Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 22:09

Os recentes problemas e erros no X vêm fazendo com que os usuários do antigo Twitter repensem manter-se na plataforma. O mais recente “infortúnio” enfrentado pelos usuários começou na tarde desta quarta-feira (13), segundo o The Verge.

Desta vez, a rede social de Elon Musk estava com problemas para redirecionar o usuário para os links externos apresentados nas postagens.

Leia mais:

Mais problemas para o X

  • Ao clicar na URL, o usuário era direcionado a uma página de erro, com os seguintes dizeres: “Esta página está fora do ar. Eu grito. Você grita. Todos gritamos… para consertarmos esta página. Pararemos de fazer piadas e colocaremos as coisas em funcionamento em breve”;
  • Após uma hora com problemas, o X resolveu a situação, mas não houve nenhum pronunciamento por parte da página de suporte da rede social, de sua CEO, Linda Yaccarino, ou de Musk;
  • Algo similar aconteceu em março: links e imagens não estavam disponíveis em nenhuma timeline, também por cerca de uma hora;
  • À época, a rede culpou uma “mudança interna que trouxe algumas mudanças não-intencionadas”;
  • Após, o Platformer trouxe que o bug ocorreu após erro do engenheiro de confiabilidade do site restante, já que os demais foram demitidos.

Janja: perfil de primeira-dama no X é hackeado

Nesta segunda-feira (11), o perfil no X da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi hackeado. Várias foram as mensagens publicadas pelo hacker, como “Eu apoio o mensalão,” “Super Xandão presidente do Brasil em 2026”, além de mensagens obscenas, segundo o SBT News.

hacker, que se autointitula Ecologyc, também publicou um vídeo no qual assume a autoria da invasão.

Leia a matéria completa aqui

O post X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Tesla: Musk queria usar câmeras para espionar motoristas, revela biografia

Por Pedro Borges Spadoni — 17 de Setembro de 2023, 18:47

A biografia do bilionário Elon Musk, escrita por Walter Isaacson e publicada recentemente, trouxe várias revelações sobre o passado, presente e futuro da Tesla. Uma delas é um possível uso da câmera de monitoramento interno dos motoristas.

Para quem tem pressa:

  • A biografia de Elon Musk revela que o CEO da Tesla considerou usar a câmera interna dos carros para gravar vídeos do comportamento dos motoristas, visando utilizá-los como evidência em investigações de acidentes;
  • A câmera interna dos carros Tesla é usada atualmente para garantir que os motoristas estejam atentos quando o Autopilot ou o Full Self-Driving (FSD) estão ativados;
  • Elon Musk acreditava que a maioria dos acidentes era causada por maus motoristas e queria usar os vídeos para provar eventuais erros dos condutores;
  • Inicialmente, Musk propôs coletar esses dados sem o conhecimento dos motoristas, mas houve resistência e a ideia foi modificada para incluir um aviso de privacidade;
  • Até o momento, a Tesla não usou os clipes da câmera interna como defesa em processos ou investigações relacionadas ao piloto automático – mas com o atual foco em monitoramento de motoristas, isso pode mudar no futuro.

Musk pressionou para usar a câmera de monitoramento interno da Tesla para gravar vídeos do comportamento dos motoristas, principalmente para que a fabricante pudesse usar esses vídeos como evidência para se defender em investigações em caso de acidentes, de acordo com a biografia.

Leia mais:

Câmeras nos carros da Tesla

Montagem com ilustração de câmera interna de Tesla
(Imagem: Divulgação/Tesla)

Muitos carros têm uma câmera assim para monitorar a atenção do motorista e alertar se parecer que o motorista está prestando pouca atenção à estrada, embora outros fabricantes de automóveis geralmente usem câmeras infravermelhas e os dados nunca saiam do carro.

Os carros da Tesla têm essas câmeras há muitos anos, aparecendo pela primeira vez no Model 3 em 2017 e depois no S/X, mas elas não foram ativadas até 2021. Antes disso, a Tesla determinava a atenção detectando o torque do volante (uma segurança que era bastante fácil de burlar).

Hoje em dia, a câmera é usada para garantir que os motoristas ainda estejam observando a estrada enquanto o Autopilot ou o Full Self-Driving (FSD) estão ativados, já que ambos os sistemas são de “Nível 2” de direção autônoma e, portanto, requerem a atenção do motorista. A esperança, no entanto, era usar potencialmente a câmera para monitoramento da cabine se o sonho da Tesla de ter táxis-robôs se concretizar.

Uso das câmeras

Tesla Model Y na rodovia
Tesla Model Y (Imagem: Yauhen_D/Shutterstock)

No entanto, isso não foi a única coisa para a qual a Tesla queria usar as câmeras. Segundo a biografia, Musk pressionou internamente para gravar clipes dos motoristas da Tesla, inicialmente sem o conhecimento deles, com o objetivo de usar essas filmagens para defender a empresa em caso de investigações sobre o comportamento de seu sistema de piloto automático.

Musk estava convencido de que maus motoristas, em vez de software ruim, eram a principal razão para a maioria dos acidentes. Em uma reunião, ele sugeriu usar dados coletados pelas câmeras do carro – uma das quais está dentro do carro e focada no motorista – para provar quando houve erro do motorista. Uma das mulheres à mesa discordou. ‘Discutimos bastante com a equipe de privacidade sobre isso. Não podemos associar os streams de selfies a um veículo específico, mesmo em caso de acidente, ou pelo menos é isso que dizem nossos advogados’, disse ela.

Trecho da biografia de Elon Musk, escrita por Walter Isaacson

Musk também sugeriu que não apenas esses acidentes são geralmente culpa dos motoristas, mas que ele quer que as câmeras da cabine sejam usadas para espionar os motoristas, com o objetivo específico de querer ganhar processos ou investigações movidas contra a Tesla – como a investigação da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade responsável pelo gerenciamento de questões envolvendo a segurança do trânsito nos Estados Unidos.

Além dessa postura adversarial em relação aos seus clientes, o trecho sugere que sua ideia inicial era coletar essas informações sem informar o motorista, com a ideia de adicionar um pop-up de privacidade de dados apenas surgindo posteriormente na discussão.

Musk não ficou satisfeito. O conceito de ‘equipes de privacidade’ não aqueceu seu coração. ‘Eu sou o tomador de decisões nesta empresa, não a equipe de privacidade’, disse ele. ‘Eu nem sei quem são eles. Eles são tão privados que você nunca sabe quem são’. Houve algumas risadas nervosas. ‘Talvez possamos ter um pop-up onde avisamos as pessoas que se usarem o FSD, vamos coletar dados em caso de acidente’, sugeriu ele.

Trecho da biografia de Elon Musk, escrita por Walter Isaacson

Tesla e privacidade

Embora a Tesla tenha uma página dedicada descrevendo sua abordagem de privacidade de dados, uma nova análise independente divulgada na semana passada pela Fundação Mozilla classificou a empresa em último lugar entre as marcas de carros. E apontou os carros como a pior categoria de produto em termos de privacidade que a Mozilla já tinha visto.

Além disso, a Tesla não se defendeu em nenhum processo ou investigação sobre piloto automático usando explicitamente a câmera da cabine – pelo menos por enquanto. Com o monitoramento de motoristas em foco na atual investigação da NHTSA, é totalmente possível ver mais uso desta câmera no futuro. Ou que clipes de câmera estejam sendo usados como parte da investigação.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Tesla: Musk queria usar câmeras para espionar motoristas, revela biografia apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Robotáxi da Tesla pode ter estilo do Cybertruck; veja!

Por Vitoria Lopes Gomez — 15 de Setembro de 2023, 02:33

Uma foto do possível visual do robotáxi da Tesla começou a circular nas redes sociais nesta semana, logo antes do lançamento da biografia oficial de Elon Musk. O desenho mostra que o design do veículo lembra o Cybertruck – e não conta com pedais nem volante. A empresa havia anunciado planos para construir o robotáxi em 2022, mas não deu um prazo de entrega oficial.

Leia mais:

Robotáxi Cybertruck autônomo?

O biógrafo de Musk, Walter Isaacson, lançou a biografia do CEO da Tesla na última terça-feira (12), dando mais detalhes sobre a imagem.

O desenho divulgado aparenta ser um conceito do robotáxi da empresa, com design inspirado no Cybertruck, inclusive com a carcaça de aço inoxidável pelo qual a picape ficou popular.

Conforme reportado pelo Tech Crunch, outra imagem do livro, que não pode ser obtida, mostra o designer-chefe da Tesla, Franz von Holzhausen, ao lado de um antigo robotáxi, com apenas dois assentos e espaço atrás para a bagagem.

Foto obtida da biografia de Elon Musk (Foto: Reprodução/redes sociais)

Como será o robotáxi da Tesla?

  • No entanto, a imagem do modelo semelhante ao Cybertruck não tem uma data. Ou seja, não é possível saber se esse realmente será o design que a Tesla adotará no robotáxi, que foi anunciado em 2022, ou se a ideia foi deixada de lado;
  • No livro, ela aparece na seção que conta a vida de Elon Musk entre os anos de 2014 e 2016;
  • Apesar de não podermos imaginar o visual do carro, Musk confirmou ao site Axios que o robotáxi realmente não terá pedais nem volante;
  • Os engenheiros chegaram a contestar o CEO (na época, o Full Self-Drivide – FSD da Tesla ainda não existia), mas ele assumiu o risco em nome da tecnologia e autonomia.
Renderização de possível design do robotáxi (Foto: Reprodução/redes sociais)

Ressalvas ao robotáxi da Tesla

Porém, as legislações dos Estados Unidos ainda não permitem a produção em massa de um carro 100% autônomo. A esperança da Tesla é que a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário anuncie uma nova regulamentação sobre isso ainda em setembro.

A sorte da montadora é que ainda não tem data para lançar o robotáxi. Ainda em 2022, Musk chegou a comentar que o modelo estaria no mercado (sem volantes nem pedais, como ele insistiu) até 2024.

