Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apenas 10% das cidades vão receber vacina contra a dengue; entenda os critérios

Por Bob Furuya — 2 de Fevereiro de 2024, 16:00

O Brasil está prestes a se tornar o primeiro país do mundo a oferecer uma vacina contra a dengue de forma gratuita na rede pública.

Com a chegada das primeiras doses, a previsão é que a campanha de vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já comece agora em fevereiro.

A imunização, porém, será bastante limitada: terá como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos que moram em algumas cidades determinadas pelo governo federal.

Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório japonês Takeda Pharma.

Leia mais

Ao todo, 521 municípios serão contemplados nesta primeira leva. A previsão da pasta é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.

A dengue voltou a se tornar uma preocupação de saúde pública no país, em meio à alta de casos e mortes registradas desde o ano passado.

Em 2023, o Brasil bateu o recorde de óbitos: foram 1.096. Em 2024, o número de casos registrados já é o dobro que no mesmo período do ano passado.

Entenda os critérios de distribuição

  • Segundo o Ministério da Saúde, as cidades e faixas etárias não foram escolhidas de forma aleatória.
  • A pasta afirma que seguiu critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • A faixa dos 10 aos 14 anos de idade foi adotada porque se trata da mais atingida pela doença, após os idosos.
  • Os maiores de 60 anos, porém, não podem tomar a vacina em razão da ausência de estudos clínicos.
  • Essa faixa dos 10 aos 14 tem, hoje, o maior número de internações no país.
  • Uma vez definida a idade, o governo se debruçou sobre os critérios geográficos.
  • Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 13,6 milhões de pessoas dentro dessa faixa etária, mas só 3,2 milhões delas poderão ser vacinadas.
  • Diante disso, o Ministério da Saúde decidiu contemplar as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
  • Com isso, o programa de vacinação vai atender apenas 521 dos mais de 5 mil municípios brasileiros.
  • Na lista, foram incluídos 16 estados e o Distrito Federal.
  • Ficaram de fora Rio Grande do Sul, Pará, Amapá, Piauí, Mato Grosso, Rondônia, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
Imagem: Reprodução/Agência Brasil

Você pode acessar a lista de municípios selecionados aqui.

Doses limitadas

A vacina Qdenga foi comprada do laboratório japonês Takeda Pharma. Ao todo, vão ser entregues 6,5 milhões de doses em 2024 – 5,2 milhões foram compradas e o restante foi doado pela fabricante.

O volume, segundo a Takeda, é o limite da sua capacidade de produção. A expectativa é que em 2025 sejam entregues 2,5 milhões de doses a mais.

Lembrando que a imunização completa depende de duas doses. Ou seja, o volume de pessoas atendidas representa a metade do número de vacinas compradas.

A campanha, portanto, será bastante limitada. O governo, porém, trabalha com algumas alternativas para resolver esse problema.

A principal delas envolve um imunizante em desenvolvimento pelo Instituto Butantan. Ainda não há prazo estipulado, mas a expectativa é grande.

Com essa nova vacina nacional, a capacidade de produção aumentaria bastante, com a possibilidade de ampliar a campanha para mais faixas etárias.

Faça você a sua parte

Mesmo com a chegada da vacina, é importante deixar claro que a melhor forma de se combater a dengue é impedindo a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Para isso, é importante que você, cidadão comum, também ajude nessa luta – e fazendo coisas simples no dia a dia.

  • Mantenha a caixa d’água da sua residência bem fechada;
  • Não deixe água acumular em vasos de plantas ou pneus velhos;
  • Limpe bem as calhas da sua casa;
  • Esvazie sempre garrafas, potes e vasos – tudo que possa deixar água parada;
  • Não acumule sucata ou entulho;
  • Cuidado também com as piscinas sem manutenção e que são pouco utilizadas.

A Agência Brasil e o Ministério da Saúde disponibilizaram uma arte explicativa com esses gestos que você pode – e deve – adotar no combate à dengue.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

As informações são do Ministério da Saúde.

O post Apenas 10% das cidades vão receber vacina contra a dengue; entenda os critérios apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Mapa de raios-X mais detalhado do Universo revela 900 mil objetos cósmicos

Por Flavia Correia — 2 de Fevereiro de 2024, 15:59

Acaba de ser divulgado o maior e mais detalhado mapa de raios-X já feito do Universo. O levatamento revela quase um milhão de objetos cósmicos, incluindo cerca de 700 mil buracos negros supermassivos e uma misteriosa “ponte” de gás conectando aglomerados de galáxias distantes.

Os dados foram obtidos pelo telescópio espacial de raios-X eROSITA, que escaneou todo o céu entre dezembro de 2019 e junho de 2020. Durante esse período, mais de 170 milhões de fótons de raios-X (partículas de luz) foram detectados, o que os astrônomos identificaram como cerca de 900 mil objetos distintos no espaço.

An X-ray image of half the #universe: the first publication of the eROSITA sky-survey data release makes public the largest ever catalogue of high-energy cosmic sources 😲 https://t.co/POg5FuVraP @eROSITA_SRG @MPE_Garching pic.twitter.com/X21gnUD6iW

— Max Planck Society (@maxplanckpress) January 31, 2024

Em um comunicado, Andrea Merloni, investigador principal do projeto, descreveu os resultados como “alucinantes para a astronomia de raios-X”, comparando os achados em seis meses com missões anteriores como XMM-Newton (da Agência Espacial Europeia) e Chandra (da NASA), que operaram por quase 25 anos e detectaram muito menos fontes.

Por que estudar os raios-X cósmicos?

Os raios X são uma forma de radiação de alta energia invisível a olho nu. Eles vêm principalmente de gases extremamente quentes em aglomerados de galáxias massivas, restos de explosões de supernovas e buracos negros ativos. 

Estudar raios X cósmicos não apenas ajuda a detectar objetos massivos e de alta energia como esses, como também a desvendar a estrutura abrangente do próprio Universo.

Leia mais:

Entre as descobertas mais fascinantes do eRASS1 (sigla para Catálogo de Pesquisa de Céu Inteiro eROSITA), destaca-se um enorme “filamento” de gás quente conectando dois aglomerados de galáxias a mais de 42 milhões de anos-luz de distância – uma vasta “superestrada” de gás que possivelmente faz parte da teia cósmica que alimenta todas as galáxias do Universo e revela os vazios onde se pensa que a matéria escura habita.

Os pesquisadores do projeto enviaram mais de 50 artigos a revistas científicas discutindo algumas das novas descobertas. Isso se soma aos mais de 200 artigos já publicados anteriormente sobre a missão.

Os dados completos, junto com ferramentas gratuitas para acessá-los, estão disponíveis no site do eROSITA. Mais dados e artigos científicos são esperados, enquanto o equipamento continua observando o cosmos a bordo do observatório espacial Spectrum-Roentgen-Gamma (SRG), operado em conjunto pela Alemanha e pela Rússia.

O post Mapa de raios-X mais detalhado do Universo revela 900 mil objetos cósmicos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Imagem mostra lava de vulcão na Islândia vista do espaço; veja

Por Alessandro Di Lorenzo — 2 de Fevereiro de 2024, 15:47

Imagens impressionantes de satélite feitas do espaço mostram uma grande quantidade de lava solidificada nas proximidades da pequena cidade de Grindavik, na Islândia. O local foi palco de duas erupções vulcânicas em menos de um mês.

Leia mais

Lava pode ser vista do espaço

As imagens de satélite foram tiradas em 27 de janeiro deste ano pela missão Copernicus Sentinel-2 da Agência Espacial Europeia (ESA). Elas mostram manchas escuras de lava solidificada perto de Grindavik, na Península de Reykjanes. A área se destaca em função do contraste da neve no local.

O satélite Copernicus Sentinel-2 da ESA já havia capturado sinais infravermelhos de fluxos de lava ativos em 17 de janeiro. Na época, as imagens apontaram que a lava continuava se aproximando da cidade.

O magma continuou a se acumular desde a última erupção, causando preocupações de que novas fissuras possam se abrir, segundo as autoridades islandesas. Modelos computacionais estão sendo atualizados para obter medições mais precisas da situação. As informações são da Space.com.

