Noticias em eLiteracias

🔒
✇ CONTI outra

Idosa de 102 anos tem plano de saúde cancelado unilateralmente

Por CONTI outra — 24 de Abril de 2024, 01:10

No auge dos seus 102 anos, Martha Zequetto Treco, residente do Brasil, foi surpreendida com uma notificação abrupta e desanimadora: seu plano de saúde, do qual é beneficiária desde 2009, estava prestes a ser cancelado unilateralmente pela operadora Unimed Nacional.

O comunicado, enviado pela administradora de benefícios Qualicorp, deixou seu filho, João Treco Filho, perplexo. Ele relata: “Sempre pagamos pontualmente o convênio médico. De uns anos para cá, ele passou a nos aterrorizar, com reajustes abusivos. Depois, descredenciou os principais hospitais que utilizávamos. Agora, simplesmente decidiu descredenciá-la”.

Foto: Amira Hissa/PBH

Martha, além de enfrentar os desafios da idade avançada, luta contra uma infecção bacteriana resistente, adquirida durante uma internação hospitalar, e investiga uma suspeita de tumor de mama. Seu tratamento requer cuidados específicos, incluindo antibióticos intravenosos, e sua mobilidade é comprometida.

Os esforços de Treco Filho para reverter a situação foram em vão. Ele conta: “A Qualicorp disse que não tinha o que fazer, que era uma decisão da Unimed. E a Unimed alegou ter direito a rescindir o contrato. Não ofereceram nenhum plano alternativo”.

Porém, após a intervenção da imprensa e a obtenção de uma liminar na Justiça, o plano de Martha foi temporariamente mantido. A Unimed Nacional declarou que cumpre rigorosamente a legislação e que as rescisões de planos coletivos estão previstas e regulamentadas pela ANS.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Folha de S. Paulo

No entanto, casos como o de Martha têm se tornado mais frequentes, com um aumento significativo nas queixas à ANS sobre o cancelamento de planos coletivos por adesão. Advogados especializados em direito à saúde relatam um aumento na procura por assistência jurídica nesse sentido.

A advogada Marina Magalhães, do Idec, argumenta para a Folha de S. Paulo que a rescisão unilateral e imotivada é abusiva e fere os princípios da boa-fé nos contratos. Ela enfatiza a necessidade de uma regulamentação mais eficaz por parte da ANS ou do Legislativo.

O caso lança luz sobre uma questão premente no sistema de saúde brasileiro e levanta questões sobre os direitos dos consumidores e a necessidade de uma revisão nas políticas regulatórias do setor.

The post Idosa de 102 anos tem plano de saúde cancelado unilateralmente appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Pílula do emagrecimento criada pelo MIT vibra no estômago

Por Bob Furuya — 27 de Dezembro de 2023, 18:59

A obesidade é uma doença crônica e pode ser considerada uma epidemia global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Números de março de 2023 mostram que mais de um bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso. Destes, 500 milhões são considerados obesos.

Leia mais

A obesidade ainda não é considerada uma enfermidade por algumas pessoas. Mas a OMS alerta que ela é, sim, uma doença – e que pode levar a muitas outras, incluindo diabetes, hipertensão, problemas de coração e até um acidente vascular cerebral (AVC).

A Medicina oferece uma série de tratamentos, mas muitos deles são caros e invasivos. Você tem, por exemplo, o bypass gástrico (quando se diminui o tamanho do estômago por grampeamento) ou a inserção de um balão gástrico – que vem sendo menos utilizada. Só que são dois procedimentos cirúrgicos.

Um grupo de cientistas trabalha agora numa opção menos agressiva e mais barata. E a ideia não partiu de médicos, mas sim de engenheiros do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT, o Massachusetts Institute of Technology, uma das instituições mais renomadas do mundo.

Um remédio que vibra

Imagem: Ilustração contida no estudo do MIT

Imagine uma cápsula normal, do tamanho de um complexo de vitaminas, por exemplo. Só que dentro dela foi colocada uma minúscula bateria de óxido de prata (numa quantidade que não é nociva para o organismo).

