Noticias em eLiteracias

🔒
✇ AYUDA PARA MAESTROS

15 webs para eliminar el fondo de cualquier imagen

Por Manu Velasco — 1 de Dezembro de 2023, 23:00


1. Removebg

2. Removal.ai

3. Background remover

4. BackgroundCut

5. Cutout.pro

6. FocoClipping

7. PhotoRoom

8. BgEraser

9. Clipping Magic

10. Stickermule

11. Background Burner

12. PhotoScissors

13. Remove Background

14. Zyro

15. Pixlr


✇ AYUDA PARA MAESTROS

7 herramientas para editar imágenes

Por Manu Velasco — 4 de Novembro de 2023, 23:00


Aquí os dejo 7 herramientas para editar imágenes:

1. Fotor

2. Gimp

3. Pixlr

4. Photovisi

5. PicMonkey

6. Pic - Collage

7. Snapseed


✇ Blogue RBE

O poder da imagem

31 de Outubro de 2023, 09:00

2023-10-31.png

Parte significativa da informação atual a que acedemos - na comunicação e entretenimento quotidianos e no trabalho - é visual: pinturas, fotografias e vídeos; gráficos/infografias, mapas e tabelas; emojis, memes e gifs; imagens de jogos de computador; imagens 3D; NFT (Non Fungible Token); dados pessoais visuais (capitalismo de vigilância)…

As imagens têm poder de:

  • Sintetizar e tornar acessível informação extensa e complexa;

  • Criar envolvimento com o espetador/público;

  • Dar voz/exprimir ideias, emoções, atitudes e valores;

  • Influenciar/manipular.

 

A importância das competências de literacia visual aumentou com o desenvolvimento da Web [e de redes sociais como Instagram ou TikTok], meio altamente visual e que facilita a captação e a partilha de imagens” (Matusiak, 2020) [1] e a sua manipulação. E por isso deve ter um peso crescente nas sessões com alunos na biblioteca escolar.

A literacia visual faz parte da literacia da informação e média e, segundo a IFLA, “As competências de literacia visual e mediática não fazem parte inerente do nosso conjunto natural de competências como seres humanos; essas são competências que precisam ser ensinadas, aprendidas e praticadas”.

No contexto de uma paisagem visual cada vez mais heterogénea e em mudança, é fundamental que as bibliotecas escolares criem oportunidades para os alunos disporem do seu tempo – desacelerarem – e da sua atenção – focarem-se – para, a partir/com as imagens, desenvolverem competências de pensamento crítico e criatividade, que, segundo o Fórum Económico Mundial de 2016 sobre O Futuro dos Empregos, são indispensáveis para enfrentar a Quarta Revolução Industrial que vivemos.

E estas competências são:

1. Avaliação da autenticidade e da credibilidade, evitando serem enganados e manipulados. Para o efeito, devem analisar a fonte, o contexto, as informações técnicas, bem como da qualidade da imagem ou media visual;

2. Uso/partilha eficaz e ética, respeitando os direitos de autor;

3. Análise e interpretação dos elementos de uma imagem - cor, formas/figuras, espaços… Como se encaixam? Que história contam? Que símbolos, ideias, significados transmitem? - de modo a constatarem que a mesma imagem sugere diferentes interpretações a diferentes pessoas e ao longo do tempo;

4. Criação ativa de imagens e media visuais significativos, pois através desta criação a criança ou jovem toma consciência de que cada linguagem visual – pintura, fotografia, vídeo… - dispõe de ferramentas – ângulos da câmara, luminosidade, sombras… - que servem para criar um determinado efeito no público – o espetador está no centro da criação da imagem - e que podem inclusive ser usadas contra o bem.

A primeira definição de literacia visual foi criada na era pré-digital, na década de 60, por John Debes e destaca a importância de desenvolver competências visuais e integra-las com outras experiências sensoriais para compreender e interpretar imagens. Mas desvaloriza a capacidade de o ser humano criar imagens, pois pensava-se que esta era uma área exclusiva de especialistas de belas artes.

Para a UNESCO – e a Rede de Bibliotecas Escolares - todos temos capacidade de expressar ideias e emoções – somos todos artistas. E a UNESCO apresenta evidências de que quando ligamos artes a todas as formas de aprender, aprendemos melhor, não apenas artes, mas todas as matérias e disciplinas.

Para sensibilizar para as artes e a cultura e promover competências de literacia visual, que permitem compreender que as imagens não são neutras, nem objetivas, as bibliotecas escolares disponibilizam e expõem álbuns/novelas gráficas selecionadas pelo professor bibliotecário em cooperação com os alunos.

