Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Direção-Geral da Educação

Divulgação dos resultados finais das candidaturas à renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Por rui.gaspar — 5 de Agosto de 2022, 15:54
5 Ago.

Divulgação dos resultados finais das candidaturas à renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Em cumprimento do ponto 11, do Aviso n.º 14693-C/2021, publicado no Diário da República, 2.º suplemento, 2.ª série - n. º 151, de 5 de agosto, a Direção-Geral da Educação procede à divulgação da lista final, homologada pela Presidente do Júri de Avaliação, por delegação, das instituições com renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) para o ano letivo 2022/2023, por deliberação do Júri de Avaliação, que decorreu na 2.ª reunião do júri, a qual teve lugar no dia  4 de agosto de 2022, nos termos do citado Aviso.

Comunicado

Lista de instituições com renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Divulgação dos resultados finais das candidaturas à renovação da acreditação de Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Por rui.gaspar — 5 de Agosto de 2022, 15:49
5 Ago.

Divulgação dos resultados finais das candidaturas à renovação da acreditação de Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Em cumprimento do ponto 11, do Aviso n.º 9830/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série - n. º101, de 25 de maio, a Direção-Geral da Educação procede à divulgação das listas finais, homologadas pela Presidente do Júri de Avaliação, por delegação, das instituições com renovação da acreditação, bem como da instituição excluída da renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão (CRI), por deliberação do Júri de Avaliação, que decorreu na 2.ª reunião do júri, a qual teve lugar no dia  4 de agosto de 2022, nos termos do citado Aviso.

Comunicado

Lista de instituições com renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão

Lista da instituição excluída da renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Resultados das candidaturas aos Projetos "DE+", "DE Territórios", "DE Nível III" e "Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar"

Por rui.gaspar — 30 de Julho de 2022, 09:52
30 Jul.

Resultados das candidaturas aos Projetos "DE+", "DE Territórios", "DE Nível III" e "Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar"

Comunica-se as listas das candidaturas aprovadas aos programas "DE+", "DE Comunidades", DE Nível III" e "DE Centros de Formação Desportiva".

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Programa Escolas Ubuntu

Por rui.gaspar — 28 de Julho de 2022, 10:54
28 Jul.

Programa Escolas Ubuntu

Convite para participação nas Academias de Liderança Colaborativa

(Dirigido a Diretores/as / Presidentes de CAP e restantes membros da direção)

 

No âmbito do Plano 21|23 Escola+ encontra-se em desenvolvimento a Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais, fazendo parte de um conjunto de medidas que procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens e garantir que ninguém fica para trás, https://escolamais.dge.mec.pt/.

Decorrente deste enquadramento, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), lançou para os nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, o programa Escolas Ubuntu.

O programa ESCOLAS UBUNTU visa proporcionar a cada Agrupamento de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (ENA) aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências socio emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. 

O programa ESCOLAS UBUNTU contempla, ainda, a atividade das Academias de Liderança Colaborativa que integra o conjunto de ações do programa Escolas Ubuntu e é dirigida a diretores ou membros da direção de AE / ENA aderentes ao programa Escolas Ubuntu ou que queiram vir a aderir ao projeto. Espera-se a participação de um elemento de cada AE/ENA.

Salienta-se que, para os AE/ENA já aderentes ao programa Escolas Ubuntu, a atividade, não sendo de participação obrigatória, constituí uma oportunidade única para dar continuidade e reforçar o compromisso assumido com o programa.

Serão disponibilizados dois módulos de capacitação:

 

Módulo I (inicial) – Competências de um/a líder colaborativo/a

5 seminários: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço

Opção para quem vai iniciar este processo de capacitação

 

Módulo II (avançado) – Fatores críticos de sucesso para a colaboração na Escola

5 seminários: Liderança, Comunicação, Participação, Avaliação e Confiança 

Opção dirigida apenas para quem já frequentou o Módulo I.

 

Os seminários acontecerão online, através da plataforma Zoom, entre as 9h30 e as 12h30; 14h00 e as 17h00.

