Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana

Por Ana Luiza Figueiredo — 27 de Dezembro de 2023, 21:13

Uma semana após o lançamento do Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil já contabiliza o bloqueio de 4.349 aparelhos celulares que foram alvos de roubo, furto, perda ou extravio. A ferramenta, disponível através do site e aplicativo, tem como objetivo combater o crescente número de crimes relacionados a dispositivos móveis e aplicativos digitais no país.

A informação foi obtida pelo g1 junto ao Ministério. O número atualiza outro divulgado pela Agência Brasil, de 3.896 bloqueios, que correspondia ao período até a tarde desta terça-feira (26).

Até terça, foram recebidos 1.658 alertas de usuários que foram vítimas de roubos, enquanto outros 1.154 alertas foram motivados por furtos. As perdas de aparelhos totalizaram 801 alertas, e 283 alertas foram registrados por motivos diversos. Somente no último dia 20, foram aplicadas 1.113 medidas restritivas.

Leia mais:

O estado de São Paulo liderava o ranking de alertas de bloqueio, contabilizando 1.011 ocorrências. Em seguida, apareciam o Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

O Celular Seguro

  • O Celular Seguro, lançado em 19 de dezembro, oferece às vítimas a possibilidade de comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.
  • Até o momento, 797.353 pessoas acessaram o aplicativo por meio da plataforma gov.br, segundo dados atualizados obtidos pelo g1.
  • No entanto, apenas 579.883 usuários registraram os números das linhas de telefone que desejam bloquear remotamente.
  • O Ministério da Justiça destaca que é possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, dispensando o registro dos dados do aparelho.
  • Cada usuário cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, autorizando-as a realizar bloqueios em seu nome. Mais de 528.836 mil pessoas já foram cadastradas como confiáveis até o momento.
  • A ferramenta não oferece a opção de bloqueio temporário, e caso um aparelho seja recuperado, o usuário deverá entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.
  • O bloqueio remoto pode ser realizado pelo próprio proprietário do dispositivo, acessando o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador seguro.
  • Vale ressaltar que não há limites para o cadastro de números, mas estes devem estar vinculados ao CPF para a efetivação do bloqueio.

O post Celular Seguro bloqueia mais de 4 mil aparelhos em uma semana apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular

Por Alessandro Di Lorenzo — 27 de Dezembro de 2023, 19:24

A nova linha de celulares da Samsung deve ser revelada oficialmente no início de 2024 (em janeiro, para ser mais preciso). No entanto, novos vazamentos indicam o que esperar do Galaxy S24. As mais novas imagens vazadas mostram como devem ser os sensores fotográficos do S24 Ultra.

Leia mais

Novidades no Galaxy S24

  • A imagem vazada na rede social X (antigo Twitter) mostra vários exemplares do conjunto de lentes que deve ser equipado ao celular topo de linha da sul-coreana.
  • Além disso, indica diferenças significativas na lente zoom em relação ao Galaxy S23 Ultra.
  • O vazamento ainda sugere que o novo modelo deve abandonar o tradicional conjunto óptico em formato de periscópio, uma forma de reduzir os custos.
  • As informações são do TudoCelular.com.

Galaxy S24U (G928) rear cam pic.twitter.com/5khVEQoPvq

— No name (@chunvn8888) December 23, 2023
Vazamento das lentes do novo celular da Samsung (Imagem: reprodução X/@chunvn8888)

Lançamento previsto para janeiro de 2024

A aposta da Samsung agora será em uma solução semelhante à da Apple e que permite refletir a luz quatro vezes dentro de um único prisma para reduzir o espaço interno. O novo modelo deve ter a capacidade de comprimir os pixels da câmera principal em imagens de 24 MP.

Do mesmo modo, o uso de inteligência artificial também deve ser implementado nesse quesito, o que pode melhorar ainda mais a qualidade das imagens do Galaxy S24 Ultra.

Apesar da mudança, a Samsung ainda deve ser capaz de oferecer zoom de 10x através de combinações do zoom híbrido graças ao sensor de maior resolução implementado na câmera. 

Apesar de vários vazamentos, só devemos ter certeza do que esperar do novo modelo no dia 17 de janeiro de 2024, quando está previso o lançamento oficial do Galaxy S24.

O post Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Novo estudo alcança resposta dupla nas células cancerígenas e imunológicas

Por Alisson Santos — 5 de Outubro de 2023, 17:27

Um grupo de pesquisadores do Tumor Immunotherapy Discovery Engine (TIDE) descobriu um novo candidato a medicamento de moléculas pequenas, que está sendo testado em um ensaio clínico que pretende melhorar as respostas dos pacientes à imunoterapia.

Publicado na revista Nature, o estudo é focado em uma pequena molécula que funciona através de dois mecanismos diferentes para retardar o crescimento do tumor — e tem aumentado a sobrevivência dos animais durante os testes de laboratório.

Leia mais:

A descoberta

  • Segundo os pesquisadores, nos testes em camundongos, a molécula tornou os tumores mais sensíveis ao ataque imunológico, aumentando a atividade das células imunológicas para combater tumores;
  • Essa molécula funciona bloqueando as proteínas PTPN2 e PTPN1, que atuam interrompendo a capacidade das células de detectar sinais que ativam as células do sistema imunológico;
  • A equipe descobriram que, ao inibir a PTPN2/N1, a molécula transforma as células imunitárias chamadas células T e NK em matadores mais eficazes de células tumorais — e também torna as células tumorais mais vulneráveis ​​ao ataque;
  • Conforme descrito pelo Medical Xpress, o bloqueio de PTPN2/N1 também ajuda a reduzir a exaustão das células T. Há um tipo de disfunção dessas células que pode direcionar resistência à imunoterapia contra o câncer.

Com esse duplo mecanismo de ação da molécula – visando células tumorais e imunológicas –, os pesquisadores acreditam poder explicar as razões de a molécula ser tão eficaz por si só em modelos animais – e pode nem mesmo precisam ser usados ​​em combinação com outros medicamentos, como a terapia anti-PD-1.

Além disso, essa descoberta é a única em comparação com outras imunoterapias contra o câncer, incluindo medicamentos PD-1. “Esta é uma oportunidade sem precedentes para avaliar como funcionam as respostas imunológicas”, disse Robert Manguso, co-autor do estudo,

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Novo estudo alcança resposta dupla nas células cancerígenas e imunológicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

Golpe financeiro: Professor perde R$ 28,6 mil após atender ligação no litoral de SP

Por CONTI outra — 16 de Setembro de 2023, 13:36

Um professor de educação física, identificado como Fernando Sanchez Prado, afirma ter sofrido um prejuízo de R$ 28,6 mil após ter sua conta bancária invadida e esvaziada por criminosos em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo relatos feitos por Fernando ao G1 em 14 de setembro, o incidente ocorreu logo após ele atender uma chamada telefônica suspeita. As informações são do g1.

De acordo com a vítima, a Caixa Econômica Federal informou que, devido ao problema ter ocorrido em seu celular, a quantia perdida não poderia ser reembolsada. Procurado para comentar o caso, o banco optou por não se pronunciar, limitando-se a oferecer orientações sobre medidas de segurança que os clientes devem adotar para evitar cair em golpes.

Fernando expressou sua frustração, declarando: “Eu fui lesado e parece que eu que sou o bandido, que estou entrando com uma ação para pegar o dinheiro que era meu. Isso não existe”.

De acordo com o professor de educação física, o incidente ocorreu quando ele se dirigia à academia onde trabalha. Ele recebeu uma ligação alegando ser da Caixa, informando sobre transferências PIX agendadas para terceiros. Desconfiado, Fernando negou a existência dessas transferências e encerrou a ligação. No entanto, a pessoa retornou a chamada e repetiu a mesma mensagem. Desta vez, não conseguiu desligar e, mesmo sem fornecer nenhum dado pessoal, Fernando ficou preocupado e acessou o aplicativo do banco durante a chamada.

“Eu não tinha acesso ao app. Quando a ligação desligou, eu tive acesso e vi que já tinham tirado tudo da minha conta corrente e da poupança. Aí eu fiquei com uma mão na frente e a outra atrás”, relatou. Ele suspeita que os golpistas tenham se passado por funcionários do banco e obtido seus dados por meio do celular.

Mesmo com o prejuízo, Fernando cumpriu seu compromisso de dar aula na academia antes de tomar medidas legais. Ele registrou um boletim de ocorrência online e, no dia seguinte, compareceu a uma agência da Caixa. O professor de Santos alega que todo o dinheiro de sua poupança desapareceu por meio de uma única transferência, enquanto o saldo de sua conta corrente, incluindo o limite do cheque especial, foi transferido por PIX para uma conta desconhecida. “Na mesma hora que o dinheiro entrou, já saiu”, lamentou.

Ele contestou a transação junto ao banco e recebeu uma mensagem de retorno solicitando que fosse presencialmente a uma agência. “Fui no dia seguinte e a agente me informou que a Caixa negou porque foi um problema do meu celular. Como é que é problema do meu celular? Eu sou um cara todo certinho, não clico em nada, em nenhum link estranho”, enfatizou. Apesar de ser cliente do banco por muitos anos, Fernando tentou encerrar a conta após o incidente, mas foi informado de que teria que depositar fundos para fechar a conta, já que o valor também foi retirado do limite do cheque especial.

O professor afirmou que está em contato com advogados e pretende entrar com uma ação judicial para recuperar o montante perdido. Ele expressou sua indignação com a situação, destacando que, ao realizar compras via PIX ou cartão de crédito, os bancos costumam exigir autorização para transações de alto valor, mas, no seu caso, nenhum alerta foi emitido.

Fernando também ressaltou que sempre manteve um padrão de uso semelhante em sua conta bancária, fazendo retiradas em pequenas quantias. Ele questionou a normalidade da situação, considerando sua aposentadoria pela prefeitura e suas atividades como professor em academias particulares.

A Caixa Econômica Federal, em nota, afirmou que informações relacionadas a fraudes e golpes, bem como ações de segurança para investigá-los, são tratadas com sigilo e repassadas apenas às autoridades competentes. O banco reforçou a importância de os clientes utilizarem exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acessar serviços, além de não compartilharem dados pessoais, usuários ou senhas.

