Noticias em eLiteracias

🔒
✇ ERTE

Recomendações para o uso saudável da tecnologia durante as férias escolares

Por luis.ferreira — 28 de Julho de 2021, 13:57
Recomendações para o uso saudável da tecnologia durante as férias escolares
28.07.21

O Professor Daniel Sampaio, a Professora Ivone Patrão e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental.

Várias figuras públicas aderiram a esta campanha: Pedro Fernandes (humorista, apresentador de televisão), Ana Marques (apresentadora de televisão), Sónia Morais Santos (jornalista e criadora de conteúdos digitais) e Margarida Beja (nutricionista e criadora de conteúdos digitais). Consulte as recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

Slider Text: 
Recomendações para o uso saudável da tecnologia durante as férias escolares
✇ ERTE

O eTwinning na Estrada Nacional 2

Por luis.ferreira — 27 de Julho de 2021, 10:08
O eTwinning na Estrada Nacional 2
27.07.21

A Direção-Geral de Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, e em estreita colaboração com Centros de Formação de Associação de Escolas, agrupamentos/escolas, e as Direções Regionais dos Açores e da Madeira, promoveu, entre os meses de março e julho de 2021, a formação acreditada O eTwinning na EN2, nas modalidades de Ação de Curta Duração (ACD - 6 horas) e Curso (15h / 7h), destinada a docentes de qualquer área disciplinar ou ciclo de ensino.

Devido ao atual cenário de pandemia e face à impossibilidade de organizar Encontros Regionais com sessões presenciais, foi desenhado um trajeto de formação acreditada eTwinning pela Estrada Nacional 2, de forma a apoiar os docentes que lecionam em zonas do interior do continente, ou em regiões mais periféricas, como a Região Autónoma dos Açores (RAA) e a Região Autónoma da Madeira (RAM).

Esta formação contou com a colaboração de nove Centros de Formação – Alto Tâmega e Barroso, Vila Real, Castro Daire e Lafões, Cenformaz, Prof´ Sor, Beatriz Serpa Branco e Ria Formosa, Divisão de Formação de Pessoal (RAM) e FORmaESAQ (RAA) –, duas escolas secundárias – Dr. Júlio Martins (Chaves) e Antero de Quental (S. Miguel) – e seis agrupamentos de escolas – D. Sancho II (Alijó), Castro Daire, Pedrógão Grande, Ponte Sor, Montemor-o-Novo, João de Deus (Faro).

Ao longo de 45 dias e mais de 60 horas, a equipa de embaixadores eTwinning dinamizou esta formação para cerca de 700 docentes, dos quais 601 obtiveram certificação.

No próximo ano letivo, a Organização Nacional de Apoio eTwinning pretende dar continuidade a esta iniciativa, dinamizando, se possível, sessões de formação acreditadas e presenciais.

Slider Text: 
O eTwinning na Estrada Nacional 2
✇ ERTE

Portugal marcou presença na 33.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática

Por luis.ferreira — 15 de Julho de 2021, 21:18
Portugal marcou presença na 33.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática
15.07.21

Entre os dias 20 e 25 de junho, 355 alunos de escolas secundárias provenientes de 88 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na área da programação ao participarem nas IOI (Olimpíadas Internacionais de Informática) 2021.

As provas destas Olimpíadas, que decorreram totalmente online, constaram de competições de 5 horas com três problemas diários que tinham como objetivo colocar à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes.

Portugal esteve representado por 4 alunos.

Slider Text: 
Portugal marcou presença na 33.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática
✇ ERTE

Desafios SeguraNet 2020/2021 - Classificação Final das Escolas

Por luis.ferreira — 14 de Julho de 2021, 10:44
Desafios SeguraNet 2020/2021
14.07.21

A Direção-Geral da Educação promove, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o concurso anual “Desafios SeguraNet” que, nesta edição, ​contou com a participação de 245 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 57 528 alunos, 803 professores e 572 encarregados de educação.

