Noticias em eLiteracias

🔒
✇ CONTI outra

Faxineira orienta mulher sobre piso molhado e é insultada: “Palhaça analfabeta”

Por CONTI outra — 28 de Dezembro de 2023, 23:05

Uma cena lamentável de discriminação ocorreu nesta quarta-feira (27) em um shopping de Ipatinga, na região do Rio Doce, quando uma cliente, acompanhada de uma criança de colo, protagonizou um ataque verbal contra uma profissional de limpeza. O motivo do embate foi o alerta da funcionária para que a cliente evitasse passar por uma área molhada, visando garantir sua segurança.

No calor da discussão, a cliente disparou ofensas à trabalhadora, capturadas em um vídeo que viralizou nas redes sociais. “Você não passa de uma faxineira analfabeta. Eu sou rica e estou de férias. Você está no seu lugar, lugar certo, que é seu. Sua palhaça analfabeta”, gritou a cliente.

Foto: Reprodução/Twitter

O Boletim de Ocorrência foi registrado, documentando o ocorrido, e a Polícia Militar informou que a área em questão estava devidamente sinalizada com placas, reforçando a tentativa da funcionária de garantir a segurança da cliente.

A situação tomou um rumo mais sério quando a profissional de limpeza teve uma crise de hipertensão e taquicardia após as ofensas, exigindo intervenção médica. “Sou faxineira com muito orgulho”, afirmou a trabalhadora em resposta às agressões.

Uma profissional que trabalha no setor de limpeza do Shopping Vale do Aço, em Ipatinga, na região do Rio Doce, foi ofendida por uma cliente nessa quarta-feira (27). A discussão ocorreu depois que a funcionária pediu para a cliente, que estava com uma criança de colo, passasse por… pic.twitter.com/17Z3D1mFwM

— O Tempo (@otempo) December 28, 2023

O episódio foi presenciado por outros funcionários de lojas e clientes, que relataram à polícia a atitude calma e respeitosa da profissional diante das agressões. O Shopping Vale do Aço emitiu uma nota repudiando o incidente, assegurando que a colaboradora terceirizada está recebendo apoio emocional e que medidas cabíveis estão sendo tomadas.

As autoridades, munidas de imagens do circuito de segurança, identificaram a suspeita das ofensas e o veículo utilizado por ela, um Punto vermelho com placa do Estado de São Paulo. Até o momento, a mulher não foi encontrada, e o caso permanece sob investigação.

 

Com informações de Revista Fórum

The post Faxineira orienta mulher sobre piso molhado e é insultada: “Palhaça analfabeta” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Atriz da Globo desabafa sobre avó em hospital do Rio: ‘4 horas sentada’

Por CONTI outra — 14 de Outubro de 2023, 11:15

A atriz Mary Sheila, no ar atualmente na novela ‘Todas as Flores’, usou as redes sociais nesta sexta-feira (13) para fazer um desabafo sobre o descaso com que sua avó Maria Luciana de Paula foi tratada no Hospital Municipal Miguel Couto, do Rio de Janeiro. Em um vídeo publicado em seu Instagram, a atriz contou que sua avó de 89 anos estava há mais de quatro horas esperando sentada em uma cadeira de rodas, já que a instituição não possuía leitos disponíveis.

“Olha a situação do cidadão brasileiro. Minha avó, com 89 anos, acesso na mão, tremendo de frio, está aqui há pelo menos umas quatro horas sentada numa cadeira de horas, no Hospital Municipal Miguel Couto. Olha a situação. Ela não teve ainda diagnóstico e não consegue ficar sentada, mas não tem um leito para ela deitar. Está tudo lotado. Isso é uma falta de respeito. Que vergonha. Estou impotente”, desabafou a atriz, que ainda pediu ajuda.

