Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Recortes.pt - destaques

Capacetes em protesto [Diário de Leiria]

4 de Outubro de 2021, 00:00

Dez bombeiros da benedita, concelho de Alcobaça, entregaram os capacetes em protesto contra a nova direcção da corporação e ameaçam passar à reserva. Soldados da paz querem mais investimento para o socorro
✇ Recortes.pt - destaques

[Tribuna Desportiva]

4 de Outubro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

Portugal ganha título mundial em futsal [Diário de Coimbra]

4 de Outubro de 2021, 00:00

Briosa com o pior arranque de temporada deste século
✇ Recortes.pt - destaques

Pontão de pintim encerrado por falta de segurança [Diário de Aveiro]

4 de Outubro de 2021, 00:00

O trânsito automóvel está interdito em Válega, no concelho de Ovar, desde sábado, devido à existência de perigo de derrocada. A interdição vai manter-se por tempo indeterminado
✇ Recortes.pt - destaques

Académico vence ‘derbi’ e Tondela alcança primeira vitória fora de casa [Diário de Viseu]

4 de Outubro de 2021, 00:00

Diário n. º 6356 4 de outubro de 2021 segunda-feira | 0, 80 €
✇ New Review of Academic Librarianship

Research Data Management (RDM) and the Evolving Identity of Academic Libraries and Librarians: A Literature Review

Por Angeliki Andrikopoulou — 3 de Outubro de 2021, 03:25
.
✇ Recortes.pt - destaques

[Voz de Mira]

1 de Outubro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

[Gazeta das Caldas]

1 de Outubro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

[A Verdade]

30 de Setembro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

[Jornal da Beira]

30 de Setembro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

[O Ponto]

29 de Setembro de 2021, 00:00
✇ Recortes.pt - destaques

Bairrada “alaranjou-se” e está mais independente [Jornal da Bairrada]

29 de Setembro de 2021, 00:00

A bairrada reforçou os tons laranja na corrida eleitoral do passado domingo. À continuidade de helena teodósio (Cantanhede) e silvério regalado (Vagos) junta-se agora o ex-independente jorge Almeida (Águeda) a conseguir a presidência para o PSD em três das seis câmaras da região. Duarte novo (oliveira do bairro) segurou e reforçou a autarquia para o cds e, mais a sul, o território dos movimentos independentes duplicou, com teresa Cardoso (miap) em Anadia, e mais e melhor na mealhada, com António jorge franco a destronar o ps, no poder há 32 anos
✇ New Review of Academic Librarianship

A Study on the Risk of Prosecution and Perceived Proximity on State University Undergraduates' Behavioural Intention for e-Book Piracy

Por C. C. Jayasundara — 25 de Setembro de 2021, 11:03
.
✇ New Review of Academic Librarianship

Negotiating the Digital Dystopia: The Role of Emotion, Atmosphere and Social Contact in Making Decisions about Information Use in Physical and Digital Contexts

Por Claire Warwick — 20 de Setembro de 2021, 08:10
.
✇ Recortes.pt - destaques

[Cerveira Nova]

20 de Setembro de 2021, 00:00
✇ New Review of Academic Librarianship

The Current Status of Information Literacy Instruction in University Libraries of Pakistan

Por Sohail Iqal — 12 de Setembro de 2021, 10:57
.
✇ New Review of Academic Librarianship

Perceptions and Practices of Scholarly Self-Publishing among Nigerian Librarians: Implications for Scholarly Communication

Por Ismail Olatunji Adeyemi — 8 de Setembro de 2021, 11:17
.
✇ Recortes.pt - destaques

[Labor]

2 de Setembro de 2021, 00:00
✇ CONTI outra

Terremoto de 5,9 de magnitude atinge cidade no interior do Acre

Por CONTI outra — 2 de Outubro de 2021, 23:09

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um terremoto de magnitude 5,9 foi registrado no município de Tarauacá, no interior do Acre, neste sábado (2).

O tremor de terra foi sentido logo por volta das 7:52 (horário do Acre). O epicentro foi localizado a 589,4 quilômetros de profundidade e a 165 km da cidade de Tarauacá. Alguns moradores contaram ao g1 que não conseguiram sentir nada.

