Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Blogue RBE

Liga-te | Literatura e ilustração de Gavião

12 de Março de 2024, 09:00

2024-03-12.png

O 𝐋𝐈𝐆𝐀-𝐓𝐄 está de regresso para a 2.ª edição com mais atividades, artistas e muitas novidades. De 𝟏𝟓 a 𝟏𝟗 𝐝𝐞 𝐦𝐚𝐫𝐜̧𝐨, 𝐆𝐚𝐯ião vai voltar a celebrar a festa da literatura e da ilustração!

Programa - Liga-te 2024 _ 2.ª Edição_page-0003

Continuamos unidos à palavra, à família, à terra e ao outro. Mas não ficamos por aqui… A programação promete ligar-nos à liberdade, à música e a nós próprios.

Este festival é organizado pela Câmara Municipal do Gavião e Rede Concelhia de Gavião ( Biblioteca Escolar e Biblioteca Municipal).

Do vasto programa destacamos uma oficina para professores com o autor David Machado e o lançamento do livro "As Galochas Vermelhas" de Pedro Seromenho e Rachel Caiano.

Um excelente programa para toda a comunidade, com propostas para todos.


Rede Concelhia de Gavião

 

✇ Blogue RBE

Redes de Bibliotecas: construir sinergias. Porque juntos podemos mais, sempre!

7 de Março de 2024, 09:00

2024-03-07.png

A Rede de Bibliotecas do concelho de Guimarães é constituída pela Biblioteca Municipal Raul Brandão, três Polos (Taipas, Pevidém e Lordelo) e cinquenta e três Bibliotecas Escolares.

Guimarães é um dos concelhos do país com o maior número de bibliotecas em estabelecimentos de ensino (integradas na Rede de Bibliotecas Escolares), complementando, assim, o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal e os respetivos polos.

 Biblioteca Municipal Raul Brandão (BMRB)

Dra. Juliana Fernandes2.png

A Biblioteca Municipal está perfeitamente integrada no seu meio e direcionada para servir os interesses e necessidades dos seus utilizadores, com um quadro de pessoal qualificado (31 colaboradores), dispondo de fundos documentais atualizados e diversificados, em livre acesso e para empréstimo domiciliário. Possui um portal online, em constante atualização, que permite, entre outros aspetos, o acesso ao Catálogo Coletivo Concelhio, e está presente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

Presencialmente, para além do serviço de empréstimo, a Biblioteca oferece diferentes atividades de dinamização e promoção do livro, da leitura e do conhecimento. Em colaboração estreita com as escolas e várias instituições do concelho, disponibiliza serviços permanentes: caixas-biblioteca, exposições itinerantes, bibliocafé e empréstimo domiciliário ao Estabelecimento Prisional de Guimarães.

De forma a promover o património literário, surgiu, em 2017, o Festival Literário de Guimarães – HÚMUS. Paralelamente, está em andamento o Plano Local de Leitura de Guimarães “Ler é Património”.

A BMRB está inserida na Rede Nacional de Leitura Pública e constitui um dos equipamentos mais estruturantes da vida do município. Assume-se, por isso, como um verdadeiro centro cultural, assente num conceito de polivalência, que lhe é dado através da multiplicação de espaços de diferentes funções e, por vezes, com públicos específicos, na aposta na divulgação e animação cultural, assumindo o seu papel de mediação e aproximação a públicos alargados, mediante a proliferação de iniciativas, direta ou indiretamente relacionadas com o livro.

Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)

A Biblioteca Municipal Raul Brandão tem um serviço de apoio às bibliotecas escolares com o objetivo de proporcionar apoio técnico e recursos de informação às escolas. Como funções do SABE, destacamos:

  • colaboração técnica nas bibliotecas escolares no domínio da organização, gestão e funcionamento;
  • seleção, aquisição e manutenção do equipamento informático, audiovisual e mobiliário específico;
  • formação contínua dos docentes e não docentes no serviço das bibliotecas escolares;
  • fornecimento de recursos informativos através de empréstimos prolongados e empréstimos especiais, nomeadamente recorrendo ao Serviço das Caixas-Biblioteca;
  • renovação periódica do fundo documental;
  • dinamização dos espaços de leitura.

Atividades conjuntas

Com uma programação contínua e conjunta ao nível da animação cultural, desenvolvem-se atividades e projetos destinados a todos os ciclos, dos quais destacamos:

📍 Semana Concelhia da Leitura

A Semana Concelhia da Leitura de Guimarães envolve todos os Agrupamentos de Escola e Escolas não Agrupadas em estreita colaboração com a Biblioteca Municipal. São privilegiadas ações de promoção da leitura tendo por base um tema comum previamente assumido pelos Professores Bibliotecários, Biblioteca Municipal e CIBE.

📍Convence-me!

Convence-me! é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Guimarães que pretende estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de leitura, expressão escrita e oratória, potenciando os saberes curriculares e intelectuais dos participantes e promovendo o seu gosto pela leitura.

É objetivo primordial desta iniciativa que os alunos, em equipa, sejam capazes de convencer o público para a leitura de um livro à sua escolha, através de argumentos e estratégias originais, que validem a sua recomendação.

 📍 Exposições itinerantes

Serviço gratuito de empréstimo de exposições temáticas, disponível para as escolas, bibliotecas e outras instituições.

 📍 Encontros com escritores

Promoção de encontros com escritores para momentos de partilha sobre os livros que escrevem, as suas ideias, a forma como transformam o seu pensamento em objeto de cultura, de reflexão, de prazer, de aprendizagem e conhecimentos.

 📍 Soletrar C

Concurso dirigido aos alunos do 3.º ciclo, com o objetivo de aumentar o vocabulário, melhorar a pronúncia e a ortografia e aprofundar o conhecimento de conceitos científicos e de cidadania. Desenvolvido em parceria com as bibliotecas escolares e o Centro Ciência Viva de Guimarães.

 📍 Leituras animadas (Hora do Conto, Teatro de Fantoches e Contos on-line)

Programação continuada tendo por base o livro infantil, valorizando a leitura em voz alta, a animação de histórias, potenciando o direito ao imaginário e ao ler por prazer.

 📍 Instantes criativos

Este concurso é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas de Guimarães, que pretende desafiar a capacidade de síntese e a criatividade dos alunos do concelho para criarem microtextos e ilustrações, valorizando, assim, outras formas de expressão literária/artística.

📍 Mapa de um livro

Projeto colaborativo que propõe a criação de um livro para cada um dos patronos das Escolas de Guimarães.

Este projeto, direcionado para o primeiro ciclo, permite criar uma espécie de editora dentro de cada uma das turmas participantes. Assim, emergem pequenos autores, ilustradores, designers, investigadores, paginadores, diretores de conteúdo, revisores e editores. Deste trabalho conjunto, cooperativo e solidário, nasce a obra (um livro sobre o patrono da escola).

 Em síntese

A Biblioteca Municipal Raul Brandão e as Biblioteca Escolares têm conseguido manter, ao longo destes 32 anos, um papel fundamental na promoção das diferentes literacias, desenvolvendo um trabalho de articulação sustentado e profícuo que tem dado os seus frutos. Mas não queremos ficar por aqui e pretendemos abraçar outros desafios, sempre em prol da nossa comunidade, porque juntos podemos mais, sempre!

Juliana Fernandes
Diretora da Biblioteca Municipal Raul Brandão, Guimarães

✇ Blogue RBE

Rede de Bibliotecas de S. João da Madeira: criar oportunidades

16 de Fevereiro de 2024, 09:00

2024-02-16.png

A Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira foi criada em 2007, na sequência de uma Candidatura de Mérito. Este processo teve a coordenação do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) criado na Biblioteca Municipal Renato Araújo (BMRA).

O grande objetivo desta rede foi reunir recursos para a criação do catálogo on-line das bibliotecas escolares e que foi possível graças à oferta por parte do Município de licenças do software de gestão documental existente na Biblioteca Municipal, permitindo assim uma racionalização de recursos humanos, técnicos e financeiros, mercê de uma aposta forte no empréstimo interbibliotecário. Foi elaborado um Regulamento comum às Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira e um manual de procedimentos, documentos fundamentais para o funcionamento uniformizado da rede que integra todas as escolas do concelho de ensino público.

Foto.jpg

Mensalmente, são realizadas reuniões de trabalho onde são abordadas e discutidas questões de interesse comum sobre a política documental, oferta formativa, atividades de promoção da leitura, projetos e candidaturas.

