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Top 5 BiblogTecarios. 2º Trimestre 2021

Por Biblogtecarios — 8 de Julho de 2021, 22:55

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Con el verano os traemos los artículos más leídos en BiblogTecarios durante los meses de abril, mayo y junio, por si os los habéis perdido, […] Leer más

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‘Cyberpunk 2077’ pode retornar à PlayStation Store

Por Breno Pessoa — 15 de Junho de 2021, 14:39

Após apresentar inúmero problemas de desempenho durante seu lançamento, ‘Cyberpunk 2077’ foi retirado da PlayStation Store em dezembro do ano passado. Meses após a decisão da Sony, o jogo da CD Projekt Red talvez esteja fazendo o caminho de volta para a loja virtual. A IGN identificou que o título voltou a aparecer nas buscas da loja do Playstation 5.

Leia mais:

Apesar de se encontrar novamente listado na loja, o título não está disponível para compra e está sinalizado na categoria ‘Just Announced’, ou seja, de jogos recém-anunciados. Desse modo, seria possível adicionar o jogo à lista de desejos da PS Store, por exemplo. Até o momento, nem a Sony nem a CD Projekt se pronunciaram sobre a questão.

Tela da loja do PlayStation 5 exibe Cyberpunk
Título não está disponível para compra, mas pode ser adicionado à lista de desejos. Crédito: IGN/Divulgação

Em pesquisas na versão brasileira da PlayStation Store, o termo ‘Cyberpunk 2077’ segue sem ser listado, ao menos até a manhã deste dia 15 de junho.

Atualmente, o jogo só pode ser baixado na loja por quem já adquiriu ‘Cyberpunk 2077’ antes de ser removido da PlayStation Store, em 17 de dezembro do ano passado. À época, a Sony também ofereceu reembolso para quem adquiriu o jogo para PlayStation 4 e se arrependeu da compra.

Apesar dos atrasos no lançamento, jogo ainda chegou para os consumidores com diversos problemas. Crédito: CD Projekt Red/Divulgação

Hoje o jogo se encontra na versão 1.22. A versão em mídia física, porém, segue comercializada normalmente e é possível encontrar o título na versão básica por valores entre R$ 40 e R$ 60.

Ascensão e queda

Um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos, ‘Cyberpunk 2077’ consumiu mais de sete anos de desenvolvimento e era o trabalho mais ambicioso da CD Projekt. O resultado final do jogo, principalmente a versão para consoles, decepcionou consumidores de todo o mundo, pois chegou com inúmeras falhas. Após ter o título retirado da loja da PlayStation, a desenvolvedora também foi alvo de ataques hackers em fevereiro de 2021.

Via: Gamespot

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‘Indiana Jones 5’: filmagens no Reino Unido começam no início de junho

Por Arthur Henrique — 2 de Junho de 2021, 18:00

As gravações de ‘Indiana Jones 5‘ começarão a partir da semana que vem, nos estúdios Pinewood e em outros locais do Reino Unido. Harrison Ford, que faz o papel do arqueólogo aventureiro há 40 anos, já foi fotografado por paparazzis nos arredores da nação insular, de acordo com o site Deadline.

Além do astro principal, o elenco contará com Mads Mikkelsen (‘Doutor Estranho’), Phoebe Waller Bridge (‘Fleabag’), Boyd Holbrook (‘Narcos’), Shaunette Renée Wilson (‘The Resident’)Thomas Kretschmann (‘Vingadores: Era de Ultron’).

Harrison Ford já está pronto para ‘Indiana Jones 5’ e foi fotografado em Henley-on-Thames, pequena cidade do Reino Unido

James Mangold, indicado ao Oscar de “Melhor Filme” por ‘Ford Vs. Ferrari’ e de “Melhor Roteiro Adaptado” por ‘Logan‘, assume a direção no lugar de Steven Spielberg, que permanece envolvido no longa, mas agora como produtor executivo.

E mais: o lendário John Williams, que compôs a trilha sonora de toda a franquia ‘Indiana Jones’ até hoje, retorna para o quinto filme. Seu trabalho também é reconhecido em outras obras como ‘Star Wars’, ‘Jurassic Park‘, ‘Tubarão’ e ‘E.T. – O Extraterrestre’.

Leia mais:

O desafio de ‘Indiana Jones 5’ será, com certeza, o fato de que Ford estará beirando os 80 anos quando vestir mais uma vez os trajes que tornaram o lendário arqueólogo famoso. O ator, que tinha 39 na época do lançamento do primeiro filme, completa 79 anos em 13 de julho.

Criado por George Lucas e Steven Spielberg, Indiana Jones se tornou uma das figuras mais famosas do cinema desde a primeira aparição, em 1981, com ‘Caçadores da Arca Perdida’, produção que gerou três continuações: ‘O Templo da Perdição’ (1984), ‘A Última Cruzada’ (1989) e ‘O Reino da Caveira de Cristal’ (2008).

indiana jones
Imagem: Lucasfilm/Divulgação

‘Indiana Jones 5’ está em desenvolvimento pela Disney desde 2016 e já foi adiado várias vezes, sendo a última por conta da pandemia de covid-19. Com os detalhes do possível enredo atualmente mantidos em segredo, o filme chega aos cinemas em 29 de julho de 2022.

Fonte: Deadline

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Moving from OneDrive to Google Drive

2 de Junho de 2021, 00:52
On Monday I shared directions for moving from Google Drive to OneDrive. I did that to help people who are leaving a school district that uses Google Workspaces for one that is using Office 365. Of course, it also happens that at the end of the school year some people will leave an Office 365 environment for a Google Workspaces environment. If that's the case for you, watch this short video that I created for you. 

In the video I demonstrate how to download files from your OneDrive account and then upload them to a Google Drive account. In the video I also point out the small problem that occurs when you import a zip file into Google Drive. There are two remedies to that problem. The first is to use a third-party add-on in Google Drive to extract the contents of your zip file. The second is to skip the zip file and just download the individual files that you need from your OneDrive account before uploading them as individual files in your Google Drive account. Neither option is ideal, but they both work. 



On a related note, if you're leaving one school district that uses Google Workspaces for another that uses Google Workspaces, here are directions for making that move as easy as possible.

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Games, Maps, and Pictures - The Month in Review

31 de Maio de 2021, 13:16
Good morning from Maine where we're ending the month with a cold and rainy day. It's so chilly and damp that we have the heat on! Last week it was over 90F and I was turning getting all of our air conditioners out of winter storage. Such is life in northern New England. 

This month I wrapped up my Teaching History With Technology course. A few folks have asked if I'll offer it again during the summer. I will offer it again but I've not chosen dates. I'll announce that as soon as possible. What I do have firm dates for is The Practical Ed Tech Virtual Summer Camp. Early bird registration ends tonight! Register here

Finally, I hope that everyone has a great end to the school year and a well-deserved rest in June. 

