Noticias em eLiteracias

🔒
✇ CONTI outra

Jojo Todynho rebate críticas depois de revelar que quer adotar angolano: ‘Brasil tem fila’

Por CONTI outra — 12 de Setembro de 2023, 20:11

A cantora Jojo Todynho enfrentou críticas após revelar seu desejo de adotar um menino chamado Francisco, que conheceu durante uma viagem a Luanda, em Angola. Em resposta às perguntas sobre por que não adotar uma criança brasileira, Jojo defendeu sua decisão, destacando a conexão emocional que sentiu com Francisco e compartilhando suas preocupações sobre o processo de adoção no Brasil.

“Você vê as pessoas falando: ‘Ah, mas tem muita criança aqui no Brasil precisando ser adotada, por que você não vai num lar de crianças carentes?'”, disse Jojo em seus Stories no Instagram. “Sabem o que é conexão? E outra coisa, vocês sabem como é o processo de adoção no Brasil? Minha irmã de criação ficou sete anos na fila, sabe o que é isso? Sete anos na fila?”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jojo também respondeu às perguntas sobre a situação da família de Francisco em Angola. “Gente, eu não sei, foi por isso que eu pedi para fazer um levantamento. Eu não sei a situação que ele vive, vamos fazer o levantamento. E vamos perguntar para a família se eles aceitam eu adotar ele, para dar uma vida melhor, uma estrutura. Eu não sei como é a situação deles, pelo que eu estive no colégio, não é uma situação fácil, não sei das condições deles.”

Mesmo que a adoção não seja possível, Jojo pretende manter uma relação com Francisco. “Se a família falar que sim, ele vem pro Brasil. Se a família falar que não, eu vou ajudar ele. Eu amadrinho, viro madrinha dele e abençoo ele daqui. E sempre que eu estiver em Angola, de uma certa forma, vou estar presente na vida dele, porque foi algo que eu não sei explicar.”

Jojo explicou que sua viagem a Angola não tinha como objetivo inicial adotar uma criança, mas a forte conexão que sentiu com Francisco a levou a considerar a adoção. “Eu nunca fui atrás, ‘eu vou adotar uma criança’. Nunca estive nessa posição de ir atrás de uma criança pra adotar. Aconteceu, foi uma coisa que eu não imaginava.”

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ela compartilhou como conheceu o menino: “Fui visitar uma escola, e fizemos doações de materiais didáticos para eles. O menino que veio me homenagear era o Francisco. Eu estava tão empolgada olhando para outras crianças, que não prestei atenção que ele estava lendo de frente, estava de costas para mim.” Quando finalmente olhou nos olhos de Francisco, Jojo sentiu uma conexão profunda.

Segundo Jojo, o menino também expressou interesse em morar com ela no Brasil, aumentando seu desejo de se tornar mãe: “Perguntei para ele: ‘E se eu quiser te levar embora?’. Ele respondeu: ‘Vou embora com você’.” A cantora espera que a família de Francisco aceite a adoção e prometeu dar a ele uma vida melhor e oportunidades educacionais.

Jojo concluiu: “Fiquei tão encantada com o Francisco, que falei: ‘A gente precisa ser visto, como eu muitas vezes fui vista. Um olhar muda tudo’. Eu só sabia chorar, gente. Ele me homenageando e eu só sabia chorar. Se tudo der certo eu vou adotar o Francisco. Ele vai ser o meu filho. Vou dar a ele uma oportunidade de educação melhor, de uma vida melhor.” A cantora agora aguarda ansiosamente a resposta da família de Francisco para iniciar o processo de adoção.

Com informações de Notícias da TV, UOL

The post Jojo Todynho rebate críticas depois de revelar que quer adotar angolano: ‘Brasil tem fila’ appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Menino é colocado para fora de escola por estar usando chinelos

Por CONTI outra — 7 de Setembro de 2023, 22:02

Um jovem de 14 anos foi barrado na escola em Boa Vista, Roraima, simplesmente porque estava usando chinelos em vez de tênis. A história ganhou repercussão em todo o país e teve um desfecho surpreendente: o adolescente, cujo nome não foi divulgado, acabou ganhando três pares de tênis novos.

O episódio aconteceu no começo desta semana, no dia 28, na Escola Estadual São José. A mãe do garoto explicou em uma entrevista à Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na região, que o tênis do filho estava todo rasgado e eles não tinham dinheiro para comprar outro, já que o pai não estava pagando a pensão.