Ao longo destes anos, têm sido desenvolvidos diversos projetos conjuntos, estabelecidos através de um Plano Anual de Atividades, no qual se destaca o trabalho colaborativo em iniciativas de âmbito cultural, tendo como exemplo a “Poesia à Mesa” - uma marca cultural da cidade – que ao longo das suas 22 edições tem vindo a apostar numa participação ativa da comunidade educativa, promovendo e divulgando a poesia, os poetas e as suas obras junto do público escolar, seja através de oficinas de expressão poética, de escrita criativa, como também da realização de um certame que premeia os melhores poemas originais.

Conta-se, igualmente, o desenvolvimento de várias iniciativas no âmbito da Semana da Leitura e do Plano Educativo Municipal:

  • Narrativas Gráficas e Marcar a Leitura – promovem a leitura e a criação de Banda Desenhada, nos vários níveis de ensino;

  • Desenvolvimento e divulgação do Fundo documental de Mandarim comum às várias bibliotecas;

  • Hora do Conto em Mandarim e Português - complementar à oferta do município em matéria de ensino de mandarim, permitindo uma dinâmica colaborativa com uma instituição de Ensino Superior, como o caso do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro;

  • Leitura com Sentidos – iniciativa que procura sensibilizar e consciencializar a comunidade educativa para as questões da inclusão de pessoas com deficiência visual e o contacto com recursos dedicados à cegueira ou baixa visão do centro de Leitura Especial;

  • A celebração do MIBE que tem vindo a proporcionar um intenso programa de atividades, integrando uma Feira do Livro Usado na Biblioteca Municipal, a realização de visitas, sessões do conto, oficinas e espetáculos.

Regularmente, são também propostos novos projetos e parcerias.

  • O caso da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que desafiou a rede e as escolas secundárias a trabalharem o conceito de Antologia, partindo da obra “Biblioteca Internacional de Obras Célebres”, que integra o espólio da Biblioteca Municipal e que foi objeto de estudo pela faculdade.

  • O Concurso Interconcelhio de Leitura, que, conjuntamente com as redes dos concelhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra e Arouca, dará continuidade ao projeto de promoção da leitura, que, até ao ano letivo de 2022/23, era realizado a nível nacional com o Plano Nacional de Leitura.

O trabalho desenvolvido pela rede tem vindo a potenciar o grande objetivo de reunir recursos, criar oportunidades e impulsionar o concelho em matéria de educação, acesso à informação e promoção da leitura.

Carla Relva
Coordenadora da Biblioteca Municipal Renato Araújo, São João da Madeira

 

✇ CONTI outra

Segurança em primeiro lugar: como avaliar a credibilidade das plataformas de apostas

Por CONTI outra — 14 de Fevereiro de 2024, 09:40

Neste artigo, mostraremos os principais aspectos a serem considerados ao avaliar a credibilidade das plataformas de apostas. Vamos abordar temas como licenças, origens e número de usuários para ajudar você a tomar as melhores decisões na hora de escolher onde apostar.

Licença: a chave para a legalidade e operação segura

O primeiro passo para avaliar a credibilidade de uma plataforma de apostas é verificar se ela possui uma licença válida para operar.

As licenças são emitidas por órgãos reguladores do setor e garantem que a empresa está autorizada e apta a oferecer serviços de apostas dentro das normas estabelecidas.

Além disso, uma licença atesta que a plataforma é fiscalizada regularmente quanto à segurança e conformidade, o que garante maior proteção aos jogadores.

Tipos de Licença

Diversos países possuem entidades responsáveis pela regulação e controle dos licenciamentos no setor de jogos e apostas. Algumas das mais reconhecidas incluem:

  • Malta Gaming Authority (MGA)
  • United Kingdom Gambling Commission (UKGC)
  • Gibraltar Betting & Gaming Association (GBGA)
  • Curaçao eGaming

Essas instituições estabelecem os requisitos necessários para que uma plataforma possa ser licenciada, como oferecer jogos justos e transparentes, proteger informações e dados dos usuários, promover práticas de jogo responsável e combater fraudes.

Como verificar a licença de uma plataforma

Para confirmar a validade da licença de uma plataforma de apostas, basta procurar pelo selo ou logo do órgão regulador, geralmente localizado no rodapé do site. Nele, você pode encontrar o número de registro e data de validade da licença.

Com essas informações em mãos, é possível consultar diretamente o site da instituição responsável pela emissão da licença e checar sua autenticidade.

Origem e experiência: fatores determinantes na escolha de uma plataforma

Saber a origem e experiência de uma plataforma de apostas também é fundamental na hora de avaliar sua credibilidade. Além disso, conhecer a empresa por trás da plataforma, seu histórico no mercado e opiniões de outros usuários podem ajudar a tomar uma decisão mais informada.

Conhecendo a origem da plataforma

Uma maneira simples de começar é pesquisar sobre a empresa que opera a plataforma de apostas. A maioria das grandes plataformas pertence a grupos empresariais com vasta experiência no setor.

Verificar o endereço físico da companhia e o alcance geográfico de suas operações pode dar indícios importantes sobre sua solidez e presença no mercado.

Avaliando a experiência da plataforma

O lançamento de novas plataformas de apostas é constante, e isso não significa que elas sejam menos confiáveis. No entanto, verificar quanto tempo uma empresa está no mercado pode ajudar a avaliar sua reputação e estabilidade financeira.

Para isso, vale acessar informações como datas de fundação e período de atuação no segmento.

Opiniões de usuários e avaliações online

Uma excelente maneira de entender a credibilidade das plataformas de apostas é ouvir diretamente de quem já utiliza seus serviços. Consultar opiniões e avaliações deixadas por usuários em fóruns, blogs e sites especializados permite ter um panorama geral sobre a qualidade da plataforma e quão segura ela é percebida pelos seus clientes.

Aspectos técnicos: como a tecnologia influencia na credibilidade das plataformas

Além dos fatores mencionados, é importante analisar aspectos técnicos das plataformas de apostas quando se trata de avaliar sua confiabilidade e segurança. Isso inclui critérios como sistemas de criptografia, mecanismos de proteção de dados e software utilizado nos jogos.

Criptografia e proteção de dados

As plataformas de apostas devem adotar medidas de segurança para garantir a proteção das transações financeiras e dos dados pessoais dos usuários. Uma prática comum é utilizar sistemas de criptografia SSL (Secure Socket Layer), padrão atualmente empregado em diversos setores para proporcionar a máxima segurança em trocas de informações online.

Adoção de tecnologias avançadas

A qualidade dos softwares utilizados nas plataformas também pode ser um indicador de sua confiabilidade. Empresas que investem em tecnologia e parcerias com provedores de jogos renomados tendem a oferecer uma experiência mais segura, justa e transparente aos usuários.

Optar por plataformas que contam com tecnologias avançadas e atualizadas é uma boa escolha ao avaliar a credibilidade das apostas online.

Ao considerar todos os aspectos abordados neste artigo, você estará mais apto a tomar decisões informadas na hora de escolher a melhor plataforma de aposta para realizar suas apostas.

Lembre-se de sempre dar preferência a empresas licenciadas e regulamentadas, além de verificar suas origens, experiências e tecnologias disponíveis para garantir uma experiência completa e segura no mundo das apostas online.

The post Segurança em primeiro lugar: como avaliar a credibilidade das plataformas de apostas appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Guest Posts na CONTI outra: porque eles são ótimas escolhas

Por Josie Conti — 13 de Fevereiro de 2024, 17:33

Investir em guest posts no contioutra.com, um site com uma respeitável Autoridade de Domínio (RA) de 45, é uma estratégia inteligente para empresas e profissionais que buscam ampliar sua visibilidade e fortalecer sua presença online. Com um público diversificado e engajado, o contioutra.com, admistrado pela psicóloga Josie Conti, oferece uma plataforma privilegiada para alcançar novas audiências e estabelecer sua marca ou expertise no mercado. Aqui estão razões convincentes para incluir guest posts no ContiOutra.com na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Acesso a um público engajado e diversificado

O contioutra.com está no ar há mais de 10 anos e destaca-se por seu público leal e diversificado, interessado em uma ampla gama de tópicos, desde cultura e arte até saúde e bem-estar. Ao publicar guest posts neste site, sua marca tem a oportunidade de se conectar com leitores que já demonstram interesse nos assuntos que você aborda, garantindo uma recepção mais receptiva às suas mensagens.

Benefícios de SEO significativos

Com uma Autoridade de Domínio de 45, o contioutra.com é reconhecido pelos motores de busca como um site de qualidade e confiável. Links de retorno (backlinks) deste site para o seu podem melhorar significativamente seu ranking nos resultados de busca, aumentando a visibilidade online da sua marca e dirigindo tráfego qualificado para o seu site.

