Noticias em eLiteracias

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Hoje — 28 de Abril de 2024Seus RSS feeds

Tinha uma pedra para desenhar

Por Miguel Horta

 


23 de Março 2024
Oficina de desenho
Biblioteca Municipal de Torres Vedras
Tantas pedras!

A oficina esgotou. A sala encheu-se de gente animada e faladora de várias gerações e motivações. Comecei por fazer uma visita guiada à exposição, falando um pouco sobre a génese deste ciclo de trabalho, mas deixando bastante espaço para a inevitável e fascinante interpretação individual dos presentes. As crianças colaram o nariz ao vidro da vitrina que contém algumas pedras e objetos encontrados à beira do Mar, “no meio do caminho”. Comigo tinha uma pedra inventada (cascalho e nylon) que passou de mão em mão enquanto ia falando sobre o tempo da geologia e o aparecimento de novos materiais que a natureza tenta integrar dolorosamente. Sobretudo, deixei que cada um vivesse a exposição à sua maneira.

Depois começou a oficina. Um grupo divertido de alunos de Arte do secundário ocupou uma mesa mais afastada onde foram surgindo desenhos, que começaram pelo tema da pedra e terminaram com vigorosas personagens desenhadas a lápis de cor. As famílias encheram a sala de risadas e a experimentação foi descontraída; os adultos também se fartaram de criar .Uma senhora mais velha que queria aprender mais sobre desenho ficou ao lado de um Pai e uma filha que, serenamente, utilizaram o carvão, usando os dedos e as “borrachas miolo de pão”. Ainda dei uma mãozinha a uma senhora que estava com a filha ( desenhavam bem!); absorveram as minhas sugestões, fazendo surgir desenhos muito bem concebidos. Gosto do ambiente destas oficinas!

A exposição encerra no Sábado, dia 6 de Abril.

A Máquina da Poesia regressa ao Colégio Valsassina

Por Miguel Horta

 


Neste mês de Março teve lugar, no Colégio Valsassina, um conjunto de sessões da oficina “Máquina da Poesia” ( Laredo Associação Cultural) dedicado aos alunos do 7º ano. Como não podia deixar de ser, o dia mais intenso, com duas sessões. Foi 21 de Março, Dia da Poesia. Os jovens do Colégio aderiram com empenho à proposta de escrita poética, tendo surgido versos muito bonitos que Manuela Santos, Bibliotecária da escola, por certo divulgará. Uma palavra de apreço para as professoras das turmas que se entrosaram facilmente com a metodologia, incentivando os alunos para a criatividade. O ambiente vivido naquele auditório foi bastante envolvente, tendo os jovens conseguido escrever um poema coletivo no final da sessão. A metodologia que apresentei é para ser copiada, aplicada, adaptada e melhorada. E viva a poesia!






#màquinadapoesia #poesia #escritacriativa #miguelhorta #laredoassociaçaocultural #colégiovalsassina

"Tinha uma pedra" em Torres Vedras

Por Miguel Horta

 

No dia 15 de Março, pelas 18horas, inauguro mais uma exposição de desenho do ciclo “Tinha uma pedra” na galeria da Biblioteca Municipal de Torres Vedras. O espaço escolhido é pequeno, intimista, obrigando a uma seleção de trabalhos de pequena dimensão. Será um momento cheio de significado, como se estivesse a expor em casa dos amigos; a minha relação com a Biblioteca Municipal vem de longe, sempre em projetos desafiantes que me têm obrigado a refletir sobre o modo de mediar pela arte, pela literacia e de forma inclusiva. Ainda por cima, o meu novo ateliê e nosso espaço da Laredo Associação Cultural fica em Torres Vedras (sobre esta notícia escreverei depois). Imaginam como estou contente e grato ao Município por esta oportunidade de consolidar a sementeira.

Como sempre, no decorrer das minhas exposições, terá lugar uma oficina de desenho que parte do tema da pedra encontrada para 2 horas de experimentação de diversas técnicas de desenho. Acontecerá no Sábado 23 de Março na Biblioteca Municipal de Torres Vedras e carece de inscrição prévia. Uma oficina aberta a todos a partir dos 8 anos, a pensar, também nos adultos (pais, namorados, seniores, estudantes...) que gostam de desenhar. Levarei os materiais que usei para criar os desenhos da exposição, para que todos possam experimentar

Sobre este conjunto de desenhos executados em 2022/2023

Não existe um modelo, as imagens chegam diretamente do inconsciente, de mão dada com as intenções, essas mais estruturadas, criando uma malha de sustentação para o corpo da obra. Talvez estas pedras tenham adquirido vida própria ao longo do processo que as gerou; às vezes surge uma metáfora e deixo fluir sobre a folha de papel. O desenho continua a ser uma metodologia pessoal para entendimento e explicação do Mundo. O desenho é concreto, preciso, mesmo quando é necessário traçar o indizível. A pintura estrutura-se na teia conceptual do desenho, ganha segurança e rumo de pesquisa. No meu trabalho, o desenho e a pintura sempre conviveram complementando-se, cruzando-se, cada um sabendo bem o seu lugar. O desenho e a escrita, embora de natureza distinta, têm propriedades comuns, juntando-se na reflexão e no plano, numa compatibilidade tão antiga como a própria história do homem.

Mas o desenho tem uma existência autónoma, um dialeto que se expressa de um modo distinto. Neste conjunto de obras, a introdução da ponta seca, a par do lápis, traz uma dimensão táctil às imagens. Os diversos riscadores são numerados de acordo com a sua dureza e tom com que se expressam, distinguindo-se no traço. Assim, temos uma vasta família: 3H HB, 2B, 3B, 8B. Só para citar alguns. E o 0? Pergunto-me. Como é o zero? É o nada? E se o zero for o sulco invisível deixado pela ponta seca? Um lugar onde não é depositada nenhuma matéria deixando que o papel (o suporte) fale. E há tantos desenhos feitos com estes riscadores zero, sobre rochas, metal ou areia ... Perco-me nas diferentes possibilidades geradas por este labor silencioso... A pedra foi o objeto eleito para esta pesquisa, o pretexto para que o lápis vá falando sobre o papel,. É certo que traz a geologia e o universo consigo, mas projeta muito mais, irmanando o público. A atmosfera é o que sinto, vejam como respiro.

