Noticias em eLiteracias

🔒
✇ ERTE

VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”

Por luis.ferreira — 23 de Maio de 2022, 12:14
VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”
23.05.22

4.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/2022

Nos próximos dias 14 e 15 de julho, decorre a VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2021/22, no Convento de São Francisco, em Santarém.

Dedicada ao tema “Transformação das Escolas", esta conferência reúne conceituados oradores, num espaço de partilha e de reflexão sobre as Escolas e a sua transformação.

No que se refere à atribuição dos Prémios MILAGE APRENDER+ (4ª edição), estes visam reconhecer os professores e respetivos Agrupamentos de Escolas (AE) e escolas não agrupadas  que implementaram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+, e distinguir os alunos que, enquanto grupo, desenvolveram um trabalho de mentoria ou por projeto.

Este ano, o projeto MILAGE alargou a participação às disciplinas de espanhol e de inglês. Os prémios são atribuídos de acordo com as categorias: Prémio Classificação MILAGE APRENDER+ (espanhol, ou inglês, ou matemática ou português); Prémio Aluno Autor MILAGE APRENDER+ (cidadania digital, ou matemática ou português); Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ (inglês, espanhol, português ou matemática) e Meia-Maratona Matemática MILAGE APRENDER+.

Como atividade de encerramento, terá lugar a caminhada "Descobrir Santarém", numa dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas.

Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Santarém, do AE Dr. Ginestal Machado, do Instituto Politécnico de Santarém, da Direcção-Geral de Educação, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa, da InCode Portugal 2030, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira e do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027).

Inscrições aqui

Mais informações aqui

Slider Text: 
VI Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE “A Transformação das Escolas”
✇ ERTE

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022

Por luis.ferreira — 23 de Maio de 2022, 12:11
Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022
23.05.22

Se, durante o ano letivo 2021-2022, desenvolveu um projeto eTwinning e pretende receber reconhecimento, a data limite para a submissão da candidatura a Selo Nacional de Qualidade é o dia 31 de maio.

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas no preenchimento do formulário da candidatura, visualize o webinar https://bit.ly/SNQeTw2022, dinamizado pelas embaixadoras Miguela Fernandes e Elisabete Fiel.

Slider Text: 
Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2022
✇ ERTE

Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola - Massive Open Line Course (MOOC)

Por silvina.feijao — 20 de Maio de 2022, 18:02
Mooc integração de migrantes e de refugiados
20.05.22

A School Education Gateway’s Teacher Academy vai realizar o MOOC Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola. 

Com início dia 23 de maio de 2022 e término no dia 6 de junho de 2022, o curso (8h) abordará os aspetos relacionados com a integração de crianças migrantes e refugiadas na comunidade escolar e apresentará alguns exemplos práticos acerca do modo  como os professores podem trabalhar com esses alunos na sala de aula.

Os participantes terão oportunidade de  explorar abordagens pedagógicas e atividades que poderão facilitar  a integração de crianças migrantes e refugiadas na sala de aula e na escola, bem como conhecer  estratégias  para apoiar os alunos que não entendem ou não falam o idioma utilizado na escola de acolhimento. Para além disso, este curso constitui também uma oportunidade para os participantes partilharem experiências com colegas que enfrentam desafios semelhantes. 

Inscrições e informações em:https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/teacher_academy/catalogue/detail.cfm?id=273769&cbmid=60052145

Slider Text: 
A School Education Gateway’s Teacher Academy vai realizar o MOOC Integração de Migrantes e de Refugiados na Escola.
✇ ERTE

Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC)

Por ocastro — 20 de Maio de 2022, 10:33
Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC)
20.05.22

Realiza-se entre  23 de maio e 29 de junho de 2022 o MOOC  “Ensinar Fora da Sala de Aula”.  O curso, dinamizado pela School Education Gateway e constituído por 4 módulos, destina-se a todos os profissionais da área da educação interessados em trabalhar com as crianças e jovens, em espaços exteriores à sala de aula. 