Construção de credibilidade e autoridade no Setor

Publicar em um site respeitado como o contioutra.com ajuda a estabelecer sua voz como autoritativa e confiável no seu campo de atuação. Esta é uma excelente maneira de construir credibilidade, demonstrando seu conhecimento e expertise a um público novo e mais amplo.

Potencial para parcerias de longo prazo

Estabelecer uma relação de guest posting com o contioutra.com pode abrir portas para colaborações futuras e oportunidades de parcerias de longo prazo, pois isso não apenas amplia sua rede de contatos profissionais mas também pode resultar em mais oportunidades de exposição para sua marca ou serviços.

Feedback valioso da comunidade

Interagir com o público do ContiOutra.com por meio de guest posts permite que você receba feedback direto dos leitores. Essa interação pode fornecer insights valiosos sobre as preferências e necessidades do seu público-alvo, orientando suas estratégias de marketing e desenvolvimento de produtos ou serviços.

Como proceder

Para aproveitar ao máximo os guest posts no contioutra.com, é crucial focar na qualidade e relevância do conteúdo oferecido. Artigos bem pesquisados, informativos e que engajem o leitor são mais propensos a serem bem recebidos pela comunidade do site e, consequentemente, trazer melhores resultados para sua marca. Além disso, é importante alinhar suas propostas de conteúdo com os temas e o estilo do site, garantindo uma integração natural e eficaz.

Investir em guest posts no contioutra.com, portanto, não é apenas uma estratégia de marketing de conteúdo. É uma oportunidade de expandir seu alcance, melhorar seu posicionamento no mercado e estabelecer relações valiosas com um público novo e engajado. Com planejamento estratégico e conteúdo de qualidade, essa colaboração pode render frutos significativos para o crescimento e fortalecimento da sua marca online.

Fale hoje mesmo conosco, conheça nossos serviços e outros sites parceiros.

Josie Conti-Responsável Editorial
contato.contioutra@gmail.com
(55) 99950-6332

The post Guest Posts na CONTI outra: porque eles são ótimas escolhas appeared first on CONTI outra.

✇ AYUDA PARA MAESTROS

El niño que jugaba afuera - Un vídeo impactante para reflexionar sobre la adicción a los dispositivos digitales

Por Manu Velasco — 12 de Janeiro de 2024, 23:00

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

YouTube registra marco de 100 milhões de assinantes

Por Tamires Ferreira — 2 de Fevereiro de 2024, 15:37

O YouTube divulgou na quinta-feira (1°) um marco importante para a plataforma de vídeos do Google: o recorde de 100 milhões de usuários pagantes a partir das assinaturas combinadas do YouTube Music e YouTube Premium. Segundo informações do Engadget, a escalada representa um aumento de 20 milhões de membros em pouco mais de um ano, e o dobro de membros desde setembro de 2021. 

O que você precisa saber: 

  • O YouTube não divulgou, no entanto, quantos usuários há em cada serviço; 
  • Vale lembrar que ter o serviço premium garante acesso ao YouTube Music; 
  • O novo marco chega após a plataforma diminuir os anúncios em vídeos, mas deixá-los mais longos para os não assinantes — uma estratégia de mercado semelhante à adotada pela Netflix. Entenda aqui

Leia mais! 

Para fins de comparação, o YouTube Music e Premium, claro, ainda não alcançam nem metade dos usuários do Spotify, que em setembro do ano passado reportou 220 milhões de membros assinantes. O serviço deve divulgar números atualizados em um relatório de ganhos na próxima semana.  

Já a Apple não revela mais o número de usuários do Apple Music. O último relatório que a big tech forneceu indicava 60 milhões de assinantes, isso em 2019. 

O YouTube Premium oferece não apenas acesso ao streaming de música da plataforma de vídeos do Google, como outros benefícios. Entre eles está, claro, o objetivo principal: assistir milhões de vídeos sem a interrupção de anúncios, incluindo anúncios de texto e imagens que geralmente aparecem na parte inferior do conteúdo. Também não são exibidos banners de terceiros ou de pesquisas. 

Como assinante também é possível fazer o download de vídeos para assistir offline, rodar conteúdo em segundo plano no celular e usufruir de uma qualidade ainda melhor do que a disponível na versão gratuita. Veja mais detalhes aqui, inclusive o preço! 

O post YouTube registra marco de 100 milhões de assinantes apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

ChatGPT pode ajudar criação de armas biológicas? OpenAI responde

Por Pedro Spadoni — 2 de Fevereiro de 2024, 15:27

Quem pesquisou sobre armas biológicas no ChatGPT pago – cujo “motor” é o GPT-4 – teve “pequena vantagem” em relação a quem pesquisou sobre o assunto em mecanismos de busca da internet. Essa é a conclusão de um estudo conduzido pela OpenAI.

Para quem tem pressa:

  • Um estudo da OpenAI concluiu que usuários do ChatGPT têm “pequena vantagem” sobre quem pesquisou sobre armas biológicas usando mecanismos de busca convencionais;
  • O estudo foi conduzido pela equipe da OpenAI com intuito de avaliar os riscos e usos indevidos potenciais de seus modelos de inteligência artificial (IA), em resposta às preocupações de cientistas e legisladores;
  • O estudo envolveu 100 participantes – entre eles, especialistas e estudantes de biologia – divididos em dois grupos para comparar a eficácia do GPT-4 e da internet em tarefas relacionadas à fabricação de armas biológicas;
  • Apesar da vantagem modesta em precisão, usuários do GPT-4 produziram respostas mais detalhadas, e estudantes que acessaram o modelo quase equipararam a proficiência dos especialistas em certas tarefas.

A pesquisa foi realizada pela equipe da OpenAI, anunciada em outubro de 2023, com objetivo de avaliar os riscos e possíveis usos indevidos dos modelos de inteligência artificial (IA) da empresa.

Leia mais:

ChatGPT e armas biológicas

Imagem para ilustrar tutorial sobre o ChatGPT
(Imagem: Jonathan Kemper/Unsplash)

O estudo envolveu 100 participantes divididos em dois grupos: especialistas em biologia e estudantes com formação em biologia de nível universitário. Um grupo teve acesso ao GPT-4, enquanto o outro utilizou apenas a internet convencional para realizar cinco tarefas relacionadas à fabricação de armas biológicas.

Os resultados mostraram que o grupo que usou GPT-4 teve uma pontuação média de precisão ligeiramente superior nas tarefas. Por um lado, a pesquisa descreve a diferença como estatisticamente significa. Por outro, suas conclusões desafiam a ideia de que a inteligência artificial oferece uma grande vantagem nesse contexto.

No entanto, participantes que utilizaram GPT-4 produziram respostas mais detalhadas. E os estudantes que tiveram acesso ao modelo quase alcançaram o nível de proficiência dos especialistas em algumas tarefas, o que levanta questões sobre o potencial educativo da ferramenta.

A equipe da OpenAI responsável pelo estudo também explora o potencial de ameaças cibernéticas e a influência da IA na mudança de crenças. A ideia é entender e mitigar os riscos associados à tecnologia.

Pontos e contrapontos

Detalhe da página do ChatGPT
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

Apesar dos resultados do estudo minimizarem a vantagem fornecida pelo GPT-4 em comparação à internet convencional, críticos argumentam que a pesquisa interna da OpenAI subestima o impacto real do modelo de IA, treinado numa vasta quantidade de dados científicos e outras informações.

O estudo reconheceu que o ChatGPT forneceu uma vantagem “estatisticamente significativa” em termos de precisão total quando não ajustado por múltiplas comparações. Isso contradiz a interpretação inicial de que a IA oferece apenas um leve aumento na precisão e completude das respostas.

A pesquisa da OpenAI levanta o debate sobre o verdadeiro potencial das ferramentas de IA como ChatGPT, especialmente em campos sensíveis como a pesquisa de armas biológicas. Também destaca a importância de considerar as implicações éticas e de segurança ao desenvolver e aplicar essas tecnologias avançadas.

O post ChatGPT pode ajudar criação de armas biológicas? OpenAI responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Blogue RBE

 Reforçar dinâmicas colaborativas no 1.º CEB

1 de Fevereiro de 2024, 09:00

2024-01-31.png

É sabido que a melhor forma de contribuir para o uso mais eficaz dos espaços e dos recursos da biblioteca será através do envolvimento de todos os agentes educativos no reconhecimento do papel dessa valência para o sucesso escolar dos alunos.