Até lá, a Tesla terá que contar com a mudança da regulação, anunciar o modelo para o mercado (que, com dois lugares, pode não ser o mais chamativo), iniciar a produção e desenvolver o serviço para uso do robotáxi.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Robotáxi da Tesla pode ter estilo do Cybertruck; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk volta a desafiar Zuckerberg sobre luta: “qualquer hora, qualquer lugar”

Por Vitoria Lopes Gomez — 14 de Setembro de 2023, 20:32

Já se passaram três meses desde que Elon Musk e Mark Zuckerberg se provocaram nas redes sociais para marcarem uma “luta de jaula”. A possibilidade despertou interesse até do presidente do UFC, Dana White. Também existiam boatos de que o duelo poderia acontecer em um octógono em Las Vegas ou até no Coliseu, na Itália.

No final (ou até agora), a luta não saiu, mas o dono da Tesla e da X Corp (antigo Twitter Inc.) não desistiu de atazanar o rival: em uma nova publicação na sua rede social, Musk respondeu que lutaria em “qualquer hora, qualquer lugar”.

Leia mais:

Musk não desistiu

O dono da Tesla, X e SpaceX respondeu à publicação de um usuário com uma montagem de Musk e Zuckerberg lado a lado, com o primeiro bilionário fazendo sinais de positivos com as mãos.

A legenda dizia “vocês ainda querem lutar?”.

Musk é extremamente ativo no X (antigo Twitter) e não é conhecido por deixar provocações passarem. Ele respondeu apenas “qualquer hora, qualquer lugar”.

Anytime, anywhere

— Elon Musk (@elonmusk) September 14, 2023

Musk vs. Zuckerberg

  • Tudo começou em junho, quando o Thread, rival do X/Twitter, ainda não havia sido lançado. Elon Musk respondeu comentários sobre um possível embate com Mark Zuckerberg, dono da Meta.
  • Após ser alertado por um usuário de que Zuckerberg sabe lutar jiu-jtisu, Musk escreveu: “estou pronto para uma partida de jaula se ele for lol“. O bilionário rival publicou o print no Instagram respondendo que bastava mandar a localização.
  • Desde então, os dois confirmaram a intenção de se enfrentar em uma luta publicamente, inclusive chamando a atenção do presidente do UFC, Dana White, que queria fazer um evento televisionado acontecer. Outras opções, como transmitir o evento ao vivo no X e lutar no Coliseu, também surgiram.
  • No entanto, nada disso aconteceu. Elon Musk até chegou a alegar que precisaria de cirurgia e que a luta demoraria a acontecer.
  • Dois meses depois, em agosto, Zuckerberg parece ter se cansado. Ele afirmou que Musk não estava falando sério, que era “hora de seguir em frente” e focar em competições com “pessoas que levam o esporte a sério” (o CEO da Meta treina e participa de competições de jiu-jitsu).
  • Depois disso, Musk ainda publicou que dirigiria até a casa de Zuckerberg para lutar, mas o rival não deu bola.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk volta a desafiar Zuckerberg sobre luta: “qualquer hora, qualquer lugar” apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Tesla Cybertruck poderá ser quase impossível de arranhar; entenda

Por Vitoria Lopes Gomez — 14 de Setembro de 2023, 19:59

A picape Cybertruck pode se tornar mais interessante. A parte externa do modelo é feita com um esqueleto de aço inoxidável que dá maior proteção à estrutura. Além disso, os vidros são blindados. O CEO da Tesla, Elon Musk, sugeriu que a empresa poderia deixar o veículo ainda mais resistente.

Aos interessados, pode ser que a Tesla ofereça uma opção de revestimento para tornar a picape “imune” a arranhões. A única exceção são os diamantes. Ou seja, se alugém quiser riscar sua Cybertruck, antes, vai ter que investir muita grana!

Leia mais:

Contra arranhões

A Tesla pode ir além da estrutura robusta que está na essência do Cybertruck e oferecer uma opção contra arranhões.

Isso vem após alguns casos de pessoas tentando riscar a carcaça da picape usando chaves. Elon Musk chegou a comentar que esses indivíduos “estarão arruinando suas chaves”.

Segundo o site Electrek, o CEO da montadora revelou que esse revestimento opcional seria feito com carboneto de tungstênio, à prova de arranhões “em tudo abaixo da dureza do diamante”. Ou seja, se você tiver um diamante sobrando, poderá superar o Tesla Cybertruck.

Tesla Cybertruck

  • A picape elétrica da Tesla deve começar a ser produzida em breve, mas o modelo final ainda não foi revelado. No final de agosto, Elon Musk já havia publicado em seu X (antigo Twitter) que já tem sua versão “candidata à produção“, inclusive testada por ele na fábrica da montadora no Texas.
  • O modelo deve ser apresentado ainda este mês para o mercado.
  • Apesar de as reservas já estarem fechadas (segundo Musk, já foi ultrapassado o que a Tesla poderia fabricar em três anos), o preço inicial da caminhonete também não foi divulgado. Ela estava cotado para começar em US$ 39.900 (cerca de R$ 190 mil), com versões mais caras.
  • Nem o CEO e nem a Tesla falaram sobre preços do possível revestimento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Tesla Cybertruck poderá ser quase impossível de arranhar; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Como usar o logo antigo do Twitter em vez de “X” no celular

Por Wagner Edwards — 22 de Agosto de 2023, 20:00

Desde a chegada do bilionário Elon Musk no comando do Twitter, a rede social passou por diversas mudanças que impactaram diretamente a experiência dos usuários no site e app. Uma das mais repercutidas foi, sem dúvida, a substituição do logotipo da rede social por um novo, o que representa uma nova identidade visual para a plataforma.

Contudo, muitos usuários não gostaram da repaginada no visual e desejam o logo antigo do microblog. Assim, separamos um tutorial para ensiná-lo a como usar o ícone antigo do Twitter no celular ao invés do “X”. Veja a seguir.

Leia mais:

Saiba como substituir o “X” pelo logo antigo do Twitter usando o celular

Tempo necessário: 5 minutos.

É importante avisar que embora o app que proporciona essa alteração seja gratuito, ele é carregado de anúncios. Por isso, será necessário assistir a alguns vídeos para concluir uma outra ação até que o ícone da rede social seja alterado de fato.

  1. Salve uma imagem com o ícone antigo

    Abra o Google no seu celular e procure pela imagem com o ícone antigo do Twitter. Preferencialmente, escolha uma que seja grande e com boa resolução. Em seguida, faça download do arquivo no seu celular;passo 1

  2. Baixe o app correto

    Dirija-se à loja de aplicativos do seu celular, acesse a barra de busca, e procure por “X Icon Changer”. Ao encontrar o aplicativo, faça o download;passo 2

  3. Entre no app

    Quando o download do app for concluído, clique sobre o mesmo para iniciá-lo;passo 3

  4. Escolha o aplicativo correto

    Uma vez que o X Icon Chancer abrir, o app pedirá que você selecione um aplicativo para que o ícone seja alterado. Então, procure por “X” e clique sobre ele ao encontrá-lo;passo 44444

  5. Selecione o tipo de alteração

    Clique na opção “Foto” para indicar que deseja enviar uma imagem para ser o novo ícone do aplicativo e depois escolha a opção “Galeria” para selecionar a imagem do seu álbum de fotos;passo 5

  6. Escolha a foto que você salvou

    A sua galeria irá abrir em seguida. Procure pela foto que você baixou e, ao encontrá-la, selecione-a para que o aplicativo a processe;passo 6

  7. Salve a foto

    O app dá ao usuário a opção de personalizar a imagem, caso deseje, alterando formato, filtro e cor do ícone. Quando estiver tudo pronto, clique no botão superior direito escrito “Done”;passo 7

  8. Adicione o atalho à área de trabalho

    No fim das alterações, o app irá enviar um atalho para a sua área de trabalho: ele terá o ícone antigo do Twitter que você enviou. Quando selecionado, sua conta do Twitter será exibida.passo 8

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Como usar o logo antigo do Twitter em vez de “X” no celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk confirma luta com Mark Zuckerberg na Itália

Por Lucas Soares — 12 de Agosto de 2023, 12:36

A luta (literalmente) entre Mark Zuckerberg e Elon Musk parece que realmente vai acontecer. Como havia sido noticiado anteriormente, o CEO da Tesla quer realizar o confronto no Coliseu de Roma, na Itália. Nesta sexta-feira (11), o bilionário deu mais detalhes sobre as negociações.

A declaração foi via Twitter, ou melhor, X, como a plataforma foi renomeada. Musk afirmou que ainda não tem data para a luta e confirmou o embate em Roma, apesar de não dar detalhes sobre se o evento será no Coliseu.

Crédito: Leefuji – Shutterstock

UFC vai organizar Musk x Zuckerberg? Parece que não

Além disso, Musk descartou o envolvimento do UFC na organização. 

“Essa luta será organizada pela minha fundação e a do Zuck [não pelo UFC]. O ao vivo será nesta plataforma [X] e na Meta. Tudo na gravação será como a Roma antiga, então nada de moderno. Eu falei com a primeira-ministra da Itália e com o Ministério da Cultura. Eles concordaram com uma localização épica”, disse Musk.

The fight will be managed by my and Zuck’s foundations (not UFC).

Livestream will be on this platform and Meta. Everything in camera frame will be ancient Rome, so nothing modern at all.

I spoke to the PM of Italy and Minister of Culture. They have agreed on an epic location.

— Elon Musk (@elonmusk) August 11, 2023

Recentemente Dana White, CEO do UFC, disse que estava marcando o combate e também confirmou negociações com o governo da Itália para a realização da luta.

“É real, eles querem lutar. Nós estávamos literalmente falando sobre o Coliseu para essa luta. Na verdade, eu tive uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura na Itália para que essa luta seja no Coliseu, se seria possível. Seria MMA. Estamos conversando”, disse White em participação no podcast “Hotboxin’ with Mike Tyson”.

O CEO do UFC também disse que essa pode ser uma das maiores lutas da história. “Imagina o tamanho da luta. Dois dos caras mais ricos e poderosos do mundo lutando no maior palco da história. Quem não quer ver isso? É o tipo de luta que sua avó vai querer assistir. Só uma luta entre Donald Trump e Vladimir Putin poderia ser maior que essa”, afirmou.