A nota ainda ofereceu dicas adicionais de segurança, como desconfiar de mensagens suspeitas e links, usar navegadores seguros e manter software antivírus atualizado. Em caso de dúvidas, os clientes foram orientados a entrar em contato com as agências ou o serviço Alô CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).

O especialista em segurança digital Francisco das Chagas Ferreira Junior, conhecido como Junior Urban, falou ao G1 sobre como se dão esses golpes financeiros. Ele explicou que é possível acessar remotamente um celular e obter dados da vítima, embora seja uma ação complexa. Segundo Junior, para cair em um golpe semelhante ao relatado, a vítima precisaria interagir com um link ou arquivo suspeito, permitindo que os criminosos clonassem o dispositivo e rastreassem suas atividades, incluindo a digitação de senhas.

Diante dessas informações, a ligação recebida pelo professor poderia ter sido uma manobra para distraí-lo e evitar que notasse as mensagens de alerta habituais após transações bancárias. Por fim, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que a vítima foi orientada sobre o prazo para apresentar uma denúncia criminal e que o caso foi registrado como estelionato pela Delegacia Eletrônica e encaminhado ao 3º DP de Santos.

***
Redação Conti Outra, com informações do G1.
Fotos de capa: Arquivo Pessoal e Matheus Tagé/Arquivo A Tribuna Jornal.

The post Golpe financeiro: Professor perde R$ 28,6 mil após atender ligação no litoral de SP appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

A Sony parou de fabricar celulares?

Por Igor Morente — 26 de Agosto de 2023, 09:20

Desde de 2016, os apaixonados por tecnologia e fãs dos smartphones da Sony observam uma mudança notável no cenário dos dispositivos móveis no Brasil. Anteriormente conhecida por sua produção local de celulares, a gigante japonesa de eletrônicos decidiu surpreendente por cessar a fabricação de seus aparelhos no país e optar pela importação. Mas o que motivou essa reviravolta? O cenário é multifacetado, uma mistura de fatores econômicos, estratégicos e competitivos que culminaram na transformação do mercado para os celulares da Sony no Brasil.

Leia mais:

Por que a Sony parou de fabricar celulares no Brasil?

O ano de 2016 marcou um ponto crucial para a Sony no Brasil, quando a empresa optou por interromper a fabricação local de seus smartphones. A decisão foi impulsionada, em parte, pela perda de incentivos financeiros que o governo brasileiro oferecia à indústria eletrônica. Esses incentivos, que antes tornavam a produção local vantajosa, tornaram-se menos atrativos, levando a Sony a repensar sua estratégia. Além disso, o cenário competitivo no mercado de smartphones estava em constante evolução, com marcas chinesas emergentes ganhando terreno rapidamente.

Sony_Xperia_5_IV
(Imagem: Divulgação/Sony)

Mudanças Globais e Saída do Mercado

Em março de 2021, a Sony decidiu ainda mais abrangente, anunciando sua saída do mercado brasileiro para diversos produtos eletrônicos, incluindo TVs, câmeras e celulares. Essa decisão, embora abrangente, foi influenciada por uma série de fatores, como reestruturações em suas operações para se concentrar em segmentos específicos de negócios, incluindo os desafios econômicos enfrentados pela empresa, a concorrência acirrada e as mudanças em suas operações globais.

Comprar por sites internacionais

Comprar eletrônicos em sites internacionais, como celulares Sony, frequentemente traz vantagens financeiras devido a preços competitivos e ofertas sazonais. Além disso, explorar esses sites permite uma experiência de compra personalizada, possibilitando pesquisa detalhada, comparações e análises para escolher o modelo mais adequado. No entanto, é crucial considerar custos extras, como impostos de importação e taxas de envio, para avaliar o custo total da compra. Vale ressaltar que, devido à saída da Sony do mercado brasileiro, o suporte local pode se tornar mais complexo ao adquirir dispositivos.

Compras online
Reprodução: Maxx Studio/Shutterstock

Em suma, apesar da decisão da Sony de interromper a fabricação local de celulares no Brasil, a marca permanece como uma opção viável no mercado brasileiro. A possibilidade de comprar dispositivos Sony em lojas internacionais traz consigo uma série de vantagens, como acesso a uma variedade ampliada de modelos e possíveis economias financeiras devido a preços competitivos e ofertas. Entretanto, é importante considerar os custos adicionais, como impostos de importação e taxas de envio, bem como a possibilidade de um suporte mais complexo devido à saída da Sony do mercado local.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post A Sony parou de fabricar celulares? apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

“Apagar a memória” das células-tronco pode redefinir a medicina regenerativa

Por Ana Luiza Figueiredo — 20 de Agosto de 2023, 22:48

A pesquisa científica continua a desbravar novos horizontes, e uma recente descoberta de um grupo de pesquisadores australianos pode ser a chave para melhorar a medicina regenerativa. Publicado na renomada revista Nature, o estudo propõe uma abordagem inovadora para superar um dos principais desafios no campo das células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) — a “memória epigenética”.

Leia mais:

Um dos autores do estudo, Sam Buckberry, apresentou a descoberta em um artigo de sua autoria no site The Conversation.

Redefinindo a memória das células-tronco

  • As células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) têm revolucionado a medicina regenerativa, oferecendo a capacidade de regenerar, reparar e substituir tecidos e órgãos danificados.
  • No entanto, um obstáculo significativo tem sido a persistência da “memória epigenética” após a reprogramação celular.
  • O nosso DNA traz consigo sequências de instruções conhecidas como genes.
  • Quando variados fatores exercem influência sobre a atividade desses genes, ligando-os ou desligando-os, sem efetuar alterações na sequência de DNA propriamente dita, esse fenômeno é denominado epigenética — uma designação que literalmente se traduz como “além da genética”.
  • O epigenoma de uma célula é uma expressão geral utilizada para englobar todas as modificações epigenéticas que ocorrem nela.
  • Cada uma das nossas células possui o mesmo DNA subjacente, mas é o epigenoma que orquestra quais genes serão ativados ou silenciados.
  • E, por sua vez, esse processo dita se a célula se desenvolverá em um cardiócito, um nefrócito, um hepatócito ou qualquer outra tipologia celular.

Você pode pensar no DNA como um livro de receitas e no epigenoma como um conjunto de marcadores de página. Os marcadores de página não alteram as receitas, mas direcionam quais receitas são usadas. Da mesma forma, as marcas epigenéticas guiam as células para interpretar o código genético sem alterá-lo.

Quando reprogramamos uma célula madura para uma célula iPS, queremos apagar todos os seus ‘marcadores de página’. No entanto, isso nem sempre funciona completamente. Quando alguns marcadores permanecem, essa ‘memória epigenética’ pode influenciar o comportamento das células iPS.

Sam Buckberry, autor do estudo, no The Conversation
  • Quando uma célula madura é reprogramada para se tornar uma célula iPS, o objetivo é apagar todos os “marcadores”.
  • No entanto, essa tarefa nem sempre é totalmente bem-sucedida.
  • Quando alguns marcadores persistem, essa “memória epigenética” pode influenciar o comportamento das células iPS resultantes.
  • Uma célula iPS criada a partir de uma célula da pele pode preservar uma espécie de “memória” parcial de sua condição original, o que a torna mais propensa a se converter novamente em um tipo celular similar à pele e menos inclinada a se diferenciar em outras tipologias.
  • Esse fenômeno acontece porque algumas das marcas epigenéticas do DNA têm a capacidade de instruir a célula a adotar características de uma célula cutânea.
  • Essa particularidade pode representar um desafio no uso de células iPS, uma vez que pode influenciar o processo de direcionar essas células para os tipos celulares desejados.
  • Além disso, pode impactar a função das células depois de terem sido criadas.
  • Caso o objetivo seja empregar células iPS para auxiliar na regeneração de um pâncreas, por exemplo, mas essas células mantiverem a “memória” de serem células da pele, é provável que não desempenhem com êxito o papel de verdadeiras células pancreáticas.

Reescrevendo a história celular

Crédito: Yurchanka Siarhei/Shutterstock

Os pesquisadores realizaram um avanço notável no campo das células-tronco, apresentando um método inovador para apagar a memória celular e tornar as iPS mais semelhantes às células-tronco embrionárias. O estudo destaca um processo revolucionário que imita a redefinição epigenética natural que ocorre durante o desenvolvimento embrionário.

Os cientistas investigaram como o epigenoma se transforma quando células adultas são reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas. Inspirados pela maneira como as células embrionárias começam com um novo conjunto de “páginas em branco”, os pesquisadores introduziram uma etapa durante o processo de reprogramação das iPS que imita esse processo de reinicialização natural.

Durante o desenvolvimento inicial de um embrião, antes de ser implantado no útero, as marcas epigenéticas hereditárias das células espermáticas e ovulares são apagadas. Esse “reset” permite que as células embrionárias comecem um novo caminho, sem carregar bagagem epigenética anterior.

Ao aplicar esse conceito, a equipe conseguiu produzir células-tronco pluripotentes induzidas que se assemelham mais às células embrionárias, sem os impeditivos éticos, eliminando a memória epigenética e permitindo que se transformem em qualquer tipo de célula necessária.

Essa descoberta não apenas abre novos horizontes para a medicina regenerativa, mas também poderia revolucionar a maneira como enxergamos o potencial das células-tronco. A possibilidade de “reprogramar” células para agir como uma folha em branco oferece esperança para tratamentos mais eficazes e personalizados para uma variedade de doenças, desde diabetes até doenças neurodegenerativas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post “Apagar a memória” das células-tronco pode redefinir a medicina regenerativa apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Burn-in: o que é e como resolver a chamada “tela fantasma” no celular

Por Lucas Gabriel Machado Henriques — 19 de Agosto de 2023, 18:14

Efeito Burn-in (ou tela fantasma) foi o nome dado para uma descoloração permanente de parte da tela do smartphone, causada pelo comportamento irregular dos pixels. Isso pode ocorrer devido ao uso prolongado de imagens estáticas para criar uma “sombra” ou “fantasmas” permanentes dessa imagem no display.