A mãe contou que, junto com mais dez colegas, seu filho foi expulso da escola por não estar com o uniforme correto. O menino tentou argumentar com a orientadora, mas ela zombou dele na frente dos outros alunos, dizendo que “era problema dele” e que a mãe tinha dinheiro porque trabalhava em um garimpo.

Desesperada, a mãe entrou em contato com a direção da escola, mas não houve acordo. Foi então que ela chamou a polícia, que chegou ao local. Ela gravou um vídeo curto mostrando o garoto sentado na calçada da escola.

A mãe explicou que o filho ficou muito constrangido com toda a situação e agora “está com medo de voltar à escola”. Ela desabafou: “Meu filho não assistiu a aula, não deu pra ele assistir. Ele não tinha como assistir, a gente estava muito constrangido, não sabia o que fazer e veio embora. Ele está com medo e não quer mais ir para escola”.

A Secretaria de Educação e Desporto (Seed), responsável pela escola onde o ocorrido aconteceu, soltou um comunicado à TV Norte Boa Vista informando que vai tomar providências em relação ao comportamento da servidora da escola. Além disso, a escola já mandou um relatório à Divisão de Desenvolvimento Psicossocial da Seed e prometeu que o aluno e sua família serão atendidos na sexta-feira, dia 1º de setembro.

A Polícia Civil de Roraima confirmou que, como o garoto é menor de idade, o boletim de ocorrência feito pela mãe foi encaminhado ao 4º Distrito Policial e ao Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente, onde já estão tomando as providências cabíveis.

A solidariedade não demorou a chegar. Até quinta-feira, 31 de agosto, além dos tênis, o garoto já tinha recebido uma calça e uma camiseta. A mãe dele agradeceu, mas deixou claro que isso não apaga o que aconteceu. Ela destacou que a família também foi procurada por pessoas de outros países, mostrando que a história tocou corações além das fronteiras brasileiras.

***
Redação Conti Outra, com informações do Terra.

The post Menino é colocado para fora de escola por estar usando chinelos appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Mãe vegana se recusa a matar os piolhos da filha pequena: “São seres vivos”

Por CONTI outra — 19 de Agosto de 2023, 20:56

Uma australiana usou as redes sociais para denunciar uma vizinha que teria se negado a acabar com os piolhos da filha por ser vegana e querer preservar os animais. O caso foi exposto no início deste mês pelo portal de notícias australiano Nine.com.au.

“Minha filha de sete anos é a melhor amiga da vizinha, cuja família é vegana. Ok, nós respeitamos sua escolha. Meu problema é que recentemente essa linda garota estava em nossa casa coçando a cabeça e descobri que estava infestada de piolhos”, disse a mulher.

A mulher cobta que tentou conversar com a mãe da garota, no entanto, a vizinha disse que sabia do problema, mas não iria fazer nada a respeito, pois “piolhos são seres vivos”. Ela ainda explicou que costumava pentear os cabelos da filha no jardim para que os piolhos tivessem mais chances de sobreviver.

Por fim, a mãe sugeriu a vizinha que, caso ela não quisesse impedir que sua filha brincasse com a filha dela, a solução seria manter a criança sempre com os cabelos presos e usar um “spray protetor” composto de condicionador, óleo de eucalipto e água para evitar os piolhos.

De acordo com Nádia Almeida, Chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital Pequeno Príncipe (PR), a contaminação por piolhos é feita pelo contato entre humanos. A médica reforça ainda que, caso haja uma infestação muito significativa, é possível que a pessoa desenvolva um quadro de anemia. “Não é habitual, mas pode acontecer, se o piolho se instalar por um período longo na cabeça da criança”, diz.

***
Redação Conti Outra, com informações de O Tempo.
Foto destacada: Darko Djurin / Divulgação Pixabay.

The post Mãe vegana se recusa a matar os piolhos da filha pequena: “São seres vivos” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Pais e filhos são vítimas de acidente depois de sair para comemorar novo emprego: “Iam comprar sorvete”

Por CONTI outra — 10 de Agosto de 2023, 09:47

Esse caso abalou a cidade de Nova York no último domingo (6), quando um homem de 60 anos e seus dois filhos, de 10 e 13 anos, perderam a vida em um trágico acidente de carro. A família estava a caminho de comprar sorvete para comemorar o novo emprego que o pai havia conquistado recentemente.

Foto: Reprodução

O comissário de polícia, Patrick Ryder, revelou: “A família estava saindo para comprar sorvete porque meu pai acabou de conseguir um novo emprego.”