Para mais informações sobre os módulos e o programa, consultar documento anexo. Inscrições em https://forms.gle/95fjpA6LSVnaUbJc6

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Ano Europeu da Juventude 2022 - Campanha

Por rui.gaspar — 25 de Julho de 2022, 11:55
25 Jul.

Ano Europeu da Juventude 2022 - Campanha

Em 2022, assinala-se o Ano Europeu da Juventude (AEJ). Durante este ano, pretende-se, entre outros, colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor e o papel que os jovens podem desempenhar na construção da visão, dos valores e dos princípios europeus. Salienta-se, ainda, que 2022 é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.   

Em Portugal o Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude, constituído por diversas entidades e coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tem por missão promover as comemorações, no nosso país.

Assim, este Comité convida todas as escolas, associações de pais, associações de estudantes e outras entidades a associarem-se ao AEJ. Para tal, sugere-se:

  • o registo no portal AEJ, para divulgação dos eventos realizados, no âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022; 
  • a divulgação do logótipo do AEJ nos respetivos canais de comunicação; 
  • a partilha de mensagens sobre o AEJ nas atividades que organizam, incluindo as hastags #AEJ2022 e #EYY2022 #EuropeanYearofYouth #AnoEuropeudaJuventude
  • a disponibilização do spot institucional do AEJ, disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=eWm4amYNY-o, durante as atividades dinamizadas. 
     

Mais informações em: https://anoeuropeujuventude.ipdj.gov.pt/

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

R-A 2022 Teatro | Braga

Por goliveira — 22 de Julho de 2022, 15:23
22 Jul.

R-A 2022 Teatro | Braga

A Maior Flor do Mundo 

Decorreu na semana de 27 a 30 de junho a Residência Artística 2022 em Teatro, do Programa de Educação Estética e Artística, no Agrupamento de Escolas (AE) Alberto Sampaio, em Braga. A turma N4C, da Escola na EB n.º 1 de Nogueira, acompanhada pela professora titular de turma Filomena Sobreiros, acolheu a atriz Ana Margarida Carvalho do Teatro Nacional de São João com quem realizou ao longo da semana atividades de práticas dramáticas. 

Os alunos foram desafiados a desenvolver a criatividade e a improvisação recorrendo à memória de vivências passadas, tendo como apoio o conto infantil A Maior Flor do Mundo, escrito por José Saramago. Foram dinamizadas atividades em diversos locais da Escola, onde cada aluno partilhou as suas experiências ao longo dos últimos quatro anos. Na apresentação final, as interpretações evocaram as relações pessoais com os espaços escolares. 

Nesta ocasião estiveram presentes a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga Carla Sepúlveda, o Diretor do AE Alberto Sampaio João Andrade, a Diretora do CFAE Braga-Sul Ana Paula Vilela, a Coordenadora do Programa de Educação Estética e Artística Carla Rosa, o Embaixador PEEA Norte Rui Campos, o Embaixador PEEA Braga Cosme Campinho e elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação.  

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”

Por goliveira — 22 de Julho de 2022, 12:35
22 Jul.

Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) editou o Guia “Crescer com Direitos - Ações Pedagógicas na Escola”. Este guia reúne um conjunto de propostas de ações pedagógicas realizadas em contexto escolar.

O Guia está estruturado em três partes: parte I – Investir no futuro da criança; parte II – Na escola com Direitos e parte III – Experiências para partilhar. 

A parte I apresenta-nos o enquadramento geral desta edição. Leva-nos a fazer um percurso que parte dos Direitos da Criança, faz uma visita ao trajeto do projeto Rua desde o seu início, até aos nossos dias, e reforça a importância das atividades lúdicas e do brincar como estratégias de promover os direitos e proteger as crianças e os jovens.

A parte II revisita as motivações da equipa do Projeto Rua e o contexto que evidenciou a necessidade de empreender “Na escola com Direitos”, bem como a metodologia de construção das sessões dinamizadas pela equipa. São apresentadas 23 sessões, divididas em cinco temáticas, nomeadamente, viver e respeitar, crescer é descobrir, conhecer para prevenir, abraçar a diversidade e criar e participar. 