Neste artigo, você confere como corrigir (ou amenizar) o problema do Burn-in ou tela fantasma.

Leia mais:

O que é o efeito Burn-in?

Como citado logo acima, a tela fantasma é uma falha do dispositivo e acontece pelo uso prolongamento de imagens estáticas. De forma mais técnica, isso se dá, pelo fato dos compostos de fósforo que emitem a luz para produzir imagens perderem sua intensidade durante o uso prolongado da tela.

Além disso, esse uso irregular pode marcar uma imagem que aparece constantemente no display, como o relógio. Como exemplo, a Samsung passou a oferece aos usuários o recurso Always On que deixa a tela de bloqueio sempre em movimento. Pois, caso você opte por mostrar o horário e as notificações de forma estática, o display estaria mais propenso a ficar marcado.

Esse problema afeta principalmente as telas com tecnologia AMOLED, mesmo que os displays LCD também não estejam completamente livres dessa falha. Portanto, é importante frisar que modelos de smartphone onde a barra de navegação tenha os botões virtuais permanentemente, costumam ser as principais vítimas desse problema.

O que fazer caso meu aparelho esteja com o Burn-in?

Se o seu aparelho estiver apresentando a falha Burn-in, não existe um recurso digital no próprio aparelho para resolver essa situação. O que é mais indicado é fazer o contato com o suporte técnico da marca para ser tomada as devidas precauções ou até mesmo a troca do dispositivo se este ainda tiver dentro da garantia. O Burn-in, está relacionado com uma falha de hardware do aparelho e da tela do seu telefone.

É importante frisar que este problema pode ser identificado logo nas primeiras semanas de uso do dispositivo. É importante, ficar atento se você tentar trocar a tela do aparelho manualmente, pois caso ainda esteja na garantia, você vai perdê-la ao abrir o dispositivo e trocar peças. Logo, não poderá contar mais com a assistência técnica da marca, troca da tela ou até mesmo do smartphone gratuitamente.

Alternativas para resolução do Burn-in

Caso o seu smartphone esteja apresentando o efeito Burn-in na tela e não tenha mais a garantia, você tem a opção de utilizar soluções paliativas para restaurar a qualidade de imagem no dispositivo. Existem aplicativos disponíveis no Google Play, que podem ser usados para essa situação.

Dead Pixels Test and Fix

Passo 1 mostrando as telas do app DEAD
Dead Pixels Test and Fix, é um aplicativo com várias funções para resolver falhas diversas da tela do Smartphone. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Esse aplicativo tem a função de auxiliar você na resolução de problemas como os pixels travados. Entre as falhas que ele pode resolver, estão: defeitos parciais de subpixel, sub-pixels bloqueados, defeitos de pontos escuros, defeitos de pontos brilhantes e efeitos fantasmas (Quando ocorre a queima de parte da tela, ele funciona como uma medida paliativa, mas não resolve diretamente o problema).

Corrigir Tela Fantasma

Imagem mostrando as telas do app
Corrigir Tela Fantasma, é um aplicativo focado apenas na falha do Burn-in. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Nesse aplicativo, você conseguirá resolver temporariamente apenas a questão do Burn-in, dando ao dispositivo um tempo de vida útil maior até poder trocar a tela ou comprar um novo aparelho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Burn-in: o que é e como resolver a chamada “tela fantasma” no celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Android 14 tem ferramenta para impedir propaganda irritante no celular

Por André Fogaça — 14 de Agosto de 2023, 14:34

O Android 14 tem uma ferramenta que pode ser a salvação para quem não aguenta mais publicidade de tela cheia aparecendo no celular. A novidade nasce em forma de controle inédito para quando um aplicativo pode ou não enviar notificações em full screen, envolvendo até partes mais internas do sistema operacional.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Android 14 ainda não está disponível para todos, mas algumas pessoas estão testando o sistema operacional e descobrindo novidades não comentadas pelo Google
  • Uma delas envolve notificações de tela cheia, muito utilizadas por apps de chamadas de voz como o WhatsApp, mas também abusadas por publicidade irritante
  • No novo Android 14 o sistema operacional permite que o usuário desligue toda notificação em tela cheia
  • Melhor ainda, o sistema operacional terá notificação de tela cheia negada por padrão para novos apps instalados pela Google Play

Propaganda é o que faz muito serviço não ter preço (você é a mercadoria neste caso) para seu acesso, como o Gmail, papo com inteligência artificial generativa, Google Maps ou o YouTube. Como a maior parte de quem entra na web faz isso usando um celular, também existe este tipo de geração de receita focada nos dispositivos móveis.

In Android 14, you can manually revoke the USE_FULL_SCREEN_INTENT permission from apps so they can't send you full-screen notifications.

Later this year, Google Play will auto revoke this permission from newly installed apps that don't provide calling or alarm functionality! pic.twitter.com/plCSZDz94f

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) August 9, 2023

Uma propaganda enquanto você espera para um jogo reviver seu personagem é aceitável, mas em alguns casos fabricantes e aplicativos colocam publicidade tomando a tela inteira no meio de outro uso. Este é um momento tão irritante, que o Android 14 foi criado com uma ferramenta interna capaz de impedir que um programa envie este tipo de notificação.

Android 14 terá “não” como padrão

A ferramenta entrega a possibilidade do usuário escolher qual app poderá enviar notificação de tela cheia, seja ele publicidade ou não, mas também tem uma regra importante: até o final deste ano o Android 14 terá uma negativa como padrão para qualquer aplicativo que não tem função de despertador ou ligação por voz.

Segundo Mishaal Rahman, o Google mudou a regra para tornar o “não” como padrão para notificações de tela cheia apenas nos aplicativos novos que serão instalados por meio do Google Play no Android 14, deixando de lado quem tem celular sem acesso ao repositório, como são os modelos chineses sem a versão global.

De qualquer forma, o Android 14 permitirá que você desligue as notificações de tela cheia de qualquer app até para os que envolvem chamadas de voz como o WhatsApp e Telegram, ou despertador. Você só precisará fazer isso manualmente – melhor que nada, não?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Android 14 tem ferramenta para impedir propaganda irritante no celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

Mulher se casa com homem que a assaltou: “Roubou meu celular e meu coração”

Por CONTI outra — 22 de Julho de 2023, 21:48

Um caso no mínimo inusitado ganhou destaque nas redes sociais após ser compartilhado pelo próprio casal protagonista da história. Tudo começou quando ela foi vítima de um assalto e teve seu celular levado. Porém, o que aconteceu a seguir foi surpreendente.

O ladrão, ao vasculhar o aparelho roubado, deparou-se com as fotos da moça e, impressionado com sua beleza, disse para si mesmo: “Que morena gata da bexiga, meu irmão.”

Arrependido do roubo, o ladrão entrou em contato com a dona do aparelho, com o intuito de devolver o pertence. A partir daí, segundo o casal, as coisas tomaram um rumo completamente inesperado. “Roubou meu celular e meu coração”.

“Eu tava passando na rua que ele mora”, relata a moça. “Infelizmente aconteceu um assalto comigo, inclusive foi ele que me assaltou. E eu perdi o telefone, mas aí, como ele viu meu número, que eu tava como ‘eu’, e falou comigo e falou que tinha sido ele que tinha assaltado, e aí completamos hoje dois anos de namoro”, descreve.

O assaltante, agora apaixonado, compartilha sua versão da história: “Eu tava passando por uma situação difícil, assaltei, e também não tinha mulher, e eu tava querendo me apaixonar. Quando eu vi a foto dela no celular eu disse: ‘que morena gata da bexiga, meu irmão’. Me arrependi de ter roubado. Aí eu fui, mandei desbloquear o celular, que tinha senha, o cara desbloqueou, consegui ver o número dela, entrei em contato e disse: ‘quero devolver seu celular’. Ai eu fui devolver…”.

Veja:

Ela foi assaltada pelo futuro marido e viveram felizes para sempre! pic.twitter.com/UUgBQH04Pk

— Hendrix Careta🎸 (@Hendrix_Careta) July 20, 2023

***
Redação Conti Outra, com informações da Revista Fórum.
Foto destacada: Reprodução de Vídeo.

The post Mulher se casa com homem que a assaltou: “Roubou meu celular e meu coração” appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Vale a pena trocar minha internet fixa por um plano 5G móvel?

Por Igor Morente — 6 de Julho de 2023, 10:20

Com a crescente implantação da rede 5G, surge a dúvida: vale a pena trocar minha internet fixa por um plano de internet 5G móvel? Essa decisão pode variar conforme o perfil de cada usuário, suas necessidades e preferências. Exploraremos os diferentes perfis de usuários que poderiam se beneficiar dessa troca, discutir os prós e contras dessa mudança e fazer um comparativo de preços para auxiliar na tomada de decisão.

Leia mais:

Famílias e residências com múltiplos usuários

Uma família com vários membros provavelmente não se beneficiaria tanto dessa troca. Cada indivíduo precisaria ter um plano móvel separado, o que resultaria em custos significativos. Além disso, o uso simultâneo de vários dispositivos em uma casa pode sobrecarregar a capacidade de conexão de um plano móvel, afetando a velocidade e a qualidade da internet.

Pessoas que valorizam mobilidade e flexibilidade

Indivíduos que moram sozinhos ou passam a maioria do tempo fora de casa pode se beneficiar significativamente de um plano 5G móvel. Profissionais que trabalham remotamente ou estão sempre em movimento podem ter acesso rápido e confiável à internet em qualquer lugar, sem depender de redes Wi-Fi públicas ou das limitações da sua residência. Isso proporciona maior liberdade para realizar tarefas online, participar de videoconferências ou desfrutar de entretenimento digital em qualquer ambiente.

Imagem: ImYanis/ Shutterstock

Prós e contras da troca para um plano 5G móvel

Prós

Com um plano 5G móvel, você pode desfrutar de mobilidade e flexibilidade, uma vez que terá acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar com cobertura. Isso elimina a dependência de uma conexão fixa em sua residência. Além disso, a conveniência de possuir uma conexão confiável significa que você não precisa mais de redes Wi-Fi públicas, que costumam ser instáveis e inseguras. Com a velocidade de conexão proporcionada pelo 5G, você pode fazer streaming, videochamadas e acessar aplicativos e serviços que requerem uma conexão rápida e estável.