Leia mais:

Entenda como os dois chegaram ao ponto de lutarem

  • A possibilidade de uma luta real entre Elon Musk e Mark Zuckerberg começou após uma publicação do CEO da International Blockchain Consulting, Mario Newfal, que tuitou sobre o aplicativo que a Meta estava prestes a lançar para rivalizar com o Twitter (o Threads); 
  • Sempre provocativo, Musk respondeu à publicação de Newfal dizendo: “Tenho certeza que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob controle de Zuck, sem outras opções”;
  • Um usuário do Twitter disse que era melhor ele ter cuidado, já que Zuckerberg sabe jiu-jitsu; 
  • “Estou disposto a disputar uma luta de jaula se ele estiver”, rebateu o empresário;
  • Por sua vez, Zuckerberg usou o Instagram para se manifestar sobre o assunto: “Mande-me a localização”;
  • Embora tudo tenha parecido uma piada, um porta-voz da Meta confirmou ao site The Verge que o fundador do Facebook está de fato disposto a uma briga real.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk confirma luta com Mark Zuckerberg na Itália apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk diz que ‘X’ bateu recorde de usuários

Por Gabriel Sérvio — 31 de Julho de 2023, 10:40

O número de usuários mensais do X, o novo Twitter, acaba de bater recorde, segundo Elon Musk. O empresário compartilhou na última sexta-feira (29) um gráfico que mostra que a rede social passou da marca de 540 milhões. 

O anúncio chega justamente quando a empresa e a plataforma passam por mudanças e enfrentam queda na receita de publicidade.

  • Como comparativo, o Twitter tinha cerca de 229 milhões de usuários ativos mensais em maio de 2022, segundo a empresa, antes de ser vendida para o bilionário em outubro.
  • Em novembro passado, o número subiu para quase 260 milhões.
  • A gestão de Musk ficou marcada por muitas mudanças radicais na empresa e na plataforma.
  • Um das mais polêmicas foi o lançamento do selo de verificação pago para assinantes do Blue.

𝕏 monthly users reach new high in 2023 pic.twitter.com/trqLGBEvvA

— Elon Musk (@elonmusk) July 28, 2023
Mesma com a chegada do rival Threads no início de julho, Musk afirma que o X continua crescendo.

Leia mais:

Em maio, outra novidade foi a chegada de Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da emissora americana NBC, como nova CEO. Yaccarino foi nomeada por Musk para aumentar a receita de anúncios da empresa.

Este mês, por exemplo, Musk revelou que o fluxo de caixa do Twitter (ou do X) ainda é negativo devido à queda de quase 50% na receita de publicidade e uma pesada carga de dívidas.

Aplicativo do Twitter já exibe o “X”

Falando em mudanças, o ícone do Twitter já foi atualizado para a nova marca “X” no aplicativo oficial para Android e também iOS. O logotipo atualizado mostra um grande X em linhas brancas com fundo preto, deixando de exibir o tradicional passarinho azul.

  • Elon Musk revelou a mudança recentemente e afirmou que em breve será dado adeus à antiga marca do Twitter.
  • Primeiro, o ícone com o logo atualizado apareceu no Android.
  • Musk também anunciou que agora é possível acessar o Twitter usando o endereço x.com.

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk diz que ‘X’ bateu recorde de usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Musk diz que X “se tornará a marca mais valiosa da Terra”

Por William Schendes — 26 de Julho de 2023, 18:13

Além da promessa de tornar o X, ou Twitter (como você preferir), um “aplicativo para tudo”, Elon Musk diz que a marca pode se tornar a mais importante do mundo.

A fala do bilionário veio na tarde da última terça-feira (25), em tuíte que respondia uma publicação com uma manchete da Bloomberg. O texto informava sobre analistas e agências de marcas que estimam perdas entre US$4 bilhões a US$20 bilhões no valor do X.

X se tornará a marca mais valiosa da Terra. Faça minhas palavras”, respondeu Musk.

Leia mais:

A promessa de Elon Musk será dificilmente alcançada, visto os prejuízos que a rede social tem enfrentado desde a aquisição, especialmente pelos problemas com publicidade.

De acordo com o levantamento do Kantar “Most Valuable Global Brands Report 2023” (“Relatório das Marcas Globais Mais Valiosas de 2023”), a Apple está na primeira colocação com cerca de US$880 bilhões. O Twitter sequer participa da lista das 100 marcas mais valiosas.

Conforme divulgou a Bloomberg, a Vanderbilt University estima que o valor da marca do Twitter está entre US$15 bilhões e US$20 bilhões.

Além da mudança no logo e do nome da rede social não agradar os usuários, a alteração é considerada um erro pelos analistas.

Problemas de publicidade do Twitter

O X cumprirá a promessa de ser um “aplicativo para tudo”?

  • Recentemente, a CEO da rede social, Linda Yaccarino, disse que a plataforma passará a dar suporte para pagamentos e recursos bancários;
  • Os recursos financeiros seriam um dos aspectos que marcariam a transformação do Twitter em um “aplicativo para tudo” – algo que Elon Musk prometia antes mesmo de comprar a rede social;
  • Na rede social, o bilionário disse que o nome “Twitter” não faria mais sentido para as novidades que chegarão na plataforma;
  • “Nos próximos meses, adicionaremos comunicações abrangentes e a capacidade de conduzir todo o seu mundo financeiro. O nome do Twitter não faz sentido nesse contexto, então devemos dar adeus ao pássaro”, disse.

Com informações de Forbes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Musk diz que X “se tornará a marca mais valiosa da Terra” apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk muda logo do ‘X’ — e volta atrás

Por Ana Luiza Figueiredo — 26 de Julho de 2023, 18:03

Após substituir o icônico passarinho azul do Twitter por um logotipo “X”, Elon Musk mudou novamente. Na tarde de terça-feira, Musk trocou o logotipo “X” do Twitter por um com traços ligeiramente mais grossos, mas logo depois anunciou que reverteria a alteração.

Leia mais:

I don’t like the thicker bars, so reverting. The logo will evolve over time.

— Elon Musk (@elonmusk) July 25, 2023

Eu não gostei das barras mais grossas, então estou revertendo. O logo vai evoluir ao longo do tempo.

Elon Musk no tweet (ou Xweet?) acima

É possível comparar os dois logotipos na imagem abaixo. O “antes” voltou a ser o logo oficial após uma breve aparição do “depois”.

twitter
Imagem: Reproduçã/X

O logotipo atualizado já havia aparecido na página inicial do Twitter, e Musk até mesmo trocou sua foto de perfil para combinar. No entanto, nenhum dos logotipos foi utilizado no aplicativo móvel do Twitter.

Embora o logotipo atualizado seja apenas ligeiramente diferente, ele se assemelha mais ao design apresentado em um tweet subsequente do usuário do Twitter, Sawyer Merritt, que Musk havia obtido o novo logo durante o fim de semana.

No domingo, Musk anunciou que faria o rebranding do Twitter para “X” e afirmou que, se alguém enviasse um logotipo “suficientemente bom” naquela noite, ele o tornaria público no dia seguinte. Posteriormente, Musk fixou um tweet de Merritt contendo um vídeo do logotipo “X”, que apareceu no site logo em seguida.

A primeira versão do logotipo é bastante semelhante à fonte “Special Alphabets 4” da Monotype e também corresponde a um caractere Unicode. Musk afirmou que ele serviria como um design “intermediário”, embora não esteja claro quando (ou se) ele chegará a um design final.

De Twitter para X

  • Musk anunciou em uma série de tweets no início do domingo (23) que o Twitter iria trocar o logo do passarinho por um simples “X”
  • Ele também postou um curto vídeo de um “X” piscante, dando uma prévia de como poderia ser a nova identidade visual da plataforma;
  • Pouco a pouco, o “X” foi substituindo o famoso pássaro azul;
  • Em um documento legal apresentado no início deste ano, o Twitter já havia anunciado que tinha um novo nome para a empresa, X Corp. — ela faz parte de uma empresa controladora chamada X Holdings Corp.; 
  • A mudança de nome está alinhada com os planos de Musk de usar sua aquisição do Twitter para criar o “X, o aplicativo de tudo” em até cinco anos; 
  • O bilionário, cuja empresa de exploração espacial é chamada SpaceX, tem uma longa história com a letra X — O CEO também se refere a um de seus filhos como X;
  • Musk já explicou o motivo para a mudança ter sido feita.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk muda logo do ‘X’ — e volta atrás apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Empresas que não anunciarem no X podem perder selo de verificação

Por Alessandro Di Lorenzo — 26 de Julho de 2023, 18:00

Twitter, agora rebatizado como X (leia mais aqui), está reduzindo o preço dos anúncios em uma tentativa de atrair parceiros de volta para a plataforma. A empresa de Elon Musk está oferecendo novos incentivos para anúncios nos Estados Unidos e Reino Unido. Além disso, está ameaçando retirar o status de verificado de empresas que não invistam na rede social, segundo reportagem do The Wall Street Journal.

Leia mais

Descontos de até 50%

  • Em meio a queda na receita proveniente de anúncios, a empresa de Elon Musk tem oferecido até 50% de desconto para novos anunciantes até 31 de julho, entre outros benefícios.
  • “O objetivo desses descontos é ajudar nossos anunciantes a ganhar alcance durante momentos cruciais no Twitter, como a Copa do Mundo Feminina”, informa um dos e-mails a que o The Wall Street Journal teve acesso.
  • A rede social também alertou que, a partir de 7 de agosto, as contas de empresas que não anunciarem investimentos na plataforma perderão a verificação.
  • O investimento deve ser de, no mínimo, US$ 1.000, R$ 4,7 mil, em anúncios nos 30 dias anteriores ou US$ 6 mil, cerca de R$ 28 mil, em anúncios nos 180 dias anteriores.
  • O selo de verificação é importante porque garante, entre outras coisas, a segurança da marca de muitas empresas.
  • Em um caso recente, uma conta se passou pela empresa farmacêutica Eli Lilly e anunciou a venda de insulina grátis.
  • Essa não é a primeira vez que a plataforma tenta aumentar sua receita oferecendo descontos em anúncios.
  • A empresa ofereceu grandes incentivos publicitários em torno do Super Bowl, a grande final da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos e maior geradora de receita de anúncios.