Patrice Huntley, um homem dedicado e orgulhoso pai, estava celebrando sua conquista profissional ao lado de seus filhos, Jeremiah e Hannah. Dois filhos de Huntley, um de 18 e outro de 14 anos, sofreram ferimentos no acidente. O mais velho encontra-se em estado grave, lutando pela sua recuperação. O mais novo teve lesões nas costas e costelas, mas sua vida está fora de perigo. A neta de apenas 6 anos, que também estava presente no veículo, está em estado grave e recebendo os cuidados médicos necessários.

Foto: Reprodução

As circunstâncias precisas que levaram ao acidente ainda não foram esclarecidas. A polícia está empenhada em investigar minuciosamente o caso para determinar as causas da tragédia. A comunidade local está profundamente comovida pela perda desta família e se reúne em solidariedade neste momento de luto.

Foto: Reprodução

Com informações de Ric Mais

The post Pais e filhos são vítimas de acidente depois de sair para comemorar novo emprego: “Iam comprar sorvete” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Decoração de baixo orçamento do filme Barbie em shopping divide opiniões na internet

Por CONTI outra — 28 de Julho de 2023, 01:26

Um shopping no Ceará recentemente criou uma decoração de baixo orçamento para divulgar o lançamento do filme Barbie. A iniciativa, apesar de ter sido realizada com boas intenções, acabou gerando reações diversas entre os frequentadores e internautas.

A decoração do shopping com temática da Barbie gerou um intenso debate nas redes sociais. Muitos compartilharam fotos e comentários sobre a experiência que tiveram ao visitar o local.

Captura de tela/Twitter

O pai de uma criança relatou que ao levar sua filha ao shopping para assistir a um filme com a temática da Barbie, foi surpreendido com uma decoração que não agradou a criança. “Levei minha filha nesse shopping para ir no cinema com ela e quando ela viu essa decoração começou a chorar muito, freneticamente, dizendo que tinham estragado o encanto dela, que a infancia dela estava sendo negligenciada e que a barbie nao era chinelona. Muito triste.”, escreveu ele no Twitter.

Foto: Reprodução

Por outro lado, um internauta argumentou que muitas pessoas na infância já improvisaram brinquedos da Barbie com materiais simples, como caixas de sapato ou papelão, quando não tinham condições de comprar os produtos oficiais. “A intenção foi boa e é isso q importa”, comentou.

Captura de tela/Twitter

O shopping, ao ser questionado sobre a polêmica, emitiu um comunicado oficial destacando que a decoração foi criada com o objetivo de homenagear a personagem Barbie e reforçar o espírito lúdico e criativo da infância.

 

The post Decoração de baixo orçamento do filme Barbie em shopping divide opiniões na internet appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Deepfake: vídeo envelhece menina de 9 anos para fazer alerta

Por Ana Luiza Figueiredo — 26 de Julho de 2023, 16:19

A Deutsche Telekom, uma operadora de telefonia alemã, lançou uma campanha impactante este mês com uso de tecnologia deepfake, visando conscientizar os pais sobre os perigos de publicar fotos e vídeos de crianças nas redes sociais. A empresa utiliza uma história fictícia para ilustrar os possíveis resultados negativos dessa prática.

  • No vídeo da campanha, os pais da pequena Ella, de apenas 9 anos, foram surpreendidos ao assistir a um vídeo deepfake que a empresa criou a partir de imagens públicas da criança nas redes sociais.
  • Nessa simulação, Ella aparece como uma versão adulta de si mesma, pedindo que sua privacidade seja respeitada.
  • A empresa destaca que compartilhar imagens de crianças na internet pode expô-las a riscos sérios, uma vez que essas informações podem ser acessadas por pessoas mal-intencionadas em qualquer lugar do mundo.
  • O alerta recai sobre a possibilidade de manipulação dessas imagens, principalmente através da técnica conhecida como deepfake.

Leia mais:

Deepfake e riscos da exposição

O deepfake é uma aplicação de inteligência artificial que permite criar vídeos, fotos ou áudios alterados, inserindo o rosto e a voz de uma pessoa em diferentes contextos. Quanto mais material disponível sobre a criança, maior a eficácia do deepfake, tornando fotos e vídeos de crianças um alvo atrativo para manipuladores.

Os riscos associados a essa prática são alarmantes. As imagens manipuladas podem ser usadas para incriminar pessoas inocentes ou, até mesmo, para colocar seus rostos em conteúdos comprometedores, como fotos com conteúdo explícito.

A campanha destaca a importância de proteger a privacidade das crianças e ressalta que compartilhar de forma descuidada essas informações pode levar a situações de perfilamento por coletores de dados, hacking, reconhecimento facial, pedofilia e outras ameaças à segurança e privacidade das crianças.