Contras

É importante considerar o limite de dados ao considerar a completa substituição de um plano de internet fixa residencial para apenas um plano 5G móvel. A maioria dos planos móveis estabelece uma franquia limitada, o que significa que se você consome uma quantidade excessiva de dados regularmente, pode atingir rapidamente esse limite. Após isso, sua velocidade de conexão pode ser reduzida ou você pode ser cobrado por dados adicionais, o que pode resultar em custos elevados. Portanto, é essencial avaliar seu consumo médio de dados e verificar se a franquia oferecida pelo plano 5G móvel é adequada às suas necessidades.

Além disso, é necessário considerar o custo dos planos 5G móveis em comparação com os planos de internet fixa. Dependendo do provedor e do plano escolhido, os planos 5G móveis podem ser mais caros. É fundamental analisar seu orçamento e avaliar se o valor adicional proporcionado pela mobilidade do 5G justifica esse custo extra. Certifique-se de comparar os preços mensais dos planos, incluindo possíveis taxas adicionais, e considerar se o investimento financeiro está alinhado com os benefícios e conveniência que a conexão 5G móvel oferece.

5g marketing
Imagem: Shutterstock

A decisão de trocar a internet fixa por um plano 5G móvel depende do perfil do usuário, suas necessidades específicas e preferências. Enquanto uma família com vários usuários pode enfrentar desafios financeiros e limitações de conexão, pessoas que valorizam mobilidade e flexibilidade podem aproveitar os benefícios da internet 5G móvel. É fundamental analisar os prós e contras, comparar os preços e a cobertura, e considerar a franquia de dados para tomar uma decisão informada. Dessa forma, você poderá escolher a opção que melhor se adequa ao seu estilo de vida, necessidades de conexão e orçamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Vale a pena trocar minha internet fixa por um plano 5G móvel? apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Governo holandês vai proibir uso de celulares por alunos em suas escolas

Por Rodrigo Mozelli — 6 de Julho de 2023, 04:19

As escolas de nível secundário da Holanda estão se preparando para adotar uma lei nacional que prevê o banimento completo de celulares visando evitar a distração dos estudantes.

O governo holandês informou as instituições que roda em urgência a aprovação da lei, que deverá sair em alguns meses após agitações e perturbações em diversas salas de aula por toda a Holanda.

Leia mais:

Não optamos por uma proibição legal neste momento. Vamos analisar muito de perto se isso funciona. Porque, claro, sempre pode haver uma proibição legal. Mas presumo que podemos ajustar isso juntos.

Robbert Dijkgraaf, ministro da Educação da Holanda

Estudantes são contra

  • Apesar da preocupação dos legisladores, os alunos não estão contentes com a ideia;
  • Eles alegam que, apesar de algumas pessoas se distraírem com seus aparelhos, os smartphones ainda podem ser boa ferramenta de trabalho;
  • Um aluno disse que “[usa] na maioria das lições nas quais os professores não se atentam muito ou deixam você trabalhar mais independentemente”;
  • Outra garota sugeriu que foi culpa dos professores se os estudantes usam seus aparelhos: “Se os professores não se esforçam tanto na hora de lecionar, você nota que os alunos também não dão seu melhor e, então, se distraem com seus telefones.

A única coisa da qual se tem certeza é que os especialistas vêm alertando há tempos sobre os efeitos negativos dos smartphones na sala de aula. Eles sugerem que o aparelho distrai e mina o desempenho escolar.

A proibição dos smartphones nas escolas secundárias valerá a partir de janeiro de 2024.

Com informações de Euronews

Exposição em SP explora relação entre humanos e IA

Desde esta quarta-feira (5), o Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista, recebe mais uma edição de um famoso festival de arte eletrônica de São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Governo holandês vai proibir uso de celulares por alunos em suas escolas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como tirar água do celular com 5 dicas

Por Camila Oliveira — 5 de Julho de 2023, 19:38

Com uma sociedade cada vez mais digitalizada, o smartphone se tornou um item indispensável para grande parte das pessoas. Além da comunicação, o aparelho está presente em momentos de trabalho, estudo e lazer, armazenando informações importantes para a nossa vida.

É de conhecimento geral que líquidos e eletrônicos não combinam. Por mais que a tecnologia avance cada dia mais, a vasta maioria dos celulares não são à prova d’água. Alguns dispositivos contam com uma resistência a água, mas isso significa apenas que eles podem impedir a entrada de líquidos até certo ponto, e não totalmente. Dito isso, separamos 5 dicas valiosas para ajudar a secar seu aparelho em caso de acidentes.

Leia mais:

O que fazer se seu celular caiu na água?

Se aconteceu um acidente com seu celular e ele acabou se molhando de forma prejudicial, saiba que é possível consertar o aparelho em casa com alguns cuidados simples e práticos. Conheça cinco dicas para recuperá-lo.

Celular embaixo da água
Imagem: lucadp/Shutterstock

1 – Seque o aparelho rapidamente e evite ligá-lo

Pode parecer óbvio, mas quanto mais tempo o aparelho passar na água, maior será o estrago e, consequentemente, menores as chances de salvá-lo. Sendo assim, use o que estiver mais próximo para secá-lo o quanto antes.

Depois disso, desligue o celular, pois, mesmo depois de molhado, é comum que continue funcionando normalmente. Não tenha o impulso de ligar o aparelho, porque isso pode causar um curto-circuito, deixando de lado qualquer chance de recuperação.

2 – Coloque o celular no arroz por um dia

A tática é muito conhecida e, apesar de não parecer, ela realmente funciona, sendo uma grande aliada para evitar que a água penetre mais, ou permaneça dentro do aparelho.

O ideal é deixar o telefone desligado completamente encoberto em um pote cheio de arroz cru por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água. No entanto, é preciso ter uma grande quantidade para encobrir o celular, fazendo com que o arroz seja a opção mais fácil.

3 – Retire a bateria, o chip e o cartão de memória

Depois que secar e desligar o celular que foi molhado, remova a capinha e todos os acessórios. Se houver a opção de abrir o dispositivo e retirar as partes, melhor.

Tire também o cartão de memória e o chip, que ajuda a evitar o curto-circuito e maiores avarias dos componentes.

Exemplo de celular com a bateria removível
Imagem: yangtak/Shutterstock

4 – Deixe um tempo ao sol

Seque o celular completamente, e deixe-o aberto secando na luz solar, tomando cuidado com o superaquecimento. Para isso, procure momentos em que os raios solares não estão tão fortes, e não deixe por muito tempo.

A exposição ao sol irá ajudar a evaporar a umidade de dentro do aparelho, onde não é possível secar manualmente.

5 – Invista em um seguro

Às vezes, mesmo fazendo todos esses passos, o celular pode custar a voltar a funcionar. Nesses casos, ter um seguro é uma boa opção, já que pesquisas apontam que metade dos aparelhos sofrem um acidente no primeiro ano de uso.

Essa estratégia pode ser uma opção rápida e barata para o caso de haver um incidente com água no aparelho. O serviço de proteção tem se tornado uma opção cada vez mais aderida para evitar gastos com conserto ou troca de aparelho. Hoje, existem planos com diversas possibilidades e atendimento eficiente

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Como tirar água do celular com 5 dicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como gravar a tela do Android sem aplicativos

Por Camila Oliveira — 24 de Junho de 2023, 11:15

Muitas pessoas precisam gravar a tela de seu smartphone, seja para compartilhar vídeos sobre o que está fazendo no aparelho, ou até para demonstrar seu funcionamento.

Há muitas opções de aplicativos na Play Store que fazem isso, mas diversos modelos de celulares de marcas como Samsung e Xiaomi já incluem essa função como nativa. Independente da motivação, usuários de Android podem fazer a tarefa de forma simples e prática, sem ocupar a memória com mais um aplicativo.

Leia mais:

Confira, a seguir, o passo a passo de como fazer esse procedimento de gravação de tela, usando de exemplo um celular Redmi Note 9 Pro. Por isso, pode haver diferenças entre a interface da Xiaomi e outras presentes no mercado, como a OneUI da Samsung.

Contudo, também mostraremos como gravar a tela usando a versão mais pura do Android, que pode ser facilmente encontrada em modelos de celulares da Motorola, por exemplo. Os vídeos criados a partir da gravação de tela ficam salvos na memória do celular, podendo ser compartilhados por e-mail e aplicativos, como o WhatsApp.

Tempo necessário: 1 minuto.

  1. Encontre o ícone do Gravador de Tela

    Abra a central de controle do sistema, deslizando para baixo na parte superior da tela. Com isso, apenas os atalhos mais importantes são exibidos, como Wi-Fi, dados móveis e alarme. Deslize novamente para baixo para aumentar a lista;
     
    Com a lista maior de funções à vista, toque no ícone “Gravador de Tela”, representado pelo desenho de uma câmera;

  2. Toque no botão para gravar

    Após isso, um pequeno botão vermelho com um cronômetro aparecerá na tela principal. Selecione o que será gravado (como um aplicativo aberto), e toque no botão vermelho para começar a gravação;

    Assim, a interface começará a gravar tudo que é exibido na tela do aparelho, registrando até mesmo os sons internos, emitidos por jogos e aplicativos;

  3. Finalizando a gravação

    Para finalizar a gravação, basta tocar no quadrado vermelho dentro do círculo, que continua no mesmo local em de quando a gravação começou (não se preocupe, o ícone de gravação não aparecerá no vídeo);

  4. Armazenar e compartilhar

    O arquivo do vídeo ficará armazenado dentro da galeria de fotos, na pasta “Câmera”. Você pode compartilhar em aplicativos, tocando em “Enviar”. Assim, o sistema vai mostrar os apps mais usados, como WhatsApp, Instagram e E-mail, por exemplo. 