Miguel Horta, Verão de 2023

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

Por CONTI outra

MC Maylon, ex-affair de Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do artista nesta sexta-feira, dia 26. Em uma conversa com o EXTRA, ela expressou sua devastação: “Estou arrasada, em luto”.

Os dois mantiveram um relacionamento em 2022, e Maylon, uma mulher trans, carrega uma tatuagem com o rosto de Anderson em seu braço. “Estou muito triste. Lembro muito dos momentos bons que a gente passou. A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço”, acrescentou.

Anderson havia anunciado anteriormente o envolvimento com MC Maylon, mas o relacionamento deles acabou em desavenças, tornando-se objeto de investigação policial. Maylon acusou o cantor de tê-lo submetido a uma relação íntima não consentida, uma alegação negada por Anderson quando o caso veio à tona.

MC Maylon fez tatoo em homanagem a Anderson Leonardo enquanto eles tiveram um romance — Foto: Instagram

Na época, o vocalista do Molejo declarou que a relação se deu de forma consensual e revelou sua bissexualidade. Posteriormente, o cantor recorreu à Justiça para que Maylon cessasse as menções a ele nas redes sociais. Por sua vez, Maylon anunciou nas mídias sociais que lançará um livro narrando sua vivência com Anderson.

O cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo, faleceu nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, após uma atualização em seu estado de saúde. O artista, de 51 anos, estava internado na UTI do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

“Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”, comunicou a equipe do artista.

Desde o final de 2022, quando foi diagnosticado com câncer inguinal, Anderson Leonardo estava em tratamento para conter o avanço da doença e aliviar as dores associadas a ela.

The post Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor appeared first on CONTI outra.

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

Por CONTI outra

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema e teatro, enfrentou recentemente dificuldades com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seus benefícios previdenciários foram suspensos em 2019 devido à falta de realização da prova de vida, um procedimento obrigatório na época. Essa situação revela desafios comuns enfrentados por muitos aposentados no Brasil e destaca a importância de medidas preventivas contra fraudes e a necessidade de manter os dados atualizados junto ao INSS.

Fernanda Montenegro teve seus benefícios previdenciários suspensos em 2019 devido à falta de realização da prova de vida, procedimento necessário para a manutenção do pagamento pela Previdência Social. Além disso, enfrentou problemas adicionais, como o desvio de sua renda para uma conta bancária fraudulenta. Segundo a Folha de S. Paulo, somente em 2022 seus benefícios foram regularizados, após buscar reparação judicial, reivindicando cerca de R$ 344 mil relativos a pagamentos retroativos e danos morais.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Desde 2022, o INSS assumiu a responsabilidade pela prova de vida, adotando um sistema de cruzamento de dados para verificar a vivacidade dos beneficiários. Isso inclui o uso de informações biométricas e registros de atividades governamentais do indivíduo. Essas medidas visam reduzir a necessidade de deslocamento dos beneficiários, facilitando o processo para todos os envolvidos.

Importância da atualização de dados junto ao INSS:

Manter os dados atualizados junto à base de cadastro do INSS é crucial para evitar transtornos semelhantes ao enfrentado por Fernanda Montenegro. A atualização pode ser feita diretamente pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial, garantindo que benefícios como aposentadorias e pensões sejam mantidos sem interrupções.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Como fazer a prova de vida atualmente:

  • Acesse o aplicativo Meu INSS e siga as instruções para a verificação.
  • Utilize sistemas com reconhecimento biométrico em bancos caso realize operações como empréstimos consignados.
  • Mantenha regularidade na declaração do Imposto de Renda e em outras atividades governamentais que possam ser utilizadas para validar suas informações.

O caso de Fernanda Montenegro ressalta a importância de estar atento aos procedimentos de segurança social, como a realização da prova de vida, e a necessidade de manter os dados atualizados junto ao INSS. Essas medidas são essenciais para garantir a continuidade dos benefícios previdenciários e evitar possíveis fraudes que possam afetar a vida financeira dos aposentados e pensionistas brasileiros.

The post Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro appeared first on CONTI outra.

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Por CONTI outra

É preciso um pouco de arrogância para mexer com um dos eventos televisivos que definiram o século XX. A Xógun original, uma minissérie em cinco episódios baseada no best-seller de James Clavell, foi um grande sucesso quando foi ao ar na ABC em 1980.

Quase um terço dos lares americanos sintonizaram para assistir a um elenco estelar liderado por Richard Chamberlain e o icônico ator japonês Toshiro Mifune em uma trama que reconta a história das aventuras de um navegador inglês no Japão feudal. Xógun quebrou barreiras na TV e acumulou prêmios. Poderia haver algum motivo, além da sede da indústria do entretenimento por trazer de volta prudutos já testados anteriormente, para revisitar essa história em 2024?

A resposta é sim. A nova versão de Xógun, que estreou no Brasil em 27 de fevereiro com o título “Xógun: A Gloriosa Saga do Japão”, não é propriamente um remake, mas sim uma reimaginação radical da história. Adaptado diretamente do romance de Clavell, este extenso drama histórico em 10 episódios tem uma visão muito mais ampla do que sua antecessora, indo além da perspectiva do estrangeiro ocidental para examinar uma sociedade fraturada que está tão perplexa com os modos deste intruso quanto ele com os deles. É um épico de guerra, amor, fé, honra, conflito cultural e intriga política. E em um momento em que muitas das maiores produções da TV oscilam entre altos e baixos, Xógun da FX se destaca como uma verdadeira obra-prima.

