Noticias em eLiteracias

🔒
✇ DGLAB

FOLIO acolhe Encontro de Comunidades da Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

Por Mário Sant'Ana — 4 de Outubro de 2021, 10:32

Inserido no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, realiza-se no próximo dia 16 de outubro, no auditório Casa da Música, o Encontro de Comunidades da Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Este encontro, organizado conjuntamente pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pelo FOLIO Educa, pretende promover a partilha de experiências na […]

The post FOLIO acolhe Encontro de Comunidades da Leitores da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

“Tesouros Digitais para jovens” Convite para participação em concurso multimédia

Por Mário Sant'Ana — 1 de Outubro de 2021, 12:04

Gostarias de ser o co-criador de uma exposição online dos arquivos europeus? Gostarias de fazer parte de um Campo Internacional de Verão na Hungria? És um estudante liceal e tens entre 15 e 18 anos? Se respondeste afirmativamente a estas perguntas e resides na Noruega, Malta, Hungria, Portugal, Espanha ou Áustria convidamos-te cordialmente para participar […]

The post “Tesouros Digitais para jovens” Convite para participação em concurso multimédia first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

II Plano Nacional para a Juventude: questionário online para jovens

Por Mário Sant'Ana — 30 de Setembro de 2021, 10:09

O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., encontra-se, à data, a dinamizar a implementação do II Plano Nacional para a Juventude 2022-2025 (PNJ) que visa dar continuidade ao caminho de adequação da estratégia do Governo para a Juventude, criando ou melhorando serviços, programas, projetos e iniciativas, nas mais variadas áreas de interesse e tendo […]

The post II Plano Nacional para a Juventude: questionário online para jovens first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

Apresentação do livro “Não nos deixemos petrificar: reflexões no centenário do nascimento de Victor de Sá” na FLUP

Por Mário Sant'Ana — 28 de Setembro de 2021, 12:04

Divulgamos a apresentação do livro “Não nos deixemos petrificar: reflexões no centenário do nascimento de Victor de Sá” que terá lugar no próximo dia 14 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto Mais informação: https://sigarra.up.pt/flup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=127823 Partilhamos aqui um conjunto de iniciativas no âmbito das Comemorações do Centenário do nascimento de Victor de Sá

The post Apresentação do livro “Não nos deixemos petrificar: reflexões no centenário do nascimento de Victor de Sá” na FLUP first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

Apresentação do livro VOZES AO ALTO! no Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Por Mário Sant'Ana — 27 de Setembro de 2021, 10:46

Convite para a apresentação do livro VOZES AO ALTO!  que irá decorrer no dia 8 de outubro, pelas 18h00, na sala de conferências da Torre do Tombo.

The post Apresentação do livro VOZES AO ALTO! no Arquivo Nacional da Torre do Tombo first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

Falecimento de Maria Isabel Fevereiro

Por Mário Sant'Ana — 27 de Setembro de 2021, 08:26

Divulgamos a nota de pesar pelo falecimento de Maria Isabel Fevereiro, publicada no sítio web do Instituto de História Contemporânea (IHC) da Universidade NOVA de Lisboa.

The post Falecimento de Maria Isabel Fevereiro first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

TORRE DO TOMBO | EXPOSIÇÃO – Descobertas Europeias: do Novo Mundo às Novas Tecnologias | PROLONGAMENTO

Por Mário Sant'Ana — 24 de Setembro de 2021, 08:56

A exposição Descobertas Europeias: do Novo Mundo às Novas Tecnologias vai ser prolongada até 30 de outubro. Esta é uma de três exposições transmedia previstas no âmbito do projeto Tesouros Digitais Europeus que pretende exibir alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos. Trata-se de um projeto cofinanciado pelo Programa Europa Criativa […]

The post TORRE DO TOMBO | EXPOSIÇÃO – Descobertas Europeias: do Novo Mundo às Novas Tecnologias | PROLONGAMENTO first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