Ao chegar no estômago, os fluidos gástricos começam a dissolver esse remédio, acionando um mecanismo de vibração.

Calma! Você não vai sentir sua barriga mexendo. É um movimento de vibração natural do seu corpo, que o dispositivo vai acionar artificialmente.

Essas vibrações ativam os mesmos receptores de quando seu estômago está distendido, criando uma sensação ilusória de saciedade. A mensagem que chega ao seu cérebro é de que você não precisa comer muito.

Testes em animais, por enquanto

Os pesquisadores monitoraram os níveis hormonais durante os períodos em que o dispositivo vibrava e descobriram que eles refletiam os padrões de liberação hormonal observados após uma refeição, mesmo quando os animais estavam em jejum.

Os pesquisadores testaram então os efeitos desse estímulo no apetite dos bichinhos.

E eles descobriram que quando a pílula foi ativada por cerca de 20 minutos antes de os animais receberem comida, eles consumiram 40% menos, em média, do que quando a pílula não foi ativada.

Os animais também ganharam peso mais lentamente durante os períodos em que foram tratados com a cápsula vibratória.

E nos humanos?

Ainda não há previsão para o início das próximas fases de testes. Os cientistas precisam, primeiro, arrecadar dinheiro para aumentar a capacidade de produção dessas cápsulas, permitindo assim os ensaios clínicos em humanos.

Tais estudos seriam importantes para saber mais sobre a segurança dos dispositivos. Além disso, os testes serviriam para determinar o melhor momento para tomar o remédio antes da refeição e com que frequência ele deveria ser administrado.

Os resultados obtidos até agora foram divulgados na revista Science.

A autora principal do estudo, Shriya Srinivasan, PhD no MIT e professora assistente de bioengenharia na Universidade de Harvard, disse estar animada com as descobertas.

“Isso poderia ser realmente interessante, pois forneceria uma opção que poderia minimizar os efeitos colaterais que vemos com outros tratamentos farmacológicos existentes. Para muitas populações, algumas das terapias mais eficazes para a obesidade são muito caras. Em escala, nosso dispositivo poderia ser fabricado com um preço bastante econômico.”

Mais informações no site do MIT.

O post Pílula do emagrecimento criada pelo MIT vibra no estômago apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

Atriz da Globo desabafa sobre avó em hospital do Rio: ‘4 horas sentada’

Por CONTI outra — 14 de Outubro de 2023, 11:15

A atriz Mary Sheila, no ar atualmente na novela ‘Todas as Flores’, usou as redes sociais nesta sexta-feira (13) para fazer um desabafo sobre o descaso com que sua avó Maria Luciana de Paula foi tratada no Hospital Municipal Miguel Couto, do Rio de Janeiro. Em um vídeo publicado em seu Instagram, a atriz contou que sua avó de 89 anos estava há mais de quatro horas esperando sentada em uma cadeira de rodas, já que a instituição não possuía leitos disponíveis.

“Olha a situação do cidadão brasileiro. Minha avó, com 89 anos, acesso na mão, tremendo de frio, está aqui há pelo menos umas quatro horas sentada numa cadeira de horas, no Hospital Municipal Miguel Couto. Olha a situação. Ela não teve ainda diagnóstico e não consegue ficar sentada, mas não tem um leito para ela deitar. Está tudo lotado. Isso é uma falta de respeito. Que vergonha. Estou impotente”, desabafou a atriz, que ainda pediu ajuda.

“Estou tentando aquecer o corpo da minha avó e tentando trazer alguma dignidade. Peço ajuda de vocês. Eu nunca pensei que fosse passar por uma situação dessa na minha vida. Espero fazer algum barulho porque essa profissão que eu tanto amo tem que trazer algum retorno, pelo menos pra ser ouvida, já que eu sou uma cidadã brasileira comum, ciente das minhas obrigações e ciente dos meus direitos também”, continuou.

Em conversa com a Quem, a atriz disse que a avó chegou ao hospital às 9h da manhã com um problema renal.