No caso das bibliotecas do 1.º CEB, em que normalmente não existe um professor bibliotecário em exclusividade, verifica-se que é ainda mais urgente pensar em estratégias práticas, no sentido de reforçar esta dinâmica colaborativa:

Importa, por isso, assegurar a capacitação dos docentes dos vários níveis de ensino para a rentabilização pedagógica da biblioteca escolar – de forma autónoma e/ou em trabalho colaborativo – com vista à melhoria das aprendizagens das crianças e dos alunos, potenciando não só o seu sucesso académico, mas também o seu desenvolvimento holístico, como consignado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.” [1]

No concelho de Torres Vedras, todos os agrupamentos contam com várias bibliotecas em escolas do 1.º CEB, sendo que há um agrupamento de escolas que conta com onze bibliotecas escolares (AE S. Gonçalo), nove das quais do 1.º CEB, pelo que se torna premente rentabilizar o espaço e os recursos disponibilizados em benefício dos alunos/ crianças e professores titulares/ educadores.

Foi com este objetivo que a Rede de Bibliotecas Escolares, através da Coordenação Interconcelhia, articulou com as professoras bibliotecárias de três agrupamentos de escolas do concelho de Torres Vedras para dinamizar várias Ações de Curta Duração (ACD), de 3 a 6 horas, dirigidas aos professores titulares e educadores dos respetivos agrupamentos, no sentido de lhes dar a conhecer os serviços em linha disponibilizados pela Rede de Bibliotecas do concelho de Torres Vedras, projetos locais e nacionais, as coleções; assim como de lhes apresentar algumas sugestões de atividades possíveis de dinamizar autonomamente, na biblioteca da escola, com os respetivos alunos/ crianças no âmbito da leitura, da escrita ou da pesquisa, tendo por base o Roteiro para uso da biblioteca escolar| Escolas do primeiro ciclo do ensino básico jardins de infância.

Eis algumas das sugestões de atividades, deste Roteiro, partilhadas/exploradas nas sessões:

  • Empréstimo domiciliário: como começar? (pág. 23)
  • Conhecer a coleção (pág. 24)
  • Roda de livros 2 (pág. 26)
  • Barra de crítica (pág.27)
  • Onde mora o livro? (pág. 28)
  • Exploração do título: narrativas (pág. 29)
  • Tão, tão… (pág. 35)
  • Aperitivos de leitura (pág. 36)
  • (...)

Foram, assim, desenhadas 3 ACD e construídos/adaptados os respetivos materiais de apoio (apresentação em Canva, infográfico e desafios com recurso à ferramenta  Mentimeter e em suporte papel).

As Ações de Curta Duração tiveram as seguintes designações:

  1. Rumo ao sucesso: ensinar e aprender com a biblioteca escolar, dirigida aos professores titulares e educadores do AE Henriques Nogueira (3h);
  2. Promover a leitura com a biblioteca escolar, dirigida aos professores titulares e educadores do AE São Gonçalo (3h);
  3. Criar leitores com o apoio da biblioteca escolar, dirigida aos professores titulares e educadores do AE Madeira de Torres (6h).

As sessões decorreram no arranque do presente ano letivo e, no caso do Agrupamento de Escolas São Gonçalo, a ACD integrou as Jornadas Pedagógicas na primeira semana de setembro; no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, decorreram antes do início oficial das aulas; no Agrupamento de Escolas Madeira Torres, as sessões repartiram-se por dois dias, em horário pós-laboral, no decorrer do 1.º semestre.

É de evidenciar a disponibilidade dos Professores Titulares e Educadores, assim como o apoio dos Coordenadores de Estabelecimento, Diretores e Diretora do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, que contribuíram para a realização destas ações.

Estas ACD decorreram também de uma tentativa da equipa da Rede Bibliotecas do concelho de Torres Vedras de dar resposta aos desafios colocados no âmbito da implementação do Plano Local de Leitura, nomeadamente a formação de docentes, MUDANÇA II - MAIS SOCIALIZAÇÃO PARA A LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR, da qual a RBE é parceira, através da Coordenação Interconcelhia.

 

Referência

[1]- Programa temático da ACD que decorreu no Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira.

✇ Blogue RBE

Entre histórias e abraços: Ler para (Entre)Ter

30 de Janeiro de 2024, 09:00

2024-01-30 Imagens_blogue.png

A Rede de Bibliotecas de Tavira dá mais um passo significativo em direção à promoção da leitura e à integração intergeracional com o desenvolvimento do projeto Ler para (Entre)Ter.

ler para entreter 2 - Ana Marta E. Branco da Silva

Esta iniciativa visa criar um espaço onde jovens e idosos compartilham não apenas leituras, mas experiências, conhecimentos e momentos especiais. O grande objetivo que sustenta este projeto é conectar diferentes gerações através da magia da leitura.

As atividades estão a ser desenvolvidas pelos professores bibliotecários e os alunos que frequentam as bibliotecas escolares do concelho de Tavira, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que mensalmente visitam duas instituições da cidade para a realização de atividades de leitura (Hora do Conto adaptada ao Público Sénior; Leituras Encenadas; Leitura de Poemas e Atividades de Expressão Plástica).

O projeto Ler para (Entre)Ter não é apenas mais um projeto de leitura, é uma iniciativa que visa a construção de pontes entre gerações, a partilha de histórias e a criação de memórias duradouras. Ao unir jovens e idosos em torno do amor pela leitura e pelas histórias, Tavira está a construir uma comunidade mais forte, mais sábia e mais conectada. Que o Ler para (Entre)Ter inspire outras comunidades a abraçar a riqueza que a leitura e o diálogo intergeracional podem oferecer.

✇ Blogue RBE

Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares (RCBE) de Santa Maria da Feira

12 de Janeiro de 2024, 09:00

2024-01-12.jpg

A Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares (RCBE) de Santa Maria da Feira, foi criada no ano 2000, após assinatura de um protocolo entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, através da sua Biblioteca Municipal e dos Agrupamentos de Escolas de Santa Maria da Feira.

 A RCBE é constituída por 34 Bibliotecas Escolares. Assumindo a sua missão no âmbito da promoção do livro e das literacias alinha com as políticas educativas municipais. É uma estrutura dinâmica de trabalho colaborativo e cooperativo entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares, consolidada através da transferência dos catálogos informáticos individuais de cada uma das BE para um catálogo coletivo, pesquisável através da Internet, que encerra em cada registo a relação dos exemplares e a sua localização concreta. Desta forma, a produção de recursos de informação, torna-se uma realidade mais presente, na medida em que existe uma efetiva partilha de registos bibliográficos e a adoção das tabelas de autoridade utilizadas na Biblioteca Municipal. Esta iniciativa tem por base um dos grandes objetivos das Bibliotecas Escolares: fornecer informação organizada a fim de ajudar a alargar o conhecimento de base dos alunos dos diferentes níveis de ensino, transformando-os em adultos críticos, criativos e consumidores de bens culturais diferenciados, com competência para usar plenamente o direito da cidadania.

São objetivos da Biblioteca Municipal, em articulação com a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Santa Maria da Feira:

  • Potenciar as sinergias existentes entre a Biblioteca Municipal e a Rede de Bibliotecas Escolares;

  • Acompanhar e estimular o desenvolvimento das Bibliotecas Escolares;

  • Gerir, de forma normalizada, o catálogo coletivo da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares;

  • Realizar reuniões regulares com os Professores Bibliotecários e a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, que têm como finalidade a troca de experiências no âmbito da organização, da gestão e da dinamização de projetos, de acordo com os princípios técnicos e de biblioteconomia;

  • Promover empréstimos de recursos documentais entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares;

  • Divulgar as atividades do serviço educativo junto dos coordenadores das BE, com especial destaque para a atividade intitulada “Estafeta de Contos: Conto (com)tigo!” em que contadores andarilhos da biblioteca municipal e das bibliotecas escolares difundem estórias e contos, apresentando o que de melhor se faz na área da promoção da leitura, partindo da Biblioteca Municipal e percorrendo as Bibliotecas Escolares do concelho;

  • Fomentar a partilha de boas práticas e a produção conjunta de recursos, criando condições de implementação, usando como um dos meios, por exemplo, o canal YouTube da RCBE.
✇ Blogue RBE

Celebrado protocolo da Rede de Bibliotecas de Vieira do Minho

28 de Dezembro de 2023, 09:00

2023-12-28.png

No dia 12 de dezembro, teve lugar a assinatura do protocolo da Rede de Bibliotecas de Vieira do Minho, celebrado entre o município de Vieira do Minho e o Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara, António Cardoso, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, Fernando Gomes. A cerimónia contou ainda com a presença da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Regina Campos, e da bibliotecária da Biblioteca Municipal Padre Alves Vieira, Susete Calisto.