X: problemas financeiros

  • A empresa não vive um bom momento quando o assunto é receitas com publicidade.
  • Recentemente, Elon Musk disse que a verba desse setor caiu quase 50% e conta com uma “pesada carga de dívidas”.
  • A ARK Invest, por exemplo, reduziu a participação da empresa na rede social em 47% desde a aquisição de Elon Musk (veja mais clicando aqui).
  • Outra dificuldade é o lançamento do Threads, o novo aplicativo de microblogging da Meta que alcançou mais de 100 milhões de usuários em menos de uma semana.

Demissões e saída de anunciantes

  • Elon Musk comprou o Twitter em outubro do ano passado, por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 212 bilhões), e logo em seguida promoveu uma série de demissões em massa para tentar equilibrar as contas da empresa.
  • Segundo o dono da rede social, os gastos foram reduzidos em US$ 1,5 bilhão, e a plataforma está a caminho de registrar US$ 3 bilhões em receita em 2023, contra US$ 5,1 bilhões em 2021.
  • Muitos anunciantes deixaram a rede social após fortes críticas sobre a falta de controle em relação aos conteúdos postados nas redes sociais, especialmente fake news.
  • Em meio ao cenário, Musk deixou o cargo de CEO da empresa, sendo substituído por Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast.

Com informações de The Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Empresas que não anunciarem no X podem perder selo de verificação apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk usa ‘@X’ no Twitter sem pagar dono: ‘simplesmente pegou’

Por Pedro Borges Spadoni — 26 de Julho de 2023, 13:15

O Twitter passa por um rebranding – agora, se chama X. Mas o fotógrafo Gene X. Hwang, de São Francisco (EUA), já tinha uma conta na rede social com essa “arroba”. Quando isso acontece, geralmente a empresa interessada compra a página. No caso da rede social de Elon Musk, eles “simplesmente pegaram”, contou Hwang ao The Telegraph.

Para quem tem pressa:

  • O Twitter passa por um rebranding para se chamar X;
  • Já existia uma conta na rede social com essa “arroba”, criada em 2007 pelo fotógrafo Gene X. Hwang;
  • Ele tinha dito que toparia vender sua conta para a empresa, por uma oferta que “fizesse sentido”;
  • No final das contas, a empresa “simplesmente pegou” sua “arroba”, contou o fotógrafo;
  • Depois, realocou sua conta para “@x12345678998765”, de onde postou: “tudo está bem quando acaba bem”.

Hwang disse que estava disposto a vender a conta “@x”, criada em 2007. Ao invés disso, o fotógrafo apenas recebeu um e-mail, na noite de terça-feira (25), informando que o Twitter assumiria a “arroba”.

Leia mais:

Hwang disse:

Eles simplesmente pegaram – mais ou menos o que eu pensei que poderia acontecer. Eles enviaram um e-mail dizendo que é propriedade de ‘X’, essencialmente.

Hwang e a rede social

Capturas de tela das páginas do usuário X e da rede social X no Twitter
(Imagem: Reprodução/redes sociais)

O fotógrafo disse que recebeu algumas mercadorias da rede social e uma reunião com a administração da empresa. Mas não recebeu nenhum incentivo financeiro.

Os usuários do Twitter não têm direitos legais sobre suas “arrobas”. Mas os termos de serviço da empresa dizem que só removerá as contas das pessoas em casos de violação de marca registrada.

A empresa mudou a conta de Hwang para uma nova “arroba”.

Hwang – agora “@x12345678998765” na rede social – postou, na manhã desta quarta-feira (26):

Alls well that ends well

— x (@x12345678998765) July 26, 2023

Tudo está bem quando acaba bem.

Vale ressaltar que as contas do Twitter com uma única letra – criadas principalmente nos primeiros meses do site, antes que a maioria das pessoas tivesse ouvido falar da rede social – são vistas como as mais valiosas da plataforma.

Não se sabe ao certo quais marcas comerciais o X de Musk possui, embora ele possua o nome de domínio “x.com”, que agora direciona para “twitter.com”.

Com informações de The Telegraph

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk usa ‘@X’ no Twitter sem pagar dono: ‘simplesmente pegou’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

xAI, de Elon Musk, trabalhará com Twitter e Tesla; entenda como

Por Tamires Ferreira — 15 de Julho de 2023, 12:16

Em um bate-papo de áudio de 90 minutos no Twitter Spaces, Elon Musk abordou na sexta-feira (14) o objetivo da xAI, sua nova empresa de inteligência artificial. O empresário já havia anunciado que a essência do empreendimento seria “entender a realidade”, mas revelou detalhes na mesa redonda on-line, explicando, por exemplo, de que forma a companhia atuará com Twitter e Tesla. 

O que você precisa saber: 

  • Elon Musk lançou a xAI na quarta-feira (12); 
  • A mesa redonda no Twitter Space contou com pesquisadores e já estava agendada há alguns dias; 
  • A reunião on-line permitiu que usuários participassem para “conhecer a equipe e fazer perguntas”; 
  • A empresa já tem um site e lista de funcionários — o time inclui profissionais renomados que trabalharam em grandes projetos de IA, incluindo ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind; 
  • Entre as metas da misteriosa companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT. 
  • Um tweet recente de Musk reforçou que a missão da xAi será “entender a realidade”. 
  • A equipe será liderada por Dan Hendrycks, pesquisador e líder da Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que visa “reduzir os riscos associados à IA”. 

Leia mais! 

O que Elon Musk disse: 

Quando anunciou a chegada da xAI, Musk disse que o projeto usaria outras duas empresas suas para trabalhar, o Twitter e a Tesla. O bilionário explicou que isso ocorrerá a partir dos dados do Twitter, já que ela usará tweets públicos para treinar seus modelos de IA. No caso da Tesla, softwares de IA serão aplicados no sistema de direção da montadora — tal relacionamento teria “benefício mútuo” e poderá acelerar o trabalho da Tesla em recursos de direção autônoma, pontuou. 

Musk reforçou que a xAI deverá se basear em tópicos como a evolução da Terra e a fragilidade da civilização — sendo a rede social Twitter um ‘prato cheio’ para pesquisas. Ao procurar aprofundar essa compreensão do universo, o bilionário resumiu, em tom de brincadeira, que a missão da xAI será explicar “o que diabos está realmente acontecendo?”. 

Não abandonando, claro, a ideia de entrar no páreo da concorrência, ele acrescentou que a companhia irá construir uma “boa AGI” como alternativa à Microsoft, Google e OpenAI — AGI significa inteligência artificial geral e refere-se à IA que pode resolver problemas como um ser humano. 

Vale lembrar que as primeiras notícias sobre a xAI surgiram em abril, quando foi revelado que Musk havia entrado na ‘guerra da IA’ fundando a sua própria empresa. Mais tarde, relatórios apontaram que a companhia foi aberta usando financiamento da SpaceX e da própria Tesla. 

É bom lembrar também que ele não é novo no ramo, já que foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015. O bilionário é um dos nomes de mais destaque atualmente quando o assunto é IA e segurança, visto que foi um dos primeiros a iniciar campanha pedindo regulamentação da tecnologia e apontando para riscos. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post xAI, de Elon Musk, trabalhará com Twitter e Tesla; entenda como apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

CEO do Twitter apoia taxa limite de visualização e justifica; veja 

Por Tamires Ferreira — 5 de Julho de 2023, 11:23

Após Elon Musk anunciar a nova taxa limite para a visualização de tuítes (e receber críticas por isso), a possivelmente maior afetada na história, a CEO Linda Yaccarino, usou seu perfil no Twitter para se posicionar, declarando apoiar a estratégia e outras mudanças. 

O que aconteceu? 

  • No último final de semana, Elon Musk anunciou que a rede social passaria a restringir a quantidade de posts que usuários não verificados poderiam visualizar por dia; 
  • Agora, contas não verificadas podem ler até 1.000 tuítes por dia e contas novas não verificadas até 500 — as verificadas possuem uma taxa de 10 mil post dia; 
  • Com uma repercussão ruim, o bilionário justificou a mudança dizendo ser uma forma de lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema; 
  • Para especialistas em publicidade, a estratégia prejudica Yaccarino, já que a limitação afetaria a visualização de anúncios, impactando justamente o trabalho que a profissional de marketing foi contratada para fazer.  

Leia mais! 

Quando você tem uma missão como o Twitter — você precisa fazer grandes movimentos para continuar fortalecendo a plataforma. Este trabalho é significativo e contínuo. 

Linda Yaccarino ao compartilhar nota oficial sobre as mudanças no Twitter. 

O tuíte foi seu primeiro comentário público sobre os limites anunciados no sábado (1°). 

When you have a mission like Twitter — you need to make big moves to keep strengthening the platform. This work is meaningful and on-going. Here’s more insight on our work to ensure the authenticity of our user base. 👇 https://t.co/5FzBa3636Z

— Linda Yaccarino (@lindayacc) July 4, 2023

O impacto é mínimo na publicidade, diz Twitter 

Após diversos especialistas considerarem a nova estratégia ruim, a rede social soltou uma nota afirmando que a mudança de limite na quantidade de tuítes que podem ser visualizados diariamente afeta uma pequena porcentagem de usuários. Além disso, a empresa garante que o impacto na publicidade é mínimo. 

Assim como para muitas empresas do ramo on-line, o setor de publicidade é um dos mais importantes para o Twitter, visto que boa parte de sua receita depende de anúncios. Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, foi contratada pela rede para lidar com a perda significativa de anunciantes após a chegada de Musk. 

Para Mike Proulx, diretor de pesquisa da Forrester, os limites são “notavelmente ruins” para usuários e anunciantes já abalados pelo “caos” que o empresário trouxe para a plataforma. 

O déficit de confiança do anunciante que Linda Yaccarino precisa reverter ficou ainda maior. E não pode ser revertido com base apenas em sua credibilidade na indústria. 