These were the most popular posts in May:
1. How to Create Your Own Online Board Game
2. Fling the Teacher! - A Fun Review Game
3. Mult.dev - A New Way to Quickly Make an Animated Map
4. Ten Good Tools for Telling Stories With Pictures
5. How to Find Public Google Docs, Slides, Forms, Sheets, and Drawings
6. Combine Canva and TeacherMade to Create Online Activities
7. Brainstormer - A Collaborative Brainstorming and Voting Tool
8. Three Good Ways to Make Online Word Games
9. My Ten Favorite "Hidden" Office 365 Features
10. Ten Google Workspaces Features for Teachers You Might Be Overlooking

Register Today!
Early bird registration for the Practical Ed Tech Virtual Summer Camp ends at midnight (Eastern Time). Register for the session of your choice right here!

On-demand Professional Development
Other Places to Follow Me:
  • The Practical Ed Tech Newsletter comes out every Sunday evening/ Monday morning. It features my favorite tip of the week and the week's most popular posts from Free Technology for Teachers.
  • My YouTube channel has more than 36,000 subscribers watching my short tutorial videos on a wide array of educational technology tools. 
  • I've been Tweeting as @rmbyrne for fourteen years. 
  • The Free Technology for Teachers Facebook page features new and old posts from this blog throughout the week. 
  • And if you're curious about my life outside of education, you can follow me on Instagram or Strava.
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Próximo ‘Final Fantasy’ para PS5 será inspirado em ‘Dark Souls’, indica rumor

Por Gabriel Sérvio — 24 de Maio de 2021, 15:34

Enquanto os fãs da franquia aguardam o lançamento de ‘Final Fantasy 7 Intergrade’ (versão de ‘Final Fantasy 7 Remake‘ adaptada para a nova geração de consoles), rumores indicam que um novo jogo da série está em desenvolvimento.

Final Fantasy VII Remake Intergrade
‘Final Fantasy VII Remake Intergrade’ será lançada em junho para PS5. Imagem: Square Enix/Reprodução

Segundo o informante Navtra, que tem um bom histórico de informações antecipadas sobre a Square Enix, o próximo título será um RPG exclusivo para o PlayStation 5 e aparentemente será inspirado na franquia ‘Dark Souls’, oferecendo uma experiência totalmente nova aos jogadores. Supostamente, a novidade será uma das atrações da desenvolvedora japonesa para a conferência E3 2021.

Se os boatos estiverem corretos, o novo Final Fantasy será desenvolvido em parceria com o Team Ninja, estúdio responsável pelos jogos da franquia ‘Nioh’.

Por último, vale ressaltar que essas informações devem ser tratadas com cautela, já que até então não houve nenhuma confirmação oficial de que o jogo sequer exista. Os jogadores devem ter mais respostas concretas após a apresentação da Square Enix na E3 2021.

A conferência deste ano será realizada de maneira virtual e vai acontecer entre os dias 12 e 15 de junho. Grandes marcas do segmento já estão confirmadas, como: Nintendo, Xbox, Ubisoft e Warner.

Leia mais:

‘Final Fantasy VIII’ ganhou versão para Android e iOS

A Square Enix também lançou no final de março uma versão repaginada do RPG ‘Final Fantasy VIII’ para dispositivos móveis. Na Google Play, o título está disponível atualmente por US$ 20,99 (cerca de R$ 112).

O jogo é uma versão aprimorada do oitavo título da franquia, lançado originalmente em 1999 para Playstation (PSX ou PSOne).

Via: Gamerant

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É oficial! ‘GTA V’ chega em novembro para PS5 e Xbox Series S/X

Por Arthur Henrique — 18 de Maio de 2021, 19:01

Finalmente! A produtora Rockstar confirmou nesta terça-feira (18) que ‘GTA V‘ (ou ‘GTA 5’)  já tem uma data para chegar no PlayStation 5 (PS5) e nos Xbox Series X e S com as melhorias da nova geração: 11 de novembro de 2021. E mais: o modo multiplayer ‘GTA Online’, que se tornará um jogo independente, chegará no mesmo dia e terá download grátis nos três primeiros meses após o lançamento.

“‘GTA 5’ contará com uma série de melhorias técnicas, aprimoramentos visuais e de desempenho para aproveitar ao máximo o hardware mais recente, tornando o jogo mais bonito e ágil do que nunca”, declarou a Rockstar em anúncio. Confira o trailer para PS5 abaixo:

E para quem for assinante do serviço PlayStation Plus (PS Plus), há mais novidades. Enquanto aguardam o lançamento do título para o PS5, os jogadores poderão resgatar GTA$ 1 milhão (moeda do game) no começo de cada mês até o dia do lançamento da nova versão.

O que esperar de ‘GTA V’ no PS5 e nos Xbox Series X e S?

A versão de ‘GTA V’ para a nova geração de consoles será “maior e melhor”, segundo a Rockstar. Conforme a empresa em anúncio, recursos inéditos e conteúdos adicionais serão incluídos na edição, mas mais detalhes sobre essas atualizações não foram divulgados.

Porém, tomando como base o anúncio oficial de junho do ano passado afirmando que o jogo de 2013 chegaria para as novas gerações de console, a Rockstar garantiu diversos ajustes técnicos, gráficos atualizados e melhorias no desempenho do game por conta do hardware mais poderoso dos consoles – assim como a utilização da nova tecnologia Ray Tracing, visando obter melhor iluminação, sombras e reflexos mais realistas.

Leia mais:

Os jogadores também podem esperar resoluções em 4K, diferentes modos de performance com maiores taxas de quadros por segundo (FPS), carregamento ultrarrápido no SSD e suporte aos recursos exclusivos do DualSense, controle do PS5, como gatilhos adaptáveis e retorno tátil.

E como dito anteriormente, a Rockstar vai oferecer acesso gratuito ao modo ‘GTA Online’ durante os três primeiros meses para os jogadores de PS5, que agora será uma versão independente – ou seja, não será preciso ter o ‘GTA 5’ para entrar no multiplayer. Já nos Xbox Series X/S, no entanto, será preciso comprar o game completo ou a edição separada do modo online.

Novidades para ‘GTA Online’ e ‘Red Dead Online’

GTA V
‘GTA Online’ receberá novos conteúdos em novas Stunt Races e mapas para Deadline e Survival. Imagem: Rockstar/Reprodução

Ainda de acordo com a Rockstar, os modos multiplayer ‘GTA Online’ e ‘Red Dead Online’ vão receber várias novidades nos próximos meses, período em que a desenvolvedora vai comemorar o 20º aniversário de lançamento de ‘Grand Theft Auto 3’ (ou ‘GTA 3’). Os updates serão lançados durante o inverno, e vão durar até o final de setembro.

Em 27 de maio, por exemplo, ‘GTA Online’ vai ganhar oito novas corridas acrobáticas (Stunt Races), enquanto o popular “modo Deadline” terá sete novas arenas. O modo Survival também receberá novas localidades por Los Santos e Blaine County. Outras ações promocionais para celebrar o aniversário de ‘GTA’ 3 também foram prometidas, porém ainda não tiveram detalhes revelados.

