Noticias em eLiteracias

🔒
✇ CONTI outra

Menino que desapareceu durante as férias é encontrado após seis anos em montanha na França

Por CONTI outra — 15 de Dezembro de 2023, 20:50

Um jovem britânico que desapareceu aos 11 anos durante férias na Espanha foi localizado na última quarta-feira (13) em uma montanha na França. Alex Batty, agora com 17 anos, disse ter sido levado pela própria mãe e pelo avô para viver em uma “comunidade alternativa” que mudava de localização frequentemente.

Alex estava caminhando na região de Pirineus, sob chuva, com um mochila e um skate quando o estudante e entregador Fabien Accidini o avistou e ofereceu uma carona. Segundo informações divulgadas pela BBC, o rapaz contou sua história ao longo de uma viagem de três horas de carro, e foi convencido a procurar as autoridades.

O jovem foi encaminhado para uma delegacia de polícia em Revel, no sul da França, onde informou sua identidade aos agentes, e as autoridades confirmaram com a embaixada do Reino Unido.

Em uma entrevista concedida ao jornal francês Le Depeche, o jovem que encontrou Alex relatou que ele parece calmo, mas à princípio tentou manter seu nome sob sigilo. Ele aparentava estar saudável e garantiuy que nunca foi maltratado e só queria voltar para sua avó em Oldham, no Reino Unido.

“Ele disse que vivia numa espécie de comunidade itinerante. Não estava sob nenhuma coação, mas disse que achava a mãe um pouco estranha e decidiu que não queria esse tipo de vida, e que queria definir seu próprio caminho”, contou Fabien.

De acordo com o entregador, Alex lhe contou que chegou a morar em uma casa luxuosa na Espanha com outras 10 pessoas. O grupo se mudou para a França em 2021, e no fim de semana passada ele resolveu deixá-los.

Susan Caruana, avó e tutora legal de Alex, informou ao The Sun que já falou com o neto e está “muito feliz que ele está bem”. À época do desaparecimento, ela disse que a mãe de Alex, Melanie Batty, e o avô, David Batty, não queriam que o menino frequentasse a escola e sempre falavam em buscar estilos de vida alternativos.

Susan acreditou que a filha e o ex-marido haviam levado Alex para uma comunidade espiritual no Marrocos, por onde já passaram anteriormente.

A avó conta ainda que, no dia que era previsto para o retorno deles da Espanha em 2017, recebeu um vídeo onde Melanie, David e Alex explicavam que não voltariam e que “estavam felizes”. Ela ficou muito preocupada e, desde então, esperava que recebesse notícias sobre o neto.

***
Redação Conti Outra, com informações do Diário do Nordeste.
Foto de capa: Divulgação/Polícia de Manchester.

The post Menino que desapareceu durante as férias é encontrado após seis anos em montanha na França appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Polícia Civil está investigando desaparecimento de ator e modelo em São Paulo

Por CONTI outra — 26 de Outubro de 2023, 09:31

A Polícia Civil de São Paulo está investigando o desaparecimento do ator e modelo Ricardo Merini, de 37 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do estado ao Splash.

O Caso foi registrado como desaparecimento de pessoa no último sábado (21) pela 5ª Delegacia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“A unidade prossegue com as investigações visando à localização do homem e esclarecimento dos fatos”, disse a Secretaria por meio de uma nota.

O ator foi visto pela última vez no dia 21 de outubro na Bela Vista, bairro da região central da capital paulista. Amigos e familiares de Ricardo fizeram publicações nas redes sociais sobfre o desaparecimento de Ricardo, em busca de novas informações sobre o seu paradeiro.

Ricardo Merini não tinha passagens por emissoras de TV. Ao longo de sua carreira, atuou nos curta-metragens “Noite na Taverna” (2015) e “Asco” (2015), além de dublar na animação “O Coração do Príncipe” (2014).

Formado em atuação para TV e cinema pela escola de teatro Célia Helena, ele ainda atuou na peça “Terror e Miséria no Terceiro Reich” (2012) e na websérie “Halls: Sensação que Inspira” (2014), de acordo com informações divulgadas pela agência que cuida da carreira do ator.