A classificação final das escolas vencedoras deste concurso já se encontra disponível.

Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico

Nesta edição, foram 62 as turmas vencedoras que responderam aos três desafios propostos e 35 as que responderam a 1 ou 2 desafios:

Listas das turmas vencedoras

Listas das turmas participantes

Categoria 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Nesta edição, foram 128 as escolas que obtiveram mais de 3000 pontos, o que, de acordo com o regulamento, lhes permite serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet:

Lista das escolas vencedoras

 

Felicitamos as comunidades educativas envolvidas nesta iniciativa e esperamos poder contar com a participação de todos, na próxima edição, no ano letivo de 2021/2022. Para mais informações ou pedidos de esclarecimento, contacte-nos: seguranet@dge.mec.pt

 

Slider Text: 
Desafios SeguraNet 2020/2021 - Classificação Final das Escolas
✇ ERTE

Agrupamento de Escolas de Monchique vai implementar "Plano de Inovação e promoção do sucesso escolar" e entrega prémios no âmbito do projeto MILAGE APRENDER+

Por luis.ferreira — 13 de Julho de 2021, 11:10
Agrupamento de Escolas de Monchique vai implementar "Plano de Inovação e promoção do sucesso escolar" e  entrega prémios no âmbi
13.07.21

O Agrupamento de Escolas de Monchique, assinou, no dia 22 de junho, um protocolo de colaboração, com a duração de três anos, para a implementação do “Plano de inovação e promoção do sucesso escolar com as salas APRENDER+”, com o apoio do município. Este plano visa promover a transição digital, a transição pedagógica e a promoção de aprendizagens ativas e por projetos com a plataforma MILAGE APRENDER+.

Ainda no âmbito deste protocolo, e com o apoio da autarquia, foram também entregues tablets às alunas Inês Inácio, Matilde Duarte e Inês Duarte, respetivamente, 1ª, 2ª e 3ª classificadas no ranking da plataforma MILAGE. Foram ainda distinguidos os alunos Gabriel Furtado, Leonor Fernandes, Beatriz Francisco, Francisco Duarte e Martim Amaro, pela sua colaboração como mentores no âmbito do Espaço MILAGE criado no agrupamento.

MILAGE APRENDER+ é uma plataforma digital educativa, Coordenada por Mauro Figueiredo, docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve. Esta plataforma, com cerca de 100 000 alunos em Portugal. é apoiada pela Direção-Geral da Educação, a Associação de Professores de Matemática, a Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira e o Centro de Sensibilização SeguraNet da DGE.

Slider Text: 
Agrupamento de Escolas de Monchique vai implementar "Plano de Inovação e promoção do sucesso escolar" e entrega prémios no âmbito do projeto MILAGE APRENDER+
✇ ERTE

Calendário escolar 2021/2022

Por ocastro — 9 de Julho de 2021, 10:44
calendario
09.07.21

Foi publicado o Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho, que aprova os calendários, para o ano letivo de 2021-2022, dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, dos estabelecimentos particulares de ensino especial, bem como o calendário de provas e exames dos ensinos básico e secundário.

Calendário escolar 2021/2022 

Slider Text: 
Calendário escolar 2021/2022
✇ ERTE

O eTwinning na EN2: todos a bordo – Açores

Por luis.ferreira — 7 de Julho de 2021, 11:23
An2 formação açores
07.07.21

O Centro de Formação de Professores FORmaESAQ, em colaboração com a Escola Secundária Antero de Quental, promove, de 19 a 23 de julho, o curso de formação acreditado (15 horas) "O eTwinning na EN2: todos a bordo – Açores".

Este curso, que se realiza a distância, é dirigido aos docentes em exercício de funções na Região Autónoma dos Açores e visa descobrir o portal eTwinning, explorar o eTwinning live, planificar a próxima viagem, percorrer o TwinSpace e saber utilizar ferramentas digitais no desenvolvimento de trabalhos colaborativos.