“Estou tentando aquecer o corpo da minha avó e tentando trazer alguma dignidade. Peço ajuda de vocês. Eu nunca pensei que fosse passar por uma situação dessa na minha vida. Espero fazer algum barulho porque essa profissão que eu tanto amo tem que trazer algum retorno, pelo menos pra ser ouvida, já que eu sou uma cidadã brasileira comum, ciente das minhas obrigações e ciente dos meus direitos também”, continuou.

Em conversa com a Quem, a atriz disse que a avó chegou ao hospital às 9h da manhã com um problema renal.

“A gente descobriu que o rim dela parou. Infelizmente, ela não tem plano de saúde. Minha avó sem acesso na veia, porque estava arrancado, ela sentada numa cadeira de rodas e a enfermaria ceia. E minha avó sem ser atendida. Depois que gravei o vídeo, as coisas começaram a andar e ela começou a ser atendida. Parece que vão subir com ela para o CTI”, informou.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio emitiu uma nota sobre o caso, na qual declarou: “A direção do CER Leblon informa que a paciente está internada no CTI, acomodada adequadamente e recebendo o tratamento indicado. Desde sua chegada à unidade, ela recebeu atendimento médico, passou por todos os exames clínicos e laboratoriais necessários e foi avaliada por uma equipe de nefrologia, permanecendo na cadeira somente no período de pré-internação, enquanto se definia as necessidades clínicas para o caso. No momento, seu quadro de saúde é estável”.

***
Redação Conti Outra, com informações da Quem.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.

The post Atriz da Globo desabafa sobre avó em hospital do Rio: ‘4 horas sentada’ appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

O que se sabe até agora sobre a execução de médicos em quiosque no Rio de Janeiro

Por CONTI outra — 5 de Outubro de 2023, 16:36

Três médicos foram assassinados a tiros em um quiosque na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, nas primeiras horas da quinta-feira (4). Um quarto médico, que também foi baleado, conseguiu sobreviver e está atualmente internado em um hospital privado.

As vítimas estavam na cidade para participar de um congresso internacional de ortopedia, o Minimally Invasive Foot Ankle Society (Mifas), programado para começar na quinta-feira (5). O ataque aconteceu por volta da 1h, nas proximidades do Windsor Hotel, onde o evento médico estava sendo realizado.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações do crime na Barra da Tijuca. Ele levantou a possibilidade de conexão com a atuação de dois parlamentares. Uma das vítimas é Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, irmão e cunhado, respectivamente, dos deputados federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, declarou Flávio Dino nas redes sociais.

A polícia está considerando a possibilidade de que o crime tenha sido uma execução, uma vez que os atiradores chegaram, abriram fogo e saíram do local sem roubar nada. Testemunhas presentes no quiosque no momento do ataque relataram que os criminosos não proferiram uma palavra e não interagiram com outras pessoas no local.

Câmeras de segurança registraram o incidente, mostrando os quatro médicos sentados em uma mesa quando foram alvejados por três homens vestidos de preto, que desceram de um carro branco e realizaram os disparos. Após o ataque, os agressores rapidamente retornaram ao veículo e fugiram sem cometer qualquer roubo.

A ação criminosa transcorreu em menos de 30 segundos, resultando em pelo menos 20 tiros, de acordo com as imagens das câmeras de segurança instaladas nas proximidades. Um vídeo mostra o veículo estacionando ao lado da ciclovia, os três indivíduos vestidos de preto saindo de um carro branco, correndo em direção às vítimas e efetuando os disparos. O relógio da filmagem marcava 0h59 daquela quinta-feira.

Câmeras de segurança flagraram o momento em que homens armados descem de um carro e atiram contra quatro médicos, que estavam sentados em um quiosque na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (5). Três vítimas morreram, e uma foi socorrida para um… pic.twitter.com/IHIeuziaNY

— O Tempo (@otempo) October 5, 2023

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que, quando as equipes do 31º Batalhão (Recreio dos Bandeirantes) chegaram ao local, encontraram as vítimas recebendo atendimento dos socorristas do Corpo de Bombeiros. As autoridades realizaram buscas na região, mas não conseguiram localizar os suspeitos.

