

 Constituição Política de 1822. Saber mais

 

The post 200 anos da Independência do Brasil | Constituição Política de 1822 first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

2.ª Edição do programa “EstágiAP XXI”

Por joanabraga — 16 de Setembro de 2022, 11:32

O Programa “EstágiAP XXI” destina-se a licenciados até aos 30 anos, à data de início do estágio, ou até aos 35 anos se forem pessoas com deficiência e/ou com grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os estágios têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, e uma bolsa mensal correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior, acrescida de subsídio de refeição e de seguro de acidentes de trabalho.

O processo de candidatura é integralmente realizado em suporte eletrónico no sítio da internet do “EstágiAP XXI” acessível no portal da BEP em http://www.bep.gov.pt/

Os estagiários que tenham obtido aproveitamento e se candidatem, no período de 2 anos após o termo do estágio, a procedimento concursal de recrutamento em órgãos e serviços da administração direta e indireta do Estado têm a sua classificação majorada em dois valores na lista de ordenação final dos candidatos e preferência na mesma em caso de igualdade de classificação.

Para obter mais informações sobre a 2.ª Edição do programa “EstágiAP XXI”, nomeadamente a lista de entidades promotoras com as vagas de estágio, bem como o Aviso de Abertura do Programa, poderá consultar os portais na internet da BEP e da DGAEP nos seguintes links:

EstágiAP XXI

DGAEP – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público

The post 2.ª Edição do programa “EstágiAP XXI” first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Nos 200 anos da Independência do Brasil | Mostra documental

Por joanabraga — 13 de Setembro de 2022, 08:04

 

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta uma mostra documental que estabelece um percurso cronológico por alguns dos acontecimentos que conduziram à proclamação da independência do Brasil, aquele imenso território do continente americano e ao seu consequente e inevitável reconhecimento que acontece em agosto de 1825, com a assinatura do Tratado de Paz e Aliança entre D. Pedro, imperador do Brasil e D. João VI, rei de Portugal.

Veja aqui o texto de apresentação da mostra documental

Esta mostra documental está patente de 13 de setembro a 6 de outubro de 2022.

Entrada livre.

Horário: segunda a sexta: 9h30-19h30; sábado: 9h30-12h30 (a partir de 15 de setembro)

The post Nos 200 anos da Independência do Brasil | Mostra documental first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Mudança da Era de César para o Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo

Por joanabraga — 19 de Agosto de 2022, 09:53

A Era Cristã, ou ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi adoptado, oficialmente, no reino de Portugal, por lei do rei D. João I publicada em 22 de agosto de 1422. Saber mais…

The post Mudança da Era de César para o Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

JOSÉ SARAMAGO E UNS DOCUMENTOS DO “DIABO”… | 2 agosto – 6 setembro 2022 | MOSTRA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA

Por joanabraga — 29 de Julho de 2022, 08:43

 