Com a realização deste MOOC, pretende-se, entre outros, disponibilizar informação e partilhar exemplos de práticas de referência sobre o modo como se pode conciliar a educação nos espaços exteriores com a educação formal, em sala de aula. Além de terem a oportunidade de refletirem acerca dos constrangimentos e das vantagens de ensinar fora da sala de aula, os participantes poderão conhecer algumas experiências a realizar, de modo a que as atividades e as aprendizagens dos seus alunos sejam, efetivamente, significativas e contribuam para o seu desenvolvimento intelectual. 

Para inscrições e mais informações, aceda a : https://academy.europa.eu/courses/teaching-outside-the-classroom

Slider Text: 
Ensinar Fora da Sala de Aula – Massive Open Online Course (MOOC) - School Education Gateway – EU Academy
✇ ERTE

Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”

Por ocastro — 19 de Maio de 2022, 10:41
desinformação
19.05.22

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - lança a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”. 

Esta campanha, constituída por um conjunto de ilustrações com recomendações sobre veracidade e fiabilidade da informação em tempo de conflito, visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa. 

Sugere-se que os conteúdos desta campanha sejam disseminados e abordados junto das crianças e jovens (a frequentar a educação Pré-escolar ou o ensino básico). Recomenda-se, ainda, a sua divulgação junto da comunidade educativa, em geral, através dos diretores de turma ou outros docentes que contactam, de forma mais direta, com os pais e encarregados de educação. 

De notar que, devido à pertinência da temática,  os conteúdos desta campanha poderão também ser do interesse das autarquias,  das associações juvenis, entre outros. 

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/desinformacao-em-contexto-de-guerra 

Slider Text: 
Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”
✇ ERTE

6ª Sessão Partilhas à Quarta - 18 de maio

Por ocastro — 11 de Maio de 2022, 12:54
partilhas à quarta
11.05.22

Realiza-se, online, no dia 18 de maio, das 21h às 22h, mais uma sessão das Partilhas à Quarta, uma iniciativa conjunta das equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

Esta sessão, subordinada à temática Transição Digital em Ação, conta com a participação do Dr. António Silva da Direção-Geral da Educação (DGE), que fará um breve enquadramento do Programa de Digitalização para as Escolas, bem como apresentará o trabalho que está neste momento em curso e o que se perspetiva nesta transformação digital das escolas.
De seguida, terá lugar um momento de partilha de práticas de referência de escolas, dando voz à professora Sandra Galante, do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, à professora Cátia Santos, do Agrupamento de Escolas de Cristelo e ao professor Ivo Rodrigues, do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (Lousada). 

Esperamos poder contar com a sua presença!

Aceda aqui ao link para assistir à 6.ª sessão das Partilhas à Quarta.  

Para mais informações, consulte a página da iniciativa acessível em https://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta.

Slider Text: 
6ª Sessão Partilhas à Quarta - 18 de maio
✇ ERTE

"O que a Internet diz de si" Campanha de sensibilização para o uso seguro da Internet

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:46
"O que a Internet diz de si"
04.05.22

O Centro Nacional de Cibersegurança, através do Centro Internet Segura, em parceria com a Ordem dos Psicólogos e com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, lançou a campanha de sensibilização para a adoção de comportamentos seguros na Internet, destinada aos adultos mais velhos: “O que a Internet diz de si”. 

Através desta campanha, composta por cartazes e vídeos de sensibilização, pretende-se   que os adultos mais velhos se identifiquem com a mensagem transmitida  por personalidades conhecidas, como Júlia Pinheiro e Júlio Isidro, e possam, de forma lúdica e simples, conhecer e adotar boas práticas no uso da Internet.  

Recursos e mais informações sobre a campanha em: https://www.internetsegura.pt/o-que-internet-diz-de-si

Slider Text: 
"O que a Internet diz de si" Campanha de sensibilização para o uso seguro da Internet
✇ ERTE

Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: Resultados de Estudo

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:12
Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal: Resultados de Estudo
04.05.22

O Observatório de Cibersegurança, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança, acaba de lançar o Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior de Cibersegurança em Portugal.