Além de Proulx, outros profissionais de marketing avaliaram as mudanças negativamente. Confira aqui

Com informações da Reuters 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post CEO do Twitter apoia taxa limite de visualização e justifica; veja  apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Twitter anuncia novo TweetDeck, agora apenas para verificados

Por Tamires Ferreira — 4 de Julho de 2023, 10:46

Após limitar a visualização de tuítes, o Twitter anunciou uma nova versão do TweetDeck, sua opção da rede social para usuários mais avançados. A novidade também chega após a plataforma apresentar problemas, levando a empresa a liberar uma versão beta do aplicativo. 

O que você precisa saber: 

  • O TweetDeck é amplamente usado por empresas e organizações de notícias com intuito de monitorar mais facilmente o conteúdo; 
  • O Twitter explicou que todo conteúdo armazenado na versão antiga será facilmente transportado para o novo; 
  • Entre algumas mudanças, está que agora o app terá suporte para funcionalidades do Spaces, enquetes, etc.; 
  • Por ora, o Teams segue indisponível na rede, mas o acesso deve ser normalizado nas próximas semanas; 
  • O tópico mais importante (e que mais chamou atenção de usuários) é que apenas usuários verificados terão acesso a essa nova versão do TweetDeck; 
  • Ele deve ser disponibilizado exclusivamente no Twitter Blue em 30 dias. 

Leia mais! 

O Twitter fez o anúncio através de sua conta Support e detalhou o que ele chamou de “versão aprimorada do TweetDeck”. Não ficou claro se a empresa está oficialmente aposentando a versão antiga do aplicativo (gratuita), mas em um tópico discutindo as recentes falhas, um funcionário sugeriu que a mudança será permanente, afirmando que eles estavam “migrando todos para a versão prévia”. 

We have just launched a new, improved version of TweetDeck. All users can continue to access their saved searches & workflows via https://t.co/2WwL3hNVR2 by selecting “Try the new TweetDeck” in the bottom left menu.

Some notes on getting started and the future of the product…

— Twitter Support (@TwitterSupport) July 3, 2023

Embora a mudança para a nova versão do Tweetdeck resolva os problemas técnicos, usuários ainda podem ficar sem acesso à ferramenta, já que em breve se tornará exclusiva do Twitter Blue — serviço para assinantes. 

Antes gratuito, cobrar pelo TweetDeck está entre mais uma das estratégias de Elon Musk para trazer um aumento na receita do Twitter, abandonado por anunciantes desde que o bilionário assumiu o comando – boa parte do lucro da rede vinha de publicidade. 

A mudança ocorre apenas alguns dias depois que Musk também comunicou que usuários verificados e não verificados teriam um número limitado de postagens que poderiam ler por dia, a chamada taxa limite excedida, que visa “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”. A nova medida foi fortemente criticada por usuários e especialistas em marketing. 

Com informações do Engadget e Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Twitter anuncia novo TweetDeck, agora apenas para verificados apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Twitter: limitação de tuítes também afetou usuários de outra plataforma

Por Vitoria Lopes Gomez — 4 de Julho de 2023, 01:45

A limitação na visualização de tuítes anunciada por Elon Musk no sábado (1) causou estranhamento a diversos usuários, que se depararam com erros no carregamento e mensagens, como “taxa limite excedida”.

A medida também afetou pessoas que usam o TweetDeck, o Twitter para usuários avançados. Eles relataram que a página inicial da plataforma ficou vazia, com menções, curtidas e listas falhando em carregar.

Leia mais:

TweetDeck

O TweetDeck é a plataforma avançada do Twitter e permite ao usuário personalizar a interface da página.

O recurso usa a API da plataforma original, mas é usado principalmente por profissionais, que contam com o serviço para construir marcas, promover trabalhos ou fazer relatórios.

Usuários relataram que a mudança na API original afetou também o TweetDeck, que agora tem taxa limite.

A paying user: This is what Tweetdeck looks like now. You remain a genius product innovator. pic.twitter.com/7TDnP0B39G

— Philipp Kloeckner (@pip_net) July 2, 2023

Limite de tweets no Twitter

  • Elon Musk anunciou no sábado (1) que a rede social criou a taxa limite para “lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”. Ele tuitou que a medida seria temporária;
  • Inicialmente, os limites de leitura eram de seis mil postagens por dia para contas verificadas; 600 para contas não verificadas; e 300 para novas contas não verificadas.

To address extreme levels of data scraping & system manipulation, we’ve applied the following temporary limits:

– Verified accounts are limited to reading 6000 posts/day
– Unverified accounts to 600 posts/day
– New unverified accounts to 300/day

— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023
  • Musk ainda reforçou que o motivo para a medida era que “centenas de organizações (talvez mais)” estavam coletando dados do Twitter de forma extremamente agressiva, a ponto de afetar a experiência real do usuário;
  • Um erro de configuração já havia acontecido em março, quando a plataforma passou a ser paga, mas os perfis não assinantes não estavam conseguindo acessar links ou imagens;
  • Isso aconteceu por erro na configuração na nova API, o que pode ter acontecido com o TweetDeck dessa vez.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Twitter: limitação de tuítes também afetou usuários de outra plataforma apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk informa que usuários do Twitter terão limite de leitura de tuítes

Por Ronnie Mancuzo — 1 de Julho de 2023, 19:45

Logo nas primeiras horas deste sábado (1), usuários tiveram problemas com o Twitter, que mostrou instabilidade na ferramenta de buscas e na aba “para você”. Houve também quem reclamou de uma mensagem de “Taxa limite excedida”.

Já no começo da tarde, uma explicação surgiu para, pelo menos, a questão da “taxa excedida”, em um tweet de Elon Musk. O CEO da plataforma apontou para uma forma de lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema.

To address extreme levels of data scraping & system manipulation, we’ve applied the following temporary limits:

– Verified accounts are limited to reading 6000 posts/day
– Unverified accounts to 600 posts/day
– New unverified accounts to 300/day

— Elon Musk (@elonmusk) July 1, 2023

“Para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema, aplicamos os seguintes limites temporários”, anunciou o empresário. Então ele listou:

  • As contas verificadas estão limitadas à leitura de 6.000 postagens/dia
  • Contas não verificadas para 600 postagens/dia
  • Novas contas não verificadas para 300/dia

O perfil oficial do Twitter não tinha postado sobre a “novidade” de novo limite para leitura de posts. Enquanto isso, os termos “Meu Twitter” e “Elon Musk”, que estavam entre os mais comentados da rede social por conta dos relatos, recebeu a companhia do termo “TAXA LIMITE EXCEDIDA”, assim mesmo.. em caixa alta.

Leia também:

Outra medida que acabou gerando reclamação sobre o Twitter foi a da rede social exigir uma conta para quem quiser ver os conteúdos. Mais detalhes sobre isso você encontra aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock

O post Elon Musk informa que usuários do Twitter terão limite de leitura de tuítes apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk vai treinar para luta contra Zuckerberg

Por Gabriel Sérvio — 26 de Junho de 2023, 14:13

Elon Musk confirmou no último sábadp (24) que começará uma rotina de treino de artes marciais para se preparar caso a “luta de jaula” contra Mark Zuckerberg seja realmente confirmada.

Vale lembrar que tudo começou com uma provocação no Twitter. Na última quinta-feira (21), o anúncio da luta entre os empresários Elon Musk e Mark Zuckerberg pegou todos de surpresa e causou alvoroço.

Leia mais:

Na semana passada, o dono da rede social disse que estava disposto a lutar em uma jaula em Las Vegas contra Zuckerberg. O CEO da Meta, controladora do Facebook, também tem treinado jiu-jitsu, o que motivou a alfinetada do empresário.

I’m up for a cage match if he is lol

— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2023

O que aconteceu

  • A possibilidade de uma luta entre Elon Musk e Mark Zuckerberg começou após uma publicação do CEO da International Blockchain Consulting, Mario Newfal, que tuitou sobre o aplicativo da Meta que irá rivalizar com o Twitter; 
  • O projeto tem sido chamado internamente de “Project 92” e pode receber o nome de “Threads”; 
  • Sempre provocativo na rede social, Musk respondeu ao tuíte de Newfal dizendo: “Tenho certeza que a Terra mal pode esperar para estar exclusivamente sob controle de Zuck, sem outras opções”;
  • Um usuário do Twitter disse que era melhor ele ter cuidado, já que Zuckerberg sabe jiu-jitsu; 
  • “Estou disposto a disputar uma luta de jaula se ele estiver”, rebateu o empresário;
  • Por sua vez, Zuckerberg usou o Instagram para se manifestar sobre o assunto: “Mande-me a localização”;
  • Embora tudo pareça ter sido em tom de piada, um porta-voz da Meta confirmou ao site The Verge que o fundador do Facebook está de fato disposto a uma briga real;
  • Ao ficar sabendo, Musk usou, naturalmente, o Twitter para indicar um possível local para o embate: Vegas Octagon”.

Questionado sobre a luta por Ashlee Vance, autor de um livro a relação do bilionário da SpaceX com a corrida espacial, Musk confirmou que ainda não começou a treinar, primeiro o embate precisa ser confirmado, acrescentou.

Apesar de tudo ter começado como uma piada, Musk também disse que o embate pode realmente acontecer durante uma visita à Europa. Segundo o empresário, o resultado não será favorável caso Zuckerberg “leve a luta a sério”.

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk vai treinar para luta contra Zuckerberg apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Twitter é processado por violação de direitos autorais de músicas

Por Tamires Ferreira — 15 de Junho de 2023, 10:30

Um grupo de 17 editoras musicais entrou com um processo contra o Twitter acusando a plataforma de possibilitar mais de mil violações de direitos autorais ao permitir que usuários publiquem músicas sem licença. 

O que você precisa saber: 

  • A acusação parte de membros da National Music Publishers Association (NMPA), que incluem a Sony Music, BMG Rights e a Universal Music; 
  • As editoras pedem mais de US$ 250 milhões em danos por suposta violação de quase 1.700 regras de direitos autorais; 
  • Segundo trecho do processo, a rede social ignora as infrações e impulsiona o engajamento do usuário com “incontáveis cópias infratoras de composições musicais”. 

Leia mais! 