No ano em que se assinala o centenário do nascimento do escritor José Saramago (1922-2010), o Arquivo Nacional da Torre do Tombo promove uma mostra documental e bibliográfica deste autor português que atravessou fronteiras, ganhou dimensão mundial, e viu a sua vasta e diversificada obra reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, em 1998.
Nesta mostra documental faz-se uma retrospetiva da vida do autor através da memória que dele ficou nos documentos de arquivo. Dos processos da PIDE/DGS, movidos no âmbito da vigilância habitualmente exercida sobre quem suscitava suspeitas de não alinhamento aos ideais vigentes, salienta-se uma carta que escreveu à filha, Violante Saramago Matos, em 1973, aquando da detenção desta na sequência do seu envolvimento nas comemorações do 1º de maio daquele ano.
Igualmente em destaque, uma carta de Paris, escrita por Luís Cília, a propósito da colaboração entre ambos num trabalho discográfico, em que o cantor e compositor utilizaria letras de Saramago.
Também presente o processo de habilitação do jornal “O Diabo”, em 1973, com propriedade e edição de José Saramago e direção de Mário Ventura Henriques e uma carta aberta de divulgação dos objetivos e intenções deste semanário de informação e crítica, cujos signatários eram, de entre outros, José Cardoso Pires, Alice Vieira, Óscar Lopes, António Borges Coelho, Orlando Costa. Estes dois documentos estão integrados no fundo do Secretariado Nacional de Informação e no arquivo particular de Tito de Morais, respetivamente.
Do arquivo fotográfico do “Diário de Lisboa” mostram-se algumas fotografias de Saramago obtidas ao longo dos anos, individualmente ou em grupo e que constituem um dossier do jornal sobre o escritor.
Já a mostra bibliográfica centra-se numa panóplia de títulos da obra de Saramago traduzidos nas mais variadas línguas, tais como japonês, bengali, estónio, romeno, albanês, castelhano, entre outras.
Estas traduções, como as de outros autores portugueses, resultam do programa de apoio à tradução, ativo durante mais de 30 anos, primeiro pela DGLB (Direção -Geral do Livro e das Bibliotecas), depois pela DGLAB ( Direção -Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) e desde 2020 pelo programa LATE (linha de apoio à tradução e edição).

 

Com entrada livre, esta Mostra pode ser visitada de 2 de agosto a 6 de setembro na Torre do Tombo, em Lisboa, de segunda a sexta-feira das 09:30 às 19:30.

The post JOSÉ SARAMAGO E UNS DOCUMENTOS DO “DIABO”… | 2 agosto – 6 setembro 2022 | MOSTRA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Horário de Verão do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | 16 de julho a 15 de setembro

Por joanabraga — 14 de Julho de 2022, 07:25

Informa-se que, de 16 de julho a 15 de setembro, entrará em vigor o Horário de Verão 2022 do ANTT

Consulta de documentação:  segunda a sexta-feira: 9:30h às 17:30h

Pedidos   para   consulta   dos   documentos: segunda a sexta-feira: 9:30h às 15:00h

Encerramento aos Sábados

The post Horário de Verão do Arquivo Nacional da Torre do Tombo | 16 de julho a 15 de setembro first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Marca do Património Europeu | novo processo de seleção a decorrer

Por joanabraga — 12 de Julho de 2022, 10:44

Irá decorrer, em 2023, um novo processo de seleção para atribuição da distinção da Marca do Património Europeu. A apresentação das candidaturas para seleção a nível europeu resulta de um processo de pré-seleção a nível nacional, cabendo ao Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Ministério da Cultura (GEPAC) a coordenação, em Portugal, deste processo de seleção das candidaturas nacionais, que deverão ser apresentadas à Comissão Europeia até ao final de fevereiro de 2023.

Consulte aqui

Marca do Património Europeu-Divulgação Processo pré-seleção edição 2023

The post Marca do Património Europeu | novo processo de seleção a decorrer first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Instituição da Ordem de Santiago

Por joanabraga — 11 de Julho de 2022, 17:04

Foi há 850 anos que a Ordem de Santiago entrou em Portugal. Quer saber mais?

The post Instituição da Ordem de Santiago first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

Exposição | Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Prolongada até 15 de setembro!

Por joanabraga — 4 de Julho de 2022, 12:51

“Em que medida as pessoas estão dispostas a acolher aqueles que a eles chegaram com esperança ou em necessidade?
Até que ponto estão as sociedades dispostas a mostrar solidariedade com as pessoas oprimidas e deslocadas?”

A exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade” com data alargada até dia 15 de setembro e de entrada gratuita, mostra 47 documentos de vários arquivos europeus que ajudam a compreender melhor estas e outras questões que preocupam a Europa atual.
Proporcionando uma experiência transmedia, esta exposição alia a presença de documentos originais com a reprodução de documentos em impressão de alta qualidade e explorados através de  jogos e realidade aumentada.