Tremor de terras foi registrado neste sábado (2) no município de Tarauacá — Foto: Reprodução/USGS

Ao G1, Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), explicou o fenômeno.

“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru devido à subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados.”

O município de Tarauacá fica próximo à fronteira com o Peru e é rodeado por reservas extrativistas. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos causados pelo tremor.

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Fotos: Reprodução.

The post Terremoto de 5,9 de magnitude atinge cidade no interior do Acre appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Quatro pessoas falecem durante tempestade de poeira no interior de SP

Por CONTI outra — 2 de Outubro de 2021, 22:45

As tempestades de poeira que atingiram o interior de São Paulo na sexta-feira, 1º, fizeram ao menos quatro vítimas fatais. Outras seis pessoas ficaram feridas.

Segundo informações do portal Terra, um homem faleceu em Tupã, depois de ser atingido por um muro que caiu com a força do vento. Outras três pessoas faleceram ao serem envolvidas pela nuvem de fumaça e fogo que se levantou quando o temporal atingiu um pasto em chamas, em Santo Antônio do Aracanguá, perto de Araçatuba.

O fenômeno, que já havia atingido o interior no último domingo, 26, deixou cidades paulistas sem energia e em estado de emergência. Em Tupã, a tempestade surgiu com rajadas de vento que derrubaram um muro de uma obra no bairro Reserva Tupã. O trabalhador Fábio Alex Marques Castro, de 42 anos, foi atingido pelos escombros. Levado com ferimentos graves para a Santa Casa da cidade, ele não resistiu. Seu corpo foi velado neste sábado, 2, e sepultado no Cemitério da Saudade.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas que levantaram nuvens densas de poeira em várias regiões do interior atingiram mais de 80 quilômetros por hora. A tempestade de areia, conhecida como “haboob”, é causada por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo muito seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação. Isso acaba criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.

Na cidade de Santo Antônio de Aracanguá, funcionários de uma usina e de uma fazenda usavam tratores e caminhões-pipa no combate a uma grande queimada quando uma forte ventania atingiu a propriedade, levantando uma nuvem de poeira, fumaça e fogo. Parte das equipes não teve tempo de se abrigar e foi envolvida pela tempestade. Três pessoas – dois funcionários de uma usina e um dos proprietários da fazenda – faleceram.

Outras cinco tiveram ferimentos, queimaduras ou passaram mal por causa da fumaça, sendo levadas para hospitais da região. Além deles, uma mulher ficou ferida após ser atingida pela queda parcial de um telhado, no sábado, em Dracena.

Conforme o diretor de obras da prefeitura de Santo Antônio, Genival Francisco Moreira, o fogo na fazenda estava quase controlado quando a ventania forte avivou as chamas e levantou a nuvem. Ele contou à Polícia Civil que as pessoas ficaram perdidas dentro da fuligem em chamas e da poeira. Uma das vítimas estava em um trator que foi carbonizado. Cerca de 20 bois da fazenda também morreram queimados ou asfixiados pela fumaça. Um inquérito policial vai apurar as causas do incêndio e dos óbitos.

TEMPO | Tempestade de vento e poeira provoca estragos na região de Presidente Prudente (SP). Vento destelhou casas e prédios, derrubou árvores, quebrou vidraças e até virou caminhão em rodovia. pic.twitter.com/fNYYa7TWFy

— MetSul.com (@metsul) October 1, 2021

***
Redação Conti Outra, com informações de Terra.
Foto destacada: Reprodução.

The post Quatro pessoas falecem durante tempestade de poeira no interior de SP appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Nuvem gigante de areia espalha o medo entre moradores de Pereira Barreto (VÍDEO)

Por CONTI outra — 1 de Outubro de 2021, 22:25

Na tarde desta sexta-feira (1), uma nuvem de areia gigante foi registrada às margens do rio Tietê, em Pereira Barreto, no interior de São Paulo.

A nunvem de areia deixou os moradores da região bastante apreensivos. Outras cidades também registraram o fenômeno na região de Presidente Prudente e no estado de Mato Grosso do Sul.

