Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Blogue RBE

Diário de Escritas

21 de Dezembro de 2023, 09:00

2023-12-21.jpg

O projeto Diário de Escritas (Plano Escola+ 21|23), tem como propósito fomentar laços afetivos e estabelecer uma relação funcional com a escrita. Isso é alcançado por meio do desenvolvimento de projetos individuais e/ou coletivos de escrita, nos quais os alunos se posicionam como "autores", promovendo uma reflexão sobre seus escritos.

O desenvolvimento dos projetos de escrita segue quatro etapas essenciais (Eu, aprendiz; Eu, escritor; Eu, produtor; Eu, editor), repetindo-se ao longo do ano letivo conforme uma planificação elaborada em conselhos de turma.

Recordemos as etapas do processo:

Eu, Aprendiz:

- Seleção de uma tipologia de texto a ser abordada (comentário, exposição, relato, relatório, resumo, texto de opinião, entre outros, conforme previsto no currículo das diferentes áreas curriculares). Essa escolha considera as disciplinas/áreas curriculares envolvidas e está alinhada com a planificação do projeto de escrita.

- Sessões na biblioteca, realizadas em colaboração com os docentes de Português/professores titulares de turma, visando o desenvolvimento de competências na escrita de textos da tipologia selecionada.

Eu, Escritor:

Momento de produção escrita dos textos da tipologia escolhida na biblioteca, durante o período letivo, nas disciplinas/áreas curriculares envolvidas. Os recursos da biblioteca podem ser utilizados durante essa fase.

Eu, Revisor:

Etapa de revisão e melhoria dos textos criados na etapa anterior, com o suporte da biblioteca escolar, em colaboração com os professores de Português/titulares de turma.

A revisão/(re)escrita dos textos ocorre em trabalho individual ou em grupo, procurando melhorar através confronto com outras opiniões/formas de abordar o conteúdo.

Eu, Editor:

Divulgação e partilha dos textos criados, seja em formato impresso ou digital, por meio de uma colaboração entre a biblioteca e o professor titular/conselhos de turma, em articulação com parceiros da comunidade.

Pode haver uma apresentação pública dos trabalhos, contando com a presença das famílias.

No corrente ano letivo 23/24, no Alto Alentejo, realizou-se a ação de formação "Diário de Escritas: práticas transdisciplinares com a biblioteca", onde participaram 22 professores de diversas áreas curriculares, incluindo professores bibliotecários. Entre as propostas apresentadas, destacam-se as seguintes:

Abril de A a Z

As formandas do Agrupamento de Escolas de Sousel apresentaram uma proposta de trabalho, a qual vai decorrer ao longo do ano letivo. O tema escolhido aborda os 50 anos do 25 de abril. Através de uma excelente proposta de curadoria digital, a biblioteca escolar apresentou uma série de sugestões de trabalho aos alunos. “Abril de A a Z” é um desafio lançado pela Biblioteca Escolar, no âmbito da comemoração do cinquentenário do 25 de abril. As turmas de 8º ano pegaram na letra B e exploraram a importância dos Baladeiros, ou seja, dos cantores de intervenção na Revolução. Seguiu-se a pesquisa e audição de diversas canções e a exploração das respetivas composições poéticas. O passo seguinte foi fazer Blackout Poetry a partir das letras das canções, como mostra o registo fotográfico. Foi uma atividade muito criativa e divertida!

img1.jpg

Vozes de ontem, palavras de agora

O mesmo tema serviu de inspiração a um grupo de formandas dos Agrupamentos de Castelo de Vide, Marvão e Crato. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e, designadamente, da poesia de intervenção, leitura do poema “Tejo que levas as águas”, de Manuel da Fonseca (e audição do poema musicado por Adriano Correia de Oliveira); redação de textos narrativos a partir de estrofes do poema ou redação de textos poéticos a partir de palavras-chave de algumas estrofes, realização de um mural em torno das palavras-chave escolhidas; sessão de leitura dos textos e atuação musical no encontro Con.Raízes, em Abril.
Os trabalhos foram realizados com turmas dos Agrupamentos de Castelo de Vide, Crato e de Marvão.

img2.jpg

Poetinha Régio

O 30º aniversário do AE José Régio deu o mote para a proposta de um grupo de formandas deste agrupamento, as quais procuravam proporcionar aos alunos motivos para aprofundarem conhecimentos sobre a vida e a obra de José Régio. A proposta foi trabalhada com uma turma de 3ºano e outra de 5ºano.
Como propostas de escrita, textos poéticos e acrósticos e realizar atividades de escrita visual e "blackout poetry" a propósito da celebração do 30º aniversário da Escola José Régio, homenageando o seu patrono.

img3.jpg

O balanço foi muito positivo e destacamos o interesse dos docentes pela temática da escrita.

Referências
1. Rede de Bibliotecas Escolares (2021). Diário de escritas com a biblioteca. https://www.rbe.mec.pt/np4/DiarioEscritas.html 
2. Ministério da Educação (2021). 1.1.3. Diário de escritas. https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/113-diario-de-escritas 
 📷 Imagem de diana.grytsku no Freepik

✇ Blogue RBE

Uma de mim… a mais

4 de Dezembro de 2023, 08:33

2023-12-04.png

Viajar pelo paralelo e conseguir estar em dois lugares ao mesmo tempo é coisa que só um professor bibliotecário consegue. Dias vêm e vão em que colegas se cruzam com a frasezinha engraçada do “ Já não te via há uns dias” e a resposta salta sem travão “Tenho estado sempre na… loja”.

Ser professor bibliotecário é chegar mais cedo, criar coisas malucas como as sessões de “Leitura Criminal a que chamamos “Criminal Me”, é estar ao segundo em prontidão como os bombeiros. Mas, acima de tudo, é poder contactar com jovens de diferentes idades, que de uma forma geral querem bem à biblioteca e estão curiosos. Ensinam muito também.

O mago professor bibliotecário explora essa curiosidade, espalhando pó de estrela em forma de títulos de livros, ideias para projetos, momentos de risota e de leitura de jogo e até de crochet e de tricot. Porque a biblioteca é o espaço para tudo. Até para descansar. Por vezes, basta sentar em frente ao aquário e relaxar. Reequilibrar energias.

São muitas as vezes, porém, em que a sensação de que se faz pouco vem, por sermos muito críticos de nós mesmos e, ao mesmo tempo, egoicos ao ponto de pensar que podemos mudar o mundo se multiplicarmos eventos. Precisava de me clonar. É essa a sensação. Para poder assegurar as oito horitas de sono, algumas para comer e outras para me divertir. A biblioteca é uma nave gigante que poucos veem. Leva tudo a todo o lado, assim o queiram.

O melhor que levamos são mesmo os momentos com os alunos e colegas que, ávidos de ver, de ler, de escrever, de apresentar em voz alta, de jogar xadrez, damas, party and company, mikado, superT ou UNO e muito, muito mais.

Este ano, a escola começou tão bem… recebemos 1400 pimpolhos, à vez, no mês de outubro todinho, como nos anos anteriores, de resto. Mas a energia que havia no ar era mais leve. Misturámos horas de conto fantásticas, e houve até quem viesse com os olhitos brilhantes e um sorriso doce dizer, “E quando aprendemos francês?”. Tinha esquecido que, no final do ano letivo passado, em junho, quando todos partem, ficam eles, os do 1º ciclo. Num tempo quente que convida a praia… e foi então que a BE virou palco de músicas e comptines em francês para os do 2ºH. E como eles aprendiam bem… cantando e dançando.

Tenho mesmo que ir para o paralelo e cocriar o meu clone… muitos clones de muitos de nós. Não por ego, mas para chegarmos a todos os jovens e crianças do país.

A biblioteca é o colo da escola onde os abraços se dão, os sorrisos se espalham.

Cristina Rocha,
professora bibliotecária do AE da Boa Água, Sesimbra
Novembro 2023

_____________________________________________________________________________________________________________

  1. *Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.
  2. Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
  3. Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.

 

✇ CONTI outra

Escritora cria perfis falsos para avaliar negativamente seus concorrentes e é descoberta

Por CONTI outra — 13 de Dezembro de 2023, 20:11

Recentemente, esse caso vem dando o que falar nas mídias sociais. A escritora americana Cait Corrain, autora do aguardado “Crown of Starlight”, programado para lançamento em maio de 2024, admitiu ter criado oito perfis falsos no site Goodreads entre 2022 e novembro de 2023. Corrain confessou ter utilizado esses perfis para dar avaliações negativas a obras de concorrentes e inflar positivamente a recepção de seu próprio livro.

Em uma carta publicada em seu perfil no X, a autora se abriu sobre suas ações, reconhecendo a manipulação e as críticas prejudiciais que dirigiu a autores estreantes, incluindo colegas da mesma editora, a americana Del Rey, do grupo Penguin. As avaliações e comentários, de acordo com Corrain, variaram de “maldosos a abusivos.”

Foto: Divulgação

A revelação veio à tona quando leitores atentos do Goodreads notaram críticas extremamente negativas a obras ainda não lançadas, levantando suspeitas sobre a autenticidade dos perfis. Diante da pressão dos leitores, Cait Corrain admitiu a fraude e pediu desculpas. “Eu me culpo mais do que vocês jamais poderão imaginar. Não há nada que eu possa dizer que apague o que eu fiz com vocês”, expressou a autora.

