Noticias em eLiteracias

🔒
✇ CONTI outra

Polícia Civil está investigando desaparecimento de ator e modelo em São Paulo

Por CONTI outra — 26 de Outubro de 2023, 09:31

A Polícia Civil de São Paulo está investigando o desaparecimento do ator e modelo Ricardo Merini, de 37 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do estado ao Splash.

O Caso foi registrado como desaparecimento de pessoa no último sábado (21) pela 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“A unidade prossegue com as investigações visando à localização do homem e esclarecimento dos fatos”, disse a Secretaria por meio de uma nota.

O ator foi visto pela última vez no dia 21 de outubro na Bela Vista, bairro da região central da capital paulista. Amigos e familiares de Ricardo fizeram publicações nas redes sociais sobfre o desaparecimento de Ricardo, em busca de novas informações sobre o seu paradeiro.

Ricardo Merini não tinha passagens por emissoras de TV. Ao longo de sua carreira, atuou nos curta-metragens “Noite na Taverna” (2015) e “Asco” (2015), além de dublar na animação “O Coração do Príncipe” (2014).

Formado em atuação para TV e cinema pela escola de teatro Célia Helena, ele ainda atuou na peça “Terror e Miséria no Terceiro Reich” (2012) e na websérie “Halls: Sensação que Inspira” (2014), de acordo com informações divulgadas pela agência que cuida da carreira do ator.

***
Redação Conti Outra, com informações do Splash/UOL.
Foto destacada: Reprodução.

The post Polícia Civil está investigando desaparecimento de ator e modelo em São Paulo appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Tesla salva vida de motorista israelense em tiroteio do Hamas

Por Gabriel Sérvio — 15 de Outubro de 2023, 13:57

O proprietário de um Tesla Model 3 de Mefalsim, Israel, escapou com vida de um ataque de extremistas do Hamas graças ao desempenho do seu carro, segundo informações do site de notícias local Walla.

O que aconteceu

  • Logo após o Hamas invadir assentamentos de Otaf, na Faixa de Gaza, um homem cuja identidade não foi revelada foi chamado pelo esquadrão de emergência.
  • O dono de um Tesla Model 3 Perfomance foi surpreendido no caminho até o ponto de encontro por 
  • uma caminhonete com membros do Hamas, que logo abriram fogo.
  • Embora tenha sofrido ferimentos na cabeça e nas mãos e passado por cirurgia, o motorista israelense diz estar grato por estar em seu Tesla no momento do ataque. 
  • Ele contou ao Walla que o veículo foi atingido por tiros de metralhadora e rifles Kalashnikov AK-47.

Leia mais:

Eles não perceberam que se tratava de um veículo elétrico, então atiraram na frente, na esperança de acertar o motor que não estava lá, e na traseira, tentando atear fogo ao tanque de combustível que o carro não tem. Eles atiraram nos meus pneus. Pisei no acelerador e começaram a me perseguir

Trecho do depoimento do motorista chamado simplesmente de C. pelo portal israelense.
Tesla salva vida de motorista israelense em ataque do Hamas
O condutor foi atendido no Hospital Barzilai em Beer Sheva. Felizmente a caminhonete não conseguiu acompanhar o ritmo do Tesla e desistiu da perseguição. Imagem: Reprodução/X

Mesmo com os pneus furados, o motorista disse que o sistema AWD de tração e o motor duplo do Model 3 na versão Performance conseguiram manter o carro na estrada e foram relevantes para chegar ao hospital a tempo.

Olhando as fotos do carro compartilhadas nas redes sociais, é impressionante que ele ainda esteja vivo. Pelo menos 100 tiros teriam atingiram o Modelo 3:

I think he deserves an highland. looking for the dashcam videos as well. pic.twitter.com/DJhrGwBubg

— Michael Lugassy (@mluggy) October 12, 2023

Curiosamente, o Model 3 não só salvou a vida do homem, mas também ajudou a sua esposa a saber o seu paradeiro por meio de uma notificação enviada no aplicativo da Tesla assim que o veículo chegou ao hospital.

O post Tesla salva vida de motorista israelense em tiroteio do Hamas apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

Como escolher uma TV moderna? Características e modelos

Por CONTI outra — 25 de Setembro de 2023, 22:14

Há quase um século, as TVs se tornaram uma parte central de qualquer lar. Na atualidade, com a rápida evolução das tecnologias, a oferta desses aparelhos cresceu tanto que pode ser difícil escolher a TV certa entre tantas opções disponíveis.

Pensando nisso, vamos apresentar aqui um guia rápido com os aspectos a considerar antes de comprar uma TV. Por outro lado, para facilitar ainda mais a escolha, vamos mencionar alguns dos modelos mais populares do mercado.