Em resposta, o policiamento na área foi intensificado na noite anterior. A perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) assumiu a investigação das mortes e está investigando o caso.

***
Redação Conti Outra, com informações da CNN Brasil.
Foto destcada: Reprodução/TV Globo.

The post O que se sabe até agora sobre a execução de médicos em quiosque no Rio de Janeiro appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Irmão de Sâmia Bomfim e colegas: quem são os médicos que foram mortos no Rio de Janeiro

Por CONTI outra — 5 de Outubro de 2023, 14:34

Três médicos que exerciam suas atividades em São Paulo perderam a vida na madrugada desta quinta-feora (05/10), enquanto um quarto médico ficou ferido após um ataque perpetrado por criminosos. Os médicos estavam reunidos em um quiosque à beira da avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, quando criminosos saírem de um carro e dispararem contra o grupo.

As vítimas são:

Diego Ralf Bomfim, 35 anos
Imagem: Divulgação

Diego Ralf Bomfim, 35 anos, era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do também deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), marido de Sâmia.

Diego se formou em medicina na Universidade do Oeste Paulista e concluiu sua última especialização em alongamento e reconstrução óssea no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ele foi socorrido e levado ao Hospital Lourenço Jorge, mas lamentavelmente não resistiu.

Diego deixa sua irmã Dayane, seus pais Antonia Bomfim e Domingos Bomfim, e uma lembrança especial de uma foto de família publicada em dezembro de 2021.

Marcos de Andrade Corsato, 62 anos
Imagem: Divulgação

Marcos de Andrade Corsato, 62 anos, diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Além de suas atividades no hospital, ele também atendia em consultórios particulares na Mooca, zona leste de São Paulo, e na Clínicas Rebouças, em Pinheiros.

Corsato perdeu a vida no local do ataque.  Seu aniversário estava marcado para a próxima semana.

 

Perseu Ribeiro Almeida, 33
Imagem: Divulgação

Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos, era formado em medicina pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia em 2017 e era ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Ele também faleceu no local do crime.

 

 

Daniel Sonnewend Proença, 33 anos, se especializou em cirurgia do tornozelo e do pé após se formar na Faculdade de Medicina de Marília em 2016.

Ele foi o único a sobreviver ao ataque, embora tenha ficado gravemente ferido. O médico está internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, e a previsão é de que seja transferido para um hospital particular.

Sobre o ataque

O ataque aconteceu enquanto os médicos estavam confraternizando, hospedados no Windsor Barra Hotel, onde estava previsto o início do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo.

Três indivíduos vestidos de preto chegaram em um carro ao quiosque por volta da 1h. Estacionaram o veículo do outro lado da rua, saíram e abriram fogo contra o grupo. Enquanto os frequentadores do quiosque buscavam abrigo, os agressores rapidamente retornaram ao carro e fugiram, em uma ação que durou menos de um minuto.

Vítimas tiraram foto no quiosque antes do crime
Imagem: Reprodução

A Polícia Militar realizou buscas na região, mas não conseguiu localizar os suspeitos. A Delegacia de Homicídios da Capital assumiu a investigação.

Em uma declaração, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP lamentou profundamente o ocorrido e expressou suas condolências aos familiares e amigos das vítimas.

***
Redação Conti Outra, com informações do UOL Notícias.

The post Irmão de Sâmia Bomfim e colegas: quem são os médicos que foram mortos no Rio de Janeiro appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Kayky Brito reage após apelo da mulher por orações: “Mais uma vitória”

Por CONTI outra — 14 de Setembro de 2023, 22:52

O ator Kayky Brito, que foi atropelado há 12 dias, segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele já está fazendo reabilitação respiratória e motora. O estado dele é estável. Tamara Dalcanale, mulher do artista, recentemente agradeceu “orações, energias positivas e correntes do bem” pelo companheiro.