Depressão e consequências profissionais

Cait Corrain revelou estar lutando contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias desde 2022. Alegou que, ao trocar de medicamentos, enfrentou um colapso mental que a levou a tomar decisões prejudiciais para sua carreira e reputação.

Após a divulgação do escândalo, a editora Del Rey, responsável pela publicação de “Crown of Starlight,” tomou a decisão de cancelar o lançamento originalmente agendado para maio de 2024. Além disso, a agente literária de Cait, Rebecca Podos, anunciou o fim de sua parceria com a autora.

Foto: Divulgação

Mesmo reconhecendo o desequilíbrio mental como um fator contribuinte, Cait Corrain assumiu total responsabilidade pelos danos causados. “Fiquei alguns dias fora das redes sociais para me sentir mais sóbria e ser completamente honesta com vocês e comigo mesma,” declarou a autora em sua carta pública.

 

Com informações de G1

The post Escritora cria perfis falsos para avaliar negativamente seus concorrentes e é descoberta appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja

Por Rodrigo Mozelli — 13 de Dezembro de 2023, 21:38

O site MacRumors, conhecido por vazar informações importantes dos dispositivos Apple, informou que o iPhone 16 pode ter novo módulo de câmera. Supostas imagens de protótipos de pré-produção indicam isso.

As mudanças mais significativas, até o momento, seriam nas câmeras traseiras. Elas se assemelhariam às do iPhone X, de 2017, sendo arranjadas em formato de pílula e na vertical.

Leia mais:

Mais detalhes

  • Ainda de acordo com as imagens vazadas pelo MacRumors, os botões de volume do iPhone 16 serão maiores e unificados, aumentando seu tamanho em relação aos iPhones 14 e 15;
  • As informações do portal indicam, ainda, que o flagship receberá Botão de Ação com feedback háptico, que surgiu no atual iPhone 15 e que deverá estar em todos os modelos de 2024;
  • O MacRumors apontou, ainda, que o Botão de Captura estará presente, devendo ser utilizado para a câmera;
  • A parte frontal não deve mudar em relação ao modelo atual, havendo a manutenção da Dynamic Island, além dos famosos cantos arrendondados da tela;
  • Outra coisa que não vai mudar é a entrada USB-C, que substituiu a clássica entrada Lightning no iPhone 15;
  • Vale ressaltar que ainda falta muito tempo até o lançamento do iPhone 16, podendo haver mudanças nas renderizações trazidas pelo MacRumors.

Confira, abaixo, as renderizações apresentadas pelo MacRumors:

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors

iPhone 11 é o smartphone usado mais vendido de 2023

iPhone 11, lançado há quase cinco anos, continua a ser o smartphone mais vendido no mercado de usados em 2023, conforme aponta um levantamento da OLX, plataforma de compra e venda online de itens usados e seminovos no Brasil. O estudo realizado neste mês revela não apenas a popularidade do modelo da Apple, mas também destaca a tendência crescente de consumidores optando por eletrônicos usados.

Leia a reportagem completa aqui

O post iPhone 16 pode ter câmeras redesenhadas; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Google turbina seu portfólio de IA com suporte do Gemini

Por Pedro Spadoni — 13 de Dezembro de 2023, 20:45

O Google anunciou, nesta quarta-feira (13), uma série de novos recursos importantes em seu portfólio de inteligência artificial (IA) com suporte do Gemini, seu modelo de IA mais avançado até o momento. Agora, o Gemini faz parte de um portfólio de IA “verticalmente integrado e otimizado”, informou o Google.

Para quem tem pressa:

  • Lançamento de Novos Recursos de IA pelo Google: O Google anunciou importantes atualizações em seu portfólio de IA, integrando o modelo de IA avançado Gemini em uma plataforma “verticalmente integrada e otimizada”;
  • Componentes Chave da Plataforma: A plataforma inclui infraestrutura de IA “super escalável”, modelos de classe mundial, Vertex AI para desenvolvedores e Duet AI para assistência em Workspace e Google Cloud;
  • Outras Inovações Apresentadas: Google também apresentou o Imagen 2, tecnologia avançada de conversão de texto em imagem, e MedLM, um conjunto de modelos médicos disponíveis no Vertex AI;
  • Duet AI e Proteção de Direitos Autorais: O Google divulgou o Duet AI para desenvolvedores e em Operações de Segurança, além de expandir a indenização para proteger usuários contra questões de direitos autorais. O Gemini também será incorporado ao portfólio do Duet AI nas próximas semanas.

“Ele [o Gemini] foi construído desde o início para ser multimodal, o que significa que pode generalizar e compreender perfeitamente, além de operar e combinar diferentes tipos de informação, incluindo texto, código, áudio, imagem e vídeo, da mesma forma que os humanos veem, ouvem, leem e falam sobre muitos tipos diferentes de informação, simultaneamente.”

Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, em post no blog do Google Brasil

Leia mais:

Novidades no Gemini

Ilustração de novidades do Gemini
(Imagem: Google)

A integração vertical e otimizada citada pelo Google envolve componentes projetados para funcionarem juntos. São eles:

  • Infraestrutura de IA “super escalável”;
  • Modelos de classe mundial;
  • Vertex IA (plataforma de IA empresarial para desenvolvedores);
  • Duet IA (agentes de IA assistencial para Workspace e Google Cloud).

O Google também apresentou uma versão atualizada do seu modelo de imagem, o Imagen 2, sua tecnologia mais avançada de conversão de texto em imagem até o momento. Segundo a empresa, ela oferece realismo, renderização de texto e recursos de geração de logotipo.

A big tech também anunciou a disponibilidade geral do MedLM, seu conjunto de modelos ajustados para fins médicos. Ele está disponível no Vertex AI, trazendo aos clientes a capacidade dos modelos de base do Google ajustados à experiência médica.

Vertex AI

O Google informou que o Gemini está disponível no Vertex AI no modo preview. Ele capacita os desenvolvedores a criar agentes novos e diferenciados que podem processar informações entre texto, linguagem, código, áudio, imagens e vídeo.

O Vertex AI ajuda o usuário a implantar e gerenciar agentes na produção, avaliar automaticamente a qualidade e a confiabilidade das respostas dos agentes, bem como monitorá-las e gerenciá-las, conforme divulgado pela empresa. Além disso, o Vertex AI oferece suporte ao Gemini, com a capacidade de descobrir, personalizar, aumentar, gerenciar e implantar agentes criados com base no Gemini API.

A big tech também divulgou o Automatic Side by Side (Auto SxS), uma ferramenta automatizada para comparar modelos. O Auto SxS é mais rápido e econômico do que a avaliação manual de modelos, além de ser personalizável em várias especificações de tarefas, segundo o Google. A empresa acrescentou que o Gemini estará disponível no Vertex AI Search até o final de dezembro.

Duet AI

Outra novidade anunciada pelo Google é a disponibilidade do Duet AI para desenvolvedores e o Duet AI no Security Operations para o público geral, além da incorporação do Gemini em seu portfólio do Duet AI nas próximas semanas.

O Duet AI para Developers ajuda os usuários a codificar mais rapidamente com preenchimento de código de IA, geração de código e chat em vários ambientes de desenvolvimento integrados (IDEs), segundo a empresa.

A empresa também informou que mais de 25 parceiros de assistência de código e base de conhecimento contribuirão com conjuntos de dados específicos para suas plataformas. Assim, os usuários do Duet AI para Desenvolvedores poderão receber assistência de IA com base nos modelos de codificação e dados dos parceiros, documentação de produtos, melhores práticas e outros recursos empresariais úteis.

O Duet AI em Operações de Segurança, plataforma unificada de operações de segurança do Google Cloud, permite que as organizações se protejam de uma maneira mais eficaz contra ataques cibernéticos, segundo o Google.

Por fim, a big tech anunciou que está expandindo sua indenização para ajudar a proteger os usuários contra questões de direitos autorais.

O post Google turbina seu portfólio de IA com suporte do Gemini apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Optimus Gen 2: robô humanoide da Tesla dança e segura ovos (sem deixar cair!)

Por William Schendes — 13 de Dezembro de 2023, 19:47

A Tesla revelou sua nova geração de robô humanoide, o Optimus Gen 2, que será capaz de realizar mais tarefas repetitivas, geralmente feitas por humanos.

De acordo com o vídeo divulgado no X (antigo Twitter) por Elon Musk, CEO da fabricante de veículos elétricos, o novo robô apresenta algumas diferenças em relação ao antecessor, como: corpo 10 kg mais leve, 30% mais rápido e movimentos mais parecidos com o dos humanos.

Leia mais:

Optimuspic.twitter.com/nbRohLQ7RH

— Elon Musk (@elonmusk) December 13, 2023

Em publicação no X, o engenheiro sênior de software da Tesla, Julian Ibarz, disse que o vídeo de demonstração é totalmente real e “sem CGI” (imagens geradas por computador). “Tudo em tempo real, nada acelerado. Melhorias de hardware incríveis da equipe”, escreveu.