Qualidade de imagem

Embora a maioria das pessoas considere que a resolução é o único aspecto a ser considerado na hora da escolha de uma TV, esse é apenas um dos fatores que contribuem para a qualidade final da imagem.

No entanto, a resolução é fundamental, pois indica o número máximo de pixels que uma TV pode exibir. A modo de referência, as antigas TVs de tubo tinham uma resolução média de 480p. Hoje, a resolução padrão é de 720p, que já não é considerada HD. O que costumava ser chamado de “full HD”, ou seja, 1080p, agora é considerado HD regular.

As televisões mais avançadas possuem resolução 4K (ou, em alguns casos, até 8K), o que se traduz em imagens em 2160p (ou 4320p no caso do 8K)

Tecnologia de exibição

Embora poderíamos dedicar um (ou vários) artigos para mencionar todos as peças que compõem a imagem de uma televisão, decidimos focar na resolução e na tecnologia da tela. Após explicar a resolução, vamos agora abordar a tecnologia da tela.

A tecnologia da tela, que inclui os materiais utilizados e como eles são dispostos, tem um impacto direto em diversos aspectos da qualidade da imagem. Atualmente, os tipos mais comuns de telas são os LED, que praticamente substituíram as telas de plasma.

Existem 3 tipos principais de LEDs (com algumas variações), LEDs clássicos, OLEDs e QLEDs. Cada um representa uma melhoria ou avanço técnico em relação ao anterior, o que resulta em uma escala de qualidade rápida e notável.

Vamos começar pelos LEDs. Embora essa tecnologia tenha alguns anos, ainda é uma escolha muito popular entre os consumidores. Se bem sua qualidade certamente não pode ser comparada à dos modelos mais recentes, a TV clássica de LED oferece bom desempenho a um preço muito mais acessível que os modelos LEDs mais avançados.

Um exemplo disso são as TVs LED da linha Sony Bravia. Essa é uma das linhas mais antigas da famosa marca, que oferece tanto modelos clássicos quanto modelos mais avançados. O destaque para a TV LED tradicional dessa linha é o preço, sendo um dos aparelhos mais acessíveis do mercado.

A tecnologia Quantum Dot, presente nas QLEDs, melhora ainda mais a reprodução de cores e o desempenho em comparação com as telas LED tradicionais. Isso garante uma excelente experiência de visualização na hora de assistir qualquer filme ou série da Netflix.

Esses aparelhos se destacam pelo brilho excepcional, que supera qualquer tecnologia anterior e permite uma imagem nítida mesmo em ambientes com muita luminosidade. Para representar esses modelos de última geração podemos mencionar o Samsung QN90A Neo QLED 4K.

TVs pequenas

Vamos começar discutindo TVs pequenas. Embora muitos acreditem que o tamanho do aparelho é o aspecto mais importante de uma TV, a escolha dependerá mais do uso pretendido e do ambiente, já que cada modelo possui uma finalidade específica.

As TVs pequenas, geralmente com até 40 polegadas, se destacam por sua multifuncionalidade. Uma grande vantagem desses modelos menores é a capacidade de serem utilizados como monitores ou telas secundárias para PCs, ao contrário dos modelos médios ou grandes.

Uma TV pode ser considerada pequena quando seu tamanho não excede as 40 polegadas. Embora o tamanho seja um guia e não uma regra estrita, em geral, tanto fabricantes quanto consumidores se orientam por ele.

Modelos em torno de 30 polegadas são perfeitos como monitores, enquanto as que se aproximam das 40 polegadas funcionam bem como TVs principais em espaços reduzidos. Em geral, uma TV nessa faixa de tamanho pode ser posicionada a uma distância de um a dois metros.

Entre os diferentes modelos disponíveis, o Samsung TU8000 de 43″ se destaca como um dos poucos modelos de TVs pequenas com resolução 4K.

TVs médias

As TVs de tamanho médio são aparelhos super versáteis, podendo ser utilizados em uma grande variedade de ambientes. Além disso, por serem as mais populares, muitas vezes podem ser encontradas com descontos ou a preços bem mais acessíveis em comparação com as TVs muito grandes ou muito pequenas. Geralmente, as TVs de tamanho médio variam de 43 a 55 polegadas, o que as torna adequadas para uma grande variedade de espaços, de quartos a salas de estar. Para uma experiência ideal, essas TVs devem ser posicionadas a uma distância entre 2 e 3 metros. Um dos modelos mais recomendados nesse tamanho é o LG OLED CX de 55 polegadas.

TVs gigantes

Finalmente, existem também as TVs gigantes. Esses aparelhos enormes começam com tamanhos a partir de 65 polegadas e podem se estender até mais de 75. Embora possam oferecer uma experiência cinematográfica em casa, é importante que essas TVs sejam instaladas apenas em espaços bem amplos, pois podem causar danos oculares caso sejam visualizadas a uma distância inferior a 2 metros.

