Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Supercondutor revolucionário é alvo de polêmicas

Por Mateus Dias — 31 de Julho de 2023, 21:42

Na última semana, pesquisadores da Coreia do Sul publicaram dois artigos no servidor de pré-impressão arXiv onde descreveram o desenvolvimento de um material supercondutor de eletricidade em pressão e temperatura ambiente. A pesquisa ainda precisa de revisão dos pares e caso confirmada poderá revolucionar toda a indústria de produtos elétricos. No entanto, sua descoberta está envolta em um polêmico debate científico.

Supercondutores são materiais capazes de transmitir eletricidade sem resistência, ou seja, sem perda de energia dissipada em calor. Eles possuem uma série de propriedades magnéticas que os tornam inestimáveis em aplicações tecnológicas, mas, normalmente, precisam ser resfriados a temperaturas muito baixas ou estar em ambientes com pressão muito alta.

O material produzido pelos pesquisadores sul-coreanos recebeu o nome de LK-99 e é constituído de uma mistura de oxigênio, chumbo e enxofre, tendo valor declarado de 127 °C, o que significa que poderia ser facilmente empregado em todos os ambientes da Terra. 

Leia mais:

Controvérsias em torno do novo supercondutor

Alegações do desenvolvimento de um material com tais habilidades e que funcione em condições ambientes não é novidade, mas no final eles acabaram não sendo o que prometeram. Um exemplo é a descoberta do composto YCBO, que em 1987 foi anunciado como um supercondutor de alta temperatura, mas uma análise posterior acabou revelando que esse não era o caso. Assim, a comunidade científica, está cautelosa com essa nova pesquisa e avaliando minuciosamente cada detalhe dos dois artigos publicados.

O físico da Universidade de Rice, nos Estados Unidos, Doug Natelson, avaliou os dois textos e descobriu uma inconsistência entre eles. Os gráficos presentes em ambos utilizam do mesmo conjunto de dados, mas em um deles a escala de um dos eixos é 7 mil vezes maior que o outro.

Não necessariamente isso significa que após a revisão dos pares os artigos vão ser considerados incorretos, mas mostra que uma revisão minuciosa é necessária. No momento, já existem equipes de pesquisadores realizando uma análise preliminar e até mesmo tentando replicar o experimento. Assim, em breve poderemos saber se esse novo supercondutor realmente irá revolucionar o mundo.

Via Scientific America

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Supercondutor revolucionário é alvo de polêmicas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

Nova série da Netflix mistura romance e elementos sobrenaturais e já cativou o público

Por CONTI outra — 4 de Julho de 2023, 01:29

Desgraça ao Seu Dispor (Doom at Your Service) é uma série sul-coreana que está causando impacto na plataforma de streaming Netflix. Com um enredo único, atuações excepcionais e uma combinação envolvente de romance e elementos sobrenaturais, esta série de 16 episódios é uma escolha imperdível para os fãs de séries que prendem a atenção.

A história gira em torno de Park Bo-young, interpretada brilhantemente por Park Bo-young (Criadores de Escândalo), uma jovem diagnosticada com uma doença terminal. Em um momento de desespero, ela faz um pedido egoísta para que o mundo caia em desgraça. Para sua surpresa, Myul Mang (Seo In-Guk), a personificação da destruição, aparece em sua porta no dia seguinte.

Foto: Netflix

Myul Mang revela que o desejo de Bo-young se tornou realidade, e eventos catastróficos começam a ocorrer na cidade. Determinada a garantir sua imortalidade, Bo-young embarca em uma jornada para fazer Myul Mang se apaixonar por ela. No entanto, a entidade parece desprovida de qualquer sentimento amoroso em relação à humanidade, o que torna seu objetivo ainda mais desafiador.

A série é uma produção original do canal sul-coreano tvN, conhecido por suas séries de alta qualidade. A cinematografia, a trilha sonora e a direção são bem executadas, proporcionando uma experiência visualmente agradável.

Foto: Netflix

Se você é fã de séries coreanas e está em busca de uma série envolvente e emocionante, Desgraça ao Seu Dispor é uma excelente escolha. Com sua mistura única de romance, drama e elementos sobrenaturais, essa produção sul-coreana promete cativar e emocionar o público.