Confira todas as características do Optimus Gen 2 divulgadas pela Tesla:

  • Atuadores e sensores projetados pela Tesla;
  • Pescoço acionado por 2-DoF (graus de liberdade);
  • Eletrônica e chicotes integrados aos atuadores;
  • Aumento de 30 por cento na velocidade de caminhada;
  • Sensor de força/torque do pé;
  • Seções articuladas dos dedos;
  • Geometria do pé humano;
  • Redução de peso total de 10 kg;
  • Melhor equilíbrio e controle de corpo inteiro;
  • Mãos novas e mais rápidas de 11-DoF;
  • Detecção tátil em todos os dedos;
  • Manipulação delicada de objetos (segurar um ovo).

Como vemos nas imagens, o novo modelo da Tesla parece ter melhorado ao realizar atividades manuais e seus gestos realmente estão mais próximos de movimentos humanos. No entanto, o robô ainda fica atrás do Atlas, da Boston Dynamics, que faz movimentos mais atléticos.

Mas, como observa o New Atlas, o robô da Boston Dinamics ainda está distante de ser utilizado por empresas, enquanto o Optimus já é pensado para tarefas de trabalho em massa.

No vídeo da primeira geração do Optimus, o robô aparecia realizando algumas atividades bem simples numa fábrica da Tesla. Elon Musk já disse anteriormente que tem a expectativa que, no futuro, esses robôs sejam usados na linha de montagem de veículos.

O post Optimus Gen 2: robô humanoide da Tesla dança e segura ovos (sem deixar cair!) apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ BiblogTecarios

¿Por qué es importante asistir a eventos profesionales? Mi experiencia en Meeting AAPID 2023: Bibliotecas innovadoras: espacios de creatividad y colaboración

Por Marta García Rodríguez — 13 de Dezembro de 2023, 00:00

La entrada ¿Por qué es importante asistir a eventos profesionales? Mi experiencia en Meeting AAPID 2023: Bibliotecas innovadoras: espacios de creatividad y colaboración aparece primero en BiblogTecarios.

¿Por qué es importante asistir a eventos profesionales? Mi experiencia en Meeting AAPID 2023: Bibliotecas innovadoras: espacios de creatividad y colaboración…Más vale tarde que nunca, […] Leer más

La entrada ¿Por qué es importante asistir a eventos profesionales? Mi experiencia en Meeting AAPID 2023: Bibliotecas innovadoras: espacios de creatividad y colaboración aparece primero en BiblogTecarios.

✇ BiblogTecarios

Conversamos con Gemma Lluch sobre #Lectura, Papel, Pantalla

Por Luis Miguel Cencerrado — 22 de Novembro de 2023, 08:21

La entrada Conversamos con Gemma Lluch sobre #Lectura, Papel, Pantalla aparece primero en BiblogTecarios.

Hoy traemos hasta nuestro blog a Gemma Lluch, una figura destacada tanto en la academia como en el plano operativo y experimental. Sin duda. Nuestra […] Leer más

La entrada Conversamos con Gemma Lluch sobre #Lectura, Papel, Pantalla aparece primero en BiblogTecarios.

✇ Pessoa e Saramago nas ruas de Lisboa

Kemenparekraf dan Misi Globalisasi Kecap Manis

Por Byron Powell — 6 de Novembro de 2023, 10:09

Direktur Pemasaran Ekonomi Kreatif Kementerian Pariwisata dan Ekonomi Kreatif (Kemenparekraf), Erwita Dianti, menggarisbawahi bahwa kecap manis harus diperkenalkan ke ranah internasional untuk menambah daya tarik wisatawan mancanegara. Indonesia, sebagai negeri asal produ ini, memiliki misi untuk memperkenalkan kecap sebagai citarasa unik di dunia kuliner internasional.

Kecap Manis: Citarasa Otentik Indonesia

Sebagai tambahan pada sajian kuliner, produk ini memberikan sentuhan rasa khas rempah Indonesia yang mampu menjadi daya tarik bagi wisatawan mancanegara. Kemenparekraf berupaya untuk memproyeksikan komoditas ini sebagai ikon kuliner khas Indonesia, bahkan di pasar internasional.

Membawa Kecap Manis ke Dapur Internasional

Menurut Kemenparekraf, pasar kecap manis Indonesia sudah berhasil merambah ke Arab Saudi dan wilayah Asia Tenggara, sejalan dengan program pemerintah, “Indonesia Spice Up The World”. Ini merupakan contoh sukses dalam meng-globalisasi produk bumbu dapur Indonesia.

Festival Jajanan Bango 2023 dan Peran Kecap Manis

Dianti juga menyoroti bagaimana produk ini berperan dalam penyelenggaraan Festival Jajanan Bango (FJB) 2023, mengundang lebih dari 100 pelaku UMKM di sektor kuliner. Menunjukkan bagaimana produk ini menjadi bagian integral dari kuliner Nusantara.

Mendorong Bisnis UMKM dengan Kecap Manis

Kemenparekraf dan Misi Globalisasi Kecap Manis
Kemenparekraf dan Misi Globalisasi Kecap Manis

FJB, yang telah diadakan sejak 2005 dan diselenggarakan oleh Kemenparekraf, menjadi ajang yang mempromosikan bisnis UMKM serta kuliner Indonesia, termasuk produk ini. Dengan tema “Bangkitkan Sejuta Rasa Nusantara”, FJB mencoba untuk merangkul berbagai ragam kuliner dari Sabang hingga Merauke.

FJB 2023 dan Sensasi Multisensori Kecap Manis

FJB 2023, yang diadakan pada 27–29 Oktober 2023 di Gelora Bung Karno, Jakarta, memberikan pengalaman multisensoris yang ditujukan untuk membangkitkan rasa dan aroma dari kuliner Nusantara, termasuk keunikan citarasa produk ini.

Kontribusi Kecap Manis dalam Kuliner Global

Dengan semakin diakui dan dikenalnya produk ini di kancah internasional, produk asli Nusantara ini semakin menunjukkan potensinya dalam memperkaya sajian kuliner global, sekaligus menjadi daya tarik bagi wisatawan mancanegara untuk mencicipi kekayaan rasa kuliner Indonesia.

Sejarah Kecap Manis: Sebuah Ikhtisar

Sebagai bahan tambahan, penting untuk kita mengetahui sejarah dari produk ini. Mengakar dari budaya kuliner China, kecap pada mulanya berupa bumbu berbasis ikan. Namun, budaya kuliner Indonesia mengadaptasi dan mengubahnya menjadi bumbu berbasis kedelai yang dicampur gula merah, yang kemudian kita kenal sekarang sebagai produk ini.

Produksi Kecap Manis: Kolaborasi Sains dan Seni

Produksi produk ini melibatkan proses fermentasi dan blending yang unik, masing-masing memberikan kekhasan pada rasa, warna, dan tekstur produk ini. Proses ini membutuhkan keahlian dan pengetahuan yang mendalam, memberikan apresiasi baru terhadap seni kuliner Indonesia.

Kecap Manis dalam Masakan Indonesia

Bicara masakan Indonesia, tak lengkap rasanya tanpa melibatkan produk ini. Dari masakan rumahan hingga restoran berkelas, produk ini selalu menjadi bahan penambah rasa yang menonjol. Misalnya, pada rendang, semur, nasi goreng, ayam bakar dan lainnya. Budi daya rasa yang otentik ini lah yang ingin didunia ketahui.

Kecap Manis dan Wisata Kuliner Indonesia

Wisata kuliner Indonesia tidak lepas dari produk ini. Dengan rasa manis dan gurih khasnya, produk ini seringkali menjadi daya tarik tersendiri bagi wisatawan mancanegara. Dibandingkan dengan kecap asin seperti di negara lain, produk ini memberikan corak baru pada cita rasa masakan yang tidak ditemukan di tempat lain.

Kecap Manis dan Industri Kreatif

Dalam industri kreatif, produk ini bukan sekadar bumbu masakan melainkan juga menjadi inovasi produk kreasi. Produk ini telah diadaptasi menjadi berbagai produk antara lain bumbu instan, makanan olahan, dan bahkan permen.

Dukungan Pemerintah terhadap Globalisasi Kecap Manis

Pemerintah Indonesia, melalui Kemenparekraf, melihat potensi besar dari produk ini dan telah berupaya maksimal untuk mendukung globalisasi produk ini. Misalnya dengan memfasilitasi partisipasi produsen produk ini Indonesia dalam pameran-pameran internasional serta mengadakan berbagai acara promosi yang melibatkan produk ini.

Dengan segala usaha dan dukungan ini, masa depan produk ini di kancah internasional terlihat semakin cerah. Berbagai upaya pembenahan dan strategi promosi yang tepat, diharapkan dapat membawa produk ini semakin dikenal dan disukai oleh masyarakat global.

✇ CONTI outra

Empregada de Neymar o acusa de trabalho análogo à escravidão: “70 horas semanais”

Por CONTI outra — 17 de Novembro de 2023, 00:45

Uma ex-empregada brasileira de Neymar entrou com um processo na justiça francesa, alegando ter sido submetida a condições de trabalho semelhantes à escravidão durante o período em que o jogador atuou no Paris Saint-Germain (PSG), entre janeiro de 2021 e outubro de 2022. O caso está sendo julgado no tribunal industrial de Saint-Germain-en-Laye, no departamento de Yvelines.