Em conversa com o G1, o comerciante Moacir da Silva conta que viu a tempestade se aproximando e decidiu usar o celular para gravar a cena.

“Fiquei assustado. Escureceu muito rápido. O trem foi aumentando, mas eu precisei parar de filmar, porque começou a vir muita areia no meu olho. Choveu só terra no momento. […]Foi feio. Tinha um barco dentro da água. Ele simplesmente sumiu. A nuvem de areia cobriu o barco. Não sei o que aconteceu. O susto já passou. A nuvem de areia passou e depois começou a chover de verdade”, contou.

Segundo a meteorologista Dóris Palma, o fenômeno é comum, especialmente nesta época do ano.

“Tempestade de areia se formam, normalmente, durante o período de transição da estação mais seca, que foi o inverno, para a estação mais úmida, que tende a ser entre o período de primavera e verão. Essas tempestades de areia se formam quando temos vários dias consecutivos sem chuva muito significativa”, diz.

“As frentes de rajadas que se formam antes dessa tempestade chegar provocam fortes ventanias, o que, literalmente, levanta toda a poeira, mantendo esse aspecto bem escurecido dessa poeira. Quando as nuvens carregadas se formam e se juntam com toda a poeira, temos um céu bem escuro, um aspecto bem assustador”, complementa.

Veja as imagens:

***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto destacada: Divulgação/Moacir da Silva.

The post Nuvem gigante de areia espalha o medo entre moradores de Pereira Barreto (VÍDEO) appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Jovem recebe bilhete para não andar de sutiã em sua casa: ‘Tenha decência’

Por CONTI outra — 1 de Outubro de 2021, 21:56

Essa jovem se surpreendeu quando se deparou com um bilhete um tanto quanto estranho em suas correspondências, que criticava o fato dela andar em sua própria casa usando apenas sutiã. As informações são do site Universa, do UOL.

A confeiteira Juliana Kulpa, de 25 anos, contou que quando se deparou com a nota, tomou um susto: “A primeira reação foi um susto, porque a pessoa não se identificou. Fiquei assustada com isso”, disse a jovem.

Foto: Reprodução

No bilhete, estavam escritas as seguintes palavras:

“Olá. Gostaria de pedir o favor pra senhora parar de transitar em sua casa de sutiã. Somos evangélicos e meu marido fica em casa em home office. Tenha decência. Obrigada.”

Foto: Arquivo pessoal Juliana Kulpa

Entretanto, Juliana disse que não tem o costume de andar apenas de sutiã, que acha que a pessoa pode ter confundido a lingerie com um top e shorts de academia, e que acredita que a vizinha incomodada pode ser de outro prédio.

“Eu imagino que tenha sido no dia que eu fui fazer uma caminhada e, em seguida, fiz uma faxina. Até hoje, a pessoa não se identificou. Eu não imagino quem seja, porque as janelas da minha lavanderia e do meu quarto dão para a frente do outro prédio; mas ‘é muito apartamento’. Não dá para saber quem é. Com certeza é alguém do outro prédio, porque daqui não tem como ninguém me ver”, disse Juliana ao UOL.

O bilhete foi único e a confeiteira não foi mais incomodada com notas  reclamando dos seus trajes. Além disso, a jovem disse que não ficou intimidada nem mudará seus hábitos em seu apartamento. “Voltei a usar top, cropped… Não fiquei nem um pouco intimidada, desconfortável, pelo contrário. Estou dentro da minha casa. Vou e pretendo continuar usando”, disse Juliana.

 

Com informações de Isto É

The post Jovem recebe bilhete para não andar de sutiã em sua casa: ‘Tenha decência’ appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Casa na árvore inspirada na moradia do Ursinho Pooh está disponível pelo Aibnb

Por CONTI outra — 1 de Outubro de 2021, 15:29

“Às vezes”, disse o Ursinho Pooh, “as menores coisas ocupam mais espaço no seu coração”.

E em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que na fofa casinha na árvore que foi apropriadamente chamada de ‘Bearbnb’ – uma brincadeira com o termo bear, que significa urso em inglês, com a marca Airbnb, a famosa empresa americana que opera um mercado online de hospedagem.