Inscrições em: https://formacao-ebia.edu.azores.gov.pt/formacaoesaq

Slider Text: 
O eTwinning na EN2: todos a bordo – Açores
✇ ERTE

Webinar “Como lidar com as tecnologias no período de férias”

Por ocastro — 6 de Julho de 2021, 10:10
webinar IAC
06.07.21

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) promove, no dia 8 de julho, entre as 10h30 e as 12h30, o Webinar “Como lidar com as tecnologias no período de férias”, que contará com a presença de Daniel Sampaio e de Ivone Patrão. Este webinar, que integra o ciclo de formação interna do IAC, insere-se na campanha “Férias: um lugar tecno saudável!” (https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel) promovida pela Direção-Geral da Educação, com o apoio do IAC e da Geração Cordão.

O período de férias escolares chegou e com ele a preocupação de muitos pais e profissionais relativamente ao uso das tecnologias por parte das crianças e dos adolescentes.

É certo que, num mundo cada vez mais digital, os mais jovens sentem a necessidade de estarem atualizados e conectados, especialmente se pensarmos no momento atual, marcado pela pandemia e pelo distanciamento social, que nos incentiva a usar estes recursos para nos relacionarmos com o outro.

Para participar no webinar é necessário fazer a inscrição através do linkhttps://forms.gle/cvNpq3Y28sLin7958

Slider Text: 
Webinar “Como lidar com as tecnologias no período de férias”
✇ ERTE

Abertas as inscrições para a INconference

Por ocastro — 2 de Julho de 2021, 13:34
inconference
02.07.21

Nos próximos dias 15 e 16 de julho vai realizar-se a conferência digital INconference, que abordará as temáticas da diversidade e da inclusão.  

Mais de duas dezenas de oradores e convidados irão debater o valor acrescentado que a diversidade constitui e de que modo podem os diferentes setores da sociedade, inclusive a escola, contribuir, no dia a dia, para o desenvolvimento de uma sociedade mais solidária, inclusiva e justa. 

A INconference é uma iniciativa da Casa do Professor e da ​​​APsi ( Associação de Psicologia da Universidade do Minho ), e encontra-se inserida no projeto internacional (IN)school – developing skills for Life. 

Para assistir a esta conferência, que decorre integralmente online, faça a sua inscrição em: https://inconference.in-school.eu/

Slider Text: 
Abertas as inscrições para a INconference
✇ ERTE

I Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras

Por ocastro — 1 de Julho de 2021, 13:54
edufor
01.07.21

A Academi@ STEM de Mangualde, em parceria com o Centro de Formação Edufor, organiza, nos dias 9, 10 e 16 de Julho, as I Jornadas da Academi@ STEM Manguald@.
Este evento a distância, acreditado como curso de formação (12 horas), destina-se a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial.
Mais informações e inscrições em www.edufor.pt

Slider Text: 
I Jornadas Academi@STEM Mangualde - AFC, Competências e Avaliação: Exemplos de práticas letivas inovadoras
✇ ERTE

O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira

Por luis.ferreira — 30 de Junho de 2021, 09:40
O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira
30.06.21

A Direção Regional de Educação, em colaboração com a Organização Nacional de Apoio do eTwinning, promove, de 05 a 09 de julho de 2021, o Curso de Formação O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira, destinado a docentes de todos os grupos de recrutamento. 

Este curso realiza-se a distância, através da Plataforma Zoom, decorre da Campanha de Sensibilização Nacional da Embaixada eTwinning e visa sensibilizar os professores para o conhecimento e utilização da Plataforma eTwinning, na sua prática letiva. Esta Plataforma é um espaço virtual de cooperação transnacional europeu que permite aos profissionais da educação comunicarem, colaborarem, desenvolverem projetos e partilharem conhecimentos e práticas pedagógicas.

Para realizar a sua inscrição e consultar o programa, os interessados deverão aceder à plataforma Interagir, através da seguinte hiperligação: https://bit.ly/2TajrM2 

 

NOTA: Os formandos inscritos e selecionados receberão oportunamente a hiperligação de acesso à formação.