Modelos Penais e Reinserção Social | Conferência | 19 out 2021

Por Mário Sant'Ana — 22 de Setembro de 2021, 10:38

Modelos Penais e Reinserção Social CONFERÊNCIA | TORRE DO TOMBO 19 outubro 2021 | 14h30-18h30 A Conferência Modelos Penais e Reinserção Social é uma das iniciativa inserida no programa de promoção da Marca do Património Europeu atribuída em 2015 à Carta de Lei de 1867 que estabeleceu uma reforma penal e das prisões com a […]

The post Modelos Penais e Reinserção Social | Conferência | 19 out 2021 first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

CONVITE PÚBLICO | PROJETO COLABORATIVO EUROPEU

Por Mário Sant'Ana — 20 de Setembro de 2021, 16:02

Recrutamento de Voluntários  com conhecimentos de Paleografia  para projeto europeu de curta-duração O projeto decorrerá de 1 de outubro a 30 de novembro de 2021 através do acesso a um link a fornecer oportunamente. Este convite surge no âmbito do Projeto “Tesouros Digitais da Europa”, enquadrado na Atividade de Crowdsourcing, disponível em: https://www.digitaltreasures.eu/activities/wp3-working-with-new-target-audiences/crowdsourcing/ Serão trabalhados […]

The post CONVITE PÚBLICO | PROJETO COLABORATIVO EUROPEU first appeared on DGLAB.

✇ DGLAB

Sistemas Prisionais Contemporâneos em Portugal | Exposição 7 setembro – 19 outubro 2021

Por Marco Rosa — 17 de Setembro de 2021, 10:13

A exposição Sistemas Prisionais Contemporâneos em Portugal: reintegrar e regenerar é mais uma das iniciativas inseridas no programa de promoção da Marca do Património Europeu atribuída em 2015 à Carta de Lei de 1867 que estabeleceu uma reforma penal e das prisões com a abolição da pena de morte. Associados a este evento irão ter […]

The post Sistemas Prisionais Contemporâneos em Portugal | Exposição 7 setembro – 19 outubro 2021 first appeared on DGLAB.

✇ Direção-Geral da Educação

Webinar: Early childhood education and care in Europe: Exploring the impact of the COVID-19 pandemic

Por sandra — 4 de Outubro de 2021, 16:31
4 Out.

Webinar: Early childhood education and care in Europe: Exploring the impact of the COVID-19 pandemic

 

Webinar: Early childhood education and care in Europe: Exploring the impact of the COVID-19 pandemic

Amanhã, 5 de outubro, das 9h às 11h, irá realizar-se o Webinar intitulado "Educação de infância na Europa: Explorando o impacto da pandemia COVID-19", que apresentará os resultados dos relatórios elaborados pela Comissão Europeia, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela NESET – a Rede de Especialistas que trabalha na dimensão social da Educação e da formação .

Neste Webinar ocorrerá, ainda, o lançamento da brochura Using Digital Technologies for Early Education during Civud-19, resultante do inquérito da OCDE sobre Educação a Distância para Crianças Pequenas em 2020.

Para mais informações e assistir online, consulte aqui

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

I Edição do Prémio Ibero-americano de Inovação Educacional

Por rui.gaspar — 4 de Outubro de 2021, 15:45
4 Out.

I Edição do Prémio Ibero-americano de Inovação Educacional

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID) lançaram, em 20 de setembro de 2021, a I Edição do Prémio Ibero-americano de inovação educacional.

O prémio visa reconhecer o trabalho de centros educativos, organizações sem fins lucrativos e fundações e grupos de investigação das Universidades que tenham trabalhado em iniciativas que promovam a inovação, especialmente o uso de tecnologias de comunicação e informação na educação de infância, bem como em projetos e pesquisas relacionadas com a inclusão de populações vulneráveis.

Esta I Edição é composta por dois temas: competências digitais na educação de infância e inclusão.