Conforme o anúncio, os conteúdos planejados para ‘GTA Online’ vão “garantir vantagens para os jogadores no ‘GTA 5’ de PS5 e Xbox Series X|S”. Da mesma forma, a Rockstar não entrou em detalhes sobre as recompensas e nem como as mesmas serão usadas na versão da nova geração.

Fontes: IGN e Kotaku

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‘Ratchet & Clank’ marca el camino a la nueva generación de PlayStation

Por Sergio González — 12 de Maio de 2021, 14:19

Hablar de Ratchet & Clank en 2021 es hacerlo de un icono del universo PlayStation. No fuimos pocos los que estrenamos nuestra PS2 a comienzos de los años 2000 con ese aparente único superviviente de la raza Lombax criado en un taller del planeta Veldin. Ese rico universo, repleto de biomas y con un lenguaje muy propio del videojuego, hizo mella en millones de jugadores. Tras multitud de entregas y una evolución constante, siempre lejos de los focos, Ratchet & Clank: Una Dimensión Aparte da un golpe sobre la mesa y se establece como uno de los motivos de compra de la nueva consola de Sony.

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Jogo brasileiro inspirado em ‘Street Fighter’ e ‘Fatal Fury’ busca financiamento

Por Breno Pessoa — 17 de Maio de 2021, 21:28

De olho no público que viveu a era de ouro dos fliperamas e das locadoras de videogame, o Statera Studio lançou a campanha de financiamento do seu próximo jogo, ‘Pocket Bravery’. A produção nacional, que tem como referência clássicos a exemplo de ‘Street Fighter‘, ‘The King of Fighters’ e ‘Fatal Fury’, exibe estética retrô e jogabilidade descomplicada. O lançamento está programado para o segundo semestre de 2022, para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch.

Leia mais:

A campanha de financiamento, que pode ser acessada aqui, é na modalidade “tudo ou nada”. Ou seja, caso a meta de US$ 20 mil dólares não seja atingida no prazo, as contribuição serão devolvidas aos apoiadores. Embora a página oficial da campanha aceite contribuições apenas na moeda norte-americana, é possível contribuir também, em outra plataforma, pagando em real, com valores adaptados ao câmbio nacional. Os apoiadores brasileiros ainda terão acesso a recompensas secretas exclusivas. Confira o vídeo da campanha:

Entre as recompensas pela contribuição estão a adição do nome na lista de apoiadores, acesso antecipado ao jogo, artbook digital e outros. As metas estendidas incluem novas modalidades de jogo, adição de novos personagens e o lançamento de uma versão mobile. 

Demo disponível

Quem quiser ter uma amostra mais clara de como será o jogo, pode acessar a demo de ‘Pocket Bravery’ e experimentar uma versão inacabada do game. Mesmo sendo uma prévia, é notável o esmero no aspecto visual. Todo em pixel art, o game tem o jeitão de um título de luta dos anos 1990, mas com o polimento de produções contemporâneas.

Cena do gameplay revela dois oponentes se enfrentando.
Demo do jogo permite experimentar parte dos personagens que estarão na versão final. Crédito: Statera Studio/Divulgação

O estilo SD (super deformed) adotado no design dos personagens é outro ponto que traz charme para o jogo, e também deixa clara outra referência dos desenvolvedores, Pocket Fight e outros títulos similares do Neo Geo Pocket Color. 

Na demo, a movimentação se mostra fluida, com controles simples e responsivos. Além do direcional, apenas quatro botões, dois para socos e dois para chutes, o que deve agradar jogadores mais casuais. Para além dessa camada de simplicidade, é possível executar movimentos especiais a partir da combinação de alguns botões.  

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Em nova derrota na justiça, Sony é forçada a restaurar acesso de PS5 banido em 2020

Por Rafael Arbulu — 17 de Maio de 2021, 21:09

A Sony sofreu uma nova derrota na Justiça brasileira hoje (17), com decisão obrigando a empresa a reativar o acesso de um PlayStation 5 (PS5) banido em dezembro de 2020. No caso, o console pertence ao usuário Weslley Marcos Ramos Matheus. O Olhar Digital o entrevistou em dezembro de 2020, dias depois de seu acesso ter sido cortado.

Na decisão, assinada pelo juiz Andre Luiz da Silva Cunha, da 1ª Vara Especial Cível do Foro de Guarulhos (SP), a Sony é sentenciada a restaurar o acesso de Weslley em até 10 dias úteis. “Ante o exposto, nos termos do art. 487, inciso I, do CPC, julgo parcialmente procedente o pedido para condenar a requerida à obrigação de fazer consistente em reativar o acesso do console PlayStation 5 com número de série [omitido] à PlayStation Network, no prazo de 10 (dez) dias após o trânsito em julgado”, diz trecho do processo.

Leia também

Imagem mostra uma notificação exibida pela Sony por meio de um PS5 (PlayStation 5) banido
Alerta emitido pela Sony quando a empresa bania usuários da PSN por violações de termos de uso: decisões da justiça brasileira estão revertendo ações da fabricante. Imagem: Weslley Marcos Mateus/Acervo pessoal

“Para falar a verdade”, disse Weslley em novo contato com a nossa equipe, “[estou] muito chateado com a Sony. Vou guardar um rancor dela por muito tempo. Desde o começo, logo quando fui banido, tive um atendimento horrível no suporte, demoravam muito tempo para [me] atender, e quando isso acontecia, era uma pessoa estrangeira, com dificuldades para falar português”.

Segundo o jogador, a Sony, que baniu o seu PS5 em 2 de dezembro de 2020, não oferecia contexto quanto ao seu impedimento, propositalmente deixando-o sem informações no intuito de prejudicá-lo. “Em nenhum momento, eles tentaram uma reparação, nem dentro do próprio processo como foi proposto pelo meu advogado. Então o que eu vou guardar da Sony é somente rancor – um sonho de suados R$ 5 mil virou um pesadelo por 6 meses”, disse o usuário, referindo-se ao preço do aparelho no mercado nacional – R$ 4.699.

Weslley nos contou que, durante todo o tempo do processo, devido ao seu banimento ele era incapaz de jogar online ou baixar qualquer produto da PlayStation Network: “Fiquei seis meses com ‘Marvel’s Spider-Man: Miles Morales” e alguns jogos de PlayStation 4 que estavam instalados no SSD do console”. Em consoles banidos, apenas jogos instalados em discos ou mídia física podem ser rodados normalmente, mas sem as capacidades online – ou seja, jogos multijogador não serão uma opção.

Banner mostra todos os jogos disponibilizados pela Sony na coletânea PlayStation Plus Collection, incluindo clássicos como Batman: Arkham Asylum, God of War, Days Gone e Bloodborne
Os banimentos vieram por causa de jogadores que ativaram de forma irregular os jogos da PS Plus Collection, gratuitos para quem comprou o PlayStation 5. Imagem: Sony/Divulgação

A Sony agora tem que reativar o PS5 banido de Weslley Matheus, mas essa não foi a primeira derrota que a empresa sofreu na Justiça brasileira neste assunto: em março de 2021, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou que a Sony não poderia bloquear permanentemente o PlayStation 5 caso o usuário quebrasse suas regras. A decisão, publicada no dia 2 daquele mês e assinada pelo juiz Anderson Antonucci, considerou a ação abusiva.