Neste momento, é desafiador determinar exatamente quanto magma se acumulou desde que a erupção terminou em 16 de janeiro. Os baixos níveis de atividade sísmica persistem e concentram-se principalmente em torno de Hagafell. A atividade sísmica atual se alinha com a observada na área após a erupção anterior.

Escritório Meteorológico Islandês, em comunicado

Veja abaixo a foto tirada do espaço:

Foto mostra contraste da neve com a lava solidificada (Imagem: Dados do Copernicus Sentinel (2024), processados pela ESA, CC BY-SA 3.0 IGO)

Intensa atividade vulcânica na Islândia

  • Já foram cinco erupções em território islandês em quase três anos.
  • As duas últimas ocorreram em 18 de dezembro de 2023 e em 14 de janeiro de 2024.
  • Por conta disso, Grindavik chegou a ser esvaziada em 11 de novembro.
  • Na oportunidade, os moradores puderam voltar para suas casas no dia 22 de dezembro, antes de serem removidos do local mais uma vez.
  • Após a primeira erupção, muros foram construídos ao redor do vulcão.
  • O objetivo era que, em caso de novas atividades vulcânicas, a lava fosse direcionada para longe das casas.
  • No entanto, essas construções foram destruídas.
  • Uma das explicações para as várias erupções registradas no local é que a ilha da Islândia fica entre duas placas tectônicas: a norte-americana e a euroasiática.
  • Uma falha contorna a capital da Islândia, Reykjavik, e atravessa diretamente a península de Reykjanes, onde fica Grindavik.
  • No total, o país tem 33 vulcões, ou sistemas vulcânicos, catalogados como ativos.
  • Em média, ocorre uma erupção a cada quatro ou cinco anos em território islandês.

O post Imagem mostra lava de vulcão na Islândia vista do espaço; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

YouTube registra marco de 100 milhões de assinantes

Por Tamires Ferreira — 2 de Fevereiro de 2024, 15:37

O YouTube divulgou na quinta-feira (1°) um marco importante para a plataforma de vídeos do Google: o recorde de 100 milhões de usuários pagantes a partir das assinaturas combinadas do YouTube Music e YouTube Premium. Segundo informações do Engadget, a escalada representa um aumento de 20 milhões de membros em pouco mais de um ano, e o dobro de membros desde setembro de 2021. 

O que você precisa saber: 

  • O YouTube não divulgou, no entanto, quantos usuários há em cada serviço; 
  • Vale lembrar que ter o serviço premium garante acesso ao YouTube Music; 
  • O novo marco chega após a plataforma diminuir os anúncios em vídeos, mas deixá-los mais longos para os não assinantes — uma estratégia de mercado semelhante à adotada pela Netflix. Entenda aqui

Leia mais! 

Para fins de comparação, o YouTube Music e Premium, claro, ainda não alcançam nem metade dos usuários do Spotify, que em setembro do ano passado reportou 220 milhões de membros assinantes. O serviço deve divulgar números atualizados em um relatório de ganhos na próxima semana.  

Já a Apple não revela mais o número de usuários do Apple Music. O último relatório que a big tech forneceu indicava 60 milhões de assinantes, isso em 2019. 

O YouTube Premium oferece não apenas acesso ao streaming de música da plataforma de vídeos do Google, como outros benefícios. Entre eles está, claro, o objetivo principal: assistir milhões de vídeos sem a interrupção de anúncios, incluindo anúncios de texto e imagens que geralmente aparecem na parte inferior do conteúdo. Também não são exibidos banners de terceiros ou de pesquisas. 

Como assinante também é possível fazer o download de vídeos para assistir offline, rodar conteúdo em segundo plano no celular e usufruir de uma qualidade ainda melhor do que a disponível na versão gratuita. Veja mais detalhes aqui, inclusive o preço! 

O post YouTube registra marco de 100 milhões de assinantes apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Pica-Pau: Netflix confirma data de estreia de novo filme

Por Alessandro Di Lorenzo — 2 de Fevereiro de 2024, 15:36

O novo filme inspirado em um dos personagens infantis mais famosos já tem data de estreia definida. Pica-Pau: Acampamento de Férias irá chegar oficialmente ao catálogo da Netflix no dia 12 de abril deste ano.

Leia mais

Apesar de confirmar a data de lançamento, a Netflix não revelou maiores detalhes sobre a trama do filme. No entanto, já foi confirmado que o novo longa não terá ligação com Pica-Pau: O Filme (que teve participação da brasileira Thaila Ayala).

O elenco do novo longa conta com nomes como Chloe de Los Santos, Kershawn Theodore, Savannah La Rein, Evan Stanhope, Esther Son e Ian Rooney. A direção é de Jonathan A. Rosenbaum. As informações são do Omelete.

Veja abaixo a publicação confirmando a data de estreia de Pica-Pau: Acampamento de Férias:

PICA-PAU!!!!! Meu novo filme Pica-Pau: Acampamento de Férias estreia dia 12 de abril. pic.twitter.com/0f3cLCh60E

— netflixbrasil (@NetflixBrasil) February 1, 2024

Pica-Pau: Acampamento de Férias tenta recuperar imagem do personagem principal

  • Mesmo sem ter ligação com Pica-Pau: O Filme, o novo longa terá o desafio de reverter o fracasso do antecessor.
  • Lançado em 2017, o primeiro live-action do personagem infantil teve resultados fraquíssimos de público e crítica, recebendo apenas 13% de aprovação no Rotten Tomatoes.
  • Segundos os críticos, “é seguro dizer que este filme será a ruína de sua existência se você estiver assistindo sem uma criança para agradar”.
  • Criado por Walter Lantz em 1940, o Pica-Pau é protagonista de 166 episódios animados que já foram transmitidos em mais de 155 países e em 105 idiomas diferentes.
  • Além dos desenhos, o personagem possui uma área dedicada no resort da Universal na Flórida, nos Estados Unidos, e faz participações especiais em atrações nos parques em Hollywood e no Japão.

O post Pica-Pau: Netflix confirma data de estreia de novo filme apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Volkswagen anuncia investimento de R$ 16 bi e novos lançamentos no Brasil até 2028

Por Alessandro Di Lorenzo — 2 de Fevereiro de 2024, 15:31

A Volkswagen anunciou que irá realizar novos investimentos no mercado brasileiro da ordem de R$ 9 bilhões até 2028. Isso significa um aumento em relação aos R$ 7 bilhões de aporte financeiro divulgados anteriormente e previstos até 2026.

Leia mais

Investimentos nas quatro fábricas da montadora no Brasil

  • Com o novo anúncio, o montante total que deve ser investido pela montadora alemã nos próximos anos chega a R$ 16 bilhões.
  • Esses recursos serão destinados para as quatro fábricas da empresa no Brasil.
  • Já foram confirmados 16 novos produtos, entre carros produzidos no país e modelos importados, incluindo motorização flex, híbrida e elétrica.
  • Destes, quatro veículos serão apresentados ainda neste ano.
  • As informações são do UOL.
Close em insígnia da Volkswagen num dos carros da marca
Investimento da VW no Brasil chegará a R$ 16 bilhões (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Novos modelos da Volkswagen

A Volkswagen não forneceu detalhes sobre quais os modelos que serão produzidos neste novo ciclo de investimentos, mas indicou o que será produzido em cada fábrica.

A principal novidade será um SUV compacto que se posicionará abaixo de Nivus e T-Cross e será produzido na unidade de Taubaté (SP), onde a marca fabrica o Polo Track. A prefeitura local chegou a anunciar que o modelo seria o “retorno do Gol”, mas a VW nega que o nome voltará a ser utilizado.

O novo modelo deve marcar a estreia de motor com sistema híbrido leve, que teve sua produção na fábrica de São Carlos (SP) confirmada. O propulsor ainda deverá ser estendido aos atuais Polo, Virtus e Nivus produzidos em São Bernardo do Campo.

Segundo a marca alemã, a unidade no ABC paulista também contará com a produção de dois modelos inéditos, que serão produzidos em nova plataforma.