A III parte apresenta cinco projetos de continuidade, com várias sessões, dinamizadas em contextos particulares, com populações e com problemáticas específicas, e que foram desenvolvidos no âmbito de parcerias. 

A publicação destina-se a animadores, educadores, professores e a todos os profissionais que acreditam na educação como ferramenta privilegiada de promoção da inclusão e do desenvolvimento e que procuram novas estratégias para enriquecer as suas práticas.

Para mais informações sobre os livros do IAC, aceda a Livros IAC - Instituto de Apoio à Criança | Fique A Conhecer-nos! (iacrianca.pt)

 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022

Por goliveira — 22 de Julho de 2022, 12:21
22 Jul.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022

Foi publicada no Diário da República n.º 141/2022, Série I, de 22 de julho, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022, que prorroga as ações específicas do Plano 21|23 Escola+. 

Aceda à Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022

Aceda ao site Escola+ 21|23

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022

Por goliveira — 21 de Julho de 2022, 14:47
21 Jul.

2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022

+Equidade +Qualidade das Aprendizagens

O 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022, centrado nas áreas do Currículo, da Equidade e da Qualidade das Aprendizagens, decorreu nos dias 24 e 25 de maio, no Europarque – Cidade dos Eventos, em Santa Maria da Feira. De acordo com o feedback recebido, proporcionou momentos de reflexão sobre as práticas, ofereceu acesso a conhecimento relevante e trouxe propostas desafiantes, tendo correspondido às perspetivas dos presentes. Contou com a presença de mais de 800 participantes, entre diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas, diretores dos Centros de Formação das Associações de Escolas, especialistas da área da Educação e representantes dos vários organismos do Ministério da Educação.  

Disponibilizamos as sessões realizadas no Encontro.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Desafios SeguraNet 2021/2022 - Classificação Final das Escolas

Por goliveira — 21 de Julho de 2022, 12:28
21 Jul.

Desafios SeguraNet 2021/2022 - Classificação Final das Escolas

A Direção-Geral da Educação dinamiza​​, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o concurso "Desafios SeguraNet” com a colaboração do Centro de Competência TIC da ​Escola Superior de Educação de Santarém. Esta iniciativa que promove a Educação para a Cidadania Digital, contou, nesta edição, com a participação de 317 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 78424 alunos, 1162 professores e 459 encarregados de educação. 

A classificação das escolas vencedoras deste concurso já se encontra disponível. 

Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico 

Nesta edição, foram 71 as equipas vencedoras que responderam aos três desafios propostos e 74 as que responderam a 1 ou 2 desafios: 

- Listas das turmas vencedoras

- Listas das turmas participantes 

Categoria 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico 

Nesta edição, foram 172 as escolas que obtiveram mais de 3000 pontos, o que, de acordo com o regulamento, lhes permite serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet: 

- Lista das escolas vencedoras

Para mais informações ou para alteração às listas publicadas, contacte-nos através do endereço de e-mail: cctic@ese.ipsantarem.pt 

Os certificados, os troféus e os prémios relativos a esta edição serão enviados no início do próximo ano letivo. 

Felicitamos as comunidades educativas envolvidas nesta iniciativa e esperamos poder contar com a participação de todos, na décima sexta edição, no ano letivo 2022/23. 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

NOESIS – Notícias da Educação

Por goliveira — 21 de Julho de 2022, 10:26
21 Jul.

NOESIS – Notícias da Educação

Já está disponível o Boletim mensal NOESIS – Notícias da Educação – do mês de julho. 

Com o objetivo de partilhar e valorizar o que acontece na área da educação em Portugal, este Boletim oferece, mensalmente, uma seleção de notícias sobre eventos, iniciativas e projetos, legislação, publicações e estudos do que de mais relevante se faz neste domínio.

O boletim poderá ser subscrito através de mensagem de correio eletrónico enviada para boletimdge@dge.mec.pt.

Aceda ao último número aqui.

Números anteriores disponíveis em http://www.dge.mec.pt/boletim-noesis.

 

Peso: 
-3
✇ Direção-Geral da Educação

R-A 2022 Educação Artística | Nelas

Por goliveira — 20 de Julho de 2022, 14:51
20 Jul.