Num momento em que a Europa enfrenta graves crises migratórias, esta exposição, fruto da cooperação europeia, analisa questões como exílios e fluxos migratórios numa perspetiva histórica ao longo de vários séculos, estando presentes documentos como o “Passaporte de Nansen”, o processo contra o diplomata português Aristides de Souza Mendes, o fim da perseguição dos judeus em Portugal e as lotarias para apoio aos refugiados.

Horário:
Segunda a sexta: 9h30-19h30
Sábado: 9h30-12h30
A partir de 15 de julho encerra aos sábados

Catálogo da exposição (ebook)
https://www.digitaltreasures.eu/wp-content/uploads/2022/05/Exilios-Fluxos-Migratorios-e-Solidariedade.pdf

Trailer

EDT – Apresentação do ciclo de exposições
https://youtu.be/Z3zTwh1MSgE

Entidades promotoras

A exposição “Exílios, Fluxos Migratórios e Solidariedade” foi desenvolvida no âmbito do projeto “Tesouros Digitais Europeus” ( https://www.digitaltreasures.eu ) por um consórcio formado pelos Arquivos Nacionais de Portugal, Espanha, Malta, Noruega e Hungria, bem como as organizações internacionais Ícarus e MTU – Munster Technological University, apoiado pelo programa europeu “Europa Criativa”.

The post Exposição | Exílios, fluxos migratórios e solidariedade | Prolongada até 15 de setembro! first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

✇ Arquivo Nacional Torre do Tombo

AVISO: Nova Versão do CRAV

Por joanabraga — 4 de Julho de 2022, 07:38

Durante o mês de julho e agosto de 2022 vai ser disponibilizada uma nova versão do CRAV (Consulta Real em Ambiente Virtual).

A nova versão do CRAV inclui várias alterações e melhorias, tem em conta as opiniões recebidas dos utilizadores e resulta de um investimento significativo da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) na melhoria constante das ferramentas digitais disponibilizadas em linha, no reforço da segurança dos dados e das operações e na adequação das ferramentas para os utilizadores em todos os arquivos da rede DGLAB.

Assim, os arquivos da rede DGLAB entrarão gradualmente no novo ambiente, sendo necessário efetuar um novo registo de utilizador para ter acesso à nova versão do CRAV.

O seu novo nome de utilizador e password será único para qualquer arquivo da rede DGLAB.

A versão antiga do CRAV manter-se-á em funcionamento apenas para a resposta dos pedidos antigos realizados na versão anterior do CRAV.

Verifique, em baixo, as datas de entrada em funcionamento do novo CRAV nos arquivos da rede DGLAB:

Data prevista em que não se pode realizar mais pedidos na versão antiga do CRAV Data prevista para o início de funcionamento do novo CRAV
Arquivo Nacional da Torre do Tombo 01/jul 04/jul
Arquivo Distrital de Aveiro 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital de Viana do Castelo 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital de Vila Real 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital do Porto 08/jul 11/jul
Arquivo Distrital da Guarda 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Bragança 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Leiria 15/jul 18/jul
Arquivo Distrital de Portalegre 22/jul 25/jul
Arquivo Distrital de Santarém 22/jul 25/jul
Arquivo Distrital de Beja 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Faro 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Viseu 29/jul 01/ago
Arquivo Distrital de Évora 05/ago 08/ago
Arquivo Distrital de Castelo Branco 02/set 05/set
Arquivo Distrital de Setúbal 02/set 05/set
Centro Português de Fotografia a confirmar
Arquivo Histórico Ultramarino a confirmar

Atenção:

A entrada em funcionamento da nova versão do CRAV implica uma breve indisponibilidade do sistema. A partir dessa data só será possível criar novos pedidos no novo CRAV.

Caso necessite de esclarecimentos, solicitamos que nos contacte através do email: suporte.CRAV@dglab.gov.pt

Agradecemos a sua compreensão e lamentamos eventuais incómodos causados.

A Equipa CRAV da DGLAB

The post AVISO: Nova Versão do CRAV first appeared on Arquivo Nacional Torre do Tombo.

❌