Estes álbuns combinam imagens visuais e textos, muitas vezes curtos e simples, que se adaptam a uma aprendizagem não formal e informal que suscita a curiosidade de todos e faz crescer o gosto por ler e aprender.

Nota: Esta foi a comunicação da Rede de Bibliotecas Escolares nas XII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, subordinadas ao tema, O Poder da Imagem. [2]

Outra fonte: Portal RBE > Artes e património com a biblioteca escolar

Referências

  1. Matusiak, K. (2020). (2020). Studying visual literacy: Research methods and the use of visual evidence. IFLA Journal. 46(2), p. 172. https://repository.ifla.org/handle/123456789/340?mode=full
  2. Biblioteca Municipal da Maia. (2023, 27 e 28 out.). XII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia. https://www.cm-maia.pt/institucional/agenda/evento/xii-jornadas-da-rede-de-bibliotecas-da-maia
  3. 📷 Simon por Pixabay
✇ AYUDA PARA MAESTROS

10 bancos de imágenes fantásticos y gratuitos

Por Manu Velasco — 18 de Outubro de 2023, 22:00














✇ AYUDA PARA MAESTROS

8 webs para descargar imágenes PNG con fondo transparente

Por Manu Velasco — 28 de Setembro de 2023, 22:00


1. Freepik png

2. PNGWing

3. PNGEgg

4. Freepng

5. Vexels

6. FreePNGimg

7. PNGimg

8. PNGPix


✇ CONTI outra

Caso Kayky Brito: Vídeo de dentro do carro revela reações de motorista e passageira após atropelamento

Por CONTI outra — 27 de Setembro de 2023, 11:52

Um vídeo revela o momento em que o ator Kayky Brito foi atropelado na orla da Praia da Barra da Tijuca, a partir do interior de um carro em movimento. As informações são do g1.

A filmagem foi capturada por uma câmera direcionada para o interior de um Fiat Cronos, que estava sendo dirigido pelo motorista de aplicativo Diones Coelho da Silva. O vídeo mostra claramente a tentativa do motorista de desviar, porém, ele acaba colidindo com Kayky.

Embora o ator não seja visível no vídeo, a gravação registra a reação de Diones e de sua passageira, Maria Estela Lima. Ao perceber alguém correndo à frente do carro, Maria Estela exclama: “Meu Deus”, sendo interrompida pelo som do impacto antes de completar a frase.

Diones imediatamente para o carro e aciona o freio de mão, claramente abalado pelo ocorrido.

A passageira tranquiliza sua filha de 10 anos, dizendo: “Está tudo bem”, e pergunta sobre o estado de Diones.

O motorista assegura que está bem, mas demonstra preocupação com o homem que ele acabara de atropelar: “Eu tô, mas o cara…”, diz antes de sair do carro e prestar assistência.

Kayky sofreu ferimentos múltiplos e traumatismo craniano, passando semanas na UTI. No entanto, ele está em processo de recuperação e deixou a unidade intensiva na sexta-feira (22).

O delegado Ângelo Lages concluiu que Diones não será responsabilizado por nenhum crime, uma vez que se provou que:

– Ele estava dentro do limite de velocidade;
– Não havia consumido álcool ou outras substâncias, de acordo com os exames realizados no dia;
– Estava dirigindo com atenção, conforme comprovado por imagens e pelo depoimento da testemunha, a passageira Maria Estela Lima;
– Parou o carro e prestou assistência.

Ângelo explicou: “Ele ainda realizou ações para evitar a colisão, apesar da escassez temporal para reação e frenagem. Entendemos que todos os elementos colhidos em depoimentos, laudos e vídeos, além da atitude de socorrer a vítima, isentam o motorista de qualquer responsabilidade”.

A polícia agora solicitará o arquivamento do caso e encaminhará o inquérito ao Ministério Público, que, posteriormente, seguirá para a Justiça.

O laudo de perícia produzido pelo Instituto Criminalista Carlos Éboli (ICCE) confirmou que o condutor do Fiat Cronos, com a placa LVE 9B86, estava a menos de 10 metros de distância do ator e a apenas 0,73 segundos de distância de Kayky quando ele começou a atravessar a pista, correndo e emergindo de trás de outro veículo.

Segundo os peritos, para que houvesse tempo suficiente para reagir e evitar uma possível colisão, a distância inicial entre o condutor e o pedestre deveria ser de mais de 26 metros, ou seja, mais do que o dobro.