Para esse tipo de TV, uma das melhores recomendações é a linha Bravia, da Sony, já mencionada nesse artigo. O Sony Bravia X950H é o modelo de maior destaque, oferecendo uma tela colossal de 75 polegadas e, como era de se esperar, resolução 4K.

The post Como escolher uma TV moderna? Características e modelos appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Threads está sendo usado para propaganda de regimes autoritários

Por Alessandro Di Lorenzo — 26 de Julho de 2023, 14:57

Uma das principais discussões da atualidade diz respeito a como impedir o avanço de fake news nas redes sociais. Mas outro problema é o uso dessas ferramentas para propagação de propagandas de regimes autoritários. É o caso do que está acontecendo no Threads, lançado pela Meta no início de julho deste ano.

Leia mais

Falta de moderação

  • Uma reportagem do The Wall Street Journal aponta que governos como o da Rússia estão utilizando o Threads para se promover.
  • A utilização da rede social para esse propósito não é o problema, e sim o uso de perfis de veículos de comunicação que são controlados pelo Estado.
  • Para combater a desinformação, o Facebook e o Instagram, por exemplo, aplicam um selo identificando que esses perfis são controlados por governos.
  • Isso ocorreu depois que estudos independentes descobriram que campanhas de influência usaram esses serviços para suprimir a participação eleitoral e impulsionar a candidatura de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2016.
  • O Twitter, agora rebatizado como X (leia mais aqui), também adotou a prática de controle em 2020, mas deixou o recurso de lado após a aquisição da rede social por Elon Musk.
  • O Threads, por sua vez, não conta com nenhum tipo de moderação de conteúdo.

Uso da rede social por regimes autoritários

  • De acordo com o The Wall Street Journal, as russas RT e Sputnik News, as chinesas CGTN e Xinhua News, além da Fars News, que é administrada pela Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, já atuam no Threads e atraíram mais de 270 mil seguidores desde o lançamento da rede social.
  • Nos últimos dias, a Sputnik News chegou a postar um vídeo manipulado que mostrava o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, folheando livros ao lado de uma placa dizendo “exercícios cerebrais para demência”.
  • Grupos de checagem de fatos desmentiram o conteúdo do vídeo em 2020.
  • A mesma publicação não foi compartilhada no Instagram, onde a Sputnik é identificada como uma organização afiliada ao Kremlin.
  • Procurada, a Meta afirmou apenas que adicionará os “rótulos de mídia controlados pelo Estado ao Threads em breve”, mas sem especificar uma data.
  • A Sputnik News e os outros meios de comunicação apoiados por regimes autoritários não se pronunciaram sobre a situação.

Threads precisará mudar, avaliam especialistas

  • Para Neil Shah, sócio da Counterpoint Research, empresa de pesquisa de mercado de tecnologia, a Meta provavelmente está priorizando o crescimento de usuários da nova rede social.
  • No entanto, ele destaca que a empresa precisará incorporar uma moderação mais rigorosa do conteúdo se quiser competir com o Twitter.
  • Sem isso, “a plataforma poderia implodir se uma mensagem falsa ou mensagem de ódio se tornasse viral”, disse ele.
  • Já Simon Kemp, fundador da consultoria digital Kepios, especializada em análise de mídia social, vai na mesma direção.
  • Ele acredita que novos recursos, inclusive de moderação, devem ser lançados na próxima atualização da rede social.
  • “Está bastante claro que o Threads saiu prematuro, não totalmente formado”, afirmou.
  • Logo nos primeiros dias após o lançamento, o Threads atingiu a marca de mais de 100 milhões de usuários.
  • No entanto, os números reduziram drasticamente com o passar dos dias.

Com informações de The Wall Street Journal.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Threads está sendo usado para propaganda de regimes autoritários apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Saiba mais sobre o primeiro carro voador certificado nos EUA

Por Rodrigo Mozelli — 7 de Julho de 2023, 04:39

Os EUA já têm seu primeiro veículo voador elétrico com aval para ser testado. Trata-se do Model A, da Alef Aeronautics.

O modelo está disponível para pré-encomenda desde outubro do ano passado. Recentemente, o carro voador recebeu certificação de aeronavegabilidade da FAA (Administração Federal de Aviação). Porém, para seu uso, ele depende de outras autorizações.

Leia mais:

Enquanto a chinesa Shenzen UFO colocou um “disco voador” nos ares, o veículo voador estadunidense tem a aparência de um carro comum de rua.