O mais recente boletim médico do ator foi divulgado na tarde desta quinta (14). “O Hospital Copa D’Or informa que o paciente Kayky Fernandes Brito está estável e continuará sob cuidados intensivos. Nesse momento, realizando reabilitação respiratória e motora”, diz a nota.

O boletim é assinado pelos médicos assistentes Edno Wallace e Ney Pecegueiro; além do diretor médico do Copa D’Or, Marcelo London.

na noite de quarta (13), Tamara fez um desabafo sobre Kayky. Ela falou sobre a solidariedade que tem recebido dos seguidores e amigos desde a internação do companheiro na madrugada de 2 de setembro.

“Venho hoje aqui para agradecer a vida. Agradecer a sua força, agradecer por mais uma vitória! Mais um importante passo foi dado! Dia de agradecer todas orações, energias positivas e correntes do bem para o Kayky. Continuamos um dia de cada vez, passo a passo, com cautela e muita fé”, declarou.

***
Redação Conti Outra, com informações do Na Telinha.

The post Kayky Brito reage após apelo da mulher por orações: “Mais uma vitória” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Mulher de Kayky Brito traz novas informações sobre estado de saúde do ator: “Dia de superação”

Por CONTI outra — 4 de Setembro de 2023, 23:27

A jornalista Tamara Dalcanale, esposa do ator Kayky Brito, usou as redes sociais nesta segunda-feira (4) para atualizar os fãs sobre o estado de saúde do marido e falou que o dia é de “superação”.

Kayky Brito foi atropelado na madrugada de sábado (2) no Rio de Janeiro e está internado em estado grave.

De acordo com Tamara, o ator foi submetido a uma cirurgia nesta manhã e teve boas avaliações. “Hoje é mais um dia de superação. Kayky passou bem pela cirurgia que realizou pela manhã. Um dia de cada vez, unidos pela fé e esperança de que ele ficará bem”, escreveu ela.

Tamara fez uma agradecimento pelo apoio que vem recebendo dos fãs nesse momento difícil. “Agradeço a todos pelas mensagens e orações, sem dúvida toda essa energia positiva está sendo importante para sua recuperação”, disse. Tamara e Kayky são pais de Kael, de 1 ano.

Também nesta segunda-feira, o Hospital Copa D’or, onde o ator está internado, divulgou uma nota de atualização e declarou que o artista continua com ventilação mecânica na UTI.

“O Hospital Copa D’Or informa que o paciente Kayky Fernandes Brito permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI. Hoje foi realizada a fixação de fratura da pelve e do membro superior direito, com sucesso”, disse o boletim.

***
Redação Conti Outra, com informações da CNN Brasil.

The post Mulher de Kayky Brito traz novas informações sobre estado de saúde do ator: “Dia de superação” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Suzane von Richthofen está grávida de médico e já escolheu nome da filha, diz biógrafo

Por CONTI outra — 1 de Setembro de 2023, 21:25

O jornalista Ulisses Campbell, autor da biografia “Suzane: Assassina e Manipuladora”, revelou que Suzane von Richthofen está grávida de uma menina e até já escolheu um nome para a criança: Isabela. Campbell diz ter recebido a confirmação de pessoas próximas a Suzane e da família do pai da criança.

O escritor afirma que a criança é fruto do relacionamento de Suzane com o médico Felipe Zecchini, de 40 anos. Eles teriam se conhecido pelo Instagram e passado a viver juntos na casa dele, num condomínio do município de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

“A assassina tem chocado a pacata população local ao fazer caminhadas matinais na calçada do lago Taboão, um ponto turístico do município”, disse o biógrafo.

Suzane cumpre pena em regime aberto há pouco mais de quatro meses. Ela foi condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais, ocorrido em 2002. De acordo com Ulisses Campbell, ela estaria grávida de 14 semanas.