Antes disso, em 28 de dezembro de 2020, um juiz do mesmo TJ determinou que a Sony suspendesse a punição a um PlayStation 5 banido da rede. Na ação o proprietário do console alegou que o banimento do console configurou “abuso de direito” por parte da Sony, “por se tratar de punição jurídica impossível a um bem, por violar o direito ao contraditório e à ampla defesa do autor, por violar o direito ao autor a uma revisão da decisão autorizada no âmbito da LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados] e por configurar excesso de punição incompatível com o ordenamento jurídico brasileiro”.

Os banimentos de vários consoles PlayStation 5 vinham ocorrendo por causa da PlayStation Plus Collection, uma oferta da Sony para que proprietários do então novo console, lançado em novembro de 2020, pudessem resgatar diversos jogos clássicos do PlayStation 4 em versões otimizadas e funcionando em ambos os aparelhos.

O problema é que qualquer pessoa com um login e senha válidos da PlayStation Network – mesmo quem ainda não havia comprado um PS5 – poderia fazer o resgate, bastando apenas a entrada na conta e o resgate de títulos como “God of War”, “Monster Hunter World” e “Batman: Arkham Knight”, entre vários outros. O resultado é que vários usuários do PS5 passaram a se logar com a conta de amigos, parentes e conhecidos para fazer resgates por eles, com algumas pessoas até cobrando por isso como um serviço.

Alegando violações de termos de uso, a Sony passou a banir os consoles infratores, detectados pelos seus respectivos números seriais – uma informação exclusiva de cada aparelho.

PlayStation 5 (PS5). Imagem: Girts Ragelis / Shutterstock.com
Diversos consoles PlayStation 5vêm tendo seu acesso restaurado pela Justiça após banimentos da Sony. Imagem: Girts Ragelis / Shutterstock.com

Weslley chegou a pedir um valor indenizatório de R$ 15 mil, mas pelo despacho emitido pelo juiz, parece que a Justiça está se limitando a ordenar a restauração de acesso às contas banidas e fechando os processos por aí. Ações anteriores também traziam essa premissa.

A nossa equipe entrou em contato com a assessoria da Sony no Brasil para saber se a empresa pretende seguir algum curso de ação na Justiça, acatar as decisões dos juízes e se, de alguma forma, buscará editar os seus termos de uso para contemplar essa nova situação. Até o fechamento desta matéria, a empresa ainda não havia nos respondido.

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How to Embed Word Documents Into a Blog or Website

10 de Maio de 2021, 13:13
One of last week's most popular posts was this one highlighting my favorite "hidden" features of Office 365 tools. To start this week I have another hidden Office 365 feature that you might find handy. That feature is the option to embed Word documents into your blog or website. You can do that with any document that you access through your online Office 365 account. 

To embed a Word document into a blog post or web page simply follow these steps. 

1. Open your Word document in your web browser through your Office 365 account. 

2. Select "File" then "more file options." "More file options" is found by clicking on the three horizontal dots under the folder icon. 


3. Choose "share" then choose "embed."

4. Copy the provided embed code and paste it into your blog post or web page editor just as you would when embedding videos from YouTube or Vimeo. You can alter the size of the display by changing the width and height dimensions in the embed preview window. 


Applications for Education
Embedding a Word document into your website or blog can be a convenient way to share documents with parents or students without having to re-write the content in your website or blog editor. It's more convenient for you and it's more convenient for them because they don't have to download the documents in order to read them.



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365Dias Leitura

Por Maria José Vitorino — 7 de Maio de 2021, 13:30

 

3 6 5 Dias, a amarelo, em cima de linhas pretas. Em baixo das linhas, leitura a preto. Organização do texto lembrando livros pousados em prateleiras de estante.

3 6 5 Dias, a amarelo, em cima de linhas pretas. Em baixo das linhas, leitura a preto, tudo dentro de cercadura. Organização do texto lembrando livros pousados em prateleiras de estante, dentro de écran digital.

Desenho preto e branco de figura masculina de chapéu com livro, figura feminina com livro e passarinho com livro.

Como se chega ao logotipo do projeto 365DiasLeitura (Viseu, 2021), de que a Laredo Associação Cultural é parceira. Desenho original de Miguel Horta, design de Ana Rosa Assunção.

Apresentação dia 8 maio 2021, 14.30, em linha a partir da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, Viseu. Inscrições e informação : 365diasleitura@gmail.com


Viseu vai ter bibliotecas digitais para incentivar a leitura 

O projeto “365 Dias de Leitura” vai disponibilizar livros digitais em vários  locais de Viseu, seja um jardim ou uma central de transportes, o hall de um  hotel ou a sala de espera de um cabeleireiro. O processo para sugerir  espaços e os acervos vai começar agora.  

A partir de dia 1 de agosto, Viseu acolhe o projeto “365 Dias de Leitura”, que  consiste em disponibilizar bibliotecas digitais comunitárias em vários espaços de  Viseu, que podem estar no centro histórico, em instituições de intervenção social  e cultural e outras entidades que venham a solicitá-lo à organização.

O processo  de escolha desses locais e as obras que vão integrar cada uma das bibliotecas  móveis inicia-se no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, e apela à participação da comunidade viseense e não só! 

A partir de uma ideia de Cláudia Sousa, o projeto “365 Dias de Leitura”, financiado pelo Viseu Cultura 2021, Linha Programar, vai permitir, até ao final do ano,  o acesso gratuito a mais de 300 livros, através de 15 leitores digitais, específicos  para este tipo de leitura. 

Associado ao efeito surpresa de encontrar estas pequenas bibliotecas em  espaços que podem variar desde um jardim à central de camionagem, de um  hotel a um cabeleireiro, passando por um café ou uma associação,”365 Dias de  Leitura“ pretende dar valor, promover e investir no livro e na leitura, nas pessoas  e na comunidade. 

Ao diversificar os espaços de acesso à leitura, ”365 Dias de Leitura“ pretende  contribuir, ainda, para a revitalização, dinamização e sustentabilidade das zonas  de interesse patrimonial, motivando a deslocação e o encontro nos locais onde  estarão disponíveis, gratuitamente, equipamentos leitores e livros digitais. 

Para lá de acrescentar uma oferta cultural diferente e constante,”365 Dias de  Leitura“ propõe-se ser acessível a todos, incluindo pessoas cegas e de baixa  visão. Cláudia Sousa, profissional de Viseu com trabalho na área da divulgação  do livro e da leitura, destaca nesta iniciativa a importância da leitura, quaisquer  que sejam os suportes. 

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TIM e Ericsson lançam projeto piloto inédito em rede 5G Standalone no Brasil

Por Igor Shimabukuro — 5 de Maio de 2021, 19:01

A TIM e a Ericsson anunciaram nesta quarta-feira (5) um projeto piloto inédito de segurança pública desenvolvido sobre uma rede 5G Standalone (5GSA). O lançamento é apenas o primeiro dos 20 pilotos que o Ministério das Comunicações (MCom) apresentará até o fim de 2021 para demonstrar o uso do 5G nas mais diversas áreas.