“O laudo é esclarecedor, e não restam dúvidas. A distância entre carro e vítima no instante em que ele inicia a travessia, mesmo a uma velocidade abaixo da permitida, era insuficiente para que o motorista percebesse, reagisse e parasse o veículo sem impacto.”, afirmaram os peritos.

***
Redação Conti Outra, com informações do g1.
Fotos: Reprodução.

The post Caso Kayky Brito: Vídeo de dentro do carro revela reações de motorista e passageira após atropelamento appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Bruno De Luca atravessou avenida e voltou a quiosque após acidente com Kayky Brito

Por CONTI outra — 11 de Setembro de 2023, 11:53

Na edição deste domingo (10), o programa Domingo Espetacular, da Record TV, exibiu novas imagens de câmeras de segurança do momento do atropelamento do ator Kayky Brito.

As imagens revelam as reações do apresentador Bruno De Luca depois de presenciar o carro atingindo o ator e amigo na orla da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro no sábado (2).

Kayky Brito sofreu politraumatismo e traumatismo cranioencefálico e segue internado no Hospital Copa D’Or. Antes do atropelamento, ele estava na companhia do apresentador Bruno de Luca, vomo é possível comprovar pelas imagens do local.

Bruno De Luca ficou visivelmente desesperado, mas, não chegou perto da cena do acidente. Nas imagens obtidas com pelo Domingo Espetacular, De Luca vê o atropelamento e demonstra preocupação, com as mãos na cabeça e no rosto, mas, não se aproxima do local da colisão.

Na gravação, o apresentador ainda é visto cruzando a via onde o atropelamento aconteceu, após ser filmado colocando as mãos na cabeça com surpresa pelo ocorrido.

Bruno também aparece conversando com um dos funcionários do local onde estava com Kayky, em outro ponto de visualização das câmeras.

Atrás do quiosque, uma mulher, que também presenciou o atropelamento, se aproxima de Bruno, que deixa o local no mesmo momento pela areia da praia, indo embora.

Segundo a reportagem da Record, as imagens exibidas fazem parte da versão estendida do conteúdo já divulgado pela polícia na investigação do caso.

Ao vivo no #DomingoEspetacular: novas testemunhas dizem que Bruno de Luca sabia que o homem atropelado era Kayky Brito

➡ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/wzmXT6Dw15 pic.twitter.com/DMWUQPcrJ5

— Domingo Espetacular (@DomEspetacular) September 10, 2023

Novas testemunhas do acidente afirmam que avisaram De Luca sobre o atropelamento. Mulheres entrevistadas pelo “Domingo Espetacular” realatam que elas chegaram a questionar Bruno De Luca se ele não iria ajudar seu amigo, mas, ele teria fugido pela parte de trás do quiosque.

“Todo mundo ficou perguntando sobre o amigo, ficou procurando o menino que estava com ele [De Luca], mas, ele foi embora, saiu correndo que nem um doido”, disse uma das testemunhas ao Domingo Espetacular.

“Falei para ele, falei para ele. Ele sabia que era o amigo dele. Fiquei muito revoltada no dia. Tentei falar com ele de novo, ele fugiu, nem conseguiu olhar para minha cara e foi embora”, contou a testemunha.

Ao vivo no #DomingoEspetacular: testemunha afirma que avisou Bruno de Luca do atropelamento de Kayky Brito

➡ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/wzmXT6Dw15 pic.twitter.com/yhHaLQP47x

— Domingo Espetacular (@DomEspetacular) September 10, 2023

Outras mulheres que estavam no local do acidente dizem que os dois atores estavam muito “alterados”: “Eles não estavam sóbrios nem um pouco, já estavam para lá de alterados. Kayky estava caindo de bêbado e o Bruno estava animado, alterado”.

Elas afirmam ainda que, ao contrário do que Bruno diz, não parecia que ele e Kayky estavam se despedindo antes do acidente. Segundo elas, os atores foram alertados apara ter cuidado com a pista na frente do quiosque.

Em um dos momentos da gravação, uma das mulheres – que diz que conversou com Bruno e Kayky antes do atropelamento – aparece gritando com Bruno, de acordo com ela, informando-o sobre o atropelamento de Kayky.

Em seu depoimento à polícia, Bruno De Luca afirmou que o acidente ocorreu após se despedir de Kayky e que só ouviu um barulho de impacto, mas, não sabia que era seu amigo, só foi descobrir no próximo dia, quando já estava em São Paulo.