De acordo com informações do jornal francês Le Parisien, a mulher, cujo nome não foi divulgado, afirma ter trabalhado sete dias por semana, sem folga, sem contrato de trabalho formal e recebendo 15 euros por hora, totalizando quase 70 horas semanais. No Brasil, essas condições seriam consideradas trabalho análogo à escravidão.

Além das tarefas domésticas, a empregada também alega ter cortado as unhas dos amigos de Neymar, indicando um escopo de responsabilidades que ia além das funções tradicionais de uma empregada doméstica.

Foto: Reprodução/Instagram

A brasileira busca uma indenização de 368 mil euros (aproximadamente R$ 1,9 milhões, na cotação atual). Segundo a reportagem, ela não foi remunerada por horas extras e trabalhou até 15 dias antes do nascimento de Mavie, o quarto filho do jogador, fruto de sua relação com Bruna Biancardi.

O processo está sendo movido por uma associação de caridade francesa, uma vez que a ex-empregada alega não ter condições de arcar com as custas judiciais. Antes de ingressar com a ação, ela teria tentado uma solução amigável por meio de advogados, mas Neymar não teria respondido às tentativas de contato.

Com informações de Revista Fórum

The post Empregada de Neymar o acusa de trabalho análogo à escravidão: “70 horas semanais” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Ana Hickmann faz desabafo: “Vou lutar pelo meu filho, pela minha vida, pelos meus negócios”

Por CONTI outra — 15 de Novembro de 2023, 19:54

Ana Hickmann ressurgiu nas redes sociais nesta quarta-feira (15) e explicou aos fãs o motivo de ter se ausentado da internet após ser agredida pelo marido, Alexandre Correa. Segundo ela, o afastamento se deu para evitar o contato com mensagens negativas.

“Não conseguia olhar as notícias, olhar nada, porque tinha muita verdade, mas também muitas inverdades, muita coisa que estava machucando”, declarou a modelo nos Stories de seu perfil no Instagram.

A apresentadora do ‘Hoje Em Dia’ também agradeceu mais uma vez o carinho e a solidariedade dos seguidores. Ela diz estar se dedicando para voltar com seu trabalho na internet. “É muito importante contar com o apoio de todo mundo, para a gente continuar tendo coragem, enfrentando tudo o que vamos precisar enfrentar pela frente. Quero voltar à vida normal”, continuou.

“Eu sempre fui uma pessoa feliz, uma batalhadora, uma guerreira, e não é agora que vou parar. Tem coisas que acontecem em nossas vidas que nos fazem ficar mais fortes. Sou mulher, sou mãe, isso nunca vai mudar, tenho muito orgulho. Vou lutar pelo meu filho, pela minha vida, pelos meus negócios, por todos aqueles que estão ao meu redor e que me amam de verdade.

Ana acionou a polícia no sábado (11) após ser agredida pelo marido. De acordo com o Notícias da TV, a briga do casal teve a ver com uma dívida com banco. O caso foi registrado na Delegacia Central da cidade de Itu, no interior de São Paulo.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi chamada ao condomínio em que o casal vive, em Itu. A apresentadora relatou que, por volta de 15h30, teve início uma discussão entre ela e o marido na cozinha da residência. Estavam presentes funcionários e o filho do casal, de dez anos. A briga teria assustado o menino, que saiu do recinto.

Em meio à discussão, segundo o que foi registrado no boletim de ocorrência, Correa teria pressionado Ana contra a parede e a agredido. A apresentadora teria conseguido se afastar do marido e ligar para a polícia. Durante a fuga dela, Alexandre Correa ainda teria fechado repentinamente uma porta de correr em cima do braço esquerdo da mulher.

Quando os oficiais chegaram à residência, Akexandre não estava mais no local. De acordo com a Polícia Militar, Ana foi sozinha ao Hospital São Camilo, em Itu, onde recebeu atendimento médico e passou por exames. Ela teve o diagnóstico de uma contusão no cotovelo e foi liberada.

Nesta segunda (13), Ana falou brevemente sobre o assungo durante o programa ‘Hoje em Dia’. “Está sendo um momento difícil para mim, para meu filho e para a minha família. Ainda não estou pronta pra falar a respeito”, disse.

***
Redação Conti Outra, com informações do Notícias da TV.
Foto de capa: Reprodução/Redes sociais.

The post Ana Hickmann faz desabafo: “Vou lutar pelo meu filho, pela minha vida, pelos meus negócios” appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

‘Teve muita coragem’: Delegada do caso Ana Hickmann elogia apresentadora

Por CONTI outra — 14 de Novembro de 2023, 20:29

Em uma atitude corajosa, a apresentadora Ana Hickmann compareceu à delegacia de Itu (SP) para registrar um boletim de ocorrência contra seu marido, Alexandre Correa, por lesão corporal e violência doméstica. A delegada responsável pelo caso, Márcia Pereira Cruz, elogiou a coragem da apresentadora em meio à exposição midiática.

Em entrevista à TV Tem, afiliada da Globo, a delegada Márcia Pereira Cruz destacou a ousadia de Ana Hickmann ao buscar ajuda policial, apesar da intensa visibilidade que sua figura pública proporciona. “Pessoalmente, achei que ela teve muita coragem de vir até a delegacia e registrar a ocorrência, apesar de toda a exposição que ela está tendo na imprensa por ser uma pessoa famosa”, afirmou a delegada.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Márcia enfatizou a importância de as mulheres denunciarem casos de violência, seja física ou psicológica, encorajando a procura pelas delegacias especializadas. Segundo a delegada, Ana relatou que a discussão com seu marido escalou até o ponto em que ela foi segurada contra a parede, sendo impedida de buscar ajuda. A apresentadora conseguiu se afastar e se trancar em outro cômodo, onde chamou a polícia.

Embora tenha passado por um momento traumático, Ana Hickmann optou por não solicitar medida protetiva contra o marido. A delegada Márcia Pereira Cruz informou que Alexandre Correa será intimado para prestar depoimento sobre a queixa da esposa. No momento em que a polícia chegou à residência no último sábado, Correa já não se encontrava no local. Os funcionários do casal, presentes na casa durante o incidente, serão ouvidos para auxiliar na investigação.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A apresentadora também se submeteu a um exame de corpo de delito, cujo resultado será divulgado em até 20 dias, conforme esclareceu a delegada. A investigação segue seu curso, buscando esclarecer os detalhes do ocorrido e garantir que a justiça seja feita no caso Ana Hickmann.

Com informações de MSN

The post ‘Teve muita coragem’: Delegada do caso Ana Hickmann elogia apresentadora appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann, confessa agressão: “Que cagad*”

Por CONTI outra — 14 de Novembro de 2023, 01:06

No último sábado, a família de Ana Hickmann enfrentou momentos difíceis quando o colunista Leo Dias divulgou um suposto caso de violência doméstica envolvendo a apresentadora e seu marido, o empresário Alexandre Correa. O incidente teria ocorrido na residência do casal na presença do filho, que, assustado, deixou o local.

Inicialmente, Alexandre negou a situação, mas a equipe de Ana emitiu um comunicado confirmando o desentendimento do casal e assegurando que a apresentadora estava bem. Após a repercussão, o marido de Ana emitiu uma nota em suas redes sociais, revertendo sua declaração anterior.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta segunda-feira, Ana Hickmann se pronunciou pela primeira vez, agradecendo o apoio recebido durante esse momento difícil. Com os holofotes voltados para a família, Alexandre confessou o ocorrido em detalhes, admitindo ter ficado desnorteado e desesperado com a divulgação da briga.

“Quando eu vi aquela nota, eu entrei em total desespero e neguei. Menti? Menti. Ponto. Ou eu omiti o fato? Omiti”, disse em entrevista ao Splash.

Segundo informações do portal Metrópoles, Alexandre explicou seu estado de desespero, questionando suas próprias ações durante o desentendimento. Ele reconheceu não ter entendido por que não tomou medidas simples, como se levantar da mesa ou tomar uma água, e expressou seu desconforto por não ter agido de maneira diferente.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Eu estava perdido. Falei: ‘Meu Deus do céu! Que coisa!’. Desculpa o vocabulário: que cagad* que aconteceu! Por que eu não discuti? Por que eu não me levantei da mesa? Por que eu não fui para o canto, não fui tomar uma água? Por que eu não fui bater a cabeça na parede? Sei lá. Mas já foi”, disse.

Desmentindo as alegações de ameaças físicas com cabeçadas, Alexandre afirmou que a decisão sobre o futuro do casamento está nas mãos de Ana. “Quem decide é a Ana. Eu não decido nada”, afirmou.

A situação continua a atrair a atenção da mídia, enquanto o casal enfrenta as consequências públicas de seu desentendimento.

Com informações de MSN

Leia também: 

-Ex-manicure de Ana Hickmann fala sobre Alexandre Correia: “Não é nada perto do que ele faz no off”

– Marido de Ana Hickmann lamenta ter sido hostilizado em padaria: “Como é que vou viver?”

-“A vida de empresário é dura” diz marido de Ana Hickmann sobre dívida milionária

The post Alexandre Correa, marido de Ana Hickmann, confessa agressão: “Que cagad*” appeared first on CONTI outra.