Informalmente a Rede de Bibliotecas de Vieira do Minho (RBVM) já existia e, por via da assinatura deste protocolo, vê agora reforçados os seus objetivos: criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas, promover e estreitar a ligação entre os responsáveis da comunidade educativa local, entidades públicas e privadas, na prossecução do objetivo comum de promoção do livro e da leitura, promover a troca de experiências, entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão, animação e dinamização das bibliotecas da rede concelhia.

Para além destes, a rede vai permitir constituir e manter on-line o Catálogo Coletivo Concelhio de Bibliotecas de Vieira do Minho e servir de suporte à educação, à formação, à investigação e à difusão cultural, mediante a criação de um portal que efetive o acesso à informação e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas, bem como fomentar o empréstimo na biblioteca municipal e escolares e incrementar políticas de aquisições que visem a otimização de recursos e a promoção da leitura e das literacias.

✇ CONTI outra

Ex-galã de ‘Malhação’ se pronuncia sobre vender cervejas na praia: “Virei ambulante mesmo”

Por CONTI outra — 4 de Janeiro de 2024, 00:48

Daniel Erthal, conhecido por seus papéis em novelas como “Malhação” e “Da Cor do Pecado”, tem conquistado as redes sociais ao ser registrado vendendo cervejas na calçada de Copacabana. O ator, que recentemente viu seu número de seguidores nas redes sociais disparar, compartilhou detalhes sobre essa nova empreitada e revelou seus planos futuros.

Durante a pandemia, Erthal investiu em diversos empreendimentos, mas nenhum deles prosperou. Diante disso, ele decidiu mudar de abordagem, mergulhando nos estudos de marketing digital. “Eu fui entendendo ainda mais sobre vendas”, confessou o ator, acrescentando que sempre teve afinidade com a área desde a adolescência.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ideia de vender cervejas na praia surgiu enquanto Erthal passeava por Copacabana. Ele compartilhou sua motivação: “Já que eu não posso mudar isso, eu vou me tornar um deles!”. Com uma proposta inovadora, ele destacou: “Eu imaginei o seguinte: a pessoa andando no meio do calor e simplesmente eu boto aquela cadeirinha com atendimento premium… Eu oferecer um guarda sol, uma música para ela escolher e a pessoa com o mesmo preço que paga em outros lugares, no ‘Ilha da Sede’ ela do nada, no meio da rua, ela vai matar a sua sede”.

Erthal pretende expandir o negócio, buscando a documentação necessária para ter várias “Ilhas da Sede”. Surpreendentemente, essa nova empreitada não o impedirá de continuar atuando. Ele revelou planos para um filme chamado “Agonia”, programado para ser filmado no primeiro semestre de 2024.

“Na pandemia, eu me preparei mais ainda como ator, estudei no CT de treinamento. Sou o antagonista do filme e estou pronto para trabalhar”, afirmou Erthal, ressaltando que seu objetivo atual é legalizar o empreendimento para conciliá-lo com sua carreira de ator.

No entanto, o desafio não é pequeno, conforme Erthal compartilhou: “Eu estou fugindo do rapa diariamente, tem dias que eu fujo dez vezes, tem dias que eu fujo quinze vezes, tem dias que eu fujo duas. Não é moleza, não”.

Sobre a reação nas redes sociais, o ator expressou sua gratidão: “Estava há dez anos para bater 100 mil seguidores, não era uma coisa que eu me preocupava e também não buscava isso, mas, assim, aconteceu de uma maneira tão orgânica, tão bonita… Todo carinho que eu estou recebendo hoje. Meu celular bombando… Só tenho que agradecer. Feliz demais!”.

Erthal finalizou explicando sua nova jornada como ambulante: “Virei ambulante mesmo, só que sou um ambulante mais caracterizado, mais bem pensado, com mais identidade visual, atendimento premium. Qualquer um que chegar aqui vai ter atendimento premium. Eu co-criei uma coisa única, porque essa ideia já existe, de uma maneira criativa”.

Com informações de Hugo Gloss

The post Ex-galã de ‘Malhação’ se pronuncia sobre vender cervejas na praia: “Virei ambulante mesmo” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Hamburgueria vira polêmica depois de dar festa da Taylor Swift com área de água chamada “Ana Benevides”

Por CONTI outra — 3 de Janeiro de 2024, 00:49

Uma hamburgueria em Boa Vista, Roraima, enfrentou críticas intensas após realizar uma festa temática em homenagem à cantora Taylor Swift, que incluiu uma área de distribuição de água chamada “Ana Benevides Zone”. A iniciativa visava lembrar Ana Clara Benevides, uma fã de 23 anos que faleceu devido ao calor extremo durante um show da cantora no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O evento, chamado “Swift Fest”, realizado pela Queridinha Burgers, no bairro Caçari, gerou polêmica ao exibir cliques da área de distribuição de água, com uma placa contendo o nome da jovem falecida. Imagens da festa circularam nas redes sociais, provocando reações negativas.

Internautas expressaram sua insatisfação, questionando a sensibilidade da hamburgueria ao usar o nome de Ana Clara para a área de distribuição de água. Críticos afirmaram que a iniciativa foi desrespeitosa com a família da vítima.

mano ☠💀

isso aqui definitivamente não foi de bom tom pic.twitter.com/kQCCH2IPqK

— mulher bruxa 🐍💋 (@yasfrancesa) December 28, 2023

No Twitter, um usuário comentou: “Se a intenção era homenagear, deu muito errado, falta de respeito com a família”. Outro acrescentou: “Às vezes, as pessoas não têm o menor bom senso e sensibilidade, e um bando de gente que não avisou antes de ser feito também”.

No Instagram, fãs pediram à hamburgueria que removesse a placa do evento. Em resposta, a empresa lamentou a interpretação dos usuários e alegou que não tinha a intenção de ser “mal intencionada”. Um representante explicou: “O conceito utilizado nas áreas do Swift Fest leva o ‘Zone’, que na tradução literal significa ‘Zona’. Então é a zona da distribuição da água gratuita em homenagem à Ana. Nada mal intencionado”.

Entretanto, a pressão online levou a Queridinha Burgers a remover a placa e emitir um comunicado via Instagram: “Recebemos sua mensagem junto com as dos colegas e, diante da possibilidade dessas interpretações, estaremos removendo o post nos stories e a identificação com a Área de distribuição da água para não gerar nenhum inconveniente”.

O dono da hamburgueria, Lucas Farinola, de 25 anos, reconheceu o erro em uma nota ao g1: “Reconhecemos como foi recebida a comunicação do Ana Benevides Zone e imediatamente voltamos atrás, removemos a plaquinha e o post. Foi em questão de minutos, mas um print eterniza”.

Com informações de Hugo Gloss

The post Hamburgueria vira polêmica depois de dar festa da Taylor Swift com área de água chamada “Ana Benevides” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Filme com George Clooney que ganhou o Oscar e o Globo de Ouro chega à Netflix

Por CONTI outra — 2 de Janeiro de 2024, 19:32

Os Descendentes é um filme emocionante dirigido por Alexander Payne e estrelado por George Clooney, lançado em 2011. O filme é uma adaptação do romance homônimo de Kaui Hart Hemmings e mergulha nas complexidades das relações familiares, misturando elementos de drama e comédia de maneira envolvente.

A história gira em torno de Matt King, interpretado por George Clooney, um advogado que se vê confrontado com uma série de desafios familiares após um acidente de barco deixar sua esposa em estado de coma. Enquanto lida com a possibilidade iminente de perder sua esposa e mãe de suas duas filhas, Matt descobre segredos sobre ela que mudam drasticamente a dinâmica familiar.

Clooney oferece uma performance excepcional como Matt King, demonstrando sua versatilidade como ator ao retratar a jornada emocional do personagem. Sua interpretação sutil e autêntica captura a essência do homem comum enfrentando situações extraordinárias. A química entre Clooney e as jovens atrizes Shailene Woodley e Amara Miller, que interpretam suas filhas, é notável, criando momentos de humor e ternura genuínos.

A trilha sonora, composta por diversos artistas havaianos, contribui para a atmosfera única do filme, situado no arquipélago do Havaí. A cinematografia de Phedon Papamichael capta a beleza das paisagens havaianas, enquanto a narrativa mergulha nas questões familiares e nos conflitos internos dos personagens.

