Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Ofertas do dia: para a volta às aulas! Até 38% off em impressoras

Por Daniel Junqueira — 2 de Fevereiro de 2024, 14:47

Está em busca de uma impressora nova? Então confira a lista preparada pelo Olhar Digital com modelos em oferta na Amazon e aproveite para comprar hoje mesmo economizando até 38%!

Leia mais:

Multifuncional Epson EcoTank L8180 – Tanque de Tinta Fotográfica, 6 cores, Formato A3+, Wi-Fi Direct, Ethernet, 110V
Amazon
  • Desconto: 6%
Multifuncional Brother Laser DCPB7520DW Mono (A4) Dup, Wrl
Amazon
  • Desconto: 38%
Impressora Multifuncional Brother DCP-T220
Amazon
  • Desconto: 10%
Multifuncional Brother Tank DCPT420W Color (A4) Wrl, USB
Amazon
  • Desconto: 37%
Canon MULTIFUNCIONAL TANQUE DE TINTA MEGA TANK GX7010 45/25PPM WI, padrao
Amazon
  • Desconto: 32%
Impressora Sem Fio Elgin Pantum P2500W Elgin Laser Preto e Branco 110V
Amazon
  • Desconto: 15%

Não perca nenhuma promoção! Clique aqui para se cadastrar no nosso canal Olhar Digital Ofertas no WhatsApp!

Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

O post Ofertas do dia: para a volta às aulas! Até 38% off em impressoras apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Samsung: Novos Galaxy da linha A terão Android atualizado por mais 4 anos

Por Bob Furuya — 27 de Dezembro de 2023, 19:38

Menos de um mês depois do lançamento, no Vietnã, do Galaxy A15 e do Galaxy A25, a Samsung anunciou que os seus dois novos smartphones de entrada vão receber 4 anos de atualizações de software.

Ou seja, devem ser atualizados com novas versões do Android até o ano de 2027. Os aparelhos também terão direito a 5 anos de updates de segurança.

Leia mais

Vale destacar que tanto o A15 como o A25 são os primeiros a sair de fábrica com a nova interface de usuário One UI 6.

Como ela foi feita para o Android 14, os novos Galaxy deverão receber updates até o Android 18!

Imagem: Reprodução/Samsung

Lembrando que os dois modelos foram lançados apenas no mercado asiático e não chegaram ainda ao Brasil. Isso, porém, não deve demorar – embora ainda não exista uma data de chegada.

Detalhes do Galaxy A15

  • Disponível em versões 4G e 5G, com a variante 4G equipada com o chip MediaTek Helio G99 e a 5G com o MediaTek Dimensity 6100+.
  • Ambas possuem câmera tripla (50MP, 5MP ultra-wide, 2MP sensor de profundidade) e câmera frontal de 13MP.
  • O modelo vem ainda com tela Super AMOLED de 6,5 polegadas, bateria de 5.000mAh e One UI 6.0.

Detalhes do Galaxy A25

  • Equipado com o chipset Exynos 1280, disponível com 6GB ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento.
  • Possui Tela AMOLED FHD+ de 6,5 polegadas, sistema de câmera com sensor principal de 50MP com OIS e câmera ultra-wide de 8MP.
  • A bateria é de 5.000mAh e ele também vem com One UI 6.0.

Você pode conferir a análise completa desses dois modelos nesse outro texto do Olhar Digital.

O post Samsung: Novos Galaxy da linha A terão Android atualizado por mais 4 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apple Watch voltará temporariamente a ser vendido nos EUA

Por Ana Luiza Figueiredo — 27 de Dezembro de 2023, 19:36

A Apple conseguiu uma suspensão temporária de uma decisão que fez a gigante da tecnologia interromper a venda de diversos modelos de Apple Watch nos Estados Unidos. Um tribunal de apelações do país interrompeu a proibição de importação de grande parte dos modelos de relógios inteligentes da Apple.

A decisão permitirá que as vendas sejam retomadas nas próximas semanas, segundo o The Wall Street Journal, enquanto o tribunal avalia o pedido da Apple para suspender a proibição durante o processo de apelação de uma decisão de outubro da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (US International Trade Commission).

A comissão havia proibido a importação para os EUA de algumas versões do Apple Watch, alegando violações de patentes da empresa de tecnologia médica Masimo.

Leia mais:

Paralelamente, a Apple busca a aprovação para versões redesenhadas dos dois modelos do Apple Watch sujeitos à proibição. O escritório alfandegário é responsável por fazer cumprir as proibições de importação e está programado para decidir em 12 de janeiro se o redesenho da Apple está de acordo com a decisão da agência de comércio. A administração Biden optou por não reverter a decisão até o prazo de 25 de dezembro.

A solução técnica pode permitir a venda dos relógios novamente nos EUA. A Apple interrompeu algumas vendas de relógios online em 21 de dezembro, e nas lojas após 24 de dezembro. A proibição incluiu os modelos Series 9 e Ultra 2, que compõem a maioria dos modelos de relógios da empresa.

Após a ordem de outubro da comissão de comércio, a administração Biden teve 60 dias para anular a decisão da agência, com o Dia de Natal como o último dia para intervenção. No período de dois meses que se seguiu à ordem, a Apple não negociou com a Masimo sobre um possível acordo, afirmou a Masimo.

A disputa

  • A tecnologia patenteada em disputa é um sensor chamado oxímetro de pulso, que mede os níveis de oxigênio no sangue dos usuários.
  • A Masimo, uma importante fornecedora desse tipo de sensor, alegou à comissão em 2021 que a Apple violou suas patentes quando começou a incluir um oxímetro de pulso em seus smartwatches, a partir do modelo Series 6 lançado em 2020.
  • A relação entre a Masimo e a Apple começou em 2013, quando executivos da Masimo foram convidados para o campus corporativo da Apple para aprender mais sobre a tecnologia de detecção de saúde da empresa e discutir oportunidades de integração.
  • Internamente, executivos da Apple até discutiram a possibilidade de adquirir a Masimo e tornar seu CEO, Joe Kiani, vice-presidente, conforme documentos tornados públicos em litígios.
  • A Apple decidiu contra a aquisição, alegando que “aquisições desse porte não estão no nosso estilo”, de acordo com um email interno da empresa.
  • Ao invés de se juntar ou comprar a Masimo, a Apple optou por contratar seus engenheiros e trabalhar em tecnologia semelhante, afirmou a Masimo.

O post Apple Watch voltará temporariamente a ser vendido nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular

Por Alessandro Di Lorenzo — 27 de Dezembro de 2023, 19:24

A nova linha de celulares da Samsung deve ser revelada oficialmente no início de 2024 (em janeiro, para ser mais preciso). No entanto, novos vazamentos indicam o que esperar do Galaxy S24. As mais novas imagens vazadas mostram como devem ser os sensores fotográficos do S24 Ultra.

Leia mais

Novidades no Galaxy S24

  • A imagem vazada na rede social X (antigo Twitter) mostra vários exemplares do conjunto de lentes que deve ser equipado ao celular topo de linha da sul-coreana.
  • Além disso, indica diferenças significativas na lente zoom em relação ao Galaxy S23 Ultra.
  • O vazamento ainda sugere que o novo modelo deve abandonar o tradicional conjunto óptico em formato de periscópio, uma forma de reduzir os custos.
  • As informações são do TudoCelular.com.

Galaxy S24U (G928) rear cam pic.twitter.com/5khVEQoPvq

— No name (@chunvn8888) December 23, 2023
Vazamento das lentes do novo celular da Samsung (Imagem: reprodução X/@chunvn8888)

Lançamento previsto para janeiro de 2024

A aposta da Samsung agora será em uma solução semelhante à da Apple e que permite refletir a luz quatro vezes dentro de um único prisma para reduzir o espaço interno. O novo modelo deve ter a capacidade de comprimir os pixels da câmera principal em imagens de 24 MP.

