A exposição, intitulada “Dias de abril: um caminho, múltiplas vozes” procura apresentar um testemunho dos dias de abril de 1974, em que a madrugada de 25 de abril mudou para sempre o caminho político e social que Portugal tinha percorrido nos últimos 48 anos. Esta exposição encontra-se distribuída por 3 salas, sendo que a primeira apresenta uma […]
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Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril – candidaturas de 8 de abril a 9 de maio O Programa Especial de Bolsas de Criação Literária – Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai atribuir 60 mil euros para apoiar 8 Bolsas de 6 meses para a criação de oito obras de Ensaio […]
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Ensaísta e crítico literário, Eugénio Lisboa morreu hoje em Lisboa. Nascido em Lourenço Marques em 1930, onde viveu até 1976, formou-se (1953) em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras, pelas Universidades de Nottingham, Reino Unido e Aveiro. O ramo petrolífero foi a sua especialidade profissional […]
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A Lista Consolidada (LC) para a classificação e avaliação da informação pública é o referencial disponibilizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para servir de base à elaboração de instrumentos de gestão da informação, nomeadamente planos de classificação e tabelas de seleção. A LC resulta de um projeto colaborativo que envolveu grande parte dos […]
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Já se encontram abertas as inscrições para o “II Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto: Desafios da memória arquivística”, que ocorrerá dia 10 de maio à tarde (online) e dia 11 de maio de 2024 (Museu da Cerâmica de Sacavém, Loures). Veja aqui como aceder a mais informações sobre o […]
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Foi publicado o n.º 4 do Notícias da Torre do Tombo que poderá ser visualizado aqui. Neste número é apresentado o trabalho efetuado pela Divisão de Tratamento Técnico Documental e Aquisições ao longo do ano de 2023 e do primeiro trimestre de 2024, bem como os fundos Ernesto Melo Antunes e Mosteiro de Santa Maria da Estrela de […]
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Com o objetivo de dar a conhecer e promover o debate em torno da metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística, a DGLAB vai promover 3 Workshops presenciais: 19 de abril, na CCDR do Porto; 3 de maio, no Arquivo Distrital de Leiria; 24 de maio, na CCDR de Faro. A Lista Consolidada para a classificação e […]
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Devidos às festividades Pascais, informa-se que a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, encerra dia 28 de abril (quinta-feira) pelas 12:30, reabrindo dia 1 de abril (segunda-feira), no horário normal de funcionamento.
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O Arquivo Nacional da Torre do Tombo associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de abril de 2024. A visita centrar-se-á na história do Arquivo Nacional do Torre do Tombo, a sua relevância como guardião da história portuguesa e mundial, dando destaque a alguns momentos de catástrofes, conflitos e mudanças […]
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Poeta , ficcionista, ensaísta e tradutor, faleceu a 17 de março. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se pela Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre Literatura Medieval, onde foi professor. Exerceu as funções de Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal (1997-2004) e de Diretor do Instituto Camões em Paris. Publicou […]
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Sim, o futuro chegou aos festivais de cinema – talvez ao mais famoso e emblemático deles. O Festival de Cannes anunciou nesta quarta-feira (10) o lançamento de uma nova categoria dentro do prêmio, focada no chamado cinema imersivo.
Mas o que seria cinema imersivo? Em comunicado, a organização de Cannes explica que serão exibidos “trabalhos imersivos, coletivos e interativos que utilizam realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias de ponta para transcender a narrativa convencional e transportar o público para outros mundos, narrativas e épocas”.
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O texto cita ainda o filme Carne y Arena, do diretor Alejandro González Iñárritu, longa que foi apresentado no festival em 2017 dentro desse formato: “virtualmente presente, fisicamente invisível”.
Vale destacar que Iñárritu recebeu um Oscar especial pelo projeto. A direção da Academia decidiu laurear o trabalho do diretor em “reconhecimento a uma experiência narrativa visionária e poderosa”.
A 77ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá de 15 a 24 de maio, contará com oito obras na competição de cinema imersivo.
A premiação vai ocorrer em uma cerimônia especial separada.
Por se tratar de uma modalidade relativamente nova e pouco explorada, o cinema imersivo se enquadra em uma série de experiências diferentes envolvendo telas e a sétima arte.
Fique agora com algumas experiências relatadas aqui no Brasil. Em Belo Horizonte, por exemplo, a empresa ZW Design desenvolveu uma sala de cinema diferente para a Arena MRV, do Clube Atlético Mineiro:
Tem ainda esse outro vídeo divulgado há alguns anos no Facebook da Escola de Atores Wolf Maya. O exemplo, porém, mostra um mega estúdio sul-coreano.
As informações são da Variety.
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Nesta quinta-feira (11), a Força Espacial dos EUA informou que está firmando parceria com as empresas Rocket Lab e True Anomaly para realizar missão inédita: um exercício militar em órbita.
O órgão, criado em 2019 pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump, pretende demonstrar como os militares podem combater uma “agressão em órbita“, sinaliza a ArsTechnica.