ENREDO

A trama de Xógun, DISPONÍVEL NO STAR,  tem início no ano de 1600, quando um navio europeu em ruínas emerge da neblina da madrugada na costa de uma vila de pescadores japonesa. Liderando sua tripulação desgrenhada e desnutrida está John Blackthorne (Cosmo Jarvis, de Persuasão), um piloto inglês com um instinto de sobrevivência irreprimível. Infelizmente para ele, os líderes locais não estão exatamente satisfeitos em receber a sua delegação imunda. Ainda mais hostis à tripulação de protestantes que desembaraca no Japão são os católicos portugueses que já haviam estabelecido comércio e igrejas no país.

Blackthorne logo se depara com uma crise muito maior que a sua. Um ano após a morte de Taikō – título que signigica regente aposentado -, um Conselho de Regentes foi estabelecido para governar o Japão até que o filho do falecido líder tenha idade suficiente para ocupar seu lugar. Um desses regentes é Lord Yoshii Toranaga (interporetado Hiroyuki Sanada), um velho herói de guerra baseado em Edo. Este desentendeu-se com os outros quatro regentes, que se viram intimidados pelo seu crescente poder e independência. Convocado a Osaka, Toranaga é ameaçado de impeachment. A sua reação poderá mergulhar a nação numa guerra civil.

Estrategista brilhante, Toranaga sabe o quão útil um navio contendo 500 mosquetes e 20 canhões – bem como um “bárbaro” que sabe como usá-los – poderia ser para ele em uma terra onde as guerras são geralmente travadas por samurais empunhando espadas. Assim, Blackthorne, rebatizado de Anjin (a palavra japonesa para piloto ), é transportado para Osaka, onde seu destino e o do regente em apuros se entrelaçam. Toranaga convoca Toda Mariko (Anna Sawai), uma nobre que se converteu ao cristianismo, como tradutora do Anjin. A primeira vez que vemos essa personagem astuta, firme, estóica, mas com o coração partido, ela está calmamente persuadindo uma jovem mãe a entregar seu bebê para ser massacrado como parte do seppuku – um ritual em que um samurai tira a própria vida – de seu marido em desgraça.

Blackthorne pode ser o personagem que os espectadores encontrarão primeiro, assim como foi na Xógun original. No entanto, nesta narrativa dos co-criadores Justin Marks (Top Gun: Maverick) e Rachel Kondo, os personagens de Toranaga e Mariko são tão protagonistas quanto o homem que eles chamam de Anjin. Os três têm algo em comum: cada um é um leitor experiente de situações sociais, envolvido numa luta pela sobrevivência. Blackthorne deve navegar por uma cultura desconhecida, com costumes complexos, se quiser ver sua tripulação, seu navio ou sua terra natal novamente. Toranaga, que insiste que não tem ambições de se tornar shogun, será morto e seu clã dizimado no campo de batalha se ele não abordar seu conflito com o Conselho corretamente. Mariko, esposa de um guerreiro brutal (Shinnosuke Abe) e filha de uma família desonrada, sente-se chamada a cometer o seppuku, mas obriga-se a continuar a viver em deferência às suas crenças católicas e por lealdade a Toranaga.

Crucial para esta ampliação do escopo é a decisão dos criadores da série de não apenas fazer com que os personagens japoneses – que compõem a grande maioria do elenco – falem sua própria língua, mas também de traduzir suas palavras para o público ocidental usando legendas. Toshiro Mifune também falava japonês na versão de 1980, mas, como Blackthorne, o público que não conhecia esse idioma só conseguia entender o que ele dizia nas cenas em que o Anjin se comunicava por meio de um tradutor. Essa presunção manteve os espectadores fundamentados, mas também confinados, ao ponto de vista confuso do piloto, mantendo à distância os personagens japoneses e a sociedade em que habitavam.

Em 2024, quando o público da TV é internacional e as séries multilíngues são cada vez mais comuns, as legendas por si só são suficientes para justificar o remake. Toranaga, Mariko e seus compatriotas não são mais excluídos por padrão; nós os ouvimos maravilhar-se abertamente com os modos estranhos do Anjin, seu apetite por ensopado de coelho e sua aversão a banhos. Em termos de narrativa, a capacidade dos espectadores de entender o que os personagens japoneses estão dizendo uns aos outros abre imensamente o mundo de Xógun. Temos conversas privadas, histórias de fundo, acesso à vida interior de agentes duplos, cortesãs ambiciosas e guerreiros ávidos para provar seu valor através do combate. A perspectiva expandida torna a série uma saga verdadeira e envolvente, complementando performances que se movem fluidamente entre a sutileza e a grandeza, encenadas em meio a visuais suntuosos que contrastam vistas costeiras dramáticas e interiores minimalistas iluminados por fogueiras com a violência da guerra e do seppuku.

Em resumo, a minissérie “Xógun: A Gloriosa Saga do Japão”, disponível no Brasil nos streamings Disney+ e Star+ , prova que é possível contar uma história épica e grandiosa na televisão com a mesma qualidade que seria vista em uma produção de cinema.

TRAILER ABAIXO

The post A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década appeared first on CONTI outra.

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

Por CONTI outra

O estado de saúde do rei Charles III, que está lutando contra um câncer de próstata, tem gerado preocupações crescentes, de acordo com informações do site The Daily Beast. Fontes próximas à família real britânica relatam uma deterioração significativa na condição do monarca de 75 anos, levando a uma revisão constante dos preparativos para seu eventual funeral.

Os detalhes do funeral, contidos em um extenso documento denominado Operação Ponte Menai, têm sido atualizados regularmente desde o falecimento da Rainha Elizabeth II em setembro de 2022. Charles, assim como sua nora Kate Middleton, que também enfrenta uma batalha contra o câncer sem divulgar detalhes específicos, permaneceu afastado dos holofotes desde o anúncio de sua condição de saúde.