Do mesmo modo, o uso de inteligência artificial também deve ser implementado nesse quesito, o que pode melhorar ainda mais a qualidade das imagens do Galaxy S24 Ultra.

Apesar da mudança, a Samsung ainda deve ser capaz de oferecer zoom de 10x através de combinações do zoom híbrido graças ao sensor de maior resolução implementado na câmera. 

Apesar de vários vazamentos, só devemos ter certeza do que esperar do novo modelo no dia 17 de janeiro de 2024, quando está previso o lançamento oficial do Galaxy S24.

O post Galaxy S24 Ultra: vazamento indica mudanças na câmera do celular apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 21:38

O site MacRumors, conhecido por vazar informações importantes dos dispositivos Apple, informou que o iPhone 16 pode ter novo módulo de câmera. Supostas imagens de protótipos de pré-produção indicam isso.

As mudanças mais significativas, até o momento, seriam nas câmeras traseiras. Elas se assemelhariam às do iPhone X, de 2017, sendo arranjadas em formato de pílula e na vertical.

Leia mais:

Mais detalhes

  • Ainda de acordo com as imagens vazadas pelo MacRumors, os botões de volume do iPhone 16 serão maiores e unificados, aumentando seu tamanho em relação aos iPhones 14 e 15;
  • As informações do portal indicam, ainda, que o flagship receberá Botão de Ação com feedback háptico, que surgiu no atual iPhone 15 e que deverá estar em todos os modelos de 2024;
  • O MacRumors apontou, ainda, que o Botão de Captura estará presente, devendo ser utilizado para a câmera;
  • A parte frontal não deve mudar em relação ao modelo atual, havendo a manutenção da Dynamic Island, além dos famosos cantos arrendondados da tela;
  • Outra coisa que não vai mudar é a entrada USB-C, que substituiu a clássica entrada Lightning no iPhone 15;
  • Vale ressaltar que ainda falta muito tempo até o lançamento do iPhone 16, podendo haver mudanças nas renderizações trazidas pelo MacRumors.

Confira, abaixo, as renderizações apresentadas pelo MacRumors:

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors

iPhone 11 é o smartphone usado mais vendido de 2023

iPhone 11, lançado há quase cinco anos, continua a ser o smartphone mais vendido no mercado de usados em 2023, conforme aponta um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos no Brasil. O estudo realizado neste mês revela não apenas a popularidade do modelo da Apple, mas também destaca a tendência crescente de consumidores optando por eletrônicos usados.

Leia a reportagem completa aqui

O post iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Snapdragon 7 Gen 3: chip intermediário da Qualcomm é turbinado com IA

Por Vitoria Lopes Gomez — 17 de Novembro de 2023, 19:43

Depois de ter informações sobre seu próximo chip vazadas, a Qualcomm finalmente lançou o seu processador intermediário Snapdragon 7 Gen 3, confirmando algumas suspeitas. Uma delas é a presença de IA no dispositivo, que deve ser a tendência da empresa nas próximas tecnologias.

Leia mais:

Chip com IA

Como já era de se esperar, o Snapdragon 7 Gen 3 foca em recursos de inteligência artificial, com a Qualcomm dizendo que o processador “fornece avanços abrangentes para ativar a IA no dispositivo”.

Ou seja, o novo chip da empresa deve fornecer uma melhora significativa no que diz respeito ao desempenho dos aplicativos de IA. Um exemplo dado, segundo o site Engadget, é a capacidade de criar imagens a partir de um prompt de texto em apenas um segundo.

Qualcomm divulgou as especificações do novo chip (Foto: Qualcomm/Reprodução)

Snapdragon 7 Gen 3

  • Além da IA, o processador médio da Qualcomm tem velocidades máximas de CPU de 2,63 GHz, 50% mais do que a geração anterior.
  • Ainda, ele terá “incrível eficiência de energia” e uma performance relacionada a recursos de IA 60% melhor que o Gen 2.
  • A empresa ainda revelou que o Snapdragon 7 Gen 3 ajudará a melhorar a qualidade e desempenho da câmera, capturando fotos e vídeos em padrão 4K HDR, para uma experiência mais imersiva.
  • Ele terá uma integração maior com 5G, permitindo, inclusive, downloads de até 5 Gbps mesmo em locais com recepção de internet fraca.
  • Para melhorar, a Qualcomm anunciou parcerias com a Honor e a Vive, para fabricar celulares que suportem o novo chip.

O post Snapdragon 7 Gen 3: chip intermediário da Qualcomm é turbinado com IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Windows 11 permitirá que usuários escrevam na tela; entenda

Por Vitoria Lopes Gomez — 27 de Outubro de 2023, 19:11

A nova atualização do Windows 11 vai permitir que usuários do Windows Ink escrevam em qualquer lugar da tela onde é possível digitar algum tipo de texto. A atualização chega nas próximas semanas em inglês, mas é provável que, futuramente, seja ampliado.

Leia mais:

Novidades do Ink no Windows 11

  • A atualização é simples: usuários do Windows 11 e do Ink, uma plataforma que permite desenhar, escrever e criar anotações na tela de um dispositivo touch, poderão começar a escrever em campos de texto ao invés de digitar.
  • Para isso, é importante ter um aparelho touch compatível com o sistema Ink, que permite essas anotações em primeiro lugar.
  • Os usuários também precisam estar com o Windows 11 atualizado. Você pode fazer isso acessando as configurações do seu dispositivo e selecionando a versão mais recente.
  • Além disso, segundo o site The Verge, a Microsoft (dona do sistema) melhorou a tecnologia de reconhecimento de escrita manual para que o sistema reconheça com maior precisão os gestos feitos pelos usuários na tela.
(Foto: Microsoft/Reprodução)

Para quem está disponível

Por enquanto, a atualização está disponível apenas no idioma em inglês dos Estados Unidos. É provável que o Windows amplie as opções e adicione mais idiomas em breve.

A novidade deve chegar nas próximas semanas, mas não há uma data oficial anunciada. Mantenha sempre seus dispositivos atualizados para recebê-la quando estiver disponível.

O post Windows 11 permitirá que usuários escrevam na tela; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Xiaomi 14 e 14 Pro terão IA e Snapdragon 8 Gen 3, novo chip da Qualcomm

Por Vitoria Lopes Gomez — 27 de Outubro de 2023, 19:09

O novo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, mal chegou e já será estreado em novos dispositivos da Xiaomi, o 14 e o 14 Pro. Ambos serão lançados exclusivamente na China antes de se estenderem para o resto do mundo (com exceção dos Estados Unidos) e contarão com novidades de IA e de um sistema de compatibilidade do Android.

Leia mais:

Xiaomi 14 e 14 Pro

O Xiaomi 14 terá uma tela de 6,3 polegadas e o Pro, 6,7 polegadas. Os dois modelos terão designs semelhantes, com uma área plana e bordas arredondas.

Além disso, as câmeras dos dispositivos ganharam um upgrade. Ambos vêm com câmeras principais de 50 megapixels da renomada marca Leica e lentes de abertura variável com 1.204 pontos. Estas últimas também terão abertura máxima de f/1.4 e mínima de f/4.0. Isso, para quem gosta de fotografia, é um deleite.