Outro produto que sairá do ciclo de investimentos é uma picape intermediária, derivada do T-Cross e que chegará para brigar com Fiat Toro e Chevrolet Montana. A caminhonete será batizada de Tarok, nome de modelo conceitual apresentado no Salão do Automóvel de 2018. O modelo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Há também a expectativa de que a fábrica de motores de São Carlos produzirá o novo motor 1.5 TSI Evo2, que deve estar presente no Volkswagen Taos reestilizado, na picape Tarok e provavelmente no novo T-Cross nos próximos anos.

O post Volkswagen anuncia investimento de R$ 16 bi e novos lançamentos no Brasil até 2028 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Round 6: Netflix revela primeiras fotos da segunda temporada

Por Alessandro Di Lorenzo — 2 de Fevereiro de 2024, 15:28

A segunda temporada de Round 6 será lançada ainda neste ano, mas ainda não teve a data revelada. Para diminuir a expectativa dos fãs da série, a Netflix revelou nesta quinta-feira (1º) as primeiras imagens da próxima temporada.

Leia mais

A publicação da Netflix confirma os retornos de personagens que fizeram sucesso no primeiro ano da série. É o caso de Gi-hun (Lee Jung-jae), Front Man (Lee Byung-hun), Recrutador (Gong Yoo) e Gi-hun (Lee Jung-jae). Além disso, as fotos mostram a chegada de mais um integrante (vivido por Park Gyu-young) ao universo de Round 6. As informações são do Omelete.

Veja abaixo as imagens da segunda temporada divulgadas pela Netflix:

New photos from Squid Game Season 2 — coming this year.

Gi-hun (Lee Jung-jae), Front Man (Lee Byung-hun), Recruiter (Gong Yoo) and Gi-hun (Lee Jung-jae), and a new character played by Park Gyu-young. pic.twitter.com/8xRC1EvQPr

— Netflix (@netflix) February 1, 2024

Round 6: mistérios sobre a continuação da série

  • Ainda sem data de estreia revelada, a segunda temporada está envolta em mistérios.
  • Sabe-se apenas que elenco original que retorna inclui Lee Jung-Jae, Lee Byung-Hun, Yim Si-Wan, Kang Ha-Neul, Park Gyu-Young, Park Sung-Hoon, Jo Yu-Ri, Wi Ha-Jun, Yang Dong-Geun, Kang Ae-Sim e Gong Yoo.
  • Além disso, a produção contará com as adições de Park Gyu-young, Kang Ae-sim, Lee David, Lee Jin-uk, Choi Seung-hyun, Roh Jae-won, Won Ji-an e Jo Yu-ri, membro do grupo feminino Iz*One.
  • Na trama da série, centenas de cidadãos com problemas financeiros são escolhidos para participar de um doentio jogo de sobrevivência onde competem por um prêmio em dinheiro. 
  • Round 6 foi um grande sucesso e se tornou uma das séries mais vista do streaming, além de ter levado dois prêmios do Emmy: um por Melhor Ator em Série de Drama, com a vitória de Jung-jae (ele se tornou o primeiro ator asiático a vencer um Emmy) e outro por Melhor Diretor em Série de Drama (para Hwang Dong-hyuk).  
  • A primeira temporada está disponível na Netflix.

O post Round 6: Netflix revela primeiras fotos da segunda temporada apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

ChatGPT pode ajudar criação de armas biológicas? OpenAI responde

Por Pedro Spadoni — 2 de Fevereiro de 2024, 15:27

Quem pesquisou sobre armas biológicas no ChatGPT pago – cujo “motor” é o GPT-4 – teve “pequena vantagem” em relação a quem pesquisou sobre o assunto em mecanismos de busca da internet. Essa é a conclusão de um estudo conduzido pela OpenAI.

Para quem tem pressa:

  • Um estudo da OpenAI concluiu que usuários do ChatGPT têm “pequena vantagem” sobre quem pesquisou sobre armas biológicas usando mecanismos de busca convencionais;
  • O estudo foi conduzido pela equipe da OpenAI com intuito de avaliar os riscos e usos indevidos potenciais de seus modelos de inteligência artificial (IA), em resposta às preocupações de cientistas e legisladores;
  • O estudo envolveu 100 participantes – entre eles, especialistas e estudantes de biologia – divididos em dois grupos para comparar a eficácia do GPT-4 e da internet em tarefas relacionadas à fabricação de armas biológicas;
  • Apesar da vantagem modesta em precisão, usuários do GPT-4 produziram respostas mais detalhadas, e estudantes que acessaram o modelo quase equipararam a proficiência dos especialistas em certas tarefas.

A pesquisa foi realizada pela equipe da OpenAI, anunciada em outubro de 2023, com objetivo de avaliar os riscos e possíveis usos indevidos dos modelos de inteligência artificial (IA) da empresa.

Leia mais:

ChatGPT e armas biológicas

Imagem para ilustrar tutorial sobre o ChatGPT
(Imagem: Jonathan Kemper/Unsplash)

O estudo envolveu 100 participantes divididos em dois grupos: especialistas em biologia e estudantes com formação em biologia de nível universitário. Um grupo teve acesso ao GPT-4, enquanto o outro utilizou apenas a internet convencional para realizar cinco tarefas relacionadas à fabricação de armas biológicas.

Os resultados mostraram que o grupo que usou GPT-4 teve uma pontuação média de precisão ligeiramente superior nas tarefas. Por um lado, a pesquisa descreve a diferença como estatisticamente significa. Por outro, suas conclusões desafiam a ideia de que a inteligência artificial oferece uma grande vantagem nesse contexto.

No entanto, participantes que utilizaram GPT-4 produziram respostas mais detalhadas. E os estudantes que tiveram acesso ao modelo quase alcançaram o nível de proficiência dos especialistas em algumas tarefas, o que levanta questões sobre o potencial educativo da ferramenta.

A equipe da OpenAI responsável pelo estudo também explora o potencial de ameaças cibernéticas e a influência da IA na mudança de crenças. A ideia é entender e mitigar os riscos associados à tecnologia.

Pontos e contrapontos

Detalhe da página do ChatGPT
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Apesar dos resultados do estudo minimizarem a vantagem fornecida pelo GPT-4 em comparação à internet convencional, críticos argumentam que a pesquisa interna da OpenAI subestima o impacto real do modelo de IA, treinado numa vasta quantidade de dados científicos e outras informações.

O estudo reconheceu que o ChatGPT forneceu uma vantagem “estatisticamente significativa” em termos de precisão total quando não ajustado por múltiplas comparações. Isso contradiz a interpretação inicial de que a IA oferece apenas um leve aumento na precisão e completude das respostas.

A pesquisa da OpenAI levanta o debate sobre o verdadeiro potencial das ferramentas de IA como ChatGPT, especialmente em campos sensíveis como a pesquisa de armas biológicas. Também destaca a importância de considerar as implicações éticas e de segurança ao desenvolver e aplicar essas tecnologias avançadas.

O post ChatGPT pode ajudar criação de armas biológicas? OpenAI responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Inmetro divulga lista de carros flex mais econômicos de 2024

Por Alessandro Di Lorenzo — 2 de Fevereiro de 2024, 15:15

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma lista com os carros que apresentaram o consumo de combustível mais econômico em 2024 no Brasil. O ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de 813 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 36 marcas diferentes.

Leia mais

A lista inclui desde lançamentos recentes até veículos do ano passado e que não tiveram mudanças desde então. O ranking considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e coloca na mesma colocação veículos com média de consumo geral idêntica.

O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos. Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover.

Quanto menor for o gasto a cada quilômetro rodado, mais eficiente será determinado automóvel. A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.

Vale destacar que os modelos Toyota Corolla e Corolla Cross, os primeiros colocados na lista, têm menor consumo na cidade devido à propulsão híbrida, que utiliza mais o auxílio do motor elétrico no ciclo urbano, poupando mais combustível, do que no ciclo rodoviário. As informações são do UOL.