Twitter de Elon Musk na mira 

O tipo de infração sempre existiu no Twitter, contudo, o processo apontou que as violações pioraram muito desde que Elon Musk comprou a plataforma em outubro. A acusação comparou ainda que outras grandes plataformas como TikTok, Facebook e YouTube licenciam músicas dos editores, evitando assim problemas com o tribunal — o Twitter estava em negociações para licenças, mas as conversas foram interrompidas desde a chegada de Musk.

O presidente da NMPA, David Israelite, disse em um comunicado que o Twitter “fica sozinho como a maior plataforma de mídia social que se recusou completamente a licenciar os milhões de músicas em seu serviço”. 

A ação judicial também citou que a rede ignora as infrações e incentiva a violação do usuário, aumentando o engajamento e as receitas de anúncios, ao mesmo tempo em que oferece uma “vantagem injusta” sobre as plataformas que pagam por licenças de música. 

O fato de as demissões em massa no Twitter terem afetado as equipes jurídicas e de confiança e segurança da empresa também foi destacado — entre tantas mudanças aplicadas pelo bilionário na rede social, a mais impactante foi a redução da força de trabalho da empresa em pelo menos 60%, eliminando setores e funções importantes. 

Recentemente, por exemplo, o filme completo de Super Mario Bros. foi divulgado ilegalmente na plataforma. O longa só foi removido dois dias depois da postagem. Um estudo da Universidade de Stanford também alertou que a rede social vem falhando em conter imagens de abuso infantil. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Twitter é processado por violação de direitos autorais de músicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Elon Musk revela quando a SpaceX pretende lançar o foguete Starship novamente

Por Flavia Correia — 14 de Junho de 2023, 15:07

Em 20 de abril deste ano, o tão aguardado lançamento do maior foguete de todos os tempos terminou em uma explosão. Quatro minutos após a decolagem, o complexo veicular Starship, da SpaceX – empresa aeroespacial fundada por Elon Musk – acionou o modo de autodestruição pouco antes da separação dos estágios.

Com 120 metros de altura, o maior veículo espacial já construído na história havia saído do chão às 10h34 da manhã (pelo horário de Brasília), a partir da Starbase, a base de lançamento da SpaceX no Texas, quando houve uma falha de pressurização, a 35 km de altitude.

Na primeira tentativa de lançamento, ocorrida em 20 de abril deste ano, pouco antes da separação dos estágios, o foguete Starship acionou a autodestruição a 29 km do chão, quando estava caindo, devido a uma falha de pressurização ocorrida a 35 km de altitude. Crédito: SpaceX

Originalmente, a operação estava marcada para três dias antes, mas um problema de congelamento em uma válvula de pressurização detectado cerca de dez minutos antes da decolagem obrigou o cancelamento do lançamento, com a contagem sendo interrompida aos 40 segundos.

Leia mais:

Na ocasião, Elon Musk, que além de proprietário, é CEO da SpaceX, disse que, para uma próxima tentativa, no mínimo, queria ver o foguete levantar voo, sem causar muitos danos à plataforma e arredores. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, as expectativas do bilionário não foram atendidas, já que o lançamento provocou estragos significativos na Starbase.

Mesmo assim, o evento foi bastante elogiado não apenas por Musk, como também pela NASA, que vai usar o megafoguete da SpaceX como módulo de pouso da missão Artemis 3, para colocar astronautas na Lua novamente mais de meio século depois da última vez que a humanidade esteve por lá. 

Elon Musk tem previsão otimista para data de novo lançamento do foguete Starship

Desde então, muita gente se pergunta quando a empresa pretende fazer uma nova tentativa de lançamento do Starship para um voo de teste suborbital. E quem responde é o próprio empresário, que disse, pelo Twitter, que a próxima decolagem deve acontecer entre seis a oito semanas.

6 to 8 weeks

— Elon Musk (@elonmusk) June 13, 2023

Conforme destaca o site Space.com, essa estimativa pode ser ambiciosa, no entanto, tendo em vista toda a preparação necessária para o segundo lançamento.

Por exemplo, uma das providências da SpaceX para reparar os danos causados à plataforma é o desenvolvimento de uma placa de aço resfriada a água que ficará embaixo dela, para evitar uma recorrência do problema. Essa placa está em fase de construção e testes, segundo Musk.

Além disso, a empresa também pode enfrentar alguns obstáculos regulatórios. Uma coalizão de grupos ambientalistas está processando a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), o órgão que emitiu a licença de lançamento da Starship, alegando que a agência não avaliou adequadamente os danos potenciais que o veículo colossal poderia infligir ao ecossistema às comunidades humanas ao redor da Starbase.

Também vale ressaltar que “seis a oito semanas” parece uma resposta padrão de Musk sobre o lançamento, independentemente de quando perguntado a respeito. Ele apresentou a mesma previsão durante uma conversa online no Twitter Spaces ocorrida em 29 de abril.

Agora, resta aguardar para ver se, desta vez, o cronograma pretendido vai realmente se cumprir conforme os planos do bilionário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Elon Musk revela quando a SpaceX pretende lançar o foguete Starship novamente apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Garoto prodígio? Adolescente de 14 anos é contratado pela SpaceX 

Por Tamires Ferreira — 12 de Junho de 2023, 15:16

O ano de 2023 trouxe uma ótima notícia para Kairan Quazi, um jovem estudante de engenharia da Universidade de Santa Clara. Segundo o Los Angeles Times, o adolescente de apenas 14 anos conquistou uma vaga na famosa SpaceX, fabricante de sistemas e transportes espaciais que tem como dono ninguém menos que Elon Musk.

O que você precisa saber: 

  • Quazi atuará como engenheiro de software no projeto Starlink — ele provavelmente será o funcionário mais jovem da companhia; 
  • Ele se forma este mês na Escola de Engenharia da Universidade de Santa Clara, apenas após a conclusão iniciará sua jornada na empresa; 
  • O garoto, considerado um prodígio, pulou do terceiro ano do ensino fundamental direto para a universidade; 
  • Ao jornal gringo, o adolescente declarou que trabalhar com a equipe do Starlink, projeto de internet via satélite da SpaceX, permitirá que ele faça parte de algo maior. 

Leia mais! 

De acordo com a reportagem, Quazi já falava frases completas aos dois anos e, na pré-escola, contava aos seus professores e colegas histórias detalhadas do que ouvia na National Public Radio. 

Aos 9 anos, seus pais, professores e pediatra concordaram que ele estava pronto para algo mais avançado, indo para Las Positas College, em Livermore, na Califórnia — ele pulou então do terceiro ano do ensino fundamental para uma faculdade.   

[ali] eu senti que estava aprendendo no nível em que eu deveria aprender. 

Kairan Quazi ao Los Angeles Times. 

Mais tarde, ele fez a transferência para a Universidade de Santa Clara, onde se especializou em engenharia. 

Embora tenha gostos comuns de um adolescente, como jogos de videogames, em especial Assassin’s Creed, o rapaz também tem interesses peculiares para sua idade, como ler os contos de ficção científica de Philip K. Dick, além do trabalho do jornalista Michael Lewis, que escreveu sobre a crise financeira de 2008. 

Acho que uma das coisas que eu realmente quero fazer ao contar minha história é, esperançosamente, fazer com que líderes em posições influentes desafiem seus preconceitos e concepções equivocadas. Espero poder abrir as portas para mais pessoas como eu. 

Com informações do Estadão e Los Angeles Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Garoto prodígio? Adolescente de 14 anos é contratado pela SpaceX  apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Cybertruck: documentos indicam diversas falhas no projeto da Tesla; saiba quais

Por Rodrigo Mozelli — 9 de Junho de 2023, 03:20

Em novembro de 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, subiu ao palco na Califórnia, EUA, para lançar novo tipo de EV: o Cybertruck, picape angular estilo cyberpunk com carroceria feita de aço inoxidável escovado e vidro “inquebrável”.

O que aconteceu a seguir entrou para o folclore de relações-públicas. Sob o brilho das câmeras, as janelas do veículo de demonstração quebraram não uma, mas duas vezes durante um teste de sua força. Musk primeiro xingou, depois brincou: “Há espaço para melhorias”. Essa observação improvisada poderia ter sido um mantra adequado para todo o projeto.

Leia mais:

Não que esse começo vacilante tenha dissuadido os fãs dedicados de Tesla. Desde então, cerca de 1,8 milhão de clientes fizeram seus depósitos de US$ 100 (quase R$ 500) para reservar um Cybertruck.

O veículo deveria começar a sair das linhas de produção em 2021, mas, dois anos depois, os carros ainda não foram entregues e, para a maioria dos clientes, não serão até 2024, no mínimo.

Alguns dos problemas do Cybertruck

  • Em maio, o jornal alemão Handelsblatt começou a relatar os “Arquivos Tesla”: milhares de documentos internos fornecidos a ele por um denunciante;
  • Entre esses documentos, estava um relatório de engenharia que pode dar algumas dicas sobre por que o veículo demorou tanto para chegar ao mercado;
  • O relatório, datado de 25 de janeiro de 2022, que a WIRED examinou, mostra que a versão “alfa” de pré-produção do Cybertruck ainda estava lutando com alguns problemas básicos com sua suspensão, vedação da carroceria, níveis de ruído, manuseio e frenagem.

“Estive dirigindo o mais recente protótipo do Cybertruck em Giga, Texas”, tuitou Musk no mesmo dia. “É incrível!”

Been driving latest Cybertruck prototype around Giga Texas. It’s awesome!

— Elon Musk (@elonmusk) January 26, 2022

O conteúdo do relatório não desfere um golpe fatal no Cybertruck. Como disse um engenheiro automotivo veterano, que falou sob condição de anonimato para evitar a reação dos fãs da Tesla, a empresa tem enormes recursos financeiros que lhe permitirão resolver os problemas detalhados no relatório.

No entanto, ele disse, “minha primeira reação é que estou surpreso. Esses são desafios clássicos de engenharia automotiva mecânica que você encontra em praticamente qualquer veículo. Estou impressionado que eles estariam lutando tanto com o básico.”