Xiaomi 14 e 14 Pro (Foto: Xiaomi/Reprodução)

Novidades do Android e de IA

  • O Xiaomi 14 e o 14 Pro também vem com uma novidade baseada no sistema Android, o HyperOS. Segundo o site The Verge, ele funciona em diferentes tipos de dispositivos e reúne todos eles em um único ecossistema da Xiaomi.
  • Com ele, será possível, por exemplo, acessar a câmera do telefone pelo computador ou os dados do celular por um tablet.
  • Inclusive, o novo chip da Qualcomm foca justamente nessa compatibilidade entre dispositivos.
  • Ainda, o Xiaomi 14 e o 14 Pro serão os primeiros da marca a usarem IA: os dois celulares terão modelos básicos de IA, graças ao chip Snapdragon 8 Gen 3.
  • Ele permite algumas funcionalidades comuns da IA, como resumir sites e realizar transcrições de ligações e videoconferências.
(Foto: Xiaomi/Reprodução)

Venda e valores

Por enquanto, os dois modelos da Xiaomi com o chip Snapdragon 8 Gen 3 estão limitados à China, mas é de se esperar que nos próximos meses eles comecem a aparecer pelo mundo.

Por lá, o Xiaomi 14 sai por a partir de CNY 3.999 (moeda chinesa conhecida como yuan chinês), cerca de R$ 2.700 em conversão direta. Já o 14 Pro sai por CNY 4.999, cerca de R$ 3.420. 

O post Xiaomi 14 e 14 Pro terão IA e Snapdragon 8 Gen 3, novo chip da Qualcomm apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPad deve ganhar nova versão base, Air e Mini nos próximos dias

Por André Fogaça — 15 de Outubro de 2023, 18:08

Rumores recentes mostraram que a Apple deve lançar versões novas dos iPad Mini, Air e a versão mais simples na semana que vem, mas Mark Gurman, em sua newsletter semanal para a Bloomberg, acredita que isso não vai acontecer tão cedo e as novidades ficarão praticamente exclusivas para chips mais velozes.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Apple deve lançar novos modelos para o iPad de base, Air e Mini nos próximos dias em poucas semanas
  • O desenvolvimento destes tablets aparentemente está em estágio avançado e as novidades podem ficar exclusivas para o novo chip
  • Ele claramente deve trazer mais velocidade com o M2 dos Macs, mas o iPad Mini deve seguir com o A16 Bionic do iPhone 14 Pro e iPhone 15
  • Com isso, com pouca inovação, a Apple pode escolher apenas atualizar os produtos sem um evento ou vídeo gravado e apresentado ao vivo

Já faz algum tempo desde que a Apple lançou as últimas versões para os modelos de iPad que não são da linha Pro, incluindo a versão de base, o Air e o Mini. Muitos rumores apontavam que o lançamento destes tablets aconteceria já na próxima terça-feira (17), mas Gurman não vê essa janela acontecendo agora.

“Na maioria das vezes, a empresa (Apple) lança novos laptops e iPads em outubro – cerca de um mês após o último iPhone e Apple Watch. E embora eu tenha relatado em julho que a Apple estava planejando este lançamento assim, as últimas indicações são de que isso não acontecerá neste mês” Mark Gurman, para a Bloomberg

iPad mini deve seguir com A16 Bionic e não M2

O analista ainda garante que, mesmo com o lançamento supostamente acontecendo mais para frente, o desenvolvimento dos novos modelos para o iPad de base, o iPad Air e o Mini segue em avançado estágio de produção. Todos eles devem trazer apenas mudanças internas, mantendo tudo que está do lado de fora.

As novidades podem e devem ficar focadas em chips mais velozes. Por outro lado, o 9to5Mac levantou neste domingo (15) informações de fontes próximas garantindo o lançamento de novos modelos de iPad para a próxima terça-feira, todos com o M2 que chegou recentemente aos Macs – com exceção do iPad Mini, que pode trazer o A16 Bionic do iPhone 15 e 14 Pro.

O post iPad deve ganhar nova versão base, Air e Mini nos próximos dias apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apple já consegue atualizar o iPhone que ainda está lacrado na caixa

Por André Fogaça — 15 de Outubro de 2023, 17:08

A Apple já desenvolveu um sistema capaz de entregar um iPhone lacrado e completamente atualizado para a pessoa que compra o celular em uma de suas lojas. Com isso a experiência de uso não será interrompida nos primeiros minutos, com o update obrigatório do sistema operacional móvel que roda abaixo da tela.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Apple desenvolveu uma tecnologia que é capaz de inserir uma atualização de software no iPhone dentro da própria loja
  • A ideia envolve uma superfície capaz de ligar remotamente o aparelho que está na caixa, atualizar o iOS e depois desligar o celular mais uma vez
  • Tudo isso acontece enquanto o celular está lacrado na caixa e a atualização certamente será enviada enquanto o iPhone recebe energia para o update
  • A tecnologia deve ser inserida em lojas a Apple até o final do ano e no Brasil temos duas, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em São Paulo (SP)

Se você já comprou um iPhone, seja ele novo ou usado, sabe que na primeira vez que liga o celular, o sistema operacional móvel exige uma conexão com a internet e baixa qualquer atualização disponível para o iOS. Esta ação foca na segurança dos dados que serão inseridos no aparelho, mas também atrasa bastante a sensação de chegar até a tela inicial de fato.

Para evitar este tempo extra para começar a usar o celular novo, a Apple já desenvolveu uma tecnologia que é capaz de atualizar o iPhone dentro da loja e sem sequer remover o lacre dos modelos novos. Segundo Mark Gurman em sua newsletter para a Bloomberg, a solução envolve colocar as caixas ainda lacradas em uma superfície.

Sistema para iPhone será implementado ainda em 2023

Neste local o iPhone será remotamente ligado, atualizado, depois desligado mais uma vez e tudo isso mantendo o lacre do celular e certamente também a carga da bateria, já que o update pode consumir uma quantidade considerável de tempo longe da tomada. Gurman acredita que este sistema será inserido aos poucos nas lojas próprias da Apple até o final deste ano.

No Brasil temos duas lojas da Apple, sendo a primeira inaugurada no Rio de Janeiro (RJ) dentro do shopping VillageMall e a segunda está em São Paulo (SP), dentro do Shopping Morumbi.

O post Apple já consegue atualizar o iPhone que ainda está lacrado na caixa apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Apple Vision Pro: versão menos cara do óculos pode ter chip do iPhone

Por André Fogaça — 15 de Outubro de 2023, 16:06

A Apple ainda nem lançou o Vision Pro para quem quer comprar, mas os planos de sua versão mais econômica já aparecem em vazamentos. O mais recente vem do quase sempre certo Mark Gurman, em sua newsletter para a Bloomberg e lá o analista prevê que este óculos perderá a tela externa e o chip potente para tentar ser menos caro.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Apple está trabalhando em uma versão muito menos cara do Vision Pro, revela Mark Gurman em sua newsletter semanal para a Bloomberg
  • O objetivo é de baixar até 57% do valor cheio e para isso a Apple deve remover alguns componentes
  • O primeiro na lista da economia deve ser a tela externa, enquanto outro pode ser a resolução reduzida para o display interno que no Vision Pro completo é 4K
  • Outra economia pode aparecer na redução da quantidade total de câmeras, que no Vision Pro apresentado em junho soma 12 delas

Gurman vai além e comenta que o desenvolvimento da versão menos cara é uma prioridade dentro da equipe responsável pelo produto. Um dos culpados é o preço elevadíssimo até para parâmetros americanos, com a etiqueta marcando US$ 3,5 mil para o Apple Vision Pro, valor que em conversão direta marca cerca de R$ 17,7 mil quando ainda não são considerados impostos ou taxas.

Vision Pro (Imagem: divulgação/Apple)
Vision Pro (Imagem: divulgação/Apple)

A Apple aparentemente prevê que o Vision Pro menos caro precisa custar algo entre US$ 1,5 mil e US$ 2,5 mil, que representam 57% e 28,5% menos que o modelo completo. Para a matemática funcionar, Mark Gurman aponta que a empresa da maçã vai remover a tela externa, além de baixar a resolução do display interno e também trocar o chip.