Toyota Corolla 2024
O Toyota Corolla é o carro mais econômico do Brasil (Imagem: Divulgação/Toyota)

Os 10 carros flex mais econômicos

  • Toyota Corolla: motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT; consumo energético: 1,21 MJ/km; consumo cidade: 12,8 km/l (etanol) e 18,5 km/l (gasolina); consumo estrada: 11,1 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina); Nota: B
  • Toyota Corolla Cross: motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT; consumo energético: 1,31 MJ/km; consumo cidade: 11,8 km/l (etanol) e 17,8 km/l (gasolina); consumo estrada: 9,7 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina); Nota: B
  • Renault Kwid: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético: 1,36 MJ/km; consumo cidade: 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina); consumo estrada: 11 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina); Nota: B
  • Chevrolet Onix Plus: motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas; consumo energético: 1,42 MJ/km; consumo cidade: 9,3 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina); consumo estrada: 12 km/l (etanol) e 17,4 km/l (gasolina); Nota: B
  • Volkswagen Polo: motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético: 1,45 MJ/km; consumo cidade: 9,5 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina); consumo estrada: 11,3 km/l (etanol) e 16,1 km/l (gasolina); Nota: B
  • Chevrolet Onix: motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas; consumo energético: 1,46 MJ/km; consumo cidade: 9,3 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada: 11,4 km/l (etanol) e 16,5 km/l (gasolina); Nota: B
  • Fiat Cronos: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético: 1,47 MJ/km; consumo cidade: 9,8 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina); consumo estrada: 11 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina); Nota: B
  • Peugeot 208: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético: 1,47 MJ/km; consumo cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina); consumo estrada: 11,1 km/l (etanol) e 15,8 km/l (gasolina); Nota: B
  • Fiat Mobi: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético: 1,50 MJ/km; consumo cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina); consumo estrada: 10,4 km/l (etanol) e 15 km/l (gasolina); Nota: B
  • Hyundai HB20: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas; consumo energético – 1,51 MJ/km; consumo cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina); consumo estrada: 10,4 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina); Nota: B.

O post Inmetro divulga lista de carros flex mais econômicos de 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Ofertas do dia: para a volta às aulas! Até 38% off em impressoras

Por Daniel Junqueira — 2 de Fevereiro de 2024, 14:47

Está em busca de uma impressora nova? Então confira a lista preparada pelo Olhar Digital com modelos em oferta na Amazon e aproveite para comprar hoje mesmo economizando até 38%!

Leia mais:

Multifuncional Epson EcoTank L8180 – Tanque de Tinta Fotográfica, 6 cores, Formato A3+, Wi-Fi Direct, Ethernet, 110V
Amazon
  • Desconto: 6%
Multifuncional Brother Laser DCPB7520DW Mono (A4) Dup, Wrl
Amazon
  • Desconto: 38%
Impressora Multifuncional Brother DCP-T220
Amazon
  • Desconto: 10%
Multifuncional Brother Tank DCPT420W Color (A4) Wrl, USB
Amazon
  • Desconto: 37%
Canon MULTIFUNCIONAL TANQUE DE TINTA MEGA TANK GX7010 45/25PPM WI, padrao
Amazon
  • Desconto: 32%
Impressora Sem Fio Elgin Pantum P2500W Elgin Laser Preto e Branco 110V
Amazon
  • Desconto: 15%

Não perca nenhuma promoção! Clique aqui para se cadastrar no nosso canal Olhar Digital Ofertas no WhatsApp!

Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

O post Ofertas do dia: para a volta às aulas! Até 38% off em impressoras apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana

Por Ana Luiza Figueiredo — 27 de Dezembro de 2023, 21:13

Uma semana após o lançamento do Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil já contabiliza o bloqueio de 4.349 aparelhos celulares que foram alvos de roubo, furto, perda ou extravio. A ferramenta, disponível através do site e aplicativo, tem como objetivo combater o crescente número de crimes relacionados a dispositivos móveis e aplicativos digitais no país.

A informação foi obtida pelo g1 junto ao Ministério. O número atualiza outro divulgado pela Agência Brasil, de 3.896 bloqueios, que correspondia ao período até a tarde desta terça-feira (26).

Até terça, foram recebidos 1.658 alertas de usuários que foram vítimas de roubos, enquanto outros 1.154 alertas foram motivados por furtos. As perdas de aparelhos totalizaram 801 alertas, e 283 alertas foram registrados por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram aplicadas 1.113 medidas restritivas.

Leia mais:

O estado de São Paulo liderava o ranking de alertas de bloqueio, contabilizando 1.011 ocorrências. Em seguida, apareciam o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

O Celular Seguro

  • O Celular Seguro, lançado em 19 de dezembro, oferece às vítimas a possibilidade de comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.
  • Até o momento, 797.353 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, segundo dados atualizados obtidos pelo g1.
  • No entanto, apenas 579.883 usuários registraram os números das linhas de telefone que desejam bloquear remotamente.
  • O Ministério da Justiça destaca que é possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, dispensando o registro dos dados do aparelho.
  • Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, autorizando-as a realizar bloqueios em seu nome. Mais de 528.836 mil pessoas já foram cadastradas como confiáveis até o momento.
  • A ferramenta não oferece a opção de bloqueio temporário, e caso um aparelho seja recuperado, o usuário deverá entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.
  • O bloqueio remoto pode ser realizado pelo próprio proprietário do dispositivo, acessando o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador seguro.
  • Vale ressaltar que não há limites para o cadastro de números, mas estes devem estar vinculados ao CPF para a efetivação do bloqueio.

O post Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Hackers roubaram informações financeiras de mais de 80 mil pessoas nos EUA

Por Alessandro Di Lorenzo — 27 de Dezembro de 2023, 20:39

A National Amusements, um conglomerado de redes de cinema e de mídia controlador da Paramount e CBS, foi alvo de um grande ataque hacker. A empresa confirmou que os criminosos roubaram informações de cerca de 80 mil pessoas. O caso aconteceu em dezembro de 2022, mas só foi divulgado agora.

Leia mais

Dezenas de milhares de afetados

  • Segundo um documento legal enviado ao procurador-geral do Maine, nos Estados Unidos, os hackers roubaram informações pessoais de 82.128 pessoas.
  • A National Amusements só ficou sabendo da violação em agosto de 2023 e começou a notificar os afetados na semana passada.
  • O aviso de violação de dados afirma que os hackers roubaram informações financeiras, como números de contas bancárias ou números de cartão de crédito em combinação com códigos de segurança, senhas ou segredos associados.
  • O documento ainda informa que a empresa está oferecendo suporte aos afetados.
  • As informações são da Engadget.

Ataque hacker está sendo investigado

Apesar da confirmação do ataque hacker, não foi informado se os dados roubados são de clientes ou apenas de funcionários da empresa. Também não está claro que tipo de ataque a companhia sofreu e se pagou pelo resgate das informações vazadas.

O único posicionamento oficial da National Amusements até agora afirma que a empresa “tomou conhecimento de atividades suspeitas em nossa rede de computadores” em 15 de dezembro de 2022. A empresa ainda disse ter tomado “imediatamente medidas para proteger a rede e minimizar qualquer interrupção nas operações”.

Porta-vozes da CBS e da Paramount não se pronunciaram sobre o assunto. O caso ainda está sendo investigado e, por enquanto, não há maiores detalhes sobre a autoria do ataque hacker.

O post Hackers roubaram informações financeiras de mais de 80 mil pessoas nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Sem turistas na pandemia, macacos têm comportamento inédito na Tailândia

Por Ana Luiza Figueiredo — 27 de Dezembro de 2023, 20:11

Um grupo de macacos-rhesus (Macaca fascicularis fascicularis) da Ilha de Koh Ped, no Golfo da Tailândia, foi flagrado realizando uma atividade inédita para essa espécie: utilizar ferramentas de pedra para abrir ostras-rocha (Saccostrea forskali).

Durante mais de 10 anos, esses macacos foram observados, mas somente durante a pandemia global de Covid-19, em julho de 2022, foi registrado o uso de ferramentas de pedra por esses primatas. Os pesquisadores acreditam que esses eventos estão diretamente relacionados ao impacto da pandemia.