✇ AYUDA PARA MAESTROS

Quiz matemático Harry Potter - Problemas mágicos (editable y reutilizable)

Por Manu Velasco — 13 de Novembro de 2023, 23:00


Para trabajar con mis alumnos la resolución de problemas, he creado este quiz matemático ambientado en Harry Potter y llamado "Problemas mágicos". Para ello, he utilizado Genially y lo he marcado como reutilizable para que lo podáis editar y hacer vuestro. ¡Espero que os sirva! 


✇ AYUDA PARA MAESTROS

Más de 500 herramientas TIC para el ABP (Aprendizaje Basado en Proyectos)

Por Manu Velasco — 11 de Novembro de 2023, 23:00

En esta ocasión, comparto más de 500 herramientas TIC para utilizar en el ABP. 

A la derecha de cada una de las categorías, destacaré aquellas que suelo utilizar más en mis proyectos.

¡Espero que os sirva! ¡Vamos a ello!

* Organización, clima de trabajo y utilidades: Recomiendo Classroomscreem, PDF 24 y Jamboard.

- 6 pizarras virtuales para profesores.

- 8 miniherramientas útiles para educación

- 5 herramientas gratuitas para grabar la pantalla de tu ordenador.

- 6 programas online para crear, editar y convertir archivos PDF

- 5 herramientas online para la gestión de proyectos

- 5 recursos para crear encuestas y formularios online.

Bouncyballs - Divertida herramienta online para controlar el ruido de tu aula.

- Classtools.


* Búsqueda de información, comunicación y colaboración: Recomiendo Padlet, Wakelet y Drive.

- 8 buscadores de Internet muy utilizados.

- 6 recursos TIC para comunicarse, debatir y colaborar.

- 7 herramientas para organizar y compartir recursos.

- 9 sitios web para guardar y compartir archivos.

- 8 recursos para crear muros virtuales colaborativos

- 10 herramientas para organizar el trabajo en equipo


* Diseño: Recomiendo Genially, Canva, Venngage, Coggle e Icon-Icons.

- 8 herramientas para crear infografías.

- 6 sitios para crear avatares.

- 5 webs para descargar tipografías

- 5 herramientas para crear esquemas y mapas mentales

- 8 sitios para descargar iconos

22 páginas webs fantásticas con las que podrás crear de manera sencilla tus propios diseños.


* Creación de contenido: Recomiendo Wordwall, H5P, Exelearning, Educaplay, LearningApps y Genially.

- 8 webs para crear juegos educativos

- 9 herramientas TIC para crear actividades interactivas

- 14 herramientas TIC para crear flashcards.

18 herramientas de Inteligencia Artificial que te sorprenderán.

- 4 recursos TIC para enriquecer documentos.

- 9 herramientas para generar códigos QR personalizados

4 apps de Realidad Aumentada para educación que debes conocer


* Gamificación: Recomiendo Arcademics y Quizizz.

- 4 plataformas con juegos online para aprender y divertirse.




* Derechos de autor: Recomiendo Pixabay, Creative Commons, Turnitin y Pexels.

- 4 webs para descargar libros gratuitos de dominio público.

- 10 bancos de imágenes fantásticos y gratuitos.

- Licencias: Creative Commons.

- 8 programas para detectar plagios en trabajos o textos

- 8 bancos de sonidos gratis para tus proyectos y creaciones

- 8 webs para descargar vídeos sin copyright.



* Software Libre: Recomiendo... ¡Todas! Os animo a utilizar siempre que podáis Software Libre.



* Creación de un producto final - ¿Qué productos puede crear nuestro alumnado? Recomiendo Book Creator, Stop Motion Studio, Audacity, Spreaker y VivaVideo.

- eBook: BookCreator.

- Stop Motion Studio.

- 8 herramientas para crear un podcast escolar.

8 webs para grabar audios online

6 herramientas para grabar, editar y compartir audios.

- Cómics: Puppet Pals y 4 herramientas TIC para crear cómics.

- Noticiario: Tocuhcast.

5 apps para crear y editar vídeos.

- 4 herramientas TIC para crear cuentos digitales e interactivos.

- 9 recursos TIC para crear vídeo-quizzes.









* Evaluación: Recomiendo Quizizz, CoRubrics, Seesaw y Nearpod.

- 23 herramientas TIC para obtener evidencias de aprendizaje y para evaluar a nuestros alumnado.

- 6 recursos TIC para una evaluación online

- 7 herramientas para crear rúbricas

- 9 herramientas TIC para evaluar

- 6 recursos TIC para crear un buen portfolio digital.


* Difusión: Recomiendo Sites, Adobe Express, Carrd, Blogger y Wordpress.

- 22 fantásticos recursos para crear páginas webs

- 4 plataformas para crear webs o blogs


✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Quem é Mira Murati, a CEO interina da OpenAI

Por Rodrigo Mozelli — 17 de Novembro de 2023, 21:34

Após chocar o mundo da tecnologia ao anunciar a demissão de Sam Altman do cargo de CEO nesta sexta-feira (17), a OpenAI agiu rápido e já anunciou uma CEO interina. Trata-se de Mira Murati, albanesa que tem a missão de seguir melhorando o ChatGPT para brigar da melhor forma possível contra seus rivais, como o Google Bard.

Segundo a Época Negócios, Murati se mudou ainda bebê para os EUA com a família. Se formou em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Dartmouth, em New Hampshire.

Leia mais:

Carreira profissional

  • Sua primeira experiência no mercado foi como analista da Goldman Sachs de Tóquio (Japão), em 2011;
  • Em 2013, dava pintas de que estava se interessando por inteligência artificial (IA) ao ir para a Tesla, de Elon Musk (que cofundou a OpenAI). Lá, foi gerente de produto, dando forma inicial ao Autopilot;
  • Depois, partiu para a Leap Motion, empresa que estava trabalhando com realidade aumentada (RA) para substituir teclados;
  • A lentidão para produção do sistema a fez ir, em 2018, para a OpenAI, como VP de Applied AI & Partnerships e, depois, como CTO, cargo que ocupou até o momento.

Mira por Mira

Em entrevista à Time, em fevereiro, a nova CEO interina da OpenAI opinou que decisões sobre tecnologia também devem ser tomadas por pessoas de fora.

Não acho que as decisões sobre tecnologia devam ficar apenas nas mãos das empresas de tecnologia. Somos um grupo pequeno de pessoas, e precisamos de muito mais gente discutindo sobre isso – e a conversa com certeza deve incluir reguladores e governos.

É fundamental que todos se envolvam, levando em conta o impacto que essas tecnologias irão ter.

Mira Murati, CTO e CEO interina da OpenAI, em entrevista à Time

Segundo a imprensa estadunidense, Murati é tranquila, sensata e focada no ser humano e em questões éticas. “Como já aconteceu com outras revoluções, o ChatGPT criará novos empregos e causará o desaparecimento de outros. Mas estou otimista”, disse ao apresentador Trevor Noah, do Daily Show, em 2022.

Ainda à Time, Murati disse que o pessoal da OpenAI se impressionou com o sucesso do ChatGPT. “Não imaginávamos que o produto teria um impacto tão grande. Na verdade, tínhamos dúvidas sobre lançar ou não. Estou curiosa para ver em que áreas ele realmente será útil e não apenas uma curiosidade para as pessoas.”

Ela entende que o chatbot terá bom uso na educação. Para a executiva, o ChatGPT pode possibilitar o aprendizado customizado, pois pode adaptar conceitos complexos para pessoas com diferentes níveis de compreensão, podendo, assim, tornar o ensino mais justo e acessível.

O post Quem é Mira Murati, a CEO interina da OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Desenrola Brasil: Facebook pode pagar R$ 9,3 milhões por anúncios falsos

Por Vitoria Lopes Gomez — 17 de Novembro de 2023, 21:17

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) anunciou que vai multar a Meta em R$ 150 mil para cada dia que a empresa não retirar anúncios fraudulentos relacionados ao Desenrola Brasil do ar no Facebook. A ordem foi dada em 26 de julho, mas não foi cumprida pela big tech, e o valor total é de no mínimo R$ 9,3 milhões.

Leia mais:

Desenrola Brasil e multa contra a Meta

Em julho deste ano, a Senacom, vinculada ao Ministério da Justiça, já havia determinado que o Facebook e o Google tirassem as propagandas falsas sobre o Desenrola Brasil, o programa de renegociação de dívidas do governo.

Ambas empresas tiveram 48 horas para remover os anúncios, podendo receber uma multa diária de R$ 140 mil caso não o fizessem.

Além disso, a pasta determinou que as companhias deveriam adotar novas medidas para evitar a circulação de anúncios fraudulentos.

Programa Desenrola Brasil: Imagem para representar pessoas endividadas.
Programa Desenrola Brasil começou a operar no dia 17 de julho de 2023 para ajudar na renegociação de dívidas (Imagem: Daniel Dan/Unsplash)

Meta descumpriu a determinação

  • No entanto, um levantamento do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais (Netlab/UFRJ) deste ano percebeu que as postagens no Facebook não foram removidas. 
  • Pelo contrário, do dia 26 de julho até o dia 26 de setembro, foram encontrados 1.817 anúncios com informações falsas sobre o Desenrola Brasil, vindos de 115 anunciantes em 46 sites diferentes.
  • As fraudes não se limitam ao Desenrola, mas também espalham fraudes sobre outros programas governamentais, como o Voa Brasil.
  • Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, ao O Globo, a multa pelo descumprimento da Meta contará um total os 62 dias em que os anúncios falsos foram identificados pelo Netlab, podendo aumentar se mais registros forem encontrados.
  • A multa ficará no mínimo em R$ 9,3 milhões.