O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília, como parte da cerimônia de abertura do Digital Day — evento coordenado pelo Mcom que reúne exemplos práticos sobre benefícios e novas oportunidades de negócio com a tecnologia 5G. Inclusive, a parceria entre as empresas permitiu ativar uma rede 5GSA no Congresso Nacional nessa semana.

O projeto piloto sobre uma rede 5G Standalone — que não depende da tecnologia 4G — apresentado por TIM e Ericsson explora recursos importantes da quinta geração das redes móveis, como a capacidade de trafegar volumes de dados combinada a uma baixa latência e maior segurança.

Ilustração de tecnologia 5G
Projetos pilotos apresentados pelo MCom devem preparar o país para a implementação da tecnologia. Foto: Fit Ztudio/Shutterstock

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“O 5G será decisivo para promover o desenvolvimento da indústria brasileira e também os segmentos de saúde, educação, segurança, transporte até o agronegócio, cada vez mais conectado. Queremos apoiar o avanço tecnológico do país, ajudando a promover a inclusão digital. Estamos preparados para liderar o 5G, assim como fizemos com o 4G”, afirmou Pietro Labriola, CEO da TIM.

A parceria também reforça o apetite da Ericsson em fomentar o uso e a evolução do 5G no Brasil. “Fomos pioneiros na implementação do 5G nos cinco continentes e atualmente já são 85 redes comerciais ativas em 42 países utilizando nossa tecnologia de quinta geração”, destacou o CEO da companhia, Vinicius Dalben. “Estamos prontos para ajudar o país a ter sucesso em mais esse importante marco das telecomunicações, que é a era 5G”, completou.

O leilão do 5G está previsto para acontecer no fim do 1° semestre. No evento, serão ofertadas quatro faixas de frequência (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz). Destas, duas serão inicialmente híbridas, capazes de distribuir o sinais de quarta e quinta geração de redes móveis em diferentes espectros.

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Microsoft quer sua ajuda para escolher a nova fonte padrão do Office

Por Rafael Rigues — 3 de Maio de 2021, 15:38

Pela primeira vez em quase 15 anos, a Microsoft irá mudar a fonte padrão usada no pacote Office. A já tradicional Calibri, que virou a fonte padrão do Word (onde substituiu a Times New Roman) e do PowerPoint, Excel, Outlook e WordPad (substituindo a Arial) em 2007, será aposentada. E a sucessora será escolhida pelo público.

Em um artigo no blog da empresa, a equipe de design da Microsoft apresenta as características das cinco candidatas ao cargo: Tenorite, Bierstadt, Skeena, Seaford e Grandview.

Criada por Erin McLaughlin e Wei Huang, a Tenorite é uma fonte sem serifas descrita como mais amigável. “Elementos como acentuação e pontuação grandes tornam a Tenorite mais confortável de ler em tamanhos pequenos na tela, e os caracteres largos e com contornos bem definidos criam uma sensação de mais abertura”, diz o texto.

A Bierstadt, de Steve Matteson, é uma fonte sem serifas “precisa e contemporânea”, inspirada pela tipografia suíça de meados do século XX. Segundo os designers, “é uma fonte versátil que expressa simplicidade e racionalidade de uma forma altamente legível”.

We need to talk. What should our next default font be? pic.twitter.com/fV9thfdAr4

— Microsoft (@Microsoft) April 28, 2021

A Skeena, de John Hudson e Paul Hanslow, é uma fonte sem serifas “humanista”, baseada na forma das fontes com serifa tradicionais. Seus traços são “modulados”, com contraste notável entre os mais grossos e os mais finos e um corte característico aplicado ao final de muitos deles.

Já a Seaford, de Tobias Frere-Jones, Nina Stössinger, e Fred Shallcrass, é uma fonte sem serifas que também é baseada no design das fontes com serifa tradicionais, evocando “familiaridade”. Suas formas orgânicas e assimétricas enfatizam a diferença entre as letras, tornando as palavras mais reconhecíveis.

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Por fim, a Grandview, de Aaron Bell, é uma fonte sem serifas derivada da clássica sinalização de estradas e vias férreas alemãs, que foi criada para ser legível à distância e sob condições ruins de visibilidade.

Todas as fontes já estão disponíveis nos apps do Microsoft 365, e a empresa está solicitando feedback dos usuários em sua conta no Twitter. A nova fonte padrão será anunciada em 2022, mas não se preocupe se sua favorita não for a escolhida: todas continuarão disponíveis.

Fonte: Microsoft

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My Ten Favorite "Hidden" Office 365 Features

3 de Maio de 2021, 14:32
Last week my most popular post on Free Technology for Teachers was this one highlighting my favorite features of Google Workspaces that are frequently overlooked. Based on the response to that post and video I decided to do the same thing for Office 365 users. I don't use Office 365 products as much as I do Google Workspaces (that's a result of the schools I've worked in over the years), but I
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‘Persona 5 Strikers’: más ‘Persona’, más acción

Por Francisco Miguel Espinosa — 28 de Abril de 2021, 20:36

Cada vez que se anuncia un musou basado en una saga que me gusta, me echo a temblar. No porque el género no nos haya dado alguna alegría, sino porque tiende a simplificar lo que hace especial a la franquicia (no miro a nadie, Hyrule Warriors). Persona es una saga que nació como un spin-off y se ha emancipado de su alma mater (la franquicia Shinmegami Tensei) para volar y triunfar en solitario. Lo ha logrado a base de coraje y saber hacer, pero también a base de arriesgarse a traducir sus juegos y abandonar la seguridad del mercado nipón, donde se desenvuelve con soltura de magnate, y atreverse a competir cara a cara en el terreno del rol occidental, con armas tradicionales de JRPG.

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MediaTek pretende adotar a fabricação de chips em 3 nm antes da rival Qualcomm

Por Gabriel Sérvio — 21 de Abril de 2021, 02:10

A taiwanesa MediaTek, responsável por desenvolver processadores para equipamentos eletrônicos e considerada atualmente como a maior fornecedora de chipsets para celulares do mundo, estuda uma mudança significativa na fabricação de seus chips.

A empresa pretende avançar para um processo de fabricação em 3 nanômetros, um salto ainda maior do que o indicado por rumores anteriores, que apontavam que os seus próximos SoCs ainda seriam desenvolvidos em 5 nanômetros.

Segundo o portal asiático MoneyUDN, a companhia será uma das primeiras do mercado a adotar a novidade junto a parceira TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, multinacional taiwanesa e principal fabricante de chips da indústria de eletrônicos). Além dos novos chips em 3 nanômetros, a MediaTek também deve oferecer semicondutores feitos em 4 nanômetros.

Se de fato isso se confirmar, a empresa vai se juntar a outras gigantes da tecnologia, que buscam processos cada vez mais avançados para a fabricação de seus chips, algo que também será explorado no futuro pela Apple e a sua principal concorrente, a norte-americana Qualcomm.