Aninhada em um canto exuberante da zona rural de Sussex, lugar que inspirou a obra literária que originou a animação da Disney, a casa da árvore da marca Pooh foi amorosamente reproduzida e está preparada para hospedar seus convidados inaugurais como parte de uma celebração da Disney que marca o 95º aniversário do amado Urso.

A pequena casa personalizada, baseada nos desenhos clássicos de EH Shepard dos livros originais de Milne, é supervisionada por Kim Raymond.

Ele é um ilustrador da Disney que cria imagens do icônico urso há três décadas.

“Tenho ilustrado o Ursinho Pooh por 30 anos e continuo a me inspirar nas decorações clássicas de EH Shepard e nas histórias mais recentes da Disney”, disse Raymond em um comunicado.

“O ‘Bearbnb’ é uma experiência única que traz o charme de Pooh à vida para os fãs, ao mesmo tempo em que homenageia as aventuras originais que foram tão importantes para muitas pessoas por 95 anos.”

De acordo com a lista do Airbnb, durante suas visitas, os fãs de Pooh terão “uma visita guiada ao Bosque dos Cem Acres original (também conhecido como Floresta de Ashdown), tocarão Poohsticks na icônica Ponte Poohsticks e desfrutarão de refeições inspiradas na culinária local”.

Tal como acontece com seu protótipo literário, a decoração caprichosa do Bearbnb inclui muitos lugares confortáveis ​​para tirar uma soneca e uma infinidade de potes “lindos” que revestem as prateleiras da cozinha.

Além das “necessidades do urso”, a nova House at Pooh Corner também oferece comodidades modernas, incluindo ioga e produtos de bem-estar projetados para ajudar os viajantes a se comunicarem com o verdadeiro Tao de Pooh.

Este domicílio mágico dedicado ao BBFF do Leitão (o melhor amigo urso para sempre) é o local perfeito para levar a família para indescritível uma experiência imersiva do Ursinho Pooh.

Mas, como você pode imaginar, mesmo os hóspedes de um destino encantado devem observar a etiqueta da casa, então…

• AMnatenha as mãos fora dos potes de mel
• Faça um lanche às 11 horas da manhã
• Poohsticks são obrigatórios
• São permitidos vários cochilos
• Nenhum animal de estimação (exceto Bisonho, Leitão, Tigrão, Corujão, Abel, Can e Guru)
• Não fumar, você vai querer perturbar as abelhas.

Mesmo para um “urso velho bobo”, isso parece bastante justo.

***
Redação Conti Outra, com informações de GNN.
Fotos: Divulgação.

The post Casa na árvore inspirada na moradia do Ursinho Pooh está disponível pelo Aibnb appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Catador improvisa banca de lanches com chapa achada no lixo e vira alvo de humilhações

Por CONTI outra — 30 de Setembro de 2021, 22:16

Odorico Luiz Rocha é um catador de lixo de apenas 23 anos, que, na última quarta-feira (22) encontrou no lixo de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, algo que poderia mudar sua vida.

Odorico é mecânico, mas decidiu virar catador para conseguir sustentar sua família em meio à pandemia. Enquanto trabalhava, ele encontrou uma chapa de lanches na rua e decidiu apostar na oportunidade. Mas o que ele não sabia é que sua vida mudaria completamente.

Em sua casa, o mecânico testou a chapa e viu que funcionava. Ele foi incentivado por sua mulher, Hellen, e limpou o equipamento, improvisando uma barraquinha de lanches na porta de sua casa.

Foto: Reprodução

Mas, quando decidiu divulgar seu novo negócio, foi alvo de comentários como: “Só pode estar de sacanagem! Coé, Dorico!”, “Você nunca vai vender nada!”, “Vai ser hambúrguer com ratazana!”, zombaram.

Dorico, como é chamado em seu ambiente familiar, vendeu apenas dois lanches nos primeiros dias.

Mas, felizmente, outras pessoas enxergaram a situação do jovem com outro olhar.