Dinâmica

Já o relatório de dinâmica interna e NVH – ruído, vibração e aspereza – vazado para o Handelsblatt contém resultados de testes que medem o desempenho da versão alfa do Cybertruck em relação a projeções feitas usando simulações de design auxiliado por computador (CAD) e em relação a benchmarks internos. Em resumo, apresenta a imagem de um protótipo de veículo com vazamentos, barulhento e com manuseio e frenagem ruins.

“É um veículo em estágio alfa, então, não é de surpreender que esteja um pouco longe de seus objetivos”, diz Andy Palmer, ex-COO da Nissan e CEO da Aston Martin Lagonda, com mais de 40 anos de experiência na indústria automotiva. Palmer diz que está surpreso com a franqueza do relatório. “Você estaria dando uma boa bronca nos engenheiros que escreveram essas coisas. Você normalmente não escreve isso.”

Selamento

O relatório diz ainda que a versão alfa do Cybertruck teve que ser selada à mão, mas que “há uma série de áreas que não temos um caminho claro para selar” em versão de produção do veículo. Este é um problema não apenas para evitar o clima, mas também para o ruído na cabine.

Os dados do relatório mostram que a versão alfa era significativamente mais ruidosa do que os engenheiros haviam projetado e que os testadores identificaram 21 possíveis vazamentos de ruído na carroceria do veículo.

Os carros da Tesla têm um histórico de vazamentos, e o relatório sugere que o design incomum do Cybertruck pode ter complicado as tentativas dos engenheiros de selá-lo adequadamente.

“Os processos de fabricação de carrocerias e oficinas de pintura lutaram para vedar as carrocerias para um desempenho NVH ideal no passado, e o design do Cybertruck apresenta novos desafios”, atesta o relatório.

Cybertruck da Tesla
Imagem: Reddit

Manuseio

O manuseio também foi uma preocupação para o Cybertruck alfa. O relatório observou uma série de problemas, incluindo “aspereza excessiva em velocidade média e corte”, “altas acelerações de arremesso de cabeça” e “tremor estrutural”.

Ele indicou que o carro experimentou “solavancos laterais excessivos durante manobras de baixa velocidade” e que precisava resolver problemas com o refinamento da direção e o rolamento da carroceria.

O modo strafe do EV, recurso que permite que as rodas girem para permitir que o carro ande de lado, tinha “apenas funcionalidade básica”.

Frenagem

O desempenho de frenagem foi uma das piores áreas do relatório. Os engenheiros da Tesla almejavam pontuação sete, ou “regular”, na escala de classificação da Society of Automotive Engineers, mas a versão alfa alcançou apenas quatro, ou classificação “ruim”.

De acordo com o relatório, em janeiro de 2022, a pastilha de pressão do pedal de freio do Cybertruck ainda estava em projeto e, portanto, o alfa experimentou “curso excessivo do pedal e parada inconsistente” e “inclinação excessiva durante a frenagem por fricção”, frenagem durante problemas de conversão, bem como instabilidade de frenagem de força.

“O desempenho do freio parece sério. Estou surpreso de que eles não tenham avançado mais”, diz Palmer, após ser informado sobre o conteúdo do relatório. Normalmente, o chassi, incluindo o sistema de freios, é a primeira coisa em que os engenheiros trabalham, à frente da carroceria e de outros sistemas. “Portanto, estar apenas em peças de protótipo neste estágio é bastante tarde.”

Cinemática

O relatório também detalha os resultados dos testes de cinemática e conformidade (K&C), usados para avaliar o desempenho de direção e manuseio de um automóvel.

Durante um teste K&C típico, a carroceria do veículo é fixada enquanto forças ou deslocamentos controlados são aplicados às rodas. Os resultados desses testes fornecem parâmetros de suspensão do veículo, como curvatura e convergência, medida que determina o quanto as rodas giram para dentro ou para fora de uma posição reta. O relatório mostrou que o desempenho do Alpha Cybertruck mostrou “lacuna significativa para as metas”.

O documento lista problemas em relação a possíveis soluções, algumas das quais esclarecedoras. A frente do veículo apresentava alguns problemas onde “não havia solução sem modificar o projeto da suspensão”.

Contra o problema de “ganho de cambagem muito alto”, resultando, entre outras coisas, no desgaste dos pneus e na mudança de alinhamento com a altura do percurso, a entrada na coluna de soluções afirma sem rodeios “possivelmente nenhum”.

Há indícios no relatório dos problemas que a Tesla teve em construir veículo que possa competir com outros EVs em sua categoria.

Tesla Cybertruck
Imagem: Divulgação/Tesla

Rigidez Torcional

A rigidez torcional é a capacidade da carroceria de um carro de resistir à torção. Ao virar, se a rigidez torcional for muito pequena, o corpo falhará. Muito grande, será difícil virar e tender a subvirar.

O desempenho da versão alfa estava significativamente fora do alvo, o que pode ser preocupante para a Tesla, de acordo com Palmer.

O que é surpreendente sobre isso é que é realmente difícil de consertar. É fundamental. Em seu desenvolvimento, você pode simulá-lo com bastante precisão. Então, estou surpreso de que esteja tão longe. Também é importante, porque consertá-lo aumenta o peso e compromete o design do veículo.

Andy Palmer, ex-COO da Nissan e CEO da Aston Martin Lagonda

A Tesla fabrica carros elétricos desde 2008, mas especialistas dizem que construir um veículo como esse apresenta desafio de engenharia completamente diferente. Outras fabricantes, como a Ford, cuja picape elétrica F-150 Lightning começou a ser produzida em abril de 2022, têm décadas de experiência na categoria.

Outros fabricantes de caminhões elétricos, incluindo as marcas Chevrolet e GMC, da GM, e Rivian, vencem ou provavelmente vencerão o Cybertruck no mercado.

Promessas vazias?

A Tesla prometeu especificações que superariam significativamente o F-150 Lightning em termos de alcance e capacidade de reboque. Mas a empresa precisa começar do zero na engenharia ou na aquisição de muitas das peças do Cybertruck, contra concorrentes que podem reutilizar ou evoluir peças de outros modelos.

O Lightning é uma versão elétrica de um caminhão que superou todos os outros por mais de 45 anos nos EUA.

A Tesla terá que entrar no mercado de caminhões contra a única coisa que as empresas americanas parecem saber fazer muito bem, que é construir picapes.

Mike Ramsey, analista da empresa de pesquisa e consultoria tecnológica Gartner

Construção difícil

Além disso, o próprio Musk afirmou que o Cybertruck é um veículo difícil de fabricar. “Você não pode simplesmente usar métodos convencionais de fabricação”, disse ele em teleconferência em maio. “Tivemos que inventar todo um novo conjunto de técnicas de fabricação para construir um carro exoesqueleto em vez de um carro endosqueleto, então, claramente, não é trivial.”

O estilo único do caminhão, com suas placas angulares e construção em liga de aço inoxidável, significa que não é apenas difícil de fabricar, mas provavelmente será difícil de consertar, dizem especialistas.

O aço inoxidável não é fácil de moldar, “daí a aparência como se fosse o resultado de um aluno em um ‘Pop Quiz Número 1’ em sala de aula para o curso ‘Introdução ao Design de Carros’”, diz Raj Rajkumar, professor de engenharia elétrica e de computação na Carnegie Mellon University.

O material requer técnicas de soldagem especializadas e não se flexiona facilmente, o que pode ser perigoso em colisão, quando a força normalmente absorvida por “zona de deformação” pode ser transferida para os ocupantes da cabine, diz Rajkumar.

Os especialistas observaram que a forma estranha do veículo, e particularmente suas bordas afiadas, dificultará o cumprimento das regras de proteção de pedestres do Cybertruck na Europa e possivelmente em outros mercados.

“Essas folhas de metal longas e ininterruptas, com linhas nítidas e um para-brisa enorme, me fazem pensar que haverá alguns problemas reais com a possível aprovação de regulamentos de segurança, especialmente fora dos EUA”, diz Ramsey.

Cybertruck em cenário de paisagem
Imagem: Mike Mareen./Shutterstock

Preço salgado?

Resolver todos esses problemas de fabricação e engenharia provavelmente aumentou substancialmente o preço do Cybertruck. Musk disse inicialmente que o preço da picape começaria abaixo de US$ 40 mil (R$ 196,9 mil). No entanto, em 2021, essas estimativas de preços atraentes já haviam sido removidas do site da Tesla. Musk disse aos acionistas no ano passado que as especificações e os preços do veículo mudaram desde sua introdução em 2019.

Agora, no contrato de pré-encomenda de US$ 100 (quase R$ 500), a Tesla apenas declara que “a Folha de Preço Final será fornecida a você quando a data de entrega se aproximar”.

Exatamente quando essa data será permanece uma questão em aberto. Em teleconferência de resultados em 26 de janeiro de 2022, um dia após a data do relatório vazado, Musk anunciou que o Cybertruck seria adiado até “provavelmente no próximo ano”, argumentando que o lançamento de novo veículo interromperia os cronogramas de produção da empresa.

“Se introduzirmos novos veículos, nossa produção total diminuirá”, disse Musk na teleconferência. Desde então, a Tesla adiou a produção em massa do Cybertruck mais uma vez, para 2024, apesar de Musk declarar em entrevista no YouTube, em julho de 2022, apenas cinco meses após o relatório da NVH, que o design foi “finalmente bloqueado”, acrescentando, com suspiro audível, “nós nos empolgamos demais.”

Mais problemas…

O relatório vazado detalha apenas os problemas de design estrutural que o caminhão estava enfrentando em 2022 e não cobre outros fatores-chave, como motor elétrico ou desempenho da bateria, nem o software do veículo.

No final de maio, o Handelsblatt informou que, entre os documentos recebidos, havia milhares de reclamações de clientes sobre o comportamento errático do FSD da Tesla.

Nos EUA, a National Highway Traffic Safety Administration, agência governamental responsável pela segurança rodoviária, está investigando o FSD. A agência obrigou a Tesla a recolher o software no início deste ano. A empresa de Elon Musk não concordou com as conclusões da agência, mas atualizou seu software por meio de uploads automatizados para os carros dos clientes.

Outros detalhes expostos

Os documentos contidos nos vazamentos para o Handelsblatt também incluíam informações privadas, como salários de funcionários e dados bancários de clientes.