Recomenda-se, no entanto, a consulta da lista de formandos selecionados disponibilizada na Plataforma Interagir, conforme consta do Programa da formação.

Slider Text: 
O eTwinning na EN2: todos a bordo – Região Autónoma da Madeira
✇ ERTE

Edição 2021 do Concurso PAPTICe - ANPRI

Por luis.ferreira — 30 de Junho de 2021, 09:32
30.06.21

No próximo dia 26 de julho, realizar-se-á o encontro final da Edição 2021 do Concurso PAPTICe, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), com o apoio de vários parceiros. Neste evento, pretende-se reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo evidenciados pelos/as alunos/as nos seus projetos de Aptidão Profissional (PAP), nas áreas da Informática, dos Artefactos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica) e da Multimédia.

Todos os projetos candidatos serão avaliados, numa 1.ª fase (online), até ao dia 19 de julho, e serão selecionados 10 projetos por categoria a apresentar na Edição 2021.

 

As categorias a concurso são:

- Categoria A: Software;

- Categoria B: Artefactos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica);

- Categoria C: Multimédia (os jogos e websites sem bases de dados).

 

Os projetos selecionados deverão submeter a sua candidatura até ao dia 6 de julho de 2021.

A lista dos projetos submetidos será divulgada a 7 de julho de 2021.

 

Inscrições abertas em: Edição 2021 do Concurso Nacional PAPTICe

 

Para mais informações consulte:

https://anpri.pt/pap/2021/05/27/abertura-concurso-paptice-2021/

Slider Text: 
Edição 2021 do Concurso PAPTICe - ANPRI
✇ ERTE

Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

Por luis.ferreira — 30 de Junho de 2021, 09:18
Campanha nas escolas
30.06.21

O Professor Daniel Sampaio, a Professora Ivone Patrão e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, lançam a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares. 

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: através de uma brochura, de um conjunto de dicas e de vídeos de sensibilização, podem encontrar tudo o que todos, em família, precisam!

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/campanha-ferias-um-lugar-tecno-saudavel

Slider Text: 
Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
✇ ERTE

Vencedores do concurso “Clubes de Programação e Robótica – 2020/2021

Por ocastro — 29 de Junho de 2021, 16:59
cpr
29.06.21

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2020/2021, organizou um Evento Nacional Online, que se realizou no dia 23 de junho de 2021 e contou com uma exposição virtual e uma apresentação pública de cinquenta e nove projetos candidatos.

 De acordo com os critérios definidos no regulamento do concurso e da análise efetuada, o júri, constituído por elementos de reconhecida experiência na área da utilização educativa das TIC, decidiu distinguir, a título excecional, 13 CPR:

 Categoria 1 – Veículos Robóticos

• Agrupamento de Escolas À Beira Douro

• Agrupamento de Escolas Raul Proença

• Agrupamento de escolas João de Deus
 

 Categoria 2 – Objetos e espaços inteligentes

• Escolas D. Afonso Henriques, Guimarães

• Agrupamento de Escolas de Valdevez

• Escola Secundária Amato Lusitano

• Agrupamento de Escolas Viseu Norte

 

Categoria 3 – Tema Livre

• Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira

• Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira

• Agrupamento de Escolas de São Gonçalo

• Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda

• Agrupamento de Escolas Valongo

• Agrupamento de Escolas do Montijo

 A DGE felicita, uma vez mais, todos os alunos e alunas, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa, e convida todos a efetuarem uma visita à exposição virtual:

Slider Text: 
Vencedores do concurso “Clubes de Programação e Robótica – 2020/2021
✇ ERTE

NUCLIO - Evento Nacional de Seleção para o Festival Science on Stage 2022

Por ocastro — 24 de Junho de 2021, 12:50
 Evento Nacional de Seleção para o Festival Science on Stage 2022
24.06.21

NUCLIO e o Science on Stage Portugal convidam docentes de todas as áreas da Ciência, das Tecnologias e de Matemática (STEM) dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos Ensino Básico e Secundário, bem como Educadores do Pré-escolar,  e ainda futuros professores destas áreas, a partilhar projetos, conceitos, recursos e experiências, com colegas, no Festival Europeu Science on Stage 2022 – Praga, República Checa.