***
Redação Conti Outra, com informações do Splash/UOL.
Foto destacada: Reprodução.

The post Polícia Civil está investigando desaparecimento de ator e modelo em São Paulo appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Caso Madeleine McCann sofre reviravolta e novas acusações são feitas

Por CONTI outra — 14 de Outubro de 2023, 10:31

O enigma que cerca o desaparecimento de Madeleine McCann em maio de 2007 na Praia da Luz, Portugal, continua a intrigar, à medida que novos desenvolvimentos controversos emergem na investigação.

Segundo informações divulgadas pelo Diário de Avisos, uma fonte próxima à polícia portuguesa revelou ao jornal britânico The Sun que a investigação conduzida pelas autoridades alemãs em relação ao desaparecimento de Madeleine está fortemente baseada no depoimento de Helge Busching, e isso levanta sérias preocupações.

Busching afirmou ter ouvido o principal suspeito do caso, Christian Brueckner, comentar que “ela não gritou”, sugerindo que ele tinha conhecimento de que o rapto de Madeleine ocorreu sem alarde. Esse depoimento foi recolhido pelas autoridades em 2017.

De acordo com o The Sun, a excessiva dependência dessas evidências pode prejudicar a resolução definitiva de um dos desaparecimentos mais notórios da história. O jornal argumenta que Busching deve ser submetido a um teste de polígrafo para verificar a veracidade de seu testemunho incriminador contra seu antigo amigo, uma vez que os dois tiveram desentendimentos.

Há especulações de que essa testemunha-chave possa se recusar a depor, supostamente após receber uma grande quantia em dinheiro para compartilhar sua história com um jornal alemão.

O The Sun também enfatizou que Busching teria ameaçado parar de cooperar com as autoridades encarregadas da investigação, potencialmente colocando o caso em risco de colapso. Outra fonte alemã relatou ao jornal britânico que “uma quantia substancial foi paga a Busching para que ele repetisse seu depoimento em um jornal alemão”.

Em maio de 2023, as operações de busca foram retomadas a pedido das autoridades alemãs, com a colaboração das forças de segurança portuguesas, nas proximidades da represa de Arade, a cerca de 50 quilômetros de Praia da Luz, onde a criança desapareceu antes de completar 4 anos.

A operação se estendeu por três dias e teve como objetivo encontrar “possíveis evidências”, resultando na coleta de “vários elementos” que estão sendo examinados. Até o momento, o Ministério Público alemão não conseguiu determinar se alguma das amostras está relacionada ao caso.

Christian Brueckner permanece como o único suspeito, com base no testemunho crucial de Busching, e ele também enfrenta outras acusações de crimes sexuais na Alemanha.

***
Redação Conti Outra, com informações do Metro.
Foto destacada: Reprodução/Redes sociais.

The post Caso Madeleine McCann sofre reviravolta e novas acusações são feitas appeared first on CONTI outra.

✇ CONTI outra

Jogador de futebol brasileiro é encontrado esquartejado no Paraguai

Por CONTI outra — 3 de Julho de 2023, 20:40

No domingo, 2 de julho, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) divulgou a descoberta do corpo esquartejado do jogador de futebol Hugo Vinicius Skulny Pedrosa, de 19 anos.

O jovem, que é natural de Sete Quedas (MS), estava desaparecido desde 25 de junho. O corpo foi localizado na cidade de Pindoty Porã, no Paraguai.

Segundo informações da polícia, Hugo foi visto pela última vez por amigos após uma festa realizada em um posto de combustíveis na cidade paraguaia, que faz fronteira com o Brasil. As autoridades revelaram que o jogador foi brutalmente esquartejado e algumas partes do seu corpo foram jogadas em um rio.

Diante do desaparecimento do jovem, amigos e familiares usaram as redes sociais para compartilhar fotos recentes de Hugo na esperança de obter informações sobre o seu paradeiro.