Uma fonte citada pelo Daily Beast destaca a determinação de Charles em superar a doença, embora sua situação seja mais grave do que é aparente. O processo de preparação para o funeral, que visa evitar quaisquer contratempos, é tratado com extrema seriedade, com o objetivo de garantir que tudo esteja meticulosamente planejado.

O nome dado aos planos funerários, Operação Ponte Menai, segue a tradição de batizar tais protocolos com nomes de pontes, como foi o caso da Operação Ponte de Londres para o funeral de Elizabeth II. Os esforços para manter a segurança do evento são descritos como uma operação de grande magnitude, dada a presença esperada das figuras mais proeminentes do mundo.

Embora oficiais militares confirmem a atualização contínua dos planos funerários, enfatizam que isso faz parte de procedimentos padrão e não deve ser interpretado como um sinal imediato de deterioração na saúde do monarca. Tentativas de contato com representantes do rei Charles III para comentar sobre o assunto não obtiveram resposta até o momento desta publicação.

The post Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado appeared first on CONTI outra.

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

Por CONTI outra

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez fez história no último domingo (21/4) ao vencer o Miss Universo Buenos Aires 2024, aos 60 anos de idade. Agora, ela se prepara para um novo desafio e, quem sabe, mais uma conquista histórica; ela irá participar da etapa nacional do concurso Miss Argentina. Se vencer a competição, poderá concorrer ao título de Miss Universo.

Alejandra conta que o incentivo da diretora do Miss Universo Buenos Aires foi crucial na sua decisão de partciipar da competição. “Foi uma decisão bastante pensada, mas, graças à diretora, decidi me inscrever aos 60 anos”, afirmou a argentina ao canal TN, na última terça-feira (23/4).

A Miss Universo Buenos Aires 2024 tem agora um longo caminho pela frente até o Miss Universo. Para chegar à competição, ela precisa vencer as 27 finalistas da etapa nacional do Miss Universo Argentina, que está previsto para acontecer em 25 de maio, em Buenos Aires.

Alejandra, que mora e trabalha na cidade de La Plata, afirma que esta foi a primeira vez que participou da competição regional. “Eu nunca havia me inscrito. Agora surgiu essa oportunidade e me pareceu um desafio, uma proposta muito interessante”.

Esta também é a primeira vez que o Miss Universo Buenos Aires não impôs limite de idade às participantes. “A beleza não é apenas o físico, e sim tem a ver com a atitude perante a vida, que vai além da estética. Por isso, acho que o concurso veio para quebrar esses estereótipos”, pontuou Alejandra.

Muito elogiada por sua aparência jovial aos 60 anos de idade, Alejandra falaou sobre sua rotina de beleza ao jornal La Nación, nesta quinta-feira (25/4). A modelo contou que é adepta do jejum intermitente, ou seja, fica um período sem comer “para que o corpo se desintoxique”.

“Acho que isso ajuda muito. Depois como alimentos orgânicos, muita fruta e muita verdura. Eu uso bons cremes. Faço atividade física três vezes por semana. Gosto de caminhar e correr um pouco, mas não sou radical em termos físicos”, afirmou.

Alejandra também disse estar muito feliz por “representar um novo paradigma” nos concursos de beleza. “Estamos inaugurando uma nova etapa em que as mulheres não são apenas a beleza física, mas sim, outro conjunto de valores”.

The post Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024 appeared first on CONTI outra.

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Por CONTI outra

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em prol da jovem Thayla Janis Carvalho Figueiredo, de apenas 9 anos, que recentemente alcançou os holofotes ao descobrir um asteroide. A notícia encantou o país, ressaltando não apenas a precocidade e o talento da garotinha, mas também a nobreza de gestos como o de Whindersson.

Thayla, natural do Piauí, revelou sua aptidão para a astronomia durante sua participação em um programa da NASA no ano passado, onde teve sua descoberta de um asteroide reconhecida pela renomada Agência Espacial Americana. Desde então, seu brilho só tem aumentado, com mais de 13 novas descobertas em seu currículo.

Foto: Thayla Janis

O humorista e empresário não só reconheceu o potencial de Thayla, mas também decidiu agir. “Para você estudar, fazer suas pesquisas e olhar para o céu como você gosta”, expressou Whindersson em uma postagem emocionante no Instagram, anunciando sua decisão de presentear a jovem com um telescópio.

Segundo o CRN, Whindersson também estendeu um convite especial a Thayla para testar um novo telescópio desenvolvido pela empresa da qual é sócio, a Tron Robótica Educativa. “A Tron Robótica Educativa estava projetando um telescópio simples de Busca Inteligente, queria que você fosse a primeira a testar na sede da Tron em Parnaíba”, revelou o influenciador.

Foto: TRON Robótica Educativa

A homenagem não parou por aí. O telescópio, construído pela Tron, receberá o nome de “Saturn versão Janis 1”, em reconhecimento ao talento e à dedicação de Thayla à astronomia.

Emocionada com o gesto de apoio, Thayla expressou sua gratidão: “Agora eu vou poder observar o céu com minhas próprias pesquisas. Obrigado Whindersson Nunes e Tron, eu estou muito feliz”.

Confira o agradecimento completo de Thayla:

The post Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide appeared first on CONTI outra.

Filme de suspense que foi sucesso absoluto de público e crítica está disponível na Netflix

Por CONTI outra

“Um Lugar Silencioso” é um thriller de terror dirigido por John Krasinski que mergulha os espectadores em um mundo pós-apocalíptico onde a sobrevivência depende do silêncio absoluto. Lançado em 2018, o filme conquistou aclamação da crítica e do público, destacando-se não apenas por sua originalidade, mas também pela sua execução habilidosa e pela tensão implacável que mantém do início ao fim.