R-A 2022 Educação Artística | Nelas

O que está atrás do pano  

O Agrupamento de Escolas (AE) de Nelas recebeu, entre os dias 27 e 30 de junho, o artista Nuno Pólvora do Teatro Nacional de São Carlos – OPArt, para mais uma Residência Artística 2022 em Educação Artística, do Programa de Educação Estética e Artística. O propósito desta iniciativa foi desmistificar a Ópera mostrando “o que está atrás do pano” aos alunos e professores do 4.º A do Centro Escolar de Nelas. Este projeto pretende mostrar as diferentes fases de uma Ópera até ser apresentada ao público, através da história, da música e da forma prática de se fazer. Deste modo, a realização de uma reportagem televisiva foi o pretexto para mostrar quadros representativos da orquestra, do coro, dos solistas e do próprio cenário, tendo sido os alunos a conduzir a reportagem e os protagonistas destes quadros.  

Esta residência artística resulta de uma candidatura apresentada pelo AE de Nelas à edição das R-A 2022, e conta com a colaboração ativa, e essencial, da Autarquia local na concretização deste Projeto destinado às crianças do primeiro ciclo do ensino básico, com o objetivo integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos. ​ 

O projeto desenvolveu-se ao longo da semana e culminou com a apresentação pública, aberta a toda a comunidade, no dia 30 de junho, no Cineteatro Municipal de Nelas onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Nelas Joaquim Amaral, a Vice-presidente Elsa Loureiro, a representante da Direção Regional de Cultura do Centro Margarida Silva, o representante OPArt Pedro Teixeira da Silva, a Delegada Regional da DGEstE Centro Cristina Oliveira, a Diretora do AE de Nelas Olga Carvalho, os Adjuntos da Direção Rosa Reina e João Sampaio, o Coordenador do 1.º Ciclo Armando Morais, a Professora Titular de Turma Isabel Peres, o representante do Centro de Formação EduFor Rui Fonte, a Diretora Cultural da Fundação Lapa do Lobo Rita Faria, o Embaixador PEEA Centro Interior Carlos Pais e elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, para além dos pais e encarregados de educação. 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Audiência de Interessados

Por goliveira — 19 de Julho de 2022, 11:54
19 Jul.

Audiência de Interessados

Entidades candidatas  à renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Em cumprimento do ponto 7.3  do Aviso n.º 14693-C/2021, publicado no Diário da República, 2.º suplemento, 2.ª série - n. º 151, de 5 de agosto, a Direção-Geral da Educação procede à divulgação de Nota Informativa, referente à Audiência de Interessados e à lista provisória de  renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) para o ano letivo 2022/2023, por deliberação do Júri de Avaliação de 14 de junho de 2022, nos termos do citado Aviso.

Nota informativa

Lista provisória de renovação de acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão

 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Audiência de Interessados

Por goliveira — 19 de Julho de 2022, 11:54
19 Jul.

Audiência de Interessados

Entidades candidatas  à renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão para o ano letivo 2022/2023

Em cumprimento do ponto 7.3 do Aviso n.º 9830/2021, publicado no Diário da República,  2.ª série - n. º 101, de 25 de maio, a Direção-Geral da Educação procede à divulgação de Nota Informativa, referente à Audiência de Interessados e às  listas provisórias de renovação da acreditação e de exclusão de uma entidade à renovação da acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) para o ano letivo 2022/2023, por deliberação do Júri de Avaliação de 14 de julho  de 2022, nos termos do citado Aviso.

Nota informativa - Audiência de Interessados

Lista provisória de renovação de acreditação a Centros de Recursos para a Inclusão

Lista provisória de exclusão de uma entidade à renovação a Centros de Recursos para a Inclusão

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

33.ª Olimpíada Internacional de Biologia (Arménia) – alunos portugueses premiados

Por goliveira — 19 de Julho de 2022, 10:34
19 Jul.