Imagem: Divulgação/Alef Aeronautics

Dados do Model A

  • O Model A é 100% elétrico e possui oito motores;
  • É o único carro voador com decolagem e pouso verticais, segundo a fabricante;
  • Seu alcance no solo é de 322 km; no ar, é de 177 km;
  • Pode levar até dois passageiros;
  • Por questões de segurança e economia de espaço, o Model A não possui hélices aparentes; as oito instaladas no modelo são cobertas como espécie de malha pelos painéis da carroceria;
  • Sua velocidade não passará de 38 km/h em superfície pavimentada. Se o motorista precisar de mais velocidade, isso será possível com os recursos de voo;
  • A fabricante indica que ele pode voar acima dos obstáculos até que o destino seja alcançado. O voo pode ser realizado em quaisquer direções;
  • Possui sistemas de segurança: estabilização e segurança de voo, detecção e prevenção de obstáculos, paraquedas balístico, etc.

Preço

O Modelo A está disponível por cerca de US$ 300 mil (cerca de R$ 1,4 milhão), segundo previsão da fabricante. Interessados precisam pagar US$ 150 (R$ 720) para entrar na lista de espera, ou US$ 1,5 mil (R$ 7,2 mil) para obter prioridade.

As configurações poderão ser definidas pelos compradores tão logo a data de início da produção do veículo estiver chegando. O carro voador tem previsão de entrega para 2025.

Porém, para que tudo isso possa acontecer, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária precisa dar autorização para que ele possa trafegar. Mesmo assim, o veículo só poderá ser dirigido em áreas limitadas.

Imagem: Divulgação/Alef Aeronautics

Quatro anos de testes

O protótipo do Modelo A está em testes desde 2019, sendo que a Alef foi fundada em 2015, na Califórnia por quatro amigos. Eles se inspiraram no filme “De Volta Para o Futuro”.

A empresa californiana afirmou que vem trabalhando em outros modelos, tendo divulgado que o foco está no Model Z, sedã para quatro pessoas que deverá sair apenas em 2035 por US$ 35 mil (R$ 168 mil).

Com informações de UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Saiba mais sobre o primeiro carro voador certificado nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Tesla Model Y é eleito o melhor carro de 2023 para famílias

Por André Fogaça — 22 de Junho de 2023, 20:51

Se você pensa que um carro para família precisa ser aquela perua enorme dos anos 80 (olha eu entregando a idade), saiba que o Tesla Model Y recebeu um prêmio voltado para este objetivo. Ele foi eleito o melhor carro para famílias em 2023, emitido pela revista britânica AutoTrader.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Model Y é um SUV crossover da marca de Elon Musk e que pode comportar até sete pessoas, com a terceira fileira opcional
  • Mesmo sendo um Tesla, ele é um modelo de entrada e pode ser equipado para até fazer frente aos esportivos
  • As baterias alcançam entre 388 e 488 quilômetros, dependendo da configuração e o Model Y pode ter dois motores elétricos
  • Tudo isso, junto das tecnologias de assistência ao motorista, conforto e visual do carro fizeram ele ser eleito o melhor veículo para famílias em 2023 no Reino Unido

O Tesla Model Y é um crossover que também pode ser chamado de SUV, fabricado pela marca de Elon Musk e, assim como todo veículo da empresa, é um carro elétrico com pitadas de esportivo e muita cara futurista. Ele foi lançado inicialmente em 2019 e pode acomodar uma fileira extra de passageiros na parte traseira.

Tesla Model Y (Imagem: divulgação/Tesla)
Tesla Model Y (Imagem: divulgação/Tesla)

Muito provavelmente por ser um carro elétrico para sete passageiros, ele foi eleito o veículo familiar do ano em 2023. O pacote de opcionais inclui baterias partindo de cerca de 388 quilômetros de autonomia, indo até 488 km na versão mais completa. Nela, com dois motores, ele faz o 0 até 100 km/h em 3,7 segundos.

Model Y é confortável, tecnológico e bonito

Assim como todo Tesla, o Model Y ganha destaque por conta de sua enorme tela para central multimídia, com 15,4 polegadas. Tudo isso foi levado em conta pela revista britânica na hora de escolher este veículo como o carro do ano para famílias, incluindo as tecnologias de assistência ao motorista e direção quase autônoma.

Outro ponto importante foi a rede numerosa de carregadores velozes da própria Tesla, um detalhe bastante valioso para carros elétricos que querem sair da cidade onde foram comprados. Também temos o aspecto de modelo focado em economia, ainda de entrada – mesmo para um Tesla.

Com informações: InsideEVs.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Tesla Model Y é eleito o melhor carro de 2023 para famílias apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ IFT

Inteligencia Artificial y bibliotecas: conversando con Chat GPT-3 sobre nuestro pasado y futuro

Por @MedeJean — 19 de Janeiro de 2023, 00:26
En esta entrevista con la #InteligenciaArtificial ChatGPT-3 se discute el futuro de las #bibliotecas y los desafíos que enfrentan. Se profundiza en temas como los hitos más importantes en su historia, la disciplina de la #bibliotecología, los desafíos específicos para #bibliotecarios y el papel de la #IA en el mundo cultural.
❌