A trama acompanha uma família lutando para sobreviver em um mundo onde criaturas misteriosas, cegas mas extremamente sensíveis ao som, caçam qualquer ruído para se alimentar. Em meio a esse cenário desolador, a família Abbott, liderada por Evelyn (interpretada por Emily Blunt) e Lee (interpretado por John Krasinski), tenta criar um ambiente seguro para seus filhos, Regan (Millicent Simmonds), Marcus (Noah Jupe) e um bebê recém-nascido. Comunicação é feita por meio de sinais e linguagem de sinais, evitando qualquer som que possa atrair as criaturas mortais.

O que torna “Um Lugar Silencioso” tão cativante é a sua capacidade de criar suspense a partir do silêncio. O filme utiliza o som de forma magistral, transformando cada rangido, suspiro ou gota d’água em potenciais ameaças iminentes. A tensão cresce a cada cena, à medida que os personagens enfrentam inúmeras adversidades para permanecerem vivos, incluindo o desafio de proteger um recém-nascido em um mundo onde chorar pode significar a morte.

Além da habilidade técnica, o filme também se destaca pelas performances convincentes do elenco. Emily Blunt entrega uma atuação emocionalmente poderosa como uma mãe determinada a proteger seus filhos a qualquer custo, enquanto John Krasinski traz uma presença tranquila, mas firme, como um pai que luta para manter sua família unida.

“Um Lugar Silencioso” é mais do que apenas um filme de terror; é uma reflexão sobre os laços familiares, a resiliência humana e a força do amor em face do desespero. Com uma atmosfera sufocante e reviravoltas emocionantes, este filme é uma experiência cinematográfica arrebatadora que permanece com o espectador muito depois que os créditos finais rolam.

The post Filme de suspense que foi sucesso absoluto de público e crítica está disponível na Netflix appeared first on CONTI outra.

Ana Maria Braga chora ao conversar com tutor de cachorro que morreu em avião da Gol

Por CONTI outra

No programa “Mais Você” desta quinta-feira (25), Ana Maria Braga conversou com o engenheiro João Fantazzini, tutor do cachorro Joca, que morreu no bagageiro de um avião da Gol. A apresentadora sem emocionou muito ao ler uma publicação que o dono do animal de estimação fez em homenagem ao cão, e foi aos prantos durante a entrevista com o tutor. “[O cachorro] faz parte da família, é filho, irmão, amigo, é tudo da gente”, declarou.

Joca, um cão da raça golden retriever, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido transportado para Sinop, no interior do Mato Grosso. Devido a uma falha operacional da Gol, companhia que o levava, o cão foi parar em Fortaleza (CE) e, quando chegou ao seu destino original, foi encontrado sem vida.

O atestado de óbito aponta que o animal sofreu uma parada cardiorrespiratória. “É de cortar o coração”, afirmou Ana Maria ao noticiar o caso.

“O João está gentilmente com a gente agora de manhã, para falar com a gente”, apresentou ela, sem conseguir conter as lágrimas. “Todos nós que amamos os bichos, amamos a natureza, temos sensibilidade, a gente sabe o que significa a companhia de um amigo como aqueles que nos acompanham. Eu chamo de filho, né?”, ponderou.

Fantanazzi contou que estava com Joca havia cinco anos. “Eu falei que eu não ia chorar, porque já transcendeu do que eu tô sentindo. Sempre foi eu e ele. Eu comprei ele porque eu sempre fui sozinho, e eu sempre sonhava em ter um golden. Eu sabia que ele era carinhoso, companheiro, mas não sabia que eu ia ser presenteado por algo a mais. O Joca foi muito mais do que isso pra mim, muito mais”, disse o dono do animal, com lágrimas nos olhos.

Ana Maria também exibiu fotos do tutor com o cão Joca. “Quem não tem um bicho desse como filho tira fotos de tudo quanto é jeito, né? Faz parte da família mesmo. É filho, irmão, amigo. É tudo da gente”, afirmou. “Ele conseguia ser tudo”, confirmou o engenheiro civil.

“Eu entendo bem. E acho que, quem também gosta, tem cachorro, tem amor para os animais, entende perfeitamente seu sentimento. A angústia, a revolta”, comentou Ana Maria.

Segundo João, a Gol deu todo o suporte quando ele estava fechando o voo em que Joca seria transportado. “Me deu um aparato ali para eu conseguir fechar o contrato com eles. Falaram que me davam a opção de alugar a caixa de transporte, até porque a caixa deles é a melhor opção, que seria teoricamente segura, a melhor para a segurança dele. E eu acabei aceitando”, contou.

“Eles me induziram a comprar a passagem da Gol, porque sairia mais barato enviar o Joca se eu voasse pela Gol. Eu falei: ‘Ótimo, eu compro a passagem, eu vou pela Gol’. E ainda falaram ‘a gente coloca o Joca no mesmo voo que você, para quando você chegar em Sinop, você já conseguir pegar o Joca de primeira’. Mas não foi isso que aconteceu”, disse ele bastante emocionado.

A apresentadora ficou sem palavras e também não conseguiu segurar as lágrimas. “Eu deixei ele. No dia, eles pediram para chegar cinco horas antes do meu embarque. Eu fui, coloquei ele na caixa. Eles lacraram a caixa, e ele foi embora”, chorou o tutor.

Ana Maria perguntou se João chegou a verificar se havia uma identificação de lugar para o qual Joca estava voando na caixa. “Eu fui ver depois. Quando ele chegou, meu advogado viu que tinha etiqueta de Manaus, de vários lugares do Brasil. E tinham duas etiquetas, uma em cada lado da caixa, que estava escrito assim: ‘Esse é o cachorro Kiara’. Não era o nome do Joca na caixa”, explicou.

A veterana respirou fundo e ficou indignada. “Não tiveram o cuidado de etiquetar só com o animal que estava ali”, reclamou. “Não tinha que ter outras etiquetas. Era uma vida ali dentro, era o meu filho que estava ali dentro. Eu lembro que eu pedi pro cara, antes de ir embora, pra cuidar dele”, afirmou João.