Ângelo Lages, delegado titular da 16ª DP (Barra da Tijuca), aponta o apresentadpr como a principal testemunha do acidente, visto que Kayky foi até o carro do amigo minutos antes do atropelamento e parece pegar “algo” na porta do passageiro. O delegado ainda questionou os motivos que levaram Bruno a abandonar o carro na praia e não prestar socorro ao amigo.

***
Redação Conti Outra, com informações do Splash/UOL.
Imagens de capa: Reprodução/RecordTV.

The post Bruno De Luca atravessou avenida e voltou a quiosque após acidente com Kayky Brito appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Atriz publica foto e é desmascarada por irmão que postou a versão sem filtro

Por CONTI outra — 23 de Agosto de 2023, 23:32

A atriz e apresentadora mexicana, Verónica Castro, recentemente se viu envolvida em uma controvérsia nas redes sociais após compartilhar uma foto ao lado de “El Güero” Castro, seu irmão. A imagem chamou a atenção devido ao uso de um filtro que eliminava as rugas e alterava significativamente a aparência de ambos.

O que gerou ainda mais discussões em torno da polêmica foto compartilhada por Verónica Castro foi o fato de seu irmão também ter publicado a mesma imagem em suas redes sociais, mas sem a utilização do filtro.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @elgueromex

A comparação entre as duas versões da foto destacou ainda mais as alterações dramáticas causadas pela edição, aumentando o impacto das críticas e das reações dos internautas.

As reações não demoraram a surgir, gerando indignação e críticas. Em meio a essa polêmica, Verónica Castro respondeu de forma bem-humorada, explicando sua escolha de usar o filtro e brincando com a situação.

Ela respondeu às acusações de uso excessivo do filtro com uma dose de humor. “Bom, eu já paguei o meu filtro e gosto dele com filtro, mas se você gostar sem filtro pode olhar o do meu irmão, ele gosta sem filtro. Para que não fiquem zangados porque dói”, brincou Verónica Castro.

 

Com informações de Milenio

The post Atriz publica foto e é desmascarada por irmão que postou a versão sem filtro appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Incêndio: satélite mostra imagens da destruição no Havaí

Por Alisson Santos — 11 de Agosto de 2023, 19:47

Um enorme incêndio florestal causou grandes estragos na cidade de Lahaina. localizada na ilha de Maui (Havaí). Através de imagens fornecidas por satélites, é possível mensurar o tamanho da destruição causada pelo fenômeno.

Conforme revelado pelo Space, o incêndio, que teve início na terça-feira (8), destruiu grande parte da cidade histórica e ainda não se sabe qual foi o principal causador. Sustentado por fortes ventos — devido a passagem do furacão Dora —, o fogo se espalhou rapidamente em enormes proporções.

Leia mais:

Veja as imagens

Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies
Comparativos de antes e depois do incêndio / Imagem:  Maxar Technologies

As imagens compartilhadas pela Maxar Technologies e Planet apresentam comparações do antes e depois dos arredores de Lahaina. Os registros de antes do acidente foram capturados em junho, enquanto os destroços foram registrados na última quarta-feira (9).

Consequências do incêndio

  • Segundo autoridades locais, cerca de 55 pessoas foram mortas e milhares perderam suas residências;
  • Os metereologistas afirmam que, por mais que o Doha tenha passado em uma distância de mais de 1.200 quilômetros ao sul do arquipélago do Pacífico, ele interferiu em uma região de alta pressão no norte do Oceano Pacífico – resultando nos ventos fortes na ilha;
  • A mídia local afirma que os incêndios ainda estão ocorrendo na ilha remota na manhã de sexta-feira (11);
  • Josh Green, governador do Havaí, categorizou o incêndio como “o maior desastre natural da história do estado do Havaí”. Ele destacou que 80% de Lahaina “desapareceu”.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA informou que os ventos que induziram as chamas estão diminuindo, e deverão permanecer em níveis moderados ao longo da próxima semana. Com isso, estima-se que a mistura que está alimentando as chamas seja reduzida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Incêndio: satélite mostra imagens da destruição no Havaí apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Pilares da Criação e o entorno de V960 Mon nas Imagens Astronômicas da Semana

Por Marcelo Zurita — 31 de Julho de 2023, 21:39

Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Instituto Federal Farroupilha de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul. Confiram:

Os Pilares da Criação como você nunca viu

[ Créditos: Raio-X: Chandra: NASA/CXC/SAO, XMM: ESA/XMM-Newton; Infravermelho: JWST: NASA/ESA/CSA/STScI, Spitzer: NASA/JPL/CalTech; Visível: Hubble: NASA/ESA/STScI, ESO; Processamento de imagem: L. Frattare, J. Major, N. Wolk, and K. Arcand ]