Apple Vision Pro menos caro terá menos câmeras

Com isso o Apple Vision Pro menos caro deixaria de ter um chip feito para o Mac e adotaria um do iPhone. Outro ponto que faz sentido na economia para o projeto é a remoção de algumas das câmeras. O modelo apresentado pela empresa em junho deste ano conta com 12 delas, sem contar outros sensores para funções que vão além da própria visão.

O Apple Vision Pro deve ser anunciado apenas no ano que vem, mas não existe previsão para a chegada deste modelo até 57% menos caro.

O post Apple Vision Pro: versão menos cara do óculos pode ter chip do iPhone apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Hora de atualizar! Windows 11 21H2 perde suporte da Microsoft

Por Gabriel Sérvio — 12 de Outubro de 2023, 14:29

Chega ao fim o suporte da primeira versão do Windows 11 lançada em outubro de 2021. Conhecida como 21H2, a compilação perdeu o suporte oficial da Microsoft esta semana (mais precisamente nesta terça, 10 de outubro).

Leia mais:

O que isso significa?

  • Quem ainda usa o Windows 11 21H2 no PC não receberá mais atualizações mensais com correções de segurança e melhorias.
  • A boa notícia é que não é difícil contornar o problema. Basta acessar o Windows Update para receber uma versão mais recente automaticamente.
  • A Microsoft também costuma atualizar sozinho as máquinas com versões antigas do sistema, o que deve acontecer no decorrer de novembro com a nova atualização Moment 4. As informações são do Neowin.
windows 11
O Windows 11 Moment 4 possui várias novidades, como um novo mixer de volume, controle nativo de acessórios com RGB, o assistente de IA Copilot e mais.

Windows 11

A Microsoft lançou o Windows 11 21H2 para o público em 5 de outubro de 2021. Além de ter um visual muito mais moderno, o sistema chegou com novos recursos e melhorias com foco em produtividade.

No entanto, a recepção foi morna e ofuscada pelos exigentes requisitos de hardware, o que deixou muitas máquinas antigas de fora.

Dois anos mais tarde, o software ficou mais refinado e recebeu um novo pacote com novidades no fim de setembro, o ‘Moment 4’. Confira aqui como instalar a última atualização disponível manualmente no seu PC.

No fim de 2023, o sistema operacional chegará na compilação 23H2, que terá mais dois anos garantidos de suporte. 

Fim da ativação com licenças antigas!

Outra mudança confirmada recentemente é que o Windows 11 não vai mais aceitar chaves de versões anteriores do sistema na ativação. Na prática, os usuários não vão conseguir mais ativá-lo com chaves do Windows 7 ou 10, por exemplo.

A mudança já está valendo este mês. Vale recordar que esse era um dos métodos usados para usar o Windows 11 original sem ter que pagar por uma licença adicional.

Quem conseguiu ativar o sistema dessa forma não será afetado, diz a Microsoft. A nova regra só vale para novas ativações.

O post Hora de atualizar! Windows 11 21H2 perde suporte da Microsoft apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Ofertas do dia: celular Xiaomi com até 48% de desconto! Aproveite!

Por André Fogaça — 12 de Outubro de 2023, 14:00

A marca queridinha de quem quer encontrar um celular mais barato sempre é a Xiaomi. A fabricante chinesa costuma entregar bons modelos em preços convidativos, sempre focando em um recurso específico por variante, como boa câmera, desempenho acima do esperado ou carregador mais veloz.

Leia mais:

Pensando nisso, o Olhar Digital separou uma lista com alguns deles e em promoção na Amazon!

Poco F3 128GB
Amazon
  • Desconto de 10%
Xiaomi Note 12S 256GB
Amazon
  • Desconto de 11%
POCOPHONE X5
Amazon
  • Desconto de 29%
Poco C40
Amazon
  • Desconto de 18%
Poco C40 64GB/4GB
Amazon
  • Desconto de 11%
Redmi Pad
Amazon
  • Desconto de 13%
Redmi 10A
Amazon
  • Desconto de 48%
Redmi Note 11
Amazon
  • Desconto de 10%

Aviso: este artigo contém um ou mais links no preço do produto, que foram gerados a partir de um programa de afiliados. O valor não muda para você e o Olhar Digital poderá receber uma comissão. Nenhuma empresa participou da escolha para os links e não existiu aprovação prévia deste conteúdo, que segue independente como sempre foi.

O post Ofertas do dia: celular Xiaomi com até 48% de desconto! Aproveite! apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Galaxy SmartTag 2 é lançada com bateria para quase dois anos de uso

Por André Fogaça — 5 de Outubro de 2023, 17:19

A Samsung aproveitou o pacote de lançamentos dessa semana e, depois do Galaxy S23 FE, chegou a hora de mostrar ao mundo a segunda geração de seu rastreador, o Galaxy SmartTag 2. O novo gadget muda de formato e aumenta a autonomia da pequena bateria interna.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Galaxy SmartTag 2 foi anunciado pela Samsung e ele segue basicamente tudo que já vimos nos rumores recentes
  • O rastreador mudou de formato, ficou maior e traz autonomia de bateria 50% maior que na geração passada
  • O gadget também ganhou melhorias na precisão do localizador, alcançando até 120 metros com conexão Bluetooth
  • O corpo, além de maior, agora conta com certificação IP67 para mergulho de até um metro de profundidade por 30 minutos

Assim como o Galaxy S23 FE recebeu um mar de rumores dizendo tudo sobre como seria o celular, o Galaxy SmartTag 2 passou pela mesma situação e agora temos as confirmações de quase tudo que vazou. A primeira novidade do rastreador é o formato, agora mais parecido com um controle de garagem em miniatura e menos semelhante ao que seria um chaveiro convencional.

A ideia ainda é a mesma de antes: você pendura o acessório em qualquer coisa que quiser rastrear e acompanha a localização remotamente. O Galaxy SmartTag 2 continua tirando proveito de uma rede de aparelhos da Samsung com Ultra Wideband (UWB) para encontrar o gadget, enviando sua localização para a internet e ela é quem te avisa que você perdeu uma mala, mochila, chave ou o tênis.

Galaxy SmartTag 2 (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy SmartTag 2 (Imagem: divulgação/Samsung)

Galaxy SmartTag 2 exige um celular topo de linha

Por enquanto apenas celulares mais caros da Samsung contam com o UWB, totalizando 12 modelos compatíveis com a tecnologia. A lista inclui as variantes Plus e Ultra dos Galaxy S21, S22 e S23, Z Fold 2, 3 e 4, além do Galaxy Note 20.

Além do novo visual, o Galaxy SmartTag 2 entrega um recurso que adiciona dados sobre o dono do rastreador, para quando alguém encontrar um e ele estiver no modo perdido, saiba para quem devolver. Este modo não exige a antena UWB e o celular de quem encontrou o item precisa apenas de NFC e um navegador na web.

Outra melhoria está na precisão para quando o dono do rastreador precisa encontrar o item perdido em casa. Por fim, a autonomia de bateria aumentou para 500 dias de uso, ou 700 deles no modo de economia de energia. O incremento é de 50% quando comparamos com a geração anterior.

Agora o Galaxy SmartTag 2 tem certificação IP67 para poder sobreviver em um mergulho de até um metro de profundidade, durante 30 minutos.

Quando e quanto?

O Galaxy SmartTag 2 chega ao mercado internacional no dia 11 de outubro, ainda sem preço divulgado. A Samsung comentou que o lançamento no Brasil acontecerá em breve.

O post Galaxy SmartTag 2 é lançada com bateria para quase dois anos de uso apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Adobe lançará nova ferramenta de IA para edição de imagens

Por William Schendes — 5 de Outubro de 2023, 17:01

A Adobe deve lançar sua nova ferramenta de edição de fotos alimentada por inteligência artificial na próxima semana, no evento Adobe Max.