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“Quando outra nação coloca um ativo no espaço e não sabemos bem o que é esse ativo, não sabemos qual é a sua intenção, não sabemos quais são suas capacidades, precisamos poder subir lá e descobrir o que é essa coisa”, disse o general Michael Guetlein, vice-chefe de operações espaciais da Força Espacial.
A Força Espacial informou que os satélites deverão ser entregues até o período compreendido entre setembro e novembro de 2025.
“Se um concorrente próximo faz um movimento, precisamos tê-lo em nossa aljava para fazer uma contra-manobra, seja subir e fazer uma demonstração de força ou subir e fazer consciência do domínio espacial ou entender a caracterização do ambiente – o que está acontecendo?” Guetlein disse.
A Victus Haze é a próxima de uma variedade de missões militares voltadas à validação das capacidades do Espaço Taticamente Responsivo (TacRS, na sigla em inglês).
“A Victus Haze pretende continuar a quebrar esses paradigmas e mostrar como poderíamos rapidamente criar uma capacidade de reconhecimento do domínio espacial e operá-la em tempo real contra uma ameaça”, disse Guetlein.
A missão Victus Haze envolve dois contratantes principais, dois satélites e dois lançamentos de foguetes de diferentes espaçoportos, programados para ocorrer em curtos prazos “para manter a demonstração o mais realista possível”, disse um porta-voz da Força Espacial à ArsTechnica.
“Esta demonstração acabará preparando a Força Espacial dos Estados Unidos para fornecer forças futuras aos comandos combatentes para conduzir operações rápidas em resposta à agressão adversária em órbita”, informou o Comando de Sistemas Espaciais em comunicado.
Fundamentalmente, trata-se de caracterizar capacidade desconhecida pela primeira vez na órbita baixa da Terra. Há uma série de desafios que acompanham isso, cobertura consistente com comunicações, como rastrear objeto em manobra na órbita baixa da Terra com capacidades limitadas de reconhecimento do domínio espacial, qual é o nível certo de autonomia e interação humana?
Even Rogers, cofundador e CEO da True Anomaly, em entrevista ao ArsTechnica
No mês passado, a True Anomaly tentou enviar dois satélites Jackal em missão compartilhada com a SpaceX. Eles fariam a demonstração de encontro que se espera acontecer na missão Victus Haze, mas os dispositivos não foram capazes de cumprir com o planejado.
Segundo Rogers, a empresa trabalha em outras duas missões que serão realizadas antes da Victus Haze.
A Unidade de Inovação de Defesa dos militares concedeu US$ 32 milhões (R$ 162,94 milhões, em conversão direta) à Rocket Lab por sua parte na Victus Haze. O contrato da True Anomaly com a SpaceWERX, braço de inovação da Força Espacial, está avaliado em US$ 30 milhões (R$ 152,75 milhões).
A True Anomaly está contribuindo com a mesma quantia de seu capital para ajudar a pagar a missão, elevando o custo total da Victus Haze para aproximadamente US$ 92 milhões (R$ 468,45 milhões). A Space Safari, divisão do Comando de Sistemas Espaciais, supervisiona todo o projeto.
Reconhecemos a oportunidade significativa de alavancar as inovações da indústria espacial comercial para combater a China como ameaça crescente da América. Os Estados Unidos têm a indústria espacial mais inovadora do mundo. A Victus Haze demonstrará, sob condições operacionalmente realistas, nossa capacidade de responder ao comportamento irresponsável em órbita.
Coronel Bryon McClain, oficial executivo do programa do Comando de Sistemas Espaciais para conscientização do domínio espacial e poder de combate
“Assim que a fase de construção for concluída, a missão entrará em várias fases sucessivas para incluir as fases de espera, ativação, alerta e lançamento”, indicou a Força Espacial. “Embora esta seja uma demonstração coordenada, cada fornecedor receberá perfis exclusivos de lançamento e missão.”
O Jackal é quase tão grande quanto uma geladeira e será lançado em missão de “compartilhamento rápido” da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, ou da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, disse o comando de Sistemas Espaciais. Ele deverá ser enviado por um foguete Falcon 9, da SpaceX.
A True Anomaly afirmou que pode retirar seu satélite de seu armazenamento e acoplá-lo a um foguete entre 12 e 84 horas, a depender da cadência de voo do fornecedor do foguete.
Uma vez que o Jackal esteja em órbita, a Força Espacial dará à Rocket Lab convocação de 24 horas para lançar seu satélite, que também tem o tamanho do Jackal. O lançamento do dispositivo da Rocket Lab será realizado em um foguete Electron da Nova Zelândia, ou da Virgínia (EUA).
Ele terá que ser cronometrado com absoluta precisão para permitir o encontro de ambos os satélites na órbita terrestre.
Após mais de 20 anos de contínuo esforço para chegar ao estágio atual, o maio desafio, agora, é mudar a cultura da Força Espacial e dos seus parceiros comerciais. Aprovações regulatórias, documentação de segurança e autorizações de espaço aéreo, por exemplo, precisam ser mais rápidas.
“O espaço taticamente responsivo agora depende do hardware”, disse Guetlein. “Não se trata do satélite; não se trata do sensor; não se trata do foguete. É uma questão de mentalidade. É uma questão de cultura.”
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