Devido à pandemia e à incerteza da situação em que vivemos, estão em preparação duas possibilidades diferentes para a realização do Evento Nacional de Seleção: um evento totalmente virtual, realizado via Zoom, e um evento em formato misto: presencial, com opção de participação a distância, que terá lugar na Escola Básica 2, 3 e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em São Domingos de Rana, Cascais, nos dias 25 e 26 de setembro de 2021. Os docentes que participarem presencialmente no Evento Nacional de Seleção terão a oportunidade de apresentar os seus projetos em stands, nas instalações da Escola.

Os docentes interessados em participar, poderão enviar os seus projetos ou ideias criativas, até ao dia 12 de setembro de 2021, para: scienceonstage@nuclio.pt.

Para mais informações e download dos formulários quer de candidatura do projeto, quer de candidatura para workshops, aceda a: https://scienceonstage.pt/evento-nacional-de-selecao-2021/

NOTA: A seleção final para Workshops e On Stage Performances é da responsabilidade do comité do programa do Festival Europeu.

O programa do Festival Nacional e outros detalhes serão divulgados, logo que possível.

Slider Text: 
NUCLIO - Evento Nacional de Seleção para o Festival Science on Stage 2022
✇ ERTE

4 alunos portugueses nas Olimpíadas da Informática 2021

Por ocastro — 23 de Junho de 2021, 16:11
olimpíadas da informática
23.06.21

Já são conhecidos os nomes dos alunos que este ano vão representar Portugal nas Olimpíadas de Informática 2021, com sede em Singapura, entre 19 e 28 de junho de 2021. Devido à atual situação pandémica, este evento realizar-se-á online.

Os quatro alunos escolhidos alcançaram um desempenho notável na 33.ª edição das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI). Este concurso é organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), em colaboração com o Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e destina-se a jovens dos ensinos básico e secundário.  

A equipa portuguesa conta com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Ciência Viva, da everis Portugal e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Nas últimas edições, os alunos portugueses foram reconhecidos com duas medalhas de prata e uma de bronze.

Slider Text: 
4 alunos portugueses nas Olimpíadas da Informática 2021
✇ ERTE

CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação

Por ocastro — 15 de Junho de 2021, 13:53
challenges
15.06.21

O Centro de Competência do Instituto de Educação da Universidade do Minho realiza, de 10 a 17 de setembro de 2021, a CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação (online).  

Pretende-se com esta iniciativa dinamizar a troca de experiências e saberes em torno dos desafios que o digital coloca à educação, à formação, à comunicação e à aprendizagem em rede, bem como às questões da inovação e da mudança nas organizações educativas, face ao desenvolvimento tecnológico e às transformações que ocorrem nos tecidos sociais. 

A CHALLENGES 2021 decorrerá integralmente online, estando prevista a apresentação de comunicações aprovadas pela Comissão Científica, com base na proposta de resumos submetidas pelos autores. 

​Os resumos podem ser submetidos até 30 de junho de 2021.

Esta conferência é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), conferindo 20 horas de formação.  

Mais informações em: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/ 

Slider Text: 
CHALLENGES 2021 - XII Conferência Internacional de TIC na Educação
✇ ERTE

Capacitação Digital de Docentes Seminário online

Por ocastro — 14 de Junho de 2021, 09:54
capacitacao
14.06.21

Promovido pela Direção-Geral da Educação, realiza-se no próximo dia 16 de junho, pelas 17h00, o Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, Embaixadores Digitais, Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas e a todos os interessados. 