Gravar a tela em um Android Puro

Se o seu celular não se enquadra no exemplo dado acima, é possível gravar a tela do aparelho de outra forma. Veja:

  1.  Deslize de cima para baixo na parte superior da tela, duas vezes;
  2. Toque em “Gravação de Tela” (se não encontrar a opção na primeira página, deslize para direita até encontrá-la);
  3. Escolha o tipo de gravação que deseja fazer, e toque em “Iniciar”. Depois da contagem regressiva, o Android vai começar a gravar a tela;
  4. Para parar a gravação, deslize novamente de cima para baixo e toque na notificação do gravador de tela.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Como gravar a tela do Android sem aplicativos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Celular com bateria removível pode voltar com tudo; entenda

Por Gabriel Sérvio — 22 de Junho de 2023, 19:17

Quem acompanhou a evolução dos smartphones de perto certamente já teve ou provavelmente conhece algum modelo antigo que tinha bateria removível. Com o passar do tempo, as fabricantes optam por abandonar a ideia de vez, deixando os aparelhos mais finos e leves, além de adicionar resistência a água e poeira.

A boa notícia para quem adorava o recurso é que há uma chance dele voltar em breve (pelo menos na Europa).

Leia mais:

Uma proposta do Parlamento Europeu para regulamentação de baterias inclui uma cláusula que exige que “as baterias portáteis incorporadas em aparelhos devem ser facilmente removíveis e substituíveis pelo usuário final ou por operadores independentes durante a vida útil do aparelho”.

O que você precisa saber

  • Em setembro de 2022, a UE chegou a um acordo para avançar com as leis. 
  • Na última quarta-feira (14), o Parlamento Europeu aprovou a mudança.
  • Segundo o comunicado enviado à imprensa, as baterias de aparelhos portáteis devem ser projetadas “de forma que os próprios consumidores possam facilmente removê-las e substituí-las”.
  • Uma votação final ainda está por vir, mas, considerando que a aprovação deste mês foi de 587 votos a favor, nove contra e 20 abstenções, o acordo já está praticamente fechado.
Imagem: awstoys/Shutterstock

A parte sobre baterias substituíveis entra em vigor cerca de três anos e meio após a votação final, ou seja, em poucos anos, qualquer telefone vendido na Europa terá que ser projetado para que sua bateria possa ser substituída pelo próprio proprietário.

Resta saber como as marcas vão reagir. Fabricantes que atuam na Europa terão ainda que decidir se desejam criar modelos de telefone específicos para atender ao mercado no Velho Continente.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Celular com bateria removível pode voltar com tudo; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como funciona e como usar o alerta de terremotos no celular Android

Por Lucas Gabriel Machado Henriques — 16 de Junho de 2023, 18:23

Um tremor de terra em junho de 2023 surpreendeu a população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em São Paulo. O fenômeno assustou muitas pessoas e alguns smartphones receberam um alerta sobre o fenômeno natural por volta das 8h da manhã.

O Olhar Digital trouxe informações importantes sobre essa ferramenta de alerta, que possui grande relevância em momentos como o ocorrido na manhã do dia 16 de junho de 2023.

Leia mais:

O que é o alerta?

Inicialmente, o Google utiliza acelerômetros presentes nos smartphones Android em sua ferramenta de alerta de tremores para detectar terremotos. Os desenvolvedores deram prioridade à utilização desses sensores para emitir avisos sobre tremores. Os dispositivos possuem a capacidade de detectar vibrações, velocidade e outros sinais que indicam a ocorrência de um terremoto. Em seguida, eles enviam esses dados para um servidor de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada do evento.

De acordo com o fabricante, considere os celulares como mini sismógrafos, dispositivos usados para medir a intensidade dos terremotos. O sistema envia um alerta após detectar o tremor, para permitir que as pessoas procurem abrigo em locais mais seguros, especialmente em casos de abalos de grande magnitude. Além disso, os usuários têm a opção de tocar na tela para receber dicas sobre o que fazer após eventos como esse, assim que o tremor terminar.

Como identificar a ocorrência de um terremoto?

Além do sistema de alerta, é possível conferir fontes oficiais por meio da internet. No Brasil, por exemplo, pode ser feito pesquisa com segurança quanto as informações por meio do site oficial do Centro de Sismologia da USP.

Conforme a organização, o tremor desta sexta alcançou a magnitude de 4,0, com epicentro na Região de Miracatu Iguape/SP.

“O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4,0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais. ” Declarou o Centro de Sismologia da USP.

Aplicativos para acompanhar registros de terremotos

Além dos sensores já nativos do sistema Android, o usuário tem à sua disposição diversos aplicativos que permitem acompanhar o registro de terremotos em diversas regiões do mundo. Confira logo abaixo 2 aplicativos com qualificação acima de 4,0 pontos:

Radar Meteorológico (4,8 avaliações)

Desenvolvido pela SmarTeam, produtora de aplicativos, o ‘Radar meteorológico: previsão e mapas’ é um aplicativo que traz como principal função manter o usuário atualizado sobre as últimas condições do tempo de forma generalizada.

A saber, ele permite que o usuário acesse imagens de radar de alta resolução, relatórios detalhados e até um feed com notícias locais com base nos dados fornecidos do aparelho sobre a geolocalização do usuário.

Passo a passo

Tempo necessário: 5 minutos.

Entenda como acessar e utilizar o alerta de terremotos em um celular Android:

  1. Instalando

    A princípio o usuário deve buscar na loja de aplicativos pelo ‘Radar meteorológico: previsão e mapas’ e clicar em Instalar; ⁣Imagem da tela de instalação do aplicativo

  2. Configurando

    Em seguida, basta clicar em abrir, para ter acesso aos conteúdos disponibilizados pela aplicação. Assim sendo, o usuário deverá aceitar os termos, autorizar o acesso às funções do aparelho para começar a utilizar o aplicativo; ⁣Imagem da tela de configuração do aplicativo

  3. Consultando informações

    Com todas as configurações personalizadas, o usuário já poderá utilizar a sua estação do tempo a poucos toques de tela; ⁣Imagem da tela de consulta do aplicativo

Terremoto (4,8 avaliações)

Assinado pela desenvolvedora de software Apendróide, o aplicativo “Terremoto”, tem como foco identificar terremotos ocorridos em todo o mundo em modo ao vivo.

Dentre as fontes que ele utiliza, estão a USGS (Serviços Geológicos dos EUA) e EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico).

Passo a passo

1- Instalando: A saber, o usuário deve primeiramente fazer o download do aplicativo direto da loja de aplicativos;

Imagem mostrando a tela inicial do aplicativo

2- Realizando consultas de terremotos: Em seguida, basta abrir o aplicativo e fazer a conferência dos dados em tempo real; Imagem da tela de configuração e  aplicativo já configurado e pronto para uso

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Como funciona e como usar o alerta de terremotos no celular Android apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

O que é e como funciona o ‘5G puro’?

Por Lucas Gabriel Machado Henriques — 15 de Junho de 2023, 11:20

Recentemente, grande parte do Brasil ativou o que podemos chamar de 5G puro. Essa tecnologia de internet, que possui uma conectividade muito mais rápida do que qualquer outra lançada anteriormente, promete inovar e trazer mais mobilidade e agilidade em diversos setores da indústria e sociedade.

O Olhar Digital separou curiosidades e informações para quem deseja migrar de vez para essa tecnologia.

Leia mais:

O que é o 5G não-Puro?

De forma prática, o 5G não-puro reutiliza parte das antenas e de outros equipamentos do 4G. Sendo oficialmente chamado de 5G NSA (Non Standalone).

Uma das características dessa versão do 4G é ter velocidades compatíveis com 5G, podendo alcançar a casa dos gigabits por segundo. Porém, ele não oferece a mesma qualidade na latência. Ou seja, a diferença de tempo entre o acionamento de um comando, sua transmissão no sistema e a execução desse comando. Quanto menor a latência, melhor é o sinal.

No 5G NSA, o sinal fica na casa dos 30 milissegundos, porém não supera a qualidade de sinal do 5G puro que possui a latência ainda mais baixa que o valor da versão mista.

Assim sendo, a latência é importante para aplicações industriais ou comerciais críticas, como na medicina, em que os microssegundos contam durante uma cirurgia à distância, por telemedicina.

Em suma, para o público comum, o único segmento que seria beneficiado são os fãs de games online. Para o restante dos usuários, porém, a alta velocidade do 5G NSA já seria o suficiente para melhorar o dia a dia, facilitando a execução de vídeos, chamadas por câmera ou downloads de grandes arquivos, por exemplo.

E o 5G puro?

5G
Imagem: Marko Aliaksandr/Shutterstock

Diferente da rede mista, o 5G puro utiliza apenas antenas e núcleos da própria rede 5G. Ou seja, sua infraestrutura foi concebida e construída apenas para esse tipo de transmissão. Sendo chamada tecnicamente de 5G SA (Standalone).

A velocidade alcançada por essa versão do 5G, pode chegar a gigabits por segundo. Porém, seu grande diferencial é o baixo tempo de latência, girando em torno de 1 e 5 milissegundos.

O 5G SA foi uma exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para as operadoras que venceram o leilão das faixas de transmissão 5G, em 2021. As empresas se comprometeram em investir nessa infraestrutura, que será a mais benéfica para o desenvolvimento econômico do país, por permitir diversas aplicações na indústria, comércio, agricultura e saúde, entre outros setores.

Como acessar o 5G na Claro, TIM e Vivo

Para usar a quinta geração é necessário estar na área de cobertura e ter um aparelho compatível com 5G na frequência de 3,5 GHz.

TIM, Claro e Vivo não exigem planos específicos nem troca de chip para acessar o 5G NSA. Para o 5G SA o usuário deve seguir os passos logo abaixo:

  • Claro: é necessário ter chip 5G e plano específico para acessar o 5G SA;
  • TIM: Não é necessário trocar de chip para acessar o 5G SA, mas é preciso ativar um pacote de 50 GB gratuito por 12 meses, exclusivo para clientes do pós-pago TIM Black;
  • Vivo: Não é necessário ter plano específico, mas é preciso trocar de chip para acessar o 5G SA.