A especulação da mudança foi o suficiente para a MediaTek receber uma avalanche de pedidos de componentes de várias fabricantes de celulares Android, como a Oppo e a Xiaomi .

Chips habilitados para 5G

Chip ARM da MediaTek
MediaTek pode se tornar um nome importante para o futuro da tecnologia 5G. Imagem: g0d4ather/Shutterstock

A decisão da MediaTek também pode levá-la a se tornar uma importante fornecedora de chipsets compatíveis com a tecnologia 5G para os próximos celulares de ponta. Algo que representaria outro marco na história da empresa, já que esta seria a primeira vez que ela aposta no segmento de celulares topo de linha, antes dominado pela Qualcomm, como uma competidora de peso.

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Por fim, o processo de fabricação em 3 nm, como se trata de uma tecnologia mais avançada, deve impactar no custo final dos próximos chips da MediaTek compatíveis com 5G, que devem subir de US$ 30/35 para US$ 80, o que também vai representar um aumento significativo nas receitas da empresa.

Fonte: MoneyUDN

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Nokia 5.4: smartphone intermediário chega ao Brasil

Por Rafael Rigues — 19 de Abril de 2021, 15:09

A HMD Global,dona da marca Nokia, anunciou nesta segunda-feira (19) a chegada do Nokia 5.4 ao Brasil. O smartphone intermediário, que estará disponível em duas cores, tem como principais destaques a câmera quádrupla na traseira e a bateria de longa duração.

O sistema de câmeras do Nokia 5.4 combina uma câmera quadrupla com sensor de 48MP e uma câmera frontal com sensor de 16MP. A lente ultra-wide permite captar uma parte maior de uma cena, e as câmeras de profundidade e macro conseguem fazer retratos e fotos em close-up.

Segundo a fabricante o atraso do obturador, intervalo entre o usuário “apertar o botão” e o celular realmente capturar a imagem, foi reduzido a zero, evitando que o usuário perca aquele “momento mágico” numa cena em movimento.

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“Com o lançamento do Nokia 5.4, unimos design, qualidade e confiabilidade para entregar um telefone Nokia intermediário superior para nossos fãs no país. Queremos trazer uma nova perspectiva para a indústria – o nosso objetivo é democratizar a tecnologia, oferecendo smartphones a preços acessíveis que melhorarão com o tempo”, comenta Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil.

O Nokia 5.4 é baseado em um processador intermediário da Qualcomm, o Snapdragon 662, com 8 núcleos rodando a até 2 GHz. No Brasil ele é acompanhado por 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, expansível com cartões microSD.

Nokia 5.4. Imagem: HMD Global

A tela é um painel LCD IPS de 6.39″ com resolução HD+ (720 x 1560 pixels). Segundo a Nokia a bateria de 4.000 tem autonomia para “até dois dias” de uso graças a um recurso chamado Bateria Adaptativa, que se baseia em IA para adequar o gasto da bateria ao uso do aparelho.

O aparelho sai de fábrica com o Android 10 “puro”, mas tem garantia de até dois anos de atualizações do Android e até três anos de atualizações mensais de segurança.

O Nokia 5.4 está disponível no Brasil a partir desta segunda-feira (19), nas cores roxo e azul, em um único modelo Dual-SIM com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno. O aparelho pode ser encontrado no site da Nokia, nos principais varejistas e na operadora Vivo, com preço sugerido de R$ 1.999,00

Fonte: Nokia

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Sony cria ambiente hostil para desenvolvedores pequenos, diz Bloomberg

Por Rafael Arbulu — 9 de Abril de 2021, 17:19

A cultura de jogos “blockbuster” da Sony está fomentando um ambiente hostil para desenvolvedores pequenos dentro da empresa, de acordo com matéria veiculada pela agência de notícias Bloomberg. Pelo texto, um pequeno grupo de desenvolvedores tentou criar uma espécie de “estúdio menor” a serviço da companhia, mas como a Sony nunca nem mesmo reconheceu a existência do grupo, boa parte dessas pessoas já até se demitiu.

Explicando: a Sony tem uma subsidiária chamada Visual Arts Service Group, cujo trabalho é, basicamente, fazer a arte final de jogos produzidos por outros estúdios, tendo participado no polimento de títulos como ‘Marvel’s Spider-Man’ e ‘Uncharted‘. O ex-diretor do grupo, Michael Mumbauer, havia recrutado cerca de 30 desenvolvedores no intuito de pedir à Sony por mais controle criativo e autonomia, a fim de expandir franquias já conhecidas da empresa: a nova unidade chegou até a começar o desenvolvimento de um remake do ‘The Last of Us’, de 2013.

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A Sony está supostamente promovendo um ambiente hostil de trabalho para pequenos desenvolvedores a serviço da empresa.

Imagem: o console PlayStation 5, posicionado sobre uma mesa
O PlayStation 5 seria a plataforma de escolha para divisão menor da Sony criar remakes de grandes jogos, mas gestão da empresa acabou causando descontentamento. Imagem: Kerde Severin/Pexels

Entretanto, o fato da Sony nunca reconhecer a nova unidade de desenvolvimento (o que implica em ela não ter nem nome próprio, nem fundos para trabalhar) e o suposto remake do jogo sendo repassado ao estúdio original — Naughty Dog — acabaram por criar um ambiente hostil de descontentamento entre os envolvidos. De acordo com Jason Schreier, autor da matéria da Bloomberg, entrevistas com fontes envolvidas no caso revelaram que a situação fez com que Mumbauer, que dirigia a Visual Arts Service Group desde 2007, havia se demitido da Sony — ele próprio não comentou o caso e pediu que seu nome não fosse mencionado em discussões privadas.

A matéria detalha também a estratégia da Sony de contar apenas com alguns estúdios, responsáveis pelos seus maiores sucessos, ainda que seja, ela própria, dona de aproximadamente uma dúzia de empresas de desenvolvimento espalhadas pelo mundo. Nomes como “Sony Santa Monica” (‘God of War‘), a já mencionada Naughty Dog (‘Uncharted’ e ‘The Last of Us’) e Guerrilla Games (‘Horizon Zero Dawn‘) costumeiramente recebem a maior parte do orçamento direcionado à criação da Sony. A rival Microsoft, por exemplo, faz o contrário, disponibilizando um serviço de assinatura mensal de baixo custo para seus usuários — o Game Pass –, ao passo em que aposta na aquisição de estúdios menores, mas com jogos que estrearam com sucesso, vide a compra da Ninja Theory (‘Hellblade: Senua’s Sacrifice’), por exemplo.