A informação vem do vídeo promocional da empresa relatado pelo Techspot. De acordo com a descrição, o software será um “mecanismo de edição com reconhecimento de objeto” e tem sido chamado como Projeto Stardust. Parte dos recursos tem funcionalidades semelhantes ao Adobe Firefly, modelo de IA generativa da empresa.

Leia mais:

Como lembra o The Verge, o Stardust funciona de forma semelhante à ferramenta Magic Editor anunciado recentemente para smartphones Pixel 8.

Segundo Aya, gerente de produtos da Adobe, a novidade irá “revolucionar a forma como interagimos com os produtos Adobe”. Além do Stardust, a profissional informa que mais recursos de IA serão revelados para o Firefly, Creative Cloud, Express e mais durante o Max, evento marcado para 10 de outubro.

O vídeo

  • No vídeo divulgado, a ferramenta é utilizada para reconhecer uma mulher segurando uma mala, então a tecnologia identifica os pixels, permitindo recortar e editar a parte selecionada na imagem.
  • No Photoshop, por exemplo, esse processo exigiria a seleção manual dos pixels com a ferramenta laço.
  • Além disso, o software tem um prompt de texto que permite gerar imagens com a IA. Na divulgação, por exemplo, o prompt é utilizado para colocar “flores amarelas” na mão da mulher.
  • Em outra parte do vídeo, a ferramenta altera rapidamente a blusa de um homem e a cor da calça com simples comandos de texto.
  • Outro recurso interessante é a capacidade de fazer ajustes com comandos mais simples, como o botão “remover distratores” que remove pessoas no fundo da imagem. 

O post Adobe lançará nova ferramenta de IA para edição de imagens apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Sem Apple Pay? Carregamento sem fio da BMW danifica NFC do iPhone 15

Por Ana Luiza Figueiredo — 5 de Outubro de 2023, 16:43

Nas últimas semanas, diversos donos de veículos BMW reclamaram que os chips NFC de seus novíssimos aparelhos do modelo iPhone 15 deixaram de funcionar após carregar o dispositivo com o carregador sem fio do veículo. Os clientes afetados afirmam que o iPhone entra em um modo de recuperação de dados com uma tela branca, e o chip NFC deixa de funcionar após o reinício do dispositivo.

Tais relatos foram compartilhados nos fóruns da MacRumors e no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.

O que você precisa saber:

  • Usuários de iPhone 15 e veículos BMW estão relatando problemas após carregar o dispositivo no carregador sem fio do carro.
  • O chip NFC dos iPhones 15 deixa de funcionar, resultando em erros ao tentar configurar o Apple Pay e chaves digitais do carro.
  • Os dispositivos afetados entram em um modo de recuperação de dados com uma tela branca após o carregamento.
  • A Apple substituiu alguns iPhones com chips NFC defeituosos, mas os dispositivos substitutos enfrentam o mesmo problema, sem solução permanente conhecida.
  • A causa específica do problema, o número de afetados e quais modelos de BMW são impactados ainda não foram esclarecidos, e uma resposta oficial da Apple está sendo aguardada.

Leia mais:

iphone 15 bmw
Apple Pay utiliza o NFC de aparelhos da Apple para realizar pagamentos por aproximação. Imagem: nikkimeel / Shutterstock.com

No iPhone, o chip NFC alimenta recursos como o Apple Pay e as chaves digitais do carro. Os usuários afetados recebem uma mensagem de erro “Não foi possível configurar o Apple Pay” no aplicativo Wallet, e não parece haver uma maneira de resolver o problema.

Alguns clientes afirmam que a Apple substituiu seus iPhones após confirmar a falha do chip NFC, mas o iPhone substituto fica vulnerável ao mesmo problema, portanto, atualmente não há uma solução permanente.

Embora até agora as reclamações tenham vindo de usuários do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, é possível que o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus também sejam afetados, então os proprietários de qualquer modelo do iPhone 15 devem proceder com cautela até que esse problema seja resolvido.

Não está claro qual é a causa específica do problema, quantos clientes foram afetados e quais modelos de BMW são afetados. O site MacRumors disse ter entrado em contato com um porta-voz da Apple para obter um comentário, mas ainda não obtiveram resposta.

O que é NFC?

NFC, ou Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade, em português), é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que permite a troca de informações entre dispositivos compatíveis quando estão próximos um do outro, geralmente a uma distância de alguns centímetros. Utilizada em uma variedade de dispositivos, como smartphones, cartões de crédito e dispositivos de pagamento sem contato, a NFC simplifica a interação e a transferência de dados, facilitando tarefas como pagamentos móveis, transferência de arquivos e emparelhamento de dispositivos.

O post Sem Apple Pay? Carregamento sem fio da BMW danifica NFC do iPhone 15 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Android 14 é lançado pelo Google! Saiba mais

Por Ana Luiza Figueiredo — 4 de Outubro de 2023, 15:39

O Google, lançou oficialmente o Android 14, a mais recente versão do sistema operacional Android. Esta atualização traz uma série de melhorias e recursos, e estará disponível inicialmente para os proprietários de telefones Pixel (modelos 4A 5G e superiores), com previsão de suporte em “breve” para dispositivos de outros fabricantes, incluindo Samsung e outros.

O que você precisa saber:

  • Uma das mudanças mais visíveis para os usuários é a capacidade de personalizar a tela de bloqueio.
  • Com o Android 14, os proprietários de telefones Pixel agora podem escolher entre vários estilos e formatos de relógio para tornar seu dispositivo mais pessoal e único.
  • Além disso, o Google introduziu um gerador de papéis de parede alimentado por inteligência artificial, embora essa funcionalidade esteja inicialmente disponível apenas para os sortudos proprietários do Pixel 8 e 8 Pro.
  • Segurança é uma prioridade chave nesta atualização, com suporte a passkeys mais profundos e proteções de privacidade aprimoradas para combater empresas de dados suspeitas.
  • O novo sistema Credential Manager permite que aplicativos de terceiros utilizem a autenticação por impressão digital para facilitar o login, agregando várias opções de login do usuário, como senhas e o “Login com o Google”, para oferecer a opção mais segura.
  • Outros recursos notáveis incluem um melhor suporte para extensões de câmera, suporte a imagens HDR de 10 bits e a introdução do recurso Android Health Connect, que armazena dados de saúde e condicionamento físico no dispositivo, semelhante ao Apple Health.

Leia mais:

Embora inicialmente exclusivo para os telefones Pixel, é esperado que mais dispositivos suportem o Android 14 “em breve”, o que permitirá a um número ainda maior de usuários desfrutar das novas funcionalidades e customizações oferecidas por esta atualização do sistema operacional Android.

Portanto, se você é um proprietário de um telefone Pixel, certifique-se de verificar a disponibilidade da atualização Android 14 e aproveitar ao máximo as novas funcionalidades que ela traz para o seu dispositivo. Para os usuários de outros dispositivos Android, o Android 14 está a caminho.

*Nota em atualização

O post Android 14 é lançado pelo Google! Saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Windows 12 pode ter versão baseada em nuvem e IA para peitar o Chrome OS

Por André Fogaça — 30 de Setembro de 2023, 13:02

A Microsoft parece realmente querer brigar com o Google no mercado do Chromebook, ao desenvolver uma versão mais leve do Windows 12. Fontes comentaram que o novo sistema operacional da gigante do software será baseado na web e terá foco em aplicações educacionais, exatamente onde vai bem o Chrome OS.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • O Windows 12 deve ter mais de uma versão e uma delas pode ser a resposta da Microsoft para o Chrome OS do Google
  • A ideia, segundo fontes, é ter uma versão do Windows 12 muito mais leve para rodar em computadores mais simples
  • Ela deve ser feita para tirar proveito da web e rodar quase tudo na nuvem, com ajuda de inteligência artificial
  • Este tipo de computador deve ser focado para o uso nas escolas, local onde o Chromebook nada de braçada

As fontes, ouvidas pelo site Windows Latest, desenharam um Windows 12 mais leve e com base na web que não será a única versão deste sistema operacional e nem vai substituir o Windows para todo mundo. A ideia é bater no Chromebook onde ele ganha mais terreno, que são as escolas e o trabalho com estudantes.