Leia mais:

A ilha, conhecida como um ponto turístico, era frequentemente visitada por turistas que alimentavam os macacos durante suas estadias. Contudo, com as restrições de viagem impostas pela pandemia, nenhum turista teve acesso à ilha, forçando os macacos a buscar novas estratégias para compensar a falta de alimento proveniente dos humanos.

Essa observação, publicada no American Journal of Primatology, marca a sexta ocorrência de primatas selvagens utilizando ferramentas de pedra para forragear alimentos. Apenas uma outra espécie de macaco, o macaco-rhesus-de-cauda-longa-birmanês (Macaca fascicularis aurea), faz parte desse seleto grupo.

Uso de ferramentas pelos macacos tailandeses

  • Em março de 2023, a equipe de pesquisadores notou os macacos arremessando pedras, comportamento conhecido como precursor do uso de pedras para acessar alimentos, denominado pela equipe como “martelar-como-machado”.
  • Durante as observações, 17 adultos e subadultos foram vistos utilizando as ferramentas de pedra, sendo que 15 deles eram machos.
  • Além disso, os pesquisadores observaram que os macacos tendiam a agir de forma solitária ao realizar esse comportamento.
  • Com o relaxamento das restrições de viagem e a retomada do turismo, a equipe acredita que o uso das ferramentas pode diminuir à medida que mais alimentos se tornam disponíveis para os macacos.
  • Esse fenômeno evidencia como a interação humana, ou a sua ausência, pode influenciar significativamente o comportamento e as habilidades adaptativas de outras espécies no reino animal.

O post Sem turistas na pandemia, macacos têm comportamento inédito na Tailândia apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Espaçonave Dream Chaser está passando por últimos testes antes de lançamento em 2024

Por Mateus Dias — 27 de Dezembro de 2023, 19:43

A nave espacial Dream Chaser está realizando seus últimos testes antes do seu primeiro lançamento, previsto para acontecer em 2024. A espaçonave é um ônibus espacial da Sierra Space e recebe o nome de Tenacity.

A montagem da Dream Chaser foi concluída no início de novembro, e depois disso ela foi transferida das instalações da Sierra Space, em Louisville, Colorado, para o Neil A. Armstrong Test Facility da NASA, em Ohio, onde está passando por teste ambientais, de acordo com comunicado da empresa espacial privada.

Entre os testes, está o empilhamento do módulo de carga na configuração de lançamento para exposição na Mechanical Vibration Facility, a mesa de vibração mais poderosa do mundo, que pode até mesmo simular as vibrações extremas de um lançamento.

O voo inaugural acontecerá a bordo de um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance, que está se preparando para seu primeiro voo em janeiro. Ele irá decolar do Cabo Canaveral, na Flórida e irá retornar para a pista de lançamento do Space Florida no Centro Espacial Kennedy (KSC).

A Sierra Space ainda não divulgou uma data para quando irá acontecer o lançamento, além de que ele irá ocorrer em 2024. No entanto, relatórios anteriores apontam que a Dream Chaser pode voar pela primeira vez já em abril. 

Leia mais:

As espaçonaves Dream Chaser

As espaçonaves Dream Chaser foram projetadas para transportarem cargas até a Estação Espacial Internacional (ISS), mas uma versão tripulada pode carregar até 7 astronautas. A Tenacity está programada para realizar inicialmente sete missões de reabastecimento de carga robótica na ISS, mas os ônibus espaciais da Sierra Space podem ser reutilizados no mínimo em 15 missões. 

  • As espaçonaves Dream Chaser podem pousar em pistas comerciais ao invés de caírem no oceano;
  • As operações da espaçonave são totalmente autônomas e possuem um sistema de propulsão verde, baseado em peróxido de hidrogênio;
  • Além da Tenacity, a Sierra Space também está produzindo outro veículo Dream Chaser, a Reverence.

O post Espaçonave Dream Chaser está passando por últimos testes antes de lançamento em 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Samsung: Novos Galaxy da linha A terão Android atualizado por mais 4 anos

Por Bob Furuya — 27 de Dezembro de 2023, 19:38

Menos de um mês depois do lançamento, no Vietnã, do Galaxy A15 e do Galaxy A25, a Samsung anunciou que os seus dois novos smartphones de entrada vão receber 4 anos de atualizações de software.

Ou seja, devem ser atualizados com novas versões do Android até o ano de 2027. Os aparelhos também terão direito a 5 anos de updates de segurança.

Leia mais

Vale destacar que tanto o A15 como o A25 são os primeiros a sair de fábrica com a nova interface de usuário One UI 6.

Como ela foi feita para o Android 14, os novos Galaxy deverão receber updates até o Android 18!

Imagem: Reprodução/Samsung

Lembrando que os dois modelos foram lançados apenas no mercado asiático e não chegaram ainda ao Brasil. Isso, porém, não deve demorar – embora ainda não exista uma data de chegada.

Detalhes do Galaxy A15

  • Disponível em versões 4G e 5G, com a variante 4G equipada com o chip MediaTek Helio G99 e a 5G com o MediaTek Dimensity 6100+.
  • Ambas possuem câmera tripla (50MP, 5MP ultra-wide, 2MP sensor de profundidade) e câmera frontal de 13MP.
  • O modelo vem ainda com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas, bateria de 5.000mAh e One UI 6.0.

Detalhes do Galaxy A25

  • Equipado com o chipset Exynos 1280, disponível com 6GB ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento.
  • Possui Tela AMOLED FHD+ de 6,5 polegadas, sistema de câmera com sensor principal de 50MP com OIS e câmera ultra-wide de 8MP.
  • A bateria é de 5.000mAh e ele também vem com One UI 6.0.

Você pode conferir a análise completa desses dois modelos nesse outro texto do Olhar Digital.

O post Samsung: Novos Galaxy da linha A terão Android atualizado por mais 4 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apple Watch voltará temporariamente a ser vendido nos EUA

Por Ana Luiza Figueiredo — 27 de Dezembro de 2023, 19:36

A Apple conseguiu uma suspensão temporária de uma decisão que fez a gigante da tecnologia interromper a venda de diversos modelos de Apple Watch nos Estados Unidos. Um tribunal de apelações do país interrompeu a proibição de importação de grande parte dos modelos de relógios inteligentes da Apple.

A decisão permitirá que as vendas sejam retomadas nas próximas semanas, segundo o The Wall Street Journal, enquanto o tribunal avalia o pedido da Apple para suspender a proibição durante o processo de apelação de uma decisão de outubro da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (US International Trade Commission).

A comissão havia proibido a importação para os EUA de algumas versões do Apple Watch, alegando violações de patentes da empresa de tecnologia médica Masimo.

Leia mais:

Paralelamente, a Apple busca a aprovação para versões redesenhadas dos dois modelos do Apple Watch sujeitos à proibição. O escritório alfandegário é responsável por fazer cumprir as proibições de importação e está programado para decidir em 12 de janeiro se o redesenho da Apple está de acordo com a decisão da agência de comércio. A administração Biden optou por não reverter a decisão até o prazo de 25 de dezembro.

A solução técnica pode permitir a venda dos relógios novamente nos EUA. A Apple interrompeu algumas vendas de relógios online em 21 de dezembro, e nas lojas após 24 de dezembro. A proibição incluiu os modelos Series 9 e Ultra 2, que compõem a maioria dos modelos de relógios da empresa.

Após a ordem de outubro da comissão de comércio, a administração Biden teve 60 dias para anular a decisão da agência, com o Dia de Natal como o último dia para intervenção. No período de dois meses que se seguiu à ordem, a Apple não negociou com a Masimo sobre um possível acordo, afirmou a Masimo.