Este Estudo caracteriza os cursos em cibersegurança e a implantação de conteúdos de cibersegurança em cursos e ciclos de estudo da área das Ciências Informáticas, analisando os objetivos, os conteúdos e os resultados de aprendizagem, o número de estudantes, diplomados/as e a sua evolução, bem como o registo das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, ao longo dos últimos 10 anos, nesta área. O Estudo analisa ainda as perspetivas dos diretores dos cursos e dos ciclos de estudo de nível superior sobre as componentes da formação técnica, ética e legal, as necessidades do mercado de trabalho e os desafios que se colocam à formação na área de cibersegurança ao nível da investigação e inovação.

Mais informações em: https://www.cncs.gov.pt/pt/observatorio/#observatorio

Slider Text: 
Webinar MATATALAB
✇ ERTE

Webinar MATATALAB

Por ocastro — 4 de Maio de 2022, 10:11
Webinar MATATALAB
04.05.22

Realiza-se, online, no próximo dia 17 de maio, das 17h às 18h30, uma sessão de apresentação do projeto-piloto Matatalab e de divulgação das respetivas ferramentas de programação.

No âmbito deste projeto, coordenado pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (ERTE/DGE) e que contou com a colaboração do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, uma equipa de professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, em Setúbal, criou planos de aula e testou-os em seis turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo, com o objetivo de levar os alunos a explorarem os inovadores kits de robótica Matatalab - Tale Bot e Coding Set – e de promover a utilização pedagógica destas ferramentas de aprendizagem da programação.

O programa do webinar prevê: a apresentação do projeto e das atividades desenvolvidas no seu âmbito – ERTE/DGE; a demonstração do funcionamento dos kits Tale Bot e Coding Set – CCTIC da ESE/IPS; a apresentação dos planos de aula e das experiências de implementação em sala de aula – professoras do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, bem como  um espaço para comentários e questões por parte dos participantes.

Este webinar, para apresentação do projeto que resulta  de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e a European School Net (EUN),   tem como público-alvo, preferencialmente, educadores de infância e docentes do 1.º ciclo, bem como docentes de outros níveis de ensino, que já abordaram  ou interessados na abordagem da Programação e Robótica com os seus alunos.

A sessão decorrerá no link: https://dge-me-pt.zoom.us/j/85971822948?pwd=UWYwKy9QdjM4bmNlM1Q5M0E4VVZCQT09

Caso não consiga aceder à sala ZOOM , poderá acompanhar este evento em direto neste link: https://youtu.be/C781AU6ex48

Slider Text: 
Webinar MATATALAB
✇ ERTE

V Encontro PIC.TIC

Por ocastro — 3 de Maio de 2022, 10:42
pic_tic
03.05.22

Terá lugar, já no dia 28 de maio, entre as 9:00 e as 17:30, no Centro Escolar de Fonte de Angeão (Vagos), o V Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, destinado, prioritariamente, a professores do 1.º CEB, Educadores de Infância e profissionais que trabalhem com crianças.

Intitulado 3C's - Comunidades, Colaboração e Capacitação, o encontro prevê a realização de uma mesa-redonda e de 3 rondas de workshops, dinamizadas por elementos dos restantes Centros de Competência TIC do país e por outros professores, convidados a partilhar as suas práticas.

Com este encontro, pretende-se juntar professores, principalmente, do 1.º CEB e Educadores de Infância, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Pretende-se, ainda, criar um espaço de partilha e debate que permita o intercâmbio de ideias e de experiências potenciadoras de novas práticas educativas.

O encontro, organizado pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro com o apoio da Câmara Municipal de Vagos, anfitriã do evento, conta com a presença do Sr. Diretor Geral da Educação, Dr. José Vitor Pedroso e do Sr. Presidente da Câmara de Vagos, Dr. Silvério Regalado.

Salienta-se que o V Encontro Pic.Tic é certificado enquanto Ação de Curta Duração (6 horas de formação).

Inscrições em : https://forms.gle/GagjXP6C7wLTUrGB8

Para mais informações, aceda a: https://www.ua.pt/pt/cctic/page/27079

Slider Text: 
Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
✇ ERTE

VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje

Por ocastro — 3 de Maio de 2022, 08:41
cartaz
03.05.22

Realiza-se, hoje, dia 3 de maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa -, o 6.º Encontro Nacional de Educação para os Media, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) e com o Centro de Formação António Sérgio.

