Noticias em eLiteracias

🔒
✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Superlua da Colheita: veja a última lua cheia maior e mais brilhante de 2023

Por André Fogaça — 30 de Setembro de 2023, 11:29

Se você olhou para o céu em algum lugar do Brasil, ou do mundo, na noite passada e sem nuvens de chuva, deve ter notado que nosso satélite estava diferente. Na última sexta-feira (29) tivemos a Superlua da Cholheita, que é a lua cheia de setembro justamente quando o nosso satélite alcança o ponto de perigeu.

Leia mais:

O que você precisa saber:

  • Na última sexta-feira (29) tivemos a Superlua de setembro, chamada também de Superlua da Colheita
  • O efeito tem este nome quando a lua alcança o ponto de perigeu, que é a menor distância entre o satélite natural e a Terra
  • Neste momento a lua fica maior no céu e em números temos o nosso satélite 14% maior e até 30% com mais brilho
  • A próxima lua cheia acontecerá no dia 28 de setembro e terá o nome de Lua do Caçador, mas não será mais uma Superlua

Traduzindo, o ponto de perigeu é o local onde a lua e a Terra estão mais próximas. Por conta disso, neste momento chamamos de Superlua e podemos ter a sensação de que o astro está maior – e ele está visivelmente grande mesmo. Em números, este acontecimento deixa o satélite natural 14% mais largo e 30% mais brilhante no céu.

Como a internet é uma fonte infinita de informação, também conseguimos traçar uma linha de observação para quem conseguiu não só ver a Superlua deste mês, mas também registrar o momento com um equipamento competente para isso. Eu tentei em São Paulo, mas o clima não ajudou com o céu nublado por dias seguidos.

Veja a Superlua captada por todo o planeta

Super Moon. Super City. Friday Full Moon over the Hancock Building this evening. #weather #news #ilwx #chicago #SuperMoon pic.twitter.com/K5F7RGwtqn

— Barry Butler Photography (@barrybutler9) September 30, 2023

Shining Serene! September’s full harvest moon, thus marking the final #SuperMoon of the year pic.twitter.com/23P6BSKnhl

— Spaceguy²⁴ (@spaceguy_24) September 29, 2023

The Harvest #SuperMoon rising this evening over @SalisburyCath – Britain’s tallest spire. pic.twitter.com/tNAGMgEwpk

— Jeff Overs (@JeffOvers) September 29, 2023

The full harvest supermoon sets behind the San Francisco skyline as seen from Alameda, Calif., on Friday, September 29, 2023. September’s supermoon is the fourth and final supermoon of 2023 and was the second closest to earth of the year. #supermoon #sanfrancisco #sf #sfskyline pic.twitter.com/sDRantGWnO

— CarlosAvilaGonzalez (@CAGisMe) September 29, 2023

I am always very excited when I can see the moon on the horizon
Tonight the Harvest Moon was amazing and I am so pleased I was out with my camera.
The Ship of the Fens and the Full Moon side by side is my favourite 😍🙏🏻🌝❤ #supermoon #ElyCathedral #harvestmoon #FullMoon pic.twitter.com/pv9TXnEybI

— Veronica in the Fens 🧚🏼‍♀️ (@VeronicaJoPo) September 29, 2023

Monte da Cunha, Alijó.
📧Joel Ferreira #SuperLua pic.twitter.com/tRsop0Bk00

— Márcio Santos – Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) September 30, 2023

Última #superlua do ano. #belohorizonte 19:13 pic.twitter.com/MLktu1CoWK

— Rodrigo Santana (@SantanaRRodrigo) September 29, 2023

The 2023 Harvest Supermoon setting behind a mesquite tree this morning in Parker County, Texas.#ParkerCounty #Texas #moon #fullmoon #supermoon #harvestmoon #dfwwx #txwx pic.twitter.com/5blAaJVS5E

— Matt Lantz (@mattlantz) September 29, 2023

Gotta love the sight of the rising #SuperMoon at tonight’s @MizzouSoccer game! #MIZ #MIZSoccer 😃🐯🐅⚽🌅 pic.twitter.com/DiMoL2aH7o

— Victor Vu (@TripleV94) September 29, 2023

Rising Super Harvest Moon 2023#SuperMoon #FullMoon pic.twitter.com/zqPgHa9eAW

— Anas Bin Saeed (@_anassaeed) September 29, 2023

O post Superlua da Colheita: veja a última lua cheia maior e mais brilhante de 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Veja imagens da primeira Superlua de agosto

Por Flavia Correia — 2 de Agosto de 2023, 10:15

Nesta terça-feira (1º), teve início a lua cheia de agosto, também chamada de Lua do Esturjão (clique aqui para entender o motivo desse nome e saber as designações que o astro recebe em sua fase completa nos demais meses do ano). Assim que o Sol se pôs, a primeira Superlua de agosto pôde ser vista imensa e brilhante no céu.