A disputa

  • A tecnologia patenteada em disputa é um sensor chamado oxímetro de pulso, que mede os níveis de oxigênio no sangue dos usuários.
  • A Masimo, uma importante fornecedora desse tipo de sensor, alegou à comissão em 2021 que a Apple violou suas patentes quando começou a incluir um oxímetro de pulso em seus smartwatches, a partir do modelo Series 6 lançado em 2020.
  • A relação entre a Masimo e a Apple começou em 2013, quando executivos da Masimo foram convidados para o campus corporativo da Apple para aprender mais sobre a tecnologia de detecção de saúde da empresa e discutir oportunidades de integração.
  • Internamente, executivos da Apple até discutiram a possibilidade de adquirir a Masimo e tornar seu CEO, Joe Kiani, vice-presidente, conforme documentos tornados públicos em litígios.
  • A Apple decidiu contra a aquisição, alegando que “aquisições desse porte não estão no nosso estilo”, de acordo com um email interno da empresa.
  • Ao invés de se juntar ou comprar a Masimo, a Apple optou por contratar seus engenheiros e trabalhar em tecnologia semelhante, afirmou a Masimo.

O post Apple Watch voltará temporariamente a ser vendido nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Nova tecnologia permite erguer casas como se estivesse brincando de Lego

Por Ronnie Mancuzo — 27 de Dezembro de 2023, 19:31

Uma inovação recente do Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia de Construção promete revolucionar a produção de casas e demais estruturas, oferecendo uma pegada “Lego”. Em especial, a ideia busca oferecer uma alternativa sustentável e ágil para erguer edifícios a partir do zero – algo que, muitas vezes, é um processo lento e dispendioso.

Atualmente, há muitas empresas optando por estruturas pré-fabricadas. E, no caso da novidade sul-coreana, ela se baseia em blocos modulares que se encaixam como peças de Lego, de modo fácil e prático.

Leia também:

Liderada por Dr. Seok-Ho Lim e Dr. Joon-Soo Chung, a equipe resume a abordagem como a utilização de “peças-contêineres” que funcionam como salas modulares de uma estrutura maior. Cada bloco é formado por um módulo de preenchimento – composto por paredes internas, piso e teto – e um módulo com paredes laterais externas de suporte e piso.

Peças da casa chegando prontas para montar

As peças “a la Lego” das casas são produzidas em um local próprio e depois são transportadas para onde a estrutura de fato será erguida. Então, guindastes encaixam e empilham os módulos, construindo tudo conforme o planejado (o que inclui projetos com dois ou mais andares). Após a montagem, elementos como telhado, escadas e corredores são adicionados para integrar os blocos individuais.

Essa técnica reduz significativamente o tempo, custo e desordem no local de construção, além de gerar menos ruído, poeira e desperdício. Um benefício adicional é a capacidade de desmontar e reutilizar os blocos em outros locais, promovendo sustentabilidade.

O governo da Coreia do Sul planeja implementar essa tecnologia na construção de residências alugadas em Seul e cidades vizinhas, visando reduzir impactos ambientais e atenuar a escassez habitacional. Há ainda promessas de diminuir os custos e acelerar os períodos de construção em relação aos métodos tradicionais.

O post Nova tecnologia permite erguer casas como se estivesse brincando de Lego apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular

Por Alessandro Di Lorenzo — 27 de Dezembro de 2023, 19:24

A nova linha de celulares da Samsung deve ser revelada oficialmente no início de 2024 (em janeiro, para ser mais preciso). No entanto, novos vazamentos indicam o que esperar do Galaxy S24. As mais novas imagens vazadas mostram como devem ser os sensores fotográficos do S24 Ultra.

Leia mais

Novidades no Galaxy S24

  • A imagem vazada na rede social X (antigo Twitter) mostra vários exemplares do conjunto de lentes que deve ser equipado ao celular topo de linha da sul-coreana.
  • Além disso, indica diferenças significativas na lente zoom em relação ao Galaxy S23 Ultra.
  • O vazamento ainda sugere que o novo modelo deve abandonar o tradicional conjunto óptico em formato de periscópio, uma forma de reduzir os custos.
  • As informações são do TudoCelular.com.

Galaxy S24U (G928) rear cam pic.twitter.com/5khVEQoPvq

— No name (@chunvn8888) December 23, 2023
Vazamento das lentes do novo celular da Samsung (Imagem: reprodução X/@chunvn8888)

Lançamento previsto para janeiro de 2024

A aposta da Samsung agora será em uma solução semelhante à da Apple e que permite refletir a luz quatro vezes dentro de um único prisma para reduzir o espaço interno. O novo modelo deve ter a capacidade de comprimir os pixels da câmera principal em imagens de 24 MP.

Do mesmo modo, o uso de inteligência artificial também deve ser implementado nesse quesito, o que pode melhorar ainda mais a qualidade das imagens do Galaxy S24 Ultra.

Apesar da mudança, a Samsung ainda deve ser capaz de oferecer zoom de 10x através de combinações do zoom híbrido graças ao sensor de maior resolução implementado na câmera. 

Apesar de vários vazamentos, só devemos ter certeza do que esperar do novo modelo no dia 17 de janeiro de 2024, quando está previso o lançamento oficial do Galaxy S24.

O post Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Após crise nos games, China promete afrouxar restrições e indústria volta a crescer

Por Vitoria Lopes Gomez — 27 de Dezembro de 2023, 19:09

A indústria de games na China passou por uma repressão prolongada entre 2021 e 2022, mas viu o setor voltar a crescer com a promessa de afrouxamento nas restrições. Algumas das medidas, como as que proíbem recompensas pelo uso dos videogames, fizeram ações de grandes empresas despencarem. Agora, o país adota um tom mais conciliatório, dizendo que estuda melhorar as regras de acordo com a opinião do público.

Leia mais:

Restrições a games na China

De acordo com a Reuters, na sexta-feira (22), a publicação de um conjunto de regras buscava restringir medidas no setor dos videogames. Algumas das proibições são relacionadas ao oferecimento de recompensas pelo uso diário, por fazer compras no app pela primeira vez ou se gastarem várias vezes seguidas.

Apesar de serem medidas comuns a games, as restrições chinesas seguiam esforços de limitar a dependência da internet e de jogos online por parte de jovens.

Em agosto, o governo local já havia dito que o ciberespaço na China deveria ser regulado para que menores de 18 anos só usem um máximo de duas horas por dia.

O projeto atual, que promete ser mais conciliatório do que as restrições anteriores, está aberto para comentários do público até 24 de janeiro.

Tencent
Imagem: shutterstock/Sergei Elagin

Recuperação da indústria

  • Com a promessa de mudanças, as empresas de videogame já registraram melhoras.
  • A Tencent Holdings, empresa de internet e uma das maiores produtoras de jogos do mundo, viu suas ações despencarem durante o período de crise. No dia da publicação das regras, os números caíram em 12%.
  • Após a possibilidade de afrouxamento das regras, nesta semana, a companhia viu suas ações subirem mais de 5%.
  • Já a NetEase, também do setor de internet e games (e rival da Tencent), caiu em 25% na sexta-feira, mas disparou 10% hoje. O aumento nas ações veio junto com novas negociações com a Blizzard China.
  • Ambas haviam encerrado uma parceria há um ano, mas, no início do mês, a Blizzard anunciou que deve continuar seu serviço de jogos no país.

O post Após crise nos games, China promete afrouxar restrições e indústria volta a crescer apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Pílula do emagrecimento criada pelo MIT vibra no estômago

Por Bob Furuya — 27 de Dezembro de 2023, 18:59

A obesidade é uma doença crônica e pode ser considerada uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Números de março de 2023 mostram que mais de um bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso. Destes, 500 milhões são considerados obesos.

Leia mais

A obesidade ainda não é considerada uma enfermidade por algumas pessoas. Mas a OMS alerta que ela é, sim, uma doença – e que pode levar a muitas outras, incluindo diabetes, hipertensão, problemas de coração e até um acidente vascular cerebral (AVC).

A Medicina oferece uma série de tratamentos, mas muitos deles são caros e invasivos. Você tem, por exemplo, o bypass gástrico (quando se diminui o tamanho do estômago por grampeamento) ou a inserção de um balão gástrico – que vem sendo menos utilizada. Só que são dois procedimentos cirúrgicos.

Um grupo de cientistas trabalha agora numa opção menos agressiva e mais barata. E a ideia não partiu de médicos, mas sim de engenheiros do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT, o Massachusetts Institute of Technology, uma das instituições mais renomadas do mundo.