A ideia é ter um Windows 12 mais leve e capaz de rodar em hardwares mais simples, exatamente como faz o Chrome OS. Outro ponto importante, segundo as fontes, gira no uso do Microsoft Edge e muita inteligência artificial para o cotidiano desta variante do sistema operacional.

Windows 12 mais leve pode ser nova tentativa

Se confirmado, este rumor pode significar uma nova tentativa da Microsoft, que trabalhou no Windows 10X para ser este concorrente de peso para o Chrome OS que roda nos muitos modelos de Chromebook. Este sistema operacional nunca saiu do papel para um produto de verdade e o Google agradece.

Ainda no mundo dos boatos, o Windows 12 deve ser anunciado em algum momento do ano que vem e muitos apostam em poucas mudanças visuais para o que já existe na versão 11 do sistema operacional. Um ponto bastante ventilado é a possibilidade da barra de ferramentas ser flutuante, mais ou menos como a Apple faz com o dock do macOS que não encosta na base do monitor.

O post Windows 12 pode ter versão baseada em nuvem e IA para peitar o Chrome OS apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone 15 Pro Max segue os antecessores e recebe apenas 25 W do carregador

Por André Fogaça — 30 de Setembro de 2023, 12:23

Com a chegada do iPhone 15 Pro Max, a Apple trouxe muitas melhorias para o modelo mais caro que a empresa vende no mundo. Por outro lado, alguns pontos continuam pouco empolgantes e um deles é a velocidade do carregamento, inalterada mesmo com a adoção do USB-C que é sim capaz de enviar mais carga.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Apple não costuma dar uma ficha técnica completa de seus novos produtos durante o lançamento, especialmente verdade para dados menos empolgantes
  • O do carregamento é um deles e um youtuber resolveu testar quanta energia o iPhone 15 Pro Max pode receber
  • Ela é exatamente a mesma quantidade do iPhone 14 Pro Max e também do iPhone 13 Pro Max: 25 watts
  • O teste envolveu 11 carregadores da própria Apple entre 20 e 140 watts, além de outros de terceiros como Samsung, Xiaomi, Huawei e o Google
  • Em todos eles, a corrente não ultrapassou os 26 watts e o iPhone 15 Pro Max precisou de 1 hora e 50 minutos para recompor a bateria por completo

Com a mudança do iPhone 15 para USB-C, envolvendo toda a linha de celulares da Apple, muito se especulou sobre algum avanço na velocidade de recarga. A concorrência vem fazendo bonito, principalmente nos chineses com modelos capazes de receber até 240 watts, como é o caso do Realme GT3.

O Realme GT3 consegue recarregar completamente a bateria, saindo de 0 e indo até 100%, em cerca de 10 minutos de tomada. Já no mercado de topo de linha a média gira nos 45 watts, que é o entregue pela Samsung no Galaxy S23 Ultra.

iPhone 15 Pro max no carregador (Imagem: divulgação/ChargerLAB)
iPhone 15 Pro max no carregador (Imagem: divulgação/ChargerLAB)

Já a Apple costuma não informar quantos watts seus celulares conseguem receber de um carregador, mas já existia um rumor de que nenhum modelo do iPhone 15 carrega mais rápido que o 14, ou o 13. O youtuber ChargerLAB resolveu então testar na prática com 11 carregadores diferentes, todos da própria empresa da maçã.

iPhone 15 Pro Max precisou de quase 2 horas para recarregar

O resultado foi que o iPhone 15 Pro Max só recebeu cerca de 25 watts, independente do carregador utilizado. Nos testes, o canal colocou diversos adaptadores fabricados e vendidos pela Apple, com 20, 30, 35, 87 e até 140 watts, com todos marcando algo entre 24,49 e 25,04 watts trafegados pelo cabo USB-C.

Mesmo mudando a marca do carregador, o resultado foi mais ou menos o mesmo, com resultados entre 25,26 e 26,2 watts. O youtuber colocou adaptadores da Baseus, Xiaomi, Samsung, Lenovo, Meizu, Huawei e até do Google nesta bateria de testes. Em 100% dos casos, o iPhone 15 Pro Max precisou de cerca de 1 hora e 50 minutos de tomada para ter a bateria recarregada completamente.

Se por um lado é decepcionante ver um celular com bateria grande carregar tão lentamente quando comparado até com seu maior rival, o Galaxy S23 Ultra, de outro temos a garantia de que não existe impedimento para carregar o celular com carregador e cabo USB-C de outras marcas.

O post iPhone 15 Pro Max segue os antecessores e recebe apenas 25 W do carregador apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iOS 17 chega na segunda-feira; veja o que muda e se o seu iPhone é compatível

Por Pedro Borges Spadoni — 17 de Setembro de 2023, 14:13

O iOS 17 – novo sistema operacional para iPhone – chega nesta segunda-feira (18) para algumas linhas do smartphone da Apple. E este será aquele tipo de atualização grande, com mudanças estéticas e novas funcionalidades e aplicativos da empresa.

Leia mais:

Entre as novidades do novo iOS – anunciado na WWDC 2023 (a conferência da Apple para desenvolvedores) – estão um novo aplicativo, um novo modo estilo smart display e mudanças no AirDrop.

Novidades do iOS 17

Montagem sobre recursos do iOS 17
(Imagem: Divulgação/Apple)

Uma das primeiras novidades anunciadas pela Apple para o iOS 17 é uma atualização para a agenda de contatos, que ganhou um recurso chamado Pôster.

O AirDrop — recurso para transferir informações entre iPhones com facilidade — ganhou um novo recurso chamado NameDrop, que permite compartilhar informações de contato (por exemplo: e-mail e número de telefone).

A Apple também anunciou o Journal, um novo aplicativo para guardar memórias do dia. É um diário que vai sugerir momentos do seu dia para você comemorar e guardar para o futuro.

Outro recurso anunciado pela empresa que chamou a atenção foi o StandBy. É quase uma expansão de funcionalidades – como o Always-On Display (AOD) – porque a tela do seu iPhone poderá exibir informações o tempo inteiro.

iPhones compatíveis

Pessoa segurando iPhone X
(Imagem: Framesira / Shutterstock)

é importante saber se o seu iPhone vai ficar de fora ou não dessa atualização. Confira abaixo a lista de iPhones que poderão atualizar para o iOS 17 (dos mais recentes aos mais antigos):

  • iPhone 14;
  • iPhone 14 Plus;
  • iPhone 14 Pro;
  • iPhone 14 Pro Max;
  • iPhone 13;
  • iPhone 13 Mini;
  • iPhone 13 Pro;
  • iPhone 13 Pro Max;
  • iPhone 12;
  • iPhone 12 Mini;
  • iPhone 12 Pro;
  • iPhone 12 Pro Max;
  • iPhone 11;
  • iPhone 11 Pro;
  • iPhone 11 Pro Max;
  • iPhone XS;
  • iPhone XS Max;
  • iPhone XR;
  • iPhone SE (2ª geração para frente).

Se você tem um iPhone que não apareceu na lista acima, fique tranquilo! Ele não ficará inutilizável. Você apenas não conseguirá usar o novo iOS. Mas a Apple ainda solta atualizações de segurança para modelos (e iOS) mais antigos.