33.ª Olimpíada Internacional de Biologia (Arménia) – alunos portugueses premiados

Portugal subiu ao pódio, mais uma vez, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, que decorreram em Yerevan (Arménia), entre 10 e 18 de julho. Os alunos André Daniel Malta Aires Melo da Cruz (11.º ano, Colégio de Gaia – Escola Católica, Vila Nova de Gaia) e Tiago Miguel Gomes de Sousa (11.º ano, Escola Secundária São João do Estoril, Cascais) foram galardoados com uma medalha de bronze cada um. Para além destes, a representação portuguesa esteve ainda a cargo de Guilherme Eduardo Ramos Gouveia (12.º ano, Colégio Militar, Lisboa). Esta é uma prestigiada competição internacional que conta com quase 300 participantes, em representação de 78 países.

A comitiva portuguesa foi coordenada pelo Doutor Sérgio Leandro (Ordem dos Biólogos).

Comitiva Portuguesa

A Direção-Geral da Educação saúda os alunos premiados e restante comitiva, incluindo alunos e os responsáveis pela sua preparação e acompanhamento.

Para mais informações, aceda a: https://ibo2022.org/en/ e https://www.ibo-info.org/en/countries-members-pending-members.html.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

R-A 2022 Música | Vila Real de Santo António 

Por goliveira — 19 de Julho de 2022, 10:14
19 Jul.

R-A 2022 Música | Vila Real de Santo António 

Crescer com a Música 

Na semana de 20 a 24 de junho, decorreu no Agrupamento de Escolas (AE) de Vila Real de Santo António a Residência Artística 2022 em Música no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA). A turma do 4.º A da EB/JI Manuel Cabanas recebeu artistas da Foco Musical com os quais desenvolveu um trabalho no âmbito da área artística da música, utilizando instrumentos Orff, teclados e flautas de Bisel.  

Durante uma semana, os músicos Dinis Mendes, Miguel Pernes e Ricardo Martins, desafiaram os alunos a tocar 6 peças do cancioneiro “Crescer com a Música”, do Maestro Jorge Salgueiro, apresentadas no momento final no Largo Manuel Cabanas, em Vila Nova de Cacela.

O momento final contou com a presença da Vereadora da Educação do Município Maria da Conceição Pires, do Chefe da Divisão de Cultura e Educação Vítor Junqueira, do Delegado Regional DGEstE Algarve Alexandre Lima, da Diretora do AE Vila Real de Santo António Cristina Rodrigues, com Francisco Mendes da Foco Musical, da Professora Titular de Turma Milene Galvão, da Coordenadora do PEEA Carla Rosa, elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação e muitos outros membros da comunidade escolar, contando ainda com a Embaixadora PEEA Sul Sotavento Maria João Jacinto, que acompanhou a semana de R-A. 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Concurso Público com publicidade internacional

Por goliveira — 19 de Julho de 2022, 10:02
19 Jul.

Concurso Público com publicidade internacional

A Direção-Geral da Educação informa que se encontram disponíveis para consulta as peças do procedimento concursal CPI/02/DGE/2022 - Integração do FITescola na plataforma E360.

Anúncio DRE

Programa de Concurso

Caderno de Encargos

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Encontro Dentro e Fora da Caixa – ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania

Por goliveira — 13 de Julho de 2022, 16:21
13 Jul.

Encontro Dentro e Fora da Caixa – ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania

Fundação Calouste Gulbenkian

O Programa Cidadãos Ativ@s convida-a/o a participar no Encontro Dentro e Fora da Caixa – ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania, a realizar-se no próximo dia 22 de julho, das 9h30 às 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Este Encontro – promovido pelo projeto Educação para a Cidadania, o qual desde 2019 tem dinamizado a intervenção neste âmbito, a partir da relação entre ONG e escolas de três territórios distintos: Damaia (Amadora), Gondifelos (Vila Nova de Famalicão) e Porto Santo – terá como objetivos:

  • Partilhar e discutir os processos, resultados e produtos decorrentes da implementação do projeto Educação para a Cidadania.
  • Disseminar e inspirar práticas de Educação para a Cidadania em contexto escolar.
  • Contribuir para as políticas públicas na área da Educação para a Cidadania.

O projeto “Educação para a Cidadania” é uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. O projeto é implementado pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e pelo Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (CEDH-UCP).