“Ninguém merece passar por uma humilhação dessa”, disse Carlos Alberto Soares, dono de uma pizzaria vizinha que viu a barraca e leu os ataques.

Carlos e o amigo Gabriel Borges, então, decidiram ajudar Dorico. Abriram uma vaquinha na internet que arrecadou em poucas horas quase R$ 3 mil.

Foto: Reprodução TV Globo

Com o dinheiro arrecadado, em apenas três dias, Odorico reinaugurava seu comércio. Dessa vez, com proteção de lona,  uma chapa profissional, equipamentos e aventais. O dinheiro ainda deu ainda para mudar o visual e comprar fraldas para os filhos.

Foto: Reprodução

A barraca do Dorico fica na Avenida Abílio Augusto Távora 4.767, Valverde, Nova Iguaçu.

 

Com informações de G1

The post Catador improvisa banca de lanches com chapa achada no lixo e vira alvo de humilhações appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Susana Vieira revela segredo da felicidade: ‘Tira o marido e põe quatro cachorros’

Por CONTI outra — 30 de Setembro de 2021, 18:12

Em entrevista para o jornal Extra, a atriz Susana Vieira, de 79 anos, revelou que está soleira e não pretende se casar outra vez. Ela ainda revelou o segredo de sua felicidade.

“Prefiro a solidão de um só. Tira o marido e bota quatro cachorros, você vai ser feliz o resto da vida. Pode ter certeza. Aí arruma um namoradinho aqui ou ali. Como homem faz. Eles descobriram isso e estão cobertos de razão”, disse a atriz.

Susana ainda revelou que voltou a ficar mais próxima dos amigos durante a pandemia, mas com cautela. “Acho que todos nós ficamos mais sozinhos mesmo com amigos. Estou convidando vários para a peça. Fui ligar para a Vanessa Giácomo e a última ligação era de maio de 2020, não acreditei! Nesse tempo, eu não fiquei ligando, porque vi que não tinha o que falar. Era só coisa de pavor, de tristeza. Todo mundo quer ir na minha casa me visitar. Tenho menos saúde do que uma pessoa que não tem leucemia. Não posso me esquecer e dar mais chance para a Covid-19”, explicou.

A atriz global contou também que, durante a quarentena, conheceu o seu outro lado, que ela chama de Sônia. “Moro sozinha, mas tenho seis funcionários. Conto tudo para eles. Se estou triste ou não, namorando ou não. Acabam sendo a minha família. E falo o tempo todo com os meus cachorros. Com as paredes, não. Sou muito introspectiva dentro de casa. Sou muito conversadeira para dar entrevista ou na Globo. Mas em casa, sou outra pessoa. Ainda não descobri qual é a verdadeira, deve ser a que mora na minha casa. Ela se chama Sônia”, brincou.

“Na pandemia, vi a Sônia aparecendo. Porque eu já sou há 50 ou 60 anos a Susana Vieira. Há uns 20 anos, a Sônia sumiu. Entro em casa Susana e é ela no telefone, na novela, a que acorda com a Globo ligando… A Soninha quase não existiu. Mas a pandemia me afastou da fama, do meu nome na porta do teatro. Fiquei olhando a minha casa como dona de casa, vendo as coisas sujas… Porque como Susana Vieira não tem tempo de fazer, é oi e tchau. Virei a Soninha porque não tinha nenhum compromisso com a Susana Vieira. Não precisava estar bonita, arrumada, magra. Deixei ela engordar, eu tinha fome.

Segundo a atriz, muitas mulheres a questionam sobre se envolver com homens mais jovens. “As mulheres sofrem preconceito. Já tive várias amigas famosas que falaram que não levam um namoro à frente quando se separam ou namoram um homem mais novo com medo de comentários, porque não sabem o que o filho e outras pessoas vão falar. E a imprensa é cruel com mulheres também. Não vejo ninguém ridicularizando homem mais velho porque tá com uma mocinha.”, finalizou.

***
Redação Conti Outra, com informações de UOL TV e Famosos.
Foto destacada: Divulgação.

The post Susana Vieira revela segredo da felicidade: ‘Tira o marido e põe quatro cachorros’ appeared first on CONTI outra.

❌