“Os médicos que trabalham com ele [Felipe Zecchini] também me confirmaram. Eles [Suzane e Felipe Zecchini] até tinham definido nomes: se fosse menino, Benjamin. Se fosse menina, Isabela.”, disse o escritor às Folha de São Paulo;

Cursando biomedicina em uma universidade particular de Itapetininga (SP), Suzane apareceu, em junho, na lista de candidatos de um concurso polêmico para o cargo de telefonista da Câmara Municipal de Avaré (SP). Segundo informações do G1, ela se inscreveu para vaga de telefonista, cujo salário é de R$ 5.626,33.

***
Redação Conti Outra, com informações do jornal O Globo.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.

The post Suzane von Richthofen está grávida de médico e já escolheu nome da filha, diz biógrafo appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Médico foi morto por cobrar dívida de R$ 500 mil de esquema criminoso

Por CONTI outra — 8 de Agosto de 2023, 23:32

Gabriel Rossi, o médico de 29 anos que foi encontrado sem vida com os pés e mãos amarrados em 3 de agosto, foi assassinado por cobrar uma dívida de R$ 500 mil de um grupo de estelionatários, em Dourados (MS), como informou a Polícia Civil. Ele era integrante do grupo que aplicava golpes financeiros, conforme revelaram as investigações.

Um dos membros do grupo de estelionatários devia R$ 500 mil ao médico e o matou para não quitar a dívida, de acordo com as investigações. Bruna Nathália de Paiva, presa como mandante do crime nesta segunda-feira (7), era a devedora. As informações são do delegado Erasmo Cubas.

De acordo com o delegado, Gabriel teria cobrado a dívida de Bruna, que se sentiu ameaçada e encomendou a morte do médico.

“Para se livrar da dívida, a suspeita contratou três homens para matar o médico. A mulher teria pagado R$ 150 mil ao trio pelo crime”, disse Cubas nesta terça-feira (8).

O g1, portal de notícias que divulgou as informações obtidas com a polícia, procurou a defesa da mulher, mas não obteve resposta.

A investigação conduzida pelo Serviço de Investigações Gerais (SIG), de Dourados, concluiu que Bruna ficou com o celular de Gabriel após a morte dele. Em troca de mensagens, a suspeita teria se passado pelo médico e solicitado dinheiro a amigos da vítima. Apenas neste momento, a mulher conseguiu R$ 2,5 mil.

Além de Bruna, a mandante, outras três pessoas foram deitidas em Pará de Minas, no interior de Minas Gerais, como suspeitas do assassinato do médico. Eles chegaram a Dourados (MS), na madrugada desta terça, escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), para prestar depoimento.

Segundo a polícia, foram presos três homens e a mulher. São eles:

– Bruna Nathalia de Paiva (mandante do crime);
– Gustavo Kenedi Teixeira (capanga);
– Keven Rangel Barbosa (capanga);
– e Guilherme Augusto Santana (capanga).

O g1 não conseguiu contato dos advogados dos detidos.

Gabriel Paschoal Rossi, de 29 anos, foi encontrado sem vida em uma casa de Dourados (MS) – a 232 quilômetros de Campo Grande – em 3 de agosto. Ele estava desaparecido há uma semana.

Quando foi encontrado, Gabriel tinha os pés e as mãos amarrados. Exame necroscópico revelou que a morte foi por asfixia e provável estrangulamento.

O médico residia a em um apartamento em Dourados, mas a casa em que ele foi encontrado sem vda era de aluguel de temporada. O imóvel foi alugado através de um aplicativo na semana passada, por um período de 15 dias.

Segundo o proprietário do imóvel, na noite do dia 27 de julho, dois homens chegaram a pé na casa para pegar as chaves e iniciar a locação.