Um remédio que vibra

Imagem: Ilustração contida no estudo do MIT

Imagine uma cápsula normal, do tamanho de um complexo de vitaminas, por exemplo. Só que dentro dela foi colocada uma minúscula bateria de óxido de prata (numa quantidade que não é nociva para o organismo).

Ao chegar no estômago, os fluidos gástricos começam a dissolver esse remédio, acionando um mecanismo de vibração.

Calma! Você não vai sentir sua barriga mexendo. É um movimento de vibração natural do seu corpo, que o dispositivo vai acionar artificialmente.

Essas vibrações ativam os mesmos receptores de quando seu estômago está distendido, criando uma sensação ilusória de saciedade. A mensagem que chega ao seu cérebro é de que você não precisa comer muito.

Testes em animais, por enquanto

Os pesquisadores monitoraram os níveis hormonais durante os períodos em que o dispositivo vibrava e descobriram que eles refletiam os padrões de liberação hormonal observados após uma refeição, mesmo quando os animais estavam em jejum.

Os pesquisadores testaram então os efeitos desse estímulo no apetite dos bichinhos.

E eles descobriram que quando a pílula foi ativada por cerca de 20 minutos antes de os animais receberem comida, eles consumiram 40% menos, em média, do que quando a pílula não foi ativada.

Os animais também ganharam peso mais lentamente durante os períodos em que foram tratados com a cápsula vibratória.

E nos humanos?

Ainda não há previsão para o início das próximas fases de testes. Os cientistas precisam, primeiro, arrecadar dinheiro para aumentar a capacidade de produção dessas cápsulas, permitindo assim os ensaios clínicos em humanos.

Tais estudos seriam importantes para saber mais sobre a segurança dos dispositivos. Além disso, os testes serviriam para determinar o melhor momento para tomar o remédio antes da refeição e com que frequência ele deveria ser administrado.

Os resultados obtidos até agora foram divulgados na revista Science.

A autora principal do estudo, Shriya Srinivasan, PhD no MIT e professora assistente de bioengenharia na Universidade de Harvard, disse estar animada com as descobertas.

“Isso poderia ser realmente interessante, pois forneceria uma opção que poderia minimizar os efeitos colaterais que vemos com outros tratamentos farmacológicos existentes. Para muitas populações, algumas das terapias mais eficazes para a obesidade são muito caras. Em escala, nosso dispositivo poderia ser fabricado com um preço bastante econômico.”

Mais informações no site do MIT.

O post Pílula do emagrecimento criada pelo MIT vibra no estômago apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como criar seu “próprio” ChatGPT; veja passo a passo

Por Marcelo Valladão — 13 de Dezembro de 2023, 22:20

A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais acessível, e uma maneira interessante de começar é usando o ChatGPT da OpenAI. Neste tutorial, você verá o processo de criar sua própria IA usando o ChatGPT, permitindo que você explore a capacidade de geração de linguagem deste modelo avançado. Também vamos apresentar a opção da IA com o Bing.

A verdade é que os limites do ChatGPT parecem que a cada dia ficam menores, mas vale ressaltar que há uma boa diferença entre usar a versão gratuita da versão plus, com customizações testadas e que podem apresentar uma melhora significativa em seus projetos.

Leia Mais:

Você pode utilizar a IA para muitas tarefas como escrever um texto, definindo o tema, o tamanho, entre outros atributos, bem como para produzir imagens fictícias para ilustrações diversas, ou muitas outras aplicações. Claro, se você for programador poderá tirar ainda mais proveito da ferramenta, mas não se preocupe, ela é acessível mesmo para quem não conhece programação.

Vamos começar mostrando como você pode fazer uma conta no ChatGPT da OpenAI e utilizar para desenvolver sua própria versão da ferramenta:

  1. Acesse o site e crie sua conta.

    Acesse o site e crie sua conta, caso ainda não tenha uma.

  2. Obenha as chaves de API

    Depois de criar a conta, vá ao menu à esquerda e clique em chaves de API para criar as mesmas (Você deverá antes disso, ter cadastrado um celular e confirmado o número ao criar sua conta)

  3. Você pode, aqui, criar seu primeiro Chat e já começar a utilizar a ferramenta

    Por exemplo, você já pode criar o seu primeiro “assistente” para lhe ajudar com tarefas simples

  4. Nomear Assistente

    Na tela seguinte você pode dar um nome para sue assistente e também criar instruções, além de definir os modelos, atribuições e funções para ele.

  5. Outro exemplo – Programando o ChatGPT

    Caso você queira testar alguma programação em Python, por exemplo, você deve antes preparar o ambiente, instalando a biblioteca OpenAI Python com o comando pip install openai. Mas, para isso, antes é preciso estar com o programa Python instalado, como no exemplo de instalação abaixo (Windows), mas ele também pode ser instalado no iOS:

  6. Programação

    Feito isso, você pode configurar as credenciais API no script:
    openai.api_key = (sua chave api aqui)

    Faça depois uma chamada à API paar obter uma resposta do ChatGPT:
    response = openai.Completion.create(
    engine=’’text-davinci-003’’,
    prompt=’’escreva aqui a sua pergunta ou frase para o ChatGPT.’’,
    max_tokens=100)

    E por último, personalizar a saída, ajustando os parâmetros como “temperature” para controlar a aleatoriedade das respostas. E ‘max_tokens’ para limitar o comprimento da resposta.

Parabéns! Agora você tem sua própria IA usando o ChatGPT da OpenAI. Este é apenas um ponto de partida; sinta-se à vontade para explorar mais configurações e possibilidades para personalizar sua IA de acordo com suas necessidades.

Lembre-se sempre de revisar a documentação oficial da OpenAI para obter informações mais detalhadas sobre a API e suas funcionalidades.

Use o ChatGPT 4 – Bing AI, de forma gratuita

É possível utilizar a Inteligência Artificial com o ChatGPT 4 por meio do Bing, e o que é melhor é que essa forma é gratuita. Nessa plataforma, você pode criar imagens incríveis dando apenas as diretrizes gerais. Entrando na loja do seu smartphone, você pode baixar o aplicativo:

(Imagem: Reprodução)

Depois de instalar o App, você poderá utilizar o ChatGPT 4

Imagem inicial no App (Reprodução)

Com o acesso ao Bing, você pode usar todo o potencial da IA para encontrar os resultados que você precisa.

(Imagem: Reprodução)

Clicando em “Usar o GPT-4”, você poderá enviar a pergunta para obter as respostas que você procura:

(Imagem: Reprodução)

A Inteligência Artificial pode ajudar tanto nas tarefas cotidianas, quanto nos projetos profissionais, pesquisas acadêmicas, entre outras aplicações. Apresentamos aqui duas alternativas para que você possa começar a explorar essa facilidade.

O post Como criar seu “próprio” ChatGPT; veja passo a passo apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 22:09

Os recentes problemas e erros no X vêm fazendo com que os usuários do antigo Twitter repensem manter-se na plataforma. O mais recente “infortúnio” enfrentado pelos usuários começou na tarde desta quarta-feira (13), segundo o The Verge.

Desta vez, a rede social de Elon Musk estava com problemas para redirecionar o usuário para os links externos apresentados nas postagens.

Leia mais:

Mais problemas para o X

  • Ao clicar na URL, o usuário era direcionado a uma página de erro, com os seguintes dizeres: “Esta página está fora do ar. Eu grito. Você grita. Todos gritamos… para consertarmos esta página. Pararemos de fazer piadas e colocaremos as coisas em funcionamento em breve”;
  • Após uma hora com problemas, o X resolveu a situação, mas não houve nenhum pronunciamento por parte da página de suporte da rede social, de sua CEO, Linda Yaccarino, ou de Musk;
  • Algo similar aconteceu em março: links e imagens não estavam disponíveis em nenhuma timeline, também por cerca de uma hora;
  • À época, a rede culpou uma “mudança interna que trouxe algumas mudanças não-intencionadas”;
  • Após, o Platformer trouxe que o bug ocorreu após erro do engenheiro de confiabilidade do site restante, já que os demais foram demitidos.