De acordo com o engenheiro, Joca tinha um laudo veterinário para duas horas e meia de voo, mas foi submetido a 1.500 km a mais no trajeto, que durou quase quatro horas. João não teve a opção de ir até Fortaleza para buscar o cachorro, e a atendente da Gol o orientou a retornar para São Paulo, e o animal o encontraria lá.

“Eu perguntei se o Joca estava bem, ela falou que teve um problema. Eu perguntei só se ele estava bem, e ela falou: ‘Ele tá bem’. Ela me falou que houve um erro da Gol, que eles embarcaram o Joca em outro voo. Um voo para Fortaleza”, explicou.

“Ela não me deu a opção de ir para Fortaleza. Ela só falou: ‘A gente já está emitindo uma passagem para você agora. Você vai voltar para São Paulo no próximo voo, e o Joca vai esperar um voo de Fortaleza para São Paulo, e você encontra com ele em Guarulhos’. E eu ‘tá bom’, porque eu não sabia. Se eu imaginasse que poderia acontecer alguma coisa, eu teria pedido para ir para Fortaleza”, acrescentou.

“Eles lotaram meu WhatsApp de fotos dele na pista. Estavam jogando água dentro dele, porque nem abriram a caixinha. Ele tava na pista. Lá a sensação de sol estava em 32°C na hora, imagina na pista”, continuou. “Eles não se preocuparam nem de ter um veterinário, nenhum veterinário atestou se ele era apto a voltar”, lamentou.

A Gol divulgou uma nota oficial falando sobre a falha operacional, e João afirmou que não teve apoio da empresa. “A única coisa é que o presidente da Gol me ligou na hora pedindo desculpas. E eu falei: ‘Você não tem nada a ver com isso, quem matou meu cachorro foi seu operacional. Não tô nem aí se você é o presidente da Gol, o presidente de sei lá de onde'”, esbravejou.

“Nada vai trazer o Joca pra mim. Eles não me deram apoio nenhum. Eu velei o Joca e não teve apoio nenhum. O único apoio que eles tiveram foi dando lanchinho pra quem estava comigo na hora. O que mais me mata é que ele não deveria ter morrido daquele jeito”, finalizou ele, chorando.

***
Fonte: Notícias da TV.

The post Ana Maria Braga chora ao conversar com tutor de cachorro que morreu em avião da Gol appeared first on CONTI outra.

Será que a Realidade Virtual mudará o cinema nos próximos anos?

Por CONTI outra

Talvez você não tenha percebido, mas estamos vivenciando uma nova revolução na indústria cinematográfica. De acordo especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por conta da rápida expansão da Realidade Virtual, o jeito como consumimos cinema vai mudar drasticamente nos próximos anos.

Essa mudança parece ser tão grande quanto aquilo que aconteceu no início do século XXI, quando a era digital tomou conta de Hollywood e impactou todas as fases da produção de um filme.

Quando o cinema surgiu, a experiência de assistir a um filme era coletiva em uma sala de cinema com dezenas de pessoas — algo que persiste mais de um século depois, embora em menor peso após o advento dos streamings.

Agora, a perspectiva é que na próxima década, Hollywood invista pesado na construção de experiências imersivas através dos recursos de Realidade Virtual. Assim, será possível que você e qualquer pessoa assista à mesma película, mas tenha experiências totalmente individualizadas.

O futuro chegou

Os óculos Realidade Virtual, como Apple Vision Pro e o Meta Quest, têm como foco o entretenimento e a melhora na produtividade. Um app de meditação, por exemplo, pode muito bem aproveitar a tecnologia e produzir um ambiente virtual relaxante para as pessoas imergirem totalmente no momento de concentração.

Do mesmo jeito, uma banda pode construir um show que utiliza o recurso da realidade virtual para vender uma experiência única aos fãs. Assim, você, direto do seu quarto, pode se sentir em um estádio com 50 mil pessoas.

Agora imagina que, com a realidade virtual, você pode encarnar um explorador e ir até as misteriosas pirâmides egípcias? Nessa aventura você encontraria grandes tesouros e passaria por provações eletrizantes. Parece até um filme em Realidade Virtual do Indiana Jones, mas é o que pode acontecer em alguns anos no Book of Dead, um dos jogos de caça-níqueis com dinheiro real.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

E é de se esperar que em poucos anos, a Realidade Virtual seja utilizada no cinema, permitindo que os estúdios transformem a experiência de “assistir” a um filme em “viver” um filme.

Imagine que ao invés de assistir passivamente ao Star Wars, em uma das cenas em que a Millenium Falcon é perseguida, você está na cabine da nave acompanhando Han Solo e Chewbacca, sentindo a urgência da fuga e o perigo iminente de ser capturado.

Seriam emoções totalmente marcantes na sua vida, não é? E uma vez marcado, lembraria com muito amor daquele filme. É justamente isso que Hollywood quer conseguir.

Uma nova forma de narrativa

Com a Realidade Virtual, os roteiristas e diretores têm à disposição uma nova forma de narrativas. No futuro, os filmes não devem se tratar apenas de contar uma história, mas de envolver o espectador nela, permitindo experiências sensoriais únicas e individualizadas.

E isso é afirmado com base em testes que foram feitos na última década, seja o experimento do primeiro cinema com realidade virtual do mundo ou o lançamento de alguns filmes que utilizam RV para contar a história, como Allumete, Pearl, ou Ashes to Ashes.

Já há até uma mostra especial de filmes de Realidade Virtual no Festival de Veneza, desde 2017. Quem sabe na próxima década não seja criada uma categoria no Oscar de melhor filme de Realidade Virtual?

O que resta é acompanhar com atenção e ver o que o futuro reserva. Algo é certo: as histórias continuarão movendo o mundo e mexendo com os sentimentos das pessoas.

Imagem de capa: Pixabay 

The post Será que a Realidade Virtual mudará o cinema nos próximos anos? appeared first on CONTI outra.