Este evento será acreditado pela Universidade Católica Portuguesa como Ação de Curta Duração de formação contínua de docentes, de 6 horas. 

Fique a conhecer o programa do Encontro.

Participe, realizando a sua inscrição (inscrições abertas até dia 19 de julho).
 

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

R-A 2022 Dança | Vila Real

Por goliveira — 13 de Julho de 2022, 16:03
13 Jul.

R-A 2022 Dança | Vila Real

Sem encontrar 

A semana de 20 a 24 de junho decorreu de forma inesquecível com o Programa de Educação Estética e Artística, para os alunos do 3.º ano da turma 3 do Centro Escolar de Lordelo, Agrupamento de Escolas (AE) Diogo Cão, em Vila Real onde foi desenvolvida a Residência Artística 2022 em Dança, com o tema Sem encontrar – com o acompanhamento da Professora Titular de Turma Ercília Gonçalves, da professora do Apoio Educativo Conceição Enes e da Embaixadora PEEA Vila Real Isaura Sousa. Esta semana de Residência Artística foi dinamizada pela bailarina Isabel Galriça da Companhia Nacional de Bailado (CNB - OPArt), onde as questões do Tempo foram abordadas nas suas diversas variáveis. 

Os alunos refletiram nos movimentos do quotidiano, nas estruturas rítmicas, nos diferentes elementos do tempo; na pulsação, na velocidade, na duração, nos padrões rítmicos. Na urgência da vida, refletindo o dia a dia, no tempo que escasseia. Na urgência que a vida tem sem tempo. O tempo representado pelo relógio, pelo movimento circular dos ponteiros do relógio.  

A cerimónia de encerramento, com a apresentação pública à comunidade decorreu na tarde do dia 24 de junho, no Teatro Municipal de Vila Real e contou com a presença do Vereador da Educação, Ensino e Juventude da Câmara Municipal de Vila Real Alexandre Favaios, do Diretor e da Adjunta da Direção da Educação pré-escolar e 1.º ciclo do AE Diogo Cão Armando Félix e Júlia Loureiro, do representante do OPArt - CNB Bruno Silva e de elementos da Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação, para além dos pais e encarregados de educação. 

Saiba mais no site Notícias de Vila Real.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Participação do JNE na 4.ª missão do protocolo entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento de Angola e o Ministério de Educação de Portugal

Por goliveira — 12 de Julho de 2022, 11:59
12 Jul.

Participação do JNE na 4.ª missão do protocolo entre o Ministério da Educação e Desenvolvimento de Angola e o Ministério de Educação de Portugal

Na continuação dos trabalhos de cooperação entre os ministérios de Portugal e Angola, a Direção de Serviços do Júri Nacional de Exames participa na 4.ª missão que decorre em Luanda entre os dias 2 e 15 de julho. 

Nesta missão, o JNE colabora com o Júri de Exames Nacional (JEN) de Angola, partilhando o seu conhecimento e experiência, na criação do Centro de Nacional de Exames (CNE). 

Foi montado todo o processo logistíco imprescindível para que a classificação dos exames nacionais piloto de Angola possa decorrer com segurança, garantia de sigilo e anonimato requeridos. 

Será ainda elaborado, em colaboração com o IAVE, o JEN e o INADE, o primeiro relatório com os resultados do projeto Exames Nacionais Piloto.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

R-A 2022 Educação Artística | Évora

Por goliveira — 12 de Julho de 2022, 10:40
12 Jul.

R-A 2022 Educação Artística | Évora

Como se faz uma Ópera 

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) em colaboração com o Teatro Nacional de São Carlos realizou em Évora, na semana de 13 a 17 de junho, a Residência Artística 2022 em Educação Artística, sob o título Como se faz uma Ópera. Foi no Agrupamento de Escolas (AE) Manuel Ferreira Patrício que a turma A do 4.º ano, ao longo da semana, foi acompanhada pelo artista Nuno Pólvora que deu a conhecer o mundo da ópera. 