O vídeo da Deutsche Telekom

O vídeo acima começa com um alerta de que algumas pessoas podem achar o conteúdo perturbador. Na sequência, alguns dados são apresentados:

  • Mais de 75% dos pais compartilham dados de seus filhos em mídias sociais.
  • 8 em cada 10 pais têm seguidores que nunca conheceram.

Na sequência, o vídeo apresenta um casal, os pais de uma menina de 9 anos chamada Ella. O vídeo explica que eles publicam sobre a vida da filha nas redes sociais com frequência. A operadora diz ter usado apenas uma foto e inteligência artificial para criar uma Ella adulta. Um vídeo dessa versão digital adulta da menina de 9 anos é exibido para eles.

A Ella adulta alerta sobre como as fotos postadas em redes sociais são dados que podem ser usados por qualquer pessoa. Entre elas, roubo de identidade, uso da voz para golpes, criação de memes que podem causar bullying contra a criança, ou até mesmo pedofilia.

Por fim, a Ella digital pede que os pais protejam sua privacidade online.

Recomendações para uso de telas por crianças e adolescentes

deepfake
Imagem: Ground Picture / Shutterstock.com
  • Quase 90% das crianças e adolescentes brasileiros estão conectados à internet, sendo 95% deles usando o celular como principal dispositivo, segundo a BBC News.
  • Especialistas alertam para o uso excessivo de aparelhos digitais em crianças, o que pode prejudicar seu desenvolvimento.
  • A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desaconselha o uso de telas por bebês, enfatizando a importância do contato presencial com os pais/família.
  • Limite de tempo recomendado para contato com aparelhos digitais (via SBP):
    • Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames.
    • Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia.
    • Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia.
    • Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
  • Especialistas recomendam atividades físicas, interações pessoais presenciais e jogos adequados para a idade da criança.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Deepfake: vídeo envelhece menina de 9 anos para fazer alerta apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Wilder

Fim-de-semana: Ouvir a história do Maio Gaio, na companhia de aves e borboletas

Por Inês Sequeira — 3 de Julho de 2023, 17:15

O mistério dos chapins desaparecidos e de como um gaio e os seus amigos descobriram o que se passava, para os mais novos ficarem a conhecer melhor o mundo natural que os rodeia.

As aventuras de um gaio curioso chamado Maio Gaio, da coruja Mila, da andorinha Brísida, das cegonhas e de muitas outras aves amigas vão ser o prato principal da Hora do Conto, organizada no próximo sábado dia 8 de Julho, entre as 11h e as 12h, pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

“O Maio Gaio e o mistério dos chapins desaparecidos é um novo livro infantil que dá a conhecer de uma forma muito divertida várias aves portuguesas, a importância que têm e também os sons que fazem, incluindo gaios, corujas, cegonhas, chapins-azuis e andorinhas.

Esta actividade é de inscrição obrigatória, mas gratuita, e realiza-se no Parque Urbano do Vale da Montanha, o jardim que fica atrás da nova sede da SPEA em Lisboa.

Nesse mesmo sábado e antes da leitura da história, está também previsto um passeio para adultos e crianças explorarem o mesmo espaço verde e as aves que ali habitam, incluindo gaios, milheirinhas, melros, poupas e cartaxos, assim como um casal de águias-de-asa-redonda.

Com início previsto para as 9h15 e duração de uma hora e meia, quem participar neste passeio vai também andar à procura de borboletas, incluindo a cauda-de-andorinha, a zebra, a loba, a malhadinha e outras.

Também neste caso, as inscrições são gratuitas mas obrigatórias, aqui.

O conteúdo Fim-de-semana: Ouvir a história do Maio Gaio, na companhia de aves e borboletas também está disponível em Wilder.

✇ ALFINete

Letra Pequena - BAR Blogue Altamente Recomendável

Por Maria José Vitorino — 9 de Abril de 2021, 11:35
Entrada de dia 6 de abril de 2021

 

Os autores não puseram o animal na tradicional loja de porcelanas, mas a passear pela cidade. E a distribuir gelados aqui e ali, onde houver crianças.

Estava um elefante tranquilo na sua vida estável, monótona e previsível que o jardim zoológico lhe facultava, quando um pequeno rapaz o desafiou a abandonar toda aquela paz e sossego. (...)



Letra Pequena
Crítica e divulgação de literatura para crianças e jovens, por Rita Pimenta, a partilhar conhecimento desde há um ror de anos. Com ilustrações de Yara Kono, como o logotipo do blogue.




❌