Este evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Doutor João Costa, conta com diversos oradores que participarão num debate acerca da importância da capacitação digital dos docentes, enquanto fator determinante para garantir uma educação inclusiva e de elevada qualidade para todos. 

Programa e mais informações disponíveis em: https://digital.dge.mec.pt/node/137 

Para assistir ao evento, aceda a: https://www.youtube.com/watch?v=nbLxJZ97wJ0 

Slider Text: 
Capacitação Digital de Docentes Seminário online
✇ ERTE

eTwinning EN2 - Todos a Bordo

Por luis.ferreira — 7 de Junho de 2021, 23:14
eTwinning EN2 - Todos a Bordo
08.06.21

viagem eTwinning pela Estrada Nacional 2 está a chegar ao Algarve. 

Na semana de 14 a 19 de junho, os Embaixadores eTwinning chegam a Faro, com cerca de 700 km virtuais realizados. A formação online, a realizar durante esta semana, será gratuita e as sessões terão uma duração entre sessenta a setenta e cinco minutos, perfazendo um total de seis horas, em regime de acreditadas como ACD (Ações de Curta Duração).  

O objetivo da «viagem» destina-se à descoberta do portal eTwinning, à exploração do eTwinning live, à planificação de projetos eTwinning e exploração do Twinspace, bem como à partilha de ferramentas digitais que possibilitem o trabalho colaborativo. 

O percurso Algarvio terá como parceiros de viagem o Centro de Formação da Ria Formosa e o Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro. Os interessados na ACD terão deverão  criar uma conta na plataforma do CFAE - Centro de Formação Ria Formosa (cffaro.pt) - e, posteriormente, fazer a sua inscrição na ação.

Slider Text: 
eTwinning EN2 - Todos a Bordo
✇ ERTE

Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”

Por luis.ferreira — 4 de Junho de 2021, 13:39
04.06.21

A Direção-Geral da Educação promove, no próximo dia 16 de junho, pelas 17h00, o Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, Embaixadores Digitais, Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas e a todos os interessados.

Este evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Doutor João Costa, conta com diversos oradores que participarão num debate acerca da importância da capacitação digital dos docentes, enquanto fator determinante para garantir uma educação inclusiva e de elevada qualidade para todos.

A transformação digital em curso exige o investimento nas pessoas e nas suas qualificações, de modo a dar resposta aos desafios atuais e futuros. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer e promover o debate em torno da Capacitação Digital dos Docentes, do caminho já percorrido e dos desafios futuros.

Programa e mais informações disponíveis em: https://digital.dge.mec.pt/node/137

Para assitir aceda a: https://www.youtube.com/watch?v=nbLxJZ97wJ0

 

Slider Text: 
Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”
✇ ERTE

Lançamento de recursos educativos de Cidadania Digital – Jogos SeguraNet

Por ocastro — 4 de Junho de 2021, 11:55
jogos seguranet
04.06.21

O Centro de Competência TIC ESE/IP Santarém e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promovem o encontro de lançamento dos recursos educativos de Cidadania Digital, Jogos SeguraNet, no dia 17 de junho, pelas 17h. 

Este encontro, que irá decorrer na modalidade online, conta com a participação de vários oradores, nomeadamente especialistas, encarregados de educação, alunos, entre outros, de acordo com o programa divulgado

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, torna-se imprescindível que as escolas promovam a sensibilização para as temáticas da Cidadania Digital, de forma a contribuir para o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. 

Pretende-se que os jogos SeguraNet contribuam para a promoção do pensamento crítico dos alunos, de forma a torná-los utilizadores capazes de evitar comportamentos de risco online e, paralelamente, estimular a análise da informação que recolhem online, aprendendo a ​distinguir informação fidedigna de desinformação. 

Esta nova versão dos Jogos SeguraNet contempla duas categorias dirigidas ao 1.º/2.º Ciclos  e ao 3.º Ciclo do ensino básico.

Aceda ao encontro através do endereço  https://videoconf-colibri.zoom.us/s/81454239316

 Pode efetuar o registo para emissão de certificado de participação. 