Na última quinta-feira, 29 de junho, a cantora Ana Castela, que cresceu em Sete Quedas, também compartilhou uma imagem nas redes sociais pedindo ajuda na localização do rapaz.

***
Redação Conti Outra, com informações do Ric Mais.

The post Jogador de futebol brasileiro é encontrado esquartejado no Paraguai appeared first on CONTI outra.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Polícia dos EUA confirma morte de ator de Smallville 

Por Tamires Ferreira — 28 de Junho de 2023, 14:24

A polícia dos Estados Unidos confirmou na terça-feira (27) que o corpo encontrado em Mount Baldy, no sul da Califórnia, pertence a Julian Sands, ator que interpretou Jor-El em Smallville: As Aventuras do Superboy. O britânico estava desaparecido desde janeiro, quando decidiu ir fazer uma trilha na região. 

O que você precisa saber: 

  • Os restos mortais de Sands foram encontrados no sábado (24) por turistas que passavam pelo local; 
  • Ele foi encaminhado para o escritório legista do Condado de San Bernardino para identificação; 
  • A região de Mount Baldy é conhecida por suas montanhas e recebe muitos visitantes, sendo considerada um dos territórios de trilhas desafiadoras mais populares. 

Leia mais! 

O processo de identificação do corpo encontrado no Monte Baldy em 24 de junho de 2023 foi concluído e foi positivamente identificado como Julian Sands, de 65 anos. A causa da morte continua sob investigação, aguardando mais resultados de testes. 

Departamento de Polícia do Condado de San Bernardino, em comunicado. 

Sands ficou conhecido pelos filmes Uma Janela para o Amor, Mistérios e Paixões, Aracnofobia, Despedida em Las Vegas, O Fantasma da Ópera e Warlock: O Demônio.  

O ator também participou de alguns episódios das séries Dexter, The Blacklist e Smallville, sendo essa última um dos maiores sucessos da Warner Bros. nos anos 2000, além de uma das produções de super-heróis mais lembradas (bem como seu repertório musical). 

Criada por Alfred Gough e Miles Millar, As Aventuras do Superboy teve ao todo 10 temporadas e tinha como elenco protagonista Tom Welling (Clark Kent), Michael Rosenbaum (Lex Luthor), Kristin Kreuk (Lana Lang), Allison Mack (Chloe Sullivan), Sam Jones III (Pete Ross), John Schneider (Jonathan Kent) e Annette O’Toole (Martha Kent), entre outros grandes nomes, já que a série adicionou em sua trajetória diversas participações especiais. 

O personagem Jor-El de Sands deu vida ao pai biológico de Clark Kent/Super-Homem em Smallville. Com alguns futuros filmes em pós-produção, o ator ainda será visto esse ano no drama Body Odyssey

Sands deixa a mulher, a escritora Evgenia Citkowitz, e três filhos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Polícia dos EUA confirma morte de ator de Smallville  apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Submarino desaparecido: brasileiro lamenta morte de parceiro de missão espacial

Por Flavia Correia — 22 de Junho de 2023, 23:09

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, na tarde desta quinta-feira (22) a OceanGate confirmou a morte dos cinco passageiros a bordo do submarino Titan, que estava desaparecido desde domingo (18), após iniciar uma expedição turística aos destroços do Titanic.

Entre as vítimas estava o empresário e explorador Hamish Harding, que voou para o espaço suborbital com a Blue Origin, de Jeff Bezos, em 2022. Ele participou da missão NS-21, o quinto voo tripulado da empresa, que contou também com o brasileiro Victor Hespanha a bordo.

Algumas horas após a confirmação das mortes, Hespanha lamentou a perda do companheiro de voo no Instagram.

“Que dia terrível, tão triste! Tivemos fé até o fim de que iríamos encontrá-lo em segurança. Não só a nossa tripulação, mas o mundo perde uma pessoa brilhante com um coração incrível”, escreveu o brasileiro, em inglês. “Nunca esquecerei seus conselhos durante um dos momentos mais importantes da minha vida! Agradeço a Deus por me conceder o privilégio de caminhar brevemente ao seu lado, Astronauta Hamish Harding! Descanse em paz!”.