Dando continuidade aos encontros realizados em anos anteriores, o evento deste ano, subordinado ao tema “Liberdade de Imprensa nos dias de hoje”, convoca os jovens e a comunidade escolar a refletirem sobre a liberdade de imprensa e de expressão como um bem público, essencial no presente, e sobre o papel dos media na aprendizagem e formação dos jovens, em especial no atual contexto.

Destacamos a participação da professora Oksana Pasichnyk, em direto de Lviv, que nos dará conta do desafio que representa o ensino mediado e a gestão de informação em cenário de guerra.

O encontro, em 

formato híbrido - online(plataforma zoom da DGE) e presencial (Auditório da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa), destina-se a professores, alunos e todos os demais interessados nesta temática,sendo certificado como Ação de Formação de Curta Duração (ACD) de 6h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão na carreira docente.

Aceda ao Programa aqui

Inscreva-se aqui

Slider Text: 
VI Encontro Nacional de Educação para os Media - Liberdade de imprensa nos dias de hoje
✇ ERTE

Fórum RED – Recursos Educativos Digitais

Por ocastro — 28 de Abril de 2022, 12:03
 Fórum RED
28.04.22

Amanhã, dia 29 de abril, na Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, realiza-se o Fórum RED, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), que assinala a divulgação pública dos Recursos Educativos Digitais produzido no âmbito do projeto desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH (operação POCH-04-5267-FSE-000124).

O programa detalhado pode ser consultado aqui

Para efetuar inscrição para presença em Santarém, aceda, por favor, a https://area.dge.mec.pt/ertered

Videodifusão aqui: https://dge.mec.pt/videodifusao

Slider Text: 
Fórum RED – Recursos Educativos Digitais
✇ ERTE

Fórum RED – Recursos Educativos Digitais

Por ocastro — 26 de Abril de 2022, 07:42
Fórum RED
26.04.22

Realiza-se, no próximo dia 29 de abril, na Escola Secundária com 3.º ciclo Sá da Bandeira, em Santarém, entre as 9h e as 17h30, o Fórum RED – Recursos Educativos Digitais.

Neste evento serão apresentados RED, abrangendo as áreas curriculares de Português, Matemática e Ciências Experimentais do 1.º ciclo do ensino básico, que serão disponibilizados, em regime aberto, através de uma plataforma web.

Este Fórum integrará uma conferência sobre esta temática com Wayne Holmes, do University College of London, colaborador regular da UNESCO (com tradução simultânea), um painel de apresentação dos RED das três áreas disciplinares por parte das equipas que os produziram, bem como sessões paralelas, dinamizadas pelas referidas equipas, e cujas conclusões serão comentadas, durante a sessão plenária, por Ana Amélia Carvalho, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Durante o evento, contaremos com a participação de professores e de alunos que serão convidados a conhecer os RED, numa área de exploração prevista para o efeito. 

O Fórum RED, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), assinala a divulgação pública dos RED produzido no âmbito do projeto “Produção de Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, desenvolvido por esta Direção-Geral, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa – iNOVA Media Lab, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Aveiro, e cofinanciado pelo FSE através do POCH (operação POCH-04-5267-FSE-000124).

O programa detalhado pode ser consultado aqui

Para efetuar a sua inscrição, aceda, por favor, a https://area.dge.mec.pt/ertered, até às 23h59 do dia 27 de abril

Contamos com a vossa presença!

Slider Text: 
Fórum RED – Recursos Educativos Digitais
✇ ERTE

5ª Sessão Partilhas à Quarta - 27 de abril

Por ocastro — 21 de Abril de 2022, 14:12
partilhas à quarta
21.04.22

Realiza-se, online, no dia 27 de abril, das 21h às 22h, mais uma sessão das Partilhas à Quarta, uma iniciativa conjunta das equipas Laboratórios de Aprendizagem (LA) e eTwinning (eTw), com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE.