“A gente descobriu que o rim dela parou. Infelizmente, ela não tem plano de saúde. Minha avó sem acesso na veia, porque estava arrancado, ela sentada numa cadeira de rodas e a enfermaria ceia. E minha avó sem ser atendida. Depois que gravei o vídeo, as coisas começaram a andar e ela começou a ser atendida. Parece que vão subir com ela para o CTI”, informou.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio emitiu uma nota sobre o caso, na qual declarou: “A direção do CER Leblon informa que a paciente está internada no CTI, acomodada adequadamente e recebendo o tratamento indicado. Desde sua chegada à unidade, ela recebeu atendimento médico, passou por todos os exames clínicos e laboratoriais necessários e foi avaliada por uma equipe de nefrologia, permanecendo na cadeira somente no período de pré-internação, enquanto se definia as necessidades clínicas para o caso. No momento, seu quadro de saúde é estável”.

***
Redação Conti Outra, com informações da Quem.
Fotos: Reprodução/Redes sociais.

The post Atriz da Globo desabafa sobre avó em hospital do Rio: ‘4 horas sentada’ appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Conheça a história do imunologista que revolucionou o tratamento contra o câncer

Por Pedro Borges Spadoni — 15 de Setembro de 2023, 01:08

O imunologista franco-canadense Michel Sadelain venceu o prestigiado prêmio Breakthrough nesta quinta-feira (14) por seu trabalho pioneiro na terapia com células CAR-T – uma nova forma de tratamento que mostrou uma eficácia excepcional contra o câncer.

Para quem tem pressa:

  • O imunologista Michel Sadelain levou o prêmio Breakthrough por seu trabalho inovador na terapia com células CAR-T, uma nova abordagem para tratamentos contra o câncer;
  • A trajetória de Sadelain envolveu décadas de pesquisa e desenvolvimento de técnicas para modificar geneticamente as células do sistema imunológico, permitindo que elas atacassem células cancerosas de forma direcionada;
  • A terapia com células CAR-T demonstrou grande eficácia em pacientes com mieloma múltiplo, alcançando uma taxa de resposta de 72%, com desaparecimento total do câncer em 28% dos casos;
  • Sadelain compartilhará o prêmio de US$ 3 milhões com o imunologista Carl June, que também contribuiu de forma significativa para avanços na terapia com células CAR-T;.

Essa premiação homenageia “as mentes mais brilhantes do mundo” em campos que incluem física, biologia e matemática, se apresentando como uma resposta apoiada pelo Vale do Silício ao Prêmio Nobel. Entre os fundadores e patrocinadores estão Mark Zuckerberg (CEO da Meta), Priscilla Chan (pediatra, filantropa e esposa de Zuckerberg) e Sergey Brin (co-fundador do Google).

Leia mais:

Sadelain dividirá o prêmio de US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 15 milhões) com o imunologista estadunidense Carl June, que também liderou pesquisas inovadoras na área independentemente de seu co-vencedor.

Trajetória de Michel Sadelain

Quando o imunologista começou sua busca, que duraria décadas, para modificar geneticamente as células imunes para combater o câncer, seus colegas descartaram suas ideias como absurdas e até sua mãe começou a se preocupar com sua carreira.

Sadelain estudou medicina em Paris, depois imunologia no Canadá, antes de realizar pesquisas de pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1989.

Na época, havia grande interesse em desenvolver vacinas para treinar o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerosas, da mesma forma que pode ser ensinado a combater invasores estrangeiros – por exemplo: vírus e bactérias.

Depois de se mudar para o Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova York, Sadelain desenvolveu uma maneira de usar um vírus desativado para reprogramar geneticamente as células-T humanas.

Com isso, estruturas semelhantes a garras, chamadas receptores de antígenos, cresceram nas células. Graças a isso, elas passaram a conseguir “mirar” em células cancerosas específicas.