Diego Bernardi Stamborovski, aluno do 1° ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, escolheu essa fantástica imagem do coração da Nebulosa da Águia, apelidada pelos astrônomos de “Pilares da Criação”. A imagem é uma fabulosa composição de imagens de alguns dos mais importantes telescópios terrestres e espaciais, unindo o que cada um tem de melhor. O Hubble, no espaço, e o VLT, no Deserto do Atacama, forneceram a parte visível do espectro eletromagnético. Os telescópios espaciais Spitzer e o James Webb, entraram com as imagens em infravermelho, que nos permite enxergar as estrelas em formação dentro das nuvens de poeira cósmica da nebulosa. Já o Chandra e o XMM, ambos no espaço, complementaram a imagem com uma visão das emissões de Raios-X de estrelas mais energéticas que podem ser recém-formadas de pouca massa ou mais velhas e massivas. 

Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/2307/EagleStars_NASA_960.jpg 

O céu em torno da estrela V960 Mon

[ Créditos: ESO/Digitized Sky Survey 2. Acknowledgement: Davide De Martin ]

Lisiane Vieira da Silva, aluna do 8° semestre do curso superior de Licenciatura em Computação, escolheu essa belíssima e profunda imagem do céu em torno da estrela V960 Mon. Localizada a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, na direção da Constelação do Unicórnio, V960 Mon foi recentemente alvo de uma descoberta impressionante. Pela primeira vez na história, cientistas foram capazes de registrar a formação de aglomerados na órbita da estrela, com potencial para dar origem a planetas gigantes gasosos. O flagra foi obtido durante um estudo, liderado por astrônomos do Chile, que analisou o entorno da estrela V960 Mon com base nas observações combinadas do Very Large Telescope (VLT) e do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA).

Original em: https://cdn.eso.org/images/large/eso2312f.jpg 

Leia mais:

Quem escolheu

Tanto a Lisi quanto o Diego são colaboradores das ações de divulgação científica do Bate-Papo Astronômico e do Clube de Astronomia do Campus de Santo Ângelo do Instituto Federal Farroupilha no Rio Grande do Sul. Essas ações envolvem desde a promoção de atividades internas até a observação pública com telescópios no Campus e em eventos da região. Recentemente, os alunos do Instituto foram contemplados com uma estação de monitoramento de meteoros ligada à BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) e um “Espaço Maker”, um novo laboratório que conta com cortadora a laser e impressora 3D. Os equipamentos poderão ser utilizados para desenvolver novos instrumentos astronômicos e modelos educativos entre outras coisas. 

[ Estudantes do Clube de Astronomia em atividade pública durante a Fenamilho – Foto: Karlise Soares ]

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Pilares da Criação e o entorno de V960 Mon nas Imagens Astronômicas da Semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Veja imagens da Lua dos Cervos, primeira Superlua de 2023

Por Flavia Correia — 4 de Julho de 2023, 10:45

Nesta segunda-feira (3), teve início a lua cheia de julho, também chamada de Lua dos Cervos (clique aqui para entender o motivo desse nome e saber as designações que o astro recebe em sua fase completa nos demais meses do ano). Assim que o Sol se pôs, esta que é a primeira Superlua de 2023 pôde ser vista imensa e brilhante no céu.

Segundo o guia de observações astronômicas In-The-Sky.org, as próximas Superluas do ano acontecem nos dias 1º e 30 de agosto, com a última em 29 de setembro.

A lua cheia de julho é chamada “Lua dos Cervos” independentemente de ser “super” ou não. Crédito: Volodymyr Burdiak – Shutterstock

Mas, o que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa quase ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, explica o astrônomo.

Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está perto (dentro de 90%) de sua maior aproximação da Terra em uma determinada órbita (que, neste mês, é de 360.149 km). Assim, como a lua cheia desta segunda-feira estava a cerca de 361 mil km do nosso planeta, sim, enquadra-se como uma Superlua.

No entanto, Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, esta lua cheia não é uma Superlua, já que ela chegou a essa fase pouco mais de 35 horas antes de atingir seu perigeu” – que será nesta terça-feira (4), às 19h25.

Imagens da Superlua dos Cervos inundam a internet

Para ver a Superlua na noite passada, um observador baseado em São Paulo, por exemplo, só precisava, ao cair da noite, olhar para a direção leste, que é o lado oposto ao pôr-do-sol. A primeira hora após a aparição, que foi por volta das 17h40 (pelo horário de Brasília) seria o momento mais propício para observá-la, pois ela estava maior, podendo apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), devido à interação com a atmosfera

Conforme foi ficando mais alta no céu, ela continuou igualmente ou até mais brilhante, mas já aparecia menor e bem branca. 