As autoridades de proteção de dados da Holanda, onde a Tesla tem sua sede europeia, estão investigando o vazamento. De acordo com a lei de privacidade da União Europeia, as empresas podem ser multadas em até 4% de sua receita anual por violações de dados.

O preço das ações da Tesla caiu no ano passado em mais de US$ 400 (R$ 1,9 mil) no final de 2021 para menos de US$ 110 (R$ 541,62) em janeiro de 2023. No entanto, subiu nos últimos meses para cerca de US$ 200 (R$ 984,76). Ainda é a empresa automobilística mais valiosa do mundo e a líder global em vendas de veículos elétricos.

Fachada de fábrica da Tesla
Imagem: Reprodução/Bloomberg

Perdendo terreno

A Tesla não lança novo veículo de consumo desde 2020 e é amplamente vista como ficando atrás de outras montadoras, que intensificaram seu desenvolvimento de EV para atender à crescente demanda.

A maioria das montadoras atualiza sua linha a cada três ou cinco anos – o Tesla Model S agora tem mais de dez anos. A Audi, em comparação, espera lançar mais de 20 carros novos até 2026.

Mas, embora os analistas digam que finalmente produzir o Cybertruck será, principalmente, vitória simbólica para a Tesla – que ainda deve acertar o lançamento de novas baterias, lançar o FSD (Full Self-Driving, sistema de direção autônoma) globalmente e construir carro verdadeiramente acessível – os atrasos ainda importam.

Você precisa de algo novo para revigorar a história. Seja o robô humanoide, o Tesla Semi, o Cybertruck, o Full Self-Driving, tudo isso é um jogo justo aos olhos da máquina de relações-públicas da Tesla para manter a narrativa sobre o crescimento contínuo. O lógico [primeiro] de todos é o Cybertruck.

Jeffrey Osborne, diretor administrativo e analista de pesquisa sênior que cobre a Tesla na empresa de serviços financeiros Cowen

A Tesla não respondeu aos pedidos de comentários da WIRED.

Metas mais importantes

Embora o atraso do Cybertruck não seja uma boa ideia para a Tesla, a verdade é que Musk e sua empresa podem ter prioridades mais importantes. Os investidores estão mais interessados em ver a empresa:

  • Atingir suas metas de vendas de 1,8 milhão de veículos este ano, ante 1,2 milhão no ano passado;
  • Concluir sua fábrica no México no prazo até 2025;
  • Progredindo em projetos de gigafábricas nos Estados Unidos, China e Alemanha;
  • Ter lançamento bem-sucedido de outros novos modelos, incluindo um carro mais acessível, com preço de cerca de US$ 30 mil (R$ 147,7 mil).

“[Musk] tem muitas bolas no ar”, diz Tom Narayan, analista e chefe da prática global de automóveis da RBC Capital Markets. “O Cybertruck está na lista de prioridades, mas não está lá em cima. Acho que nunca seria um veículo de alto volume.”

Cybertruck corre risco?

É astronomicamente improvável que a Tesla cancele o projeto Cybertruck. Os desafios de engenharia detalhados no relatório de 2022 eram sérios, mas não terminais, e poderiam ser corrigidos com dinheiro suficiente – o que a Tesla tem de sobra.

“Não há como eles não conseguirem encontrar maneira de tornar o Cybertruck aceitável para o mercado”, diz o engenheiro automotivo. “Pode não ser o EV mais silencioso do mercado, mas quem se importa? Eles vão vendê-los. As pessoas estão esperando por eles há anos.”

E há clientes leais, alguns dos quais têm devoção à marca e seu fundador e a defendem agressivamente contra os críticos no Twitter. Mas, se, quando os caminhões finalmente começarem a sair das linhas de produção em massa, os compradores conseguirão o que estão esperando, ainda não se sabe.

“Existe esse campo de distorção da realidade, porque a Tesla teve tantos atrasos antes e as pessoas estão tão acostumadas com o pensamento positivo de Elon Musk sobre produtos e capacidades”. diz Ramsey. “Agora, ninguém acredita nele em primeiro lugar.”

Com informações de WIRED

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Cybertruck: documentos indicam diversas falhas no projeto da Tesla; saiba quais apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Executivo de segurança e qualidade de anúncios deixa Twitter

Por Ronnie Mancuzo — 3 de Junho de 2023, 18:33

A.J. Brown, chefe de segurança de marca e qualidade de anúncios do Twitter, está deixando a empresa, segundo informações do The Wall Street Journal. A decisão foi tomada na última sexta-feira (02), um dia depois da saída de Ella Irwin, chefe de confiança e segurança da rede social.

Ambos eram considerados executivos de grande importância para a plataforma, que vem recebendo pesadas críticas relacionadas ao gerenciamento dos conteúdos. Com a saída deles, a nova diretora Linda Yaccarino (ex-chefe de publicidade da NBCUniversal) terá vazios importantes para analisar nestes primeiros momentos de trabalho.

Leia também:

Irwin era gerente direta de Brown e estava no Twitter desde junho de 2022, mas ascendeu ao cargo de chefe após a saída do líder anterior Yoel Roth. Brown estava encarregado de lidar com as decisões de moderação e vinha trabalhando em formas de evitar que os anúncios aparecessem ao lado de conteúdos impróprios.

Preocupação de anunciantes no Twitter

Ao que tudo indica, as duas saídas de agora tiveram como estopim uma controvérsia sobre como o Twitter lidou com um filme sobre questões de gênero. Roth, que deixou o cargo no ano passado, se demitiu depois de entrar em conflito com Elon Musk por conta de atritos sobre a formas de moderar conteúdos na rede social.

Desde a chegada do bilionário em outubro como novo CEO, muitas preocupações foram levantadas por uma gama de marcas que anunciavam na plataforma. De acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower, apenas 43% dos principais 1.000 anunciantes do Twitter em setembro de 2022 ainda estavam anunciando na rede social em abril.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Tada Images/Shutterstock

O post Executivo de segurança e qualidade de anúncios deixa Twitter apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Tesla está disposta a impulsionar negócios na China

Por William Schendes — 30 de Maio de 2023, 16:45

Em visita a Pequim nesta terça-feira (30), Elon Musk conversou com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, e disse que a Tesla está disposta a impulsionar seus negócios na China.

Para quem tem pressa:

  • Elon Musk, CEO da Tesla, disse que empresa está disposta a impulsionar seus negócios na China;
  • Atualmente, a China é o segundo maior mercado da Tesla, ficando atrás dos Estados Unidos;
  • A fábrica de Xangai é o maior centro de produção da montadora de veículos elétricos;
  • Elon Musk não visitava o país desde 2020.

Qin Gang considera que o mercado de veículos elétricos da China “tem amplas perspectivas de desenvolvimento”, conforme informado num comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.

Leia mais:

O ministro ainda disse que a China continuará aberta a criar um ambiente de negócios adequado para o mercado e baseado nas leis de empresas estrangeiras, como é o caso da Tesla.

De acordo com a Bloomberg, a fábrica da Tesla em Xangai foi responsável por mais da metade de sua produção global em 2022, e tem capacidade de produzir até 1,1 milhão de carros por ano. Fontes familiarizadas com o assunto dizem que o bilionário deve visitar a fábrica em sua passagem pelo país.

A visita de Musk acontece no momento que a Tesla enfrenta uma forte concorrência nos preços de veículos elétricos na China.

Nova fábrica da Tesla na China

Em abril, a empresa anunciou a criação de uma nova fábrica para produzir suas baterias de grande porte, Megapack.

Tesla opening Megapack factory in Shanghai to supplement output of Megapack factory in California https://t.co/hDpqoyNeOx

— Elon Musk (@elonmusk) April 9, 2023

A construção da nova fábrica deve iniciar no terceiro trimestre de 2023. Após o início das operações, a estimativa é que a fábrica produza cerca de dez mil megapacks por ano.

A Megapack é uma bateria de grande porte com capacidade de estabilizar redes de energia, sendo que cada bateria consegue abastecer cerca de 3,6. mil residências por uma hora.

Com informações de CNBC e Bloomberg

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Tesla está disposta a impulsionar negócios na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Corrida da IA: o plano de Musk para desafiar Google e Microsoft

Por William Schendes — 24 de Maio de 2023, 16:34

Durante o evento CEO Council Summit em Londres, Elon Musk disse que vê a necessidade de um novo negócio de inteligência artificial para rivalizar com o Google e Microsoft.

Como relata o Wall Street Journal, o bilionário afirmou que o Twitter e a Tesla, empresas dele, podem ser parceiras de sua eventual companhia de IA. Algo semelhante à relação entre Microsoft e OpenAI.

Leia mais:

A Tesla já tem usado a IA para melhorar seus recursos avançados de assistência ao motorista.

Recentemente, o bilionário disse estar preocupado com os avanços da inteligência artificial e assinou a carta que pedia a pausa no desenvolvimento dos sistemas.

No evento, ele voltou a mostrar preocupação com a tecnologia e pediu regulação governamental das IAs.

“É uma pequena probabilidade de aniquilar a humanidade, mas não é zero”

Elon Musk, no Council Summit.

Elon Musk e a IA

  • Junto com Sam Altman, o bilionário sul-africano ajudou a fundar a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, em 2015. Musk deixou a startup em 2018.
  • Com o avanço no desenvolvimento e popularidade das IAs, Musk se mostrou preocupado com a tecnologia;
  • Em fevereiro, ele disse que a IA representa um “grande risco” à civilização. Também afirmou que os sistemas precisam de regulamentação como qualquer tecnologia que apresenta risco aos humanos, como aeronaves, carros ou remédios;
  • Musk se juntou a um grupo de personalidades importantes da tecnologia ao assinar a carta do Institute Future of Life, pedindo uma pausa de seis meses no desenvolvimento das IAs;
  • Mas o temor do bilionário parece não atrapalhar seus negócios. No mês passado, mesmo com todas as ressalvas que fez aos sistemas de IA, Musk registrou a startup X.AI;
  • Com a companhia, o CEO da Tesla planeja competir com as demais gigantes de inteligência artificial.

Com informações de Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

O post Corrida da IA: o plano de Musk para desafiar Google e Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