Hespanha finaliza a mensagem cumprimentando os familiares de Harding: “Minha oração especial vai para Linda, sua esposa e toda a família! Que o Deus Todo-Poderoso os conforte neste momento difícil, conte sempre conosco”.

Submarino desaparecido
A OceanGate confirmou, nesta quinta-feira (22), que todos os passgeiros do submarino Titan estão mortos. Crédito: Divulgação/Ocean Gate

Relembre o caso:

  • O submarino Titan, usado para expedições turísticas até os destroços do Titanic, sumiu no domingo (18);
  • Operado pela OceanGate Expeditions e construído com ajuda da NASA, o veículo pesava 10.432 kg e tinha capacidade para atingir até quatro mil metros com 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas;
  • Estavam a bordo do submarino: Stockton Rush (fundador e CEO da OceanGate), Shahzada Dawood (empresário paquistanês e curador do Instituto SETI), Suleman Dawood (filho de Shahzada, de 19 anos), Paul-Henry Nargeolet (explorador e ex-mergulhador da Marinha francesa) e Hamish Harding (presidente da empresa de corretagem de jatos Action Aviation, além de explorador recordista em vários segmentos);
  • A tripulação perdeu contato com seu navio de base na superfície, o Polar Prince, uma hora e 45 minutos depois de iniciar a descida;
  • Na terça-feira (20), a Guarda Costeira informou que os tripulantes eles tinham poucas horas de oxigênio disponível;
  • O mar agitado e a neblina dificultaram as buscas, de acordo com o suboficial Robert Simpson, porta-voz da Guarda Costeira;
  • Agências, militares e empresas dos EUA e do Canadá que atuam em águas profundas ajudaram na operação de resgate, usando aviões, um submarino e sonoboias;
  • Nesta quinta-feira (22), após pouco mais de três dias completos desde o desaparecimento, as autoridades concluíram não ser mais possível encontrar as vítimas com vida;
  • Após as famílias serem informadas, o anúncio das mortes veio a público;
  • Os destroços encontrados na área de busca indicam perda de pressão da cabine do submarino, o que gerou uma “implosão catastrófica”, segundo o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

Leia mais:

Outras “conexões espaciais” do submarino de expedição ao Titanic

Antes desse episódio, o submarino Titan já havia feito uma série de mergulhos bem-sucedidos para os destroços do Titanic, que se tornou o mais famoso naufrágio da história ao afundar no Atlântico Norte depois de colidir com um iceberg durante sua viagem de estreia, em 1912.

  • Conforme mencionado, o veículo teve a participação da NASA na construção;
  • Um dos membros, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, era curador do Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre);
  • Alan Stern, cientista planetário que lidera a missão New Horizons, da NASA, a Plutão e ao Sistema Solar externo, já participou de um dos mergulhos do Titan;
  • Scott Parazynski, ex-astronauta da agência, também fez essa viagem, se juntando ao conselho de diretores da OceanGate no ano passado;
  • Além disso, a empresa disse que a megaconstelação Starlink, da SpaceX, forneceria serviço de internet para essa expedição mais recente ao Titanic.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino desaparecido: brasileiro lamenta morte de parceiro de missão espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Submarino desaparecido: o que se sabe sobre a ‘implosão catastrófica’

Por Pedro Borges Spadoni — 22 de Junho de 2023, 21:45

A Guarda Costeira dos EUA confirmou, nesta quinta-feira (22), que a tripulação do submarino Titan morreu após uma “implosão catastrófica”.

O submarino tinha desaparecido no último domingo (18) com cinco pessoas a bordo, numa expedição para explorar os destroços do Titanic.

Leia mais sobre o submarino desaparecido:

O que se sabe sobre a implosão do submarino

Submarino que sumiu perto do Titanic debaixo d'água
(Imagem: Reprodução/CBS)

Os destroços encontrados na área de busca indicam perda de pressão da cabine do submarino, o que gerou uma “implosão catastrófica”, conforme explicou o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger.