Consultado o mapa de cobertura

A princípio, o usuário precisa instalar o aplicativo Speedtest em seu smartphone para consultar a cobertura do 5G. Esse aplicativo ajuda a filtrar o tipo de tecnologia disponível em cada região.

Em resumo, os resultados mostram diferentes cores que representam desde a conexão mais avançada disponível na área até a conexão mais comum, aquela à qual a maioria dos usuários está conectada.

Descubra se há 5G puro em sua região:

  1. Abra o aplicativo Ookla Speedtest.

    Abra o aplicativo Ookla Speedtest e, no canto inferior direito da tela, toque em “Mapa”. O aplicativo usará as informações coletadas no celular para mostrar a área coberta pela operadora de telefonia do usuário. Caso a permissão para a informação não tenha sido concedida, será necessário identificar manualmente, arrastando a barra com as redes de internet para cima.Imagem mostrando a tela inicial do aplicativo

  2. Selecione uma operadora móvel.

    Será exibida uma lista com as principais operadoras de telefonia – como Claro, TIM, Vivo e Oi. Para verificar a cobertura, basta escolher a empresa desejada e selecionar se quer que o mapa mostre a melhor conexão do local ou a mais utilizada na região. O símbolo que representa o tipo de tecnologia escolhida (estrela para “Melhor” e seta para “Mais Comum”) ficará no canto superior esquerdo da tela.Imagem mostrando a seleção de mapeamento de rede

  3. Veja no mapa a região do Brasil que deseja consultar.

    Cada ponto colorido representa uma estação de rede móvel (como se fosse uma antena). Quadradinhos amarelos identificam a cobertura 2G e 3G; o verde mostra a conexão LTE ou 4G; e a azul, com presença tímida no mapa, é a escolhida para representar o 5G. Para áreas onde os usuários não se conectam com nenhuma das redes citadas, o aplicativo apresenta quadradinhos vermelhos. Vale observar que o mapa pode ser diminuído ou ampliado com o movimento de pinça na tela.Imagem do mapa de cobertura

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post O que é e como funciona o ‘5G puro’? apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Motorola lança Moto e22 for business; veja o preço

Por Pedro Borges Spadoni — 14 de Junho de 2023, 19:44

A Motorola lançou, nesta semana, o Moto e22 for business, produzido no Brasil. Pensado para o mercado corporativo, o celular tem construção mais robusta e serviços integrados. Além disso, já vem de fábrica com, capinha, película na tela e alça de pescoço.

Leia mais:

O Moto e22 também oferece um teste gratuito dos serviços da Motorola for Business, unidade da companhia criada para atender o segmento corporativo. Os serviços poderão ser testados gratuitamente por três meses. E podem ser ativados por meio de um QR Code, que vem na caixa do celular.

O Brasil será piloto mundial para o lançamento do moto e22 for business, segundo Georgia Sbrana, diretora da Motorola for Business América Latina. “O objetivo é fortalecer a oferta combinada de hardware, software e serviços, como uma solução única, e apoiar nossos clientes em garantir a produtividade de suas equipes”, disse.

O Moto e22 for business

Parte da frente e de trás do Moto e22 for Business da Motorola ligado
(Imagem: Divulgação/Motorola)

Confira abaixo os destaques das especificações do novo celular da Motorola:

  • Tela HD+ de 6,5” (com taxa de atualização de 90 Hz);
  • Câmera principal de 16 MP;
  • Sensor de profundidade de 2 MP (que grava em full HD e 30 fps);
  • 128 GB de armazenamento;
  • 4 GB de memória RAM;
  • Processador octa-core de 2,3 GHz;
  • Bateria de 4020 mAh;
  • Alto-falantes estéreo.

O moto e22 for business custa a partir de R$ 1.999. Ele é vendido diretamente pela empresa ou via distribuidores parceiros – por exemplo: a Ingram Micro e Allied.

Diferenciais do novo Motorola

Homem falando num Moto e22 for business da Motorola
(Imagem: Divulgação/Motorola)

Entre as soluções desenvolvidas pela Motorola for Business – que podem ser acessadas durante o teste gratuito – estão:

  • MDM (Moto Device Manager): controle sobre o uso do celular, inclusive sobre aplicativos instalados;
  • MotoTALK: serviço de comunicação exclusivo, com aplicativo de mensagem e rádio PTT (push-to-talk);
  • Moto Safe: voltado para segurança dos aparelhos, com um dashboard para rastrear e bloquear dispositivos;
  • Lenovo Premiere: serviço de atendimento com suporte 24h por dia.

O Moto e22 for business vem como resposta aos desafios de produtividade, gestão e segurança, que temos escutado de nossos clientes. Cada vez mais, o mercado está buscando por soluções que vão além dos dispositivos.

James Mattos, diretor da Motorola for Business para o Brasil

Com informações da Motorola

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Motorola lança Moto e22 for business; veja o preço apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Quando o iOS 17 vai ser lançado?

Por Danilo Oliveira — 12 de Junho de 2023, 14:20

Durante a abertura do WWDC 2023, a Apple apresentou em sua conferência o iOS 17 e mostrou tudo que o novo sistema operacional possuirá de novo, além de revelar quais modelos deixarão de ser atualizados neste ano, apesar de não citar uma data específica para o lançamento do novo sistema operacional.

Leia também:

Já no dia 5 de junho de 2023, mesma data da conferência, o iOS 17 ficou disponível para testes, apesar de estar ainda em sa versão Beta. Já nessa versão, é possível conferir as novas atualizações, como o modo StandBy, Live Stickers e muitas outras novidades. 

Quando lança o iOS 17?

Atualmente, apesar de estar disponível para testes, o iOS 17 segue em versão Beta e não possui uma data exata de lançamento, ainda que a Apple preveja que o sistema operacional seja liberado no final do ano, entre setembro e dezembro de 2023.

Conforme o período de testes for passando, será avaliado as condições para lançamento do sistema operacional de forma oficial. Caso a versão Beta não apresente muitos problemas e ocorra tudo como o esperado, o iOS 17 será lançado mais cedo. Mas caso o sistema apresente problemas mais complexos e difícil resolução, seu lançamento tende a chegar mais próximo dos últimos dias do ano.

Vale mencionar ainda que normalmente, novos sistemas operacionais costumam chegar ao público juntamente do iPhone lançado no ano em questão, então é bem provável que o iOS 17 seja lançado junto do iPhone 15 em meados de setembro ou outubro de 2023, que são as prováveis datas de lançamentos dos smartphones da Apple.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Quando o iOS 17 vai ser lançado? apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Os 5 melhores jogos offline para celular

Por Danilo Oliveira — 9 de Junho de 2023, 10:20

Não é de hoje que os aparelhos móveis se tornaram o principal meio de entretenimento para muitas pessoas, principalmente devido à sua portabilidade. Se você adora jogar em qualquer lugar, sem depender de uma conexão online, esta matéria é perfeita para você! Apresentamos os 5 melhores jogos offline para celulares que garantirão horas de diversão sem interrupções.

Leia também

1. Monument Valley

construções de monument valley
Monument Valley / Crédito: Ustwo (Divulgação)

Monument Valley é um deslumbrante jogo de quebra-cabeças que leva os jogadores a uma jornada encantadora por um mundo surreal e com arquitetura impossível. Com uma estética minimalista e uma trilha sonora relaxante, o jogo combina desafios inteligentes e uma história emocionante. Os jogadores assumem o controle de uma princesa chamada Ida, resolvendo quebra-cabeças para ajudá-la a avançar pelos níveis e desvendar segredos. Com seu design inovador e atmosfera única, Monument Valley destaca-se como um dos melhores jogos de quebra-cabeças recentes e um dos melhores jogos offline para celular.

2. Kingdom Rush Frontiers

tela de jogo de kingdom rush frontiers
Kingdom Rush Frontiers / Crédito: Ironhide Games (Divulgação)

Kingdom Rush Frontiers é um emocionante jogo de estratégia em tempo real que mergulha os jogadores em um mundo de fantasia épico. Com gráficos coloridos e uma jogabilidade viciante, o jogo desafia os jogadores a defender seu reino contra hordas de inimigos perigosos. Com uma ampla variedade de inimigos, torres e atualizações disponíveis, Kingdom Rush Frontiers oferece uma experiência imersiva repleta de desafios estratégicos. É considerado um dos melhores jogos do gênero “tower defense” atualmente e caso você goste do título, há ainda uma série de outras sequências disponíveis nos smartphones.

3. N.O.V.A. Legacy

personagem atirando em outro no game NOVA Legacy
N.O.V.A Legacy / Crédito: Gameloft SE (Divulgação)

Se você é fã de jogos de tiro em primeira pessoa, N.O.V.A. Legacy foi feito para você! Este emocionante jogo coloca os jogadores no papel de Kal Wardin, um soldado de elite em uma missão para salvar a humanidade de invasores alienígenas. Com gráficos incríveis, uma trilha sonora envolvente e controles intuitivos, N.O.V.A. Legacy é um dos jogos para celulares mais populares da atualidade e oferece aos seus jogadores um modo cooperativo excelente, mas também uma campanha totalmente offline de tirar o fôlego, com cenas de ação incríveis.

4. Shadow Fight 4: Arena

personagens se enfrentando em Shadow Fight Arena 4
Shadow Fight 4: Arena / Créditos: NEKKI (Divulgação)

Para os fãs de lutas, Shadow Fight 4: Arena é o jogo perfeito! A franquia Shadow Fight é uma das mais populares nos dispositivos móveis, e o quarto jogo eleva a experiência ao máximo. Com um visual marcante e um dos mais bonitos gráficos para mobiles, o jogo conquista os jogadores desde os primeiros minutos. Com a opção de escolher seu guerreiro, aprimorar suas técnicas e desbloquear novos golpes, Shadow Fight 4: Arena proporcionará horas de diversão para os entusiastas de jogos de luta offline para celular.