Se você não conseguiu ver a Superlua dos Cervos, não se preocupe, pois registros belíssimos de todas as partes do mundo não faltaram nas redes sociais. Confira alguns abaixo:

Leia mais:

Rekoh da vidim jel sam nesto naucio za godinu dana #Beograd #Zemun #Gardos#Supermoon#fullmoon pic.twitter.com/d66GHBE7xh

— Dejan Kovacic (@DejanKovacic79) July 3, 2023
Zemun – Sérvia

Primeira superlua do ano. Cheia, 100% iluminada. Eu amo demaiss ❤

Supermoon 2023, São Paulo, Brazil pic.twitter.com/b31TklBJNs

— Caio Santana (@caiosantanard) July 3, 2023
São Paulo – Brasil

SuperLua de Cervo. 💙

São Luís, MA, Brasil. #OlhemALua pic.twitter.com/1HHbkPfCZC

— Alan Rodrigues (@caos1nfinito) July 3, 2023
São Luis do Maranhão – Brasil

Ya viste la Superluna de hoy? Una foto desde mi terraza, roja por efecto de la atmósfera cercana al horizonte 📸 pic.twitter.com/aO93wRKv5P

— Nicolás Masloff (@NicolasMasloff) July 3, 2023
Assunção – Paraguai

Perfect conditions in Istanbul for the Supermoon this morning pic.twitter.com/I1w8s31asO

— Alyn Wallace 🌌 (@alynwallace) July 3, 2023
Istambul – Turquia

First Supermoon of 2023 rising at Stonehenge last night. credit Stonehenge Dronescapes on FB 🙏👏#fullmoon #moon #stonehenge #supermoon pic.twitter.com/VPEH3gl4wB

— Stonehenge U.K (@ST0NEHENGE) July 3, 2023
Wiltshire – Inglaterra

Tonight's #SuperBuckMoon rising in London and being sliced in two! @StormHour @ThePhotoHour @MoonHourSocial #BuckMoon #Supermoon pic.twitter.com/SR72KWvFya

— Peter Lewis (@PeterLewis55) July 3, 2023
Londres – Inglaterra

Super lune du Cerf à Douai 📷🌕#Douai #hautsdefrance #supermoon #superlune #superluneducerf pic.twitter.com/lLpQQ7W2LM

— François Greuez (@FrancoisGrz) July 3, 2023
Douai – França

Nardò (Le) – Porto Selvaggio 3 luglio 2023 – Alle 21,24 è apparsa pienissima dopo aver superato le cime degli alberi più alti. E' la Superluna del Cervo,tanto attesa e di cui diffusamente ne hanno parlato i media dalla giornata di ieri in quanto prima delle 4 Superlune dell’anno. pic.twitter.com/fg1ggSlzGj

— Roberto Carlucci (@CarlucciRoberto) July 3, 2023
Porto Selvaggio – Itália

Full moon 4th in the Fort!

July’s Supermoon set behind a festive Fort Worth City Hall this morning.#FortWorth #Texas #supermoon #BuckMoon #fullmoon #dfwwx #ntxwx #txwx @CityofFortWorth pic.twitter.com/zdzBAvvaxN

— Matt Lantz (@mattlantz) July 3, 2023
Fort Worth – EUA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja imagens da Lua dos Cervos, primeira Superlua de 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Stable Diffusion: novo modelo de IA cria imagens realistas impressionantes

Por William Schendes — 22 de Junho de 2023, 19:27

A Stability AI, dona do Stable Diffusion, anunciou nessa quinta-feira (22) uma atualização para o seu modelo de geração de imagens por inteligência artificial. O SDXL 0.9, abreviação de Stable Diffusion XL 0.9, será o modelo com capacidade de gerar imagens mais fotorrealistas que modelos anteriores.

  • De acordo com a Stability, o novo modelo pode gerar imagens em resposta as solicitações de texto mais bonitas e com mais detalhes de composição que o SDXL lançado em abril;
  • A melhoria do novo modelo de linguagem é justificada pelo número maior de parâmetros usado.

Na publicação, a Stability mostrou as diferenças das imagens geradas pelo SDXL Beta e o SDXL 0.9. As imagens mostram a enorme diferença entre as versões do modelo gerador de imagens. 