O Olhar Digital publicou uma lista na qual detalha cada uma das novidades citadas acima.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post iOS 17 chega na segunda-feira; veja o que muda e se o seu iPhone é compatível apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Com alta procura, Apple adia entregas do iPhone 15 Pro Max

Por Alessandro Di Lorenzo — 15 de Setembro de 2023, 19:58

O lançamento do novo iPhone, da Apple, já é um sucesso. A procura pelo novo aparelho é tanta que a empresa adiou a previsão de entrega dos smartphones em alguns países para o mês de novembro. É o caso da China, Japão e Estados Unidos.

Leia mais

Encomendas só serão entregues em novembro

  • Em território chinês, a espera para receber o iPhone 15 Pro Max é de quatro a cinco semanas, segundo a Apple.
  • Já para o iPhone 15 Pro o tempo para entrega é um pouco menor, de duas a três semanas.
  • Nos Estados Unidos e no Japão, os compradores terão que esperar de seis a sete semanas antes de adquirir o Pro Max.
  • E de duas a três semanas pela versão mais batata, o 15 Pro.
  • As informações são da Reuters.
iPhone 15 (Imagem: divulgação/Apple)

iPhone 15: sucesso de vendas

Alguns analistas apontam que esse longo período de espera é resultado da menor oferta inicial do Pro Max, uma vez que a Apple enfrentou obstáculos para garantir o fornecimento das telas usadas no modelo com molduras mais finas do que os iPhones anteriores.

Além disso, a procura tem sido gigantesca. Os modelos 15 Pro e Pro Max foram esgotados na loja da Apple no mercado Tmall, do Grupo Alibaba, menos de um minuto após serem colocados à venda, segundo a imprensa local chinesa.

Na JD.com, um dos maiores canais de venda da Apple na China, já foram registradas mais de 3,4 milhões encomendas para os novos modelos do iPhone 15.

Esse cenário indica, apesar dos possíveis atrasos nas entregas dos produtos, que a empresa deve reverter os resultados financeiros do trimestre finalizado em junho deste ano, quando o número de vendas do iPhone caiu.

A empolgação com a chegada do produto na China, principalmente, alivia os temores em relação a situação financeira da Apple. Isso mesmo após o governo chinês ter anunciado restrições para o uso de produtos da empresa por funcionários do governo local.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Com alta procura, Apple adia entregas do iPhone 15 Pro Max apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Samsung leva quadros de famoso museu de Nova York para a TV The Frame

Por André Fogaça — 15 de Setembro de 2023, 19:28

A Samsung anunciou nesta semana que obras de arte do Museu Metropolitano de Arte de Nova York estarão disponíveis para exibição na TV The Frame. A novidade faz parte da ferramenta que mantém controle de brilho e cores para dar a sensação de um cavalete com quadro pendurado, no lugar de um televisor convencional.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • A Samsung firmou parceria com o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, conhecido como Met, para trazer obras de arte para a TV The Frame
  • Ao todo são 38 quadros e outras obras que são exibidas quando a TV não está ligada em algum canal, HDMI ou então com streaming de conteúdo
  • Artistas famosos chegam neste novo pacote de obras, com destaque para Edgar Degas, Vincent van Gogh, Paul Cézanne e Georges-Pierre Seurat
  • A The Frame não tem a melhor tela e o som mais potente, mas ela conta com molduras de madeira e pode ter camada antirreflexo para ajudar no trabalho de quadro digital

Ao todo são 38 obras que estão em exibição no museu e que chegam para quem tem um modelo de TV The Frame, da Samsung. Os quadros são de origem asiática, egípcia, europeia e islâmica, todos capturados em alta resolução. Alguns nomes importantes estão presentes neste pacote, como Edgar Degas, Vincent van Gogh, Paul Cézanne e Georges-Pierre Seurat.

TV The Frame com obra do Met (Imagem: divulgação/Samsung)
TV The Frame com obra do Met (Imagem: divulgação/Samsung)

As obras vão para além dos quadros, com destaque para o amuleto do olho de Wedjat e outras tapeçarias. Junto das novas 38 obras, o usuário pode encontrar mais de 2,3 mil peças de diversos museus, galerias de arte, pintores e artistas no geral para exibição na TV quando ela não está ligada em um canal, ou conteúdo via streaming.

A The Frame é uma TV feita para ficar pendurada ou em um cavalete, com moldura nas bordas para misturar o corpo do televisor com a decoração do ambiente. Ela não tem a melhor tecnologia de imagem ou som, mas tira proveito desta camuflagem para exibir obras de arte quando o dono não assiste qualquer conteúdo nela.

Obras na TV Samsung The Frame não são gratuitas

No Brasil a The Frame pode ser configurada com ou sem acabamento antirreflexo, diversas molduras de madeira com imãs para cores diferentes de ambiente e, além das milhares de obras de arte disponíveis para exibição, é possível transformar o televisor em um porta retratos digital com fotos pessoais.

TV The Frame com obra do Met (Imagem: divulgação/Samsung)
TV The Frame com obra do Met (Imagem: divulgação/Samsung)

Por aqui a The Frame é vendida em opções de 43, 55, 65 e 75 polegadas, com preços partindo de R$ 3.159 e alcança R$ 7.999, com as molduras custando cerca de R$ 400. O acesso ao novo conteúdo do museu de Nova York não é gratuito, exigindo pagamento de US$ 4,99 por mês ou US$ 49,90 por ano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Samsung leva quadros de famoso museu de Nova York para a TV The Frame apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Galaxy S23 FE aparece no site da Samsung e vazamento mostra como ele deve ser

Por André Fogaça — 15 de Setembro de 2023, 18:49

A Samsung acabou de confirmar a existência do Galaxy S23 FE. A evidência apareceu em uma página de explicação para que o cliente da marca entenda como funciona o Samsung Pay, onde o celular ainda não anunciado é o primeiro em uma lista de aparelhos compatíveis com a carteira digital.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • Sem querer, ou não, a Samsung colocou o nome Galaxy S23 FE em uma página oficial da empresa coreana
  • Ele aparece no endereço que comenta os usos do Samsung Pay na Espanha, em uma lista de dispositivos compatíveis com a carteira virtual
  • O Galaxy S23 FE deve ter opções com chip Snapdragon 8 Gen 1 ou Exynos 2200 e pode vir equipado com 128 GB e 256 GB de memória
  • A Samsung deve anunciar o Galaxy S23 FE já nas próximas semanas e ele deve ser externamente quase idêntico ao S23 lançado no começo do ano

Uma das linhas com maior sucesso dentro da Samsung é a que tem sufixo FE, com o Galaxy S23 FE aparecendo em diversos rumores e agora a própria marca coreana confirmou sua existência. Ele deu as caras na Espanha apenas em nome de modelo, dentro da lista de celulares compatíveis com o Samsung Pay.

Galaxy S23 FE aparece no site da Samsung (Imagem: reprodução/Olhar Digital)
Galaxy S23 FE aparece no site da Samsung (Imagem: reprodução/Olhar Digital)

Olhando para outros rumores bastante confiáveis, segundo o site MSPoweruser, temos a possibilidade do Galaxy S23 FE ser lançado em pouco tempo com opções de Exynos 2200 ou Snapdragon 8 Gen 1 no chip, trabalhando junto de 128 GB e 256 GB de memória interna, exibindo conteúdo em tela de 6,4 polegadas com o mesmo Dynamic AMOLED 2X de 120 Hz presente no S23 tradicional.

Galaxy S23 FE deve vir em cor roxa

Em câmeras é esperado algo semelhante ao Galaxy S23 convencional, com sensor principal fazendo imagens de 50 megapixels, junto de outro para zoom óptico com 12 megapixels e um terceiro deve entregar lente ultrawide capaz de registros com 8 megapixels de resolução.