Esta sessão, subordinada à temática “Clubes de Ciência Viva - ciência em ação nas nossas escolas”, conta com a participação da Dr.ª Ana Luísa Santos e da Dr.ª Catarina Ramos, da Direção-Geral da Educação (DGE), para apresentar a iniciativa “Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola”.  
Após o enquadramento desta iniciativa,  terá lugar  um momento de partilha de práticas de referência de escolas que  dinamizam Clubes de Ciência Viva, dando voz à professora Rosa Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Ansião, e ao professor José Lobo, do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca (Lousada). 
No primeiro caso, o clube, “Ciência e Criatividade na sustentabilidade”, tem como tema aglutinador a Sustentabilidade, assumindo-se como um espaço onde se desenvolvem experiências de aprendizagem diferentes, desafiadoras e inovadoras, (https://clubes.cienciaviva.pt/flipbook/mobile/index.html#p=174). 
No segundo caso, o “Clube inovador  de experiências científicas” tem como principal objetivo sensibilizar os jovens e a comunidade para o reconhecimento da importância das Ciências, valorizando a componente laboratorial e experimental  (https://clubes.cienciaviva.pt/flipbook/mobile/index.html#p=103). 

Esperamos poder contar com a sua presença!

Aceda ao link para assistir à 5.ª sessão das Partilhas à Quarta.  
Consulte o resumo da 5.ª sessão das Partilhas à Quarta.

Para mais informações, consulte a página da iniciativa acessível em https://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta.

Slider Text: 
5ª Sessão Partilhas à Quarta - 27 de abril
✇ ERTE

Lançamento do Livro ZigZaga na Net

Por ocastro — 6 de Abril de 2022, 14:02
Livro zigzaga na net
06.04.22

No próximo  dia 8 de abril, das 10h30 às 12h00, terá lugar na Biblioteca Municipal de Alcântara o lançamento do  livro ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, e que  foi desenvolvido numa parceria entre o Centro Internet Segura  (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (DGE) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP).

Dividido em 30 episódios, que contam 30 pequenas histórias, o livro é um contributo para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos - crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Ao longo do texto, adaptado a partir do original de Fátima Éffe, Benjamim e os seus amigos, acompanhados do PISCA e da INES, ajudam a fazer navegações mais seguras, dão informações úteis e esclarecem dúvidas sobre o desafiante mundo digital.

Este livro de aventuras digitais encontra-se  disponível online e os episódios do Podcast ZigZaga na Net em: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p5444/zigzaga-na-net.

Slider Text: 
Lançamento do Livro ZigZaga na Net
✇ ERTE

DigiPROF – Formação de professores para a área do digital

Por ocastro — 6 de Abril de 2022, 11:40
Cartaz _DigiPROF
06.04.22

Realiza-se no próximo dia 25 de maio, em Castelo Branco, o encontro DigiPROF – Formação de Professores para a área do digital. 

Numa organização do Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a colaboração da Direção-Geral da Educação, o encontro pretende constituir-se como um espaço de partilha e discussão em torno de questões relativas à formação de professores para a área do digital, com foco na reflexão sobre estratégias para o desenvolvimento de competências digitais de futuros professores e na promoção do intercâmbio de ideias e experiências inovadoras na formação contínua e inicial de professores, na área do digital.

 Este encontro  tem como destinatários professores e estudantes de cursos de formação de educadores/professores (Ed. Básica e Mestrados em Ed. Pré-escolar e professores 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Ed. Especial), educadores/ professores cooperantes da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e professores dos ensinos básico e secundário.

 As inscrições no DigiPROF são gratuitas, mas estão limitadas a 110 participantes, sendo  obrigatório fazer registo aqui. No que se refere à participação nas Oficinas Temáticas, esta está limitada a um máximo de 15 participantes.

 O encontro é certificado como ação de curta duração de 6 horas. Os participantes que pretenderem certificação da participação no evento como ação de curta duração devem indicá-lo no registo.