A direção de Alexander Payne é magistral, equilibrando habilmente os elementos de humor e drama. Payne utiliza o cenário exótico do Havaí não apenas como pano de fundo estético, mas como um reflexo simbólico das transformações emocionais que os personagens estão enfrentando. Ele aborda temas como perdão, aceitação e reconciliação de maneira sensível, sem cair em clichês.

The post Filme com George Clooney que ganhou o Oscar e o Globo de Ouro chega à Netflix appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Faxineira orienta mulher sobre piso molhado e é insultada: “Palhaça analfabeta”

Por CONTI outra — 28 de Dezembro de 2023, 23:05

Uma cena lamentável de discriminação ocorreu nesta quarta-feira (27) em um shopping de Ipatinga, na região do Rio Doce, quando uma cliente, acompanhada de uma criança de colo, protagonizou um ataque verbal contra uma profissional de limpeza. O motivo do embate foi o alerta da funcionária para que a cliente evitasse passar por uma área molhada, visando garantir sua segurança.

No calor da discussão, a cliente disparou ofensas à trabalhadora, capturadas em um vídeo que viralizou nas redes sociais. “Você não passa de uma faxineira analfabeta. Eu sou rica e estou de férias. Você está no seu lugar, lugar certo, que é seu. Sua palhaça analfabeta”, gritou a cliente.

Foto: Reprodução/Twitter

O Boletim de Ocorrência foi registrado, documentando o ocorrido, e a Polícia Militar informou que a área em questão estava devidamente sinalizada com placas, reforçando a tentativa da funcionária de garantir a segurança da cliente.

A situação tomou um rumo mais sério quando a profissional de limpeza teve uma crise de hipertensão e taquicardia após as ofensas, exigindo intervenção médica. “Sou faxineira com muito orgulho”, afirmou a trabalhadora em resposta às agressões.

Uma profissional que trabalha no setor de limpeza do Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, na região do Rio Doce, foi ofendida por uma cliente nessa quarta-feira (27). A discussão ocorreu depois que a funcionária pediu para a cliente, que estava com uma criança de colo, passasse por… pic.twitter.com/17Z3D1mFwM

— O Tempo (@otempo) December 28, 2023

O episódio foi presenciado por outros funcionários de lojas e clientes, que relataram à polícia a atitude calma e respeitosa da profissional diante das agressões. O Shopping Vale do Aço emitiu uma nota repudiando o incidente, assegurando que a colaboradora terceirizada está recebendo apoio emocional e que medidas cabíveis estão sendo tomadas.

As autoridades, munidas de imagens do circuito de segurança, identificaram a suspeita das ofensas e o veículo utilizado por ela, um Punto vermelho com placa do Estado de São Paulo. Até o momento, a mulher não foi encontrada, e o caso permanece sob investigação.

 

Com informações de Revista Fórum

The post Faxineira orienta mulher sobre piso molhado e é insultada: “Palhaça analfabeta” appeared first on CONTI outra.

✇ Blogue RBE

De mãos dadas vamos mais longe…

11 de Dezembro de 2023, 09:00

2023-12-11.png

A 9 e 10 de novembro, do corrente ano, na Biblioteca Nacional e Universitária de Zagreb (Croácia) realizou-se o Segundo Congresso Internacional das Bibliotecas Verdes: Let’s go green!

Esta conferência tem como objetivos: uma mostra e partilha de Boas Práticas, a exploração de programas de bibliotecas desenvolvidos no âmbito da Eco Literacia e, ainda, proporcionar a formação contínua dos profissionais para responderem às questões do Desenvolvimento Sustentável em bibliotecas. A conferência pretende de igual modo promover a partilha entre especialistas e investigadores nesta área para facilitar a criação e desenvolvimento de ações para um ambiente mais saudável para as futuras gerações.

Um painel de especialistas foi convidado para dar conta do que se tem investigado cientificamente nesta área; destacamos:

  • Doutor Harri Sahavirta (key speaker) com a comunicação “Some Accurate Trends in Sustainability in Library Framework”;

  • Doutora Rossana Morriello com “Going green in the intelligent library: promoting sustainability through digital transformation";

  • E ainda a tese apresentada pela Prof. Doutora Naymeh Shaghaei “Library as a Sustainable Leader: Creating sustainable Library and Resilient Communities”.

fotoOlga_1.jpgTambém foram muito interessantes as apresentações da Dr. Maria Cassella e da Dolores Mumellas respetivamente sobre “Citizen Science Support” e 2 Citizen Scienc Kit” (o que costumamos denominar de Maletas Pedagógicas), estas duas comunicações foram fundamentadas pela investigação sobre a importância de divulgar o conhecimento científico para o cidadão comum[1].  Recomendamos a consulta do portal SCISTARTER Science we can do together.

No segundo dia, foi dedicado a apresentação de práticas das diversas tipologias de bibliotecas. Salientamos a comunicação da diretora da British Library, Maja Maričević “ Harnessing the Power of Libraries to Convene for Climate Action” ; a comunicação sobre a experiência de uma bibliotecas de sementes “Seed Library in Slovenian Public Libraries”  e destacamos ainda  a “Eco-BiblioTECH , um projeto de parceria entre biblioteca pública e escolas do 1º ciclo.

Foi neste segundo dia, que a equipa portuguesa partilhou o seu trabalho: «The sustainable lightness of the school library”[2] um exemplo do trabalho colaborativo entre a Biblioteca Pública de Palmela, as bibliotecas escolares e a Agência da Energia e do Ambiente da Arrábida.

Imagem1.jpg

Só foi possível apresentar este trabalho porque no concelho de Palmela trabalhamos efetivamente juntos em prol de uma Terra para todos.

A conferência foi muito profícua na reflexão crítica partilhada através de dois «worshops» em que os participantes, organizados em pequenos grupos, tiveram de discutir/debater os problemas apresentados e apresentar soluções com propostas específicas e planeadas.

As conclusões no final deste congresso são as seguintes (apresenta-se aqui uma tradução livre):

  • Edifícios verdes e serviços verdes são igualmente importantes;

  • Temos de considerar em conjunto as três facetas da sustentabilidade: a ambiental, a económica e a social;

  • A sustentabilidade é um processo, um modo de vida, não é um objetivo a curto prazo;

  • As bibliotecas têm de avaliar e reavaliar as suas ações para atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável;

  • A Agenda 2030 da UN será somente atingida se a incorporarmos no nosso quotidiano.

Por isso em Palmela continuaremos a trabalhar colaborativamente porque só assim conseguiremos uma sociedade mais sustentável e mais feliz!

Olga Cidades
Bibliotecária do SABE de Palmela

Referências

[1] EU através do portal https://eu-citizen.science/ 

[2] A Sustentável leveza da Biblioteca Escolar

Capa📷 Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGALCC BY-SA 2.0

✇ CONTI outra

Mãe ‘se vinga’ após outra cliente não ceder lugar na fila de mercado

Por CONTI outra — 14 de Dezembro de 2023, 14:32

No último dia 9 de dezembro, uma situação inusitada ocorreu em um supermercado na Austrália, quando uma cliente decidiu tomar uma atitude inusitada após uma disputa por lugar na fila. O caso, compartilhado por Lani Hyde no TikTok, gerou polêmica e dividiu opiniões entre os usuários da plataforma.

Lani Hyde relata que estava aguardando na fila do caixa com seu filho no colo e dois itens para pagar. Devido ao choro do bebê, ela esperava que a cliente à frente cedesse o lugar, mas a situação não se desenrolou como esperado. Diante disso, ela decidiu “se vingar”.

Segundo a TikToker, a outra cliente a ignorou e continuou a empilhar suas compras no balcão, sem ceder espaço para a mãe com a criança pequena. “Ela meio que me olhou de cima a baixo e continuou empilhando suas coisas no balcão, e não me passar à frente dela por duas coisinhas”, justificou Hyde.

Foto: Reprodução/TikTok

Para “se vingar”, Lani Hyde retirou discretamente três itens do carrinho da consumidora à sua frente, sendo bacon, ovos e manteiga, e os colocou em sua própria cesta. O vídeo em que ela descreve essa “atitude vingativa” já acumula mais de 800 mil visualizações.

No vídeo, Hyde questiona seus seguidores sobre a validade de sua atitude: “Estou errada? Porque meu marido ficou tipo ‘Meu Deus, você não pode fazer isso’. E eu disse ‘Eu fiz isso’. A maneira como ela estava olhando para mim era tão ruim, como se Hudson [o bebê] fosse o maior germe do mundo”.