O primeiro, com foco na inovação em competências digitais, terá como objetivo o reconhecimento de projetos ou pesquisas que, entre outros aspetos, incorporem ferramentas digitais no trabalho da educação infância em contexto educativo, bem como no seu uso criativo, crítico e seguro. Também poderão participar projetos relacionados com a formação de educadores de infância em competências digitais.

O segundo tema foca-se na inclusão e premiará projetos ou pesquisas relacionadas com a promoção da diversidade e com o trabalho com grupos vulneráveis, em risco de exclusão.

Poderão igualmente participar iniciativas que apliquem conhecimentos teóricos e práticos - apoiados ou não pelas TIC - em questões de paz e cidadania mundial com enfoque na justiça social, democracia, igualdade de género, imigração, valorização da identidade e diversidade cultural.

Os interessados poderão participar nesta edição, até 19 de janeiro de 2022, com iniciativas ou estudos que tenham sido lançados no decorrer do ano anterior ou que estejam em processo de implementação neste ano. Os projetos vencedores de cada tema serão reconhecidos com um prémio no valor de 3.000 € cada.

Poderão participar nesta edição os seguintes países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

O júri é composto por especialistas da OEI e da AECID, por académicos e especialistas da área, que, em março de 2022, atribuirão o prémio à melhor iniciativa apresentada em cada um dos temas.

Os premiados participarão no evento de encerramento desta I Edição do Prémio Ibero-americano de Inovação Educacional, que será organizado pela OEI, em formato virtual, a realizar em abril de 2022.

Para informações adicionais e consultar documentação de suporte, poderá aceder ao link https://oei.int/oficinas/secretaria-general/noticias/la-oei-y-aecid-lanzan-un-premio-para-reconocer-la-innovacion-educativa-en-iberoamerica.

Os interessados podem enviar as suas propostas, através do formulário online, disponível  em  https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=RCDnxlDvVUG4M1R-c13Lgr4j9pSsIaBNl6SrxPK0vuNUNThFS1dSUElMOVFROUU2OVNBV1BLQVo1RiQlQCN0PWcu.

Nota de imprensa

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

UBBU - plataforma para ensino de programação

Por rui.gaspar — 4 de Outubro de 2021, 15:14
4 Out.

UBBU - plataforma para ensino de programação

A UBBU, antiga Academia de Código Júnior, é uma plataforma digital desenhada para ensinar programação a crianças dos 6 aos 12 anos. A metodologia baseia-se em aulas semanais de uma hora, adaptadas a cada ano de escolaridade, proporcionando às crianças a aprendizagem do pensamento lógico e computacional, através de vídeos, jogos e outros exercícios.

No ano letivo de 2020/2021, em plena pandemia, foram inscritos nesta plataforma mais de 53.000 alunos de escolas públicas de Portugal continental, e envolvidos cerca de 1200 professores de 420 Agrupamentos de Escolas. A realização de mais de 3.600.000 atividades (quizzes e exercícios) denuncia um crescimento superior a 20% face a igual período do ano letivo anterior.  

No presente ano letivo, os professores interessados podem inscrever-se em https://links.ubbu.io/2022).

 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Projeto - Quadro de Mérito Evolutivo

Por rui.gaspar — 4 de Outubro de 2021, 10:17
4 Out.

Projeto - Quadro de Mérito Evolutivo

 

Premiamos o melhor, destacamos o excelente. Aprendemos desde pequenos que quem merece reconhecimento é o melhor desportista, o melhor cidadão, o melhor aluno. Mas... e se, ao contrário de distinguirmos quem está no topo da montanha, começássemos por destacar quem se está a esforçar para a escalar?

Além disto, e vivendo no contexto atípico da atualidade, o ensino à distância contribuiu para um decréscimo da motivação académica dos alunos. Porque estavam em casa, porque as aulas online eram diferentes, porque era mais difícil estudar. E assim surgiu a ideia: reconhecer a evolução no contexto escolar. Mas como resolver a situação?