Nesta iniciativa interministerial, entre as áreas da Educação e da Cultura, as crianças participaram em atividades onde exploraram este género artístico que engloba as formas de expressão verbal e corporal, bem como a encenação e cenografia – desfazendo preconceitos e mostrando que a Ópera não é algo desligado da realidade, mas que, pelo contrário, pode relacionar-se a situações humanas concretas. O intento foi dar a conhecer aos alunos as fases de uma ópera até ser apresentada ao público, através da narrativa, da música e dos procedimentos para a sua realização.  

Deste modo, a realização de uma reportagem televisiva foi o pretexto para se mostrar quadros representativos da orquestra, do coro, dos solistas e do próprio cenário, tendo sido os alunos a conduzir a reportagem e os protagonistas destes quadros. O trabalho realizado em sala de aula, contou ainda com a colaboração do intérprete de Língua Gestual Portuguesa João Paulo Charneca, integrando os alunos surdos nas atividades propostas pelo artista.  

No Auditório da escola sede, a 17 de junho, aconteceu a apresentação pública à comunidade da R-A 2022 | Évora, onde estiveram presentes o Diretor do Departamento Sociocultural do Município de Évora José Conde, o Diretor do AE Manuel Cabeça, a Chefe de Equipa Multidisciplinar da DGEstE Alentejo Maria Manuela Moio e a Coordenadora do PEEA Carla Rosa.  

A semana de R-A decorreu com o acompanhamento das professoras titulares de turma Paula Martinho e Josefina Vieira, e pela Embaixadora PEEA Évora Patrícia Antunes.  

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Colóquio "Os Professores como agentes de mudança: arquiteturas de construção da sala de aula"

Por goliveira — 11 de Julho de 2022, 14:26
11 Jul.

Colóquio "Os Professores como agentes de mudança: arquiteturas de construção da sala de aula"

Realizar-se-á, nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, o Colóquio " Os Professores como agentes de mudança: arquiteturas de construção da sala de aula".

O evento é organizado pelo Centro de Formação Castro Daire/Lafões.

Aceda ao Programa do Colóquio.

Cartaz do Evento

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Partilha com Energia

Por goliveira — 8 de Julho de 2022, 16:07
8 Jul.

Partilha com Energia

"Diz-me e eu esqueço, ensina-me e eu recordo, envolve-me e eu aprendo.”

Benjamin Franklin

 

Criado em 2014, o programa educativo Partilha com Energia destina-se a jovens entre os 15 e os 19 anos de idade e está inserido na estratégia de responsabilidade social da EDP, visando promover relações fortes entre comunidades e regiões onde a empresa mantém centros de produção de energia, dando também a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuindo para a sua valorização.

A 6.ª edição do programa Partilha com Energia, que decorreu entre 28 de abril e 4 de junho, contou com a participação de alunos e professores do ensino secundário de dezenas de escolas de norte a sul do país.

O Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria aderiu desde o primeiro momento ao Partilha com Energia, na sua edição piloto há 8 anos.

Este ano letivo, participaram 47 alunos, oriundos das turmas C e F do 10.º ano de escolaridade. A particularidade deste projeto é o facto de serem os próprios alunos os responsáveis por planear e implementar o intercâmbio através de vários desafios lançados pela EDP Produção (metodologia “Learning by doing”), com o acompanhamento dos professores e o apoio presencial e virtual de uma equipa técnica da Gesentrepreneur.

Estes intercâmbios entre as escolas são um verdadeiro farol da cidadania ativa, responsável e participativa, permitindo a partilha de ideias e experiências entre alunos de diferentes municípios, com o objetivo de promover o melhor da sua região.

Para além disso, pretendem proporcionar o desenvolvimento de capacidades empreendedoras dos alunos, sendo da responsabilidade destes planear e operacionalizar as atividades, alimentação, transportes e dormidas nos três dias em que decorre o intercâmbio

Os alunos estabelecem parcerias essenciais (transporte e alojamento) e outras (alimentação e atividades de cariz social e lúdico) e angariam verbas para assegurar as despesas esperadas, através de patrocínios e iniciativas na comunidade.

Numa 1.ª fase alunos e professores deslocaram-se ao Município de Lamego, até ao Agrupamento de Escolas da Sé, onde foram muito bem recebidos pelo diretor e corpo docente e não docente.