Na imagem: cena do jogo "The Last of Us", mostrando os protagonistas Joel e Elle se escondendo atrás de uma porta enquanto um homem com uma espingarda procura por eles ao fundo
Um remake de “The Last of Us” seria o tipo de notícia que deixaria a comunidade gamer alegre, mas acabou servindo como o pivô central de problemas de gestão na Sony. Imagem: Naughty Dog/Divulgação

“O foco da Sony em blockbusters exclusivos lhe custou estúdios e equipes de nicho dentro da organização ‘PlayStation’, levando a um turnover mais alto e menos poder de escolha para os jogadores”, diz trecho da matéria, referindo-se ao termo usado no meio corporativo para referir-se a uma alta taxa de pedidos de demissão. “Na última semana, a Sony reorganizou um estúdio de desenvolvimento no Japão, resultando na partida de pessoas que trabalharam em produções menos conhecidas, mas muito bem-sucedidas, como ‘Gravity Rush’ e ‘Everybody’s Golf’. A empresa informou os desenvolvedores que não mais buscaria produzir jogos menores que só vendem no Japão”.

A situação acabou trazendo infelicidade em divisões de maior reconhecimento: a Sony Bend, que assina a produção de ‘Days Gone‘, chegou a sugerir a criação de uma sequência para o jogo de 2019. Embora o título tenha dado lucro à Sony, a sua recepção no lançamento foi mediana, com críticos especializados ressaltando seus diversos bugs — a Sony acabou descartando a ideia, preferindo, ao invés disso, designar uma equipe da Sony Bend para auxiliar a Naughty Dog em um projeto multijogador ainda não revelado, enquanto um segundo grupo da divisão ficaria responsável por um novo jogo da série ‘Uncharted’ sob supervisão da mesma Naughty Dog,

Isso não caiu bem para algumas pessoas, que temiam que a Bend acabasse absorvida pelo estúdio maior e pediram pela remoção do time deste projeto. O desejo foi concedido na última semana, e agora a Bend está trabalhando em um projeto próprio, ainda não anunciado.

Captura mostrando a logomarca do jogo/engine gráfica "Dreams", para PlayStation 4
“Dreams” é o tipo de jogo com engine própria de construção que poderia trazer bilhões à Sony, mas empresa preferiu se concentrar apenas em lançamentos consagrados. Imagem: Sony/Divulgação

“A ênfase em grandes sucessos também pode ser contraproducente pois, em alguns casos, jogos que começam pequenos podem se tornar sucessos massivos”, aponta a matéria da Bloomberg. “Em 2020, a Sony não se esforçou no marketing de ‘Dreams’, uma ferramenta de criação de jogos da Media Molecule [‘LittleBigPlanet’]. Como resultado, o PlayStation pode ter perdido a chance de ter a sua própria versão do ‘Roblox’, uma ferramenta similar. A dona, Roblox Corp., abriu capital no começo deste ano e agora tem valoração de mercado na casa dos US$ 45 bilhões [R$ 254,18 bilhões, na conversão direta]”.

Neste ponto, o time reunido por Mumbauer pensou em criar uma divisão especializada em algo que a Sony pudesse aprovar com facilidade: remakes de jogos antigos para o PlayStation 5, por serem mais baratos de criar em comparação a uma propriedade intelectual totalmente nova. Inicialmente, o grupo queria refazer o primeiro ‘Uncharted’, de 2007, mas sendo ele um dos primeiros jogos do PlayStation 3, mesmo para um remake, o trabalho artístico adicional tornaria o produto muito caro, então o time mudou a estratégia para o ‘Last of Us’ original — mais ou menos na mesma época em que a própria Naughty Dog desenvolvia ‘The Last of Us 2’. O plano era oferecer ambos os títulos como um pacote.

A operação pareceu arriscada para a Sony, então a empresa teria permitido a criação do remake em uma espécie de “estado probatório”, mantendo a existência da divisão de Mumbauer em segredo dos outros times, não lhes oferecendo orçamento para mais contratações. Em 2019, apesar de tudo, a equipe completou uma parte do remake para apresentá-la à chefia — especificamente, Hermen Hulst, ex-Guerilla Games e atual líder da PlayStation Worldwide Studios — que afirmou que o projeto todo era caro demais, segundo a Bloomberg, questionando o motivo do custo ser consideravelmente maior que outros remakes. Mesmo após Mumbauer lhe explicar que o remake de “The Last of Us” seria para o PlayStation 5 — ou seja, uma engine gráfica diferente e mais avançada e, consequentemente, com mais pessoas necessárias para se trabalhar –, Hulst não se convenceu.

Imagem mostra o lider da PlayStation Worldwide Studios, Hermen Hulst, com os braços cruzados e olhando para a câmera, à frente de um fundo cinza-escuro. Matéria na Bloomberg indica que executivo da Sony contribuiu para a criação de um ambiente hostil a desenvolvedores menores dentro da empresa
Hermen Hulst, líder da PlayStation Worldwide Studios, questionou o custo de desenvolvimento de remake de “The Last of Us”, que seria repassado à Naughty Dog. Imagem: Sony/Divulgação

Eventualmente, o desenvolvimento de “The Last of Us 2” atrasou e a Naughty Dog recrutou a Visual Arts Service Group para polir o produto, atrasando o projeto do remake. Posterior ao lançamento, a Sony posicionou pessoas que trabalharam nos dois “The Last of Us”, dando-lhes controle criativo maior (e um ambiente mais hostil aos desenvolvedores “menores”), além de mover o remake para o orçamento interno da Naughty Dog. A autonomia do grupo de Mumbauer, assim, acabava de ser removida. Para a Sony, fazia todo o sentido: a Naughty Dog é o que o mercado chama de “needle mover” — um termo técnico aplicado a empresas ou pessoas cuja mera presença em um projeto lhe assegura sucesso.

Mas para um grupo de desenvolvedores que queria afirmar sua capacidade sem interferência e, quem sabe, passar a fazer criações próprias, a medida da Sony foi um golpe: ao final de 2020, a maior parte do grupo direcionado ao remake de “The Last of Us” deixou o projeto e a Sony — incluindo Mumbauer e o diretor do projeto, David Hall. Hoje, o remake segue em desenvolvimento pela Naughty Dog, com apoio da Visual Arts Service Group.

Fonte: Bloomberg

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5G em promoção: Realmi 7 tem preço promocional de lançamento no Brasil

Por Eduardo Sorrentino — 8 de Abril de 2021, 01:57

A fabricante chinesa Realme, que opera no Brasil desde janeiro deste ano, confirmou o lançamento do Realme 7 5G no varejo nacional. Além da compatibilidade com a tecnologia 5G, o modelo possui como diferenciais a tela de 120 Hz, a bateria de 5.000 mAh e o carregador de 30 watts incluso na caixa.

O dispositivo, com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, é o primeiro celular disponível no Brasil com o chipset Dimensity 800U, da MediaTek.

Além de recursos avançados de imagem e multimídia, o chip permite acessar as redes 5G através de dois cartões SIM.

O carregamento rápido de 30 W, segundo a fabricante, permite alcançar 50% de carga em apenas 26 minutos. Já a tela, com 6,5 polegadas, taxa de atualização de 120 Hz e resolução de 2400 x 1080 pixels (FHD+), é um upgrade notável frente ao Realme 7 tradicional, o que deve proporcionar uma experiência mais agradável em jogos e no uso diário.

A câmera frontal de 16 MP é posicionada em um pequeno orifício na parte superior, o que permite um aproveitamento de tela de 90,5%, diz a empresa. O sensor biométrico é integrado na lateral do aparelho.