Foto: Reprodução/TikTok

Nos comentários, a opinião dos internautas se dividiu. Enquanto alguns criticaram a atitude da cliente, apontando a importância do respeito na fila, outros a enxergaram com bom humor. “É estranho que as pessoas tenham dificuldade para entender o conceito de como funciona uma fila… Ninguém é obrigado”, criticou um seguidor. “Todo mundo está tão bravo, mas eu pessoalmente acho isso muito engraçado, são só ovos e bacon”, amenizou outra pessoa.

Até o momento, não há informações sobre manifestações por parte da cliente envolvida no incidente ou do supermercado em questão. O caso, entretanto, continua repercutindo nas redes sociais, evidenciando a diversidade de opiniões em torno de questões cotidianas.

@thehydefive My husbands still like you didnt but im all for it 😂 she coulda let me go first and stop the whinging in her ear lol!! #shopping #lol #dailyvlog #dayinmylife #haha #karma ♬ original sound – Lani-thehydefive 🌴

Com informações de Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

The post Mãe ‘se vinga’ após outra cliente não ceder lugar na fila de mercado appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Sogra exige ser paga por cuidar da casa da nora enquanto ela estava internada

Por CONTI outra — 13 de Dezembro de 2023, 21:14

Um caso peculiar está gerando intensos debates na comunidade do Reddit. Uma mulher compartilhou uma história surpreendente sobre como sua sogra decidiu cobrar pelo cuidado da casa enquanto ela estava internada devido a complicações no parto.

Prefirindo manter o anonimato, a mulher relata que deu à luz recentemente, mas enfrentou complicações que a mantiveram uma semana no hospital. Durante esse período, a sogra se voluntariou para cuidar dos cachorros do casal.

“Quando entrei em trabalho de parto, a bolsa estourou no meu quarto, sujando completamente o carpete. Claramente, a prioridade era ir para o hospital, não limpar o carpete”, compartilha a mulher.

Ao retornar para casa, após a alta hospitalar, ela se deparou com uma nota na geladeira, contendo um recibo. Sua sogra estava cobrando pela limpeza do carpete e outras áreas da casa, estipulando um valor de 25 por hora, ao longo dos sete dias, além de 200 em produtos de limpeza.

Indignados com a situação, o marido da mulher enviou uma mensagem à mãe, explicando a decisão do casal e questionando a necessidade do pagamento. Ele expressou sua gratidão pela ajuda, mas manifestou desapontamento ao descobrir que estavam sendo cobrados por um serviço que esperavam ser voluntário.

A mensagem do marido dizia: “Olá mãe! Agradecemos muito pela sua ajuda na última semana enquanto minha esposa estava no hospital. Foi reconfortante ter alguém cuidando dos nossos cães. No entanto, notamos a nota na geladeira e ficamos magoados por você ter entrado em nosso quarto, gastado dinheiro em produtos de limpeza e, em seguida, nos cobrado por isso”.

Ele questionou o paradeiro dos produtos comprados, argumentando que, se estavam pagando por eles, gostariam de saber como o dinheiro estava sendo utilizado. Afirmou ainda que confiaram na sogra para ajudar de coração, não esperando serem cobrados por esse apoio durante o período delicado da internação da esposa.

A sogra, por sua vez, respondeu acusando o casal de ingratidão diante do seu apoio. Além disso, outros membros da família também enviaram mensagens, defendendo que a sogra agiu de coração e que era uma obrigação do casal remunerá-la pelo tempo dedicado.

***
Redação Conti Outra, com informações de O Fuxico.
Imagem de capa: Reprodução.

The post Sogra exige ser paga por cuidar da casa da nora enquanto ela estava internada appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 22:09

Os recentes problemas e erros no X vêm fazendo com que os usuários do antigo Twitter repensem manter-se na plataforma. O mais recente “infortúnio” enfrentado pelos usuários começou na tarde desta quarta-feira (13), segundo o The Verge.

Desta vez, a rede social de Elon Musk estava com problemas para redirecionar o usuário para os links externos apresentados nas postagens.

Leia mais:

Mais problemas para o X

  • Ao clicar na URL, o usuário era direcionado a uma página de erro, com os seguintes dizeres: “Esta página está fora do ar. Eu grito. Você grita. Todos gritamos… para consertarmos esta página. Pararemos de fazer piadas e colocaremos as coisas em funcionamento em breve”;
  • Após uma hora com problemas, o X resolveu a situação, mas não houve nenhum pronunciamento por parte da página de suporte da rede social, de sua CEO, Linda Yaccarino, ou de Musk;
  • Algo similar aconteceu em março: links e imagens não estavam disponíveis em nenhuma timeline, também por cerca de uma hora;
  • À época, a rede culpou uma “mudança interna que trouxe algumas mudanças não-intencionadas”;
  • Após, o Platformer trouxe que o bug ocorreu após erro do engenheiro de confiabilidade do site restante, já que os demais foram demitidos.

Janja: perfil de primeira-dama no X é hackeado

Nesta segunda-feira (11), o perfil no X da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, foi hackeado. Várias foram as mensagens publicadas pelo hacker, como “Eu apoio o mensalão,” “Super Xandão presidente do Brasil em 2026”, além de mensagens obscenas, segundo o SBT News.

hacker, que se autointitula Ecologyc, também publicou um vídeo no qual assume a autoria da invasão.

Leia a matéria completa aqui

O post X: problema na rede de Elon Musk impede abertura de links externos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Google revela o que mais pesquisamos de 1998 para cá

Por Pedro Spadoni — 13 de Dezembro de 2023, 21:53

Quais foram os artistas, as bandas e os jogos mais pesquisados no Google desde a criação do mecanismo de busca, lá em 1998? E o emoji, super-herói e personagem dos Simpsons? Um vídeo, publicado pela big tech para celebrar seus 25 anos de existência, responde a todas essas perguntas (e muitas outras).

Leia mais:

Temas mais buscados no Google desde 1998

Cena de vídeo do Google que mostra que Homem-Aranha foi o super-herói mais buscado nos últimos 25 anos
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Confira abaixo as categorias mostradas pelo vídeo de comemoração de 25 anos do Google:

  • Atleta: Cristiano Ronaldo;
  • Avanço científico: fusão nuclear;
  • Banda masculina: BTS;
  • Banda feminina: Blackpink;
  • Brinquedo: Barbie;
  • Cientista: Albert Einstein;
  • Como ajudar: ajuda humanitária;
  • Compositora: Taylor Swift;
  • Década: anos 1980;
  • Desafio: balde de gelo;
  • Desenho: Bob Esponja;
  • Elenco: Harry Potter;
  • Emoji: ❤;
  • Esporte mais buscado: futebol;
  • Gênero cinematográfico: Bollywood;
  • Heróis: médicos, bombeiros e enfermeiros;
  • Ícone fashion: Rihanna;
  • Jogador de críquete: Virat Kohli;
  • Melhor jogador da partida: LeBron James;
  • Momento de silêncio: 11 de setembro;
  • Movimento: Black Lives Matter;
  • Parada: LGBTQIA+;
  • Performance: Beyoncé (apresentação no Coachella);
  • Personagem dos Simpsons: Homer Simpson;
  • Pokémon: Pikachu;
  • Primeiro passo da história: primeira mulher astronauta;
  • Rainha do Rock and Roll: Tina Turner;
  • Recorde mundial: Bolt;
  • Super-herói: Homem-Aranha.

Assista ao vídeo abaixo:

Cápsula do tempo das buscas

O Google também colocou no ar uma página que serve como “cápsula do tempo” de pesquisas. Funciona assim: a plataforma mostra quais foram os termos mais pesquisados ano a ano considerando 12 categorias. São elas:

Aqui está a lista organizada em ordem alfabética:

  1. Anime;
  2. Atletas;
  3. Filmes;
  4. Games;
  5. Jogadores de futebol;
  6. Jogos de carta;
  7. Molhos;
  8. Programas de TV;
  9. Programas infantis;
  10. Raças de cães;
  11. Reality shows;
  12. Times de futebol.

O post Google revela o que mais pesquisamos de 1998 para cá apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

ChatGPT poderá citar notícias em respostas graças a novo acordo

Por Pedro Spadoni — 13 de Dezembro de 2023, 21:11

A OpenAI e a Axel Springer, uma importante editora global de notícias, anunciaram um acordo inédito que permitirá ao ChatGPT resumir notícias de veículos de comunicação consagrados, como Politico e Business Insider.