Escritora Martha Medeiros anuncia morte precoce do ex-marido e pai de suas duas filhas: ‘Chocante’

Por CONTI outra

A renomada escritora e cronista gaúcha Martha Medeiros, cujas obras icônicas como “Divã”, “Doidas e Santas” e “Feliz Por Nada” conquistaram o coração dos leitores, trouxe uma notícia trágica através de sua conta nesta quarta-feira ( 24). Ela anunciou o falecimento de seu ex-marido, Telmo Ramos, aos 66 anos, vítima de uma parada cardíaca. Telmo era o pai das duas filhas de Martha, Júlia e Laura.

“Com profunda tristeza, aviso que o amado Telmo, meu ex-marido, pai das minhas filhas, faleceu no final da noite de ontem em São Paulo, de parada cardíaca. É chocante dar essa notícia por rede social, mas, enfim, é o meio de alcançar seus inúmeros amigos e colegas da publicidade. Telmo querido, obrigada por nossas meninas, pelo jazz, pelas risadas, pelo Maverick, pelo Chile, pelo amor e por nossa amizade. Descanse em paz”, escreveu Martha na legenda da foto.

Muitos seguidores e amigos de Martha Medeiros publicaram mensagens de solidariedade para a escritora. “Meu Deus, Martha! Deixo um abraço gigantesco para vocês três e para toda a família e amigos… O luto de ex- companheiros é uma lacuna das nossas falas, e é forte, intenso e triste do mesmo jeito. Desejo amor imenso em volta de vocês nesse momento e nos que se seguirem a ele, porque afinal demoramos demais para fazer despedidas profundas. Todo meu amor”, desejou o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral.

“Oh, querida… Meus sentimentos. Todo meu carinho a você e suas meninas”, escreveu a atriz Fabiana Karla. “Meu Deus… Que triste. Você sempre falou que ele era um cara presente com as suas meninas e um bom ex-marido. Meus pêsames”, lamentou a jornalista Kika Gama Lobo.

The post Escritora Martha Medeiros anuncia morte precoce do ex-marido e pai de suas duas filhas: ‘Chocante’ appeared first on CONTI outra.

Gracyanne faz revelações sobre separação de Belo: ‘Cheguei e ele tinha levado tudo’

Por CONTI outra

Depois de anunciar a separação de Belo, a fisiculturista Gracyanne Barbosa revelou que o pagodeiro resolveu se mudar da mansão onde o casal residia. Gracyanne contou ao colunista Lucas Pasin, do UOL, que o cantor antecipou a saída de casa e que levou seus pertences na tarde da última terça-feira (23).

“Não estou nem em condições de falar muito. Não sei para onde ele foi. Cheguei [em casa] e ele já tinha levado tudo. É um momento delicado. Estou arrasada. Não sei onde ele está, o que sei é que agora será ainda mais difícil”, disse a modelo à coluna.

O clima pesado entre o ex-casal teria se instalado após circularem notícias apontando diversas traições.

Na semana passada, durante uma entrevista ao portal LeoDias, Gracyanne revelou que ainda amava o pagodeiro e que não descartava uma reconciliação. Ao ser abordada após o anúncio da separação, a modelo contou que os dois iriam morar em casas diferentes.

“A gente está se mudando agora”, revelou ela, com os olhos marejados.

O término do relacionamento de Belo e Gracyanne Barbosa foi confirmado na quinta-feira (18). Em maio, o casal completaria 12 anos de casamento, mas, no total, eles estavam juntos havia 16 anos.

“O cantor Belo não vai se pronunciar sobre sua vida pessoal e reforça que está focado em sua carreira. Gracyanne Barbosa reafirma que o amor entre o casal não acabou, mas confirma a separação atual”, declarou a assessoria do ex-casal ao GShow após o anúncio da separação.

De acordo com Lucas Pasin, Belo e Gracyanne já estariam separados há 8 meses, mas ainda vivendo sob o mesmo teto. Com a notícia do fim do casamento sendo ventilada na imprensa, o cantor já estaria preparando a mudança para uma nova residência no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

The post Gracyanne faz revelações sobre separação de Belo: ‘Cheguei e ele tinha levado tudo’ appeared first on CONTI outra.

‘O que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro’, diz tutor emocionado sobre diz tutor de cachorro que morreu em transporte aéreo

Por CONTI outra

Segundo matéria publicada no G1, o tutor do cachorro que morreu no transporte aéreo da Gol, João Fantazzini Júnior, afirmou nesta terça-feira (23) que o mais doloroso é saber que Joca sofreu antes de morrer. O golden retriever embarcou na segunda (22), com destino a Sinop, em Mato Grosso, mas, por um erro da empresa, acabou indo para Fortaleza, Ceará.

O golden retriever Joca, de cinco anos, foi levado por engano para Fortaleza e ficou cerca de 1h30min na pista de embarque e desembarque, com temperatura de cerca de 36° C, segundo a família, dentro do canil, sem comer.

Leia, abaixo, as palavras do tutor

“Às vezes eu sinto que foi egoísmo meu, que eu poderia tê-lo deixado ele aqui [em São Paulo], mas sempre fomos eu e ele, sempre. Quando eu saía do meu apartamento, ele ficava me esperando o dia inteiro na frente da porta. Ele era um filho para mim. Eu sempre falei que ele foi a minha melhor escolha e agora ele foi embora. O que mais me mata é que ele não deveria ter morrido daquele jeito que eu vi”, desabafou João.

Ainda segundo o portal de notícias, por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte de Joca porque ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, a morte aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos

Os dois se mudariam para Sorriso (MT) e tudo já estava organizado. Ambos embarcaram para chegar no mesmo horário em Sinop, mas, quando o tutor desembarcou e foi procurar o cachorro, a companhia perguntou se ele queria voltar para São Paulo para buscar Joca, que tinha ido parar em outro estado devido a uma falha.