5. Minecraft

creeper inimigo em minecraft
Minecraft / Crédito: Mojang (Divulgação)

É claro que uma lista dos melhores jogos offline para celulares não estaria completa sem mencionar Minecraft. Este jogo revolucionou a indústria dos games e possui uma versão móvel completa e de alta qualidade. Em Minecraft, você é livre para explorar um mundo gerado aleatoriamente, coletar recursos, construir ferramentas, descobrir lugares e enfrentar inimigos. Com total liberdade de gameplay, Minecraft é um dos melhores jogos da atualidade e proporciona uma experiência única na palma da sua mão.

Aproveite esses jogos offline para celulares e mergulhe em aventuras emocionantes onde quer que você esteja!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Os 5 melhores jogos offline para celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

5 coisas que você precisa ensinar seus pais idosos a usar no smartphone

Por Layse Ventura — 30 de Maio de 2023, 17:20

Parece que tudo hoje em dia envolve saber mexer na internet, não é mesmo? Para nossos pais, essa habilidade se tornou essencial, principalmente depois da pandemia. Afinal, seja para fazer um PIX, seja para consultar a aposentadoria, eles vão precisar aprender pelo menos o básico no celular para terem independência.

Para te ajudar na missão, o Olhar Digital preparou uma lista com 5 tópicos para você ensinar seus pais hoje mesmo a se virar no celular. Bora lá?

Navegar na internet com segurança

Navegadores do celular
Imagem: Tada Images / Shutterstock

Comece pelo básico! A principal forma de mostrar um celular para um idoso é mostrar o funcionamento do navegador.

Antes de começar a aula, porém, sugiro baixar um antivírus no smartphone para garantir que seu aluno não vai clicar em links e baixar arquivos com vírus.

Depois, já baixe um navegador simples e seguro para facilitar o acesso. Algumas opções de aplicativos com maior proteção e privacidade são o Firefox Focus, DuckDuckGo Privacy Browser e Brave Browser.

Agora, veja algumas dicas do que ensinar:

  1. Mostre o ícone do navegador e como encontrá-lo na tela do celular;
  2. Depois, explique o navegador e ensine-o a abrir o Google;
  3. Quando ele já estiver familiarizada com o processo, mostre a barra de endereço;
  4. Agora, ajude-o a salvar suas primeiras páginas favoritas;
  5. Por fim, explique o que são os golpes de internet e o perigo de clicar em anúncios.

Usar o WhastApp

Ligação
Imagem: fizkes / Shutterstock

Se você não gosta do WhatsApp, procure qualquer outro aplicativo de troca de mensagens com possibilidade de mandar áudio e fazer videochamada. Assim, você e seus pais poderão manter contato facilmente.

Além disso, tenha em mente que mostrar o celular para o idoso de forma divertida é a melhor maneira para ele aderir ao uso do aparelho.

Depois de instalar o aplicativo e criar uma conta para seus pais, veja o que você precisa ensiná-los:

  1. Adicionar e procurar contatos no aplicativo;
  2. Enviar mensagem de texto;
  3. Enviar áudio;
  4. Baixar, salvar e enviar figurinha (principalmente, aquelas de “Bom dia” e com gatinhos);
  5. Fazer uma videochamada e aprender onde ficam os controles de microfone e câmera.

Jogar e estimular o cérebro

Jogo na internet
Imagem: ViDI Studio / Shutterstock

Ainda na parte mais divertida do celular, ensine seus pais a baixarem aplicativos de jogos das lojas oficiais. Para isso, lembre-se de:

  • Apresentar o ícone da lojinha;
  • Mostrar a guia “Jogos” e, dentro dela, a aba “Categorias”;
  • Mostrar como avaliar de forma simples se o jogo é confiável: pelo número de downloads e a nota média de avaliação;
  • Ensinar como baixar o jogo e onde acessá-lo no celular depois da instalação;
  • Explicar que geralmente os jogos que são gratuitos tem publicidade. Então, ensine-os a fechar as publicidades;
  • Por fim, não vincule um cartão de crédito ao celular para evitar que eles façam compras nos jogos.

Alguns dos jogos indicados para idosos no celular são aqueles que estimulam o raciocínio lógico e a memória. Na Play Store, do Android, tem toda uma seção de quebra-cabeça disponível com esses tipos de aplicativos.

Cadastrar chave PIX

Ensinar idoso a fazer PIX pelo celular é importante
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock

Fazer um PIX é sinônimo de autonomia! Essa modalidade de transferência de dinheiro serve não apenas para ele passar um dinheiro para o netinho, mas também para pagar por produtos ou serviços em lojas físicas e online. Além disso, esse serviço é ainda mais simples de usar, já que não precisa decorar dados do banco ou usar um cartão.

A primeira coisa que eles precisam é do aplicativo do banco instalado. Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do celular: Play Store para celulares Android e App Store para celulares equipados com iOS.

Depois de instalar o aplicativo, eles precisarão autorizar o dispositivo em uma agência do banco. Dá para ser feito inclusive nos caixas de autoatendimento, mas sugiro que nesses casos você vá com eles em uma agência ou que eles peçam ajuda da atendente, porque o caminho para autorizar o dispositivo pode não ser tão intuitivo como os dizeres “Saque” e “Extrato” que já aparecem na tela inicial.

Agora que o celular já está autorizado, é momento de cadastrar sua chave PIX, que nada mais é outra forma de dizer o banco, agência e conta. Só que ao invés de ter que decorar números, eles vão ter que informar dados que eles já sabem, como o CPF, o número do celular e, se eles forem até mais conectados, o endereço de e-mail.

Como a chave aleatória é uma sequência de letras e números complexa, não vou sugerir ela aqui. A ideia é facilitar a vida deles e não complicar, né? Mas, fica a seu critério apresentar essa opção para eles.

A gente já preparou um tutorial para cada um dos principais bancos brasileiros. Veja abaixo:

Você pode cadastrar uma chave para cada conta ou cadastrar todas para uma única conta. Mas, se seus pais têm mais de uma conta, sugiro usar uma chave para cada uma. E, para eles não se esquecerem, anote e deixe na geladeira qual chave é de qual conta, ok?

Acessar serviços do governo

Idoso no celular
Imagem: Concepcion Ramallo Mena / Shutterstock

Atualmente, a maioria dos serviços do governo podem ser acessados pela internet também. Infelizmente, para cada serviço será necessário baixar um aplicativo diferente. Porém, hoje com apenas uma conta Gov, eles poderão fazer login em todos os aplicativos que desejarem – não sendo necessário memorizar vários usuários e senhas diferentes.

Veja uma lista de alguns serviços que eles podem acessar pelo celular:

Pronto! Agora, ficou mais fácil apresentar o celular para um idoso, não é mesmo?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post 5 coisas que você precisa ensinar seus pais idosos a usar no smartphone apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Cansado das redes sociais? Então o Beepberry é para você

Por Pedro Borges Spadoni — 23 de Maio de 2023, 18:45

Por incrível pareça, nem todo mundo gosta que suas mensagens cheguem no mesmo aparelho que também é seu banco, sua fonte de notícias, sua passagem de ônibus e sua câmera. Para essas – e também para entusiastas de aparelhos inusitados – Eric Migicovsky, cofundador do Beeper, tem “um pequeno projeto paralelo”: o Beepberry.

O que você precisa saber:

  • O Beepberry é a fusão de um teclado retroiluminado BlackBerry Classic e mini-touchpad, um Raspberry Pi Zero W e uma tela de calculadora;
  • Só funciona com o serviço de bate-papo Beeper, compatível com SMS;
  • Aparelhinho está disponível para pré-encomenda com preço partindo de US$ 79 (R$ 395, em conversão livre).

O aparelhinho é a fusão de um teclado retroiluminado BlackBerry Classic (com o botão do logotipo e tudo) e mini-touchpad, um Raspberry Pi Zero W e uma tela LCD Sharp Memory 400×240 – aquelas que você geralmente vê em calculadoras de programação. Confira a seguir os destaques do Beepberry e como ele funciona.

Leia mais:

Beepberry: menos é mais

Beepberry entre banana e maçã, todos sobre uma mesa
(Imagem: Divulgação/Beepberry)

O Beepberry deve ser usado com o Beeper, um serviço de bate-papo que também pode retransmitir SMS, incluindo o iMessage (normalmente por meio de login remoto num servidor Mac). O usuário também precisa ter – ou comprar à parte – um cartão SD.

Numa rede social, Migicovsky, que também criou o smartwatch Pebble, escreveu que queria um “dispositivo de fim de semana” que o mantivesse em contato, mas não o levasse a distrações típicas de smartphones.

Imaginei uma pequena tela de papel eletrônico hackeável com um teclado físico, alimentado por um Raspberry Pi, útil para conversar em minha casa. E praticamente nada mais.

Eric Migicovsky, criador do Beepberry, numa rede social

O aparelhinho está disponível para pré-encomenda por US$ 99 (aproximadamente R$ 500 em conversão direta, na cotação atual), se o cliente quiser um Pi Zero W incluído. E por US$ 79 (R$ 395), se usuário já tiver um e quiser “fundir” ele mesmo.

Particularidades

Close na tela do Beepberry
(Imagem: Divulgação/Beepberry)

Porém, conforme enfatizado na postagem do blog de Migicovsky no Beeper, o aparelhinho não é “uma compra de varejo”. Não é nem mesmo um projeto de acesso antecipado no estilo Kickstarter.

O Beepberry é um teclado, um Pi Zero W, uma tela e uma bateria que, pelo menos em um vídeo de demonstração, está presa à embalagem com um elástico. Assista abaixo a dois vídeos de demonstração (sobre “estrutura” do aparelho e sua interface, respectivamente):

Por ora, o conceito do Beepberry pode parecer limitado. Mas qualquer dispositivo baseado num Raspberry Pi com acesso de hardware aberto vê rapidamente novos usos surgirem.

Com informações de Beepberry

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Cansado das redes sociais? Então o Beepberry é para você apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

As 5 melhores capinhas para iPhone

Por Wagner Edwards — 22 de Maio de 2023, 14:20

As capinhas para smartphone foram desenvolvidas, inicialmente, para proteger o dispositivo contra arranhões e quedas. Contudo, o mercado percebeu um grande volume de aquisições deste acessório, e novos tipos de cases começaram a conquistar o público, seja pelo tipo de estampa, material utilizado, ou funcionalidade extra. A seguir, confira as cinco melhores capinhas para iPhone.