O post Desenrola Brasil: Facebook pode pagar R$ 9,3 milhões por anúncios falsos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI

Por Gabriel Sérvio — 17 de Novembro de 2023, 20:52

Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI. A empresa confirmou a mudança inesperada por meio de um anúncio oficial divulgado nesta sexta-feira (17) e afirma que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.

A saída acontece após revisão por parte do conselho da companhia de IA. A conclusão foi que Altman “não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.

Leia mais:

A mudança é uma reviravolta no mínimo inesperada. Altman esteve na conferência DevDay, a primeira da empresa para desenvolvedores, na semana passada. O evento ficou marcado pelo anúncio de várias novidades para competir com outras gigantes de tecnologia como o Google.

Quem assume o cargo?

A diretora de tecnologia da empresa Mira Murati será a CEO interina da OpenAI enquanto a empresa a busca por um sucessor permanente. 

Membro da equipe de liderança há cinco anos, Mira desempenhou um papel fundamental na evolução da OpenAI para se tornar um líder global em IA. Ela traz um conjunto único de habilidades, compreensão dos valores, operações e negócios da empresa, e já lidera as funções de pesquisa, produtos e segurança. Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo a sua experiência em governação e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma procura formal por um CEO permanente.

OpenAI

Altman foi cofundador da OpenAI e até atuou como copresidente ao lado de Elon Musk, que deixou a empresa em 2018 por conflito de interesses com a Tesla. O executivo também era considerado o rosto da OpenAI, que deu início ao boom da IA com o sucesso repentino do ChatGPT.

Quem é Sam Altman?

  • Samuel Altman é um programador e empresário americano que ocupava o cargo de CEO da OpenAI, uma das empresas mais renomadas no cenário tecnológico contemporâneo.
  • Em 2005, com apenas 19 anos, Altman desempenhou um papel fundamental na fundação da Loopt.
  • A rede social encerrada em 2012 foi vendida por cerca de US$ 43 milhões.
  • Em 2015, o programador fundou a empresa de IA, que recebeu US$ 1 bilhão em seu primeiro ano e fechou uma parceria multibilionária com a Microsoft em 2019.
  • O acordo já rendeu muitos frutos, entre eles a integração de recursos do ChatGPT no Bing e no navegador Microsoft Edge.

O post Sam Altman é demitido do cargo de CEO da OpenAI apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Snapdragon 7 Gen 3: chip intermediário da Qualcomm é turbinado com IA

Por Vitoria Lopes Gomez — 17 de Novembro de 2023, 19:43

Depois de ter informações sobre seu próximo chip vazadas, a Qualcomm finalmente lançou o seu processador intermediário Snapdragon 7 Gen 3, confirmando algumas suspeitas. Uma delas é a presença de IA no dispositivo, que deve ser a tendência da empresa nas próximas tecnologias.

Leia mais:

Chip com IA

Como já era de se esperar, o Snapdragon 7 Gen 3 foca em recursos de inteligência artificial, com a Qualcomm dizendo que o processador “fornece avanços abrangentes para ativar a IA no dispositivo”.

Ou seja, o novo chip da empresa deve fornecer uma melhora significativa no que diz respeito ao desempenho dos aplicativos de IA. Um exemplo dado, segundo o site Engadget, é a capacidade de criar imagens a partir de um prompt de texto em apenas um segundo.

Qualcomm divulgou as especificações do novo chip (Foto: Qualcomm/Reprodução)

Snapdragon 7 Gen 3

  • Além da IA, o processador médio da Qualcomm tem velocidades máximas de CPU de 2,63 GHz, 50% mais do que a geração anterior.
  • Ainda, ele terá “incrível eficiência de energia” e uma performance relacionada a recursos de IA 60% melhor que o Gen 2.
  • A empresa ainda revelou que o Snapdragon 7 Gen 3 ajudará a melhorar a qualidade e desempenho da câmera, capturando fotos e vídeos em padrão 4K HDR, para uma experiência mais imersiva.
  • Ele terá uma integração maior com 5G, permitindo, inclusive, downloads de até 5 Gbps mesmo em locais com recepção de internet fraca.
  • Para melhorar, a Qualcomm anunciou parcerias com a Honor e a Vive, para fabricar celulares que suportem o novo chip.

O post Snapdragon 7 Gen 3: chip intermediário da Qualcomm é turbinado com IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Google vai adicionar marca d’água de áudio em músicas geradas por IA

Por Vitoria Lopes Gomez — 17 de Novembro de 2023, 19:38

A DeepMind, empresa de IA da Alphabet, mesma controladora do Google, lançou na quarta-feira (16) uma ferramenta que usa IA generativa para criar músicas no YouTube. No mesmo dia, a empresa anunciou que também lançará um recurso de marca d’água em áudio para esses conteúdos, que seria incorporado nas canções, mas não seria detectado pelo ouvido humano.

Leia mais:

Lyria e Dream Track

Lyria é a IA generativa do Google usada para criar músicas a partir de instruções em palavras ou voz. Ela foi anunciada junto de um recurso para sonorizar vídeos curtos no YouTube Shorts, o Dream Track.

Com isso, o plano da empresa é recriar instrumentos, batidas, sons sintetizados e vozes usando apenas a tecnologia, formando uma canção completa.

O Olhar Digital já falou mais sobre o assunto aqui.

Confira um exemplo prático no vídeo abaixo:

Marca d’água na IA para músicas

  • Além da IA para músicas, o Google DeepMind anunciou que as faixas feitas com a tecnologia receberão uma marca d’água do SynthID (empresa que realiza essas marcações) para que as pessoas possam identificar suas origens.
  • Em seu blog, a empresa disse que o selo não deve ser detectável ao ouvido humano e “não compromete a experiência auditiva”.
  • Além disso, a marca d’água ainda permanecerá na canção mesmo que ela seja comprimida, acelerada ou editada de qualquer forma.
  • Essas marcações para identificar a procedência de um conteúdo estão se popularizando entre as empresas do setor, mas ainda não são vistas como uma solução total para o problema da IA generativa.
  • Como exemplo disso, a marca d’água do Google DeepMind não é infalível e pode haver “manipulações extremas de imagem”.

O post Google vai adicionar marca d’água de áudio em músicas geradas por IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Amazon usa IA para identificar avaliações falsas de produtos

Por Alessandro Di Lorenzo — 17 de Novembro de 2023, 18:45

Quem nunca recorreu as avaliações de outros usuários na hora de comprar um produto pela internet? É normal ficar em dúvidas sobre a qualidade ou qualquer outro aspecto da mercadoria. E por isso, os comentários de clientes que fizeram uso daquele produto podem ser decisivos na hora da compra. Mas como saber se essas avaliações são verdadeiras? A Amazon está usando a inteligência artificial para garantir a autenticidade delas.

Leia mais

Coibindo avaliações falsas

  • As compras pela internet hoje são uma realidade.
  • E com a proximidade do final de ano, e ainda mais em época de promoções, como a Black Friday, a quantidade de negócios aumenta consideravelmente.
  • Nesse sentido, cresce também a preocupação com as avaliações falsas deixadas em algumas páginas.
  • Isso não é um problema recente.
  • A Amazon, por exemplo, chegou a processar administradores de mais de 10 mil grupos do Facebook, em 2022, em função de comentários sobre problemas inexistentes relacionados a algumas mercadorias.
  • A empresa, agora, diz usar ferramentas de inteligência artificial avançada para detectar essas avaliações falsas.
  • As informações são da The Verge.

Como a IA é utilizada?

Antes de uma avaliação ser publicada online, a Amazon usa a IA para analisar alguns indicadores. A maioria dos comentários é postada imediatamente. No entanto, se um possível problema for detectado, há vários caminhos que a empresa pode tomar.

Se a Amazon tiver evidências que a revisão é falsa, é possível bloquear ou remover a avaliação. Em casos extremos, a permissão de revisão de um cliente pode ser até revogada.

Já no caso de um comentário ser suspeita, mas sem provas disso, funcionários da Amazon que são especialmente treinados para identificar comportamentos abusivos procuram outros sinais de problemas. Em 2022, por exemplo, a empresa observou e bloqueou mais de 200 milhões de avaliações suspeitas falsas em todo o mundo.

As avaliações falsas enganam intencionalmente os clientes, fornecendo informações que não são imparciais, autênticas ou destinadas a esse produto ou serviço. Não apenas milhões de clientes contam com a autenticidade das avaliações na Amazon para decisões de compra, mas milhões de marcas e empresas contam conosco para identificar com precisão avaliações falsas e impedir que elas cheguem aos seus clientes. Trabalhamos duro para monitorar e aplicar nossas políticas de forma responsável para garantir que as avaliações reflitam as opiniões de clientes reais e protejam vendedores honestos que confiam em nós para acertar.

Josh Meek, gerente sênior de ciência de dados da equipe de Prevenção e Abuso de Fraude da Amazon

Hoje, a inteligência artificial também é usada com esse objetivo. A tecnologia analisa diversos dados, inclusive se o vendedor investiu em anúncios (o que pode estar gerando avaliações adicionais), relatórios de abuso enviados pelo cliente, padrões de comportamento arriscados, histórico de avaliações e muito mais.