Mensagens enviadas do celular de Gabriel mostram uma pessoa relatando que estava sendo ameaçada e pedindo dinheiro para amigos do médico. Segundo a Polícia Civil, o telefone continuou sendo usado após ele desaparecer, no dia 26 de julho, em Dourados (MS).

Na quinta-feira, uma mulher que mora ao lado da residência onde estava o corpo, acionou a polícia e relatou que o carro do médico estava há cerca de uma semana estacionado em frente ao local. segundo a moradora, moscas começaram a invadir a casa dela, além dela sentir um mau odor vindo da direção da casa vizinha.

De acordo com a polícia, o corpo já estava em decomposição, o que indica que a morte ocorreu há vários dias. Gabriel ainda usava o uniforme que os médicos utilizam no Hospital da Cassems, conhecido como scrubs hospitalar.

Natural do Rio Grande do Sul, Gabriel se formou em março deste ano pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ele trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Cassems e no Hospital da Vida.

***
Redação Conti Outra, com informações do G1.
Capa: Reprodução/Redes sociais.

The post Médico foi morto por cobrar dívida de R$ 500 mil de esquema criminoso appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

“Foi como nascer de novo”: Idoso cego por 40 anos recupera a visão com cirurgia

Por CONTI outra — 26 de Julho de 2023, 01:14

Aos 83 anos, um idoso cego por quatro décadas voltou a enxergar graças a uma cirurgia inédita realizada no Hospital Molinete, em Turim, na Itália. Após perder a visão de um olho e, em seguida, do outro, o paciente já havia perdido as esperanças de recuperar sua visão.

O procedimento, que durou cerca de quatro horas, consistiu em uma abordagem única e promissora. Utilizando parte da estrutura do olho esquerdo, que possuía cegueira irreversível, os médicos conseguiram devolver a visão ao olho direito, afetado por pseudopenfigoide ocular, uma doença que afeta a córnea e a superfície ocular.

O cirurgião de retina, Professor Michele Reibaldi, diretor da Clínica Universitária de Oftalmologia, juntamente com o Professor Vincenzo Sarnicola, presidente e conselheiro da Sociedade Italiana de Córnea e Superfície Ocular, realizaram a operação com maestria.

Após duas semanas da cirurgia, o paciente pôde finalmente enxergar novamente com o olho direito. O impacto foi emocionante, já que ele conseguiu reconhecer pessoas e objetos, além de conseguir se movimentar de forma independente.

Foto: Arquivo Pessoal

Ao acordar e enxergar novamente, o paciente expressou sua gratidão, dizendo: “Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”.

A equipe médica responsável pelo procedimento está otimista quanto aos resultados, esperando que a visão restaurada permaneça estável a longo prazo. “Esperamos um sucesso duradouro porque o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, de modo que é potencialmente poupado dos problemas de rejeição que os pacientes transplantados podem experimentar”, observaram os médicos.

A filha do paciente também agradeceu aos médicos pela paixão e profissionalismo demonstrados durante todo o processo e expressou esperança de que, no futuro, cirurgias inovadoras como essa se tornem mais comuns e acessíveis a todos que necessitem.

Com informações de Dicas Online

The post “Foi como nascer de novo”: Idoso cego por 40 anos recupera a visão com cirurgia appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Paramédica socorre jovem em acidente de trânsito sem saber que era sua filha: “Pior pesadelo”

Por CONTI outra — 21 de Julho de 2023, 01:08

“Meu pior pesadelo como paramédica se tornou realidade”, compartilhou Jayme Erickson em uma emocionante postagem nas redes sociais.

Em um dia como qualquer outro, Jayme respondeu a um chamado de acidente de carro em Alberta, Canadá, sem ter a menor ideia de que a adolescente gravemente ferida que estava prestes a cuidar era sua própria filha, Montana. O trágico evento ocorreu em 15 de novembro.

Sentada no carro acidentado, Jayme prontamente cuidou da paciente gravemente ferida, sem imaginar que estava atendendo sua própria filha em meio ao caos do resgate. Ela recorda vividamente o momento angustiante em que prestou os primeiros socorros à garota.