A companhia ofereceu voo de ida e volta de Mato Grosso a São Paulo gratuito, além de hospedagem. Ao chegar a São Paulo, um funcionário da companhia recebeu João dentro do avião, ofereceu comida e depois o deixaram esperando até o pouso do voo em que o cachorro estava.

The post ‘O que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro’, diz tutor emocionado sobre diz tutor de cachorro que morreu em transporte aéreo appeared first on CONTI outra.

Idosa de 102 anos tem plano de saúde cancelado unilateralmente

Por CONTI outra

No auge dos seus 102 anos, Martha Zequetto Treco, residente do Brasil, foi surpreendida com uma notificação abrupta e desanimadora: seu plano de saúde, do qual é beneficiária desde 2009, estava prestes a ser cancelado unilateralmente pela operadora Unimed Nacional.

O comunicado, enviado pela administradora de benefícios Qualicorp, deixou seu filho, João Treco Filho, perplexo. Ele relata: “Sempre pagamos pontualmente o convênio médico. De uns anos para cá, ele passou a nos aterrorizar, com reajustes abusivos. Depois, descredenciou os principais hospitais que utilizávamos. Agora, simplesmente decidiu descredenciá-la”.

Foto: Amira Hissa/PBH

Martha, além de enfrentar os desafios da idade avançada, luta contra uma infecção bacteriana resistente, adquirida durante uma internação hospitalar, e investiga uma suspeita de tumor de mama. Seu tratamento requer cuidados específicos, incluindo antibióticos intravenosos, e sua mobilidade é comprometida.

Os esforços de Treco Filho para reverter a situação foram em vão. Ele conta: “A Qualicorp disse que não tinha o que fazer, que era uma decisão da Unimed. E a Unimed alegou ter direito a rescindir o contrato. Não ofereceram nenhum plano alternativo”.

Porém, após a intervenção da imprensa e a obtenção de uma liminar na Justiça, o plano de Martha foi temporariamente mantido. A Unimed Nacional declarou que cumpre rigorosamente a legislação e que as rescisões de planos coletivos estão previstas e regulamentadas pela ANS.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Folha de S. Paulo

No entanto, casos como o de Martha têm se tornado mais frequentes, com um aumento significativo nas queixas à ANS sobre o cancelamento de planos coletivos por adesão. Advogados especializados em direito à saúde relatam um aumento na procura por assistência jurídica nesse sentido.

A advogada Marina Magalhães, do Idec, argumenta para a Folha de S. Paulo que a rescisão unilateral e imotivada é abusiva e fere os princípios da boa-fé nos contratos. Ela enfatiza a necessidade de uma regulamentação mais eficaz por parte da ANS ou do Legislativo.

O caso lança luz sobre uma questão premente no sistema de saúde brasileiro e levanta questões sobre os direitos dos consumidores e a necessidade de uma revisão nas políticas regulatórias do setor.

The post Idosa de 102 anos tem plano de saúde cancelado unilateralmente appeared first on CONTI outra.

Dada como morta no INSS, Fernanda Montenegro trava batalha judicial contra a instituição

Por CONTI outra

Fernanda Montenegro, a renomada atriz de 94 anos, tem travado uma longa batalha judicial desde 2022 para garantir seus direitos à aposentadoria e pensão por morte de seu falecido marido, o também aclamado ator Fernando Torres (1927-2008), que não foram devidamente pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

De acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, em agosto de 2019, sem justificativa aparente, o INSS interrompeu os depósitos dos benefícios da veterana atriz.

Durante a pandemia da Covid-19, Montenegro enfrentou dificuldades para cumprir com o requisito de prova de vida exigido pelo instituto, o que resultou na suspensão de seus direitos. Consequentemente, o INSS passou a considerá-la como falecida.

Em 2023, após uma longa batalha legal, a atriz saiu vitoriosa e a Justiça determinou que o órgão efetuasse os pagamentos retroativos, totalizando atualmente mais de R$ 334 mil. Além disso, o INSS foi condenado a pagar uma indenização por danos morais inicialmente fixada em R$ 30 mil, porém, um recurso resultou na redução da penalidade para R$ 10 mil. Entretanto, até o momento, nenhum valor foi depositado na conta da ícone do teatro brasileiro.

The post Dada como morta no INSS, Fernanda Montenegro trava batalha judicial contra a instituição appeared first on CONTI outra.

Redes sociales

       
Antes de ontemSeus RSS feeds

Teste os seus conhecimentos sobre a música e cultura rap com esta app gratuita

Desafie-se com as muitas perguntas e questionários da app Rap Trivia sobre a história do rap e hip hop, nomes de rappers famosos, álbuns, letras, momentos icónicos do rap e muito mais.

Apophis é um asteroide maior que 3 estádios de futebol e vai passar perto da Terra

A 13 de abril de 2029 a Terra vai receber a visita (à distância) do asteroide Apophis, que tem cerca de 375 metros e será visível a olho nu.

Veículo elétrico de três rodas com carregamento de relâmpago nasce na Índia

O novo transporte de passageiros pode ser carregado em apenas 15 minutos. A tecnologia resulta de uma parceria entre a Exponent Energy e a Omega Seiki Mobility.

Experiência de utilizador da Xbox a caminho de todos, mesmo sem ter uma consola

A Microsoft está a atualizar a interface da Xbox Cloud Gaming, incluindo o dashboard e o chat online. Ter consola deixará de ser uma limitação para os jogos.

TimePlay.io transforma momentos históricos em linhas do tempo dinâmicas e coloridas

Serve para qualquer série de eventos, sejam da história de um país ou do mundo, sejam marcos pessoais. A promessa no TimePlay.io é “pegar” na inteligência artificial e mostrar a passagem do tempo de uma nova forma.

Opinião: O Regulamento dos Serviços Digitais e o Coordenador dos Serviços Digitais - Uma Equação (Im)Possível?

Tiago Bessa analisa o impacto do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA na sigla em inglês) e as questões suscitadas pela escolha do Coordenador dos Serviços Digitais em Portugal.

❌