Para quem tem pressa:

  • Parceria OpenAI e Axel Springer: OpenAI e Axel Springer, uma grande editora de notícias global, anunciaram uma colaboração para que o ChatGPT possa resumir notícias de veículos como Politico e Business Insider;
  • Conteúdo de Notícias como Dados de Treinamento: A Axel Springer fornecerá conteúdo de suas marcas de mídia, incluindo conteúdos exclusivos para assinantes, para serem usados como dados de treinamento nos modelos avançados de linguagem da OpenAI, como o GPT-4;
  • Funcionalidades do ChatGPT com Novos Dados: O ChatGPT será capaz de fornecer resumos de notas, artigos e reportagens desses veículos, com atribuição e links para os artigos originais;
  • Contexto Legal e Controvérsia: Este acordo segue um precedente de um contrato similar entre a OpenAI e a Associated Press, mas também ocorre em meio a debates e ações legais contra empresas de IA por utilizarem conteúdos de criadores sem permissão.
  • Dependência de Conteúdo Editorial nos Modelos de IA: A News Media Alliance destacou que os conjuntos de dados usados para treinar modelos populares de IA dependem significativamente mais de conteúdo editorial do que o conteúdo genérico da web.

Como parte do acordo, a Axel Springer fornecerá conteúdo de suas marcas de mídia para serem usados como dados de treinamento nos avançados modelos de linguagem da OpenAI, como o GPT-4.

Leia mais:

Assim, o ChatGPT poderá responder perguntas dos usuários com resumos de notas, artigos e reportagens de veículos como Bild e Welt, além dos já citados Politico e Business Insider. Isso incluirá conteúdos exclusivos para assinantes, com atribuição e links para os artigos originais, visando transparência. As informações são da Axel Springer.

Contexto do acordo OpenAI-Axel Springer

Montagem com logotipos da Axel Srpinger e OpenAI
(Imagem: Divulgação)

Este acordo segue um precedente estabelecido quando a OpenAI fechou um contrato semelhante com a Associated Press em julho, no qual adquiriu licenças para usar o arquivo de notícias da AP como dados de treinamento.

Além disso, o acordo surge num contexto em que editores, artistas, escritores e tecnólogos debatem ou tomam medidas legais contra empresas de inteligência artificial (IA) por usarem seus conteúdos ou criações em chatbots e modelos de geração de imagens. Os autores como John Grisham e George R.R. Martin, por exemplo, processaram a OpenAI por suposta infração de direitos autorais.

A News Media Alliance, representando mais de 2,2 mil editores, realizou uma pesquisa em outubro, indicando que os conjuntos de dados usados para treinar modelos populares de IA dependem consideravelmente do conteúdo editorial, superando em muito o conteúdo genérico da web.

O post ChatGPT poderá citar notícias em respostas graças a novo acordo apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Blogue RBE

MIBE 2023: A Rede de Bibliotecas de Loulé Transforma Livros em Capas Vivas

21 de Novembro de 2023, 09:00

20223-11-10.png

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé comemorou o MIBE 2023 (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) com uma atividade inspiradora: "Capas Vivas". Sob o lema "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar", os utilizadores das bibliotecas do concelho foram convidados a dar asas à sua criatividade e transformar os seus livros favoritos em verdadeiras “obras de arte”. Deram vida às personagens, cenários e histórias que mais os marcaram. O resultado foi uma profusão de criatividade, que abrangeu os utilizadores de todas as idades.

Sendo o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) um evento global que visa destacar a importância das bibliotecas nas escolas, incentivando a leitura e a criatividade entre os alunos, esta iniciativa foi uma oportunidade para promover a diversidade literária, a imaginação e a colaboração.

A fim de partilhar esta expressão incrível de criatividade com um público mais amplo, a Rede de Bibliotecas de Loulé organizou uma exposição virtual. Neste espaço em linha, é possível admirar as "Capas Vivas" criadas pelos jovens artistas.


Ver grande

✇ Blogue RBE

Rede de bibliotecas de Oliveira de Azeméis: um trabalho partilhado

17 de Novembro de 2023, 09:00

2023-11-17.png

O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro (BMFC) funciona desde 2008, com protocolo celebrado entre a autarquia e o Ministério da Educação, apoiando diretamente a Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de Oliveira de Azeméis.

Esta rede foi formalmente criada no âmbito da Candidatura Ideias com Mérito que envolveu todas as bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis e a BMFC, aprovada pela RBE, tendo nesse contexto sido criado o catálogo coletivo que integra as coleções das diferentes Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal. Visa-se, assim, estimular o empréstimo entre escolas e entre estas e a Biblioteca Municipal, promover e facilitar a circulação da informação documental existente, desenvolver uma política racional das aquisições para as coleções das bibliotecas e incrementar práticas colaborativas entre escolas, instituições e comunidade em geral, passando a política de desenvolvimento das coleções a ser pensada em conjunto.

O SABE da BMFC tem a particularidade de congregar uma rede de parcerias e de trabalho colaborativo que envolve todas as bibliotecas escolares do Município, bem como o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (AVCOA) cujo papel é crucial na formação e na concretização de múltiplas atividades. Os diversos parceiros reúnem quinzenalmente para planificar em conjunto, discutir e analisar soluções para problemas comuns, fazer formação conjunta quer na vertente mais técnica do tratamento documental, quer, por exemplo, na mediação da leitura, assim como para pôr projetos no terreno…

Imagem1.pngEsta rede tem um plano de atividades concelhio, concebido e desenvolvido de forma colaborativa, destacando-se o Chá literário, atividade integrada na Semana da Leitura, destinado a docentes e convidados locais que partilham experiências de leitura e leituras durante uma tarde, o Campeonato de Pesquisa na Internet, PesquisOAz, inicialmente destinado apenas aos alunos dos 2.º, 3.º CEB e Ensino Secundário do Município, tendo, desde o ano letivo 2021/2022, alargado aos alunos dos agrupamentos de escolas de sete concelhos de Entre Douro e Vouga. Na sua versão atual, já convidou outros concelhos e terá uma versão também para docentes.

As colaborações desta rede não se esgotam no âmbito do SABE, embora sejam sempre discutidas e planificadas nesse contexto, dada a tradição de reunir amiúde todos os parceiros para trabalho conjunto. Assim, temos, por exemplo, a colaboração anual recorrente das Bibliotecas Escolares com o município e a BMFC na Semana da Criança ou a colaboração anual destas com o CFAE AVCOA na Maratona Bibliotecária (anteriormente 24 horas das Bibliotecas Escolares), acabando por o trabalho colaborativo desta rede estar espelhado a diferentes níveis. Na verdade, a tónica desta rede e o que a destaca é o ambiente de apoio, interajuda e colaboração.

SABE

✇ CONTI outra

“Não tem homem pra mim no Brasil”: Mariana Goldfarb desabafa sobre relacionamento abusivo

Por CONTI outra — 17 de Novembro de 2023, 18:46

A influenciadora Mariana Goldfarb utilizou seus stories no Instagram para compartilhar com seus seguidores experiências pessoais relacionadas a relacionamentos abusivos e revelou que, atualmente, não encontra um parceiro ideal no Brasil.

Ao interagir com um fã de Portugal que afirmou ter trocado “olhares” com ela no país europeu, Mariana brincou sobre a falta de opções românticas em solo brasileiro. “Eu não lembro, mas de fato, não tem homem pra mim no Brasil. Então pode ser, quem sabe… Lisboa, falam que homem legal é lá dos países nórdicos, mas é muito frio. É difícil gente, não é fácil não”, afirmou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A influenciadora, que está solteira desde o término de seu casamento com o ator Cauã Reymond, aproveitou a interação com os seguidores para abordar novamente o tema do relacionamento abusivo. Ela destacou a importância de alguns pilares fundamentais, como educação, terapia, rede de apoio e leitura. “Terapia é essencial. Rede de apoio, leitura, é essencial… Quando a gente começa a se educar, vê que não estamos sozinhas, que é um tipo de relacionamento, aí tudo muda”, ressaltou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em resposta a uma pergunta sobre como percebeu que estava em um relacionamento tóxico, Mariana descreveu os sinais reveladores. “Basicamente quando a gente não consegue ser quem a gente é no ambiente, quando fica pisando em ovos, não pode falar, não sabe como a outra pessoa vai reagir… suas amizades não prestam, você não presta, tudo vira um problema”, compartilhou a influenciadora.

Com informações de MSN

The post “Não tem homem pra mim no Brasil”: Mariana Goldfarb desabafa sobre relacionamento abusivo appeared first on CONTI outra.

❌