Janja: perfil de primeira-dama no X é hackeado

Nesta segunda-feira (11), o perfil no X da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi hackeado. Várias foram as mensagens publicadas pelo hacker, como “Eu apoio o mensalão,” “Super Xandão presidente do Brasil em 2026”, além de mensagens obscenas, segundo o SBT News.

hacker, que se autointitula Ecologyc, também publicou um vídeo no qual assume a autoria da invasão.

Leia a matéria completa aqui

O post X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Google revela o que mais pesquisamos de 1998 para cá

Por Pedro Spadoni — 13 de Dezembro de 2023, 21:53

Quais foram os artistas, as bandas e os jogos mais pesquisados no Google desde a criação do mecanismo de busca, lá em 1998? E o emoji, super-herói e personagem dos Simpsons? Um vídeo, publicado pela big tech para celebrar seus 25 anos de existência, responde a todas essas perguntas (e muitas outras).

Leia mais:

Temas mais buscados no Google desde 1998

Cena de vídeo do Google que mostra que Homem-Aranha foi o super-herói mais buscado nos últimos 25 anos
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Confira abaixo as categorias mostradas pelo vídeo de comemoração de 25 anos do Google:

  • Atleta: Cristiano Ronaldo;
  • Avanço científico: fusão nuclear;
  • Banda masculina: BTS;
  • Banda feminina: Blackpink;
  • Brinquedo: Barbie;
  • Cientista: Albert Einstein;
  • Como ajudar: ajuda humanitária;
  • Compositora: Taylor Swift;
  • Década: anos 1980;
  • Desafio: balde de gelo;
  • Desenho: Bob Esponja;
  • Elenco: Harry Potter;
  • Emoji: ❤;
  • Esporte mais buscado: futebol;
  • Gênero cinematográfico: Bollywood;
  • Heróis: médicos, bombeiros e enfermeiros;
  • Ícone fashion: Rihanna;
  • Jogador de críquete: Virat Kohli;
  • Melhor jogador da partida: LeBron James;
  • Momento de silêncio: 11 de setembro;
  • Movimento: Black Lives Matter;
  • Parada: LGBTQIA+;
  • Performance: Beyoncé (apresentação no Coachella);
  • Personagem dos Simpsons: Homer Simpson;
  • Pokémon: Pikachu;
  • Primeiro passo da história: primeira mulher astronauta;
  • Rainha do Rock and Roll: Tina Turner;
  • Recorde mundial: Bolt;
  • Super-herói: Homem-Aranha.

Assista ao vídeo abaixo:

Cápsula do tempo das buscas

O Google também colocou no ar uma página que serve como “cápsula do tempo” de pesquisas. Funciona assim: a plataforma mostra quais foram os termos mais pesquisados ano a ano considerando 12 categorias. São elas:

Aqui está a lista organizada em ordem alfabética:

  1. Anime;
  2. Atletas;
  3. Filmes;
  4. Games;
  5. Jogadores de futebol;
  6. Jogos de carta;
  7. Molhos;
  8. Programas de TV;
  9. Programas infantis;
  10. Raças de cães;
  11. Reality shows;
  12. Times de futebol.

O post Google revela o que mais pesquisamos de 1998 para cá apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 21:38

O site MacRumors, conhecido por vazar informações importantes dos dispositivos Apple, informou que o iPhone 16 pode ter novo módulo de câmera. Supostas imagens de protótipos de pré-produção indicam isso.

As mudanças mais significativas, até o momento, seriam nas câmeras traseiras. Elas se assemelhariam às do iPhone X, de 2017, sendo arranjadas em formato de pílula e na vertical.

Leia mais:

Mais detalhes

  • Ainda de acordo com as imagens vazadas pelo MacRumors, os botões de volume do iPhone 16 serão maiores e unificados, aumentando seu tamanho em relação aos iPhones 14 e 15;
  • As informações do portal indicam, ainda, que o flagship receberá Botão de Ação com feedback háptico, que surgiu no atual iPhone 15 e que deverá estar em todos os modelos de 2024;
  • O MacRumors apontou, ainda, que o Botão de Captura estará presente, devendo ser utilizado para a câmera;
  • A parte frontal não deve mudar em relação ao modelo atual, havendo a manutenção da Dynamic Island, além dos famosos cantos arrendondados da tela;
  • Outra coisa que não vai mudar é a entrada USB-C, que substituiu a clássica entrada Lightning no iPhone 15;
  • Vale ressaltar que ainda falta muito tempo até o lançamento do iPhone 16, podendo haver mudanças nas renderizações trazidas pelo MacRumors.

Confira, abaixo, as renderizações apresentadas pelo MacRumors:

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors

iPhone 11 é o smartphone usado mais vendido de 2023

iPhone 11, lançado há quase cinco anos, continua a ser o smartphone mais vendido no mercado de usados em 2023, conforme aponta um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos no Brasil. O estudo realizado neste mês revela não apenas a popularidade do modelo da Apple, mas também destaca a tendência crescente de consumidores optando por eletrônicos usados.

Leia a reportagem completa aqui

O post iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

ChatGPT poderá citar notícias em respostas graças a novo acordo

Por Pedro Spadoni — 13 de Dezembro de 2023, 21:11

A OpenAI e a Axel Springer, uma importante editora global de notícias, anunciaram um acordo inédito que permitirá ao ChatGPT resumir notícias de veículos de comunicação consagrados, como Politico e Business Insider.

Para quem tem pressa:

  • Parceria OpenAI e Axel Springer: OpenAI e Axel Springer, uma grande editora de notícias global, anunciaram uma colaboração para que o ChatGPT possa resumir notícias de veículos como Politico e Business Insider;
  • Conteúdo de Notícias como Dados de Treinamento: A Axel Springer fornecerá conteúdo de suas marcas de mídia, incluindo conteúdos exclusivos para assinantes, para serem usados como dados de treinamento nos modelos avançados de linguagem da OpenAI, como o GPT-4;
  • Funcionalidades do ChatGPT com Novos Dados: O ChatGPT será capaz de fornecer resumos de notas, artigos e reportagens desses veículos, com atribuição e links para os artigos originais;
  • Contexto Legal e Controvérsia: Este acordo segue um precedente de um contrato similar entre a OpenAI e a Associated Press, mas também ocorre em meio a debates e ações legais contra empresas de IA por utilizarem conteúdos de criadores sem permissão.
  • Dependência de Conteúdo Editorial nos Modelos de IA: A News Media Alliance destacou que os conjuntos de dados usados para treinar modelos populares de IA dependem significativamente mais de conteúdo editorial do que o conteúdo genérico da web.

Como parte do acordo, a Axel Springer fornecerá conteúdo de suas marcas de mídia para serem usados como dados de treinamento nos avançados modelos de linguagem da OpenAI, como o GPT-4.

Leia mais:

Assim, o ChatGPT poderá responder perguntas dos usuários com resumos de notas, artigos e reportagens de veículos como Bild e Welt, além dos já citados Politico e Business Insider. Isso incluirá conteúdos exclusivos para assinantes, com atribuição e links para os artigos originais, visando transparência. As informações são da Axel Springer.

Contexto do acordo OpenAI-Axel Springer

Montagem com logotipos da Axel Srpinger e OpenAI
(Imagem: Divulgação)

Este acordo segue um precedente estabelecido quando a OpenAI fechou um contrato semelhante com a Associated Press em julho, no qual adquiriu licenças para usar o arquivo de notícias da AP como dados de treinamento.

Além disso, o acordo surge num contexto em que editores, artistas, escritores e tecnólogos debatem ou tomam medidas legais contra empresas de inteligência artificial (IA) por usarem seus conteúdos ou criações em chatbots e modelos de geração de imagens. Os autores como John Grisham e George R.R. Martin, por exemplo, processaram a OpenAI por suposta infração de direitos autorais.

A News Media Alliance, representando mais de 2,2 mil editores, realizou uma pesquisa em outubro, indicando que os conjuntos de dados usados para treinar modelos populares de IA dependem consideravelmente do conteúdo editorial, superando em muito o conteúdo genérico da web.

O post ChatGPT poderá citar notícias em respostas graças a novo acordo apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