O Realme 7 5G possui na parte traseira um conjunto composto por quatro câmeras: um sensor principal da Samsung de 48 MP, uma lente grande-angular, e dois sensores, um macro e um de profundidade.

A marca mira o público jovem e até o próximo dia 12 tem promoção da fabricante: pode ser comprado por 1.899 reais à vista. Depois , o preço sugerido será de 2.599 reais.

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‘Red Dead Redemption 2’ y el poder de la música, una atmósfera en movimiento

Por Sergio González, Francisco Miguel Espinosa — 6 de Abril de 2021, 11:54

La música en el videojuego es un valor de producción capaz de encumbrar una obra, o de todo lo contrario, algo que los estudios encargados de las superproducciones saben bien. Rockstar Games ha demostrado en múltiples ocasiones el cuidado y la atención que pone en este apartado particular, y gracias a ello es por lo que su lanzamiento más reciente, Red Dead Redemption II, goza de una capacidad de inmersión difícilmente igualable.

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Top 5 BiblogTecarios. 1er Trimestre 2021

Por Biblogtecarios — 4 de Abril de 2021, 22:26

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Número de dispositivos inteligentes deve superar o de humanos em breve

Por Kaique Lima — 5 de Abril de 2021, 08:19

Um estudo da empresa de consultoria Gartner aponta que o número de dispositivos inteligentes como computadores, smartphones e equipamentos vestíveis deve superar o de humanos em breve.

Segundo os especialistas, isso ainda não deve acontecer em 2021, quando o número de dispositivos deve atingir 6,2 bilhões, contra 7,8 bilhões de habitantes na Terra.

A empresa prevê que haverá um aumento de 125 milhões de dispositivos a mais em uso em 2022 em relação a 2020. Esse acréscimo deve acontecer por conta de um desejo dos consumidores por fatores de forma mais flexíveis, além de uma recuperação do mercado de smartphones, o que deve acelerar o declínio a longo prazo dos desktops.

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Durante a pandemia, o número de smartphones em uso caiu 2,6%, passando para 4,29 bilhões de usuários ativos em 2020. No entanto, a previsão é de recuperação para 2021, quando o número deve aumentar para 4,32 bilhões e subir ainda mais em 2022, quando deve chegar em 4,45 bilhões.

5G deve ajudar a aumentar vendas

Cidade ilustrada à noite. Por cima há uma rede de luz, como se fosse uma rede de conexão à Iinternet, com o texto 5G por cima.
Maior gama de dispositivos conectados ao 5G deve impulsionar vendas. Crédito: Shutterstock

Com a chegada do 5G em alguns países e a ampliação das redes em outros, o número de aparelhos compatíveis com essa tecnologia deve ajudar a impulsionar o número de dispositivos vendidos nos próximos anos. 

Como o 5G será a chave para que a chamada internet das coisas seja de fato viável, os pesquisadores acreditam que aparelhos que hoje não são conectados passem a ser dispositivos inteligentes, como é o caso de eletrodomésticos, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e microondas. 

Indo na contramão, aqueda no uso de desktops, que são o tipo de computador mais usado em escritórios, caiu por conta da ida de boa parte da força de trabalho para o regime de home office. 

No entanto, isso ajudou no crescimento do uso de outros tipos de aparelhos. “A demanda por laptops 4G / 5G conectados e outros dispositivos aumentará conforme a justificativa de negócios aumenta”, declarou Ranjit Atwal, diretor de pesquisa sênior da Gartner. 

Com informações da Tech Radar 

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Jugar a ‘GTA V’ hoy: Una crónica en primera persona

Por Francisco Miguel Espinosa — 4 de Abril de 2021, 09:40

Es una máxima que todos los que juntamos letras en el ámbito de la prensa del videojuego pecamos de sabelotodos, al menos, una vez en la vida. Es una máxima, también, que donde dije una vez quise decir bastantes más de las que nos gustaría reconocer.

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Casal comemora 50 anos de casamento recriando a sessão de fotos que fizeram em 1971

Por Ana Carolina Conti Cenciani — 26 de Março de 2021, 14:00

Não é todos os dias que se comemora Bodas de Ouro, 50 anos de casamento é uma data que poucas pessoas conseguem chegar nos dias atuais. Por isso, um casal nos Estados Unidos queria comemorá-lo em grande estilo.

Para isso, eles foram à mesma igreja, posaram exatamente da mesma forma e a noiva usou o mesmo vestido que comprou há cinco décadas por 50 dólares. É como se o tempo não tivesse passado, só que agora eles têm uma ruga ou outra.

by Sam Hoyle

Carolyn e Kelly ficaram em frente ao mesmo altar e cruz onde disseram sim cinco décadas atrás e lá começaram a recriar sua sessão de fotos. A mulher até arrumou os cabelos da mesma forma, deixando seus longos cabelos caírem pelos ombros, em cima do mesmo vestido de noiva que usava aos 20 anos.

by Sam Hoyle

“Eu sento aqui e vejo as fotos e vejo muitas rugas”, disse Carolyn ao Daily Mail sobre as fotos que o fotógrafo Sam Hoyle tirou dela. “Sam tem um equipamento muito bom porque mostra cada linha do meu rosto!”.

by Sam Hoyle

“Eu tinha quase certeza de que estava só com dois quilos e meio a menos quando me casei, então pensei: ‘Acho que ainda posso usar esse vestido!”, contou Carolyn.

by Sam Hoyle

Assim, a noiva pôde usar o mesmo vestido que ela colocou naquele 12 de março de 1971, que custou cerca de 50 dólares da época. Mas o mesmo não aconteceu com o marido Kelly, que teve que comprar um terno igual ao que ele usava.

by Sam Hoyle

 

by Sam Hoyle

Com todos os preparativos feitos, a sessão de fotos durou cerca de uma hora e meia, segundo Carolyn, que ficou bastante surpresa com a estrutura da igreja, que não mudou nada há 50 anos. Nem mesmo as cores. “Eles até pintaram a igreja algumas vezes desde então, mas não faz muito tempo, trouxeram de volta à cor original. É incrível porque é da mesma cor de 50 anos atrás”, comentou. “Foi muito divertido recriar as fotos.”, completa.

by Sam Hoyle

“Tenho uma foto de casamento que adorei quando foi tirada da varanda com vista de todas as pessoas que vieram, e dá para ver uma foto de Jesus olhando para o casamento. Eu realmente queria recriar essa imagem em particular”, comentou Carolyn.

by Sam Hoyle
by Sam Hoyle

O casal teve o cuidado de recriar até os menores detalhes. Além do mais, Carolyn se lembra da foto que foi tirada das alianças, ela tinha uma unha quebrada, então ela tentou esconder. E 50 anos depois ele fez o mesmo.

by Sam Hoyle
by Sam Hoyle

Finalmente, pensando em seu 60º aniversário, o casal ainda não sabe bem o que fazer, eles disseram que precisam “chegar lá primeiro”.

by Sam Hoyle

 

Com informações de UPSOCL

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