A IA é capaz de detectar anomalias nesses dados que podem indicar que uma avaliação é falsa. A Amazon também usa redes neurais de gráficos profundos para analisar e entender relacionamentos complexos e padrões de comportamento para ajudar a detectar e remover grupos de agentes mal-intencionados ou apontar para atividades suspeitas para investigação.

O post Amazon usa IA para identificar avaliações falsas de produtos apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Blogue RBE

Biblioteca escolar: 18 anos de desafios e aprendizagem

3 de Novembro de 2023, 09:00

2023-11-03.png

Há precisamente 18 anos, quando a então Presidente do Conselho Executivo me convidou para desempenhar o cargo de Coordenadora da Biblioteca Escolar no Agrupamento de Escolas de Monchique, aceitei, entusiasmada, sem quaisquer reservas. Era professora de Português, os livros fascinavam-me, desenvolvia, com os meus alunos, algumas atividades de leitura interessantes e tudo me parecia exequível e motivador. Estava longe de imaginar a odisseia que me aguardava!

Duas das bibliotecas do agrupamento acabavam de ser integradas na Rede de Bibliotecas Escolares e, mal comecei, percebi imediatamente que o cargo que assumira era muito mais complexo e exigente do que eu julgava. Questionei, então, a minha decisão, mas esmorecer nunca foi uma opção.

Começou por ser um trabalho físico, musculado, de reestruturação dos espaços e de reorganização do fundo documental. Não houve um livro (e eram muitos!) que tivesse ficado no mesmo lugar. As listagens sintetizadas da CDU foram, então, preciosíssimas. Dávamos, ao mesmo tempo, os primeiros passos nas tarefas de etiquetagem e catalogação.

Paralelamente, as ideias fervilhavam e iam surgindo atividades, novas atividades, que procuravam corresponder aos pressupostos dos normativos curriculares e aos interesses e expectativas dos alunos.

Surge, entretanto, o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar. Que desafio! Por essa altura, a ação da biblioteca escolar já era reconhecida e valorizada na escola e na comunidade, graças, essencialmente, a um conjunto diversificado de atividades de leitura, que davam corpo ao Projeto aLer+ e que ultrapassavam os limites físicos do espaço escolar, conquistando adeptos. Não obstante, uma apreciação detalhada dos fatores críticos de sucesso, dos impactos nas aprendizagens e dos níveis de desempenho de cada domínio do MABE fizeram-me perceber que estávamos muito aquém de um bom desempenho. Senti-me, então, numa estrada sinuosa, semeada de obstáculos e com tantas etapas por cumprir.  Adivinhava-se, no entanto, lá ao fundo, um mar de oportunidades. O MABE era, inquestionavelmente, um instrumento pedagógico de referência e de melhoria contínua: orientava, apontava caminhos, incentivava ao trabalho colaborativo, fomentava parcerias, promovia a criatividade, incutia a vontade de fazer mais e melhor.

Também o referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar» se revelou um guia fundamental para o desenvolvimento das literacias da leitura, da informação e dos media, enfatizando o contributo da biblioteca escolar para a aquisição de habilidades essenciais no século XXI.

Progressivamente, a biblioteca afirmava-se na escola como um polo dinamizador do saber, ao serviço da aprendizagem e do desenvolvimento das múltiplas literacias, com particular destaque para o domínio da leitura. Algumas das atividades desenvolvidas eram replicadas noutras escolas e consideradas boas práticas por entidades externas. Os relatórios da IGEC apresentavam considerações muito favoráveis em relação à dinâmica da BE, e os novos professores (que todos os anos chegam à escola) estranhavam, no início, mas, paulatinamente, iam-se tornando cúmplices, assumiam as propostas como suas e, muitas vezes, elevavam-nas a um patamar surpreendente.

Pessoalmente, tenho de admitir que o cargo de professora bibliotecária me dotou de saberes, competências e capacidades que dificilmente teria adquirido noutras funções. O trabalho em rede, quer localmente quer a nível nacional, desempenhou um papel crucial na minha capacitação profissional, proporcionando uma consistente e sistemática partilha de experiências, de recursos educativos e de estratégias pedagógicas e garantindo o acesso regular a formação contínua diversificada e de qualidade, antecipando, muitas vezes, os desafios que uma sociedade em constante mudança impõe à escola. Facultou-me ainda a oportunidade extraordinária de trabalhar colaborativamente com dezenas e dezenas de colegas de diferentes áreas e departamentos, em prol das aprendizagens, do bem-estar e do sucesso pessoal e escolar dos nossos alunos.

Por agora, já na reta final do meu percurso profissional, a biblioteca escolar, tal como a conhecemos nos últimos dezoito anos, está prestes a encerrar portas. A escola vai, finalmente, para obras. É tempo de desfazer dossiês, rasgar papéis, esvaziar gavetas e armários, encaixotar livros… preparar a saída da biblioteca para um espaço provisório. As memórias (boas memórias) cruzam-se com o movimento diário de alunos e professores, indiferentes à desorganização da mudança. Estão certos! Afinal, a biblioteca escolar é muito mais do que um espaço físico. É, acima de tudo, uma vontade, uma atitude.

Ana Paula Gervásio de Almeida,
Professora bibliotecária no Agrupamento de Escolas de Monchique, desde setembro de 2005.

____________________________________________________________________________________________________________________________

frase.png

1. *Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.

2. Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.

3. Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.

 

✇ Blogue RBE

Sessão de celebração e de lançamento do Projeto READ ON PORTUGAL 23-24

2 de Novembro de 2023, 09:00

2023-11-02.png

No dia 27 de outubro, foi realizada a sessão de celebração do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2022-2023, no âmbito do projeto READ ON Portugal. O evento decorreu, das 14h00 às 15h30 , no Solar dos Zagallos, na Sobreda de Caparica, em Almada, na modalidade presencial e em linha.

O Projeto READ ON Portugal, uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (AECG), promoveu várias atividades, subordinadas ao tema “Eu, cidadão”, em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e com o objetivo de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias:

o concurso “A minha vida aos quadradinhos”, que implica a conceção e desenvolvimento de uma banda desenhada por participantes, divididos em dois escalões (Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19);

o concurso de escrita criativa, que propõe a criação de um texto original e criativo, em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão) por jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade [Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19]; 

a “Antologia”, dirigida a jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário, que consiste na escrita a várias mãos de um texto, sob orientação de um escritor convidado.

O Flic Award, associado ao Festival FLIC (Festival de literaturas y artes infantil y juvenil), organizado em Espanha, que motiva para a ilustração de um objeto fornecido pelo promotor do concurso de acordo com orientações específicas, tendo por base a leitura de um excerto literário, sendo destinado a jovens ilustradores que frequentem o ensino secundário, no curso de Artes Visuais .

No que diz respeito ao concurso A minha vida aos quadradinhos,  no escalão A, foram atribuídos um 1º prémio a Eva Kyara Maciel Alves, do Agrupamento de Escolas de Baroselas (Viana do Castelo) e uma menção honrosa, a Leonor Silva Gonçalves, da Escola Secundária de Amarante. No escalão B, o 1.º prémio foi para Ana Lúcia Camacho da Costa Rebelo, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira) e a menção honrosa para Maria Teresa Rebotim Serrubeco, da Escola Secundária de Coruche [v. trabalhos no Portal RBE]

Em relação ao Concurso de Escrita Criativa, na categoria de trabalhos em língua portuguesa, no escalão A, foram premiados os alunos Érica Filipa Nogueira Fonseca, do Agrupamento de Escolas do  Sudeste de Baião (1º prémio) e Polina Arkhanhelska, da Escola Secundária de Arouca (menção honrosa). No escalão B, distinguiram-se Inês Maria Pinho de Deus Cabete Carvalho e Lara Beatriz Ribeiro Oliveira, ambas alunas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira), com o 1º prémio e uma menção honrosa, respetivamente. Na categoria de trabalhos em língua estrangeira, escalão B, o 1º prémio foi entregue a Carlos Jhonfreider Vargas Torres, da Escola Secundária Marques Castilho (Águeda) e a menção honrosa a Leonor Soares Oliveira, atual aluna da Faculdade de Economia do Porto. [v. trabalhos no Portal RBE]

A atividade Antologia contou com a participação de 7 estabelecimentos de ensino: ES Fernão Mendes Pinto, com 20 alunos; ES Cacilhas Tejo, com 20 alunos; ES Ruy Luis Gomes, com 50 alunos; ES Emídio Navarro, com 15 alunos; ES de Santa Comba Dão, com 17 alunos; ES da Mealhada, com 25 alunos; ES Infanta D. Maria, com 5 alunos. Os escitores convidados foram Ana Cristina Silva, Ana Margarida Carvalho, Filipa Martins, Inês Barata Raposo e Nuno Matos Valente.  

Os textos coletivos [de 10 a 12 páginas], com intervenção de escritores e dos grupos de jovens resultou numa notável publicação que pode ser consultada em linha.

Relativamente ao FLIC Award, foram enviados 90 trabalhos de 5 escolas portuguesas. De entre o total das 11 escolas europeias que participaram neste concurso, as alunas Mariana Dias, do 12º de Artes Visuais da Escola Secundária de Paços de Ferreira, e Nadine Tiny, do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, foram apuradas para o grupo de 10 finalistas na categoria Júnior.