The post Nova série da Netflix mistura romance e elementos sobrenaturais e já cativou o público appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Lançamento de satélite espião da Coreia do Norte falha e destroços são resgatados do mar

Por Flavia Correia — 26 de Junho de 2023, 20:15

Em 31 de maio, a Coreia do Norte tentou lançar o satélite Malligyong-1, primeira espaçonave espiã do país. No entanto, o foguete que transportava o equipamento falhou, caindo no mar logo após a decolagem.

Recentemente, autoridades militares sul-coreanas terminaram de resgatar os destroços daquele que se tornaria os olhos do país recluso no espaço, fornecendo imagens de alta resolução da Terra.

Segundo a agência Reuters, pedaços do que se presume ser o foguete Chollima Tipo 1 usado na missão foram recuperados poucos dias depois do lançamento fracassado. Agora, de acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, foi resgatado “um objeto que se acredita ser um satélite de reconhecimento militar”.

Cerca de 180 detritos teriam caído no Mar Amarelo, entre a China e a península coreana, segundo a Yonhap.

Imagem divulgada pelo Ministério da Defesa sul-coreano mostram o que se acredita ser uma parte do satélite norte-coreano que caiu no Mar Amarelo no fim do mês passado. Crédito: Ministério da Defesa/Coreia do Sul

Fontes militares não identificadas disseram à agência que “vários destroços foram recolhidos do local” e “a operação de salvamento e atividades relacionadas continuam”. O provável satélite foi transferido para uma instalação de pesquisa militar em Daejeon, na Coreia do Sul, para uma análise mais aprofundada.

Leia mais:

Coreia do Norte faz testes de mísseis capazes de atingir os EUA

A Coreia do Norte já lançou satélites em órbita em duas ocasiões: uma vez em 2012 e outra em 2016, mas nenhum deles foi projetado para coletar inteligência como o Malligyong-1. Alguns analistas acreditam que esses lançamentos foram feitos para fornecer cobertura ou pesquisa para o amplamente condenado programa de mísseis do país.

Testes de sofisticadas tecnologias de mísseis norte-coreanos têm sido feitos nos últimos anos, alguns dos quais com capacidade de chegar até os EUA. Como o lançamento fracassado do primeiro satélite espião da Coreia do Norte mostra, no entanto, ainda não está claro o quão avançados os programas espaciais e de mísseis do país realmente estão.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Lançamento de satélite espião da Coreia do Norte falha e destroços são resgatados do mar apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Hackers criam portal falso do maior site de buscas da Coreia do Sul 

Por Tamires Ferreira — 15 de Junho de 2023, 11:17

De acordo com alerta do Serviço Nacional de Inteligência (NIS), hackers norte-coreanos criaram um site falso idêntico ao popular portal de buscas sul-coreano Naver. Segundo a agência, a ação marca uma das tentativas mais sofisticada de atingir usuários na região Sul, além de demonstrar habilidades que podem ser disseminadas para outros lugares e setores. 

Para quem tem pressa: 

  • O NIS pediu que as pessoas evitem acessar o site chamado “Naver Portal”; 
  • A agência está trabalhando com organizações estrangeiras para rastrear a atividade do grupo por trás do portal falso; 
  • Informações de quantas pessoas podem ter sido enganadas pelo portal ou se dados pessoais foram expostos não foram divulgadas. 

Leia mais! 

Pedimos aos usuários que prestem atenção ao endereço de domínio ao acessar o Naver. 

Serviço Nacional de Inteligência (NIS) em nota divulgada nesta quinta-feira (15). 

O avanço das estratégias de hackers da Coreia do Norte não é novidade e tem gerado preocupação em boa parte do mundo, principalmente para a divisão de criptomoedas. Segundo as Nações Unidas, a Coreia do Norte roubou mais ativos de criptomoeda em 2022 do que em qualquer outro ano. Monitores internacionais dizem que dinheiro roubado foi injetado nos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte — saiba aqui detalhes de como hackers podem estar financiando o programa! 

Em maio, o NIS alertou que mais de 70% das tentativas de hackers norte-coreanos acontecem por e-mail, a maioria fingindo ter sido enviada sob os nomes de portais sul-coreanos como Naver e Daum. A agência classifica os ataques como um tipo de “engenharia social”, técnica empregada por criminosos virtuais para induzir usuários a enviar dados confidenciais, infectar seus computadores ou abrir links para sites comprometidos.

Com informações da agência de notícias Reuters 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Hackers criam portal falso do maior site de buscas da Coreia do Sul  apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