Leia mais:

1. Capinha com MagSafe

1 - capinha para iphone
Reprodução: Amazon

A capinha com MagSafe é a última tendência dos iPhones, considerando que a Apple agora desenvolve dispositivos com carregamento sem fio. Esta capinha possui uma construção específica que permite o carregamento do smartphone sem a necessidade de plugs no painel de controle. Atualmente, é possível encontrar vários modelos com design transparente ou estampado com super-heróis, flores e muito mais.

2. Capinha-carteira

2 - capinha para iphone
Reprodução: Amazon

Este modelo é conveniente para quem detesta andar com uma carteira na bolsa. Isso porque não apenas economiza espaço, mas também mantém os cartões sempre por perto do usuário –– o que, em parte, pode aumentar a segurança deles, visto que o usuário sempre estaria com os mesmos. Além disso, também é possível guardar algumas cédulas e demais papéis finos para anotação. O estilo é bastante simples, moderno, e usual.

3. Capinha anti-danos

3 - capinha para iphone
Reprodução: Amazon

As capinhas anti-danos, como o próprio nome já entrega, foram pensadas para quem deseja proteger o iPhone a todo custo. As laterais possuem design antiaderente para evitar escorregões da mão, encaixes lateralizados para facilitar a firmeza ao agarrar o smartphone, construção lateral arredonda para proteger a tela, presença de borracha no interior e exterior da case, e muito mais. Apesar de não haver uma case 100% à prova de danos, os modelos com as especificações citadas acima contribuem para evitar danos ao dispositivo e à tela, o que poderia levar à completa inutilização do mesmo.

4. Capinha com proteção de tela

4 - capinha para iphone
Reprodução: Amazon

Para os usuários que costumam deixar o telefone cair frequentemente ou que odeiam uma tela trincada, a capinha com proteção de tela possui um mecanismo que protege toda a parte frontal do seu celular. Além disso, enquanto ela estiver “aberta”, ainda pode servir como uma carteira de cartões. O design, ainda, possibilita um apoio dobrável para repousar o iPhone em qualquer superfície lisa, o que deve ser útil para assistir conteúdos com a tela na horizontal.

5. Capinha hiper compatível

5 - capinha para iphone
Reprodução: Amazon

Este modelo oferece um encaixe na região traseira com hiper compatibilidade com inúmeros acessórios da marca Peak Design, como tripés, suportes, carregadores e muito mais. Desta forma, você sempre teria um smartphone completamente compatível com uma linha inteira de apetrechos móveis. Algumas opções ainda disponibilizam espaço suficiente para guardar cédulas e cartões.

Com informações: Wirecutter (The New York Times).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post As 5 melhores capinhas para iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Brasil é um dos países com mais usuários de smartphones; veja ranking

Por Alisson Santos — 9 de Maio de 2023, 09:20

De acordo com levantamento feito pela Cupom Válido — com base em dados do The World Bank e da Statista — o Brasil é o quinto país com maior número de smartphones em todo o mundo. Além desta, outra lista com os maiores índices de penetração de celular também foi revelada.

Em ordem decrescente, o Brasil perde somente para a China, Índia, EUA e Indonésia — países que também possuem maiores populações. No topo, a China sai em disparada com 953 milhões de usuários de celulares, enquanto o Brasil registra somente 118 milhões. Em décimo lugar, está a Alemanha com 66 milhões.

Leia mais:

Confira o ranking completo:

  1. China;
  2. Índia;
  3. Estados Unidos;
  4. Indonésia;
  5. Brasil;
  6. Rússia;
  7. Japão;
  8. México;
  9. Vietnã;
  10. Alemanha.

Para ser considerável elegível à pesquisa, os usuários têm que ter utilizado o dispositivo ao menos uma vez ao mês. Paralelo a essa lista, uma secundária com a taxa de penetração dos smartphones também foi revelada, mas, dessa vez, o Brasil fica de fora do top 10.

A taxa de penetração, por sua vez, avalia os índices de usuários ativos com smartphones, ou seja, que mantenham uso frequente do dispositivo. Com esse parâmetro, o Brasil fica em 15º lugar, com taxa de penetração nacional de 55% da população.

“Isso mostra que, apesar da quantidade absoluta de usuário de smartphones ser entre as maiores do mundo, quase a metade da população brasileira ainda não possui celular”, destaca a Cupom Válido.

Além da mudança brusca na colocação do Brasil, esse ranking apresenta mudanças drásticas na ordem. Com essa métrica, Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com 82,2%, seguidos pelo Reino Unido, com 79,8%. A China, que liderava o outro ranking, foi realocada em 8º lugar, com 66%.

Com informações de Tele.Síntese

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Brasil é um dos países com mais usuários de smartphones; veja ranking apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Celular faz 50 anos e ganha exposição interativa no Museu do Amanhã

Por Vitoria Lopes Gomez — 8 de Maio de 2023, 21:02

O telefone móvel completa 50 anos e ganhará sua própria comemoração. A exposição Celular 50 acontecerá no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e o público poderá interagir com recursos audiovisuais, tótens alfanuméricos, painéis e jogos com informações sobre o aparelho desenvolvido pela Motorola em 1973.

Leia mais:

Martin Cooper com o primeiro celular da Motorola, o DynaTAC 8000X (Imagem: Rico Shen/Wikimedia Commons)
Martin Cooper com o primeiro celular da Motorola, o DynaTAC 8000X (Imagem: Rico Shen/Wikimedia Commons)

Exposição de 50 anos do celular

  • Há 50 anos no mês de abril, o engenheiro americano Martin Cooper criou o primeiro aparelho de telefonia móvel e realizou sua primeira ligação.
  • A exposição Celular 50, desenvolvida pela Araucária Agência Cultural e pelo Festival HACKTUDO, em parceria com a Ostra Studio e o Museu do Amanhã, mostra as evoluções do celular da época até os dias de hoje, bem como as mudanças sociais provocadas pelo objeto.
  • A exposição tem abertura prevista para o dia 23 de maio.
  • O evento terá seis seções dedicadas a contar a história do celular: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades.
  • Segundo a diretora-geral do Museu do Amanhã, Bruna Baffa, os espectadores poderão pensar “sobre como ele (o celular) transformou o modo como nos relacionamos, comunicamos e comportamos ao longo do tempo”.
  • Além das seções interativas, o visitante poderá conhecer o protótipo original do DynaTAC 8000x, cedido pela empresa Dyna LLC, de Martin Cooper.
A operadora AT&t também trabalhava em um dispositivo móvel, mas Martin Cooper realizou a façanha antes (Imagem: Wikipedia)

Primeiro celular

Os 50 anos da primeira ligação de celular do mundo foi comemorada em 3 de abril.

O DynaTAC 8000x desenvolvido por Cooper foi o aparelho usado para a façanha. Ele tinha mais de 1,4 quilo e foi uma revolução: antes dele, ligações só poderiam ser feitas usando aparelhos instalados no porta-malas de carros, porque usavam a bateria como fonte de energia, e pesavam 14 quilos. A primeira ligação do engenheiro foi para a operadora americana AT&T, que também desenvolvia um protótipo móvel, para avisar que ele tinha o feito primeiro.

Na época, o celular aguentava apenas 30 minutos ligado – mas, pesando quase um 1,5 quilo, não precisaria durar muito mais – e obtinha uma carga total após 10 horas de carregamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Celular faz 50 anos e ganha exposição interativa no Museu do Amanhã apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Brasileiros conversam mais pelo celular do que presencialmente

Por Vitoria Lopes Gomez — 8 de Maio de 2023, 19:58

Brasileiros conversam mais com os amigos pelo celular do que presencialmente. Isso é o que mostra uma pesquisa do PoderData, realizada entre 2 e 4 de abril deste ano. O levantamento mostra que 47% dos entrevistados têm mais contato virtual do que presencialmente, contra 36% que preferem as interações ao vivo.

Leia mais:

Celular vs. presencialmente

  • A pesquisa analisou as respostas de 2.500 entrevistados, de 233 munícipios das 27 unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos ou celulares.
  • A margem de erro foi de dois pontos percentuais e a confiança é de 95%.
  • Segundo a pesquisa, 47% dos 2.500 entrevistados “sempre” leem e enviam mensagens em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
  • 22% faz isso “de vez em quando” e 15%, “nunca”.
  • Ainda conforme o levantamento, a predominâncias das conversas presenciais aumenta com a idade.
  • Elas representam 31% das conversas entre jovens de 16 a 24 anos; 35% entre adultos de 25 a 44 anos; 38% entre quem tem 45 a 49 anos; e 43% para pessoas com 60 anos ou mais.
  • Ou seja, quanto mais velha for a pessoa, maior é a probabilidade de ela ter conversas ao vivo com os amigos.
  • A única porcentagem de conversas presenciais que ultrapassou às de forma online foi a da parcela de 60 anos ou mais.
Digitando no teclado Android
A maior taxa de uso do celular para conversas é a da população entre 25 e 44 anos, com 49% online contra 34% presencialmente (Imagem: diego_cervo/iStock)

Resultados

Para a psicóloga e doutora em saúde mental do Instituto Delete da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Anna Lucia Spear King, os números refletem a configuração social atual, que é “muito mais digitalizada”.

Com as violências e com toda dificuldade de se sair de casa, as pessoas tendem a se relacionar mais virtualmente do que a presencialmente […] Se os jovens forem menores de idade, provavelmente, os pais estão contribuindo para que eles privilegiem as relações on-line mais do que as presenciais […]

Anna Lucia Spear King
Idosos que vivem isolados podem se beneficiar da comunicação online (Imagem: Fizkes – Shutterstock)

A médica psiquiatra e professora da Queen’s University Elisa Brietzke lembra que os idosos também têm altas taxas de interação online, por telefone. King vê a tecnologia como algo benéfico especialmente essa parcela da população, que tende a ficar isolada em suas casas e, por meio das redes sociais, pode estabelecer conexões.

Com informações de Poder360

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Brasileiros conversam mais pelo celular do que presencialmente apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