Foto: Reprodução/CBC

Após concluir seu turno, Jayme retornou para casa, sem ter conhecimento da reviravolta devastadora que sua vida estava prestes a enfrentar. Minutos depois, uma batida na porta mudaria tudo. A RCMP estava lá para informá-la que sua filha havia sofrido um acidente grave e que a vítima que ela havia atendido era, de fato, sua querida filha Montana. Os ferimentos eram tão severos que ela mal a reconheceu.

“Estou arrasada. Eu estou quebrada. Estou perdendo um pedaço de mim”, desabafou Jayme em sua postagem no Facebook, expressando a dor inimaginável que estava enfrentando.

Foto: Arquivo pessoal

Em uma emocionante cerimônia de lembrança realizada no corpo de bombeiros de Airdrie, Jayme compartilhou lembranças afetuosas de Montana. Ela a descreveu como uma pessoa incrível, uma verdadeira “foguete” que adorava fazer amizades e estava sempre disposta a ajudar os outros.

A notícia do acidente devastou não apenas a família, mas também a comunidade local, que se uniu para apoiar Jayme durante esse período difícil. Apesar da tragédia, Montana era uma doadora de órgãos e sua generosidade salvou a vida de duas pessoas.

Jayme encerra sua postagem com um apelo emocionado: “Ame de todo o coração. Segure-os perto de você. Faça memórias. ‘Se você vai amar alguém, aguente firme o máximo que puder… até não poder mais'”.

Com informações de Dicas Online

The post Paramédica socorre jovem em acidente de trânsito sem saber que era sua filha: “Pior pesadelo” appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Ferramentas médicas de 2.000 anos revelam tratamentos assustadores

Por Flavia Correia — 13 de Junho de 2023, 21:16

Arqueólogos descobriram recentemente um conjunto raro de ferramentas médicas em uma necrópole perto de Jászberény, a cerca de 35 quilômetros de Budapeste, na Hungria. 

Guardados em dois baús de madeira, os instrumentos incluíam uma pinça (usada para extrair dentes), uma cureta (para mistura, medição e aplicação de medicamentos) e três bisturis de liga de cobre equipados com lâminas de aço destacáveis e incrustados com prata em estilo romano. 

Ao lado dos baús, estavam o crânio e alguns ossos das pernas de um homem que se presume ter sido um cidadão romano que morreu quando tinha entre 50 e 60 anos.

No local, aparentemente intacto por cerca de 2.000 anos, também havia um pilão que, a julgar pelas marcas de raspagem e resíduos de drogas, provavelmente seria usado para moer ervas medicinais. 

Perfuração de crânio estava entre as práticas médicas do Império Romano

Entre os itens mais incomuns estavam uma alavanca óssea, equipamento usado para colocar ossos fraturados de volta no lugar, e a alça do que parece ter sido uma broca para perfurar o crânio.

De acordo com o jornal The New York Times, o instrumentário, adequado para realizar operações complexas, fornece um vislumbre das práticas médicas avançadas dos romanos do primeiro século e até onde os médicos podem ter viajado para atendimento. “Nos tempos antigos, eram ferramentas comparativamente sofisticadas feitas dos melhores materiais”, disse Tivadar Vida, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), em Budapeste, líder da escavação.

Entre os instrumentos escavados estavam uma pinça, uma cureta e três bisturis de liga de cobre equipados com lâminas de aço destacáveis e incrustados em prata. Crédito: Rusznák Gábor/ELTE

Há dois milênios, Jászberény fazia parte do Barbaricum, uma ampla região que ficava além das fronteiras do Império e servia de escudo contra possíveis ameaças externas. “Como poderia um indivíduo tão bem equipado morrer tão longe de Roma, no meio do Barbaricum?”, indaga Leventu Samu, pesquisador do ELTE e membro da equipe da escavação, a respeito do homem encontrado junto das ferramentas. “Ele estava lá para curar uma figura local de prestígio ou talvez estivesse acompanhando um movimento militar das legiões romanas”, propõe.