Leia mais:

Confira abaixo os comando usados e o resultado dos dois modelos:

  • “Alienígenas estéticos caminham entre nós em Las Vegas, foto de filme encontrada arranhada.
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)
  • “Um lobo no Parque Nacional de Yosemite, fotografia de documentário de natureza fria“
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)
  • “Mão bem cuidada segurando um café para viagem, fotografia de filme do instagram da praia do amanhecer frio em tons pastéis”
Stability
Imagens criadas pelo SDXL Beta (esquerda) e SDXL 0.9 (direita). (Imagem: Divulgação/Stability AI)

É importante ressaltar que as imagens foram geradas usando outros comandos dos modelos como tipo de filtro, qualidade de resolução e mais.

O principal impulsionador desse avanço na composição do SDXL 0.9 é seu aumento significativo na contagem de parâmetros (a soma de todos os pesos e vieses na rede neural na qual o modelo é treinado) em relação à versão beta.

O SDXL 0.9 possui uma das maiores contagens de parâmetros de qualquer modelo de imagem de código aberto, apresentando um modelo único de parâmetro de 3,5B e um pipeline de modelo de parâmetro de 5,8B (a saída final é criada executando em dois modelos e agregando os resultados).

Stability sobre as melhorias do SDXL 0.9.

Quando estará disponível?

De acordo com a empresa, o modelo estará disponível em breve na ferramenta Web Clibdrop da Stability e será adicionado em seu aplicativo premium DreamStudio. O lançamento completo do código aberto do SDXL chegará em julho.

Com informações de Engadget e Stability AI.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Stable Diffusion: novo modelo de IA cria imagens realistas impressionantes apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

“Lua de Morango” sobre o Cristo Redentor viraliza na internet; veja mais fotos

Por Flavia Correia — 5 de Junho de 2023, 17:10

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a lua cheia de junho chegou no fim de semana, mais precisamente no início da madrugada de sábado (3) para domingo (4), às 0h43 (pelo horário de Brasília). Particularmente este mês, ela é chamada de “Lua de Morango”. 

Entre as fotos mais incríveis compartilhadas nas redes sociais, está uma sequência obtida por Leonardo Sens. Ele conseguiu capturar a lua cheia harmoniosamente posicionada sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Segundo uma postagem feita pelo fotógrafo no Instagram, o registro (repercutido por diversas outras contas desta e de outras plataformas na internet) foi obtido a partir da praia de Icaraí, em Niterói, às 06h28 da manhã de domingo.

Embora a denominação “de Morango” pareça indicar uma mudança na coloração do satélite natural da Terra, o apelido está relacionado, na verdade, ao período de colheita de morangos nos EUA, e foi escolhido por povos nativos que iam para o campo para o plantio de frutas, verduras e legumes – segundo o Old Farmer’s Almanac (Almanaque do Velho Fazendeiro), uma das publicações mais tradicionais do país voltadas à vida no campo.

Luas cheias de 2023:

  • 6 de janeiro: Wolf Moon (Lua do Lobo)
  • 5 de fevereiro: Snow Moon (Lua de Neve)
  • 6 de março: Worm Moon (Lua de Minhoca)
  • 6 de abril: Pink Moon (Lua Rosa)
  • 5 de maio: Flower Moon (Lua das Flores)
  • 4 de junho: Strawberry Moon (Lua de Morango)
  • 3 de julho: Buck Moon (Lua dos Cervos)
  • 1 de agosto: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
  • 30 de agosto: Blue Moon (Lua Azul)
  • 29 de setembro: Harvest Moon (Lua da Colheita)
  • 28 de outubro: Hunter’s Moon (Lua do Caçador)
  • 27 de novembro: Beaver Moon (Lua do Castor)
  • 26 de dezembro: Cold Moon (Lua Fria)

Leia mais:

Outros registros da “Lua de Morango” compartilhados na internet

Além das belíssimas fotos da lua cheia sobre o Cristo Redentor, muitas outras capturas da “Lua de Morango” foram publicadas no Instagram, feitas a partir de diversos locais ao redor do mundo. 

No Brasil, por exemplo, também repercutiu uma imagem obtida pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert, que mostra a Lua no Palácio do Planalto.