Numa 2.ª fase, foi a vez do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria acolher em Tomar os alunos e professores lamecences.

Entre os dias 2 e 4 de junho.  visitaram monumentos e sítios emblemáticos como o Convento de Cristo, a Sinagoga, a Igreja de Santa Maria do Olival, a Mata dos Sete Montes, a Várzea Grande, o Complexo da Levada, o Museu dos Fósforos, o Núcleo de Arte Contemporânea, a Roda do Mouchão e muito mais...

Os alunos deram a conhecer a tradição e a cultura com o apoio dos seus colegas do Turismo Cultural em Férias (um outro projeto do agrupamento), o desporto com o Centro de Formação Desportiva de Canoagem do Agrupamento.

Para além de darem a conhecer o património histórico e arquitetónico, os alunos envolveram-se também em iniciativas de cariz solidário tais como uma dramatização teatral para os idosos do Lar Nossa Sr.ª da Graça, voluntariado no canil/gatil das instalações da APAT, uma recolha de lixo na rua e ainda uma recolha de alimentos numa grande superfície comercial.

A parte mais lúdica também não faltou, com atividades como o peddypaper, a aula de zumba, a caça ao tesouro, os passeios pelas ruas e jardins da cidade.

Para tudo agilizar e fluir da melhor forma, os nossos “guerreiros e guerreiras” não paravam! Desde arrumar bagagens e colchões, preparar refeições como um churrasco, colocar e levantar mesas, lavar loiças, providenciar alimentos e bebidas para cerca de 100 pessoas, lavar e limpar todos os espaços usados e ainda planear o alinhamento de um espetáculo a oferecer aos nossos visitantes, com uma incrível demonstração de ginástica acrobática, duas fantásticas cantoras e uma banda de rock genial!! Tudo com a prata da casa, ou seja, os nossos alunos!

O programa concluiu-se no dia 8 de junho, na Figueira da Foz e com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, autarcas de vários municípios e representantes da EDP Produção, os alunos apresentaram o seu trabalho aos membros do júri tendo sido muito gratificante verificar o nível de iniciativas que os mesmos levaram a efeito ao longo destes últimos meses.

Educar para a Cidadania, formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, é o motor deste programa que faz jus a este nobre propósito da Promoção de uma verdadeira Cidadania ativa.

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Calendário escolar para os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024

Por goliveira — 8 de Julho de 2022, 10:43
8 Jul.

Calendário escolar para os anos letivos de 2022/2023 e 2023/2024

Foi publicado o Despacho n.º 8356/2022, de 8 de julho, que aprova o calendário escolar, para os anos letivos de 2022/2023 e de 2023/2024, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames. 

Calendário escolar para os anos letivos de 2022/2023 e de 2023/2024

Peso: 
0
✇ Direção-Geral da Educação

Os RED 1.º ciclo vão de férias com as crianças!

Por goliveira — 8 de Julho de 2022, 10:02
8 Jul.

Os RED 1.º ciclo vão de férias com as crianças!

As férias escolares já chegaram e com elas as brincadeiras de verão e a necessidade de manter as crianças ativas e ocupadas. Propomos aos pais e encarregados de educação que explorem com as crianças os jogos e os outros recursos multimédia do projeto Recursos Educativos Digitais para o 1.º ciclo do ensino básico, que se encontram disponíveis no website Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home.

Os jogos de Português, Matemática e Ciências são divertidos e uma excelente forma de reavivar as aprendizagens durante as longas férias escolares. Ajudam, por exemplo, a melhorar a leitura e a compreensão de textos, a treinar o cálculo mental e as operações aritméticas, a aprofundar o conhecimento do corpo humano. Na Área de Alunos de Ciências há vídeos que ensinam a construir um caleidoscópio ou um submarino e outros que explicam o ciclo da água ou o caminho da energia elétrica.

Para ficar a conhecer a intencionalidade didática dos jogos, sugerimos a consulta dos guiões didáticos que os acompanham: https://redge.dge.mec.pt/site/node/6

Desejamos a todos umas boas férias e boas aprendizagens!

Peso: 
0
❌