Exatamente o que você leu: esta foi somente a primeira Superlua deste mês, que conta com mais um evento do tipo no dia 30. Quando um mês tem duas luas cheias, a segunda recebe o nome de Lua Azul, sendo ou não “super” – no caso, teremos, então, duas Superluas em agosto. Entenda adiante.

O que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa quase ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Imagem: Reprodução/Vox

Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, disse Zurita.

Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está perto de (dentro de 90%) sua maior aproximação da Terra em uma determinada órbita (que, neste mês, será de 356.500 km). Assim, como a lua cheia desta terça-feira esteve a cerca de 357 mil km do nosso planeta (de acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org), sim, enquadra-se como uma Superlua.

Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu.

Desta vez, por exemplo, a Lua atingiu o ponto mais próximo da Terra na madrugada desta quarta-feira (2), às 2h52 (pelo horário de Brasília) – pouco mais de 11 horas após iniciar a fase cheia. 

Leia mais:

Imagens da Superlua inundam a internet

Para ver a Superlua na noite passada, um observador baseado em São Paulo, por exemplo, só precisava, ao cair da noite, olhar para a direção leste, que é o lado oposto ao pôr-do-sol. A primeira hora após a aparição, que foi por volta das 17h40 (pelo horário de Brasília) seria o momento mais propício para observá-la, pois ela estava maior, podendo apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), devido à interação com a atmosfera

Conforme foi ficando mais alta no céu, a Lua continuou igualmente ou até mais brilhante, mas já aparecia menor e bem branca. 

Se você não conseguiu ver a Superlua do Esturjão, não se preocupe, pois registros belíssimos de todas as partes do mundo não faltaram nas redes sociais. Confira alguns abaixo:

No Brasil:

Niterói, RJ
Rio de Janeiro, RJ
Paraipaba, CE
Vitória, ES
Balneário Rincão, SC

Superlua na linda cidade de Jataí-GO. Foto: Carlos Henrique. pic.twitter.com/vGseCaDVJy

— Antônio Marcos (@antoniomarcoss) August 2, 2023
Jataí, GO

Em outros países:

‘Sturgeon’ supermoon sweeping behind US Capitol tonight. Wow. pic.twitter.com/H9L5UF6wDr

— Dean Scott (@deantscott) August 2, 2023
EUA

The Sturgeon Supermoon rising behind #NYC
Shot from over 14 miles away in New Jersey on a 600mm lens.
Making the #Supermoon look even more Super. #sturgeon #SturgeonMoon
August 1st 2023 pic.twitter.com/1aJgrHmQxb

— Dan Martland (@DanTVusa) August 2, 2023
EUA

Here's a timelapse video that shows both the Moonrise and Moonset from yesterday. #SturgeonMoon2023 #Seattle #SpaceNeedle. pic.twitter.com/9ZnBXIsJe9

— Sigma Sreedharan (@sigmas) August 2, 2023
EUA

In pictures: A look at the full Sturgeon Moon seen across #China on Tuesday. #SuperMoon pic.twitter.com/h8zzIMH1KN

— CGTN (@CGTNOfficial) August 2, 2023
China

Súper Luna de agosto 2023 detrás del Cristo del Naranco, Oviedo, Asturias
Súper Moon behind the Christ of Naranco, Oviedo, Asturias, Spain#baquez_photography #yan_lopez_baquez #oviedo #superluna #supermoon #luna #moon #super_luna #super_moon #asturias #spain pic.twitter.com/kIVEcJTfvf

— Baquez Photography (@yanlb) August 1, 2023
Espanha

Luna llena 🌕#SuperLuna#LunaLlena
01 de Agosto de 2023
San Javier, Santa Fe, Argentina pic.twitter.com/Yxq6n08SID

— Fernando Nini (@FernandoNini) August 1, 2023
Argentina
Argentina
Chile

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja imagens da primeira Superlua de agosto apareceu primeiro em Olhar Digital.

✇ Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Veja imagens da Lua dos Cervos, primeira Superlua de 2023

Por Flavia Correia — 4 de Julho de 2023, 10:45

Nesta segunda-feira (3), teve início a lua cheia de julho, também chamada de Lua dos Cervos (clique aqui para entender o motivo desse nome e saber as designações que o astro recebe em sua fase completa nos demais meses do ano). Assim que o Sol se pôs, esta que é a primeira Superlua de 2023 pôde ser vista imensa e brilhante no céu.

Segundo o guia de observações astronômicas In-The-Sky.org, as próximas Superluas do ano acontecem nos dias 1º e 30 de agosto, com a última em 29 de setembro.

A lua cheia de julho é chamada “Lua dos Cervos” independentemente de ser “super” ou não. Crédito: Volodymyr Burdiak – Shutterstock

Mas, o que é uma Superlua?