Um veículo, operado remotamente do navio militar canadense Horizon Arctic, descobriu destroços do submersível a 3,2 km de profundidade e a cerca de 480 metros do Titanic. “Primeiro, encontramos a ponteira sem o casco pressurizado. Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico”, informou a Guarda Costeira dos EUA.

No entanto, Mauger observou que as autoridades ainda não sabem exatamente quando a implosão ocorreu. Mas é possível que tenha ocorrido há mais de três dias.

Sabemos disso porque temos feito essa busca ao longo das últimas 72 horas. Além disso, tivemos bóias de sonar na água quase continuamente e não detectamos nenhum evento catastrófico enquanto essas bóias estavam na água.

John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA

Cinco pedaços diferentes de detritos sinalizaram aos especialistas que se tratavam de destroços do submarino. Além disso, as equipes de busca não têm certeza se vão conseguir recuperar os corpos da tripulação do submarino.

O registro de segurança do OceanGate e a capacidade do submarino Titan de suportar uma pressão maciça em profundidades de mais de 3,5 quilômetros foram questionados nos últimos dias, com especialistas do setor e ex-passageiros expressando preocupações.

Morte da tripulação

Submarino que sumiu perto do Titanic afundando na água
(Imagem: Reprodução/redes sociais)

A OceanGate, empresa dona do submarino que sumiu, publicou um comunicado, na tarde desta quinta, em que lamentou a morte dos cinco passageiros a bordo. As mortes foram confirmadas pela Guarda Costeira dos EUA em seguida.

As famílias dos cinco tripulantes a bordo foram notificadas pela Guarda, confirmou Mauger durante uma coletiva de imprensa. Ele acrescentou que esperava que a descoberta fornecesse algum consolo às famílias dos tripulantes a bordo durante um período difícil.

Estavam a bordo do submarino:

  • Stockton Rush: piloto do submarino e CEO da OceanGate;
  • Shahzada Dawood: empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood: filho de Shahzada;
  • Hamish Harding: bilionário e explorador britânico;
  • Paul-Henry Nargeolet: ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.

Com informações de The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino desaparecido: o que se sabe sobre a ‘implosão catastrófica’ apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Submarino desaparecido: passageiros estão mortos, diz OceanGate

Por Pedro Borges Spadoni — 22 de Junho de 2023, 19:19

A OceanGate – empresa dona do submarino que sumiu no domingo (18) numa expedição para os destroços do Titanic – publicou um comunicado, na tarde desta quinta-feira (22), em que lamentou a morte dos cinco passageiros a bordo. As mortes foram confirmadas pela Guarda Costeira dos EUA em seguida.

Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram.

OceanGate

Leia mais sobre o submarino desaparecido:

Estavam a bordo do submarino:

  • Stockton Rush: piloto do submarino e CEO da OceanGate;
  • Shahzada Dawood: empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood: filho de Shahzada;
  • Hamish Harding: bilionário e explorador britânico;
  • Paul-Henry Nargeolet: ex-comandante da Marinha Francesa e principal especialista no naufrágio do Titanic.

Resumo dos desdobramentos

Submarino que sumiu perto do Titanic debaixo d'água
(Imagem: OceanGate Expeditions/AFP)

Confira abaixo um resumo dos desdobramentos relacionados ao desaparecimento do submarino que rolaram nesta quinta:

  • Em comunicado oficial, A OceanGate, responsável pelo submersível, admitiu que os cinco ocupantes da embarcação morreram, num comunicado oficial.
  • A admissão por parte da empresa veio minutos antes de uma entrevista coletiva da marinha norte-americana, logo após os familiares dos ocupantes serem comunicados.
  • Segundo o contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, não há esperança de encontrar passageiros com vida e, por isso, as famílias das vítimas já foram informadas sobre os óbitos;
  • Os destroços encontrados na área de busca indicam perda de pressão da cabine, o que gerou uma “implosão catastrófica”, explicou Mauger;
  • Ainda de acordo com o contra-almirante, os ruídos detectados por dois dias seguidos “não parecem ter relação com os destroços localizados no solo oceânico”;
  • A Guarda Costeira também informou que encontrou cinco partes grandes do submersível;
  • “Primeiro, encontramos a ponteira sem o casco pressurizado. Essa foi a primeira indicação de que houve um evento catastrófico”, informou a Guarda;
  • Mais cedo, foram achados destroços do submersível a 3,2 km de profundidade e a cerca de 480 metros do Titanic.