As boas ideias não podem ficar só a pairar e de imediato foi apresentado um Projeto à Direção da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde. E, se por um lado era exequível, por outro era necessária a redação de um regulamento. Uma pequena equipa de elementos da Associação de Estudantes reuniu-se e começou a trabalhar desde o primeiro instante num concurso cujo mote estivesse ligado ao tema “progresso”.

Em meados de janeiro de 2021 nasceu então o “Quadro de Mérito Evolutivo”, projeto-piloto que almeja premiar a evolução de dois estudantes por ano de escolaridade (9º ao 12º) entre dois anos letivos (2019/2020 e 2020/2021). Com o regulamento já concluído e publicado, iniciaram-se então as campanhas de divulgação da iniciativa: sala a sala, nas redes sociais e respetivos websites das entidades promotoras e mais tarde aos meios de comunicação.

O método de inscrição, num formato online, era relativamente simples. Para além de uns dados referentes à identificação do participante, era solicitada a média do 3º período do ano letivo anterior (contabilizando todas as disciplinas do plano curricular, com a exceção de EMRC) e ainda a média do 1º período do ano letivo que decorria (apenas para efeitos demonstrativos).

O formulário online foi somando inscrições, ultrapassando as 60 candidaturas no final de março, altura escolhida para uma conferência de imprensa. Pedro Guimarães, representante da Pereirinha Ourivesarias, patrocinador do projeto, marcou presença nesse momento tão importante e referiu que este “é o passo que queríamos dar para tornar a nossa comunidade mais alta, ajudá-la a subir um pequenino degrau”.

O presidente da Associação de Pais, Eng. Rui Pedro Pinto, salientou que “estamos mais habituados a prémios para os melhores alunos e não para aqueles que têm como objetivo tornar-se os melhores alunos”. Também o Eng. Agnelo Figueiredo, diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, deixou palavras de incentivo aos seus estudantes, considerando a iniciativa “uma ideia extremamente inovadora”.

Mais tarde, os meios de comunicação do distrito de Viseu difundiram a mensagem arrojada de premiar o progresso, fechando a etapa de inscrições em abril com 83 candidatos ansiosos por mostrarem os frutos do seu esforço. Desde esse momento, os participantes foram acompanhados através dos endereços de e-mail previamente recolhidos e desafiados a chegar cada vez mais alto, contando sempre com atividades da Associação de Estudantes para os estimularem e ajudarem a alcançar os objetivos a que se propuseram.

Plataformas de apoio ao estudo, indicações sobre o acesso ao Ensino Superior e desejos de boa sorte para todos os momentos de avaliação que os estudantes enfrentaram. O final do ano estava a aproximar-se a passos largos, pelo que todos os certificados de participação foram distribuídos e foi o momento de lançar um novo formulário, destinado a recolher as médias do 3º período dos participantes.

Sendo um concurso que apela ao sentido de responsabilidade e autonomia dos seus concorrentes, o júri, composto por membros da Associação de Estudantes e da Direção do Agrupamento, analisou 57 candidaturas. Os resultados do progresso, dados pelo quociente entre as médias do 3º período dos anos letivos 2020/2021 e 2019/2020, fizeram sobressair 10 estudantes, aos quais foram solicitados comprovativos das suas notas.

Os instrumentos de análise foram novamente utilizados, recorrendo à evolução relativa quando em termos absolutos os valores eram idênticos. Apuraram-se então 6 vencedores (2 do 9º ano de escolaridade, 2 do 11º e 2 do 12º), que serão premiados na Cerimónia de Abertura do ano letivo 2021/2022. Os patrocinadores, a marca Watx and Co e o grupo Pereirinha Ourivesarias, atribuirão um cheque no valor de 100€ em produto a cada vencedor, finalizando assim a 1ª edição da iniciativa.

Contudo, o projeto não acaba aqui. O mote do progresso tem que ser levado mais longe e todos os preparativos se fizeram para que tal aconteça. As arestas foram limadas, o regulamento e todos os processos de inscrição ponderados, as campanhas de divulgação revistas.