Como o tratamento funciona

Ilustração clinicamente precisa de uma célula com câncer
Ilustração clinicamente precisa de uma célula cancerosa (Imagem: SciePro/Shutterstock)

Essas células-T com Receptor de Antígeno Quimérico (CAR, na sigla em inglês), como Sadelain as nomeou, se tornaram capazes de reconhecer o câncer no organismo. E receberam instruções genéticas para entrar em modo de destruição e se multiplicar, criando um exército dentro do corpo para eliminar o inimigo.

As próprias células-T dos pacientes são coletadas, modificadas fora do corpo e depois infundidas de volta ao sangue, criando um “medicamento vivo”.

Em um teste contra o mieloma múltiplo, um câncer que se desenvolve em células de plasma, 72% dos pacientes responderam ao tratamento, com desaparecimento total da doença visto em 28%, dos quais 65% tiveram erradicação sustentada por 12 meses.

Graças ao trabalho pioneiro de June e Sadelain, agora existem meia dúzia de terapias com células CAR-T aprovadas nos EUA, com centenas de outros testes em andamento.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Conheça a história do imunologista que revolucionou o tratamento contra o câncer apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ CONTI outra

“Foi como nascer de novo”: Idoso cego por 40 anos recupera a visão com cirurgia

Por CONTI outra — 26 de Julho de 2023, 01:14

Aos 83 anos, um idoso cego por quatro décadas voltou a enxergar graças a uma cirurgia inédita realizada no Hospital Molinete, em Turim, na Itália. Após perder a visão de um olho e, em seguida, do outro, o paciente já havia perdido as esperanças de recuperar sua visão.

O procedimento, que durou cerca de quatro horas, consistiu em uma abordagem única e promissora. Utilizando parte da estrutura do olho esquerdo, que possuía cegueira irreversível, os médicos conseguiram devolver a visão ao olho direito, afetado por pseudopenfigoide ocular, uma doença que afeta a córnea e a superfície ocular.

O cirurgião de retina, Professor Michele Reibaldi, diretor da Clínica Universitária de Oftalmologia, juntamente com o Professor Vincenzo Sarnicola, presidente e conselheiro da Sociedade Italiana de Córnea e Superfície Ocular, realizaram a operação com maestria.

Após duas semanas da cirurgia, o paciente pôde finalmente enxergar novamente com o olho direito. O impacto foi emocionante, já que ele conseguiu reconhecer pessoas e objetos, além de conseguir se movimentar de forma independente.

Foto: Arquivo Pessoal

Ao acordar e enxergar novamente, o paciente expressou sua gratidão, dizendo: “Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”.

A equipe médica responsável pelo procedimento está otimista quanto aos resultados, esperando que a visão restaurada permaneça estável a longo prazo. “Esperamos um sucesso duradouro porque o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, de modo que é potencialmente poupado dos problemas de rejeição que os pacientes transplantados podem experimentar”, observaram os médicos.

A filha do paciente também agradeceu aos médicos pela paixão e profissionalismo demonstrados durante todo o processo e expressou esperança de que, no futuro, cirurgias inovadoras como essa se tornem mais comuns e acessíveis a todos que necessitem.

Com informações de Dicas Online

The post “Foi como nascer de novo”: Idoso cego por 40 anos recupera a visão com cirurgia appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Preta Gil posta desabafo sobre traição e apaga em seguida: ‘Pombinhos pediram’

Por CONTI outra — 29 de Junho de 2023, 20:31

A cantora Preta Gil, de 48 anos, deletou o post que fez sobre a suposta traição de seu ex-marido, Rodrigo Godoy, e Ingrid Lima, que trabalha como sua stylist.

Em seu perfil no Instagram, a filha de Gilberto Gil explicou que os dois pediram para que ela apagasse a publicação.

“Apaguei o post porque os pombinhos me imploraram e eu realmente não tenho saúde para isso. Eles querem me silenciar. Não entendem que não é sobre eles e sim sobre a minha vida, as consequências das atitudes deles no meu tratamento, meus sentimentos e minhas dores!”, escreveu a cantora.

No post deletado, Preta Gil comentou que não ouviu sua intuição e tinha sido alertada sobre o comportamento do ex com sua stylist, mas decidiu não dar ouvidos.