Para Colin Webster, professor de clássicos da Universidade da Califórnia em Davis e presidente da Sociedade de Medicina Antiga e Farmacologia dos EUA, a descoberta ilustra a permeabilidade das fronteiras culturais no mundo antigo. “A medicina tem sido um dos vetores mais ativos para o intercâmbio intercultural, e essa descoberta certamente ajuda a mostrar as evidências físicas dessas dinâmicas”.

Leia mais:

A maioria dos médicos do Império Romano era de origem grega, ou pelo menos falante da língua. Muitos eram libertos ou mesmo escravos, o que pode explicar sua a baixa posição social que ocupavam.

Se o indivíduo encontrado na necrópole húngara era mesmo um médico não está claro, segundo os pesquisadores, mas provavelmente não era um cidadão local. 

“Estudar medicina só era possível, na época, em um grande centro urbano do império”, disse Samu. Os médicos eram itinerantes, e os tratamentos variavam de acordo com o território. “Escritores médicos antigos, como Galeno, aconselhavam que os médicos viajassem para aprender sobre doenças que eram comuns a certas áreas”, disse Patty Baker, ex-chefe de arqueologia e clássicos da Universidade de Kent, na Inglaterra.

Os aspirantes a cirurgiões eram incentivados a aprender com médicos reconhecidos, estudar em grandes bibliotecas e ouvir palestras em lugares como Atenas e Alexandria, um centro de aprendizado anatômico. Para adquirir experiência no tratamento de feridas de combate, os médicos frequentemente se internavam no exército e em escolas de gladiadores, o que poderia explicar a presença de ferramentas médicas no Barbaricum.

Em pe, de bermuda caqui e camisa branca, Tivadar Vida, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, fotografando o local da escavação, que fica a cerca de 35 quilômetros de Budapeste. Crédito: Leventu Samu/ELTE

Mastectomia e amputação de fetos com faca

“Não havia conselhos de licenciamento nem requisitos formais para o ingresso na profissão”, disse Lawrence Bliquez, arqueólogo emérito da Universidade de Washington. “Qualquer um poderia se dizer médico”. Se seus métodos fossem bem-sucedidos, ele atraía mais pacientes; se não, buscava outra carreira.

Costumavam-se realizar cirurgias nos orifícios do corpo para tratar pólipos, amígdalas inflamadas, hemorroidas e fístulas. Além da trepanação (perfuração do crânio), as operações mais radicais incluíram mastectomia, amputação, redução de hérnia e catarata. “A cirurgia era um domínio masculino”, disse Bliquez. “Mas, certamente, havia muitas parteiras, que também entendiam de cirurgia, especialmente no que diz respeito à ginecologia”.

Embora as cesarianas só tenham surgido muitos anos depois, por volta de 1500, os romanos praticavam a embriotomia: uma cirurgia por meio da qual uma faca era usada para cortar os membros de um bebê quando ele estava preso no canal de parto. “Um gancho era usado para retirar os membros, tronco e cabeça do canal de parto depois de cortados”, disse Baker. “Era um procedimento horrível usado para salvar a vida de uma mãe”.

Muitas vezes, as cirurgias eram o último recurso de todos os tratamentos médicos. “Qualquer uma das ferramentas encontradas na sepultura de Barbaricum poderia ter causado mortes”, disse Baker. “Não havia conhecimento de esterilização ou teoria de germes. Os pacientes provavelmente morreriam de sepse e choque”.

“O fato de o falecido ter sido enterrado com seus equipamentos talvez seja um sinal de respeito”, disse Samu, considerando a hipótese de os restos mortais realmente pertencerem a um médico.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Ferramentas médicas de 2.000 anos revelam tratamentos assustadores apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