 Mais informações em: https://cctic.ipcb.pt/digiprof-formacao-de-professores-para-a-area-do-digital/

Slider Text: 
DigiPROF – Formação de professores para a área do digital
✇ ERTE

Prevenção das Dependências online de Crianças e Jovens Apoio da Delta Cafés

Por ocastro — 6 de Abril de 2022, 07:19
prevenção de dependências
06.04.22

A Direção-Geral da Educação acaba de lançar, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, a 3.ª Campanha de Pacotes de Açúcar, com o apoio da Delta Cafés.

São nove as situações apresentadas sobre a prevenção das dependências online de crianças e jovens. Esta campanha nacional, que contém imagens da autoria do ilustrador Nelson Martins, segue a linha gráfica da campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

A campanha de pacotes de açúcar, dirigida a pais/encarregados de educação, a todos os agentes educativos e a todas as famílias tem a colaboração do Professor Daniel Sampaio, da Professora Ivone Patrão e o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança.

Esta campanha contou, ainda, com a colaboração da  embaixadora eTwinning, professora Elisabete Fiel.

Mais informações na página da campanha.

Slider Text: 
Prevenção das Dependências online de Crianças e Jovens Apoio da Delta Cafés
✇ ERTE

Sextas ao Centro – Ciclo de Encontros Temáticos - Online

Por luis.ferreira — 5 de Abril de 2022, 16:51
Sextas ao Centro
05.04.22

O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem

No próximo dia 22 de abril, pelas 18h00, o Centro de Formação e Associação de Escolas Braga/Sul vai dar início a mais um ciclo de encontros temáticos Sextas ao Centro. Este ano, os encontros, denominados O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem, decorrerão online, à sexta-feira, sempre às 18h00, até dia 20 de maio de 2022.

Destinado a educadores e professores de todos os ciclos e níveis de ensino, bem como à comunidade educativa em geral, este ciclo de encontros pretende contribuir para o debate e a reflexão em torno de temáticas educacionais de interesse para a comunidade.

Na preparação desta edição das Sextas ao Centro, sob o título O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem, foi tido em conta o trabalho a ser desenvolvido no âmbito do Plano de Ação para o Desenvolvimento das Escolas (PADDE). Assim, as várias sessões serão integralmente dedicadas à explanação/reflexão acerca destes ambientes, uma vez que se têm revelado de suma importância para o sucesso escolar e educativo dos alunos, revelando-se imperioso investir na formação pessoal e profissional dos diversos agentes educativos. Deste modo, o programa das Sextas ao Centro conta com conferencistas de reconhecido mérito que darão, decerto, os seus contributos para a profícua discussão em torno de questões atuais e prementes, relacionadas com a temática.

A participação nas Sextas ao Centro é considerada como  formação na área científico-pedagógica (específica) para todos os docentes, de todos os ciclos e níveis de ensino, independentemente do grupo de recrutamento (Despacho n.º 6851-A/2019).

Para mais informações e inscrições, aceda a https://www.cfaebragasul.com/.

Slider Text: 
Sextas ao Centro – Ciclo de Encontros Temáticos - Online O Currículo em Ação com Recurso a Ambientes Híbridos de Aprendizagem
✇ ERTE

Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR) - 2021/2022

Por ocastro — 29 de Março de 2022, 13:15
logo robotica
29.03.22

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito da iniciativa “Clubes de Programação e Robótica (CPR)”, disponibiliza a  lista de estabelecimentos de ensino que registaram o seu CPR. A rede nacional de CPR é, atualmente, composta por 402 Clubes, abrangendo todos os distritos do país e alunos de todos os níveis de ensino.

Estes CPR funcionam nas escolas, promovendo um ambiente que potencia a aprendizagem e o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente através da programação e da robótica, sendo estas fundamentais na área das Ciências, Tecnologia, Engenharia, das Artes e da Matemática (CTEAM).

A DGE congratula assim todos os estabelecimentos de ensino que registaram os seus CPR e que já se encontram georreferenciados.

Slider Text: 
Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR) - 2021/2022
✇ ERTE

Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais - Divulgação de Resultados

Por ocastro — 28 de Março de 2022, 15:08
estudoPMD
28.03.22

O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas inseridas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), prevê, entre outras iniciativas, a utilização de manuais escolares digitais e de recursos educativos digitais.

Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE) contratualizou, com a Universidade Católica Portuguesa, um Estudo de monitorização e de avaliação da utilização destes recursos educativos. Este trabalho, coordenado pelo Professor Doutor José Lagarto, teve em conta duas dimensões:

• o desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas (AE/Ena), da rede pública de Portugal Continental, no que concerne à utilização dos equipamentos e dos recursos digitais, nomeadamente, os manuais escolares digitais; 

• a compreensão dos processos de desenvolvimento e das metodologias e práticas pedagógicas, associadas à utilização dos equipamentos e dos recursos educativos digitais.

 

O Estudo operacionalizou-se através da aplicação de entrevistas (a Diretores de AE/Ena, Coordenadores do Projeto, Diretores de CFAE) e de um inquérito por questionário (a docentes, alunos, pais/encarregados de educação), o que permitiu responder às finalidades definidas, no que diz respeito às seguintes áreas: pedagogia, conteúdo, tecnologia e contexto (interno e externo).

O relatório final apresenta, ainda, um conjunto de recomendações/fatores críticos de sucesso a ter em conta pelos AE/Ena que venham a aderir a este projeto.

Aceda aqui ao documento Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais.

Slider Text: 
Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais - Divulgação de Resultados
✇ ERTE

No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?

Por ocastro — 28 de Março de 2022, 14:14
Webinar
28.03.22

A Direção-Geral da Educação vai promover, no ​próximo dia 7 de abril, entre as 10:00h e as 11:00h, o Webinar: No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?, destinado a crianças e jovens.  

Este Webinar, enquadrado no Plano de prevenção e combate ao bullying e ciberbullying “Escola sem Bullying, escola sem Violência”, pretende contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a conhecer a importância de se colocarem no lugar do outro/a. Através da análise e questionamento crítico de situações de violência, nomeadamente situações de bullying/ciberbullying, os/as jovens poderão conhecer algumas estratégias que conduzam à tomada de decisões conscientes e ao debate de opiniões.   

Pretende-se, ainda, envolver as crianças e jovens na participação ativa em projetos da escola e noutros momentos do quotidiano escolar, que contribuam para a prevenção da violência, e para um ambiente saudável e de bem-estar, dentro e fora da escola. 

Para atingir estes objetivos, o Webinar conta com a participação da especialista em sociodrama, Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), que tentará desafiar as crianças e jovens a colocarem-se no lugar do/a outro/a, promovendo a empatia. 

Mais informações.

Slider Text: 
No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?
✇ ERTE

Con(re)curso REDA

Por ocastro — 24 de Março de 2022, 13:51
Con(re)curso REDA
24.03.22

A Direção Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores organiza, no presente ano letivo, a quinta edição do “Con(re)curso” REDA, que tem como objetivo estimular a criação de conteúdos educativos digitais de excelência . Para além do reconhecimento da prática letiva do docente ou das equipas de docentes envolvidas, valorizando as suas competências pedagógicas, o Con(re)curso pretende incentivar os docentes de todo o País à produção de recursos educativos com características que apelem a uma maior capacidade de empatia com os seus alunos, uma vez que a linguagem digital é aquela que com que a maior parte destes se relaciona, no seu dia a dia, de uma forma natural. 

  Os docentes que pretendam candidatar-se deverão submeter os seus trabalhos até 30 de junho de 2022, na plataforma REDA. Para efeitos de candidatura ao prémio de 2021-2022, serão considerados todos os recursos originais submetidos entre 01 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022. Aos três prémios existentes (Excelência, Distinção e Mérito) estão associados prémios pecuniários simbólicos que vão de quinhentos a oitocentos e cinquenta euros. 

Mais informações e  regulamento disponíveis em: https://edu.azores.gov.pt/conrecurso_reda/ 

Slider Text: 
Con(re)curso REDA
✇ ERTE

Programação e Robótica na Escola - Webinar de lançamento do projeto

Por ocastro — 29 de Março de 2022, 15:10
Programação e Robótica na Escola - Webinar de lançamento do projeto
29.03.22

Vai realizar-se no próximo dia 29 de março de 2022, das 17h30 às 19h30, o webinar de lançamento do projeto “Programação e Robótica na Escola”.

