Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Antes de ontemSeus RSS feeds

Suspense eletrizante inspirado em história real alcança primeiro lugar entre os mais vistos da Netflix

Por CONTI outra

A Netflix adicionou ao seu católogo na semana passada o suspense de ação ‘Um Dia e Meio’, filme escrito, dirigido e estrelado pelo ator Fares Fares, conhecido por interpretar o personagem Ishamael na série ‘A Roda do Tempo’.

O longa, que é inspirado numa história real, acompanha a trajetória de Artan, um homem que está desesperado para rever a filha e por isso invade o centro médico onde a ex-esposa trabalha e a sequestra, no intuito de descobrir o paradeiro da herdeira.

Fares assume o papel de Lukas, um policial chamado para mediar a situação com o protagonista, que fica cada vez mais abalado emocionalente diante da situação assustadpra em que se colocou.

Em uma entrevista concedida à Vogue Escandinávia, Fares compartilhou o que o inspirou a transformar esse caso verídico em um filme:

“Vi no noticiário a história sobre um homem que entrou no consultório de um médico com uma pistola e tentou forçar sua ex-mulher a dizer onde ela deixado o filho deles. E a polícia chega, e bem… Foram apenas algumas linhas, muito curtas, mas eu vi aí uma história comum enorme potencial, algo que atravessa a banalidade dos crimes passionais.”

‘Um Dia e Meio’ surpreendeu ao alcançar o primeiro lugar no TOP 10 do catálogo da Netflix em apenas cinco dias, superando outras produções de enorme sucesso, como o romance ‘As Escolhas do Amor’ e a comédia ‘Você Não Tá Convidada pro Meu Bat Mitzvá!’.

***
Redação Conti Outra, com informações do Cinepop.
Foto destacada: Reprodução.

The post Suspense eletrizante inspirado em história real alcança primeiro lugar entre os mais vistos da Netflix appeared first on CONTI outra.

Poluição por microplásticos: você inala um cartão de crédito por semana! Entenda

Por Alisson Santos

Uma pesquisa publicada na revista Physics of Fluids apontou que os humanos podem estar inalando cerca de 16,2 bits de microplástico a cada hora — o que, ao longo de uma semana, equivale a um cartão de crédito.

Esses microplásticos são gerados a partir da degradação de produtos plásticos no meio ambiente e são ricos em poluentes e produtos tóxicos, representando riscos para a saúde. O objetivo dos pesquisadores envolvidos nesse estudo é entender como essas substâncias viajam no sistema respiratório para prevenção e tratamento de doenças respiratórias.

Leia mais:

Milhões de toneladas dessas partículas de microplástico foram encontradas na água, no ar e no solo. A produção global de microplástico está aumentando e a densidade de microplásticos no ar está aumentando significativamente […] Pela primeira vez, em 2022, estudos encontraram microplásticos nas vias aéreas humanas, o que aumenta a preocupação com sérios riscos à saúde respiratória.

Mohammad S. Islam, autor do estudo
  • A pesquisa explorou o movimento de microplásticos com diferentes formas: esféricas, tetraédricas e cilíndricas;
  • Elas foram encontradas em tamanhos de 1,6, 2,56 e 5,56 mícrons, por meio das respirações lenta e rápida;
  • A equipe apontou que os microplásticos tendem a se acumular em pontos quentes na cavidade nasal e na orofaringe, ou, até mesmo, na parte posterior da garganta.

“A forma anatômica complicada e altamente assimétrica das vias aéreas e o complexo comportamento do fluxo na cavidade nasal e na orofaringe fazem com que os microplásticos se desviem da linha de fluxo e se depositem nessas áreas”, relatou Islam. “A velocidade do fluxo, a inércia das partículas e a anatomia assimétrica influenciam a deposição geral e aumentam a concentração de deposição nas cavidades nasais e na área da orofaringe.”

Com o resultado da pesquisa, os pesquisadores demonstraram preocupação com a exposição e inalação de microplásticos, com destaque em áreas com altos níveis de poluição plástica, ou com atividade industrial. A equipe de Islam acredita que os resultados podem ajudar na condução de equipamentos e dispositivos desenvolvidos com enfoque na saúde pública.

Com informações de Phys.org

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Poluição por microplásticos: você inala um cartão de crédito por semana! Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

❌