A Sessão terminou com o lançamento das atividades READ ON Portugal 23/24. Procurando contribuir para a reflexão em torno do Cinquentenário dos 50 anos do 25 de abril, o tema sugerido para a 14ª edição é  “Eu, cidadão em democracia”.

Consulte as orientações, os prazos de candidatura e as condições de envio e submissão dos trabalhos no Portal RBE.

✇ Blogue RBE

Agradecimento [1]

27 de Outubro de 2023, 08:00

2023-10-27.png

Em primeiro lugar, uma palavra de felicitação à Isabel e ao Jorge. Tenho que vos dizer que me sinto muito orgulhosa por partilhar esta lista de finalistas convosco, porque conheço a excelência do vosso trabalho.

Um agradecimento especial ao nosso júri que, com tanta dedicação e paciência, analisou as nossas candidaturas e que, pelo percurso profissional de cada um dos seus elementos, confere um enorme prestígio a este prémio.

Um agradecimento muito especial à Rede de Bibliotecas Escolares. Não pela criação deste prémio, mas por muito mais do que isso: pela genialidade com que alimenta todos os dias o trabalho das bibliotecas escolares; porque sonhou, em 1997, com bibliotecas escolares que fossem o coração da escola, transformador de práticas educativas, e conseguiu levar a cabo de forma tão espantosa esse desígnio que hoje as bibliotecas escolares portuguesas são reconhecidas como exemplos de inovação e criatividade.

Quando, em 2007, comecei a trabalhar em bibliotecas escolares percebi de imediato que estas eram lugares de luz, de sonho e de magia…, provavelmente já o sabia porque também como utilizadora me tinham encantado as histórias e o conhecimento contido nos livros…

Porém, não podia imaginar que, colaborativamente e em rede, construiríamos bibliotecas que são espaços flexíveis e multifuncionais, que nos permitem trabalhar múltiplas competências; que são também espaços inclusivos, porque a escola é agora de todos e esse todo significa a diversidade, diferentes percursos de aprendizagem, diferentes vivências, diferentes nacionalidades.

Não poderia também, nesse tempo, saber que viveríamos uma pandemia e que, mesmo nos momentos mais difíceis, as bibliotecas escolares não deixaram de estar presentes na vida dos seus utilizadores. Apostámos, então, numa presença digital sem precedentes, sendo que hoje oferecemos um serviço em linha de elevadíssima qualidade que nos permite chegar aos nossos utilizadores a qualquer hora e em qualquer lugar.

Testemunhar tudo isto e fazer parte deste processo de evolução, ser peça integrante desta rede que inspira, forma, constrói, desafia, estabelece parcerias, cria programas inovadores… dizia eu, testemunhar tudo isto e fazer parte deste processo de evolução é motivo de muito orgulho.

Agradeço e dedico este prémio a todos os alunos, professores, assistentes operacionais e parceiros externos do meu agrupamento que comigo têm colaborado e me têm feito crescer como profissional. Sendo impossível nomeá-los, porque são muitos, nomeio aqui algumas pessoas que me têm incentivado e inspirado ao longo deste meu percurso:

Um agradecimento à professora Sílvia Vidinha, diretora do meu agrupamento, uma entusiasta das bibliotecas escolares e de todas as propostas que tragam inovação à escola. Se não fosse a Sílvia, eu não estaria aqui, pois foi ela que me inscreveu neste prémio, apesar da minha relutância. Antes da Sílvia, ao professor Benjamim Moreira, ex-diretor do nosso agrupamento, com quem trabalhei em profícua colaboração durante 13 anos.

À minha coordenadora interconcelhia, Raquel Ramos, pelo exemplo de dedicação às bibliotecas escolares, pelas ideias criativas que me tem dado para os meus projetos, pelas palavras de incentivo quando a “espuma dos dias” nos traz pensamentos de desistência, pela exigência, porque é o querer sempre melhor que nos faz crescer enquanto professores bibliotecários.

Aos colegas bibliotecários do concelho de Viana do Castelo, exemplar comunidade de prática e grupo de colaboração e partilha.

À professora bibliotecária Nelma Nunes, minha colega e companheira de todos os dias nesta aventura que é fazer crescer as bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior! Obrigada pela tua paciência, dedicação e inesgotável criatividade. Como tantas vezes dissemos uma à outra: O que seria de mim sem ti!

Por fim, mas estes são os mais importantes, agradeço à minha família pelo apoio, compreensão e carinho, porque quando a biblioteca ganha são eles que perdem. Perdem uns bocadinhos do tempo que poderia passar com eles, mas também sabem que, para mim, isso é ganhar. Ganhar a certeza de que ser professora bibliotecária significa deixarmos marcas nas vidas dos nossos alunos…

Na vida daquela aluna que, de saída para a universidade, vem à biblioteca dar-nos um abraço e dizer-nos como foi importante participar no projeto “TV na Maior” porque a ajudou a ultrapassar a sua timidez e falta de autoestima.

Mas também na vida daquele aluno que, aos 16 anos, nunca tinha lido um livro e um dia, já depois de ter vindo com a turma escolher um livro para os “10 minutos a ler” nos chega à biblioteca, muito orgulhoso, trazendo um livro debaixo do braço como quem traz um objeto precioso, e nos diz: “Professora, já li este, ajuda-me a escolher outro?”. E nunca mais deixou de frequentar a biblioteca!

Dra. Manuela Silva, permita-me dirigir-lhe agora algumas palavras, porque sei que coordena esta rede com a mesma paixão com que eu coordeno a minha biblioteca:

Dra. Teresa Calçada, dirijo-me também a si, com as mesmas palavras, porque é da sua responsabilidade a criação da Rede de Bibliotecas Escolares:

Tenho visitado muitas escolas europeias no âmbito do projeto Erasmus+ e nunca encontrei bibliotecas escolares com padrões de excelência que se comparem aos nossos. País nenhum soube ainda construir uma rede que espalhe por todas as escolas desígnio tão elevado e tão exigente.

As nossas escolas precisam muito das bibliotecas escolares e dos professores bibliotecários, porque são eles que ajudam a desenvolver o capital humano de que o nosso país tanto precisa.

Para mim, este prémio significa o reconhecimento do meu trabalho, de que muito me orgulho, é certo. No entanto, ele não me fará tomar como garantido o que fiz até agora. O meu compromisso é de continuidade e de melhoria.

Nunca tenhamos também as bibliotecas escolares como garantidas. Há sempre margem para fazermos mais e melhor.

E enquanto eu puder fazer parte desta rede, podem contar comigo.

Obrigada.

24 de outubro de 2023
Cláudia Santos

[1] Este texto corresponde ao discurso proferido por Cláudia Santos, no dia 24/10/2023, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, ao receber o Prémio Professor Bibliotecário 2023.

✇ CONTI outra

Alunos presenteiam professor que levava 4 horas para se locomover até o trabalho

Por CONTI outra — 1 de Novembro de 2023, 00:15

Julio Castro, o professor peruano que cativou os corações de seus alunos na Yula Boys High School em Los Angeles, Califórnia, recebeu um presente surpresa que mudou sua vida. Apaixonado por lecionar matemática e conhecido por sua dedicação inabalável ao ensino, ele enfrentava uma rotina exaustiva de quatro horas de deslocamento diário para o trabalho, utilizando uma scooter e transporte público. Seu comprometimento com os alunos era inegável, e isso tocou profundamente o coração de seus pupilos.

Joshua Gerendash, um dos estudantes de Julio, compartilhou suas impressões sobre o professor: “Ele pula a hora do almoço para atender alunos e fica depois da aula. Também ajuda os alunos que não estão em suas aulas. Ele é muito, muito dedicado ao nosso futuro”. Inspirados por essa dedicação incansável, Joshua e seus colegas decidiram fazer algo especial por seu estimado professor.

Foto: Reprodução/YulaBoys/Instagram

Unindo forças, os alunos arrecadaram aproximadamente $30.000 para proporcionar uma surpresa que mudaria a vida do professor. Eles adquiriram um Mazda 3 azul de 2019, que, embora usado, veio equipado com um ano de seguro e um cartão de combustível. O presente foi a expressão sincera do apreço que os alunos tinham por Julio e seu compromisso em tornar sua vida um pouco mais fácil.

A entrega do carro ocorreu em uma grande festa, que reuniu alunos, diretores e a família do professor. Julio não conseguiu conter a emoção e lágrimas de gratidão. Ficou claro que o gesto tocante de seus alunos não apenas proporcionou a ele um meio de locomoção mais prático, mas também renovou seu entusiasmo pelo ensino.

Foto: Reprodução/YulaBoys/Instagram

Diante desse gesto de amor e solidariedade, Julio Castro expressou sua profunda gratidão: “Estou verdadeiramente emocionado pelo carinho dos meus alunos. Este presente vai muito além de um carro, é o reflexo do apoio e reconhecimento que eles me deram. Estou mais motivado do que nunca para continuar ensinando e investir no futuro deles”.

Com informações de Refletir para Refletir

The post Alunos presenteiam professor que levava 4 horas para se locomover até o trabalho appeared first on CONTI outra.

❌