Os oficiais esclareceram que o mapeamento de destroços continuará. “Faremos o nosso melhor para descobrir o que aconteceu”. Veículos de operação remota continuarão operando no fundo do mar.

Posicionamento da OceanGate

Leia abaixo, na íntegra, o texto publicado pela empresa:

“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet, infelizmente, foram perdidos.

Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram.

Este é um momento extremamente triste para nossos funcionários dedicados que estão exaustos e sofrendo profundamente com essa perda. Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos e trabalharam arduamente nesta missão.

Agradecemos seu empenho em encontrar esses cinco exploradores e seus dias e noites de trabalho incansável para apoiar nossa tripulação e suas famílias.

Este é um momento muito triste para toda a comunidade de exploradores e para cada um dos familiares daqueles que se perderam no mar.

Pedimos respeitosamente que a privacidade dessas famílias seja respeitada durante este momento tão doloroso.”

O que se sabe sobre o desaparecimento do submarino

Submarino que sumiu perto do Titanic afundando na água
(Imagem: Reprodução/redes sociais)
  • O submersível, apelidado de “Titan”, submergiu na manhã de domingo (18) de junho, com turistas numa expedição rumo aos destroços do Titanic, localizado no Atlântico Norte;
  • O barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, perdeu contato com ele cerca de uma hora e 45 minutos mais tarde, segundo a Guarda Costeira dos EUA;
  • Um piloto e quatro passageiros faziam parte da expedição;
  • O submersível foi dado como desaparecido a cerca de 700 quilômetros ao sul de São João da Terra Nova, segundo as autoridades canadenses;
  • A área em que o submersível desapareceu é a mesma onde ocorreu o naufrágio do Titanic, em 1912.

Com informações de The Guardian

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino desaparecido: passageiros estão mortos, diz OceanGate apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Submarino: bilionário desaparecido foi ao espaço com brasileiro

Por Flavia Correia — 21 de Junho de 2023, 14:47

Conforme noticiado pelo Olhar Digital, um submarino turístico da OceanGate, que levava pessoas aos destroços do Titanic desapareceu no último domingo (19) com cinco tripulantes a bordo. Entre eles, o empresário e explorador Hamish Harding, que voou para o espaço suborbital com a Blue Origin, de Jeff Bezos, em 2022. Ele participou da missão NS-21, o quinto voo tripulado da empresa, que contou também com o brasileiro Victor Hespanha a bordo.

Em destaque, o empresário e explorador Hamish Harding (um dos tripulantes do submarino desaparecido), junto aos outros membros da missão NS-21, o quinto voo espacial turístico da Blue Origin, que contou com o brasileiro Victor Hespanha (sentado, de camisa azul) a bordo. Crédito: Blue Origin

Para quem tem pressa:

  • O submarino Titan, usado para expedições turísticas até os destroços do Titanic, sumiu no último domingo (18);
  • Operado pela OceanGate Expeditions, o veículo, construído com ajuda da NASA, tem cinco pessoas a bordo: Stockton Rush (fundador e CEO da OceanGate), Shahzada Dawood (empresário paquistanês e curador do Instituto SETI), Suleman Dawood (filho de Shahzada, de 19 anos), Paul-Henry Nargeolet (explorador e ex-mergulhador da Marinha francesa) e Hamish Harding (presidente da empresa de corretagem de jatos Action Aviation, além de explorador recordista em vários segmentos);
  • A tripulação perdeu contato com seu navio de base na superfície, o Polar Prince, uma hora e 45 minutos depois de iniciar a descida, e ainda não se sabe o que deu errado;
  • Segundo informado pela Guarda Costeira na terça-feira (20), eles têm poucas horas de oxigênio disponível;
  • “Os esforços de busca não produziram resultado”, disse o capitão Jamie Frederick, coordenador de resposta da Guarda Costeira na busca pelo submarino;
  • O mar agitado e a neblina têm complicado as buscas até agora, de acordo com o suboficial Robert Simpson, porta-voz do Primeiro Distrito da Guarda Costeira;
  • Outro fator que dificulta é a distância até a área de busca, que fica a cerca de 1,4 mil quilômetros a leste de Boston;
  • Agências, militares e empresas dos EUA e do Canadá que atuam em águas profundas estão ajudando na operação de resgate, usando aviões militares, um submarino e sonoboias;
  • O Titan pesa 10.432 kg e pode atingir até quatro mil metros com 96 horas de suporte de vida disponível para uma tripulação de cinco pessoas.
Submarino Titan, da OceanGate, que faz passeios turísticos até os destroços do Titanic, desapareceu com cinco pessoas a bordo no início desta semana. Crédito: Divulgação/Ocean Gate

Saiba mais sobre Hamish Harding

Empresário da aviação, piloto de aeronaves e aventureiro experiente, Hamish Harding, 58 anos, é natural de Londres, mas cresceu em Hong Kong.

Em entrevista concedida à Business Aviation Magazine no ano passado, ele contou que se qualificou como piloto em meados da década de 1980, enquanto estudava em Cambridge. Posteriormente, abriu sua empresa de aeronaves depois de ganhar dinheiro com software bancário.

O bilionário, que comanda a Action Aviation, uma concessionária de jatos particulares com sede em Dubai, já completou diversos feitos de exploração.

Ele visitou o Polo Sul várias vezes – uma delas acompanhado do ex-astronauta Buzz Aldrin (segundo homem a pisar na Lua). Além disso, detém três recordes do Guinness, incluindo o maior tempo em profundidade total no oceano durante um mergulho na Fossa das Marianas, o local mais profundo do mundo.

Em 2019, para celebrar o 50º aniversário do pouso da Apollo 11 na Lua, Harding, junto com outro ex-astronauta da NASA, Terry Virts, liderou uma equipe que garantiu o recorde mundial de circum-navegação da Terra através dos polos norte e sul, trajeto cumprido em 46 horas e 40 minutos.

No ano passado, ele fez um voo espacial turístico pela Blue Origin, acompanhado do engenheiro e investidor Evan Dick, da ex-líder de testes da NASA e primeira pessoa do México a ir para o espaço, Katya Echazarreta, do também empresário e caçador de aventuras Jaison Robinson, do comandante aposentado da Marinha norte-americana e explorador Victor Vescovo, e do engenheiro de produção civil, palestrante e segundo brasileiro a ir ao espaço, Victor Hespanha.

Postagem da Blue Origin no Instagram quando anunciou Hamish Harding como um dos membros da missão NS-21 o 5º voo tripulado da empresa ao espaço

Minha opinião é que todos esses riscos são calculados e bem compreendidos antes de começarmos

Hamish Harding, ao ser questionado sobre seu apetite pela exploração

Leia mais:

Outras “conexões espaciais” do submarino de expedição ao Titanic

O submarino Titan já fez uma série de mergulhos bem-sucedidos para os destroços do Titanic, que se tornou o mais famoso naufrágio da história ao afundar no Atlântico Norte depois de colidir com um iceberg durante sua viagem de estreia, em 1912.

  • Conforme mencionado, o veículo teve a participação da NASA na construção;
  • Um dos membros, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, é curador do Instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre);
  • Alan Stern, cientista planetário que lidera a missão New Horizons, da NASA, a Plutão e ao Sistema Solar externo, já participou de um dos mergulhos do Titan;
  • Scott Parazynski, ex-astronauta da agência, também fez essa viagem, se juntando ao conselho de diretores da OceanGate no ano passado;
  • Além disso, a empresa disse que a megaconstelação Starlink, da SpaceX, forneceria serviço de internet para essa expedição mais recente ao Titanic.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Submarino: bilionário desaparecido foi ao espaço com brasileiro apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