Este projeto, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, visa:

  • Promover a integração de atividades de programação e robótica em contexto de ensino/aprendizagem nas várias disciplinas do currículo;
  • Estimular o envolvimento de novos participantes (alunos e professores) na área do conhecimento da programação e robótica;
  • Dar a oportunidade aos clubes de programação e robótica existentes nas escolas de participarem em atividades que possibilitem mostrar/partilhar o trabalho desenvolvido;
  • Utilizar a metodologia do trabalho de projeto - recolher, analisar, selecionar informação, resolver problemas, tomar decisões adequadas, justificando essas decisões numa dimensão inter e transdisciplinar e juntando os saberes teóricos e práticos.

Está previsto, no quadro deste projeto, providenciar informação, formação e apoio aos docentes, bem como dinamizar atividades e organizar eventos destinados à comunidade educativa de todo o país, tendo em vista a dinamização da Programação e Robótica na Escola.

Esta sessão de lançamento terá o seguinte Programa:

Con(re)curso REDA

Este webinar tem como público-alvo docentes de diferentes níveis de ensino, que estejam envolvidos ou que tenham interesse no desenvolvimento da temática da Programação e Robótica com os seus alunos.

A sessão decorrerá no link: https://dge-me-pt.zoom.us/j/88220055982?pwd=UzkvSUhSRFRGTWpFU1JTVDF2cmdxQT09

 

Slider Text: 
Programação e Robótica na Escola - Webinar de lançamento do projeto
✇ ERTE

DigComp 2.2 - Atualização do Quadro de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos

Por ocastro — 23 de Março de 2022, 15:04
digocomp
23.03.22

Foi publicado pelo Joint Research Centre o Quadro de referência para a Competência Digital dos Cidadãos, intitulado: “DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens – with new exemples of knowledge, skills and attitudes”.

O DigComp 2.2, que apresenta um entendimento comum sobre a competência digital dos cidadãos, integra 250 novos exemplos de conhecimentos, competências e atitudes que ajudam os cidadãos a envolverem-se de forma confiante, crítica e segura com tecnologias digitais emergentes, tais como sistemas impulsionados pela inteligência artificial (IA).

Esta publicação encontra-se disponível: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415?fbclid=IwAR2oU4AP-0aj8mp8sMfTLRgvC9ZpuaO7a942d1b8UC3YCnC0bdnu88-G5XY

Slider Text: 
DigComp 2.2 - Atualização do Quadro de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos
✇ ERTE

MOOC – Ciências da Computação: Guia para Educadores (Computer Sciences: Educators’ Guide

Por ocastro — 18 de Março de 2022, 09:16
Mooc
18.03.22

Numa parceria com a Google, a European Schoolnet Academy vai lançar um novo MOOC intitulado Ciências da Computação: Guia para Educadores.

Com início a 25 de abril e término a 1 de junho de 2022, este MOOC, com 4 módulos, é disponibilizado em inglês e tem a duração total de 15 horas. Como trabalho final, os participantes deverão criar um cenário de aprendizagem que poderão utilizar na sua sala de aula, receberão feedback dos seus pares e avaliarão os cenários produzidos por estes.

Como é do conhecimento geral o desenvolvimento de novas tecnologias e o emergir de novas práticas de ensino e de aprendizagem estão a motivar os agentes educativos a repensar as práticas pedagógicas, integrando a tecnologia digital, de forma proveitosa e significativa. Assim, é neste contexto que surge o MOOC Ciências da Computação: Guia para Educadores, durante o qual será abordado o modo como os professores podem recorrer ao uso das TIC, em sala de aula, com o objetivo de fomentar, junto dos seus alunos, o interesse por uma futura opção de carreira, na área das ciências da computação. 

O MOOC destina-se aos professores dos ensinos básico e secundário, educadores, tutores, bem como a todos os interessados na temática das ciências da computação.
Inscreva-se em : https://bit.ly/CS_MOOC

Slider Text: 
MOOC – Ciências da Computação: Guia para Educadores (Computer Sciences: Educators’ Guide
❌