A região sul do país também foi um excelente cenário para fotos da “Lua de Morango”. Abaixo, imagens obtidas, respectivamente, a partir do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Os registros seguintes foram feitos nos EUA, México, Chile e Alemanha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “Lua de Morango” sobre o Cristo Redentor viraliza na internet; veja mais fotos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como fazer degradê no Canva

Por Wagner Edwards — 2 de Junho de 2023, 15:20

O efeito degradê é uma coloração que perde intensidade do lado mais escuro para o mais claro ou vice-versa. A ferramenta é utilizada para trazer mais imersão e profissionalismo a um design, e pode ser utilizada na maior parte dos templates, como em fotos para redes sociais ou em ilustrações gráficas. Confira, a seguir, como fazer degradê no Canva.

Leia mais:

Saiba como fazer degradê no Canva

Tempo necessário: 5 minutos.

O usuário pode utilizar este e outros efeitos gratuitamente pelo navegador do PC ou acessando o aplicativo em dispositivos móveis (tais como celular e tablet).

  1. Encontre o site

    Acesse a barra de pesquisa de seu navegador e procure por “Canva login” no Google. Clique no primeiro resultado da busca e entre normalmente em sua conta;1 - como fazer degradê no canva

  2. Crie um design

    Na página inicial, clique no botão “Create a design” para criar uma tela em branco para edição;2 - como fazer degradê no canva

  3. Insira as medidas

    Um menu com várias opções ficará disponível logo abaixo do botão onde apertou anteriormente. Procure pela opção “Custom size” e clique sobre ela para inserir o tamanho do design;3 - como fazer degradê no canva

  4. Escolha as medidas

    Em seguida, escolha uma escala de tamanhos (como pixel ou centímetros) e insira as dimensões do seu design. Ao concluir, clique novamente no botão “Create a design”;4 - como fazer degradê no canva

  5. Desenvolva o seu design

    Antes de aplicar o degradê, é necessário desenvolver a maior parte do seu design. Por isso, insira fotos, elementos, fontes ou quaisquer outras características de que precise: é importante utilizar o menu lateral para inserir todos esses itens;5 - como fazer degradê no canva

  6. Procure pelo elemento

    Quando a maior parte do seu design for concluído e precisar inserir o degradê, vá até o menu lateral e clique em elementos. Em seguida, acesse a barra de busca e procure por “Gradiente transparente”;6 - como fazer degradê no canva

  7. Procure por um efeito

    O resultado da busca deve fornecer algumas opções de efeitos gradientes. Em seguida, clique no botão “See all” para ver todos os degradês disponíveis;7 - como fazer degradê no canva

  8. Selecione o efeito desejado

    Role a página para verificar as opções de degradês e ao encontrar uma que o agrade, basta clicar sobre ela para que a plataforma a envie para seu design;8 - como fazer degradê no canva

  9. Posicione o seu efeito degradê

    Utilize os pontos brancos para aumentar e diminuir o seu efeito sobre o design. Ao concluir, você pode arrastá-lo até conseguir posicioná-lo da maneira que deseja;9 - como fazer degradê no canva

  10. Inicie o processo de download

    Caso o design tenha ficado do jeito que você precisava, então já pode dar início ao processo de download. Para isso, clique no botão superior direito intitulado de “Share”, e em seguida, pressione o botão “Download”;10 - como fazer degradê no canva

  11. Salve o design

    Escolha o formato do arquivo (como PNG ou PDF) e clique no botão inferior para salvar.12 - como fazer degradê no canva

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Como fazer degradê no Canva apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ ALFINete

Dibujar nos ayuda a entender: los beneficios de estudiar haciendo infografías

Por Maria José Vitorino — 4 de Maio de 2022, 19:44



Dibujar nos ayuda a entender: los beneficios de estudiar haciendo infografías

Infografía y educación

Las infografías son utilizadas normalmente en el ámbito periodístico. Sin embargo, con ellas podemos exponer hechos, desarrollar situaciones, explicar historias, describir procesos, etc., por lo que su uso se está comenzando a esparcir a otros ámbitos, como el educativo.

Su empleo en la educación es muy novedoso aún, y presenta dos vertientes: por una parte, como un modo para presentar información en el aula y llamar la atención de los alumnos. Por otra parte, haciendo que el alumno realice una infografía para que desarrolle habilidades como la búsqueda, adquisición y asimilación de la información, ya que para plasmar una determinada información en la infografía hay que conocer en profundidad un determinado tema.

Nos enfrentamos a una realidad diferente, en la que hay que adaptarse a las circunstancias que puedan venir, y la covid-19 es muestra de ello. Debe haber una educación que llegue a las aulas, pero también a las casas, a los hospitales, a alumnos con necesidades especiales, etc. La educación visual y las tecnologías de la información y la comunicación son las grandes líneas del futuro de la educación capaces de conseguirlo.

❌