“Reflexão da Madruga: por causa do meu empoderamento e da minha construção de sororidade com as mulheres eu deixei duas coisas me escaparem, meu sexto sentido e minha intuição, e achei que não combinava com a mulher que sou sentir ciúmes, não é sobre ciúmes bobo e sim sobre EVIDÊNCIAS, sim eu coloquei uma pessoa para trabalhar dentro da minha casa que com sua dissimulação e mau-caratismo fez o que fez. E olha que teve gente que me alertou e eu ainda disse que ela estava louca . A moral da história é se tivesse seguido minha intuição, eles não teriam me ferido tanto!!!!”, escreveu Preta.

“Sim ainda estou em estado de choque e extremamente abalada, sim eu faço um trabalho diário com terapeutas, psiquiatra, psicanálise, família, amigos e espiritualidade pra superar tudo isso que estou passando junto com um tratamento oncológico, mas tem horas que não consigo!!!”, completou.

Preta Gil está em tratamento contra um câncer de intestino, descoberto em janeiro deste ano.

***
Redação Conti Outra, com informações Splash/UOL.

The post Preta Gil posta desabafo sobre traição e apaga em seguida: ‘Pombinhos pediram’ appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Alzheimer: homem com mutação genética pode ser a chave para tratamento da doença

Por Flavia Correia — 20 de Maio de 2023, 22:09

Um artigo publicado esta semana na revista Nature Medicine por uma equipe internacional de cientistas traz uma nova esperança para pacientes com Alzheimer. Nele, os pesquisadores afirmam ter desvendado o segredo da intrigante resiliência de um homem à doença.

Conforme relata o jornal The New York Times, o paciente no centro do estudo é um colombiano que começou a sentir sintomas do Alzheimer de início precoce aos 40 anos. Ele tem uma mutação genética – PSEN1-E280A – que, aparentemente, foi o que teria provocado a condição.

Exames de seu cérebro, que havia começado a atrofiar, mostraram o desenvolvimento de placas amiloides e longas linhas de proteínas tau, ambas altamente indicativas da doença devastadora.

No entanto, apesar dessa mutação genética e da situação vista pelos médicos nos exames, o homem não chegou a desenvolver o distúrbio até os 67 anos, mais de 20 anos depois de ter começado a sentir efeitos.

Exame de ressonância magnética do cérebro de um paciente de Alzheimer. Crédito: Timothy Rittman

“Caracterizamos o segundo caso do mundo com resiliência extrema comprovada à doença de Alzheimer autossômica dominante”, escreveram os pesquisadores, referindo-se a um caso semelhante ocorrido em 2019. “O paciente permaneceu cognitivamente intacto até os 67 anos de idade, apesar de ser portador de uma mutação PSEN1-E280A”.

Outra mutação genética bloqueou a evolução do Alzheimer

Acontece que os cientistas descobriram que o homem em questão tem uma segunda mutação genética que parece ter paralisado a doença pelo menos por algumas preciosas décadas.

Esse quadro, que os pesquisadores chamaram de COLBOS, foi capaz de bloquear a enfermidade de entrar no córtex entorrinal do paciente, uma parte do cérebro relacionada à memória e ao reconhecimento de objetos. 

Essa segunda mutação conseguiu fazer isso produzindo uma versão ultrapotente de uma proteína que, de acordo com o NYT, “em última análise, impede que fios emaranhados de proteínas tau se grudem e formem as estruturas que são características da doença de Alzheimer”.

Leia mais:

Agora, os cientistas esperam que a proteína potente e protetora possa ser replicada e empregada em um tratamento farmacêutico.

A história da pesquisa do Alzheimer é repleta de descobertas promissoras que, com o tempo, acabaram se revelando “baldes de água fria”. Mas, a descoberta de pacientes com uma forte resiliência natural à doença é, sem dúvida, uma luz no fim do túnel no mundo frequentemente sombrio do tratamento e prevenção da patogenia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Alzheimer: homem com mutação genética pode ser a chave para tratamento da doença apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