Slider Text: 
Lançamento de recursos educativos de Cidadania Digital – Jogos SeguraNet
✇ ERTE

Clubes de Programação e Robótica -Evento Nacional

Por ocastro — 1 de Junho de 2021, 13:39
cpr
01.06.21

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2020/2021, irá realizar um evento online no dia 23 de junho de 2021, dirigido aos CPR, envolvidos na FASE 1 do concurso, onde serão selecionados os 12 CPR que demostrem o trabalho mais relevante. Esses CPR estarão presentes no evento final, para uma cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá durante a Codeweek (9-24 de outubro de 2021).

 Este concurso pretende apoiar as atividades dos CPR, promover a disseminação e partilha de práticas de referência e desenvolver as dinâmicas dos CPR nas suas comunidades educativas.

Regulamento do concurso disponível em: https://erte.dge.mec.pt/cpr-concurso

 Para mais esclarecimentos, consulte o sítio da iniciativa (https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-programacao-e-robotica) ou contacte através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt.

Slider Text: 
Clubes de Programação e Robótica -Evento Nacional
✇ ERTE

Relatório Riscos & Conflitos 2021, Observatório de Cibersegurança

Por luis.ferreira — 31 de Maio de 2021, 11:46
Relatório Riscos & Conflitos 2021, Observatório de Cibersegurança
31.05.21

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Riscos & Conflitos 2021, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Foram analisados indicadores produzidos pelo CNCS, os contributos de vários parceiros e os dados resultantes de inquéritos realizados à comunidade, a que acresce uma panorâmica sobre dados públicos de outras entidades.

Os resultados deste relatório revelam um aumento das atividades ilícitas online, nomeadamente ao nível dos incidentes de cibersegurança e da cibercriminalidade. A pandemia Covid-19 marca este período, verificando-se uma coincidência entre o incremento nos incidentes e nas denúncias e o emergir do confinamento social, do trabalho remoto e do uso intenso do digital.

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”, clique aqui.

Slider Text: 
Relatório Riscos & Conflitos 2021, Observatório de Cibersegurança
✇ ERTE

Formação Europeia eTwinning: follow-up (17 de junho - 19h00)

Por luis.ferreira — 31 de Maio de 2021, 11:26
Formação Europeia 2021
31.05.21

O tema prioritário do eTwinning em 2021 é "A literacia para os media e a desinformação". A formação dinamizada, a nível europeu, tanto pelo Serviço Central de Apoio como pelas Organizações Nacionais de Apoio, tem incidido sobre esta temática. Os professores portugueses que participaram nas ações de formação, realizadas no mês de maio, vão partilhar as aprendizagens realizadas e perspetivar a sua inclusão, nas respetivas escolas e na sua sala de aula.  

Slider Text: 
Formação Europeia eTwinning: follow-up (17 de junho - 19h00)
✇ ERTE

O eTwinning em contexto curricular (Curso de Formação Acreditado - 25 horas)

Por luis.ferreira — 31 de Maio de 2021, 11:13
O eTwinning em contexto curricular
31.05.21

O curso de formação "O eTwinning em contexto curricular" decorrerá, integralmente, online e procura dotar os professores de competências no âmbito da aprendizagem colaborativa e da aprendizagem baseada em projetos, através da rentabilização dos recursos disponibilizados na comunidade eTwinning.

A formação realizar-se-á, sobretudo, durante o mês de julho de 2021, tendo os formandos a possibilidade de optar por uma das 12 turmas disponíveis, de acordocom os cronogramas estabelecidos para cada uma delas. Para frequentarem esta formação, os interessados deverão registar-se no portal de formação da Direção-Geral da Educação (instruções disponíveis AQUI). De seguida, podem inscreve-se numa das turmas, acedendo aos linksque se encontram AQUI

A data limite para o registo na formação é o dia 16 de junho de 2021.

Slider Text: 
O eTwinning em contexto curricular (Curso de Formação Acreditado - 25 horas)
❌