A longo prazo, espera-se difundir a iniciativa pelo país, implementando-a noutras escolas. Almeja-se ainda angariar progressivamente mais candidatos, alargando também o número de parceiros e patrocinadores.

Afinal, viver tempos atípicos significa arranjar formas inovadoras de motivar e ser motivado para fazer melhor. E, se ao fazê-lo estivermos a contribuir para a evolução da cidadania e dos resultados académicos dos jovens portugueses, então dizer sim ao progresso é só mesmo o primeiro passo.

 

Pilar Guimarães

Projeto "Quadro de Mérito Evolutivo"

 

 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Questionário - Consulta Pública da Comissão Europeia - #DigitalDecade4YOUth

Por rui.gaspar — 4 de Outubro de 2021, 10:08
4 Out.

Questionário - Consulta Pública da Comissão Europeia - #DigitalDecade4YOUth

Integrado na visão estratégica para a transformação digital da Europa até 2030, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa lançam uma consulta pública, através do inquérito por questionário #DigitalDecade4YOUth. Este questionário, que se encontra em língua portuguesa, é dirigido a pais/encarregados de educação, a docentes e a outros agentes educativos.

O inquérito DigitalDecade4YOUth foi baseado nas preocupações de crianças e jovens, relativamente à transformação digital da Europa. Com base na recolha destes dados, e com o objetivo de promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital, será emanado um conjunto de princípios e direitos digitais que irão integrar uma declaração interinstitucional, a publicar no final de 2021. Será igualmente elaborada uma nova Estratégia Better Internet for Kids (BIK), a adotar em 2022, que visam promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

8.ª Edição Apps for Good Portugal

Por ocastro — 1 de Outubro de 2021, 13:25
1 Out.

8.ª Edição Apps for Good Portugal

O programa educativo Apps for Good convida todos os alunos e professores, dos 5.º ao 12.º anos de escolaridade, a participar, na sua 8.ª edição, com projetos que deem resposta a problemas concretos do quotidiano, integrando soluções tecnológicas inovadoras.

Este programa disponibiliza uma plataforma online, onde os professores, de qualquer grupo de recrutamento, podem desenvolver trabalhos, de forma colaborativa, com os seus alunos, envolvendo-os em causas sociais e de cidadania, ao mesmo tempo que adquirem competências digitais e transversais.

O Apps for Good disponibiliza formação acreditada, bem como um acompanhamento próximo, presencial e/ou a distância, aos que demonstrarem interesse em participar. No final, todos serão convidados a integrar uma competição regional e nacional, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus trabalhos.

Para informações mais detalhadas e inscrições no programa, aceda aqui.

Peso: 
0
✇ ERTE

8.ª Edição Apps for Good Portugal

Por ocastro — 1 de Outubro de 2021, 13:21
apps for good
01.10.21

O programa educativo Apps for Good convida todos os alunos e professores, dos 5.º ao 12.º anos de escolaridade, a participar, na sua 8.ª edição, com projetos que deem resposta a problemas concretos do quotidiano, integrando soluções tecnológicas inovadoras.

Este programa disponibiliza uma plataforma online, onde os professores, de qualquer grupo de recrutamento, podem desenvolver trabalhos, de forma colaborativa, com os seus alunos, envolvendo-os em causas sociais e de cidadania, ao mesmo tempo que adquirem competências digitais e transversais.

O Apps for Good disponibiliza formação acreditada, bem como um acompanhamento próximo, presencial e/ou a distância, aos que demonstrarem interesse em participar. No final, todos serão convidados a integrar uma competição regional e nacional, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus trabalhos.

Para informações mais detalhadas e inscrições no programa, aceda a www.cdi.org.pt/8a-edicao-apps-for-good

Slider Text: 
8.ª Edição Apps for Good Portugal
✇ Direção-Geral da Educação

Webinar – A importância das redes sociais nas decisões de investimento dos jovens e as criptomoedas.