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa quase ao mesmo tempo em que faz sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

“Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explica o colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

Segundo Zurita, até existem algumas tentativas de criar uma definição científica, completa e definitiva para o termo, mas é difícil chegar a um consenso, e talvez isso tenha algo a ver com ele vir da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ a Lua Cheia no perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”.

Talvez por isso a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou, até hoje, nenhum interesse em normatizar o termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, explica o astrônomo.

Pela definição do astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo, pode-se chamar de Superlua quando a lua cheia está perto (dentro de 90%) de sua maior aproximação da Terra em uma determinada órbita (que, neste mês, é de 360.149 km). Assim, como a lua cheia desta segunda-feira estava a cerca de 361 mil km do nosso planeta, sim, enquadra-se como uma Superlua.

No entanto, Zurita explica que, no meio científico, os astrônomos preferem o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a Lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, esta lua cheia não é uma Superlua, já que ela chegou a essa fase pouco mais de 35 horas antes de atingir seu perigeu” – que será nesta terça-feira (4), às 19h25.

Imagens da Superlua dos Cervos inundam a internet

Para ver a Superlua na noite passada, um observador baseado em São Paulo, por exemplo, só precisava, ao cair da noite, olhar para a direção leste, que é o lado oposto ao pôr-do-sol. A primeira hora após a aparição, que foi por volta das 17h40 (pelo horário de Brasília) seria o momento mais propício para observá-la, pois ela estava maior, podendo apresentar belas variações de tonalidade (amarelada, alaranjada e até avermelhada), devido à interação com a atmosfera

Conforme foi ficando mais alta no céu, ela continuou igualmente ou até mais brilhante, mas já aparecia menor e bem branca. 

Se você não conseguiu ver a Superlua dos Cervos, não se preocupe, pois registros belíssimos de todas as partes do mundo não faltaram nas redes sociais. Confira alguns abaixo:

Leia mais:

Rekoh da vidim jel sam nesto naucio za godinu dana #Beograd #Zemun #Gardos#Supermoon#fullmoon pic.twitter.com/d66GHBE7xh

— Dejan Kovacic (@DejanKovacic79) July 3, 2023
Zemun – Sérvia

Primeira superlua do ano. Cheia, 100% iluminada. Eu amo demaiss ❤

Supermoon 2023, São Paulo, Brazil pic.twitter.com/b31TklBJNs

— Caio Santana (@caiosantanard) July 3, 2023
São Paulo – Brasil

SuperLua de Cervo. 💙

São Luís, MA, Brasil. #OlhemALua pic.twitter.com/1HHbkPfCZC

— Alan Rodrigues (@caos1nfinito) July 3, 2023
São Luis do Maranhão – Brasil

Ya viste la Superluna de hoy? Una foto desde mi terraza, roja por efecto de la atmósfera cercana al horizonte 📸 pic.twitter.com/aO93wRKv5P

— Nicolás Masloff (@NicolasMasloff) July 3, 2023
Assunção – Paraguai

Perfect conditions in Istanbul for the Supermoon this morning pic.twitter.com/I1w8s31asO

— Alyn Wallace 🌌 (@alynwallace) July 3, 2023
Istambul – Turquia

First Supermoon of 2023 rising at Stonehenge last night. credit Stonehenge Dronescapes on FB 🙏👏#fullmoon #moon #stonehenge #supermoon pic.twitter.com/VPEH3gl4wB

— Stonehenge U.K (@ST0NEHENGE) July 3, 2023
Wiltshire – Inglaterra

Tonight's #SuperBuckMoon rising in London and being sliced in two! @StormHour @ThePhotoHour @MoonHourSocial #BuckMoon #Supermoon pic.twitter.com/SR72KWvFya

— Peter Lewis (@PeterLewis55) July 3, 2023
Londres – Inglaterra

Super lune du Cerf à Douai 📷🌕#Douai #hautsdefrance #supermoon #superlune #superluneducerf pic.twitter.com/lLpQQ7W2LM

— François Greuez (@FrancoisGrz) July 3, 2023
Douai – França

Nardò (Le) – Porto Selvaggio 3 luglio 2023 – Alle 21,24 è apparsa pienissima dopo aver superato le cime degli alberi più alti. E' la Superluna del Cervo,tanto attesa e di cui diffusamente ne hanno parlato i media dalla giornata di ieri in quanto prima delle 4 Superlune dell’anno. pic.twitter.com/fg1ggSlzGj

— Roberto Carlucci (@CarlucciRoberto) July 3, 2023
Porto Selvaggio – Itália

Full moon 4th in the Fort!

July’s Supermoon set behind a festive Fort Worth City Hall this morning.#FortWorth #Texas #supermoon #BuckMoon #fullmoon #dfwwx #ntxwx #txwx @CityofFortWorth pic.twitter.com/zdzBAvvaxN

— Matt Lantz (@mattlantz) July 3, 2023
Fort Worth – EUA

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Veja imagens da Lua dos Cervos, primeira Superlua de 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