Suposto Galaxy S23 FE (Imagem: MSPoweruser)
Suposto Galaxy S23 FE (Imagem: MSPoweruser)

Ainda no mundo dos rumores, uma imagem de um leaker bastante famoso apareceu nesta semana e ela mostra o que podemos esperar da cara do Galaxy S23 FE, além das cores verde, branco, preto e roxo – este último em um tom bem escuro, enquanto o primeiro é suave.

A Samsung deve anunciar oficialmente o Galaxy S23 FE já nas próximas semanas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Galaxy S23 FE aparece no site da Samsung e vazamento mostra como ele deve ser apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone 15 Pro e Pro Max são compatíveis com protocolo Thread – mas e daí?

Por Pedro Borges Spadoni — 14 de Setembro de 2023, 21:35

Ao anunciar as versões do iPhone 15, a Apple citou um detalhe sobre os modelos Pro e Pro Max: eles serão os primeiros celulares compatíveis com o protocolo Thread. Sobre o porquê disso, a empresa apenas disse: para abrir “futuras oportunidades de integração com o app Casa”.

Para quem tem pressa:

  • A Apple anunciou que os modelos de iPhone 15 Pro e Pro Max serão os primeiros smartphones compatíveis com a tecnologia Thread;
  • Sobre o porquê disso, a empresa apenas disse: para abrir “futuras oportunidades de integração com o app Casa”;
  • Existem diversos tipos de protocolos para controlar dispositivos numa casa inteligente – o mais popular é o Wi-Fi, mas o Thread também entra nesta lista;
  • Entre as razões (e aplicações) possíveis para o iPhone, estão: transformá-lo em roteador, agilizar controle de dispositivos Thread e substituir Bluetooth.

Existem diversos tipos de protocolos que servem para controlar dispositivos numa casa inteligente. O mais popular é o Wi-Fi, mas o Thread também entra nesta lista. Essa tecnologia permite que dispositivos “conversem” de forma rápida e estável. Além disso, ele não precisa de um hub para funcionar.

Leia mais:

O site The Verge levantou razões possíveis para a Apple ter acrescentado essa tecnologia ao iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Essas razões também servem como aplicações em potencial da tecnologia Thread no ecossistema da empresa. Confira abaixo:

O iPhone poderia ser um roteador Thread

Montagem com iPhone 15 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

O uso óbvio do Thread no iPhone seria para transformar o celular num roteador. Na prática, você não precisaria ter um HomePod Mini, Apple TV 4K ou outro roteador Thread para usar dispositivos inteligentes Thread com seu iPhone.

No entanto, usar o iPhone como o único roteador para essa tecnologia não seria uma boa ideia. Se você usasse o smartphone para isso, seus dispositivos Thread teriam problemas quando você saísse de casa ou quando seu aparelho ficasse sem bateria.

O iPhone poderia controlar dispositivos mais rápido

Montagem com iPhone 15 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

A conectividade Thread em um smartphone permitirá que ele se comunique diretamente com um dispositivo Thread. É parecido à forma como os dispositivos conectados ao aplicativo Casa da Apple funcionam via Bluetooth atualmente.

A vantagem do Thread é que dispositivos com essa tecnologia possuem a capacidade de se auto-recuperarem. Isto é, caso a conexão de algum aparelho esteja instável, os demais continuarão funcionando normalmente.

Com o Thread no seu iPhone, você poderá controlar dispositivos com essa tecnologia – por exemplo: luzes e fechaduras inteligentes – de maneira direta, sem precisar passar por um roteador primeiro.

Outra possibilidade com o controle direto é algum tipo de acionador ou detecção de presença. Seus dispositivos Thread podem saber que você está em casa assim que você entrar na casa e responder a isso.

Thread poderia substituir Bluetooth para conectar periféricos

Mulher usando Apple Watch Series 9
(Imagem: Divulgação/Apple)

Como um protocolo baseado em IP, o Thread poderia ser uma forma mais confiável de conectar vários desses dispositivos ao seu telefone, ao mesmo tempo em que se tem vários dispositivos “principais” na mesma casa – por exemplo: iPad, MacBook ou iPhones de outros membros da família).

Isso poderia se aplicar a acessórios da Apple, como o Apple Watch, e dispositivos de terceiros que usam Bluetooth, como acessórios de câmera e dispositivos médicos. Claro, todos eles também precisariam ser compatíveis com o protocolo Thread.

Há também a questão da taxa de transferência. Os dispositivos Thread têm um limite prático de taxa de transferência de cerca de 125 Kbps, enquanto a taxa de transferência prática do Bluetooth LE 5.0 pode ser até dez vezes maior.

Isso significa que o protocolo Thread seria adequado para a maioria dos usos de smartwatches, mas não para transmissão de áudio – portanto, provavelmente não funcionaria para os AirPods.

O Thread pode ser apenas um bônus

Por fim, uma teoria popular nas redes sociais é que o Thread está presente na linha iPhone 15 Pro mais ou menos como um brinde.

Dado que a Apple não deixou claro nem deu exemplos concretos do que as capacidades do Thread vão adicionar – além da vaga declaração de “futuras oportunidades para integrações com o app Casa” no release sobre o iPhone 15 Pro e Pro Max – a compatibilidade ser uma espécie de bônus parece ser bem provável. Pelo menos, por enquanto.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post iPhone 15 Pro e Pro Max são compatíveis com protocolo Thread – mas e daí? apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone, Apple Watch e mais: os preços dos lançamentos da Apple

Por Daniel Junqueira — 12 de Setembro de 2023, 18:29

Eles chegaram! Em um evento realizado nesta terça-feira (12), a Apple anunciou diversos novos dispositivos: a empresa atualizou a linha de relógios Apple Watch e também oficializou a família iPhone 15. Confira abaixo os principais anúncios do dia:

Leia mais:

Apple Watch Series 9

O primeiro grande anúncio foi a nova linha de relógios inteligentes da empresa. A família Apple Watch Series 9 ganhou um processador novo e agora reconhece um gesto novo: toque os dedos duas vezes para ativar funcionalidades em apps. Confira mais sobre os anúncios aqui.

Preço: a partir de R$ 4.999.

Apple Watch Ultra 2

Apple Watch Ultra 2

O relógio de ponta da Apple também foi atualizado: ele tem um processador mais potente, recursos avançados e também ganhou o novo gesto do Series 9. Saiba mais sobre o dispositivo aqui.

Preço: a partir de R$ 9.699.

iPhone 15 e 15 Plus

O iPhone finalmente ganhou o conector USB-C: a nova geração de smartphones da Apple agora pode ser carregada com o mesmo cabo de dispositivos Android e tantos outros. Além disso, o iPhone 15 e o 15 Plus contam com câmera de 48 MP, mas mantém o processador do ano passado. Saiba mais sobre eles clicando aqui.

iPhone 15: a partir de R$ 7.299.

iPhone 15 Plus: a partir de R$ 8.299.

iPhone 15 (Imagem: divulgação/Apple)
iPhone 15 (Imagem: divulgação/Apple)

iPhone 15 Pro e Pro Max

A linha de ponta dos smartphones da Apple ficou ainda mais potente: o novo processador A17 Pro, o primeiro de 3nm da Apple, promete melhorias tanto em desempenho como em qualidade gráfica. Além disso, o dispositivo tem câmeras ainda mais impressionantes e agora tem um corpo de titânio. Confira mais sobre ele clicando aqui.

iPhone 15 Pro: a partir de R$ 9.299.

iPhone 15 Pro Max: a partir de R$ 10.999.

Todas as configurações estão disponíveis no site da Apple.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post iPhone, Apple Watch e mais: os preços dos lançamentos da Apple apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