Por rui.gaspar — 30 de Setembro de 2021, 15:01
30 Set.

Webinar – A importância das redes sociais nas decisões de investimento dos jovens e as criptomoedas.

Este Webinar realiza-se no âmbito da 5ª edição da Semana Mundial do Investidor (WIW na sigla em inglês) que decorre entre 6 e 12 de outubro de 2021. A WIW é uma iniciativa global, promovida pela Organização Internacional de Reguladores de Valores Mobiliários (IOSCO- Internacional Organization of Securities Commissions), com o objetivo de sensibilizar os investidores e a sociedade civil para a importância da educação financeira e da proteção do investidor. Realiza-se em mais de 90 países e tem, este ano, dentro do tópico da digitalização, como temas principais: o investimento pelos jovens, a crescente importância das redes sociais como ferramentas de investimento e de educação financeira, a prevenção da fraude em investimentos financeiros, novos modelos de negócios de intermediação financeira e novas tendências no investimento. Outros assuntos serão também abordados tais como as transações online, conceitos básicos de investimento e criptoativos.

A Semana Mundial do Investidor é o resultado da união de esforços de instituições em diversos países em torno de uma agenda comum para promoção da educação financeira e discussão de temas de interesse da população em geral e dos investidores em particular. A proteção dos consumidores de produtos de investimento passa também pela disseminação do conhecimento e, nesse sentido, a realização de uma iniciativa como esta, de alcance global, é uma grande conquista que impacta milhares de indivíduos.

Assim, à semelhança do Webinar realizado no ano passado, que contou com o apoio e colaboração da DGE, a CMVM vem repetir a iniciativa com a promoção de um novo Webinar, no dia 11 de outubro, entre as 16h:00 e as 17h:00, dirigido sobretudo a professores do ensino secundário, no qual se propõe abordar os temas: “A Importância das redes sociais nas decisões de investimento dos jovens - o efeito gamificação”, “Os riscos do investimento em criptomoedas” e “A CMVM e a Proteção dos Investidores”.

Pode fazer a sua inscrição em: https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_Rc6DwBpyQX2SQNZErF3ArA

 

A participação neste webinar não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22

Por ocastro — 30 de Setembro de 2021, 14:16
30 Set.

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22

O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia, dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança.

Neste ano letivo de 2021/22, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.

Se o seu agrupamento/escola não agrupada tem o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo, pode vê-lo renovado ou ser contemplado com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos. Para tal, basta proceder ao envio de recursos e incidentes, diretamente na plataforma.

Caso o seu agrupamento/escola não agrupadas não tenha selo, ou o prazo de validade do selo já se encontra expirado, poderá realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas: práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

O Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".

Relembramos que existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação neste projeto (esafetylabel@dge.mec.pt).

Para mais informações, aceda a:

https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital
https://www.esafetylabel.eu/

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

Por ocastro — 30 de Setembro de 2021, 14:13
30 Set.

Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
A campanha de 2021, que será assinalada com diversos eventos e atividades, por toda a Europa, concentra-se em dois temas:
. First aid (primeiros socorros), orientações sobre o que fazer se alguém for vítima de um ataque ciberataque;
. Fique “ciberseguro” em casa.             
Os principais objetivos da campanha de 2021 passam por garantir que os utilizadores e as organizações estejam bem informados sobre os potenciais riscos de Cibersegurança e que permaneçam seguros online. A intenção geral é a de ajudar os cidadãos da UE a desenvolver uma compreensão básica sobre as questões da privacidade e da segurança online.
Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.
A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.
Registo das Escolas: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/user/register 
Página da campanha: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/ 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Desafios SeguraNet 2021/2022 - 15.ª edição

Por ocastro — 30 de Setembro de 2021, 14:09
30 Set.

Desafios SeguraNet 2021/2022 - 15.ª edição

A Direção-Geral da Educação promove a 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. Este concurso contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação. As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet. O primeiro desafio ficará disponível no dia 1 de outubro.

No que se refere ao  1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três desafios. 

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e de uma forma transversal e, todos os contextos educativos.

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Peso: 
0
✇ ERTE

Questionário - Consulta Pública da Comissão Europeia - #DigitalDecade4YOUth

Por ocastro — 29 de Setembro de 2021, 10:53
questionario
29.09.21

Integrado na visão estratégica para a transformação digital da Europa até 2030, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa lançam uma consulta pública, através do inquérito por questionário #DigitalDecade4YOUth. Este questionário, que se encontra em língua portuguesa, é dirigido a pais/encarregados de educação, a docentes e a outros agentes educativos.

O inquérito DigitalDecade4YOUth foi baseado nas preocupações de crianças e jovens, relativamente à transformação digital da Europa. Com base na recolha destes dados, e com o objetivo de promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital, será emanado um conjunto de princípios e direitos digitais que irão integrar uma declaração interinstitucional, a publicar no final de 2021. Será igualmente elaborada uma nova Estratégia Better Internet for Kids (BIK), a adotar em 2022, que visam promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital.

Slider Text: 
Questionário - Consulta Pública da Comissão Europeia - #DigitalDecade4YOUth
✇ ERTE

Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

Por ocastro — 28 de Setembro de 2021, 10:53
Cibersegurança
28.09.21

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
A campanha de 2021, que será assinalada com diversos eventos e atividades, por toda a Europa, concentra-se em dois temas:
. First aid (primeiros socorros), orientações sobre o que fazer se alguém for vítima de um ataque ciberataque;
. Fique “ciberseguro” em casa.             
Os principais objetivos da campanha de 2021 passam por garantir que os utilizadores e as organizações estejam bem informados sobre os potenciais riscos de Cibersegurança e que permaneçam seguros online. A intenção geral é a de ajudar os cidadãos da UE a desenvolver uma compreensão básica sobre as questões da privacidade e da segurança online.
Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.
A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.
Registo das Escolas: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/user/register 
Página da campanha: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/ 

Slider Text: 
Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas
✇ ERTE

Seminário Bilateral eTwinning Portugal-Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação

Por luis.ferreira — 26 de Setembro de 2021, 21:26
Bilateral
26.09.21

Entre os dias 20 a 22 de outubro, decorrerá o Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação, dinamizado pela Organização Nacional de Apoio (NSO), da Direção-Geral da Educação. 

Este evento online, que contará com a presença de 50 docentes portugueses e espanhóis, de todas as áreas disciplinares, com alunos de idade igual ou superior a 10 anos, pretende proporcionar aos participantes momentos de reflexão, partilha e planificação de projetos colaborativos transnacionais sobre a temática do seminário.  

Os docentes poderão assistir a sessões plenárias apresentadas por especialistas, bem como participar em workshops e em momentos culturais, que contam com o apoio do Município de Campo Maior. 

Aos docentes que frequentarem as sessões plenárias e workshops será emitido um certificado de participação de 9 horas. 

As inscrições para a participação neste evento decorrem até ao dia 7 de outubro.  

Consulte o Programa

Slider Text: 
Seminário Bilateral eTwinning Portugal-Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação
✇ ERTE

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22

Por luis.ferreira — 24 de Setembro de 2021, 14:45
eSAFETY
24.09.21

O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia, dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança.

Neste ano letivo de 2021/22, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.

Se o seu agrupamento/escola não agrupada tem o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo, pode vê-lo renovado ou ser contemplado com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos. Para tal, basta proceder ao envio de recursos e incidentes, diretamente na plataforma.

Caso o seu agrupamento/escola não agrupadas não tenha selo, ou o prazo de validade do selo já se encontra expirado, poderá realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas: práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

O Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".

Relembramos que existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação neste projeto (esafetylabel@dge.mec.pt).

 

Para mais informações, aceda a:

https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital
https://www.esafetylabel.eu/

 

Slider Text: 
Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22
❌